HARVEY SPENCER LEWIS
(SÂR ALDEN)

Imperator da AMORC de 1915 à 1939

 

HARVEY SPENCER LEWIS

 

FRAGMENTOS ETERNOS VI

 

 

A Cruz e a Rosa se
transformaram no emblema
da expressão da alma
através da experiência
humana, física.
(Sâr Alden).

 

Para Sâr Alden

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 


 

 

 

Sugiro, preliminarmente, a leitura dos textos:

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos I

http://paxprofundis.org/livros/hsl/hsl.htm

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos II

http://paxprofundis.org/livros/hsl1/hsl.htm

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos III

http://paxprofundis.org/livros/hsl2/hsl.htm

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos IV

http://paxprofundis.org/livros/hsl3/hsl.htm

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos V

http://paxprofundis.org/livros/hsl4/hsl.htm

 

 

FRAGMENTOS ETERNOS

 

 

 

 A montanha da iluminação (da paz, da harmonia, do amor e da compreensão) pode ser encontrada em toda parte e em qualquer ocasião.

 O triângulo de três dimensões é um conceito separado e independente; o quarto ponto – constituindo o quadrado – é a quarta dimensão... Da mesma forma que podemos ter um corpo de três dimensões sem alma, poderemos ter uma alma como uma quarta dimensão sem corpo... O verdadeiro conceito místico das coisas é ignorar as três primeiras dimensões e examinar tudo do ponto de vista da quarta dimensão somente... No mundo Cósmico, tudo existe devido à quarta dimensão. No Plano Terrestre, a quarta dimensão é a responsável pela natureza das coisas, enquanto as outras três dimensões (comprimento, largura e profundidade) são responsáveis somente pela nossa visão objetiva das coisas... O homem, todavia, deve se tornar capaz de desenvolver seus sentidos e qualidades psíquicas a um grau em que possa sentir a manifestação da quarta dimensão independentemente das outras três dimensões. [Aponte, movimente, agite e pare o mouse em diversas partes da animação abaixo (inclusive nos pontos escuros à direita e abaixo). Divirta-se e medite! Será assim o nosso Universo? Bem, neste momento de emoção, rogo para que a Beleza e o Bem Cósmicos inundem todos os Corações!]

 


Fonte da animação:
http://sprott.physics.wisc.edu/pickover/JCthugha10.html

 

Observação: Inspirado nessas reflexões de Sâr Alden, escrevi o soneto Quarta Dimensão. Ele pode ser lido em:

http://paxprofundis.org/livros/quarta/dimensao.htm

 

 

 A salvação da espécie humana ou da Humanidade não é uma realização de massa, mas, sim, um processo que depende da exemplificação de princípios pelos indivíduos que compõem essa massa. Qualquer espécie de reforma deve começar com o indivíduo e depois passar para a coletividade. Cada pessoa deve ser encarada como um ser humano, não necessariamente de todo independente dos demais seres humanos, mas, certamente, distinto da massa coletiva.

 

 

  A parte emocional pode nos ajudar a purificar a natureza psíquica existente em nosso interior. Pensamentos de amor, bondade, compaixão, justiça, tolerância, boa vontade, fraternidade universal, paz, harmonia e emoções semelhantes agem como estimulantes – como perfumes para o Ser Interior – e tornam a parte psíquica de nosso corpo feliz, forte e pura em todos os sentidos.

 

 

 A grande necessidade do homem é desenvolver e amadurecer a parte espiritual de si mesmo. Até que ele tenha tornado pura essa parte do seu ser – e tão perfeita quanto possível ao se expressar – não terá o direito nem o privilégio de exigir bênçãos e posses materiais. É isto que significa a injunção: Buscai primeiramente o Reino de Deus!

 Há uma certa 'Chave' específica que, uma vez obtida, haverá de nos abrir a Porta para a Felicidade. Tendo-A conseguido, possuímo-La para sempre! Ainda que A emprestemos a outrem ou tentemos jogá-La fora, jamais poderemos perdê-La! Mas, para recebermos essa maravilhosa 'Chave' é necessário que alcancemos a compreensão de nossa verdadeira relação com Deus e com toda a Humanidade!

 

Deus não poderia criar coisa alguma que fosse menos perfeita do que Ele próprio! Quando nos tornamos cônscios desta grande verdade e sabemos que somos parte de Deus, a chamada individualidade humana perde todo o seu significado; então, nos apercebemos de nós mesmos ou nos reconhecemos tão-somente como humildes almas intimamente ligadas a todas as outras almas, como partes necessárias a integrar e compor a UNIDADE DO TODO.

 

 

  O homem não é hoje e nunca foi inteiramente independente... Sem os outros ele próprio não poderia ser o que é nem estar onde está!

 Se as pessoas se detivessem por um instante e pensassem um pouco mais, logo perceberiam que algumas das coisas que consideram tão necessárias à sua felicidade são exatamente aquelas que lhes causariam muita infelicidade, se as conseguissem.

 

 

Bibliografia

CIHLAR, FR. Many e JAMES, Laura DeWitt, B. A. Místico em oração e 'E o Verbo propagou-se'. 1ª edição. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1980.

LEWIS, H. Spencer. Autodomínio e o destino com os ciclos da vida. Curitiba, Brasil: Suprema Grande Loja da Amorc, 1965.

_______. A profecia simbólica da Grande Pirâmide. Traduzido da 12ª edição norte-americana (1974). Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, s. d.

_______. Mil anos passados. Traduzido da 20ª edição norte-americana. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, s. d.

_______. Mansões da alma (a concepção cósmica). 3ª edição. Curitiba: Grande Loja do Brasil (AMORC), 1976.

_______. Manual Rosacruz. Traduzido da 17ª edição norte-americana. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro; Editora Renes, s. d.

_______. A vida mística de Jesus. Coordenação e supervisão de Charles Vega arucker, FRC, Grande Mestre. 7ª edição. Curitiba: Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa, 1997.

LUZ. VIDA. AMOR. Mensagens de H. Spencer Lewis. 1ª edição. Curitiba: Grande Loja do Brasil - AMORC, 1983.

 

Páginas Web e Websites Consultados

http://www.rose-croix.org/

http://www.amorc.org/

http://www.mh2.dds.nl/port/frota/sld001.htm

http://www.jauber.pop.com.br/papelparede1.htm

http://sprott.physics.wisc.edu/pickover/JCthugha10.html

 

Música de fundo:

Somewhere Over The Rainbow


Fonte:

http://jadierose.com/midicollection.html