HARVEY SPENCER LEWIS
(SÂR ALDEN)

Imperator da AMORC de 1915 à 1939

 

HARVEY SPENCER LEWIS

 

FRAGMENTOS ETERNOS III

 

 

A Cruz e a Rosa se
transformaram no emblema
da expressão da alma
através da experiência
humana, física.
(Sâr Alden).

 

Para Sâr Alden

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 


 

 

 

Sugiro, preliminarmente, a leitura dos textos:

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos I

http://paxprofundis.org/livros/hsl/hsl.htm

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos II

http://paxprofundis.org/livros/hsl1/hsl.htm

 

 

FRAGMENTOS ETERNOS

 

 

 

 Conhecer a si mesmo é conhecer a própria linhagem e o próprio poder.

 O destino absoluto é determinado pelo caráter, e 'o caráter é formado pela vontade'.

 Individualismo significa separação, distinção, isolamento determinado e liberdade ilimitada. É a própria antítese da Unidade.

  É a unidade dos átomos que forma a molécula e é a unidade das moléculas que forma a matéria. Por trás de tudo isso está a unidade de energia divina que forma o átomo.

 A grande energia criativa em nosso interior, à qual devemos nossa existência, é indivisível... Cada átomo, molécula, célula ou porção não é mais do que parte de um Todo.

 

Hidrogênio
Oxigênio
Água

 

 Não podemos modelar a alma, porém podemos modelar os canais através dos quais a alma se expressa. Podemos desenvolver os atributos da alma e liderar esses atributos — treiná-los — para que façam aquilo que faz reinar o bem, o amor [e a beleza].

 Em nenhum lugar encontramos Jesus assumindo a atitude de usurpar a posição de Deus e, não obstante, isto é o que observamos na maioria das preces. Não se trata, contudo, de algo feito de maneira deliberada, mas inadvertidamente.

 Não posso entender como dois deuses poderiam estar de acordo para governar o Universo e trabalhar em harmonia.

 Pedirmos a Deus que faça uma exceção ou que modifique uma Lei Natural é pueril. Seria o mesmo que uma criança, sentada no chão com o Sol brilhando em seus olhos, pedir à mãe que colocasse um cobertor sobre o Sol!

  A alma tem o direito de, como parte da Consciência de Deus, comungar com Deus; e isto é o que a prece realmente é. A prece é uma comunhão do Eu Interior com o Criador [com o Deus de nossos Corações]. Se considerarmos a prece como uma comunhão, todo o sentido da prece se modificará... Portanto, a primeira atitude é de reconhecimento e compreensão de que nada pode ser exigido. (Grifo meu).

  Na tradução Oração do Pai Nosso encontramos: Não nos deixeis cair em tentação. No entanto, Deus jamais leva o homem à tentação. O original, todavia, diz: Guia-nos, quando em tentação, mas livra-nos do mal. Não há ira ou ciúme em Deus [nem punição ou recompensa] porque o Deus único é, acima de tudo, o Deus do Amor e da Misericórdia. (Grifo meu).

 Ó Deus, por onde vagava eu à Tua procura? Ó Infinita Beleza, eu Te buscava fora de mim, e estavas no âmago do meu Coração. (Oração de Santo Agostinho, apud Harvey Spencer Lewis).

 

 

 A rosa foi comparada à alma do homem por causa do seu desabrochar gradativo, do seu doce perfume e da sua exuberante coloração e manifestação de maturidade.

  A cruz e a rosa se transformaram no emblema da expressão da alma através da experiência humana.

  Mesmo nossos sofrimentos, se corretamente compreendidos, são lições valiosas... Começai agora mesmo fazendo de cada dia um dia de reconhecimento pelo que tendes, em vez de um dia de lamentações pelo que não tendes... Dai graças todos os dias. (Grifo meu).

 

 

 Para o místico, o Reino dos Céus significa um contato com todos os Corações e todas as Mentes do Universo, e com todas as alegrias e todas as tristezas da experiência humana. O Céu não pode ser um lugar de alegria contínua [permanente], pois devem existir tristezas e melancolias como resultado dos pecados e dos erros – das dores e das penas – das multidões que vivem nas trevas ou que estão evoluindo lentamente para a perfeição espiritual.

 

 

  A Senda da Vida Espiritual e da Vida Mística é a Senda da Vida Abundante — uma certa realização da vida que traz à consciência de cada indivíduo uma aguda apreciação das dores, bem como das alegrias e ambições, dos desapontamentos e das tristezas de todas as criaturas vivas.

  Um Místico vê em cada ser humano um verdadeiro irmão e uma verdadeira irmã — um parente próximo com todas as associações humanas e espirituais. Os interesses dos seus consangüineos e os de toda a Humanidade são seus interesses. Todos nós estamos unidos e constituímos uma grande experiência para a evolução da alma. A Vida Mística abre amplamente os portais da compreensão, da compaixão e da sintonia humanas e, por seu intermédio, vem um amalgamamento mais íntimo com a Consciência Espiritual que inunda todos os seres.

 

 

  O pecador, ou seja, aquele que prefere permanecer nas trevas e que se abstém de caminhar na estreita Senda que conduz ao poder espiritual está constantemente separado do coração humano de todos os seres, e é como um prisioneiro que é mantido em uma prisão pela sua própria escolha e determinação. Ele não repudia a sociedade, mas exclui-se a si mesmo. Ele não afasta as demais pessoas de si mesmo, mas separa-se delas de modo que no seu pecado e remorso possa viver em segredo e evitar a amedrontadora Luz da condenação.

  A Vida Eterna é recusada àquele que se afasta de qualquer contato com Ela.

  As Leis Cósmicas rezam que os assuntos pessoais e particulares de um homem devem permanecer assim enquanto ele quiser. Qualquer tentativa da parte de quem quer que seja de usar qualquer meio oculto ou místico para interferir nesses assuntos constitui uma violação da Ética do Misticismo... Cada pessoa é investida pelo Cósmico do poder de tomar suas próprias decisões (quando em mente e corpo sãos) e de levar a efeito tais decisões, sejam estas certas ou erradas... O HOMEM É, COM TODA A CERTEZA, LIVRE PARA ESCOLHER. (Grifo meu).

 

 

  O verdadeiro Místico não é pessoa que baseie suas investigações do mundo espiritual na falsa premissa da negação das condições terrenas e materiais. O verdadeiro Místico é, em todas as ocasiões, um buscador do domínio, e esse domínio inclui a conquista dos problemas terrenos, assim como a compreensão exata das verdades espirituais. Ele compreende, portanto, que o desenvolvimento espiritual e as glórias mais sublimes da vida devem ser conseguidas pela elevação, passo a passo, do plano terrenal para os planos que à sua frente possam existir, e que essa consecução deve ser promovida pelo domínio dos obstáculos ou limitações naturais que o circundam. (Grifo meu).

 

 

Bibliografia

 

CIHLAR, FR. Many e JAMES, Laura DeWitt, B. A. Místico em oração e 'E o Verbo propagou-se'. 1ª edição. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1980.

LEWIS, H. Spencer. Autodomínio e o destino com os ciclos da vida. Curitiba, Brasil: Suprema Grande Loja da Amorc, 1965.

_______. A profecia simbólica da Grande Pirâmide. Traduzido da 12ª edição norte-americana (1974). Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, s. d.

_______. Mil anos passados. Traduzido da 20ª edição norte-americana. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, s. d.

_______. Mansões da alma (a concepção cósmica). 3ª edição. Curitiba: Grande Loja do Brasil (AMORC), 1976.

_______. Manual Rosacruz. Traduzido da 17ª edição norte-americana. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro; Editora Renes, s. d.

_______. A vida mística de Jesus. Coordenação e supervisão de Charles Vega Parucker, FRC, Grande Mestre. 7ª edição. Curitiba: Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa, 1997.

LUZ. VIDA. AMOR. Mensagens de H. Spencer Lewis. 1ª edição. Curitiba: Grande Loja do Brasil - AMORC, 1983.

 

Páginas Web e Websites Consultados

 

http://www.avmi.net/NewFiles/Scintigraphy/Scintigraphy2.html

http://www.cepis.ops-oms.org/bvsacep/promocion/inicio.htm

http://www.entourages.com/barbs/thanksgiving.htm

 

Música de fundo:


Somewhere Over The Rainbow


Fonte:


http://jadierose.com/midicollection.html