HARVEY SPENCER LEWIS
(SÂR ALDEN)

Imperator da AMORC de 1915 à 1939

 

HARVEY SPENCER LEWIS

 

FRAGMENTOS ETERNOS V

 

 

A Cruz e a Rosa se
transformaram no emblema
da expressão da alma
através da experiência
humana, física.
(Sâr Alden).

 

Para Sâr Alden

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 


 

 

 

 

Sugiro, preliminarmente, a leitura dos textos:

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos I

http://paxprofundis.org/livros/hsl/hsl.htm

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos II

http://paxprofundis.org/livros/hsl1/hsl.htm

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos III

http://paxprofundis.org/livros/hsl2/hsl.htm

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos IV

http://paxprofundis.org/livros/hsl3/hsl.htm

 

 

FRAGMENTOS ETERNOS

 

 

 

 Dentro de uma estimativa conservadora, podemos admitir que 90% de todas as indisposições que nos levam a buscar alívio são autocuráveis. Também podemos admitir sem medo que o fator predominante em mais de 90% de todas as moléstias humanas é o fator psíquico. (Joseph Byrne, apud Harvey Spencer Lewis). [Daí, admito eu, o sucesso de certas religiões nas quais, em suas reuniões regulares, uma multidão de pessoas normalmente encontra alívio para dores, mal-estares, articulações e membros enrijecidos etc. Contudo, se o fator psíquico não é efetivamente removido (compreendido) todos esses achaques tendem a recidivar, e normalmente reincidem com mais impetuosidade e violência. Um presumido milagre é tão-só uma triste ignorância do funcionamento das Leis Naturais. Uma pessoa que, há anos, por exemplo esteja entrevada, poderá, em uma elevação emocional e fideísta, até conseguir se levantar; mas, muito provavelmente, passado o surto emocional poderá cair e acabar quebrando um osso. Ou coisa pior. Mas, se as restrições e as causas das desarmonias são compreendidas as curas psíquicas são possíveis! O Reino (Buddhi) está em nosso interior e independe de descargas de adrenalina. De qualquer forma, temos que compreender, minimamente, que ninguém ficará para semente.]

 

 

 Na maioria dos trabalhos terapêuticos feitos por qualquer metafísico, o maior problema não está em ministrar o tratamento correto para a cura, nem em diagnosticar o que está errado e nem em recomendar alguma prática construtiva. Mas, sim, em retirar da mente do paciente as idéias que restringem os processos criativos que atrapalham o trabalho da própria Natureza... É mais ou menos como se o médico penetrasse no cérebro do paciente com vassoura, aspirador de pó, pás e picaretas para limpar as teias de aranha e a poeira, e destruir toda sorte de caixotes velhos e outros materiais semelhantes, colocando em ordem o referido local.

 

 

 Não pode haver nenhuma indisposição no Corpo Físico a menos que haja uma indisposição no Corpo Psíquico do nosso Ser. A parte psíquica não é a alma. Sua constituição é mental, psicológica e neurológica. Está associada com a alma – o divino no homem mas não é a própria alma... Por conseguinte, a parte psíquica poderá ficar obcecada por idéias erradas ou tornar-se anormal em face de condições errôneas. Ansiedade, ódio, inveja, ciúme, fraude, injustiça, intolerância e similares emoções destrutivas desarmonizam nosso Ser Psíquico nele provocando uma condição tóxica que é tão desastrosa quanto o veneno material o é para o corpo físico.

 

 

  Da mesma maneira, a parte emocional pode nos ajudar a purificar a natureza psíquica existente em nosso interior. Pensamentos de amor, bondade, compaixão, justiça, tolerância, boa vontade, fraternidade universal, paz, harmonia e emoções semelhantes agem como estimulante, como perfume para o Ser Interior, e tornam a parte psíquica de nosso corpo feliz, forte e pura em todos os sentidos.

 

 

 A grande necessidade do homem é desenvolver e amadurecer a parte espiritual de si mesmo. Até que ele tenha tornado pura essa parte do seu ser – e tão perfeita quanto possível ao se expressar – não terá o direito nem o privilégio de exigir bênçãos e posses materiais. É isto que significa a injunção: Buscai primeiramente o Reino de Deus!

 Um Místico nunca se dirige a Deus com um pedido para que Ele intervenha nas questões humanas consoante uma conclusão a que tenha chegado... Em outras palavras: jamais tenta analisar as situações humanas ou fazer julgamentos sobre elas para, com base nesses julgamentos, pedir a Deus que intervenha de maneira que ajuste as condições à sua concepção. Mesmo o 'se isto ou aquilo for da Tua Vontade que seja feito é uma presunção. [Particularmente, o máximo que eu consigo admitir é: Seja feita a Tua Vontade e não a minha]. Um Místico, enfim, não pediria qualquer coisa que compreendesse ser algo que, se a ele concedido, privaria outros de a receberem, nem pediria também aquilo que pudesse criar para si mesmo ou conseguir com o suor do seu rosto. [Avançando um pouco nessa especulação místico-metafísica, eu diria que, em última análise, um Místico jamais pede o que quer que seja. Jamais!]

Tentar remover ou afetar a causa e as condições de doenças do corpo apenas pela medicação orientada no sentido de produzir uma alteração química do organismo, é simplesmente tentar modificar a manifestação externa da anormalidade sem tocar na causa — seja ela qual for.

 

 

 Três Verdades Eternas: Deus persiste! O homem persiste! As relações entre Deus e o homem persistem!

 

A espiritualidade em nós é Deus em nós e nada seríamos sem ela. [Ainda que Deus esteja em nosso interior, poderemos imaginar que Ele esteja fora, mas persiste o fato de que sem Ele seríamos absolutamente nada. E ainda que, segundo meu entendimento, a animação abaixo não represente exatamente o que penso sobre esse tema, também persiste o fato de que Deus e o homem são UM.]

 

 

 

Bibliografia

CIHLAR, FR. Many e JAMES, Laura DeWitt, B. A. Místico em oração e 'E o Verbo propagou-se'. 1ª edição. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1980.

LEWIS, H. Spencer. Autodomínio e o destino com os ciclos da vida. Curitiba, Brasil: Suprema Grande Loja da Amorc, 1965.

_______. A profecia simbólica da Grande Pirâmide. Traduzido da 12ª edição norte-americana (1974). Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, s. d.

_______. Mil anos passados. Traduzido da 20ª edição norte-americana. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, s. d.

_______. Mansões da alma (a concepção cósmica). 3ª edição. Curitiba: Grande Loja do Brasil (AMORC), 1976.

_______. Manual Rosacruz. Traduzido da 17ª edição norte-americana. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro; Editora Renes, s. d.

_______. A vida mística de Jesus. Coordenação e supervisão de Charles Vega arucker, FRC, Grande Mestre. 7ª edição. Curitiba: Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa, 1997.

LUZ. VIDA. AMOR. Mensagens de H. Spencer Lewis. 1ª edição. Curitiba: Grande Loja do Brasil - AMORC, 1983.

 

Páginas Web e Websites Consultados

http://www.rose-croix.org/

http://www.amorc.org/

http://www.mh2.dds.nl/port/frota/sld001.htm

http://www.jauber.pop.com.br/papelparede1.htm

 

Música de fundo:

Somewhere Over The Rainbow


Fonte:

http://jadierose.com/midicollection.html