HARVEY SPENCER LEWIS
(SÂR ALDEN)

Imperator da AMORC de 1915 à 1939

 

HARVEY SPENCER LEWIS

 

FRAGMENTOS ETERNOS IV

 

 

A Cruz e a Rosa se
transformaram no emblema
da expressão da alma
através da experiência
humana, física.
(Sâr Alden).

 

Para Sâr Alden

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 


 

 

 

Sugiro, preliminarmente, a leitura dos textos:

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos I

http://paxprofundis.org/livros/hsl/hsl.htm

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos II

http://paxprofundis.org/livros/hsl1/hsl.htm

Harvey Spencer Lewis - Fragmentos Eternos III

http://paxprofundis.org/livros/hsl2/hsl.htm

 

 

FRAGMENTOS ETERNOS

 

 

 

 Só existe uma chave cósmica que possa fazer acontecer a harmonização com o Cósmico em nossa vida mais rapidamente do que qualquer outra; ela é, sem dúvida, a atitude de alegria... Porém, a atitude de alegria deve ocorrer como resultado da compreensão e da eliminação de todas as falsas crenças e de todos os pontos de vista errôneos.

 

 

 Não temos o direito nem o privilégio de praticar a vingança ou o revide... É nosso dever manter o amor e a tolerância em nosso coração — dirigido a todas as criaturas — e não permitir que pensamentos de ódio ou de inimizade se expressem em nossa mente.

 Não há meio algum pelo qual possa ser anulada uma Lei Cósmica... Somente quando o homem compreende que a vida [e a Vida] nada lhe deve e que ele é quem tudo deve à vida [e a Vida], é que está preparado para dar o primeiro passo na direção certa.

 

 

  Se desejarmos [e exigirmos!] quaisquer outras bênçãos além das que decorrem da vida e da consciência — como sejam, saúde permanente, proteção contra desastres, doenças, má fortuna, pobreza, preocupações e luta — estaremos desejando coisas que nos colocarão em obrigação muito maior do que a inerente ao nosso divino nascimento.

 A grande necessidade do homem é desenvolver e amadurecer a parte espiritual de si mesmo. Até que ele tenha tornado pura essa parte do seu ser – e tão perfeita quanto possível ao se expressar – não terá o direito nem o privilégio de exigir bênçãos e posses materiais. É isto que significa a injunção: Buscai primeiramente o Reino de Deus!

 

 

 

 Um Místico nunca se dirige a Deus com um pedido para que Ele intervenha nas questões humanas consoante uma conclusão a que tenha chegado... Em outras palavras: jamais tenta analisar as situações humanas ou fazer julgamentos sobre elas para, com base nesses julgamentos, pedir a Deus que intervenha de maneira que ajuste as condições à sua concepção. Mesmo o 'se isto ou aquilo for da Tua Vontade que seja feito é uma presunção. [Particularmente, o máximo que eu consigo admitir é: Seja feita a Tua Vontade e não a minha]. Um Místico, enfim, não pediria qualquer coisa que compreendesse ser algo que, se a ele concedido, privaria outros de a receberem, nem pediria também aquilo que pudesse criar para si mesmo ou conseguir com o suor do seu rosto. [Avançando um pouco nessa especulação místico-metafísica, eu diria que, em última análise, um Místico jamais pede o que quer que seja. Jamais!]

 Em nenhum sentido Deus está interessado em nós como seres humanos. Não atenderá as preces que formularmos como seres humanos. E não intervirá em nossas experiências puramente humanas. Deus está, sim, exclusivamente e permanentemente atento à evolução espiritual que se processa em nosso interior...

 Deus está tão próximo de nós, tão intimamente ligado a nós, que pode ser facilmente compreendido... Tão próximo que podemos ouvir a Voz Divina, sentir a Divina Presença e perceber a Mente Divina em qualquer momento de nossa vida. Mas, o homem costuma exigir que, para ser ouvido e compreendido, Deus fale em sua linguagem limitada, inventada, finita, e, por isso, não ouve a Voz de Deus. Mas, Deus espera para poder falar conosco... Contudo, se não Lhe dermos oportunidade nesta vida, chegará um tempo em que, através de dores, tristezas e lições do passado, nossa alma sentirá, nosso coração saberá e nossa mente ouvirá... Saberemos, então, que Deus finalmente falou... Falou como um Pai fala a seu filho...

 

 

 Pedirmos a Deus que faça uma exceção ou que modifique uma Lei Natural é pueril. Seria o mesmo que uma criança, sentada no chão com o Sol brilhando em seus olhos, pedir à mãe que colocasse um cobertor sobre o Sol!

 

 

 

 

Bibliografia

CIHLAR, FR. Many e JAMES, Laura DeWitt, B. A. Místico em oração e 'E o Verbo propagou-se'. 1ª edição. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, 1980.

LEWIS, H. Spencer. Autodomínio e o destino com os ciclos da vida. Curitiba, Brasil: Suprema Grande Loja da Amorc, 1965.

_______. A profecia simbólica da Grande Pirâmide. Traduzido da 12ª edição norte-americana (1974). Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, s. d.

_______. Mil anos passados. Traduzido da 20ª edição norte-americana. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro: Editora Renes, s. d.

_______. Mansões da alma (a concepção cósmica). 3ª edição. Curitiba: Grande Loja do Brasil (AMORC), 1976.

_______. Manual Rosacruz. Traduzido da 17ª edição norte-americana. Coordenação de Maria A. Moura. Rio de Janeiro; Editora Renes, s. d.

_______. A vida mística de Jesus. Coordenação e supervisão de Charles Vega Parucker, FRC, Grande Mestre. 7ª edição. Curitiba: Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa, 1997.

LUZ. VIDA. AMOR. Mensagens de H. Spencer Lewis. 1ª edição. Curitiba: Grande Loja do Brasil - AMORC, 1983.

 

Páginas Web e Websites Consultados

http://www.rose-croix.org/

http://www.amorc.org/

 

Música de fundo:


Somewhere Over The Rainbow


Fonte:


http://jadierose.com/midicollection.html