Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

Protágoras de Abdera

Protágoras de Abdera

 

 

 

O homem é a medida de todas as coisas; das coisas que são, enquanto são, e das coisas que não são, enquanto não são.

 

 

Protágoras de Abdera (480 a.C. – 410 a.C.)

 

 

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

O Homem (Alfa e Ômega da Criação)

 

 

 

Com este estudo seqüencial, que começo a publicar hoje, pretendo episodicamente divulgar alguns fragmentos editados da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC.

 

No original, a obra trata de uma adaptação de diversos relatórios do Departamento de Pesquisas da Universidade Rose-Croix, que, durante vários anos, esteve sob a direção do Dr. George Buletza Jr., PhD e FRC.1 Na coleção citada, os textos foram dividos em três grupos, a saber: 1º) pesquisas sobre métodos de cura e manutenção da saúde; 2º) pesquisas sobre assuntos diversos, como mistérios do cérebro, magnetismo, matéria e energia, ciência das cores, cosmologia e outros; e 3º) pesquisas no campo da Psicologia, da Parapsicologia e da Metafísica.

 

Obviamente, este projeto educacional – que conterá sempre, no máximo, dez fragmentos por estudo divulgado – não substitui a coleção citada, que pode ser obtida na loja virtual da Ordem, cujo endereço é:

http://www.shopping.matrix.com.br/amorc/

 

 

 

 

Dez Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

 

 

 

Do ponto de vista místico-íniciático, fé é um conhecimento nascido da experiência [pessoal e intransferível].

 

Na doença mental, a possibilidade de abrir o inconsciente é sentida como uma ameaça à ordem e segurança do mundo perceptível.

 

O medo é usado pela personalidade para justificar o comportamento egocêntrico em nome da sobrevivência ou constância da própria personalidade.

 

Ao ser usado o raciocínio motivado pelo medo, é construída uma crença que aumenta a resistência.

 

Para o místico, o 'insight' é a capacidade de ver e de compreender claramente a natureza interior das coisas, e como a natureza interior (esotérica) e a natureza exterior (exotérica) se correspondem.

 

O livre-arbítrio é essencial na cura metafísica. O paciente, em algum nível de percepção, deve fazer a escolha de se curar antes de as forças curativas poderem ser mobilizadas. Deste ponto de vista, toda cura, é, afinal de contas, uma 'autocura'... Uma vez feita a escolha e tomada a decisão, o ser terá despertado sua capacidade de ser saudável e normal.

 

A maior causa de fracasso da cura psíquica é a falta de receptividade do paciente.

 

A cura metafísica apóia o indivíduo em sua peregrinação rumo à harmonia nos relacionamentos humanos, e restaura o relacionamento entre a alma humana [ou personalidade-alma] e o Cósmico.

 

Nossos pensamentos [nossas palavras e nossos atos] alteram nossa energia, e, como conseqüência, a estrutura física. Desta forma, o ser humano é um epifenômeno2 de um campo de energia.

 

Embora o Conselho de Solace3 não faça milagres [até porque milagres não existem], os experimentos realizados no Departamento de Pesquisas da Universidade Rose-Croix demonstram, empiricamente, que a arte Rosacruz de cura à distância pode afetar, e realmente afeta, a aura eletromagnética, e auxilia o Cósmico a restaurar o equilíbrio, a saúde e a harmonia em indvíduos receptivos. O trabalho Rosacruz é, ao mesmo tempo, prático e estimulante, e causa modificações e autocrescimento. Para todos aqueles que buscam, para todos aqueles que sonham e para todos aqueles que são receptivos à harmonização com o Cósmico, a arte de cura à distância oferece confiança e esperança.

 

 

 

 

Uma Quadrinha Para Concluir

 

 

 

Homem: cura a ti mesmo.

Pára de vagamundear a esmo.

Aprende a ouvir tua Voz Silente,

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. PhD = Philosophiae Doctor.
    FRC = Frater Rosæ Crucis.

2. Epifenômeno, por definição, é o produto acidental, acessório, de um processo, de um fenômeno essencial, sobre o qual não tem efeitos próprios. Em Psicologia, na reflexão de alguns cientistas, psicólogos behavioristas e certos filósofos materialistas ou positivistas, o epifenômeno é um fenômeno secundário e condicionado por processos fisiológicos, e, portanto, incapaz de determinar o comportamento dos indivíduos. Em Medicina, é um sintoma excepcional ou acidental que aparece no transcurso de uma doença ou de um surto. Enfim, o epifenômeno se refere e é admitido como sendo uma condição ou a algo sobre ou acima do próprio fenômeno, derivando de uma causa primária. É produto direto do termo fenômeno. Desta forma, alguns admitem que a mente é produzida por algum fenômeno, e nossa compreensão exclusivamente científica endereça os processos cerebrais como fenômeno da mente. Já para as correntes filosóficas Dualistas, a mente é um fenômeno por si mesmo, independente do cérebro. Ela é a razão única ou causa de si mesma. Três exemplos concretos, atuais e infamantes de epifenômeno seriam a fome, a miséria e a disparidade de condições de vida, produtos acidentais (ou derivados) do triplo fenômeno essencial: egoísmo, má distribuição de renda e Economia capitalista canibalesca e nomeadamente voltada para o lucro e para a mais-valia.

Nota editada da fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Epifen%C3%B3meno

3. O Conselho de Solace (Conselho de Auxílio Espiritual da AMORC) é constituído de rosacruzes que trabalham na Grande Loja e que, sob a responsabilidade do Grande Mestre, fazem, todos os dias, um trabalho especial com o objetivo de levar auxílio do Cósmico a todos aqueles que Dele necessitem. Este trabalho especial é realizado no Grande Templo, em Curitiba, às oito horas. Consiste em desencadear certas energias espirituais e dirigi-las no espaço segundo Leis Místicas que não podem ser explicadas no âmbito deste Website. É possível, no entanto, indicar que essas Leis não têm nenhuma ligação com práticas mágicas ou ocultas, mas assentam, ao contrário, em princípios naturais que os Iniciados, desde a mais remota Antigüidade, conhecem e aplicam a serviço da Humanidade. Toda pessoa que tenha conhecimento da existência do Conselho de Auxílio Espiritual da AMORC e da maneira como ela trabalha pode, então, receber sua ajuda. Basta que se coloque em harmonia com o trabalho que é realizado todos os dias no Grande Templo. Além disso, para ampliar o campo de atividade desta obra humanitária, o Grande Mestre propõe a todos aquele que o desejem que se unam a esse trabalho diário. Para isto, basta que, entre as 8h:00min e 8h:20min ou em qualquer outro momento, a pessoa se recolha em um local tranqüilo e se eleve, não com a intenção de receber ajuda, mas com o objetivo de se associar mentalmente a serviço de todos aqueles que necessitam do Conselho.

Nota editada da fonte:

http://www.amorc.org.br/auxilio.htm

 

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm

 

Página da Internet consultada:

http://www.weblo.com/
property/real_estate/Harmony/1872955/