* Filósofos Pré-socráticos
(Fragmentos e Doxografia) — Parte I:
http://paxprofundis.org/livros/presocraticos/filosofos.htm
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HERÁCLITO
DE ÉFESO
(Sua existência alcançou o acme na época
da 60ª Olimpíada, entre 504 e 501 a. C.)
* Os homens
ignoram o que fazem em estado de vigília, assim como esquecem
o que fazem durante o sono.
* Se a
felicidade consistisse [apenas] na felicidade
do corpo, deveríamos proclamar felizes os bois quando encontram
ervilhas para comer.
* ...
da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia.
* ...
completo e incompleto, concorde e discorde, harmonia e dasarmonia,
e de todas as coisas, um, e de um, todas as coisas.
* Quem
poderá se escoder da (Luz) que nunca se deita?
* ...
a Justiça saberá ocupar-se dos que tramam mentiras e
de seus testemunhos.
* Descemos
e não descemos nos mesmos rios; somos e não somos.
* A harmonia
invisível é mais forte do que a visível.
* O caminho
da espiral sem-fim é reto e é curvo: é um e é
o mesmo.
* O caminho
para baixo e o caminho para cima é um e o mesmo.
* Deus
é dia-noite, inverno-verão, guerra-paz, saciedade-fome;
mas se alterna como o fogo quando se mistura a incensos, e se denomina
segundo o gosto de cada um.
* Não
se deve agir nem falar como os que dormem.
* O bem
pensar é a mais alta virtude; e a sabedoria consiste em dizer
a verdade e em agir conforme a Natureza, ouvindo a sua Voz.
* A todos
os homens é permitido o conhecimento de si mesmo e o pensamento
correto.
* Não
conjecturemos à-toa sobre as coisas supremas.
Heráclito,
filósofo pré-socrático, recebeu o cognome de
Pai da Dialética. Diógenes Laércio relata:
Heráclito, filho de Blóson, ou, segundo outra tradição,
de Heronte, era natural de Éfeso. Tinha uns quarenta anos por
ocasião da 69ª Olimpíada (504-501 a. C). Era homem
de sentimentos elevados, orgulhoso e cheio de desprezo pelos outros...
Encontrando-se no Templo de Ártemis, divertia-se em jogar com
as crianças e, acercando-se dele os efésios, perguntou-lhes:
— 'De que vos admirais, perversos? Que é melhor:
fazer isso ou administrar a República convosco?' Para
Heráclito tudo é movimento. Panta rhei era
sua máxima; significa tudo flui, tudo se move, tudo está
em devenir. O vir-a-ser – a mudança que acontece em todas
as coisas – é sempre uma alternância entre contrários:
coisas quentes esfriam, coisas frias esquentam, coisas úmidas
secam, coisas secas umedecem etc. Para Heráclito todas
as coisas são uma troca de Fogo e o Fogo uma troca de todas
as coisas. O Fogo é o elemento primordial de todas as
coisas, e o cosmos é um só e nasce do Fogo e de novo
é pelo Fogo consumido, em períodos determinados, em
ciclos que se repetem ad semper. Comentando esse entendimento,
escreveu Aristóteles em seu livro Do Céu: Concordam
todos em que o mundo foi gerado; mas, uma vez gerado, alguns afirmam
que é eterno e outros que é perecível, como qualquer
outra coisa que por natureza se forma. Outros, ainda, que, destruindo-se,
alternadamente é ora assim, ora de outro modo, como Empédocles
e Heráclito de Éfeso. Também Heráclito
assevera que o Universo ora se incendeia, ora de novo se compõe
do Fogo, segundo determinados períodos de tempo, na passagem
em que diz: 'Acendendo-se em medidas e apagando-se em medidas.'
Para Heráclito, a alma, sendo uma centelha da substância
estelar, é imortal; ao ocorrer a morte, a alma separa-se do
corpo e retorna à Alma Universal – ao homogêneo.
O único critério de verdade é a razão,
mas não qualquer tipo de razão, apenas a Razão
Comum e Divina.
Enfim, de uma maneira geral, o pensamento
heraclitiano tem por objeto a Natureza, e trata do Universo, do Estado
e da Religião, podendo-se inferir que:
a) a explicação para
todas as coisas encontra-se no interior de cada um;
b) o Fogo é a forma arquetípica
das coisas que compõem o cosmos possuindo a capacidade de tudo
dirigir; e
c) o mundo é formado por um
incessante conflito de opostos que se transformam constamente uns
nos outros;
PITÁGORAS
DE SAMOS
(Atingiu o acme de sua existência em 530 a. C.)
Há, de minha
autoria, um estudo sobre o pensamento pitagórico (Introdução
ao Pensamento Pitagórico) no endereço:
http://paxprofundis.org/livros/pitagoras/pitagoras.html
Pitágoras (cujo
nome significa o Anunciador Pítico – Pythios)
não deixou obra escrita; só no tempo de Platão
começaram a surgir os primeiros textos importantes, contudo
conjecturais. É aceito, entretanto, quase sem divergência,
como admite Rosana Madjarof, que Pitágoras nasceu em Samos,
entre 592 e 570 antes da nossa era; ou seja, naquele mesmo século
em que surgiram tantos grandes condutores de povos e criadores de
religiões, como foram Gautama Buda, Zoroastro (Zaratustra),
Confúcio e Lao Tsé.
De qualquer forma,
admitem os pesquisadores que três pontos regulam o pensamento
pitagórico: a) a idéia de que o Número é
o Primeiro Princípio (o Universo é harmonia e número);
b) a forma dualista da teoria dos opostos; e c) a descoberta de verdades
de ordem matemática. Dentre as doutrinas (ou princípios)
que eram examinadas em sua Escola de Crotona, Itália, na Magna
Grécia, as principais são: a) imortalidade da alma;
b) reencarnação; c) inexistência do novo; e d)
laço de parentesco entre todos os seres.
Atribui-se a Pitágoras
(ou aos pitagóricos) os seguintes axiomas:
* Com
ordem e com tempo encontra-se o segredo de fazer tudo e tudo fazer
bem.
* Ajuda
teus semelhantes a levantarem suas cargas, mas não as carregues.
* O que
fala, semeia; o que escuta, recolhe.
* Todas
as coisas são números.
* Pensem
o que quiserem de ti; faze aquilo que te parece justo.
* Educai
as crianças e não será preciso punir os homens.
* Anima-te
por teres de suportar as injustiças; a verdadeira desgraça
consiste en cometê-las.
* A melhor
maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar é
aproximar-se de Deus.
* A Evolução
é a Lei da Vida; o Número é a Lei do Universo;
a Unidade é a Lei de Deus.
TEOREMA DE
PITÁGORAS
Calcular a hipotenusa
de um triângulo retângulo sabendo que as medidas de seus
lados são três números consecutivos.
Solução:
(x + 2)2
= (x + 1)2 + x2
x2 + 4x
+ 4 = x2 + 2x + 1+ x2
x2 –
2x – 3 = 0
Resolvendo a equação
obtém-se: x = 3 e x = – 1.
x = –
1 deve ser recusado, pois não pode existir um valor negativo
para qualquer dos lados do triângulo retângulo. Logo:
Cateto menor: x =
3
Cateto maior: x +
1 = 3 + 1 = 4
Hipotenusa: x + 2
= 3 + 2 = 5
TETRACTYS
ALCMEÃO
DE CROTONA
(Deve ter alcançado o acme de sua
existência no início do século V a. C.)
* Das
coisas invisíveis e das mortais só os deuses têm
um conhecimento certo; aos homens só conjecturar é permitido.
* Os homens
morrem porque não podem unir o princípio ao fim.
* O homem
distingue-se dos demais (seres) por ser o único que compreende;
todos os outros (seres) percebem, mas não compreendem.
* Mais
fácil é proteger-se de um inimigo do que de um amigo.
Alcmeão é
considerado o fundador da Psicologia Fisiológica. Fez algumas
descobertas importantes nesse campo da Medicina (vivisseccionou animais
e dissecou cadáveres buscando no cérebro o segredo para
os diversos comportamentos humanos) tendo identificado as veias e
as artérias, e descobriu os canais de passagens que unem os
diferentes órgãos ao cérebro – os nervos.
Foi o primeiro a localizar no cérebro a sede das sensações.
Para ele, segundo Bernardino da Silva Moreira, os nervos ópticos,
que seriam ocos, levam a informação ao cérebro,
onde cada modalidade sensorial tem seu próprio território
de localização. Neilson Andrade de Paula informa que
o Filósofo foi o primeiro a caracterizar a saúde como
um equilíbrio no corpo humano de qualidades opostas –
como o frio e o quente, o úmido e o seco e o doce e o amargo
– e a admitir a doença como devida a um desequilíbrio
com predomínio de uma dessas qualidades opostas, baseando-se,
para isso, nas idéias de Pitágoras sobre o equilíbrio
baseado em proporções numéricas definidas. Já
Aracy Pereira Silveira Balbani, doutoranda do Curso de Pós-Graduação
da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da
Universidade de São Paulo afirma que os gregos acreditavam
que os seres vivos respiravam pelas orelhas, e o filósofo Alcmaeon
escreveu que o sopro da vida entra pela orelha direita, e o sopro
da morte, pela orelha esquerda. Alcmeão também
chamou atenção para as relações entre
os pensamentos, as emoções e o cérebro. Enfim,
Aristóteles informa: Alcmeão afirma a imortalidade
da alma por sua semelhança com o Ser imortal. E isso porque
concebe a alma em eterno movimento. E todos os seres divinos movem-se
eternamente: Lua, Sol estrelas e todo o céu.
|
— Harmonia —
Animação baseada em um
Azulejo de Roger Penrose |
Bibliografia
Básica
BORNHEIM, Gerd A. Os filósofos
pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, s. d.
KIRK, G. S. e RAVEN, J. E. Os
filósofos pré-socráticos. 2ª edição.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1982.
Páginas Web
e Websites Consultados
http://www.academiadelapipa.org.ar/heraclito_de_efeso.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito_de_%C3%89feso
http://greciantiga.org/fil/fil05d.asp
http://www.mundodosfilosofos.com.br/pitagoras.htm
http://www.exatas.com/matematica/pitagoras.html#ditos
http://descartes.cnice.mecd.es/4a_eso/
Ecuacion_de_segundo_grado/ecuacion.htm
http://www.epsilones.com/paginas/p-laboratorio-2.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcme%C3%A3o_de_Crotona
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S0102-79722001000200002
http://www.alziravelano.com.br/clinica_medica.htm
http://www.angelfire.com/sd2/erisea503/
http://ssdl-www.aero.kyushu-u.ac.jp/debris/
http://clendening.kumc.edu/dc/pc/a.html
http://www.edumed.org.br/cursos/neurociencia
/01/Monografias/historia-sna.doc
http://www.hcnet.usp.br/otorrino/arq5/cur.htm
http://www.internichebrasil.org/livro/artigokumar.htm
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/
bernardino/a-porta-e-a-chave.html
http://www.uwgb.edu/dutchs/symmetry/penrose.htm
Música de fundo:
Love Story Theme (Francis Lai)
Fonte:
http://www.elite.net/~gurpal/movie1.htm