ASTROLOGIA ESOTÉRICA
(2ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo, apocopado, incompleto e meio complicado, se compõe da 2ª parte de um conjunto de fragmentos garimpados na obra monumental Astrologia Esotérica – na verdade, uma Astrologia de transição – de autoria de Alice LaTrobe Bateman, mais conhecida como Alice Ann Bailey (16 de junho de 1880 – 15 de dezembro de 1949), uma pesquisadora e escritora teosófica inglesa, que publicou diversas obras no campo da psicologia esotérica e da cura, além de temas filosóficos, religiosos e astrológicos, algumas, como a presente, em co-autoria com o Grande Instrutor Espiritual Mestre Djwhal Khul (DK), também conhecido como O Tibetano. Neste sentido, pode-se dizer que Alice Bailey foi um instrumento de decodificação das Leis Universais.

 

Esta obra, em si, segundo a autora, não é propriamente um tratado sobre Astrologia, mas, sim, um estudo sobre os Sete Raios, suas equivalentes e correspondentes energias, os efeitos produzidos pela energia de cada Raio e a interação destas energias e os seus efeitos sobre as diversas forças planetárias, particularmente as da Terra. Enfim, acredito que este texto baileyriano irá aclarar diversos pontos que não foram abordados por mim em estudos anteriores. Aprendi muito com ele. Espero que ele também possa ser útil para você, pois, troquei em miúdos o que pude captar. Por outro lado, acho até que esta obra poderia ter como subtítulo, o que não ficaria nada mal, A História Secreta da Humanidade.

 

Seja como for, todos nós devemos ter sempre em mente que cada ser-humano-aí-no-mundo é o senhor absoluto do seu destino, destino este – florido, espinhoso ou mais ou menos uma coisa e outra – que deve ser entendido como inexorável manifestação educativa (compensação ou retribuição) do conjunto de efeitos derivados de causas produzidas (Lei da Causa e do Efeito). O dramma (atto) irresponsabile e o divertimento giocoso permanente cobrarão seu preço e produzirão conseqüências restauradors. Ah, che bel vivere, che bel piacere, per un barbiere di qualità!

 

Enfim, os astros inclinam, e, digamos assim, até dão os seus pitacos, mas, não determinam nem obrigam xongas! Uma palavrinhra define isto: livre-arbítrio. Ora, de que serviria a encarnação se, volitiva e conscientemente, não pudéssemos modificar, obstar e chegar a ter domínio efetivo sobre as influências subordinantes de quaisquer entidades – físicas ou não-físicas, microscópicas ou macroscópicas, perceptíveis ou imperceptíveis – existentes no espaço sideral (Universo)? Afinal, in potentia, somos ou não somos Deuses? AUM... RAH... MAH... HUM...

 

Quanto ao pecado... Bem, o tal do pecado nada mais é do que insabidade! Quando compreendermos plenamente e decifrarmos completamente a Santa ShOPhIa – que não será nem plenamente nem completamente compreendida nem decifrada – acho que não pecaremos mais. Pelo menos, não tanto. Eu, que admito que isto tenha este desenho e que não tenho medo de nada, levo uma vantagem extraordinária sobre a maioria das pessoas: cada vez que eu cedo à tentação e peco, e não são poucas as vezes que escorrego e caio, me torno mais humilde, mais sensato e mais previdente. E a última coisa que me passa pela cabeça é receber o perdão de qualquer um desses deuses-aí criados pelos seres-humanos-aí-no-mundo, que, ao invés de cuidarem de si e dos seus labéus, adoram fabricá-los e, a todo transe, tentam impô-los aos outros. Você já reparou que há deuses de todas as cores, de todos os sabores e para todos os gostos? Escolher um para acreditar e adorar é a coisa mais fácil do mundo.

 

Bem, finalmente, para concluir esta introdução, ainda que este estudo possa ser um pouquinho difícil de ser compreendido, uma coisa você concluirá com facilidade, e que é realmente importantíssima: tudo é e está associado, interligado, interconectado. O Cósmico – que é uma bolota sem partes e indivisível – é regulado pela Unidade e pela interdependência de e entre todas as coisas; nada atua independentemente. Uma parte do nosso inferno pessoal é acharmos que somos auto-suficientes e absolutamente autonômicos. Não somos. Nem uma coisa nem a outra.

 

 

 

Inferno Pessoal

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Quando as condicionantes forças planetárias, as energias em expansão do Signo do Sol e a tendência impulsora da energia do Signo Ascendente são controladas e dirigidas pelo Homem Espiritual Illuminado, a [personalidade-]alma está próxima de sua libertação.

Planetas não-sagrados: Sol (ocultando um planeta), Lua (ocultando um planeta), Terra, Marte e Plutão. Depois da Quinta e Última Iniciação, os planetas não-sagrados não mais produzem efeito sobre o ser-humano-aí-no-mundo.

Simbolicamente, o ser-humano-aí-no-mundo é uma estrela de cinco pontas.

 

 

 

A resposta às realidades superiores e qualidades reveladas e tornadas possíveis pelo impacto das energias dos Signos Zodiacais depende, em parte, da decrescente influência dos planetas para manter sujeitado o aspecto-consciência do ser-humano-aí-no-mundo.1

Nosso Sistema Solar tem uma dualidade intrínseca (Amor – Sabedoria) – dualidade que aparece em toda a história da evolução – e a principal tarefa de cada ser-humano-aí-no-mundo é [tentar] regular [harmonizar] os pares de opostos.

 

 

 

 

Nos três planos do desenvolvimento humano, a reconciliação avança paulatinamente: 1º) no Plano Físico – pela fusão das forças densas e etéricas (Senda da Purificação); 2º) no Plano Astral – pela resolução dos pares de opostos (Senda do Discipulado); e 3º) no Plano Mental – pela visualização do Anjo da Presença2 pelo Morador do Umbral (Senda da Iniciação).

O Princípio da Dualidade existe em todas as coisas. Consiste de um dualismo cambiante, dependente de onde é posta a ênfase, porque este dualismo está presente até mesmo na última e definitiva Iniciação, nas fases posteriores do processo evolutivo e no reajuste das relações da forma, mas, não está presente na consciência do Discípulo de grau avançado.

O que é verdadeiro para um ser-humano-aí-no-mundo também é para toda a Humanidade, para o Logos Planetário da Terra, para todos os Logos Planetários e para o Logos Solar.3

O ser-humano-aí-no-mundo é uma mistura de Três Fogos: Elétrico (Senda da Iniciação), Solar (Senda do Discipulado) e por Fricção (Senda da Evolução [Reintegração]).

 

 

 

 

Assim como um ser-humano-aí-no-mundo pensa assim ele é.4

O Espírito da Terra é para o seu Logos Planetário o que, por exemplo, o caráter individual e moral (ou natureza-forma) é para a [personalidade-]alma do ser-humano-aí-no-mundo.

Como está expresso no Antigo Comentário, no caminho probatório, buscando a Luz e lutando através dos Signos, o ser-humano-aí-no-mundo vira da direita para a esquerda e da esquerda para a direita, gira de forma errática sobre o eixo dos desejos e não sabe para onde ir ou o que fazer. O céu escurece.

Triângulo-consciência da Humanidade: Câncer + Leão + Aquário.

Em Peixes, o ser-humano-aí-no-mundo se torna um ativo salvador mundial.5

As ilusões pessoais de qualquer ser-humano-aí-no-mundo são devidas à sua polarização preferencial no Plano Astral. (Até eu gostei da animação em flash do carequinha aí embaixo).

 

 

Eu adoro uma ilusãozinha!
Na verdade, não passo sem ela!

 

 

Há 21.688.345 anos [considere que este livro foi escrito há mais ou menos um século], quando o Sol estava em Leão, aconteceu a individualização e apareceu o Quarto Reino da Natureza [o Reino Humano]. O processo, que teve início no Plano Físico e produziu acontecimentos físicos externos, levou cerca de 5.000 anos para amadurecer. Quando teve lugar a crise final da individualização, o Sol estava, então, em Gêmeos, origem do simbolismo dos Dois Pilares – [Boaz e Jachin (pronuncia-se Jaquim)] – na Maçonaria, e a porta se fechou [temporariamente] para o Reino Animal.

 

 

Templo de Salomão

Imagem de uma tigela de vidro do século III
que retrata o Templo de Salomão. Boaz e
Jaquim são os Dois Pilares destacados em negro
mostrados em ambos os lados dos degraus da entrada.

 

 

As constelações e os planetas que regem as pessoas podem ter e têm um efeito sobre a massa e outro sobre o ser-humano-aí-no-mundo comum [individual], e um terceiro efeito sobre o Discípulo ou o Iniciado, pois, vivem centrados acima do diafragma.6

À medida que o ser-humano-aí-no-mundo evolui, se aperfeiçoa continuamente seu mecanismo de resposta ou seus veículos de consciência. Portanto, suas reações às influências planetárias e às energias das diferentes constelações mudam com igual persistência.

Os Discípulos que estão na Senda do Discipulado são fortemente influenciados por Mercúrio e por Saturno: um traz Illuminação, o outro oferece oportunidades.

Nas várias Iniciações, a influência dos planetas afeta o candidato de maneira completamente diferente da anterior. Ciclicamente, as energias provenientes das constelações afluem através dos centros planetários.

Na Primeira Iniciação, o Discípulo deve lutar contra as forças cristalizadoras e destruidoras de Vulcano e de Plutão. Na Segunda Iniciação, o Discípulo está sujeito à influência de Três Planetas – Netuno, Vênus e Júpiter – e os Três Centros – Plexo Solar, Cardíaco e Laríngeo – estão ativamente implicados. Na Terceira Iniciação, a Lua (velando um planeta oculto) e Marte criam um conflito terrível, mas, eventualmente, o ser-humano-aí-no-mundo é libertado do controle da ilusão. Na Quarta Iniciação, Mercúrio e Saturno novamente provocam grandes conflitos. Na Quinta e Última Iniciação, Urano e Júpiter aparecem e produzem uma organização benéfica de todas as energias. Quando esta organização estiver concluída, será possível ao Iniciado se evadir da Roda e, então, realmente poderá efetivamente Viver. Entretanto, durante todo este tempo, a energia do Sol (ocultando um Planeta Sagrado até agora desconhecido) chega firme e persistentemente ao ser-humano-aí-no-mundo através do Anjo Solar.

 

 

Atual Ciclo Astrológico Mundial

 

 

25.000 anos, do ponto de vista da Humanidade, é um processo lento e laborioso. Do ângulo da visão interior, é uma peregrinação pela Senda da Vida que dura apenas um breve momento.7

A Ciência dos Triângulos (herdada dos tempos da Atlântida, mas, que deve ser atualizada) subjaz em toda dedução astrológica, bem como nos Centros do corpo humano. A Ciência dos Triângulos é a Base Esotérica da Astrologia.

 

 

12   3
13    4

 

 

A Doutrina da Trindade (micro e macrocósmica) é a Base Esotérica do Ocultismo.

Aquário é o Signo de Serviço mundial.

Só captando o universal é possível compreender o particular.

 

 

Akhnaton e Nefertiti

Akhnaton e Nefertiti

 

Um momento de Crise —› Um período de Polarização —› Um novo impulso na Trajetória progressivo-ascensional. Crise, Polarização e Trajetória são a base da Lei Cíclica Triangular que rege o Processo Evolutivo.

 

 

Caminho da Grande Ilusão: de Áries a Touro, via Peixes. Libertação: de Áries a Peixes, via Touro. Assim se inverte o processo comum, e o ser-humano-aí-no-mundo se reorienta e "enfrenta o Oriente", segundo se diz esotericamente. Grandes s(er)ão as provas que cada Discípulo oportunamente sofrerá, quando inverter a direção da roda da vida.

O Leão precisa ser domado para que o Segredo da Esfinge possa ser revelado.8

As Três Cruzes do Gólgota são símbolos bíblicos das Três Cruzes Astrológicas: 1ª) Cruz Comum, Cruz Mutável, Cruz da Experiência Mutável e Adquirida, Cruz das Vidas Mutáveis ou Cruz do Renascimento (Crise da Encarnação); 2ª) Cruz Fixa ou Cruz da Transmutação (Crise da Reorientação); e 3ª) Cruz Cardinal ou Cruz da Transcendência [Fundamental] (Crise da Iniciação). Nesta terceira e última Cruz, a vida do ego, a vida na forma e a vida planetária já não mais controlam o ser-humano-aí-no-mundo. [O mau ladrão – Gestas – representa a Cruz Mutável. O bom ladrão – Dimas – manifesta a Cruz Fixa. Jesus – o Cristo – simboliza a Cruz Cardinal.]

Cruz Cardinal ‹—› Aries. Cruz Fixa ‹—› Escorpião. Cruz Comum ou Mutável ‹—› Peixes. As influências destes três Signos produzem as Três Mortes necessárias (Morte da Forma, Morte da Personalidade e Morte de todas as influências que sujeitam o ser-humano-aí-no-mundo à roda de nascimento).

Morte pelo Fogo, Morte pela Terra pela Morte pela Água e Iniciação ou Libertação pelo Ar. Libertação. Renúncia. Iniciação.

A primeira encarnação de todo ser-humano-aí-no-mundo teve lugar no Signo de Câncer – o qual tem sido reconhecido ao longo dos tempos como "a Entrada para a vida de quem deverá conhece a morte" – bem como a Constelação de Capricórnio é considerada como sendo uma outra Porta, esotericamente chamada de "a Entrada na Vida dos que não conhecem a morte."

Senda Comum de Evolução —› Senda do Discipulado. Só depois da Terceira Iniciação, o ser-humano-aí-no-mundo ascenderá à Terceira Cruz.

Nos Números 7, 7 e 2 (7 + 7 + 2 = 16) reside o Mistério do nosso Processo Evolutivo. [Observe que 16 1 + 6 = 7]. Os Sete Espíritos Planetários se manifestam através dos Sete Planetas Sagrados [Vulcano, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Netuno e Urano].

 

 

 

 

Os planetas que governam o ser-humano-aí-no-mundo comum ou não evoluído não influenciam o Homem Espiritual e o Discípulo.

Um dia, todos nós faremos parte do Conclave de Shamballa, que, com a Humanidade e a Hierarquia, é um dos três centros no mundo.

Todas as [personalidades-]alma, como entidades individuais, vêm pela primeira à encarnação humana no Signo de Câncer, emergindo como entidades mentais no Signo de Áries (que desperta a vontade de chegar ao mais inferior, e, ali, controlar, conhecer totalmente e enfrentar todas experiências, segundo reza um Antigo Enunciado), como entidades emotivas no Signo de Touro e como entidades vitais no Signo de Gêmeos, tomando, então, forma física em Câncer.

Segundo a Doutrina Secreta, a matéria é o veículo para a manifestação da [personalidade-]alma neste plano de existência; a [personalidade-]alma é o veículo para a manifestação do Espírito em um Plano Superior; os três – matéria, [personalidade-]alma e Espírito – são uma trindade sintetizada pela Vida, que compenetra a todos.

 

 

 

 

Em Capricórnio, o ser-humano-aí-no-mundo chega ao máximo de sua ambição pessoal ou se converte em um Iniciado, conquistando seu objetivo espiritual.

O Sol está vinculado ao planeta oculto Urano e a Lua está vinculada ao planeta oculto Vulcano.

O Nascimento do Cristo Individual [plena realização e consciência integral do Deus Interior] tem lugar em Capricórnio —› Segundo Nascimento.

Em Libra, deveremos decidir se continuaremos como é comum e de acordo com o costume ou se inverteremos a roda, para passar através da Terra Ardente —› rumo à Libertação.

Equilíbrio dos Raios: 1 ‹—› 7, 4 ‹—› 6,

O Iniciado, em sua esfera de influência, emprega a Cruz Cardinal como Signo Condicionante para auxiliar a Humanidade a se libertar da Cruz Fixa.

Conflito Interior + Desvanecimento da Ilusão —› Illuminação da Mente Inferior + Harmonia.

 

 

Desvanecimento da Ilusão

 

 

A forma está atada à Roda da Vida girando da direita para a esquerda (de Áries para Touro, via Peixes), mas, a [personalidade-]alma está ligada à Roda da Vida girando da esquerda para a direita, de Áries para Peixes, via Touro. Este movimento antagônico constitui o "girar sobre si mesmo" (como está expresso na Bíblia).

 

 

 

 

Consciência de si-mesmo —› Consciência de grupo.

Meta(s) do Processo Evolutivo [Regeneração + Reintegração] —› Latência se tornar Factibilidade e Fusão Alquímica da meia-noite com o meio-dia.

Originariamente, as mentes encarnantes, os seres humanos e os Anjos Solares vieram de Vênus.

Saturno é o Senhor do Karma – o impositor da retribuição. O poder de Saturno termina totalmente e seu trabalho fica realizado quando o Homem Espiritual se liberta do karma ou do poder educativo das duas Cruzes: a Cruz Comum ou Mutável e a Cruz Fixa. Esotericamente, Saturno não pode seguir o Homem Espiritual até a Cruz Cardinal.

A Mente e o Coração devem estar coordenados e devem ser postos em atividade quando ocorrer a Grande Reversão.

Quatro Palavras [Estágios Progressivos] que marcam as mudanças na Senda da Evolução ou progresso da [personalidade-]alma ao redor da Grande Roda: Recriação, Regeneração, Reorientação e Renúncia (a tudo por amor à Humanidade). Então: Plena Liberdade nos Sete Sistemas Solares!

O Verdadeiro Sol sob o qual nossa vida planetária atuará eventualmente e ao qual responderá é o "Coração do Sol". No futuro, continuaremos a responder às influências que recebe(re)mos do Sol físico, porém, as atividades da vida e as experiências subjetivas do Homem Interior serão condicionadas pelas energias que promanam do "Coração do Sol".

À semelhança da Trindade, a natureza do Sol é tríplice: 1ª) o Sol Físico exerce influência sobre a Cruz Comum ou Mutável: 2ª) o "Coração do Sol" exerce influência sobre a Cruz Fixa; e 3ª) o Sol Central Espiritual exerce influência sobre a Cruz Cardinal.

Número 10 Número da Perfeição.

 

 

Tetraktys a Perfeição

 

 

Vulcano, Urano, Netuno e Plutão não regem Signos; apenas têm afinidade com eles.

De maneira geral, o plano e o propósito da Divindade são muito diferentes do que supomos, os quais se baseiam na nossa formulação de uma Divindade que é o produto de nossos processos mentais, do idealismo fervoroso e do intento de interpretar Seus Propósitos Ilimitados em termos das nossas limitadas condições. O mecanismo da divina percepção ainda não foi desenvolvido pela família humana, e apenas é utilizado, em certa medida, pelos Iniciados do Terceiro Grau.9

[Personalidade-]alma e natureza-forma estão ligadas pelo Sutratma – Cordão Prateado – que as mantêm interconectadas entre si durante todo o ciclo de vida manifestada.10

A Morte Final [Morte Iniciática] descativa a [personalidade-]alma da natureza-forma, e o Aspecto Vida se libera totalmente da forma —› inversão da Roda.

 

 

Essencialmente, todos nós somos Vidas Divinas.

Uma Vida de Serviço e a intenção orientada para ela constituem a forma científica para conseguir a Liberação. Portanto, só transformando servidão em Serviço nos libertaremos dos ciclos encarnativos compulsórios.

Na Terceira Iniciação, as energias provenientes da Cruz Cardinal começam a estimular o ser-humano-aí-no-mundo, e produzem um incentivo mais persistente do que as duas outras Cruzes (Comum ou Mutável e Fixa).

O processo de evolução-reintegração se caracteriza pelo desvanecimento da luz da natureza-forma e o conseqüente e paralelo avigoramento da LLuz da [personalidade-]alma. O Cristo, embora ainda não nascido, está presente na matriz. E quando Ele nasce, as aspirações egoístas e os experimentos macabros do ser-humano-aí-no-mundo não-evoluído dão lugar ao Altruísmo do Discípulo Illuminado e Intuitivo. Como está escrito em um Antigo Livro, "o mar já não existe mais, e o peixe não morre mais".

As repetidas encarnações e as diferentes experiências educativas vivenciadas nos diversos Signos levam à expansão sucessiva e contínua de consciência.11

Na história bíblico-simbólica de Jonas e do grande peixe [em grego, këtos], Jonas representa o Cristo Oculto prisioneiro, e o grande peixe figura como símbolo do processo educativo-escravizante da [personalidade-]alma na encarnação.

A Libertação da [personalidade-]alma é um processo educacional paulatino, que envolve a Transmutação: 1º) da natureza inferior em manifestação superior; 2º) dos poderes psíquicos inferiores em faculdades espirituais superiores (por exemplo: da negatividade em controle positivo, da medianimidade em ação mediadora consciente, da clarividência em percepção espiritual, da clariaudiência em telepatia mental e inspiração, do instinto em intelecto, do egoísmo em altruísmo divino, da aquisição em renúncia, da autopreservação em serviço desinteressado ao mundo, da autopiedade em misericórdia, simpatia e compreensão divinas); 3º) da inibição espiritual em expressão anímica e sensibilidade mental); 4º) da dedicação às necessidades do ego em devotamento e resposta às necessidades da Humanidade; 5º) do apego em desapego da forma.12

Tudo o que podemos entender inteligentemente começa realmente em Peixes.

Plutão representa a morte ou a região da morte. A Terra representa a esfera da experiência. A Lua (ou Vulcano) representa a glorificação através da purificação e do desapego da matéria. Vênus representa o surgimento do Princípio do Amor pelo poder orientador da mente.

A linha de menor resistência para a Humanidade é a harmonia através do conflito.13

Precisamos aprender a transmutar a nossa consciência pessoal em percepção grupal.

Funcionamento Criador Superior = Aspiração + Intuição.

A Humanidade está rapidamente atingindo a posição de discípulo mundial.

Vênus é o 'alter ego' da Terra, estando intimamente relacionado com o reino humano. A Terra está mais estreitamente relacionada com Vênus do que com qualquer outro planeta.

Os dois Peixes estão ligados em Peixes, e simbolizam o cativeiro da [personalidade-]alma na forma. Também os dois gêmeos em Gêmeos são símbolos da mesma dualidade fundamental. Todavia, a experiência de muitas e variadas encarnações tem feito o seu trabalho, e a banda (que une os dois peixes) está em processo dissolução, porque parte do trabalho de Plutão é "cortar o fio que liga as duas vidas opostas" [espiritual e física ou na forma].

 

 

Peixes
Gêmeos

 

As experiências educativas da encarnação e a crucificação ensinam a amar e a raciocinar corretamente.

A principal tarefa do ser-humano-aí-no-mundo, neste ciclo mundial, é dominar e dissipar a Grande Ilusão.

O ser-humano-aí-no-mundo que adquire definitivamente plena consciência da [personalidade-]alma não precisa de qualquer intermediário, pois, ele passa a lidar diretamente com sua Fonte de Origem.14

Aquário é um Signo de Ar, e sua influência é onipenetrante e interpenetrante.

Notas-chave de Aquário: 1ª) o eu inferior será transmutado em serviço à Humanidade; 2ª) a atividade superficial e egoísta será transformada em profunda e exuberante intenção de atuar para o bem da Hierarquia; e 3ª) a vida auto-consciente será convertida em sensível percepção humanitária.

Leão e Aquário são pólos opostos.

Não existem linhas rígidas de demarcação que separem duas zonas totalmente distintas de experiência e de consciência na órbita solar.

 

 

Órbita Solar
Zonas de Experiência/Consciência
(Não é nada disto, mas, também,
não deixa de ser um pouco disto.)

 

 

Ainda que a nossa individualidade e a nossa identidade espiritual sejam preservadas, precisamos trabalhar para que o egoísmo individual se converta em fraternidade universal. Isto significa que o servir-a-si-mismo deverá se transmutar em servir-ao-mundo.

E o Verbo disse: — Entra na matéria.

 

 

 

Continua...

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Isto significa que quanto mais estivermos escravizados aos desejos, aos malfeitos, às cobiças, às paixões, às maracutaias etc. menos responderemos psiquicamente às vibrações superiores e, conseqüentemente, menos livres seremos. Bem, isto parece ser claro, sem dúvida; mas, o infernalmente dantesco é o municiamento invisível que diariamente ofertamos aos nossos demônios internos para que, sistematicamente, reforcem e aprimorem a estrutura do nosso inferno pessoal. Isto é mesmo de rasteirar pernilongo caraolho e perneta!

 

O pobrezinho do semiscarúnfio
pernilongo caraolho e perneta

 

2. O Anjo da Presença simboliza o nosso Deus Interior. A meta da Iniciação é a unificação consciente do ser-humano-aí-no-mundo com o Deus do seu Coração. É por isto que, em um certo sentido, o monoteísmo é uma ilusão. Friedrich Max Müller (6 de dezembro de 1823 – 28 de outubro de 1900), com o seu Henoteísmo (do grego hen theos, um deus), esteve mais próximo da Lei do que as religiões monoteístas, que inventam e impõem deuses inexistentes à Humanidade. Não há, portanto, superioridade teológica; o que há é equivalência antilógica. Enfim, o Anjo da Presença, segundo o pensamento gnóstico e cristão esotérico, não é um ser com vida própria, mas, sim, uma forma-pensamento que representa Cristo Cósmico. Seja assado, fritado, cozinhado, ensopado, refogado ou solado, precisamos nos conscientizar de que seja-o-que-for que decidirmos buscar fora, primacialmente, este seja-o-que-for está em nosso interior.

3. Dura lex, sed lex (a lei é dura, mas, é a lei); nas madeixas, só Gumex®. Mas, sei lá, em vez de Gumex®, o que eu respeito, poderá haver preferência por Brilhantina®, Óleo de Argan®, Bepantol®, titica de penosa, mijo de tigre enlouquecido, lágrimas de tartaruga no cio etc.

4. Somos aquilo que pensamos. Qualquer reorientação depende de mudanças efetivas na maneira de pensar. Portanto, parece ser evidente que, se for mantida a mesma maneira de pensar, não poderá haver qualquer mudança. Se houver, será insignificante e, provavelmente, transitória, efêmera. Como explica Alice Bailey, a Crise de Reorientação poderá se estender por um longo tempo e se constituir em um intervalo de inumeráveis vidas de esforço e de aprendizado. Isto está ligado àquele conceito que tanto repito: tudo depende de nós. Em outras palavras: o Universo não está nem aí, se vamos ou se não vamos, se subimos ou se descemos, se pecamos ou se nos canonizamos, se isto ou se aquilo. O Universo é-o-que-sempre-foi, é-o-que-é, é-o-que-será; nós é que precisamos e teremos que nos transmutar em algo que tenha prestança. E só há um Caminho: Trabalho + Mérito. Mas, advirto: sem excesso e sem exagero. O excesso e o exagero, mais do que impeditivos, são retrogressivos e afogadores. Em um bécher de 250 ml não cabem 500 ml de água. Em uma estrada de 400 km, quem viajar à uma velocidade média (constante) de 80 km/h demorará 5 horas para concluir a viagem; à esta velocidade, é impossível completar o trajeto em 3 ou 4 horas. Portanto, há limite para tudo, menos para o Universo, que, apesar de ser consciencial e energeticamente finito, é configurativamente irrestrito e ilimitado. Todavia, quanto ao Universo, só há uma forma de confirmarmos isto: intuitivamente. E, se e quando confirmarmos isto, confirmaremos também que nunca houve um Big Bang (Grande Explosão) como não poderá haver jamais um Big Crunch (Grande Colapso). Estas informações (e todas as outras que quisermos acessar) estão em nossos Corações, guardadinhas para serem devassadas.

 

 

 

 

5. Em Peixes, depois de várias peregrinações ao redor da Senda Zodiacal, efetivamente, acontece a consciência plena de que a individualidade é uma ilusão e de que somos todos Um. Mas, isto não é uma coisa que aconteça de repente; é um Processo Illuminante que vai sendo construído e se expandindo ao longo de diversas experiências terrenas (e não-terrenas). Se você observar imparcialmente os fatos históricos, verá que o fideísmo religioso não têm a menor influência ascensional neste processo, pois, por exemplo, o que se matou e o que ainda se continua matando em nome de deus mostram clara e inequivocamente que a reintegração da personalidade-alma independe de qualquer tipo de fé ou de uma teologia específica. De maneira geral, pode-se admitir que as teologias foram maquiavelicamente engendradas e muito bem estruturadas para exercer domínio, não para libertar ninguém de nada. Então, pode-se admitir que as teologias são muito mais prisões açaimadoras do que caminhos libertadores. A Equação Universal é:

 

Iniciação + Compreensão = Libertação + Ascensão

 

Como explica Alice Bailey, um Iniciado deve expressar, em cada Signo do Zodíaco, a culminação e o fruto espiritual das experiências obtidas em vidas anteriores, um conhecimento abrangente mundial e uma realização progressiva interior da [personalidade-]alma [relativos e específicos a este Signo]. O egoísmo deve se converter em serviço vital ativo, e o desejo deve demonstrar que foi transmutado em aspiração espiritual pura identificada com a Vontade de [seu] Deus [Interior].

6. Como e por que isto acontece? Ainda que a Lei (com as suas subleis) seja a mesma para tudo e para todos, sua decodificação e seu aproveitamento de forma útil dependem do desenvolvimento interior de cada um. Isto é mais do que evidente, e eu nem sei o porquê de ter inserido esta nota.

7. Digamos assim: é como se a visão interior possuísse um Buraco de Minhoca (Wormhole, em inglês) – uma espécie de atalho através do Continuum Espaço-tempo. Ora, isto não é tão escalafobético assim. Pense no seguinte: 1º) quem se lembra do tempo transcorrido entre o Período de Saturno e o Período Solar? E entre o Período Solar e o Período Lunar? E entre o Período Lunar e o Período Terrestre? 2º) quem percebe ou sente com exatidão o tempo que passou do momento que nasceu, nesta encarnação, até sua idade atual? Este é o sentido esotérico-secreto do orai e vigiai, porque, quando menos esperarmos, estaremos sassaricando no Período de Vulcano – quando, presumidamente, todas as nossas faculdades latentes estarão plenamente desenvolvidas, e – quem sabe? – teremos nos tornado semelhantes a Deuses. Bom, não é? Mas, precisa(re)mos Trabalhar e Merecer. Então, seria melhor que quem bolou esta frase tivesse dito: — Ei zé-dos-anzóis: orai, vigiai, trabalhai, 'meritai' e se mancai! Esse negócio de só ficar orando e vigiando é muito pouco. Bem, é claro que, como se expressou o professor Jorge Eremites de Oliveira, má malandragem, conduta antiética e subterfúgio criminoso é Síndrome do Zé Moleza, e estas coisas são mesmo muito piores. A boa malandragem é: ser probo, ser leal a si-mesmo e fazer sempre o melhor. E, de quebra, não querer nada em troca (e muito menos baldroca).

8. Em outras palavras: precisamos transmutar o fiat voluntas mea em Fiat Voluntas Tua. Este Tua deve ser entendido como o Deus de nossos Corações. Que sempre se faça a Voluntas do Deus de nossos Corações. Quando isto acontecer, nós e nosso Deus Interior seremos Um, isto é, seremos nós próprios Deuses. Então, escaparemos da roda dos renascimentos, e se fará visível a recôndita LLuz oculta pela Última Cruz.

9. Por isto, fabricamos e existem tantos deuses quase tanto quanto os grãos de areia do Deserto do Saara .

10. A conexão com o Princípio, por intermédio do Sutratma [Fio do Atma – o Fio de Ariadne, do mito grego], pode ser ilustrada de forma particularmente admirável pelas marionetes. Uma marionete representa, neste caso, o ser individual, e o operador que faz o movimento por meio do fio é o Eu. Sem este fio, a marionete permaneceria inerte, do mesmo modo que, sem o Sutratma, toda existência seria um puro nada e, segundo uma fórmula extremo-oriental, todos os seres seriam vazios. (René Guénon).

11. Assim é e assim funciona a Spira Legis, que tem por base um livro inspirado – o Neo Liber Legis – que deu origem a valiosos trabalhos de cunho científico, cultural e iniciático. Trata-se de uma estrutura coerente e lógica que concentra profundos ensinamentos, encadeando-os harmoniosamente para orientar o trabalho ascensional dos que buscam a transcendência. A cada Esfera correspondem: a) uma Idéia ou Conceito; b) um tópico do Neo Liber Legis; c) um Planeta ou Corpo Astral; d) uma Cor; e) um Mantram ou uma Palavra de Força; f) um Grau ou uma Função Iniciática. Penetra-se na Spira Legis para trabalhar para si e para seus semelhantes... Dentro dos parâmetros da Lei do Amor...

Nota editada do texto Spira Legis (A Cabala da Nova Era, para a Construção da Nova Civilização), de autoria do Mestre Genelohim e disponibilizado no endereço:

http://www.nitcult.com.br/sl.htm

12. Isto tudo, reconheço sinceramente, é muito afligidor, muito árduo e muito penoso. Mas, se quisermos nos libertar da Grande Ilusão, se quisermos nos tornar Deuses conscientes, se quisermos, enfim, nos tornar Salvadores Categóricos do mundo, precisaremos começar a trabalhar nesse sentido. Não na próxima segunda-feira, como se isto fosse um tipo de regime para emagrecer, sempre adiado, e, quando começado, geralmente, nunca concluído. Te(re)mos que começar, e começar já, e, obviamente, só se começa do ou pelo começo, dando o primeiro passo. Por isto, já comentei umas duas ou três vezes em textos anteriores, que, se sairmos desta vida tendo dominado ou modificado apenas uma falha de caráter, teremos vencido, e a encarnação não terá sido em vão. O que não tem o menor cabimento é bater a caçoleta pior ou igual do que quando começamos, aqui na Terra, a dar sinal de nossa presença. E, se você olhar a coisa mais profundamente, mais esotericaamente, digamos assim, concluirá que, se sairmos desta vida igual à forma como nela entramos, isto é a mesma coisa do que sair pior. Neste caso, inevitavelmente, pior e igual são equivalentes, mesmo que igual possa ser considerado melhor do que pior. Sei lá, mas, pior é como ter touca, e, precisando, não usá-la; e igual é meio que dormir de touca sem precisar. Estas duas situações são mesmo duas verdadeiras bostas fedegosas e megascópicas. Bem, finalmente, você poderá argüir: — Se eu não me lembro da minha encarnação anterior, como poderei saber se melhorei, se piorei ou se continuo igual? Simples: intuitivamente, se quisermos, saberemos tudo. A intuição, em um certo sentido muito peculiar, é muito mais importante do que clarividências, clariaudiências etc. E, por favor: nem pense em depender de manifestações medianímicas. Você acabará se tornando um escravo sem grilhões, mas, ainda assim, um escravo. O médium pisciano (em particular, o de transe), como explica Alice Bailey nesta obra que estamos estudando, é o exemplo mais destacado dos piores aspectos de Peixes – negatividade, impressionabilidade, sensibilidade animal e emocional e total falta de desenvolvimento do princípio mental. De maneira geral, o Espiritismo e o trabalho realizado pelo Movimento Espiritista, estão sob a influência de Peixes com Câncer no ascendente, e, em alguns estágios, acontece o oposto: Câncer com Peixes no ascendente.

 

 

13. Não é que o conflito e a tentação sejam a mesma coisa, mas, têm a mesma função: testar nossos limites. Se não fôssemos tentados, eventualmente, não transgrediríamos; não transgredindo, não teríamos conflitos interiores ou os conflitos seriam de outra ordem, e, certamente, seriam muito mais suaves e palatáveis (e os psicanalistas, os psiquiatras e os psicólogos – coitados! – ficariam a pão e a laranja e morreriam de fome); e, não tendo conflitos interiores do tipo arrasa-quarteirão, a coisa ficaria na mesma e na mesma ficaria a coisa. Entendeu? Pois é, isto é meio semelhante a um cagalhão de megalossauro boiando no mar, bem na Praia de Ipanema – uma bosta mais linda e mais cheia de graça: a onda vem, o cagalhão megalossaurídeo sobe; a onda vai, o cagalhão megalossaurídeo desce; o mar amaina, o cagalhão megalossaurídeo fica numa boa, bem quietinho na dele. Mas, quando sobe e quando desce, fica sempre no mesmo lugar, como se não se mexesse, ou seja, fica imexível – como diria o ex-sindicalista brasileiro Antônio Rogério Magri (Guarulhos, 26 de outubro de 1940), que foi Ministro do Trabalho durante o Governo Fernando Affonso Collor de Mello (Rio de Janeiro, 12 de agosto de 1949)! Epilogando: excepcionalmente melhor do que um arranca-rabo ou do que um fornicoquesinho aqui e ali são mil e um arranca-rabos e dois mil e dois fornicoquesinhos diuturnamente. Tudo é bom; tudo nos educa. A coisa só é ruim quando não aprendemos a lição.

 

 

O Supercagalhão do Megalossauro
(
boiando no mar, bem na Praia de Ipanema)

 

 

14. É por isto que, se, antes, as religiões eram relativamente inúteis, agora, elas se tornam (passam a ser) completamente desúteis. Precisamos adquirir a compreensão de que não adianta pedir nada a ninguém; nós, sim, é que devemos aprender a fazer as coisas. Isto é como uma criança que recebe, na escola, deveres para fazer, e, em casa, quem os faz é o pai ou a mãe. O que ela aprenderá? Bu-lhu-fas! Há uma diferença inconciliável em auxiliar e fazer por. É por isto que Aqueles-que-Sabem-e-Podem, quando muito, auxiliam, mas, jamais, seja lá pela alegação que for, fazem nada por ninguém. Essa mumunha de imaginar e de admitir que os Illuminati andam por aí conduzindo, dirigindo e canalizando a bangu e a três por dois é mesmo um besteirol histérico e besteirante! A droga é que a Internet está cheia de páginas afirmando isto e intoxicando a vida das pessoas! E há quem acredite! Na verdade, uns só acreditam; outros pagam para acreditar.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.clipartpanda.com/categories/
smiling-sun-with-sunglasses

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jonas_(profeta)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fio_de_Ariadne_(l%C3%B3gica)

http://oaxismundi.blogspot.com.br/2010/10
/introducao-ciencia-sagrada-modulo-iii.html

http://sophia.hyperlogos.info/tiki-index.php?page=Sutratma

https://soundpossibilities.wordpress.com/
2010/12/13/tetraktys-in-seed-of-life/

http://www.buzzfeed.com/kellyoakes/captivating
-optical-illusion-gifs-that-will-make-your-brain

http://whitewolfrevolution.blogspot.com.br/
2013/10/il-faraone-eretico-akhenatonmose-e-la.html

http://www.tumblr.com/search/rotational%20geometry

http://www.douranews.com.br/opiniao/item/10773-a-s%C3%ADndr
ome-do-z%C3%A9-moleza-e-o-pl%C3%A1gio-nas-universidades

http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_de_minhoca

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boaz_e_Jaquim

http://www.lookfordiagnosis.com/

http://www.clker.com/clipart-dripping-faucet-1.html

http://photobucket.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anjo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Henote%C3%ADsmo

https://www.sounddogs.com/results.asp?Ty
pe=1&CategoryID=1035&SubcategoryID=20

http://www.how-to-draw-funny-cartoons.com/

http://www.animateit.net/
categories.php?cat_id=164

http://www.dreamstime.com/

http://minhateca.com.br/ITraversin/Livros/Alice+
A.+Bailey+-+Astrologia+Esote*cc*81rica,36109571.pdf

 

Música de fundo:

Il Barbiere di Siviglia
Compositor: Gioachino Rossini


Fonte:

https://onedrive.live.com/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.