ÉSQUILO (Pensamentos)

 

 

 

Ésquilo

Ésquilo

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo do Texto

 

 

 

Este texto complementar sobre Ésquilo (ao qual apus diversos acréscimos e, nas notas, discuti alguns temas relevantes) apresenta para reflexão mais alguns pensamentos deste insigne Instrutor da Humanidade, que, segundo Aristóteles (Estagira, 384 a.C. – Atenas, 322 a.C.) foi o pai da tragédia grega – um Iniciado dos Mistérios Maiores de Elêusis, consagrados a Deméter, Deusa da Terra e da Ressurreição da Vida.

 

Ésquilo escreveu noventa peças, das quais títulos e fragmentos de mais de oitenta delas ainda existem. Infelizmente, apenas sete peças completas chegaram até nós como testemunho de seu gênio excepcional. Em suas obras, Ésquilo usou as vidas arquetípicas dos deuses e dos heróis antigos, cujas forças e equívocos são fortemente marcantes, para demonstrar e ensinar como se desequilibra (desequilíbrio sempre desencadeado pelo homem) e se restaura a relação entre o humano e o Divino (entre o templo de barro e o Deus de nosso Coração), assim como são comprometedoras as conseqüências de cada ato (seja perverso, seja filantropo). Desta forma, Ésquilo foi criando uma nova profundidade de consciência ética em sua audiência.

 

E assim, por ter sido Iniciado nos Mistérios Maiores Eleusinos, as obras de Ésquilo, de modo geral, transmitem ao público Saberes Esotéricos em forma exotérica, e, portanto, para pescar aqui e ali alguma coisa, é necessário ler as entrelinhas das linhas.

 

Enfim, penso que estes fragmentos esquilianos complementares (que incluem alguns que já publiquei anteriormente), com os quais concluo meu estudo sobre o Autor, serão muito ilustrativos e sapienciais e comoventes. Agora, não tenha pressa: leia devagar e medite sobre cada um deles. As notas, apresentadas ao final, explicam sinteticamente o que poderia ser mal compreendido, já que Ésquilo só falou o podia ser falado, e, mesmo assim, em uma linguagem meio cifrada. Logo, se não estivermos atentos, poderemos comer gato por lebre, da mesma forma que comemos quando pensamos e acreditamos que 666 represente e seja apenas o Número da Besta. Não é. Enfim, concluí este estudo com um poeminha, que muito me pesou e entristeceu ao escrevê-lo.

 

Vale a pena dar uma conferida em Prometeu Agrilhoado (ou Acorrentado), que, apesar de profundo, não é um texto muito grande.

http://www.ebooksbrasil.org/
eLibris/prometeu.html

 

 

 

Nota Biográfica

 

 

 

Trágico grego, Ésquilo () nasceu em uma família nobre de Elêusis, cerca de 525/524 a. C., e morreu em Gela, entre 456 e 455 a.C..

 

Participou nas célebres batalhas de Maratona, Salamina e Plateias. Fez várias viagens à Sicília, tendo mesmo convivido com Dionísio de Siracusa. Foi precisamente na Sicília, em Gela, uma comuna italiana da região da Sicília, província de Caltanissetta, que morreu em 456 ou 455 a.C.

 

São conhecidos os títulos de cerca de oitenta peças de Ésquilo, mas só chegaram até nós sete: Suplicantes, Persas, Sete contra Tebas, Prometeu Agrilhoado e a trilogia Oresteia (Agamemnon, Coeforas, Eumenides).

 

O grande mérito de Ésquilo é ser o verdadeiro criador da tragédia, que ele transformou de uma massa informe em um gênero acabado e independente.

 

As tragédias de Ésquilo se caracterizam pela simplicidade e grandeza da ação, pela emoção trágica, e pela concepção dos caracteres.

 

Ésquilo viveu em uma época em que se sentia cada vez mais o desacordo entre a justiça ideal e as antigas lendas cheias da crueldade do destino e dos caprichos dos deuses. Tocado pelos problemas dolorosos da fatalidade, Ésquilo não pretendeu tirar a estas lendas o seu caráter sombrio; pelo contrário, acentuou-o, mas tentou interpretar essas narrações em um sentido mais conforme com a justiça.

 

O estilo de Ésquilo é singularmente ousado; os cantos dos coros e até os diálogos estão cheios de imagens brilhantes, terríveis e majestosas.

 

 

 

Pensamentos Esquilianos

 

 

 

Ouçam a triste História da Humanidade: a princípio, sem maiores cuidados, eu aos homens dei mente e razão. E não é em depreciação dos homens que falo, e, sim, para mostrar que meus dons foram oferecidos de boa vontade. Pois, ver, eles não viam; ouvir, não podiam. Todas as suas vidas passavam em forma de sonhos, confusas e sem propósito... Agiam sem conhecimento até a minha chegada... Para eles, inventei o número, senhor das ciências. E como arranjar palavras e escrever e a habilidade da memória, a mãe das Musas? Diferenciei as diversas modalidades de profecias e fui o primeiro a discernir, nos sonhos, o que o Destino ordenava que acontecesse. Dei-lhes o sentido oculto de vozes, sons e visões encontradas por acaso nas estradas da vida. Guiei a Humanidade à uma arte oculta, e li para ela as insinuações das chamas dos altares.

 

 

Seqüência de Fibonacci1

 

Não se entregue à ira também...

 

Não é somente o tempo que pode expiar o pecado!

 

Neste momento, o Firmamento Puro tenta alcançar a Terra. Agora, é a Terra que é tomada de desejo pelo casamento. As chuvas caem do Céu Companheiro, e enchem a Terra de vida... E, daquele líquido, jorra a Alegria Perfeita... Eu participo disto.

 

É somente Zeus que mostra o caminho perfeito do conhecimento. Ele determinou que o homem aprenderá a Sabedoria [ShOPhIa] ensinada pela aflição.2

 

Quem com ferro fere, com ferro será ferido.3

 

Diálogo é exercício entre amigos.

 

Prometeu [o previdente ou o que prevê] – o que trouxe o Fogo para a Humanidade.

 

Falseando a verdade, a maioria dos homens prefere antes parecer a ser.

 

 

 

A disciplina é a mãe do sucesso.

 

Os exilados se alimentam de esperança.

 

Deus ama aquele que se esforça para ajudar a si mesmo.

 

Está no caráter de muito poucos homens admirar sem inveja um amigo que prosperou.

 

Poucos homens têm a força de honrar o sucesso de um amigo sem invejá-lo.

 

O momento é sempre apropriado para que os velhos aprendam.

 

Homens idosos são sempre jovens para aprender, com lucro.

 

Quando a pessoa está disposta e preparada, Deus entra em ação.

 

Simples são as palavras da Verdade.

 

Na guerra, a verdade é a primeira vítima.

 

Quando um homem tem força de vontade, os deuses dão uma ajuda.

 

Faz parte da natureza dos mortais pisar ainda mais em quem já caiu.

 

A sabedoria amadurece por meio do sofrimento.

 

A memória é a mãe das ciências, a alma da vida.

 

O sucesso, entre os mortais, é um deus, ou melhor, mais do que um deus.

 

Conhecerás o futuro quando ele chegar; antes disto, esquece-o.

 

Toma coragem. O ápice da desventura não durará muito tempo.

 

Ira é doença que os argumentos curam.4

 

É bom5 aprender a ser sábio na escola da dor.

 

Os sofrimentos humanos têm facetas múltiplas: nunca se encontra outra dor do mesmo tom.

 

A esperança nos leva à meta.6

 

Morrer bem é a suprema glória.7

 

A verdadeira sabedoria está em não parecermos sábios.

 

Os malvados que têm sucesso são insuportáveis.

 

Qual será a expiação para quem derramou sangue sobre a Terra?

 

 

 

 

Tem um terrível poder quem venera os deuses.

 

As palavras são um remédio para a alma que sofre.

 

Apenas quem terminar [neste Plano] a sua vida sem sofrimentos poderá ser considerado feliz.

 

A força da necessidade é irresistível.8

 

O temor dilacera...

 

A alma de uma casa é o seu dono.

 

Tesouros sem súditos que os defendam, de nada valem...9

 

O vencedor resplandece de glórias; o vencido a ninguém deve satisfações.

 

Quando os deuses ordenam, aos mortais só resta sofrer os desígnios da Divina Vontade.

 

Esplandece o Dia [Aurora] após a mais tenebrosa Noite [Negra].

 

Vergonha é motivo de pranto.

 

A experiência ensina que o homem bafejado pela sorte crê que o vento da fortuna soprará eternamente; porém, assaltado pelo vendaval do infortúnio, com tudo se alarma.

 

O infortúnio é a partilha do homem; enquanto dura a vida, sobre a Terra e no mar, o experimentamos.

 

E, embora em meio a desgraças, alegrai-vos na fruição do mundo, pois, entre os mortos, os bens terrestres nada significam.

 

Sua determinação não deverá ser parecer ser, mas, ser o melhor.

 

Um tolo próspero é um fardo doloroso.

 

Não é o juramento que nos faz acreditar no homem, mas no homem que jura.

 

Eu preferiria muito mais ser ignorante a ser conhecedor do mal.

 

A reverência com os pais é uma das três leis da justiça mais veneradas.

 

A morte é um destino melhor e mais suave do que a tirania.

 

Zeus é a Causa Primeira, o Motor Principal. Que coisa sem Zeus poderá ser feita entre os mortais?

 

Eu sei como os homens se alimentam no exílio de sonhos e de esperanças.

 

O que poderá ser mais agradável do que um empate entre o anfitrião e o convidado?

 

As aparências são um vislumbre do invisível.

 

É melhor morrer de pé do que viver de joelhos.

 

A partir de uma pequena semente um poderoso tronco poderá crescer.

 

Não há dor tão grande como a lembrança da alegria nos momentos de tristeza.

 

O veneno do ódio, assentado perto do coração, dobra a carga de quem sofre e sobrecarrega o próprio sofrimento...

 

Eu não tenho medo de tempestades, pois estou aprendendo a pilotar o meu navio.

 

Eu aprendi a odiar todos os traidores, e não há nenhuma doença que eu cuspa em cima mais do que uma traição.

 

Detesto a traição. De todos os vícios, é o que mais me causa horror.

 

A obediência é a mãe do sucesso, e está casada com a segurança.10

 

Não há defesa para quem... foi expulso do lídimo Altar da Justiça.

 

O tempo faz todas as coisas passar.

 

A felicidade é uma escolha que, às vezes, requer esforço.

 

Quem polui a água límpida com lodo nunca irá encontrar boa água potável.

 

Para Deus, a virtude mais nobre é a decência de espírito.

 

Todo mundo é rápido em pôr a culpa no imigrante.11

 

No Coração de cada tirano há um veneno que o impede de confiar em um amigo.

 

Para mim, não há doença pior do que mentir para ser gentil.

 

O Destino aguarda tanto o homem livre quanto o escravizado.

 

Ninguém é livre, exceto Zeus.

 

Deus sempre se esforça em conjunto com aqueles que se esforçam.

 

É rentável o sábio se fazer de tolo.

 

É muito fácil para aquele que tem saúde dar conselhos e repreender um doente.

 

A bigorna da justiça está estabelecida com firmeza, e o destino de quem faz a espada faz está forjado antecipadamente.

 

O mais sábio dos sábios poderá se equivocar.12

 

O homem que faz um mal deverá sofrer um mal.13

 

A palavra hostil será retribuída com a palavra hostil.13a

 

Quando a força é moderada com justiça, onde e como poderá haver uma dupla mais poderosa do que esta?

 

O neófito no poder é geralmente inflexível.

 

Você foi preso na rede inescapável de ruína por sua própria falta de bom senso.

 

O tempo e a idade ensinam muitas coisas.

 

O medo excessivo é sempre impotente.

 

Esta é a marca de um homem sábio e justo: não protesta contra os deuses quando acontece uma desgraça.

 

Óleo e vinagre não são amigos, mas, adversários.14

 

 

A justiça transforma a escala, impondo algum aprendizado através do sofrimento.

 

O melhor presente de Deus é nos livrar de maus pensamentos.

 

Quem, além dos deuses, está sem dor para o comprimento de toda a sua vida?

 

Os laços do sangue e os da amizade são poderosos.

 

Poder destituído de piedade é capaz de tudo!

 

Muito podem os deuses, na verdade, porém, dependem de um poder supremo; só Júpiter é onipotente.

 

Ai de ti, Prometeu! Como me penaliza tua desgraça!

 

As palavras correspondem ao [nosso] interior.

 

O futuro não tem segredos para mim; nenhuma desgraça imprevista me poderá acontecer. A sorte que me coube em partilha, é preciso que eu a suporte com resignação.

 

Tu não cedes, Prometeu! Mesmo no cúmulo da desgraça, sempre a mesma altivez!

 

Tal é a prática freqüente da tirania: a ingratidão para com seus amigos.

 

Consegui que os mortais participem do Fogo Celeste, e desse Mestre aprenderão muitas ciências e artes.

 

É fácil, para quem está no porto, excitar e aconselhar a quem se acha em plena tormenta!

 

Concentra-te em ti mesmo; um novo Senhor domina os deuses. Convém que tomes, pois, outros sentimentos... Se te mantiveres nestes protestos injuriosos, do alto do Olimpo Júpiter há-de te ouvir, e, brevemente, teus males, agravados, farão com que tenhas saudade da condição atual. Abafa, ó infeliz, tua cólera impotente; procura alcançar o perdão...15

 

Um discurso [argumento fundamentado e assentado em bases, razões, motivos sólidos] pode minorar a mais terrível cólera.

 

O sábio que se faz de ingênuo, muitas vezes, realiza melhor seus propósitos.

 

Há uma distinção inconciliável entre os sonhos e as visões reveladoras da Verdade.

 

Todas as artes e todos os conhecimentos que os homens possuem são devidos a Prometeu.

 

A inteligência nada pode contra a fatalidade.16

 

Que jamais façamos o mal com as nossas palavras!

 

A vida transitória, semelhante aos sonhos, ilude os pobres seres humanos.

 

É sempre um conforto revelar nossas dores àqueles que nos ouvem condoídos, e nos comovem com suas lágrimas.

 

Trair a verdade é o mais vergonhoso dos vícios.

 

Arrebata-me a loucura... A língua já se recusa a obedecer... A razão luta em vão contra um odioso vendaval de insânia...

 

Cada qual deve se unir a seu igual... Não há perigo em uma união bem proporcionada...

 

É inteiramente diferente servir de dominar.

 

O que eu posso eu temer? O destino me fez imortal.

 

O invencível orgulho é o causador de tantas desgraças.

 

Nada é mais impotente do que o orgulho dos insensatos.

 

Eu não consentiria em trocar minha miséria por tua escravidão.

 

Com o tempo, tudo amadurece e se transforma.

 

A teimosia não vale tanto como a prudência.

 

Para o sábio, é uma vergonha perseverar no erro cometido.

 

Faça Júpiter o que fizer, eu hei de viver.

 

 

 

Ora... Ora...
(Assim Ainda é a Humanidade)

 

 

 

 

 

 

ora Ésquilo, ora Kasyade,17

ora brunida, ora cicatriz,

ora no alvo, ora por um triz.

 

Ora fulgente, ora negrura,

ora intrepidez, ora paúra,

ora fragrante, ora hircosa,

ora galharda, ora feiosa.

 

Ora altiva, ora mucufa,

ora magrela, ora gordufa,

ora sincera, ora fingida,

ora saudável, ora caída.

 

 

Mas, tristemente...

 

 

A cada dia, + violência;

A cada dia, + crueldade;

a cada dia, – irmandade.

 

Entretanto, será assim18

até: branquear o cardim,

o Coração desenregelar

e, Nele, a LLuz fulgurar.

 

O cruciato é o começo.

A dulçura ainda é tropeço.

Apenas a Ciência liberta.

 

 

Seja como for...

 

 

É melhor desviver digno

do que sócio do maligno.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Leonardo Fibonacci, também conhecido como Leonardo de Pisa, Leonardo Pisano ou ainda Leonardo Bigollo (Pisa, c. 1170 – Pisa?, c. 1250), mas, na maioria das vezes, simplesmente como Fibonacci, foi um matemático italiano, tido como o primeiro grande matemático europeu da Idade Média. É considerado por alguns como o mais talentoso matemático ocidental da Idade Média. Ficou conhecido pela descoberta da Seqüência de Fibonacci e pelo seu papel na introdução dos algarismos arábicos na Europa. Com outros matemáticos do seu tempo, contribuiu para o renascimento das ciências exatas, após a decadência do último período da Antigüidade clássica e do início da Idade Média. Entretanto, Fibonacci se destacou ao escrever o Liber Abaci (Livro do Ábaco ou Livro de Cálculo), em 1202 (atualizado em 1254), a primeira obra importante sobre Matemática desde Eratóstenes (Cirene, 276 a.C. – Alexandria, 194 a.C.). O Liber Abaci introduziu os numerais hindu-arábicos na Europa, além de discutir muitos problemas matemáticos. A Sucessão de Fibonacci ou Seqüência de Fibonacci é uma seqüência de números naturais, na qual os primeiros dois termos são 0 e 1, e cada termo subseqüente corresponde à soma dos dois termos precedentes. Se você observar direitinho, verá que a Seqüência de Fibonacci é uma aplicação particular da Lei do Triângulo (A + B = C ... X + Y = Z).

2. Já explanei isto algumas vezes, mas, penso, não fará mal voltar rapidamente ao tema. No Universo, tudo se resume a aprendizado e reconciliação (ou regeneração), por muitos denominados evolução. Este aprendizado-reconciliação, resumidamente, se faz por três degraus: dor, amor e compreensão. Logo, só quando alcançar a plena compreensão o ente se libertará. O próprio Teorema de Pitágoras pode ser usado para explicar isto.

 

 

Teorema de Pitágoras

 

 

3. Misticamente, isto deve ser entendido da seguinte forma: para que a LLuz possa ser vista, a ignorância precisa ser Transmutada, e o primeiro degrau desta Transmutação é o degrau da dor. Mas, se é laborioso realizar a Obra, pelo menos uma esperança há: não há nada de oculto que não deva ser descoberto nem nada de secreto que não deva ser conhecido. (Evangelho de Mateus, X: 26). Mas, para que a Humanidade conquiste a Sabedoria [ShOPhIa], suas instituições deverão chegar a refletir a estrutura do Cosmos. Esquilo ensinou que não existe dicotomia entre a Lei Celestial e a terrena vontade humana. Esta última pode e deve refletir aquela porque as duas são uma só. Este é o sentido esotérico do Fiat Voluntas Tua. A conveniência social (fiat voluntas mea) não deve sobrepujar a Sabedoria Espiritual. Enquanto isto acontecer, a Águia de Zeus – encarnação após encarnação – rasgará abdome do homem e devorará seu fígado, pois, o fígado representa a base do desejo, da cobiça e da vontade.

4. Nem sempre. Quando, por exemplo, Adolf Hitler (Braunau am Inn, 20 de abril de 1889 – Berlim, 30 de abril de 1945) estava furibundo, no servidor mais humilde e no general não se ouvia sequer a respiração. No auge do Terceiro Reich (que durou de 1933 a 1945, oficialmente Grande Reich Alemão a partir de 1943), não havia colhão roxo para enfrentá-lo ou contraditá-lo. Ai de quem tentasse! Não havia morticínio, destruição e judeu assassinado que o satisfizessem.

5. Não sei se é bom, mas, é necessário.

6. Em gênero, número e caso discordo disto frontalmente. Esperançar não leva a lugar algum. E, o pior da esperança é acreditar em milagre ou em intervenção divina para solucionar seja lá o que for. Ou fazemos ou nada feito, porque ninguém fará por nós o que é nossa obrigação fazer. Logo, esta virtude teologal é um papo-furado tremendérrimo. A outra virtude teologal que só serve para obstaculizar e brecar é a fé. A terceira virtude teologal – a caridade – é a única que misticamente se salva, mesmo assim há caridades que são verdadeiras maldades impedientes. Quem indiscriminadamente bole com o carma alheio comete mais maldade do que bondade.

7. Só há uma forma de morrer bem: morrer consciente de que a encarnação não foi inútil, reconhecendo que melhorou um pouquinho.

8. Ou como disse Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, 28 de agosto de 1749 – Weimar, 22 de março de 1832): Poderosa é a lei; mais poderosa, contudo, é a necessidade.

9. Evidências (intuições) não anabolizadas são desvalores.

10. Depende! Depende! Depende! Um Iniciado jamais obedecerá nem cumprirá o que quer que seja, venha de onde vier, que contrarie os ditames do seu Coração. E, neste caso, dane-se a segurança. O que adianta viver gloriado e morrer desgraçado?

11. Assim está escrito no Credo da Paz de Ralph Maxwell Lewis (14 de fevereiro de 1904 – 12 de janeiro de 1987), segundo Imperator da Ordem Rosacruz – AMORC (Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis) para a Jurisdição Internacional das Américas, Comunidade Britânica de Nações, França, Alemanha, Holanda, Suíça, Suécia e África deste segundo Ciclo Iniciático no Ocidente, de 1939 à 1987: Sou responsável pela guerra quando penso que o país em que nasce o indivíduo deve ser necessariamente o lugar onde ele tem de viver. Escorraçar, perseguir e martirizar imigrantes é coisa de neonazista anacrônico.

12. O fato é que, sábios e não sapientes, nos equivocamos todos. Isto se explica pelo fato de nossa Peregrinação ser uma permanente substituição de verdades relativas. Mas, geralmente, só percebemos isto quando uma verdade relativa menos concertada é atualizada (substituída por outra) por outra mais concertada. Este eventual e episódico em vez de deveria ser a base de nossa humildade.

13. Aqui, de muitos, estão dois exemplos do que eu disse na Introdução e Objetivo do Texto, quando afirmei que, para compreender Ésquilo, é necessário ler nas entrelinhas aquilo que é dito nas linhas. Assim, quando o Autor assevera que o homem que faz um mal deverá sofrer um mal ou que a palavra hostil será retribuída com a palavra hostil, isto, absolutamente, nada tem a ver com a rigorosa reciprocidade da lei de talião (em latim, lex talionis), mas, sim, com educativa compensação, e esta educativa compensação não acontece(rá) necessariamente de imediato e, muitas vezes, nem na mesma encarnação em que a dissonância estupidificante foi praticada. E por que isto é assim? Porque, simplesmente, a educativa compensação, que tem por objetivo transmutar dissonância em consonância, só tem cabimento quando é útil para o pleno desenvolvimento e adiantamento da personalidade-alma. O contrário disto seria punição, e punição (tanto quanto prêmio) não existe no Cósmico. Um entendimento mais místico desta matéria esclarecerá que o educador e o aluno são um – nós – o que significa que, a partir de certo ponto, antes de (re)encarnarmos, escolhemos e aceitamos os encargos e os compromissos educativo-experienciais para a nossa necessária reintegração. Logo, a eventual revolta com as dificuldades, com os obstáculos e com os transtornos que surgem durante a encarnação, mais do que inúteis, são impedidores de uma aprendizagem compensatória profícua e libertadora. Sei lá, mas penso que no dia que compreendermos que tudo é bom, que tudo soma e nada subtrai, não mais nos revoltaremos e imprecaremos contra os ajustes de aquilo que nós próprios criamos – hoje e ontem, mais ontem do que hoje. Descemos? Sim, descemos. Mas, subiremos. Todavia, tudo depende de nós.

 

A Trajetória de Todos Nós

 

14. Isto seria a mesma coisa que dizer, por exemplo, que xenofobia e solidariedade não são amigas, mas, adversárias.

15. Não se deve, propriamente, tentar alcançar o perdão, até porque o perdão não existe como mera perdoabilidade. Não há força (ou Força), no Universo, que tenha poder para perdoar o que quer que seja. Deve-se, sim, lutar para conquistar o entendimento, pois, só o entendimento liberta. Se o perdão existisse, quem fosse perdoado, certamente ficaria grato, mas não apre(e)nderia nem tentaria modificar o(s) erro(s) cometido(s). É exatamente isto o que acontece com os que se ajoelham e confessam seus pecados: pensam que são perdoados, e, na primeira oportunidade, desabam e pecam novamente, pois sabem que, se se ajoelharem novamente e confessarem seu(s) pecado(s), serão perdoados mais uma vez. E outra... Outra... Outra... Outra... Outra... Outra... Outra... Se o perdão existisse, o Universo seria injusto e inconfiável.

16. Isto significa que absolutamente nada poderá mudar a necessidade educativa de se fazer a compensação – que Ésquilo, em Prometeu Agrilhoado, chamou de fatalidade.

17. A alegoria judaico-cristã admite que o nome do quinto anjo caído é Kasyade. Ele teria desvelado aos homens todos os iníquos golpes dos anjos caídos ou demônios. Foi Kasyade quem ensinou aos humanos o golpe ou soco no embrião no ventre para que seja abortado. Os outros quatro anjos caídos, segundo o Livro de Enoque, são: 1º) Yekun – que seduziu todos os filhos dos santos anjos e fêz com que descessem à Terra, conduzindo desencaminhadamente a descendência dos homens; 2º) Kesabel – que deu mau conselho aos filhos dos santos anjos e os induziu a corromper seus corpos gerando humanos; 3º) Gadrel – que ensinou todo golpe de morte aos filhos dos homens; e 4º) Penemue – que mostrou aos filhos dos homens o amargor e a doçura, e mostrou a eles todo segredo do seu conhecimento. Mas, admitindo que esta alegoria seja mais ou menos verdadeira, isto aconteceu extemporaneamente, o que, para a Humanidade, gerou mais dissabor do que sabor. Quem transforma energia nuclear em bomba mentalmente continua uma Entamœba hystolytica. É por isto que a Iniciação é para todos e não é para todos.

18. Será assim Irá mudando para pior, sim. Mas, não devemos e não temos, como borregos, que nos submeter e nos acostumar com isto. Não! Nunca! Se cada um de nós fizer a sua parte – objetiva e psiquicamente, aplicando a Lei da Assunção, quando couber – as coisas haverão de melhorar. Os Mestres Ascensionados, por outro lado, estão louquinhos à cata de pessoas bem-intencionadas, para torná-las operacionais no sentido de poderem influir positivamente no destino da Humanidade. Isto nada tem a ver com canalização, mas, com intuição psíquico-mística superior e transmutativa. Logo, quem intuicionar um treco qualquer, obrigatoriamente, deverá compartir, pois, se não o fizer, neste âmbito, estará cometendo o mais terrível e infamante dos pecados: egoísmo avarento shylockiano. Enfim, não se preocupe se o discernimento intuído é original ou não; isto tem importância zero ou – 1. Esparrame diuturnamente. Divulgue tudo. Partilhe sempre. A Internet está aí (também) para isto.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://screwathena.blogspot.com.br/
2011/04/truth-or-lie.html

http://www.biografia.inf.br/
esquilo-dramaturgo.html

http://www.buscandoluz.org/estudos/
133_O%20Livro%20de%20Enoque.pdf

http://fragatadossantos.blogspot.com.br/

http://www.essaseoutras.xpg.com.br/

http://www.meupapeldeparedegratis.net/
comics/pages/punisher-skull.asp

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/a/aeschylus_5.html

http://www.gifbin.com/981289

http://liveunderconstruction.wordpress.com/

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/a/aeschylus_4.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/a/aeschylus_3.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/a/aeschylus_2.html

http://www.brainyquote.com/quotes/
authors/a/aeschylus.html

http://en.wikiquote.org/
wiki/Aeschylus

http://www.ebooksbrasil.org/
eLibris/prometeu.html

http://www.infopedia.pt/$esquilo,2

http://www.lendo.org/wp-content/
uploads/2007/06/os-persas.pdf

http://kdfrases.com/autor/ésquilo/3

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/esquilo/10

http://www.citador.pt/frases/
citacoes/a/esquilo

http://pt.wikiquote.org/
wiki/%C3%89squilo

http://pt.wikiquote.org/
wiki/%C3%89squilo

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Teorema_de_Pit%C3%A1goras

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Leonardo_de_Pisa

http://www.levir.com.br/inst-001.php

 

Música de fundo:

Epitaph of Seikilos

Fonte:

http://www.4shared.com/mp3/CapDZ
w1Q/01_-_epitaph_of_seikilos.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.