Jacinta (a menorzinha),
Francisco e Lúcia

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 


INTRODUÇÃO

 


objetivo desta pesquisa é especular reflexivamente, ainda que de forma limitada, sobre aquilo que é conhecido como o Terceiro Segredo de Fátima (TSF). Não de maneira particular ou específica sobre o TSF em si, mas, direcionadamente, sobre o que anda sendo desconexamente divulgado na WEB sobre ele. Estou convencido de que ameaçar as pessoas com a iminência de riscos e perigos catastróficos, individuais ou coletivos, não leva a lugar algum, e, se levar, levará apenas a paranóias e/ou a comportamentos hipotéticos que só redundarão em malefícios. Não surde nenhum benefício em meter medo a alguém. Não resulta em nenhum proveito para a Humanidade inquietar as pessoas com a possibilidade iminente de riscos e de perigos irremediáveis, terminais e apocalípticos. Tudo isso, em grande medida, porque o Livro da Revelação sempre foi muito mal compreendido, e há um forte interesse em que continue pessimamente compreendido.

As mudanças só poderão acontecer pela compreensão, jamais por ameaças ou pela tortura do medo. Por outro lado, indivíduos como aqueles que assassinaram o Tim Lopes ou aqueloutros que participaram da insânia do Terceiro Reich (que vigorou na Alemanha durante o regime nacional-socialista de 1933 a 1945) não estão se incomodando nem um pouco se a vaca foi, se vai ou se irá para o brejo, ou se ela tosse ou se não tosse. O negócio da hora é trucidar. E acabou-se. Então, ou se explicam as coisas ou não se faz nada, que é muito melhor do que intimidar, pois a intimidação também poderá provocar um rancor irreversível. E, às vezes, nem explicando adianta! Aterrorizar e considerar, portanto, que haja um Deus punitivo esperando sentado confortavelmente em seu trono a hora de nos torrar e destruir a todos é, no mínimo, uma infantilidade, e, mais concertadamente, uma inutilidade prática. Inutilidade prática, em termos, porque essa inutilidade é inteiramente retrogressiva.

Espero, sinceramente, que as reflexões que apresentarei possam auxiliar a todos a ter uma melhor compreensão de si mesmos e de algumas Leis que governam harmonicamente o funcionamento do Kósmos – do qual somos todos partes importantes e inalheáveis. O mundo não vai acabar assim meio que de araque porque alguns nefelibatas querem, ou porque outros tantos calhordas pensam apenas em se abastar da insegurança-ignorância dos outros. Isso é uma 'sacanocratice' gigantesca, uma espécie de filhote de hiena com sucuri. Uma gargalha; a outra aperta. O filhote gargalha e aperta ao mesmo tempo!

Para desenvolver este trabalho, utilizei basicamente o original no qual foi anunciado o TSF e o e-mail catastrófico-circulante e muito mal escrevinhado que recebi recentemente. Aliás, essa parece ser uma característica recorrente nesses assuntos: geralmente são muito mal escritos e não-argumentativos.

 

 

QUEM FOI LÚCIA DE JESUS ROSA SANTOS?
(*1907 - †2005)
Breve Biografia e Síntese Cronológica
(ambas editadas das fontes abaixo)
http://www.carmelitas.pt/carmelos/coimbra/lucia.htm
http://www.corazones.org/maria/fatima/lucia.htm

 

 

 

 

Irmã Lúcia nasceu em 22 de março de 1907, em Aljustrel, Fátima, Portugal, tendo ficado conhecida no mundo inteiro como a vidente de Fátima. A informação sobre o conteúdo do TSF foi, segundo ela, recebido diretamente da Virgem Maria.

Em 17 de junho de 1921, como aluna, entrou no colégio das Irmãs Dorotéias, em Vilar, Porto, Portugal. Decidida a ser uma religiosa dorotéia, iniciou o postulantado em Pontevedra, em 1925. No dia 2 de outubro de 1926 deu início ao noviciado em Tuy. Professou no dia 3 de outubro de 1928, em Tuy, e ali permaneceu alguns anos. Em 1934 voltou para a comunidade de Pontevedra. Três anos depois, retornou para a comunidade de Tuy. Em 1946 regressou a Portugal para ser integrada à Casa do Sardão, em Vila Nova de Gaia. Em 25 de março de 1948 entrou para o Carmelo de Santa Teresa em Coimbra. No mesmo ano, em 13 de maio, tomou o hábito de carmelita e professou em 31 de maio de 1949. Dedicou a sua vida à oração e à contemplação como resposta às mensagens recebidas em Fátima. Escreveu as Memórias (2 volumes) e os Apelos da Mensagem de Fátima. Também compunha músicas sacras como, por exemplo, Amo a Deus no Céu, Pastores, Vamos Todos a Belém e No Céu Há uma Janelinha. Como curiosidade literária, reproduzo a letra de No Céu Há uma Janelinha:

 

No Céu há uma janelinha, (bis)
vê-se Fátima por ela. (bis)
Quando Deus se sente triste,(bis)
vai-se sentar junto dela, junto dela.

Sino, coração da aldeia,
coração, sino da gente,
um a sentir, quando bate,
e o outro a bater, quando sente.

No Céu há uma janelinha, (bis)
vê-se Fátima por ela. (bis)
Quando Deus se sente triste,(bis)
vai-se sentar junto dela, junto dela.

 

Lúcia deixou-se fotografar em 2001 para ilustrar a sua presença na Internet. A animação abaixo reproduz esse momento a partir de três fotos da escritora tiradas no dia 23 de novembro de 2001.

 

 

Observando as fotos, fiquei desconfiado que Irmã Lúcia batia à máquina como eu digito este computador aqui: apenas com os dois dedinhos indicadores. Enfim, o Website de onde colhi as fotografias para produzir a animação afirma que a grande atividade literária de Lúcia e sua enorme correspondência teriam sido muito facilitadas se a Internet tivesse chegado alguns anos antes. Ela teria usado esse meio eletrônico, como usou sua máquina de escrever eletrônica, para divulgar e arquivar seus trabalhos. O fato é que, quando não estava escrevendo, Lúcia passava uma parte do seu tempo em sua cela a meditar na palavra de Deus e a realizar os trabalhos inerentes ao seu ofício. Lúcia fez milhares de terços. Era o seu trabalho manual por excelência. Oferecia-os como prenda e apelo à oração recomendada por Nossa Senhora, em Fátima. Enfim, dizia Irmã Lúcia que dois são os meios para salvar o mundo: a oração e o sacrifício.

Depois de viver reclusa desde 1948, Lúcia faleceu, em seu querido Carmelo, aos 98 anos incompletos, em 13 de fevereiro de 2005 durante a novena dos beatos Francisco e Jacinta, local em que muitos crêem que ainda era visitada eventualmente pela Virgem, e onde, também, recebeu o Papa João Paulo II..

 

 

O TSF
(Revelado por Irmã Lúcia)

 

 

 


(Transcrição) (sic)

 

J.M.J.

A terceira parte do segredo revelado a 13 de Julho de 1917 na Cova da Iria-Fátima.

Escrevo em acto de obediência a Vós Deus meu, que mo mandais por meio de sua Ex.cia Rev.ma o Senhor Bispo de Leiria e da Vossa e minha Santíssima Mãe.

Depois das duas partes que já expus, vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora um pouco mais alto um Anjo com uma espada de fôgo em a mão esquerda; ao centilar, despedia chamas que parecia iam encendiar o mundo; mas apagavam-se com o contacto do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro: O Anjo apontando com a mão direita para a terra, com voz forte disse: Penitência, Penitência, Penitência! E vimos n'uma luz emensa que é Deus: “algo semelhante a como se vêem as pessoas n'um espelho quando lhe passam por diante” um Bispo vestido de Branco “tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre”. Varios outros Bispos, Sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande Cruz de troncos toscos como se fôra de sobreiro com a casca; o Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meia em ruínas, e meio trémulo com andar vacilante, acabrunhado de dôr e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho; chegado ao cimo do monte, prostrado de juelhos aos pés da grande Cruz foi morto por um grupo de soldados que lhe dispararam varios tiros e setas, e assim mesmo foram morrendo uns trás outros os Bispos Sacerdotes, religiosos e religiosas e varias pessoas seculares, cavalheiros e senhoras de varias classes e posições. Sob os dois braços da Cruz estavam dois Anjos cada um com um regador de cristal em a mão, n'êles recolhiam o sangue dos Martires e com êle regavam as almas que se aproximavam de Deus.

Tuy-3-1-1944

Um breve comentário deve ser feito: sobre o original da carta de Lúcia, vale a pena dar uma conferida no Website localizado no endereço citado abaixo. Não comentarei o laudo da Speckin Forensic Laboratories sobre a autenticidade da carta, pois a finalidade deste ensaio está direcionada para outro foco. Inclusive, considero este assunto não relevante. Imprevisível e relevante, sim, é o angu-de-caroço que vem sendo feito a respeito do seu conteúdo. Por fim, quem não sabe que foi às custas de muitas inautenticidades – algumas macabras, outras macabríssimas que muitas religiões se cristalizaram? Decididamente, deixarei ao leitor a incumbência de chegar às suas próprias conclusões. O endereço prometido é:

http://www.tldm.org/news/lucys_writing.htm

 

 

O E-MAIL QUE ANDA CIRCULANDO NA WEB

 

O TSF de Fátima


(Não resisti e fiz umas três ou quatro correções no texto do e-mail para que ele possa ser melhor compreendido. Então não é sic inteiro; é só meio sic.)



A Virgem Sagrada apareceu a três crianças em 1917. Isto foi provado; uma das meninas, Lúcia (Irmã Lúcia) viveu até 11
de fevereiro de 2005 [na realidade, 13 de fevereiro de 2005]. Era freira e vivia enclausurada em um convento na Europa [mais exatamente em Portugal]. A Irmã Lúcia deu conhecer a mensagem primeiramente ao Papa Pio XII que, ao terminar de lê-la, estava tremendo, mas manteve isto em segredo e não a deu a conhecer. No devido tempo também a leu o Papa João XXIII, que fez a mesma coisa. Eles agiram daquele modo porque sabiam que, quando revelado, isto causaria pânico mundial e desespero.

Agora, com a morte da Irmã Lúcia, o segredo é revelado, não para causar pânico, mas para que as pessoas tomem conhecimento e se preparem.

A Virgem contou a Lúcia: — 'Minha filha, eu digo ao mundo o que acontecerá entre os anos 1950-2012. Os homens não estão pondo em prática os Mandamentos que Nosso Pai nos deu. O 'demônio' está dirigindo o mundo, semeando o ódio e a discórdia em todos lugares. Os homens fabricaram armas mortais que destruirão a Terra em minutos; a metade da humanidade será horrorosamente destruída e a guerra começará. Contra Roma, haverá conflitos entre ordens religiosas. Deus permitirá que todos os fenômenos naturais, como a fumaça, o granizo, o frio, a água, o fogo, as inundações, os terremotos, o tempo inclemente, os desastres terríveis e os invernos extremamente frios acabem pouco a pouco com a Terra. Estas coisas, de qualquer maneira, acontecerão antes do ano 2012.'

A esses que não querem acreditar, agora é tempo, a Mãe Sagrada Deles lhes fala:

'— Pratique atos de caridade com seu próximo que necessita; os que não se amam uns aos outros como meu Filho os tem amado, TODOS ESTES, NÃO SOBREVIVERÃO. Eles quererão, quando for chegada a hora, ter morrido. Milhões destes perderão a vida em segundos. A classe de castigos que está à nossa frente, na Terra, é inimaginável e eles virão, não tenham nenhuma dúvida. Nosso Senhor castigará duramente os que não crêem Nele, os que o rejeitam e aqueles que não tiveram tempo para Ele. Eu chamo a todos para que venham para meu Filho Jesus Cristo. Deus é ajuda para o mundo, mas todo aquele que não der testemunho de fidelidade e lealdade, este será destruído da pior forma.'

A Irmã Lúcia, que era monja de clausura, não podia sair, nem receber visitas. O padre Agustín, que reside em Fátima, afirma que o Papa Paulo VI lhe deu permissão para visitá-la. Ele contou que ela o recebeu de coração partido e lhe falou: '— Padre, Nossa Senhora está muito triste porque ninguém se interessou pela profecia feita por ela em 1917; os bons têm que caminhar por uma estreita estrada, enquanto os maus caminham por uma larga avenida, que os levará diretamente à destruição; e acredite-me Padre, o castigo virá muito em breve. Muitas almas podem perder-se e muitas nações desaparecerão da face da Terra. Mas, apesar de tudo isso, se os homens meditarem, rezarem e levarem a termo boas ações, o mundo poderá ser salvo. Caso contrário, se os homens insistirem em suas maldades, a Terra se perderá para sempre. Já é chegado o tempo em que todos devem conhecer a verdade passada por Maria, a mãe de Jesus e transmiti-la para os seus familiares, seus amigos, para os amigos deles e ao mundo inteiro.'

'— Comecem a orar, a fazer penitência e a sacrificarem-se. Nós estamos a um passo do último dia e a catástrofe se aproxima. Devido a isso, muitos que estão afastados se voltarão aos braços da Igreja Católica. Inglaterra, Rússia, China, os protestantes e os judeus, todos regressarão, adorarão e crerão em Deus, em seu Filho Jesus Cristo e em sua mãe, a Santíssima Virgem Maria.'

Mas o que nós devemos esperar?

'— Em todos lugares se fala de paz e tranqüilidade, mas o castigo virá. Um homem que ocupa uma posição muito elevada será assassinado e isto causará a guerra. Uma armada poderosa caminhará através da Europa e a guerra nuclear começará. Esta guerra destruirá tudo. A escuridão cairá sobre nós durante 72 horas (três dias). A terceira parte que sobreviverá a estas 72 horas de escuridão e sacrifício começará a viver em uma era nova; serão os eleitos (as pessoas boas). Em uma noite muito fria, 10 minutos antes da meia-noite, um Grande terremoto sacudirá a Terra durante 8 (oito) horas. Este será o Terceiro sinal de que Deus é quem governa a Terra. Os bons, aqueles que propagarem esta mensagem — a profecia da virgem de Fátima — não devem temer; não tenham nenhum medo.'

'— O que fazer? Ajoelhe e peça perdão a Deus. Não deixe a sua casa e não permita que estranhos entrem nela, porque só o bom não estará em poder do mal e sobreviverá à catástrofe. A fim de que você possa se preparar e permanecer com vida, como meus filhos que são, dar-lhe-eis os seguintes sinais: A noite será muito fria; soprarão ventos fortes; haverá angústia e em pouco tempo começará o terremoto e a Terra toda tremerá. Feche portas e janelas e não fale com ninguém que não esteja em sua casa. Não olhe para fora, não seja curioso, porque esta é a ira do Senhor. Acenda velas benditas, porque, por três dias, nenhuma outra luz acenderá. O movimento da Terra será tão violento que moverá a Terra 23 graus; depois ela regressará praticamente à sua posição normal. Então, uma escuridão absoluta, total, cobrirá a Terra inteira. Todo espírito maligno andará solto, fazendo muito mal às almas que não quiseram escutar esta mensagem e àqueles que não quiseram arrepender-se. Acendam as velas santificadas, preparem um altar sagrado com um crucifixo para comunicar-se com Deus, e implorem Sua infinita misericórdia. Tudo estará escuro e uma grande Cruz Mística aparecerá no céu, lembrando o precioso preço pago por Seu Filho pela nossa redenção. Na casa, a única coisa que poderá dar luz serão as VELAS SANTIFICADAS de cera, que uma vez acesas nada poderá apagá-las até que terminem os três dias de escuridão. Tenham também Água Benta, que aspergirão pela casa inteira, em especial nas portas e janelas. O Senhor protegerá a propriedade dos eleitos. Ajoelhem-se diante da cruz poderosa do Seu divino Filho, rezem o Rosário e depois que cada Ave Maria digam o seguinte: - Oh Deus, perdoai nossos pecados, salvando-nos do fogo do inferno e levai para o céu todas as almas, especialmente as mais necessitadas de Tua misericórdia. Virgem Maria, protegei-nos. Nós a amamos, salva-nos, salva o nosso mundo. Rezem 5 credos e o rosário que é o segredo do coração imaculado De Maria. Aqueles que acreditam nas minhas palavras, levem essas mensagens Aos demais: NÃO DEVERÃO TEMER NADA NO GRANDE DIA DO SENHOR. Falem com Todas as almas agora, enquanto ainda há tempo; os que permanecem calados agora serão responsáveis por esse grande número de almas que se perderão pela ignorância. Quando a Terra já não tremer, aqueles que ainda não crerem em Nosso Senhor morrerão horrivelmente. O vento trará gás e o espalhará por toda a parte. O Sol não poderá ser visto. Pode ser que você viva depois desta catástrofe. Não esqueça que o castigo de Deus é Sagrado e que, uma vez começado, não devem olhar para fora, por qualquer razão, já que Deus não quer que nenhum de seus filhos veja quando castigar esses pecadores. Tudo isso está nas Escritas Sagradas.'

Deve-se entender que Deus permite que tudo isso aconteça para que se cumpram as escrituras. Espera-se outra mensagem que falará de arrependimento e de oração. Lembre-se sempre que Deus é infinitamente justo e bom e Sua a Palavra não deve ser entendida como uma ameaça, mas como uma boa notícia.

A Irmã Lúcia, faleceu em 11 de fevereiro de 2005. Desde os anos 20, dizia-se que essa profecia seria cumprida após a morte dela.

 

REFLEXÕES MÍSTICO-METAFÍSICAS

 

Algumas Considerações Preliminares

 

A primeira observação que gostaria de fazer é que, relativamente às aparições, elas se deram curiosamente em uma forma graduada e hierárquica. Orlando Fedeli pondera e relata: Lúcia, a mais velha das videntes – tinha 10 anos em 1917 – via Nossa Senhora, ouvia o que Ela dizia e conversava com a Virgem Santíssima. Jacinta Matos (1910-1920) via Nossa Senhora e ouvia suas palavras, mas não falava nada. Francisco Matos (1908-1919) apenas via Nossa Senhora, mas não ouvia o que Ela dizia e nem falava com a Virgem Maria (esta citação foi editada). Preliminarmente, o que se pode especular dessa hierarquização é que os três pastorinhos vibravam em níveis freqüenciais distintos, naquilo que é conhecido como as aparições de Nossa Senhora em Fátima. Mas, insatisfeito com essa especulação, me pergunto: essa conclusão jerarquizável estará correta? Foi realmente a Virgem Maria que lá apareceu? E mesmo que os três pastorinhos vibrassem em níveis freqüenciais distintos, a Virgem não poderia, por assim dizer, ter facilitado as coisas?

A segunda observação é que o Papa João Paulo II esperou quase 22 anos antes de liberar o TSF. A permissão Papal se deu oficialmente, smj, em 26 de junho de 2000, acompanhada de um documento explicando a interpretação eclesial do Vaticano sobre o que a Virgem Maria teria dito aos três pequenos pastores portugueses em aparições no ano de 1917. O texto original do TSF foi escrito em 1944 pela Irmã Maria Lúcia dos Santos.

 

João Paulo II e Irmã Lúcia
O Papa João Paulo II conversa com a Irmã Lúcia durante uma visita a Portugal

 

A terceira é que a própria Monja Lúcia declarou, em um certo momento, que, embora ela tivesse recebido a visão, não lhe fora comunicada a interpretação dessa visão. Logo, qualquer tradução religiosa ou laica que se queira dar para o TSF poderá estar, em princípio, eivada de erros, pois uma experiência pessoal, mística ou não, só poderá ser interpretada (se puder ser interpretada) por quem passou por ela. Entretanto, parece que em algum momento Lúcia passou a interpretar e/ou a transmitir, segundo seu entendimento, o que a Virgem lhe segredava. Contudo, eu, realmente, não sei bem como isso se deu, de que forma se deu e nem porque passou a suceder. São os tais mistérios católicos nos quais a Cúria sempre mete a sua colher intrometidiça. Quem sabe, um pouquinho de marketing. Afinal, o Catolicismo vem geometricamente perdendo fiéis para outras religiões, particularmente as evangélicas.

A quarta vem das palavras do então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI: — Nenhum grande mistério foi divulgado; nem o futuro foi revelado. Uma leitura cuidadosa do texto provavelmente causará desapontamento ou surpresa depois de toda a especulação que provocou. Continua Ratzinger: — A importância da liberdade humana é ressaltada: o futuro não é um cenário imutável e a visão de uma criança não é uma previsão infalível do futuro, onde nada possa ser mudado (grifo meu).

A quinta diz respeito ao atentado contra João Paulo II, que ocorreu no dia 13 de maio, data que coincide com uma das aparições da Virgem aos pastores, ou seja, 13 de maio de 1917, na Cova da Iria, em Fátima. (Tive a oportunidade de conhecer o sítio quando estive em Portugal.)

A sexta, para concluir e não me encompridar demais, relaciona-se com duas respostas que Irmã Lúcia deu em uma entrevista realizada em março de 1988 e publicada na revista mensal católica portuguesa Christus, editada em Lisboa: 1ª - O inferno é uma realidade. É um fogo sobrenatural e não físico, e não pode ser comparado ao fogo que arde, de madeira ou de carvão; e 2ª - Continuem predicando sobre o inferno, porque Nosso Senhor mesmo falou do inferno e está nas Sagradas Escrituras.

Bem, como eu não sei exatamente por onde e como devo começar a examinar este assunto. Vou fechar este arquivo e voltar a ele quando a inspiração comandar as lucubrações que me impus a fazer sobre essa matéria. Não posso simplesmente sair escrevendo o que a razão determina, porque o assunto é um pouco mais complexo para depender apenas de uma reflexão racional. Continuarei depois. Enquanto isso vou rever o que já escrevi e procurar um fundo musical para este ensaio. (RJ, 23 de maio de 2006.)

 

* * * * * * * * * *

 

RJ, 24 de maio de 2006. Resolvi que não entraria no mérito das aparições marianas de Fátima nem, tampouco, no conteúdo e na autenticidade (conforme já havia decidido) dos escritos de Lúcia. Pelo menos não o farei aprofundadamente. Discutirei nomeadamente o teor do e-mail transcrito mais acima, pois ele anda circulando na WEB e atormentando a cabeça de muita gente. Isso sim, penso que seja mais útil e importante. Deixo ao leitor interessado na vida e na obra de Lúcia a tarefa de pesquisar a coerência ou a incoerência e a autenticidade ou inautenticidade dos seus relatos para chegar às suas próprias conclusões. Penso que discutir o teor desse e-mail já é mais do que suficiente, e o texto já está muito longo. Paciência. Mas como até hoje não tive ânimo para ler a Summa Theologica de Santo Tomás de Aquino, repito: paciência.

A seguir, então, numerarei as observações que farei. Penso que isto facilitará o acompanhamento das especulações que se seguirão.

1 - Os papas anteriores a João Paulo II não revelaram o TSF porque sabiam que, quando revelado, isto causaria pânico mundial e desespero. Causaria? Não vi qualquer pânico mundial quando o TSF foi revelado. Aliás e indiscutivelmente, só entra em pânico aquele que desconhece quem é, porque está aqui e para onde irá depois de morrer. O próprio pânico é uma desordem psíquica que hoje já pode ser tratada com terapia. De uma maneira geral, o pânico assusta ou amedronta sem motivo determinado, podendo provocar uma reação descontrolada de um indivíduo ou de um grupo. O vocábulo está associado ao deus Pã, protetor dos rebanhos e dos pastores. Acreditava-se que os ruídos que se ouviam nas montanhas e nos vales eram provocados por esse deus (thórubos Panikós), que era cultuado pelos atenienses por ter inspirado aos persas, durante as guerras médicas, um tremendo terror ou pânico, o que não deixa de ser uma enorme bobagem, porque é mesmo uma irreflexão imaginar que um deus possa ter preferências. No Rio de Janeiro, as pessoas, realmente, têm muito mais motivos para entrar em pânico, do que se descontrolarem por causa dos catastrofismos relatados nesse e-mail que anda navegando pela WEB. Salvo melhor juízo, penso que o pânico, em grande parte, advém do medo que as pessoas têm em perder algo que, cosmicamente, não pode (ou poderá) jamais ser perdido, porque para que algo pudesse ser perdido teria que ser excluído do Universo, e isso é uma impossibilidade. Agora, indubitavelmente, o pau já está cantando e vai cantar muito mais. Pra valer. Sacaneamos tudo e todos e não queremos que haja uma reação cósmica a esses desmandos? Ora, não é necessário nenhum alerta espiritual para se perceber isso, até porque se esses alertas dessem resultado o mundo teria mudado depois dos eventos acontecidos em Fátima, ou depois de outros muito mais significativos que ocorreram ao longo da história da Humanidade. Os judeus, por exemplo, segundo a própria história religiosa de seu povo, viram coisas do arco-da-velha. Pouco mudaram. O egoísmo e a maldade não serão transformados por alertas; só uma experiência transracional autêntica redirecionará o comportamento humano. Mas, caramba! Quem não assistiu à trilogia de O Poderoso Chafão? Enquanto Al Pacino (Dom Corleone filho) batizava o sobrinho, sua caterva eliminava os concorrentes. No filme foi assim; na vida real costuma ser assim. Portanto, não precisamos de Terceiros Segredos para mudar; precisamos, sim, é de ter vergonha na cara e construir o nosso Mestre-Deus Interior, porque é ele quem sobreviverá. Repetindo: para que algo possa ser perdido, terá que ser excluído do Universo, e isso é uma impossibilidade cósmica. O inferno somos nós que construímos. Quando resolvermos demolir esse inferno, e do entulho que restar construirmos o céu verdadeiro, não entraremos mais em pânico e não teremos mais medo de nada. E não nos (pre)ocuparemos mais com terceiros, quartos, quintos ou milésimos segredos. Melhor: não daremos bola para segredos.

2 - O 'demônio' está dirigindo o mundo, semeando o ódio e a discórdia em todos lugares. Qual demônio ou quais demônios? Quem os criou? Certamente que Deus não foi. Então, não temos que ter medo desses demônios. Temos, sim, é que ter coragem para enfrentá-los e para transmutá-los. Esse é o Trabalho Alquímico que cabe a todos nós, religiosos ou não, místicos ou não. Pedir a Deus que nos proteja ou que afaste esses demônios de nós é mesmo um despropósito. Quem pariu esses demônios que os dissolva. Se fomos nós que os construímos, e fomos, então, a tarefa de desconstruí-los é nossa. Ponto final. Choramingar não resolverá bulhufas.

3 - Deus permitirá que todos os fenômenos naturais, como a fumaça, o granizo, o frio, a água, o fogo, as inundações, os terremotos, o tempo inclemente, os desastres terríveis e os invernos extremamente frios acabem pouco a pouco com a Terra. E para que e por que Ele a criou? Para destruí-La? Ora, precisamos acabar com essa infantilidade de acreditar (porque alguém disse que é assim) que Deus criou... Que houve uma criação a partir do nada... Que fomos criados por Deus... Et cetera. Se alguém acredita que Deus criou o que quer que seja, então é lícito, mas irracional, que creia também que Ele é dono da sua criação, podendo fazer dela o que bem quiser. Daí o sucesso que fazem os catastrofismos de vertente demonológica. Agora, se admitirmos maduramente que o nada não pode gerar absolutamente nada, porque nem esse nada existe como nada, o tudo e o todo que são hoje sempre foram e sempre serão. Ex nihilo, nihil fit. [Do nada, nada se faz]. Ou: De nihilo nihil. [Nada (vem) do nada]. Tudo se move e tudo se transforma no perpétuo vir-a-ser cósmico. Na Roma Antiga, em um certo sentido, as coisas eram muito piores. Morrer comido por um leão deve ter sido muito mais dantesco do que morrer por uma bala perdida ou evaporado por um artefato nuclear. Não estou expressando aqui qualquer preferência. Muito pelo contrário. Apenas estou refletindo que a maldade sempre existiu porque sempre teve sua origem no próprio homem, e não em Deus ou nos demônios. Ela apenas se sofisticou porque o homem se sofisticou. O que já está acontecendo, e vai piorar, é apenas uma reação natural (e desejável, por incrível que possa parecer) do Ser Terra, que já lotou o pote de tanto ser desrespeitado. Os próprios Espíritos-Grupo estão saturados de assistir a tantas dizimações e a tantas devorações dos seus componentes. A água e o ar já não suportam mais tanta poluição. Se se somar (ou se se multiplicar, sei lá!) tudo isso que se conhece e se sabe mais o que não se sabe e o que não se conhece de forma objetiva, o resultado é uma potência incalculável de 'quilhões' elevados a muitos 'zilhões' de produções medonho-desarmônicas. A coisa é e acontece como ensina Max heindel no seu Conceito Rosacruz do Cosmo (e Deus não tem nada com isso): O Caos não é um estado que, tendo existido no passado, tenha desaparecido completamente. É tudo o que atualmente nos rodeia. Não poderia haver progresso se as formas velhas, que já prestaram toda a sua utilidade, não se dissolvessem constantemente no Caos, e se este não desse origem, também continuamente, a novas formas. A obra da evolução cessaria e a estagnação impediria toda a possibilidade de desenvolvimento. Isso é a Lei. Mas, com o nosso pérfido auxílio, a coisa toda, como acabei de explicar, fica medonho-desarmônica, isto é:

 

 

Para encerrar este item, repito: Deus não tem nada com isso. A não ser que se pense no Deus-dinheiro, no Deus-sobrevalia, no Deus-quadrilha, no Deus-da-guerra, no Deus-mentira, no Deus-petróleo, no Deus-político-sem-vergonha, no Deus-chupa-sangue, no Deus-que-só-é-Deus-quando-interessa-ser-Deus etc.

4 - A classe de castigos que está à nossa frente, na Terra, é inimaginável e eles virão, não tenham nenhuma dúvida. Nosso Senhor castigará duramente os que não crêem Nele, os que o rejeitam e aqueles que não tiveram tempo para Ele. Castigar? Isso é simplesmente revoltante. Não há castigo no Cósmico. Há, sim, um permanente processo educativo. Já cansei de expor isso e não acho que deva insistir nessa matéria. Mas, me ocorreu um simples exemplo. Se um país qualquer sufoca, aperta e explora o resto do mundo, chegará um dia que o resto do mundo não terá mais como suportar ser sufocado, apertado ou explorado. E o que acontece? Simples: pau que dá em João, acabará dando em John. Por outro lado, mas decorrente do exemplo escolhido, subtraia progressivamente proteínas e vitaminas da alimentação para ver o que acontece. Carência de vitamina D produz raquitismo, doença típica de crianças e de adolescentes subalimentados e que se caracteriza por uma mineralização insuficiente dos ossos. O que Deus tem com tudo isso? Se tem, por que permitiu que as criaturas por Ele criadas sejam sufocadas, apertadas, exploradas, subtraídas, massacradas, assassinadas, torturadas, subalimentadas? Por que permite a fome da África? Já citei Epicuro de Samos – (341 a. C. - 270 a. C.), filósofo grego do período helenístico em outros ensaios, mas penso ser conveniente citá-lo novamente:

Ou Deus quer impedir o mal e não pode, ou pode e não quer, ou não pode e nem quer, ou quer e pode. Se quer e não pode, é impotente. Se pode e não quer, é perverso. Se não pode e nem quer, é impotente e perverso. Se quer e pode, por que não o faz?

Não custa nada, de passagem, recordar que a doutrina epicurista admitia que o sumo bem reside no Prazer e, por isso, o pensamento de Epicuro foi diversas vezes confundido com o hedonismo, ou mais exatamente com o prazer como estilo de vida. O Prazer que sustentava Epicuro é o Prazer do sábio, do místico, Prazer esse que deve ser entendido como quietude da mente e domínio sobre as emoções.

Por tudo isso, a afirmação seqüencial do e-mail apocalíptico de que Deus é ajuda para o mundo, mas todo aquele que não der testemunho de Fidelidade e lealdade, este será destruído da pior forma, só pode encontrar guarida em mentes doentias e apocaliptistas. Mas, ainda questionando: Deus é ajuda para o mundo? Só se forem aqueles deuses que citei a pouquinho. Vou, então, acrescentar mais um: o Deus-sexualidade-adulterada.

5 - ... se os homens insistirem em suas maldades, a Terra se perderá para sempre. Esta é uma ameaça que vem em seqüência. Um outro ângulo da questão, é que nada tem valor se deixado de fazer por puro medo, seja de Deus, da mãe, do pai, da polícia, da Receita Federal etc. Recentemente publiquei um ensaio cujo título é A Questão Ambiental, e eu o terminei discutindo os Imperativos kantianos, que transcrevo a seguir, pois se adaptam como uma luva ao tema presente:

Imperativos Hipotéticos

... O que realmente importa (para todos, mas particularmente para um místico) é que não podemos viver ancorados em imperativos hipotéticos (imperativos que determinam uma ação como meio para a obtenção de algo); a vida só tem (ou terá) sentido espiritual e cósmico quando for regida por juízos 'a priori' ou imperativos categóricos [obrigação incondicional independente da nossa vontade ou dos nossos desejos, ou seja: o imperativo categórico revela a universalidade de uma lei à qual a máxima de uma ação deve ser e deve estar conforme — o princípio subjetivo pelo qual é determinado o agir (máxima) deve ser idêntico e irrefutável ao princípio objetivo que determina(ria) o agir de qualquer ser racional].

Regra de Vida para Kant:

O céu estrelado sobre mim e a lei moral dentro de mim.

Imperativo Categórico (É preciso porque é preciso):

Age de tal modo que a máxima da tua vontade possa valer sempre e ao mesmo tempo como princípio de uma legislação universal. Isto é: cumpre o teu dever incondicionalmente. Exemplo: 12 + 1 = 13. O 13 não está contido na idéia de 12 ou de 1; o resultado ocorre independentemente de qualquer experiência e de modo irredutível e absolutamente necessário, isto é: é uma legislação universal.

Imperativo Universal:

Age como se a máxima de tua ação devesse se tornar, por tua vontade, lei universal da Natureza.

Imperativo Prático:

Age de forma que reconheças a Humanidade, quer na tua pessoa como na de qualquer outra, sempre e ao mesmo tempo como um fim, jamais meramente como um simples meio.

Fórmula da Autonomia:

Devemos agir de forma que possamos pensar de nós próprios como leis universais legislativas através das nossas máximas. Poderemos pensar em nós como tais legisladores autônomos apenas se seguirmos as nossas próprias leis.

Fica evidente que Immanuel Kant (1724-1804) não pensou e nem se subordinou a qualquer Deus para produzir essa máximas. Para que possamos apreciar a obra kantiana (o que significa nos tornarmos independentes) é necessário, de uma forma ou de outra, que nos livremos de todos os biblicismos e de todas religiosidades fantasmagóricas que nos impuseram quando éramos crianças. Pensando nisso, recentemente publiquei um texto que pode ser examinado no endereço abaixo. O seu título é: Sanctum Sanctorum (Um Experimento Místico de Criação Mental).

http://paxprofundis.org/livros/sanctum/sanctorum.htm

6 - Um homem que ocupa uma posição muito elevada será assassinado e isto causará a guerra. Uma armada poderosa caminhará através da Europa e a guerra nuclear começará. Esta guerra destruirá tudo. A escuridão cairá sobre nós durante 72 horas (três dias). A terceira parte que sobreviverá a estas 72 horas de escuridão e sacrifício começará a viver em uma era nova; serão os eleitos (as pessoas boas). Em uma noite muito fria, 10 minutos antes da meia-noite, um Grande terremoto sacudirá a Terra durante 8 (oito) horas. Este será o Terceiro sinal de que Deus é quem governa a Terra. Os bons, aqueles que propagarem esta mensagem — a profecia da virgem de Fátima — não devem temer; não tenham nenhum medo. Fico todo arrepiado quando me vêm com essa estorinha muito mal explicada de povo eleito, povo de Deus, escolhidos do Senhor etc. Por que Deus, se fosse o caso, fabricaria uns para serem eleitos ou escolhidos, e fabricaria outros para arderem no fogo mais abrasador? Teria Ele fabricado os eleitos e os escolhidos com a mão direita e os condenados ao suplício com a mão esquerda? Eu, como não professo nenhuma dessas religiões, muito provavelmente, segundo seus confrades, devo ter sido fabricado com a mão esquerda. Segundo eles, sou um pobre 'desescolhido'. Já me disseram até que eu sou um caso perdido e que o inferno está a minha espera. Mas, enfim, é terremoto ou é guerra nuclear? Não. Não existe castigo. Não existe punição. Já disse isso mil vezes e direi mais mil se preciso for. O desquilíbrio mundial, particularmente aquele provocado pela disversas formas de mais-valias (no Liberalismo, a mais-valia é o aumento do valor de um bem ou de uma renda após a sua avaliação ou aquisição, em virtude de fatores econômicos que independem de qualquer transformação intrínseca desse bem ou dessa renda; na teoria marxista, a mais-valia é o lucro retido pelo capitalista resultante da diferença entre o que ele paga pela mão-de-obra e o valor que ele cobra pela mercadoria produzida por essa força de trabalho, ou seja, fração do trabalho não paga) é que vai, sim, se incumbir de estimular os ajustes necessários para que esta Nova Era Mental seja mais concertada e mais harmônica, e, conseqüentemente, mais justa. Mas, farei uma concessão: se chegarmos a uma guerra nuclear... fazer o quê? Não usamos a tecnologia nuclear para fabricar bombas nucleares ao invés de multiplicar as bombas de cobalto existentes? A bomba de cobalto, como é conhecida no meio radioterápico, produz radiação ionizante através do decaimento radioativo do radioisótopo Cobalto-60. A energia produzida é indicada para tratar lesões cancerígenas em profundidade. A primeira bomba de cobalto foi construída no Canadá por uma equipe liderada por Ivan Smith e Roy Errington, tendo sido utilizada em um paciente em 27 de outubro de 1951. Mas, preferências não se discute. Há quem prefira fabricar bombas nucleares. Pior são os que apóiam essas preferências. E Deus? O que Ele tem com isso?

7 - O fragmento que se seguirá é diabólico. A noite será muito fria; soprarão ventos fortes; haverá angústia e em pouco tempo começará o terremoto e a Terra toda tremerá. Feche portas e janelas e não fale com ninguém que não esteja em sua casa. Não olhe para fora, não seja curioso, porque esta é a ira do Senhor. Acenda velas benditas, porque, por três dias, nenhuma outra luz acenderá. O movimento da Terra será tão violento que moverá a Terra 23 graus; depois ela regressará praticamente à sua posição normal. Então, uma escuridão absoluta, total, cobrirá a Terra inteira. Todo espírito maligno andará solto, fazendo muito mal às almas que não quiseram escutar esta mensagem e àqueles que não quiseram arrepender-se. Acendam as velas santificadas, preparem um altar sagrado com um crucifixo para comunicar-se com Deus, e implorem Sua infinita misericórdia. Tudo estará escuro e uma grande Cruz Mística aparecerá no céu, lembrando o precioso preço pago por Seu Filho pela nossa redenção. Na casa, a única coisa que poderá dar luz serão as VELAS SANTIFICADAS de cera, que uma vez acesas nada poderá apagá-las até que terminem os três dias de escuridão. Tenham também Água Benta, que aspergirão pela casa inteira, em especial nas portas e janelas. O Senhor protegerá a propriedade dos eleitos. Ajoelhem-se diante da cruz poderosa do Seu divino Filho, rezem o Rosário e depois que cada Ave Maria digam o seguinte: - Oh Deus, perdoai nossos pecados, salvando-nos do fogo do inferno e levai para o céu todas as almas, especialmente as mais necessitadas de Tua misericórdia. Mas, caramba, o que dizer dessa peça de horror? Será uma reprodução de passagens bíblicas caóticas adaptadas sem criatividade alguma? Acender velas benditas? O que são velas benditas? Por que o movimento da Terra será tão violento que a moverá em 23 graus? Por que não 5, 7 13, 17, 22, 27, 33, 40 ou 72? Esses números também servem. E todos têm um significado cabalístico importante. Mas, o número 23 foi bem escolhido pelo profeta do caos que escreveu esse e-mail; a soma dos seus algarismos é igual a 5 (2 + 3), e cinco pode representar (quem sabe?) a estrela de cinco pontas invertida. Bem demoníaca a idéia! Mas, sob que milagre ou sob a ação de que lei física Ela, a Terra, regressará, depois, praticamente à sua posição normal? A Terra é a Terra, não é uma concertina. Por que preparar um altar sagrado com um crucifixo para se comunicar com Deus? Por que implorar Sua infinita misericórdia? E se o indivíduo não tiver um crucifixo disponível? E se todos os crucifixos tiverem acabado porque todo mundo saiu correndo para comprar? Por que implorar a infinita misericórdia de Deus? Ora, convenhamos. Tudo isso é um 'religiosismo' sem pé nem cabeça, e não fica nada a dever a qualquer mandingaria que na Idade Média dava fogueira. Mas, o que é curioso é que na Idade Média a Inquisição cuidava direitinho daqueles que ela achava que eram feiticeiros ou apóstatas. Hoje, a Igreja faz vistas grossas para esses bruxedos internetianos. Acho até que, no fundo, ela gosta e veladamente incentiva, porque o medo arrebanha os perdidos e os esquecidos da fé, e os conduz de volta ao aconchego salvífico eclesial. Mais óbolos! Isso tudo é mesmo um grande negócio, um verdadeiro e rentável negócio das arábias. Melhor do que petróleo, que está acabando. E fé estúpida dificilmente acaba. Por que, ainda, rezar o Rosário? Nessa linha, cabe inquirir: o Terço não bastaria? E, para concluir, por que Deus levaria para o céu, especialmente, as almas mais necessitadas de Sua misericórdia? Esse especialmente cheira a privilégio no pior sentido. Um Deus que privilegiasse nesse sentido estaria em declínio e acabaria deixando de ser Deus. Se tivesse dignidade, pediria demissão do cargo. Será que as pessoas não pensam nisso? Isso é por demais elementar para que alguém possa admitir que qualquer Deus (A, B, C ou D) possa fazer esse tipo de escolha. Ou será que o foguete da salvação poderá lotar? Não é tanta gente assim, mas há os arrependidos de última hora. Isso é que poderá complicar a escrita e congestionar o embarque. Ora bolas! Eu não aceito nada disso. Isso tudo, para mim, é puro preconceito. É aquela estória que já comentei um pouco mais atrás: povo escolhido, povo de Deus etc. Tenho a mais convicta certeza de que na cabeça desses malucos, homossexuais, prostitutas, larápios e outros quetiliquês não arrumarão passagens no foguete da salvação. Nem no black.

8 - Não esqueça que o castigo de Deus é Sagrado... Continuarei a insistir, porque é educativo, que se alguém acredita na existência de um Deus criador – e é inteiramente livre para isso – deveria ponderar que esse mesmo Deus não poderia ter criado os entes do Universo para que eles, por igorância, viessem a ser punidos, castigados, calcinados, 'terremotizados' etc. Não há nada de sagrado em castigar, e a idéia de um Deus-criador não combina com a insanidade de um Deus-punidor! Pelo contrário, é o ato mais antipedagógico que pode existir. E Deus, concedendo que Ele seja da forma como muitos imaginam – então, vou admitir, Pedagogo dos pedagogos – não poderia desejar assegurar a adaptação educativo-encarnacionista do conteúdo informativo-religioso dos indivíduos que Ele criou e que deseja que a Ele retornem salvos e transformados, na base da palmatória e do joelho no milho. Nem quando eu acreditava em Deus, porque me obrigaram bondosamente a isso, pensei nesse Deus como odiento ou vingativo. O Deus da minha infância e da minha adolescência era uma tríade composta de um só Deus: Deus-compaixão, Deus-bondade e Deus-amor. Nada mais. Por isso, nunca consegui visualizar direito o inferno católico.

9 - Tudo isso está nas Escritas Sagradas... Primeiro: tudo nunca esteve, não está e jamais poderá estar em qualquer escritura sagrada. O que é o sagrado? Sagrado não é o que está em um livro. Sagrado não é... O Sagrado está apenas e tão-somente dentro de nós. Podemos sacralizar um espaço qualquer? Simbolicamente, sim. Essa sacralização é efetivada pela nossa conduta mental e objetiva, porque se estivermos no lugar mais santo que se possa imaginar com atitudes e/ou pensamentos pecaminosos, para nós esse local será o inferno na Terra. Segundo: a Bíblia foi não só amputada como profundamente adulterada ao longo dos séculos. Muito do que se poderia denominar ou considerar sagrado nesse Livro foi profundamente profanado, substituído e adulterado. Seria interessante examinar o porquê de o número 666 ser considerado esotericamente o número do homem, e por que ele é equivalente aos números 8 e 36. O que é certo e sem falsidade é que esse número precisa ser transmutado em 999. E essa é uma tarefa que só cabe a nós. Deus não tem nada com isso.

 

 

10 - O que fazer? Ajoelhe e peça perdão a Deus. Perdoar? Bem, com todo o respeito: eu não quero ser perdoado de nada. Quero, sim, compreender onde errei e porque errei. Quero aprender. Quero vir-a-ter melhor compreensão para poder deixar de ser rodolfo, e poder, apenas pelo meu esforço e pelo meu mérito, um dia poder ser Rodolfo. Não apenas para saber para mim; isso seria um supremo egoísmo e incompatível com aquilo que tenho para mim que seja o Svmmvm Bonvm, mas para esparramar o que possa e deva ser esparramado. Então, se esse Deus, de que tanto falam, é também um Deus-perdoador, Ele que me desculpe e não se zangue, mas não quero o Seu divino perdão. Perdoar – eu já disse isso alguma vez em algum lugar – é um tolo ato de onipotência. E se o Deus-onipotente acreditado tem a faculdade de perdoar e a usa, está sendo permissivo e um péssimo elevado a péssimo exemplo para os seus piedosos devotos. Polidamente se deve pedir desculpas, e social e fraternalmente se deve desculpar, mas, iniciaticamente, só há um caminho: a compreensão. Morrer e ir um burro perdoado para o céu eu não quero. Essa eu passo. Volto a esta Terra quantas vezes forem necessárias para aprender tudo aquilo que aqui deva ser aprendido, e que é impossível de ser introjetado em uma única visita. Porém, quando eu escrevi logo acima que polidamente se deve pedir desculpas, exagerei um pouco; quando alguém reconhece que cometeu uma desproporção e se arrepende sinceramente, deve pedir desculpas. Com o coração contrito, senão não vale nada. Agora, deve se esforçar para compreender o descompasso cometido, porque, do contrário, vai fazer de novo. Quando eu era garoto, terrível, por sinal, cansei de me confessar e de comungar domingo de manhã, e domindo à tarde já estava fazendo as mesmas rodolfices de novo. Ficava meio envergonhado, mas fazia. Muita gente ficou sem leite de manhã porque eu furtava as garrafas da porta das casas por pura molecagem. Eu nem gostava lá muito de leite. Bom mesmo era a sensação infanto-juvenil de furtar a garrafa de leite e sair correndo. Hoje, claro, não furto nada, muito pelo contrário. Acho que, em certa medida, fui meio parecido com Santo Agostino, que, segundo consta, teria dito: Senhor, dai-me a castidade, mas não agora! Eu fiquei casto, porque me considero casto, meio burro velho. Mas fiquei.

11 - Este trabalho está muito longo. Vou escolher mais uma incoerência para poder concluí-lo. Está no e-mail: Deve-se entender que Deus permite que tudo isso aconteça para que se cumpram as escrituras. Ora, permitir que o mundo rache ao meio e que 'zilhões' de pessoas morram só para que se cumpram as escrituras? Desisti de comentar essa toleima e vou parar por aqui. Isso não merece qualquer análise, como, de fato, esse e-mail enxofrento também não merecia. Mas, penso que não joguei fora o labor dos meus neurônios. Alguma coisa deve prestar neste ensaio. Enfim...

 

DIÁRIO ATEÍSTA
Domingo, Janeiro 29, 2006

 

Antes de concluir, farei um parêntese necessário.

A matéria abaixo transcrita está assinada por Carlos Esperança. Não discutirei o seu conteúdo, mas admito francamente que se o tema desenvolvido pelo autor não se aplicar à Lúcia, como penso que não se aplique no todo, aplicar-se-á, certamente, a muitos religiosos marca Roskopf e a diversos falsos místicos que meteram os pés pelas mãos ao longo de seus passeios mirabolantes a castelos quiméricos que nada têm de mirabile dictu ou de mirabile visu. Estou, entretanto, de acordo com o autor quando se insurge contra a clausura perpétua. Admito que, em um dado momento, alguém deva ou precise se isolar por um motivo definido. O próprio tempo do isolamento depende da necessidade e da finalidade do aprendizado e da missão a ser desempenhada. Poderá durar um pouco mais ou um pouco menos. Este foi, por exemplo, o caso de Helena Petrovna Blavatsky, que passou sete ou mais anos internada em mosteiros no Tibete. A Voz do Silêncio e A Doutrina Secreta derivaram, em grande parte, desse aprendizado. Certa vez, ela declarou: — Sou budista até as pontas de meus dedos, e isso tenho dito durante anos. Se se prestar atenção ao que disse em certa ocasião o seu colaborador H. S. Olcott, talvez se compreenda a declaração de Helena. Escreveu Olcott: Ser um budista regular é uma coisa, e ser um corrompido sectário budista moderno é muito outra. Parafrasearei essa citação nas conclusões. Seguindo. O fato é que, completada a aprendizagem, o Místico volta ao Mundo para difundir e partilhar o que aprendeu. De uma maneira geral (porque há exceções), penso que um enclausuramento perpétuo (religioso ou místico) é uma forma patológica de egoísmo. Mas insisto: há exceções.

 

Irmã Lúcia (sic)
(Carlos Esperança)

http://www.ateismo.net/diario/2006/01/irm-lcia.php


Quando a 11 de Fevereiro de 2005
[na realidade, 13 de fevereiro de 2005] faleceu Lúcia, a mais antiga sequestrada do mundo, condenada a clausura perpétua, acabou-se o sofrimento e a solidão a que a condenaram.

Não foi a única a quem, no primeiro quartel do século XX, a fome, instrução rudimentar e fanatismo religioso deram volta à cabeça e a levaram a ter visões. Os mais agressivos acabaram no Sobral Cid e no Hospital do Lorvão, duas unidades criadas para os doentes psiquiátricos da zona centro do país.

Quando os pacientes eram dóceis e crentes e os delírios apenas mostravam o Inferno e as almas que o habitavam, particularmente o administrador de concelho de Ourém, que desprezava a missa e os sacramentos, eram destinados à vida monástica.

Lúcia teve o azar de não encontrar um médico e tropeçar nos padres; de não precisar de calmantes e bastar-lhe o terço como redutor da ansiedade; de lhe recusarem os pingos e internarem-na. Assim, passou a vida, mortificada pela fé, a jogar às adivinhas com o fim da guerra, o mau feitio do divino e o tiro na batina de um Papa vindouro.

Pobre mulher que sofreu cárcere privado sem que uma assistente social lhe valesse, sem que um juiz indagasse da situação a que a submeteram, sem que alguém lhe aliviasse as dores do corpo e lhe curasse a tristeza da alma.

Se Deus existisse não seria tão cruel que submetesse uma pastora, habituada às cabras e às mentiras para divertir os primos, a tão cruel calvário. O rapto, sequestro e lavagem ao cérebro a que foi submetida a pobre criança é um crime sem perdão, uma crueldade de que só o clero é capaz.

 

CONCLUSÕES

 

Como devo concluir este trabalho?

Realmente não me incomoda ou me preocupa se Irmã Lúcia viu ou se não viu e se falou ou se não falou com a Virgem. Isso é irrelevante. As experiências místicas e religiosas, autênticas ou não, em princípio, só interessam a quem passou por elas. Quando são comunicadas, quem deve chegar a uma conclusão sobre a veracidade ou falsidade das informações é quem as lê ou quem as ouve. Mas, antes que me esqueça, vou reproduzir o que disse o Papa Bento XVI, na época Cardeal Joseph Ratzinger: — Nenhum grande mistério foi divulgado; nem o futuro foi revelado. Uma leitura cuidadosa do texto provavelmente causará desapontamento ou surpresa depois de toda a especulação que provocou. A importância da liberdade humana é ressaltada: o futuro não é um cenário imutável e a visão de uma criança não é uma previsão infalível do futuro, onde nada possa ser mudado. (Grifo meu). Isso dá a entender que a Alta Administração da Igreja Católica não dá muito crédito ou valor ao que aconteceu em Fátima naquele 1917. No fundo, sabem que um tipo de histeria coletiva não pode ser descartado. Fé demais é um perigo; fé de menos, outro perigo. Fé nenhuma...

O que é curioso é como as coisa se repetem. Quando comecei as Reflexões Místico-Metafísicas sobre o e-mail recebido (que tem como pano de fundo o TSF de Fátima), a quinta observação que fiz foi referente ao atentado contra João Paulo II, que ocorreu no dia 13 de maio, data que coincide com uma das aparições da Virgem aos pastores, ou seja, 13 de maio de 1917, na Cova da Iria, em Fátima. Quando digo que é curioso como as coisa se repetem, na verdade, não há nada de curioso. Se alguém se envolve emocionalmente com o que quer que seja acaba fabricando mentalmente certas condições que poderão se repetir, seja em sentido direto, seja em sentido inverso. Vira-e-mexe aparece um religioso com as chagas de Jesus. Então, as coisas faladas e divulgadas têm um poder oculto avassalador, pois são matérias-primas para que se produzam formas-pensamentos as mais diversas. Não foi por acaso, em nenhum sentido, que o papa João Paulo II quase foi assassinado em um dia 13 do mês de maio. Precisamos ter cuidado com o que falamos e com o que divulgamos, mas, principalmente com o que pensamos. Então, não fui inteiramente coerente quando, ao iniciar estas conclusões, disse que não me incomoda ou me preocupa se Irmã Lúcia viu ou se não viu e se falou ou se não falou com a Virgem. É irrelevante, sim, para mim, como gostaria que fosse para todos; mas, para muitos católicos não é. Se ela não tivesse divulgado o que viu e o que ouviu teria feito um trabalho mais sadio para grande parte da Humanidade. Mas, como ela entendeu que recebeu uma ordem direta para divulgar o que ouviu da Virgem, o que hoje se assiste é uma paranóia em torno do assunto. Acho que ela morreu sem se dar conta do imbróglio que provocou.

Antes de concluir, vou fazer uma observação muito interessante. Irmã Lúcia viveu e morreu acreditando que o inferno é uma realidade. Viveu e morreu crendo piamente que o inferno é um fogo sobrenatural e não físico, e não pode ser comparado ao fogo que arde, de madeira ou de carvão. E recomendou: Continuem predicando sobre o inferno, porque Nosso Senhor mesmo falou do inferno e está nas Sagradas Escrituras. Ora, fico no direito de especular: se as visões que Lúcia teve foram mesmo da Virgem Maria, por que Maria não disse à ela que o inferno está dentro de nós? Por que nunca apaziguou aquela alma devota quanto a esse tórrido e tormentoso lugar? Tórrido e tormentoso, mas inexistente. Ou será que...

Para concluir, vou parafrasear H. S. Olcott: Ser um católico sincero é uma coisa; ser um corrompido sectário católico contemporâneo é inteiramente outra.

E para concluir definitivamente vou citar Fernando Pessoa (No Túmulo de Christian Rosenkreutz):

Deus é o Homem de outro Deus maior:

Adam Supremo, também teve Queda;

Também, como foi nosso Criador,

 

Foi criado, e a Verdade lhe morreu…

De além o Abismo, Sprito Seu, Lha veda;

Aquém não a há no Mundo, Corpo Seu.

 

Rio de Janeiro, 1º de junho de 2006.

 


Páginas WEB e Websites consultados:


http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documentsf
/rc_con_cfaith_doc_20000626_message-fatima_po.html

http://www.montfort.org.br/index.php?secao=veritas
&subsecao=igreja&artigo=vaticanonaopublicou&lang=bra

http://www.apocalipse.org.br/noticias/3segredo.htm

http://www.ecclesia.pt/fatima/cronologia.htm

http://www.btinternet.com/%7Efireballxl5/light/

http://old.fatima.org/port/pseers.html

http://www.karmel.pl/lucja/

http://www.marypages.com/fatima.htm

http://www.corazones.org/maria/fatima/lucia.htm

http://de.wikipedia.org/wiki/Lucia_dos_Santos

http://www.xl.pt/correiomanha/microsites/cd_lucia/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Epicuro

http://www.irwam.com.br/servicos.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cobalto

Música de fundo:

I Honestly Love You (Peter Allen & Jeff Barry)

Fonte:

http://www.pendragon-ent.com/bobmidi/themusic.htm