ÍSIS SEM VÉU
(Parte 7)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

Este texto é a 7ª parte de um resumo, em forma de fragmentos (às vezes, comentados, às vezes, seguidos de uma animação explicativa) de um estudo que fiz da obra Isis Unveiled: A Master-Key to the Mysteries of Ancient and Modern Science and Theology (em português, Ísis sem Véu: Uma Chave-Mestra para os Mistérios da Antiga e Moderna Ciência e Teologia) publicado em 1877. É um livro de filosofia esotérica, e é a primeira grande obra de Helena Petrovna Blavatsky – um texto-chave no movimento teosófico e um marco na história do esoterismo ocidental. Como este será um trabalho muito extenso, para não ficar cansativo para o leitor, cada parte conterá apenas 30 fragmentos.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

Os ciclos se sucedem por transições imperceptíveis. Nações florescentes e altamente civilizadas crescem em poder, atingem o clímax do desenvolvimento, declinam e se extinguem. Reinos desmoronam e as nações se sucedem às nações, raças sobem alternadamente aos graus de desenvolvimento mais elevado e descem até os mais baixos.

 

 

 

 

A raça humana deverá ser, finalmente, de acordo com a Lei da Evolução, fisicamente espiritualizada.

 

Emanado do Cadmo Andrógino, o Adão do segundo capítulo do Gênese é ele também andrógino. Portanto, uma vez que o primeiro Homem-deus que simboliza os dois princípios da criação, o elemento dual masculino e feminino não tinha noção do bem e do mal, ele não podia hipostasiar [considerar falsamente (uma abstração, um conceito, uma ficção) como realidade] “a mulher”, pois, ela estava nele como ele nela. Foi à medida que a matéria foi se condensando que a união andrógina foi cessando, e este Segundo Adão emanou de si a mulher, como uma entidade separada. E assim, foi quebrado o elo entre o Espírito Puro e a Matéria Pura. A partir de então, o ser-humano-aí-no-mundo se tornou um criador físico, e o Reino do Espírito passou a só poder ser conquistado por um longo aprisionamento na matéria.

 

 

Aurora Consurgens

Aurora Consurgens

 

 

Sei que sou cosmicamente andrógino.
Sei que tudo e todos são andróginos.
Mas, esta saudosa Androginia
não pode se manifestar agora,
conforme aconteceu outrora.
Daí, essa casual agonia,
que sinto nos endógenos
– porque sou e não sou andrógino.

 

O ser-humano-aí-no-mundo, como todas as outras formas orgânicas ou inorgânicas, teve sua origem na Fonte de LLuz Eterna.

 

Todos os que se arrependem dos seus erros obtêm a oportunidade de progredir.

 

Eu 'pequei' tanto,
que até me esqueci de quanto.
Mas, me arrependi,
e, ainda que morto, eu Vivi.

 

A Luz Astral ou Anima Mundi é dual e bissexuada. A sua parte masculina é puramente divina e espiritual é a Sabedoria [ShOPhIa] – ao passo que a porção feminina (o Spiritus dos nazarenos) é maculada, em certo sentido, pela matéria, e, portanto, é maligna.

 

Axioma Cabalístico: Uma pedra se transforma em uma planta; a planta, em um animal; o animal, em um homem; o homem, em um Espírito; e o espírito, em um Deus.

 

Todas as formas superiores evoluíram. evoluem e evoluirão das formas inferiores.

 

 

Átomo de Carbono —› Diamante

 

 

No Oceano Sem Limites, brilha o Sol Central, Espiritual e Invisível. O Universo é seu corpo, seu espírito e sua alma; e todas as coisas são criadas1 de acordo com este modelo ideal.

 

Oh!, Quanto, quanto esforço!
Quanta luta!
Quanto conflito!
Quanta estreiteza!
E eu sigo existindo sem saber nada!
Oh!, Tanto, tanto estorço!
Continuo minguta!
Ainda pequetito!
Sinto fraqueza!
Mas, eu jamais desistirei da Estrada!

 

 

O Peregrino2

 

Em incessante romaria, de uma forma a outra, a [personalidade-]alma peregrina! De modificações em modificações, de compreensões em compreensões, de libertações em libertações, ela irá mais e mais alto.

 

De uma forma a outra,
a
[personalidade-]alma peregrina,
em incessante romaria!
De uma forma a outra,
a [personalidade]alma peregrina,

até conquistar a Alforria!
De uma forma a outra,
a [personalidade]alma peregrina,

até reconhecer a Alegria!

 

O Adão, ao completar o Círculo da Necessidade, estará livre do último vestígio do seu envoltório físico.

 

Completei o Círculo da Necessidade,
e, então, me Alforriei.
Agora, posso dizer: Sei.
E, hoje, já não sinto mais Saudade!

 

 

 

 

Augoeides é a radiação luminosa divina do Eu, que, quando encarnado, não é mais do que sua sombra pura. E, entre os neoplatônicos parece significar o Corpo Astral.

 

O deus de qualquer religião exotérica, incluindo o Cristianismo, não obstante as suas pretensões ao mistério, é um ídolo, uma ficção, e não pode ser outra coisa. Enfim, em lugar de estabelecer que Deus faz o homem segundo a Sua própria imagem, deveríamos em verdade dizer que o ser-humano-aí-no-mundo imagina Deus de acordo com a sua imagem, esquecendo que Ele erigiu o seu próprio reflexo para adoração.

 

Na doutrina aristotélica, não se considera a ideação como um princípio na composição dos corpos, mas, como uma propriedade externa em sua produção, pois, a produção é uma modificação pela qual a matéria passa da forma que não tem para aquela que assume. Embora a ideação da forma futura, por exemplo, de um relógio ainda não construído não seja uma substância, nem uma extensão, nem uma qualidade, nem qualquer espécie de existência, mesmo assim é algo que é, embora seus contornos, para existir, devam adquirir uma forma objetiva. Em suma, o abstrato deve se tornar concreto. Assim, logo que esta ideação da matéria é transmitida pela energia ao Éter Universal, ela se torna uma forma material, ainda que sublimada.

 

 

 

 

 Eu não era.
Um dia...
Vim a ser.
Longa espera...
Um Dia...
Deus-Ser!

 

 

O pensamento não cria matéria. Ele cria apenas o plano da forma futura, uma vez que a matéria que serve para fazer este plano sempre existiu [na forma de Energia, pois, o Universo, primariamente, é energia.]

 

Na escala dos seres, as criaturas inferiores são as criaturas invisíveis que os cabalistas chamam de elementares. Existem três classes distintas de tais seres. A mais elevada, em inteligência e em discernimento, é a dos chamados espíritos terrestres. Basta dizer, por enquanto, que eles são as larvas ou as sombras dos que viveram sobre a Terra, recusaram toda Luz Espiritual, permaneceram e morreram profundamente imersos no barro da matéria, e de cujas almas pecaminosas o Espírito Imortal gradualmente se afastou. A segunda classe é composta dos antitipos invisíveis dos homens a nascer. Nenhuma forma pode vir à existência objetiva da mais alta à mais baixa antes que o ideal abstrato desta forma, ou, como Aristóteles a chamaria, a privação desta forma, seja evocado. A terceira classe são os elementais, que jamais se transformam em seres humanos, mas, ocupam um grau específico na escala de seres, e, em comparação com os outros, podem ser justamente chamados de Espíritos da Natureza ou Agentes Cósmicos da Natureza, uma vez que cada ser se acha confinado ao seu próprio elemento e nunca transgride os limites dos outros.

 

O Universo é pleno e não existe vácuo em a Natureza.3

 

Se, durante a vida, o último e desesperado esforço do Eu Interior para se reunir com o Raio debilmente bruxuleante de seu Pai Divino é negligenciado, e se esse Raio é mais e mais ocultado pela espessa crosta da matéria, a [personalidade-]alma, uma vez livre do corpo, segue as suas atrações terrestres, e é magneticamente atraída e retida pelo denso nevoeiro da atmosfera material. Ela começa, então, a cair cada vez mais baixo, até se encontrar, voltando à consciência, no que os antigos chamavam de Hades (o Reino das Sombras). A aniquilação de uma tal [personalidade-]alma nunca é instantânea; pode durar séculos, talvez, pois, a Natureza nunca age aos trancos e barrancos, e, visto que a [personalidade-]astral é formada de elementos, a Lei da Evolução deve seguir seu curso, e começa, então, a funcionar a terrível Lei da Compensação.

 

No Oriente, os elementares terrestres ou materiais são conhecidos como os Irmãos das Trevas. Velhacos, abjetos, vingativos e desejosos de desforrar os seus sofrimentos sobre a Humanidade, eles se transformam, até a aniquilação final, em vampiros, em espíritos necrófagos e em refinados atores. Eles são as estrelas principais no grande palco espiritual da materialização, cujos fenômenos eles desempenham com a ajuda das criaturas genuínas os elementais mais inteligentes que flutuam em redor e os acolhem com prazer em suas próprias esferas.

 

 

 

 

A querida Geli4 foi pouco.
E eu, que nasci infausto,
'schwarzer magier' e louco,
decidi fazer o holocausto.

Deixei o mundo adoecido.
O que foi feito foi feito,
e, hoje, me sinto perdido.
Mas, não pode ser desfeito.

O que acontecerá comigo?
Não sei. Sofro aflitivamente.
Sei que fui meu maior inimigo,
e me sinto pesadamente doente.

 

Duas importantes verdades: 1ª) para o exercício do Poder Mágico, a pureza pessoal e o adestramento de uma força de vontade treinada e indômita são indispensáveis; e 2ª) os espiritistas jamais podem se assegurar da realidade das manifestações mediúnicas, a menos que elas se produzam à luz do dia e sob condições de controle tais, que toda tentativa de fraude seja imediatamente descoberta.

 

Alguns bons espíritos humanos desencarnados podem, sob circunstâncias excepcionais, como a aspiração de um Coração puro e a necessidade da ocorrência de alguma emergência favorável, manifestar a sua presença, exceto a materialização pessoal. Mas, é preciso que haja uma atração deveras poderosa para arrancar um espírito puro e desencarnado de sua morada radiante, e arrojá-lo na atmosfera viciada de que escapou ao deixar o corpo terreno. [Sublinhado meu.]

 

Circunstâncias excepcionais
não são desejos egoístas.
Circunstâncias excepcionais
são disposições altruístas.

 

Os Magos e os Filósofos Teúrgicos sempre se opuseram energicamente à evocação das [personalidades-]almas. Eles se opunham e se opõem por várias e boas razões: 1ª) é extremamente difícil distinguir um bom demônio de um mau, dizia Jâmblico; 2ª) se uma [personalidade-]alma humana consegue penetrar a densidade da atmosfera terrestre sempre opressiva para ela e, muitas vezes, odiosa não pode ela, contudo, evitar incorrer em um perigo que resulta da proximidade do mundo material: ao partir, ela retém alguma coisa deste Plano, vale dizer, contamina a sua pureza, o que a fará sofrer mais ou menos após a sua partida. Por isto, o Verdadeiro Teurgista evita causar qualquer sofrimento a esse puro cidadão da Esfera Superior, que não seja absolutamente necessário aos interesses da Humanidade. Somente o praticante da Magia Negra compele a presença, mediante os poderosos encantamentos da Necromancia, das [personalidades-]alma maculadas de aqueles que levaram más vidas na Terra, e estão prontos a lhes secundar os objetivos egoístas.

 

 

Necromancia

 

 

Apenas o estudo e a ciência pura podem destruir as superstições e os absurdos difundidos pelos intérpretes ignorantes espalhados entre todos os povos deste mundo. Esses intérpretes cegos do Verbum a Palavra sempre tentaram impor aos seus pupilos a obrigação de afirmarem todas as coisas sem exame, 'in verba magistri' [pelas palavras do mestre].

 

O Espírito sopra sobre todos, e os raios da Luz Espiritual Illuminam todas as consciências. E, quando todos os corpos e todas as mentes refletirem igualmente esta Luz, as pessoas verão muito mais claro do que agora.

 

Preparei-me e renasci,
e voltei a peregrinar.
Peregrinei por aí,
mas, consegui chegar.
 Combati e ascendi,
e vi a Luz brilhar.
Ensinei e desparzi,
e ajudei a libertar.
Minha missão cumpri,
e já posso Navegar.
Chegou a Hora. Parti.
Um Dia... Recomeçar.
Uma coisa apreendi:
nunca desistir de lutar.
E também eu intuí:
unidade em todo lugar.

 

Se os gnomos, os silfos, as salamandras e as ondinas dos Rosa+Cruzes existiram no passado, eles devem existir agora.

 

O que foi
continua sendo.
O que é
'ad æternum' será.
O que muda
é tão-só a forma.
A Consciência
permanece imutável.
O que evolve
no Sempre-Sempre?
O que se perde
no Sempre-Sempre?
O que é criado
no Sempre-Sempre?
Um 'mâvântâra' dura
tanto quanto um 'prâlâya'.
5
A eternidade
é a eternidade.

 

 

 

Os Filósofos e Ocultistas de todos os tempos concordam em que o ser-humano-aí-no-mundo ocupa um lugar em um degrau acima dos animais, e possui algo que falta a estes últimos, seja ele o mais ignorante dos selvagens ou o mais sábio dos filósofos. Os antigos ensinavam que enquanto o ser-humano-aí-no-mundo, basicamente, é uma trindade de Corpo Físico, Corpo Astral e [personalidade-]alma, os animais são apenas uma dualidade seres que só têm um Corpo Físico e um Corpo Astral que os animam. O ser-humano-aí-no-mundo físico é apenas o desenvolvimento mais elevado da vida animal.

 

Vale a pena repetir:
fomos pedras,
fomos plantas,

fomos bichos,
somos seres-aí,
seremos Deuses,
e, um Dia,
+ do que Deuses.

 

O Divino, o Espírito Mais Elevado e Imortal, não pode ser punido nem recompensado. Sustentar uma tal doutrina seria, ao mesmo tempo, absurdo e blasfemo, pois, o Espírito não é apenas uma chama alumiada na Fonte Central e Inextinguível de LLuz, mas, na verdade, uma parte Dela, e da Mesma Essência. Desde que o ser-humano-aí-no-mundo duplo, isto é, o ser-humano-aí-no-mundo de carne e Espírito, se mantenha nos limites da Lei da Continuidade Espiritual e desde que a Centelha Divina nele se conserve, ainda que fragilmente, ele está no caminho de uma imortalidade em um estado futuro. Mas, aqueles que se resignarem a uma existência materialista, ocultando o Fulgor Divino irradiado por seus Espíritos, no início da peregrinação terrestre, e emudecendo a voz acauteladora desta Sentinela Fiel, a consciência, que serve de foco para a Luz na [personalidade-]alma seres que abandonaram a Consciência e o Espírito e que cruzaram os limites da matéria deverão naturalmente seguir as Leis da Matéria.

 

A matéria é tão eterna e indestrutível [pois, o Universo é Energia, e a Energia Universal não pode ser destruída] quanto o próprio Espírito Imortal, mas, apenas em suas partículas, e não em suas formas organizadas. [E Energia permanece ad æternum; as formas mudam.]

 

A Geheenna, que os Ocultistas chamam de Oitava Esfera (contando ao contrário), é apenas um planeta como o nosso, que se vincula a este e que o segue em sua penumbra. É, digamos assim, uma espécie de urna funerária, um lugar em que todas as suas sujeiras e imundícies se consomem, e em que todas os refugos da matéria cósmica que pertence ao nosso planeta estão em um contínuo estado de remodelagem.

 

A Doutrina Secreta ensina que se o homem atingir a imortalidade, permanecerá para sempre a Trindade que é em vida, e, assim, continuará por todas as esferas.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. É melhor ler todas as coisas são criadas como todas as coisas se manifestam ou vêm à manifestação.

2. No dia seguinte ao convite, o Peregrino põe-se a caminho cingindo as espáduas com uma faixa vermelho-sangue sobre o avental branco e quatro rosas vermelhas no chapéu. (Johann Valentin Andreä, Die Alchemieshce Hochzeit von Christian Rosenkreutz, 1616).

3. Por que não existe vácuo em a Natureza? Porque o vácuo seria o nada, e o nada não existe.

4. Angela "Geli" Raubal (4 de junho de 1908 – 18 de setembro de 1931) foi a segunda filha de Leo Raubal e Angela Raubal, meia sobrinha de Adolf Hitler (20 de abril de 1889 – Berlim, 30 de abril de 1945). Houve rumores de que Geli era amante de Hitler. Segundo estes rumores, ela foi levada ao suicídio (com um disparo no coração com a pistola, modelo Walther, do próprio Hitler) devido ao alto grau de controle que Hitler exercia sobre ela nessas suas relações amorosas, e sua morte nunca foi totalmente esclarecida.

 

 

Angela "Geli" Raubal e Adolf Hitler

 

 

5. Mahamânvântâra (ou Mahâ Kalpa) designa o período de atividade do cosmo, durando o equivalente a 72.000 mânvântâras, com duração total de 311.040.000.000.000 anos. Mahaprâlâya designa o período de inatividade do cosmo, e tem uma duração idêntica a um Mahamânvântâra. Logo cada Mahamânvântâra é seguido de um Mahaprâlâya, e isto não tem nada a ver com Big Bang (Grande Expansão) e Big Crunch (Grande Colapso).

 

Música de fundo:

The Spheres
Interpretação: Stetson University Concert Choir

Fonte:

https://www.youtube.com/watch?v=52J1RIINUYM

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.diary.ru/~EnsEntium/p213176862.htm

https://www.megacurioso.com.br/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Geli_Raubal

https://www.deviantart.com/

https://lt.wikipedia.org/wiki/Valanda

http://bestanimations.com/

http://paxprofundis.org/livros/michael/maier.htm

https://socratic.org/

http://paxprofundis.org/livros/
androginia/androginiamistica.html

http://www.joaoanatalino.recantodasletras.com.br/

http://www.artefolk.com.br/livros/isis-sem-veu1.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.