Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o vigésimo quinto estudo de três fragmentos da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

Três Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

Uma palavra nova, ao penetrar em nossa consciência, força-nos a definir uma parte do mundo em que vivemos. Se tudo na vida é autodefinição, as palavras são vitais para o Eu e a vida. Um novo termo, uma nova palavra ou nome nos compele a considerar, refletir e definir, ampliando, assim, o escopo de nossa percepção. Ao invés de encararmos as palavras como determinísticas, podemos vê-las como uma sacudidela na consciência.

 

 

 

 

As pessoas cuidadosas devem se tornar pensadoras, usando habilmente as palavras para planejar e executar seu pensamento e sua conduta.

 

 

 

 

As palavras desempenham um papel central não só no desenvolvimento do pensamento, mas, também, no crescimento da consciência como um todo. Uma palavra é um microcosmo da consciência humana. (Lev Semenovitch Vygotsky, 1896 – 1934, psicólogo bielo-russo citado no volume III da obra O Homem – Alfa e Ômega da Criação). Observe, abaixo, o Quadrado de SATOR de Cirencester, descoberto em 1868 na Grã-Bretanha:

 

 

Quadrado de SATOR de Cirencester

 

 

 

Uma Explicação Interessante

 

 

Com a expressão Quadrado de SATOR, designa-se uma estrutura, com forma de quadrado, composta por cinco palavras latinas: SATOR, AREPO, TENET, OPERA e ROTAS, que, consideradas em conjunto (da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de cima para baixo ou de baixo para cima), dão lugar a um palíndromo (frase ou palavra que se pode ler, indiferentemente, da forma acima mencionada). Estas palavras, dispostas em uma matriz quadrada, dão origem à uma estrutura que recorda a dos quadrados mágicos de tipo numérico. Um exemplo interessante de quadrado mágico é o Quadrado Hipermágico, que – por conservar sua operação mágica nas colunas, nas linhas, nas diagonais, bem como na soma de qualquer quadrado contido no próprio quadro (soma igual a trinta e quatro) – é denominado diabólico.

 

 

4
5
16
9
14
11
2
7
1
8
13
12
15
10
3
6

Quadrado Diabólico

 


Se forem lidas da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de cima para baixo ou de baixo para cima, as cinco palavras do Quadrado de SATOR se repetem. No centro do quadrado, a palavra TENET forma uma cruz. O curioso Quadrado de SATOR é visível em um número bastante vasto de achados arqueológicos em diversas partes da Europa. Foi já encontrado em ruínas romanas de Cirencester (antiga Corinium), na Inglaterra, no Castelo de Rochemaure, em Oppède, em Siena (parede da catedral), na Abadia de Collepardo, Santiago de Compostela etc. Por vezes, as cinco palavras estão dispostas de forma radial, como na Abadia de Valvisciolo em Sermoneta, ou de forma circular, como na Colegiata de Sant'Orso de Aosta. É difícil estabelecer com certeza o significado literal da frase composta por estas cinco palavras, já que o termo AREPO não existe estritamente na língua latina, ainda que, anagramaticamente, seja o inverso de OPERA.

Algumas conjecturas sobre esta palavra levam à tradução, com sentido pouco claro, como o semeador, com o seu carro, mantém com destreza as rodas, da qual se tenta tirar algum sentido através da referência a um semeador como citação de um texto dos Evangelhos. Se se pensar que o termo AREPO é o nome próprio de um misterioso semeador, chega-se à tradução: Arepo, o semeador, mantém com destreza as rodas, o que parece aludir a práticas agrícolas. A presença do palíndromo na forma de cruz em muitas igrejas medievais possibilita a sua utilização – embora tenha provavelmente origens mais antigas – como símbolo que se introduziu na cultura cristã daquele período. A partir da identificação de SATOR, o semeador, com o Criador, propôs-se a seguinte interpretação: O Criador, autor de todas as coisas, mantém com destreza as suas próprias obras. No âmbito da cultura cristã, a interpretação é coerente com a grande quantidade de ocasiões e de lugares onde se encontrou o Quadrado SATOR. O achado, em Pompéia, suscitou diversas controvérsias sobre a origem cristã do Quadrado, mas se pode supor que existiriam comunidades cristãs no local, e as letras A e O, colocadas nos lados da cruz, poderão ser uma referência ao Livro da Revelação, de São João, que teve difusão em Itália.

Enfim, este palíndromo latino é, com toda segurança, uma inscrição paleocristã, isto é, deriva do período de desenvolvimento do Cristianismo e da sua cultura, especialmente desde seu início até a oficialização estatal do credo cristão, em 313 d.C. De fato, as vinte e cinco letras que formam o Quadrado de SATOR permitem escrever – sem repetições – duas vezes a palavra PATERNOSTER, e duas vezes também as letras A e O, o alfa e o ômega – o Princípio e o Fim – relatado no Livro da Revelação do Apóstolo João (IV, 21.6), tal como se pode comprovar a seguir em duas possibilidades interpretativas distintas:

 

P
A
A        T        O
E
R
P A T E R N O S T E R
O
S
O        T        A
E
R

 

 

A
P
A
T
E
R
A P A T E R N O S T E R O
O
S
T
E
R
O

 

 

Explicação editada da fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Quadrado_Sator

Para um estudo mais abrangente do Quadrado de SATOR, por favor, consulte o texto que escrevi Fragmentos das Reflexões Esotérico-iniciáticas de Serge Raynaud de la Ferrière.

http://paxprofundis.org/livros/laferriere/laferriere.html

 

 

 

 

 

 

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm

 

 

 


O ALeF e o TAV dependem tão-só de nós!