A LUZ DA ALMA
(2ª Parte)

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar


Este conjunto de fragmentos se constitui da 2ª parte de um estudo que fiz da obra A Luz da Alma (Sua Ciência e Seu Efeito) – uma reflexão parafraseada e comentada dos aforismos de Yoga de Patanjali – tema recebido telepaticamente por Alice Ann Bailey do Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul (Mestre DK) – um Iniciado da Sabedoria Eterna – que solicita a quem o ler que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey por Ele telepatizados). Bem, eu facilitei muito o entendimento desta obra. Portanto, para uma compreensão mais concertada das explicações de Djwhal Khul, é necessário que ela seja estudada integralmente. Este estudo, na realidade, não passa de uma espécie de um modesto couvert.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Swami Vivekananda: O Caminho —› Repetição do OM e meditação sobre o seu significado.

 

Unificação:

 

 

 

 

Meta —› Conhecer o Mestre Interior e submeter a natureza inferior ao Seu controle.

 

Milênios ilusório-miraginais de vanidade!
Milênios ilusório-miraginais de astralidade!
Milênios
ilusório-miraginais de escurezas!
Milênios ilusório-miraginais de incertezas!

Um dia, meu Sol nasceu! A LLuz brilhou!
Então, eu disse:
Eu-sou o que Eu-sou!

.................................................................

Isto será uma concreção real para todos!
Que assim seja! Está feito! Está selado!
A.'. U.'. M.'.    A.'. U.'. M.'.    A.'. U.'. M.'.

 

O Bom Combate de Kurukshetra: Krishna – a [personalidade-]alma encorajando Arjuna o aspirante para manter um esforço constante e consistente.

 

Tempo Seqüência de modificações da mente.

 

 

Implodiram o petrolão
e deram fim na logração!
E amanhã? O que será?
Já arrumei meu macerá!

— Como terei um castelo
só com o verde-amarelo?
Ora, se eu não peculatar,
soboró mama no meu lugar!

Eu tenho que corromper
pra garantir o vir-a-ser!
Aqui, é como lá na FIFA:
se eu não bifar, outro bifa!

Só me aturde a Lava Jato.
Por isto, usurpo com recato.
Em Curitiba, faz muito frio,
e na PF é insulso o passadio!

Tenho pena de quem foi pego,
mas, quem mandou ser prego?
Quem é malandro não 'bobéia',
já dizia o macho alfa da alcatéia!

E assim, eu vou sonhando
e minha ilusão alimentando.
Quem, sem quiçá, pode afirmar
que no averno não irá parar?

 

A Consciência Espiritual Pura se desloca em direção ao Uno.

 

Os obstáculos para o conhecimento da [personalidade-]alma são: incapacidade corporal, inércia mental, dúvida, negligência, preguiça, paixão, percepção errada, incapacidade de atingir a concentração e impossibilidade de manter a atitude meditativa quando alcançada.

 

Sempre acontecerão dificuldades e até catástrofes quando se tenta despertar prematuramente os Centros e despertar o Fogo Serpentino. Antes de tudo, é preciso cumprir a Lei e os Mandamentos.

 

É absolutamente necessário que nos libertemos de qualquer autoridade imposta, seja um dogma teológico-religioso, seja uma indiscutibilidade positivístico-científica.1

 

 

 

Quando sua [personalidade-]alma tiver ultrapassado a floresta da ilusão, você não considerará mais o que deve ser ensinado nem o que foi ensinado.

Bhagavad Gita: Quando você já estiver apartado das ensinanças tradicionais, sua [personalidade-]alma permanecerá constante e firme na visão da Alma; em seguida, alcançará a união com a Alma.

 

Mentalidade instável: Tendência da mente de saltar de um objeto a outro.

 

 

 

 

A falta de entusiasmo e a debilidade moral-emocional do homem inferior (abismo entre a aspiração e a atuação) impedem que o ente se ponha à altura do conhecimento intelectual e da consecução da meta interna. O tempo passa e nada acontece!

 

Nossas percepções permanecerão equivocadas enquanto nos identificarmos com as formas, enquanto estivermos aprisionados pelas vidas inferiores da nossa consciência e enquanto nos recusarmos a nos apartar do aspecto material.

 

A clarividência é a habilidade de ver no Plano Astral, mas, por ser uma percepção inferior e errônea, é enganosa e se constitui na apoteose da ilusão. Todavia, a Visão Pura, por meio da Mente, conduz ao Conhecimento Puro, ou seja, Perfeita Compreensão das coisas da [personalidade-]alma (Sabedoria ou Gnose). Mas, só a Visão Espiritual (ou Verdadeira Percepção) – que ocorre no Plano Búdico ou Intuicional leva seu possuidor mais além dos níveis abstratos do Plano Mental (Sabedoria Pura). Com o desenvolvimento desta Visão, entra em atividade o Centro Alta Maior2 e se abre o Lótus de Mil Pétalas. Enfim, há a Visão Cósmica, cuja natureza é inconcebível para o homem.

 

Precisamos nos habituar a refletir com tudo com o que a nossa [personalidade-]alma entra em contato.

 

Para a natureza psíquica inferior, os resultados dos obstáculos (inverídica centralização ou inexata identificação) são: dores (Corpo Astral ou Emocional indevidamente polarizados), desespero (remorso produzido no Corpo Mental devido à natureza mental não regenerada), atividade corporal errônea (derivada de intensa atividade e/ou de enérgica busca por soluções ou por alívio) e direção ou controle equivocados das Correntes da Vida (efeito produzido no Corpo Etérico por transtornos internos). O uso indevido do Alento da Vida ou o uso impróprio do Prana são as causas de 80% das doenças físicas existentes. Os outros 20% derivam de a Força Vital ser mal direcionada através dos Centros. A solução para a maioria dos problemas que nos afligem está em viver ritmicamente e na cuidadosa organização da vida. Isto inclui, principalmente, o Amor e a Inofensividade.

 

 

Obstáculo
Solução
Incapacidade Corporal
Vida Sã e Saudável
Inércia Mental
Controle da Força Vital
Dúvida
Pensamento Centralizado
Desespero
Meditação
Preguiça
Autodisciplina
Inclinação Emocional Violenta
Análise Correta
Percepção Errônea
Illuminação

 

Nada será solucionado, se a Vontade não for aplicada de forma correta, persistente e intensiva.

 

Para que o homem possa entrar na posse da sua Herança Cósmica, as coisas velhas devem desaparecer.

 

 

 

 

Meta para todos nós —› Salto Quântico Espiritual das trevas para a LLuz e da morte para a Imortalidade.3

 

 

 

 

Prana ... Energia Vital ... Corpo Etérico ... Plano Físico.
Kama ... Desejo, Sentimento ... Corpo Astral ... Plano Astral.
Manas Inferior ... Mente Concreta ... Corpo Mental ... Plano Mental.
Manas Superior ... Mente Abstrata ... Corpo Egóico ... Plano Mental
.
Budi ... Intuição ... Corpo
Búdico ... Plano Búdico.
Atma ... Vontade Espiritual ... Corpo Átmico ... Plano Átmico
.
E o que corresponde ao Ilimitado e Imutável Princípio no Macrocosmo – a Mônada (em seu próprio Plano) – é o Sétimo Princípio. Entretanto, se considerarmos que Atma e a Vida Monádica não são Princípios, como admitia Subba Row (1856 – 1890), existem só Cinco Princípios.

 

Toda evolução é cíclica [e está em conformidade com a Lei do Triângulo].

 

Todas vidas configuram uma Unidade é há uma inter-relação entre todas as formas. A irmandade entre todas as coisas da Natureza é uma realidade cósmica.

 

As forças da Natureza ascendem pela coluna vertebral através dos Centros até a cabeça, em uma progressão geométrica específica. Ao homem só é recomendável lidar com os Centros depois de haver equilibrado sua vida e purificado sua natureza, de tal modo que, então, já não há mais perigo.

 

A chave de tudo é o desapego, e devemos, progressivamente, em nossa encarnação, assumir a posição de observadores. [Grifos meus.]

 

Meta  —›  Paz Gozosa.

 

Cada Centro deve ser desenvolvido mediante o uso da Palavra AUM.

 

 

Centros
Qualidades
Plexo Solar
Calor
Base da Coluna Vertebral
Fogo Kundalini
Ajna
Luz Illuminadora
Coronário
Luz Fria
Sacro
Umidade
Laríngeo
Luz Violeta
Cardíaco
Luz Radiante ou Magnética

 

 

No Centro do Chakra do Coração Mora Brahma.

 

No caminho ascensível do peregrino, a primeira coisa que se revela é a obscuridade. Em termos de Misticismo Ocidental, isto produz a Noite Negra da [personalidade-]alma.4

 

Meta  —›   Libertar-se das paixões, dos desejos e das cobiças, ou seja, libertar-se da natureza sensorial inferior. ---› Estabilidade mental (libertação dos apegos, dos objetos de desejo e das reações sensórias).

 

Não sonhamos apenas quando dormimos, mas, também, quando estamos imersos em qualquer percepção sensorial [miragem ou ilusão], seja de prazer ou de dor, experimentando-a no Corpo Astral ou Emocional. Há, também, um estado superior de consciência no sonho, no qual entra em jogo uma faculdade de outro tipo, que podemos chamar de imaginação, carreando sua própria forma conhecimento. A imaginação implica certos estados mentais, como, por exemplo: 1º) recordação de coisas que foram conhecidas, tais como certos estados de consciência; 2º) antecipação de eventos que poderão ser previstos; e 3º) visualização de determinadas condições específicas. Para o Ocultista, a vida no Plano Físico é apenas um sonho.

 

 

 

No estado de Samadhi [meditação completa], o Adepto poderá participar inteligentemente do grande esquema de evolução.

 

Nenhum filho de Deus poderá receber uma Iniciação Maior, se não conseguiu uma certa medida de paz psíquica.

 

O átomo é como Deus; Deus é como o átomo.

 

É manifesta e indiscutível verdade oculta que, quando o homem conhece a si mesmo, de acordo com a grande Lei da Analogia, chega a conhecer Deus. Este conhecimento compreende cinco grandes aspectos: forma, componentes da forma, forças, grupos e energia (que tem a ver com a Natureza do Espírito e é o Poder Motivador de todos os grupos). Através destas cinco apreensibilidades, o homem alcança a Maestria, já que a Sabedoria, seqüentemente, implica em: Aspiração —› Estudo e Investigação —› Experimentação —› Descobrimento —› Identificação —› Compreensão ou Entendimento.

 

 

 

 

Você já reparou que o infinitamente pequeno [um Bóson de Higgs, por exemplo] está, relativamente, tão distante como o infinitamente grande [uma galáxia, por exemplo]? Mas, para um Adepto, estas distâncias inexistem! Nós é que precisamos de microscópios, de telescópios, de giroscópios, de endoscópios, de espectroscópios e de outros ópios!

 

O perfeito vidente vê e constata que sua [personalidade-]alma e as [personalidades-]alma do átomo e do Sistema Solar são idênticas.5

 

Para que haja compreensão, conhecedor (perceptor) e conhecido (coisa a ser percebida) deverão se tornar um, ou seja, deverá acontecer identificação do conhecedor com aquilo dentro de si mesmo que é análogo à [personalidade-]alma dentro da forma a ser conhecida. Este é o significado oculto das palavras da Epístola de São João: Nós seremos semelhantes a Ele, porque O veremos como Ele é.

 

Quando, no Plano Astral ou Emocional, o conhecedor usa de maneira errônea os poderes inferiores da clarividência e da clariaudiência, a serpente no jardim é revelada.6

 

Meta —› Tornarmo-nos um com o Deus de nossos Corações e com o Deus dos Corações de todas as existências sub-humanas, humanas e ultra-humanas.

 

 

Entrei no Coração de um átomo,

e vi que seu Deus era idêntico ao meu!

Entrei no Coração de uma pedra,

e vi que seu Deus era idêntico ao meu!

Entrei no Coração de uma planta,

e vi que seu Deus era idêntico ao meu!

Entrei no Coração de um bicho,

e vi que seu Deus era idêntico ao meu!

Entrei no Coração de um homem,

e vi que seu Deus era idêntico ao meu!

Entrei no Coração de um anjo,

e vi que seu Deus era idêntico ao meu!

Entrei no Coração do Universo,

e vi que seu Deus era idêntico ao meu!

 

 

 

A Idéia —› A Causa por trás da Forma.
A Palavra
—› O Som que produz a Forma.
O Objeto
—› A Forma produzida pelo Som.

 

 

 

Em a Natureza, todas as coisas são tríplices.

 

Som  —›  Forma.

 

No Trabalho Mágico Criador, o Adepto começa de dentro – procurando conhecer a Idéia que corporificará em uma Forma. Então, emite certas Palavras ou Sons, atraindo certas Forças que produzem (por interação) uma Forma de determinado tipo. Quanto mais elevado for o nível no qual o Adepto opera, mais elevadas serão as Idéias que capta e mais simples ou sintéticos os Sons que emite.

 

 

 

 

Calma! Sempre! Agora!
Paciência rende a Hora!
Pax! Summum Bonum!
             
OM MANI PEME HUM!

 

 

O perceptor treinado pode entrar na consciência dos átomos que compõem qualquer forma tangível e penetrar na consciência das energias que produzem o corpo objetivo. E, com o tempo, poderá estabelecer contato com a Consciência da Grande Vida responsável pela Palavra Original [e Originante].

 

Contemplação pura desprovida de formas e de pensamentos = Entrar no Reino das Idéias e das Causas.

 

A Grande Força Amor (ou Atração) é a causa das coisas sutis, veladas pelas coisas externas.

 

 

Gota Nuclear
(Força Atrativa)

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Talvez, a mais absurda indiscutibilidade positivístico-científica seja o Big Bang ou a Grande Expansão – Teoria Cosmológica dominante do desenvolvimento inicial do Universo. Um padre cosmólogo disse que foi a assim, e, pronto, acabou-se. É assim! Só que não é! Ora, mas, o matemático e astrônomo grego Claudius Ptolomeu (90 – 168 d.C.) também não disse que a Terra estava paradinha no centro do Universo com os corpos celestes, inclusive o Sol, girando ao seu redor? Bolas! Nem a Teoria da Relatividade é a última palavra em termos de Física! Você lembra do limbo? Pois é; já era! Era Centro Cardíaco; hoje, é Centro Coronário!

Coisas entram, coisas saem...
Coisas sobem, coisas caem...
Coisas brotam, coisas morrem...
Coisas param, coisas correm...
Coisas pintam, coisas somem...
Coisas instam, coisas cedem...
Coisas deixam de ser coisas...
Coisas se comutam em coisas...
Já, dilatação; depois, contração...
Tudo se altera na preservação!

 

2. O Centro Alta Maior se encontra na parte de trás da cabeça, na protuberância do pescoço, seu local de entrada na cabeça, tendo o dom de levar visão intuitiva à consciência.

3. Em Física e em Química, um salto quântico acontece quando uma partícula ganha energia. No caso de um elétron, ao ganhar energia, seu movimento se acelera, levando-o a se afastar do núcleo e a mudar de nível (conforme mostra a animação en flash). Na verdade, nesta obra que estamos estudando, Djwhal Khul não usou o conceito de salto quântico; fui eu que o introduzi. Observe que, neste caso – Salto Quântico Espiritual – o elétron (que simboliza nossa personalidade-alma), ao ganhar energia, passa a se mover no sentido anti-horário, estando de acordo com o ensinamento esotérico da mudança meritória e esforçada da experiência na Cruz Comum, Cruz Mutável, Cruz da Experiência Mutável e Adquirida, Cruz das Vidas Mutáveis ou Cruz do Renascimento (Crise da Encarnação) para a experiência da Cruz Fixa ou Cruz da Transmutação (Crise da Reorientação). Consulte, por favor, o texto Astrologia Esotérica (2ª Parte):

http://paxprofundis.org/livros/ae1/ae.htm

4. Muitos místicos ocidentais abordaram este tema de diferentes maneiras, todas em conformidade com as experiências pessoais que vivenciaram nesta fase da ascensão espiritual. Santo António de Lisboa, por exemplo – que pode ser tudo o que quisermos, menos um santo casamenteiro – em sua Doutrina Mística, se referiu à Noite Negra como processo necessário à purificação e preparação da personalidade-alma para atuar em um plano mais elevado de consciência. Neste sentido, o Santo se referiu à Noite como a obscuridade dos místicos – mysticorum obscuritas. A Noite não tem, ordinariamente, a duração da noite física. A Noite tem começo (Conticínio), meio (Meia-noite) e fim (Aurora), e o tempo de duração é individual, podendo durar várias encarnações. Durante sua manifestação, a Noite tem e traz conseqüências terríveis, dentre as quais o Santo apontou: privação da luz da razão; o ser se torna frágil e o conhecimento adequado de nada adianta; o Eu Interior fica em trevas e o homem é tentado a tudo abandonar (trevas da consciência): a claridade tentadora da prosperidade mundana entenebrece a alma e se transmuda em caligem da morte; a Noite é um amplo campo de adversidade em que a [personalidade-]alma anda às apalpadelas, sem consciência de si mesma. A Noite é, pois, uma etapa da reintegração (regeneração) do homem à sua imaculada, cósmica e divina origem. E, neste aprendizado necessário e profícuo, terá que eliminar, minimamente, a soberba do coração, a lascívia da carne, a avareza do mundo, a ira, a vanglória, a inveja e a gula, que compõem as sete violações capitais enunciadas na Teologia Católica. Eu resumiria tudo isto dizendo que, quando a Noite ataca pra valer e se manifesta em toda a sua intensidade, a vontade que dá é desistir de tudo, porque, neste particular momento da vida, nada é mais chato do que as prescrições místicas, a senda da espiritualidade e a luta pela imortalidade. Há muitos anos publiquei um textinho sobre o pensamento de Santo António de Lisboa. Se você quiser dar uma conferida, o endereço é:

http://paxprofundis.org/livros/filosofiaportuguesa2/filosofiaportuguesa2.html

5. [Personalidades-]alma idênticas não quer dizer que sejam [personalidades-]alma iguais. O conceito místico-esotérico de que somos todos um não quer significar que sejamos todos iguais. Nem os gêmeos bivitelinos (ou fraternos ou dizigóticos ou multivitelinos, pois, são formados a partir de dois óvulos), nem os gêmeos idênticos (ou monozigóticos ou univitelinos, pois, possuem o mesmo genoma) e nem os gêmeos xifópagos (ou siameses, pois, são formados a partir do mesmo zigoto) são iguaizinhos. Portanto, nem os Santos Cosme e Damião, que eram gêmeos, médicos e cujos nomes verdadeiros eram Acta e Passio, foram ou são iguais. O que há, como explica o Mestre DK, é uma identidade no funcionamento da Lei que mantém os elétrons unidos em torno do núcleo atômico e os planetas em suas órbitas em torno do Sol. Por isto, nada é mais útil para compreendermos o funcionamento das coisas do que a Lei da Analogia. Para concluir, digamos assim: as impressões digitais cósmicas de todas coisas são diferentes. Da mesma forma que o Cristo não é a mesma coisa que o Mestre Jesus, não há duas impressões digitais iguais. Este é mais um argumento em favor da impossibilidade de existirem almas gêmeas. A propósito, repetindo o que já escrevi diversas vezes, Ralph Maxwell Lewis (1904 – 1987), segundo Imperator da Ordem Rosacruz – AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis) para a Jurisdição Internacional das Américas, Comunidade Britânica de Nações, França, Alemanha, Holanda, Suíça, Suécia e África deste segundo Ciclo Iniciático no Ocidente, de 1939 à 1987, ensinou: A fantasia de uma ‘alma gêmea’ é um conceito contrário à religião instituída, à metafísica fundamental e à filosofia mística.

 

 

 

 

6. Aqui, não posso deixar de comentar que é preciso ter muito cuidado com as projeções psíquicas (astrais) que fazemos. Há pessoas que têm facilidade para realizar projeção astral, e é possível que, eventualmente, admitam que o que vêem ou o que viram seja o que na realidade não é. Portanto, não esqueçamos: poder psíquico é uma coisa; desenvolvimento místico-espiritual é outra bem diferente. Então, isto pode ser resumido da seguinte forma: ter poder psíquico não significa que a pessoa seja desenvolvida espiritualmente, mas, certamente, uma pessoa espiritualmente desenvolvida é psiquicamente poderosa. Enfim, seja lá o que fizermos haverá de ser educativamente compensado. Como adverte Djwhal Khul, só aprendendo a discriminar corretamente e a usar a mente como sexto sentido conheceremos a qualidade subjetiva ou a Verdadeira Vida.

 

Música de fundo:

Concerto de Aranjuez (Adágio, 2º movimento)
Compositor: Joaquín Rodrigo
Interpretação: Miles Davis

Fonte:

http://redmp3.me/5963927/miles-davis-concerto-de-aranjuez.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.nerdylorrin.net/jerry/politics/Nuke/

https://de.wikipedia.org/wiki/Om_mani_padme_hum

http://mantra.umbrellasoft.nl/

http://amitaba.republika.pl/mantry.html

http://www.ocultura.org.br/index.php/Adeptus_Major

http://www.kurzweilai.net/mind-uploading-
featured-in-academic-journal-for-first-time

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cosme_e_Dami%C3%A3o

https://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAmeos

http://www.twenga.com.br/laranjeira.html

http://cantinhodaprofally.blogspot.com.br/
2012/09/experiencia-pe-de-feijao.html

http://community.wolfram.com/groups/-/m/t/418720

http://americanguncase.com/?cat=49&paged=4

http://www.rantchic.com/2014/02/16/20-pictures-that
-will-make-you-wish-it-was-spring-break-right-now/

https://airondesigner.wordpress.com/
vetores/desenho-bunda/

http://carpenternaturecenter.org/support-cnc/wish-list/

https://en.wikipedia.org/wiki/Tallapragada_Subba_Row

https://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_qu%C3%A2ntico

http://www.gifs-animados.es/gifs-imagenes/relampago/
gifs-animados-relampago-0016610-370345/

http://photobucket.com/images/animated%20skull#/images/ani
mated%20skull?&_suid=1439172706500032442459301646553

http://nipclub.blogspot.com.br/2011_05_01_archive.html

http://www.wallpaperhere.com/beautiful_house_42241

http://www.3drivers.com/catalog/324/6591/

http://dharmadhannyael.blogspot.com.br/2012
/12/chakra-da-garganta-alta-maior-esoterico.html

http://www.scienceandmathacademy.com/
academics/srt2/student_work/gif.html

http://cliparts.co/clipart-head

http://heavy.com/social/2013/03/10-black-and-
white-animated-gifs-that-will-blow-your-mind/

http://www.consciouslivingfoundation.org/ebooks/Span
14/Bailey%20Alice%20-%20Luz%20del%20Alma.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.