JORGE ADOUM
(Exercícios Místicos, Parte III)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

O escritor e médico naturista Jorge Elias Adoum (Mago Jefa) – Jefa composto das iniciais do nome de seu pai Jorge Enrique Francisco Adoum – nasceu em 10 de março de 1897 na propriedade agrícola de seu pai, em Karf-Shbeil, próximo de Biblos, Líbano, e fez sua Grande Iniciação em Petrópolis, Rio de Janeiro, em 4 de maio de 1958. Para ler uma pequena coletânea dos seus pensamentos, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
jorgeadoum/jorgeadoum.htm

 

Para finalizar este estudo, continuei, nesta terceira parte, a recolher alguns exercícios místicos propostos por Jorge Adoum na obra A Magia do Verbo ou O Poder das Letras, tradução de Romulo Durand da Motta e aprovada pela Comissão Divulgadora Jorge Adoum, para os quais também preparei algumas animações elucidativas e facilitadoras em flash. Como na primeira parte e na segunda parte deste estudo, não usarei letras inclinadas para indicar que o pensamento não é de minha autoria, simplesmente porque tudo, sem exceção, o que será apresentado a seguir continua não sendo de minha autoria. Repito: estou apenas reproduzindo, com pequenas edições e ligeiros acréscimos, o que Jorge Adoum ofereceu a todos nós, para que possamos sair um pouquinho do buraco. Só isto. Na verdade, ao inverso de Rodolfo Domenico Pizzinga, lá em cima, como autor do estudo, deveria estar escrito Jorge Elias Adoum. Seja como for, com isto bem explicadinho, espero que ninguém pense ou admita que estou me apropriando do que não é de minha autoria. Claro; não estou!

 

Para ler a primeira parte deste estudo, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
adoumjorge/adoumjorge.htm

 

Os fundamentos dos exercícios que serão apresentados em seguida, baseiam-se, segundo Jorge Adoum, nas seguintes premissas: 1ª) todo corpo tem a propriedade de gerar e reproduzir freqüências que se harmonizam com o seu próprio sistema vibratório; 2ª) todo som atua com suas vibrações sobre os demais corpos; 3ª) o som afeta o ordenamento molecular; 4ª) o som influi nos processos físico-químicos; 5ª) o som modela as formas geométricas; 6ª) o som provoca fenômenos de atração e repulsão; e 7ª) o som influi na coesão orgânica da matéria.

 

 

 

 

As letras isoladamente podem ser interpretadas mediante três elementos, que são: um número, uma figura e um som. Quando o homem chega a decifrar os três elementos das letras do seu idioma, ele se transforma em Sacerdote e Mago do Verbo. Cada letra é uma força potente e responde a um certo sinal e a uma posição do corpo. Não percebemos sua vibração, embora ela exista e se manifeste quando falada ou pronunciada mentalmente. Então, se cada letra é uma força, da combinação das letras nascem forças secundárias que criam um determinado fim. Mas, para realizar e manifestar o poder da letra, do Nome (Mantram), deve-se unir o pensamento ao som e à forma. As vogais são a alma da linguagem, isto é, são o molde em que se esvaziam os elementos materiais do som. As consoantes são o corpo da linguagem. As vogais relacionam-se com o Plano Mental, as consoantes com o Plano Físico e os pensamentos com o Plano Espiritual. O pensamento é o primeiro elemento do Íntimo; é sua potência criadora. É o pai criador do céu e da Terra. A vogal é o pensamento que chegou a ser uma idéia fixa e definitiva na mente do homem, que converte em força ativa e se cristaliza no mundo físico. A consoante é o corpo ou mundo físico, onde se manifestam o pensamento e o Verbo. Como patenteou Jorge Adoum, toda vida é ação e toda ação é vida.

 



 

 

 

15º Exercício: A letra F (PhE) simboliza o Verbo em ação. É o Alento Divino que soprou a alma viva em nossas narinas. É a imortalidade, o poder de abrir o fechado, o Efetah de Jesus. A letra F está associada à Alquimia Cósmica e ao sentido da vida. Representa a divina fonte de esperança que nos sustenta quando perdemos os bens e nos sentimos tristes e desamparados. Hieroglificamente, a letra F expressa a boca executando a ação de libertar o Verbo (ou a Palavra), ou seja, a ação do Verbo em a Natureza.

No Plano Espiritual, a letra F representa e gera a abnegação, que é filha da Fé (confiança) e mãe da Esperança (oriunda do Trabalho). No Plano Mental, outorga a Illuminação pela experiência. No Plano Físico, gera o otimismo, a genialidade, a caridade e tudo o que fortalece o ânimo.

Significa: 1º) todo o eterno em Deus; a Imortalidade; 2º) que todo erro tem reparação; a Esperança (pela justa compensação); e 3º) que o Universo visível contém força interna invisível.

A letra F é a letra da insuflação, que é uma das mais importantes práticas da medicina oculta, porque é o sinal perfeito de transmissão de Vida. Inspirar e expirar têm o significado de soprar sobre alguém ou sobre alguma coisa. O sopro quente com a letra F corresponde à eletricidade positiva; quando frio, equivale à eletricidade negativa. A insuflação quente e prolongada restabelece a circulação do sangue, cura as dores reumáticas assim como as dores provenientes da gota, restabelece o equilíbrio dos humores e dissipa a lassidão. O sopro frio afugenta o leão e o tigre. A letra F emitida com insuflação fria aplaca as dores que se originam de congestões.

Exercício:

Corpo erguido, com as mãos formando um F, ou seja, levantar a esquerda ao nível da cabeça e a direita ao nível do ombro. Aspirar, reter e vocalizar: FA... FE... FI... FO... FU...

Em Magia, é a esperança produtora de uma deliciosa fruta, que é a Fé na Vida Eterna. O homem, porém, que se encontra cheio de paixões e de erros, não pode ter fé nem esperança e, por este motivo, não pode estudar nem apre(e)nder os Mistérios da Vida. A esperança do Mago não consiste em aguardar uma recompensa pessoal, e, sim, a fé (confiança) que possui na sua Obra, que ele espera, um dia, brotar nos Corações áridos que forem regados pelo seu Amor. Entretanto, o Mago – como Rei do Mundo visível e invisível – observa, perscruta, sabe e silencia.

 

 

 

 

 

 

 

 

16º Exercício: A letra R (RESh) simboliza a Ressurreição depois da Transmutação, o despertar do Espírito. Representa a Claridade que Illumina cada ser. Esta letra está associada ao signo de Câncer, à cor verde, à nota Fá sustenido, à doutrina da reencarnação e à ciência das leis cíclicas. Hieroglificamente, representa a cabeça do homem. É o sinal indicador do movimento próprio, fadado a um fim, expressando a renovação das coisas.

 

 

 

 

No Plano Espiritual, a letra R produz o despertar da espiritualidade, a Illuminação que nos permite ver o passado e o futuro, a chama que queima e Illumina. No Plano Mental, gera o estímulo em direção às coisas elevadas, incentiva a conversão do inferior no superior e representa a revelação da genialidade. No Plano Físico, aguça a harmonia entre o que é moral e o que é material; entre o consciente e o subconsciente.

A letra R é a cabeça do homem, feita segundo o modelo das esferas celestes. Atrai e irradia. É a letra arqueométrica que, na concepção do feto, manifesta-se primeiro para formar o resto do corpo. A frenologia encontra-se com a astrologia científica e é depurada exatamente na cabeça.

Exercício:

A vocalização da letra R com as demais vogais produz no homem certas energias e desperta certas faculdades latentes.

RA é o chamamento do Pai.

RE gera entusiasmo.

RI é a docilidade.

RO é a intuição.

RU é a penetração psíquica.

A postura é em forma de R. Ficar sobre o pé esquerdo, a mão direita em forma de triângulo sobre a cintura e o pé direito formando um ângulo. Aspirar, reter o ar e exalar, vocalizando: RA... RE... RI... RO... RU...

Em Magia, gera o poder taumatúrgico ou a ação imediata da vontade sobre os corpos ou, pelo menos, o exercício invisível dessa ação. O Mago oferece sua vontade positiva e benéfica sobre as demais vontades e inteligências, seja repentinamente, seja por tempo determinado, e é capaz de mudar de resolução e paralisar as mais violentas paixões. Este poder, porém, é adquirido porque a ele não importam a estabilidade ou o desequilíbrio da sorte. Ele está sempre de pé ante a dor e o prazer. Está convencido de que Deus age por meio de suas obras, e que dispõe, igualmente, da Onipotência Divina. O Mago que chegou a não ambicionar nada e a não temer coisa alguma é dono de tudo, e quando ele diz EU QUERO é o próprio Deus quem quer. Nada resiste, nos dois mundos – o visível e o invisível – a uma vontade livre e calcada na razão, pois tudo quanto for ordenado se realizará.

 

 

 

 

 

 

17º Exercício: A letra Sh (ShIN) – representada pelo Ch em Espanhol, por Sh em Inglês e por X, que antigamente tinha a mesma pronúncia – é o princípio do Verbo em sua tríplice função de poder criador, poder conservador e poder renovador. Está associada ao signo de Áries, à cor vermelha, à nota musical Sol sustenido, à cromoterapia e à metafísica mística.

No Plano Espiritual, a letra Sh simboliza a imortalidade da alma; a evolução. É o símbolo da Esfinge: do touro, do leão, da águia e do homem. No Plano Mental, gera o conhecimento supremo; o domínio das paixões e das contrariedades. No Plano Físico, facilita o estímulo, as inspirações acertadas, o trabalho e a recompensa generosa seguida de constante melhoramento.

Se soubéssemos pronunciar a palavra-mantram IOD-HE-VAV-HE, e introduzir no meio dela a letra ShIN, teríamos YHeShUH (ou YHeShUaH), isto é, Jesus – o Cristo Solar.

Exercício:

Postura em forma de X. Pernas abertas e braços estendidos em direção ao alto. Aspirar, reter o ar e exalar, vocalizando: I... Sh... Sh... Sh... Sh... Este é um som que convida ao silêncio. Cada vez que tivermos uma tentação passional daninha ou estivermos sendo vítimas de uma paixão, a situação pode ser acalmada por meio do som ISh bem longo. O ISSSS é um chamamento de energia, é o despertar. O ISHSH é a tranqüilidade e o silêncio.

Em Magia, constitui o poder da intuição, e a intuição é o exercício do Poder Divino no Homem. A Intuição constitui o sacerdócio do Mago.

O coração humano é o mais profundo e oculto arcano da Natureza. Para o Mago, no entanto, ele é um livro aberto. A Luz Astral é um Livro no qual se encontram escritos todos os atos e todos pensamentos do homem. O Mago é aquele que sabe ler neste Livro, magnetizando-se a si mesmo e ficando alheio à luz exterior, a fim de estar somente atento à Luz Interna. Os dois sinais do Homem-Deus são a Intuição e a Taumaturgia; a Intuição e o 'Milagre' de curar. Ou seja: ler a Luz Astral e submetê-La à sua vontade.

 

 

 

 

 


18º Exercício: A letra Th (TaV) simboliza o princípio do Poder Absoluto Criador; a causa unida ao efeito.

 

 

 

 

Representa também o regresso, a culminação depois da crucificação; a Lei da Compensação pelo que houvermos praticado. A letra T é a Cruz Verdadeira; o signo da Ascensão, do Poder e da Glória. É a Cruz da Vida. É o signo dos signos. Indica o homem representando o Macrocosmo com as quatro formas da Esfinge, ou seja, Deus-Homem. É a magia sexual.

No Plano Espiritual, a letra T representa o mistério da vida; o Deus-Homem. No Plano Mental, o microcosmo, o resumo do Todo-sempre-Um em tudo; o Homem-Deus. No Plano Físico, gera o sentimento intenso da vida, com ou sem corpo.

TA representa conhecimento intelectual.
TE representa amor à justiça.
TI representa serenidade.
TO representa aptidões artísticas.
TU representa triunfo.

Exercício:

Postura ereta, mãos em forma de cruz. Aspirar, reter o ar e exalar, vocalizando TA... TE... TI... TO... TU...

Em Magia, o império do mundo pertence ao Império da LLuz, e o Império da LLuz é o Trono que Deus reserva à Vontade Santificada. A felicidade é, para o Mago, o fruto da Ciência do Bem e do Mal ou, melhor dizendo, o Fruto da Lei, porque Deus só permite colher este Fruto imperecível ao homem que seja totalmente senhor de si mesmo; capaz de se aproximar do Fruto sem desejá-Lo.

O homem pode realizar aquilo em que acredita, na medida do que sabe e faz o que quer, isto é: na medida do que crê e em razão daquilo que sabe. O homem, por si mesmo, é o criador do seu céu e do seu inferno. No inferno criado pelo homem não existem outros demônios senão nossas loucuras. Se o demônio existisse – como querem que exista os que nada sabem pensando que sabem – ele seria o mais impotente dos seres.

 

 

 

 

 

19º Exercício: INRI (YOD-NUM-RESh-YOD) é uma Palavra de altos poderes Místicos, Iniciáticos e Mágicos. Eliphas Levi afirmou que este Mantra Sagrado significa Isis Naturæ Regina Ineffabilis (Isis, a Rainha Inefável da Natureza). Os antigos Iniciados persas formavam com estas quatro letras arqueométricas três aforismos distintos: Ignem Natura Regenerando Integrat (Pelo Fogo toda a Natureza é Regenerada); Igne Natura Renovatur Integra (O Fogo Renova a Natureza Inteira) e Igne Nitrum Roris Invenitur (Pelo Fogo o Sal é extraído do Orvalho). INRI também pode significar In Necis Renascere Integer (A Morte Iniciática faz o Iniciado Renascer Intacto e Puro). INRI também pode estar associado aos Quatro Elementos: Yam (Água), Nour (Fogo), Ruach (Ar) e Yabeshah (Terra). E há, ainda, a possibilidade: Intra Nobis Regnum Dei (Em nosso Interior está o Reino de Deus). Enfim, considerar que este Mantra possa significar Iesus Nazarenus Rex Iudæorum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus) é, no mínimo, afirmar o absurdo de todos os absurdos! Meu Reino não é deste mundo!

É interessante observar que, considerando os Valores Externos das letras da Palavra INRI (YOD = 10, NUM = 50, RESh = 200 e novamente o YOD = 10), a soma dos valores numéricos destas letras é 270 – que é, entre outros, um número precessional.

270 x 8 = 2.160

2.160 x 12 = 25.920 (Grande Ano de Platão, Grande Ciclo de Precessão Equinocial ou Grande Ano Zodiacal, que corresponde à respiração humana que ocorre em um dia, se considerarmos 18 respirações por minuto em um organismo equilibrado e harmônico, o que, em 24 horas, resultará em 25.920 respirações, isto é: 18 x 60 x 24 = 25.920).

Voltando à Palavra INRI, o I faz fluir o sangue à cabeça; o N conduz nossa mente ao mundo interno, convertendo-se em instrumento da manifestação interna; o R significa e representa a cabeça, o movimento e a revolução; e o I final fixa a energia absorvida pelo sangue.

Vocalizar: IIIIIII... NNNNNNN... RRRRRRR... IIIIIII...

Logo, INRI, fazendo o sangue fluir para a cabeça, produz outros efeitos transcendentais: a energia criadora, ao ser erguida pela vontade do Iniciado, através da espinha dorsal, até atingir a cabeça, produz, a princípio, a coroa de espinhos, cujas dores são incalculáveis. INRI, como Mantra para a cura física das dores de cabeça, é algo surpreendente, mas para a Iniciação Interna é muito doloroso. Mas, se você tiver coragem...

 

 

 

 

 

 

Outros Exercício:

IIIIIII... AAAAAAA... OOOOOOO... é uma invocação sagrada que alivia as enfermidades pulmonares, bem como as alterações dos sistemas respiratório e circulatório.

AR e RA despertam a energia solar no organismo. Os egípcios invocavam o Espírito do Pai-Sol com RAARRAAA.

RAAAAAAA-MAAAAAAA é uma invocação que limpa e torna sutil o corpo astral e abre o olho interno para muitas coisas ocultas.

AAAA MMMM AAAA RRRR é um som eficaz que acalma os nervos, a ânsia e o desespero.

• A mulher pode, com uma só Palavra, curar todas as enfermidades existentes em seus órgãos sexuais vocalizando IIIII... NNNNN... UUUUU... MMMMM...

EEEEEUUUUUSSSSSOOOOOUUUUU é um mantra poderosíssimo para curar as afecções cardíacas e para acalmar os nervos e a dor de cabeça. Este som faz fluir o sangue e elimina as ameaças da arteriosclerose.

EEEEEHEIEEEEH aspirado, isto é, vocalizado como um sopro executado de boca aberta, fortifica as cordas vocais, e é um surpreendente som corretivo das afecções da garganta, dos catarros, dos bócios etc.

IIIIIIIAAAAAAAH é um mantra que cura as afecções do pulmão, esvaziando-o completamente dos gases venenosos. Renova o sangue-veículo do Eu e faz com que o homem se torne consciente de sua Essência Divina.

• Existem, na KaBaLa, 72 Nomes Sagrados, que são mantras de cura. Os curadores maometanos costumam empregá-los. De acordo com a vogal, pode-se exercer uma ação sobre o corpo. Tais nomes, em número de 72, são os seguintes:

VEHUIAH, JELIEL, SITAEL, ELEMIAH, MEHASIAH, LEHAHEL, ACHAIAH, CAHATEL, HAZIEL, ALADIAH, LAUVIAH, HABAIAH, ZOZABEL, LEUVIAH, PAHALIAH, MELCHAEL, JOCAIEL, MELEHEL, HAHIMAH, NITH, HEIGH, HAAIAH, JERATHEL, SEEIAH, RELIEL, OMAEL, LECABEL, AMIEL, HAAMIAH, REHAHEL, JEIAZEL, HAHAHEL, MIKAEL, VHUA, LIAH, JELAHIAH, SEALIEH, ARIEL, AZALIAH (As três letras A de AZALIAH correspondem aos pulmões; Z é um sibilo que faz com que o Alento Divino penetre em um lugar determinado; o L representa elevação e extensão; e o I é a força criadora e o poder manifestados. Enfim AH é o próprio Alento Divino. Deste modo, o nome do gênio AZALIAH, uma vez vocalizado, produz os seguintes efeitos: A leva o sangue aos pulmões; Z faz com que o Alento penetre nos pulmões com a vocalização da letra A pela segunda vez; L eleva e expande o alento nos pulmões; I conduz o sangue à cabeça; AH fixa o Alento nos brônquios e nos pulmões. De tudo isto, deduzimos que o nome do gênio AZALIAH é muito útil e constitui terapia eficaz para as afecções pulmonares e brônquicas. Os que sofrem dos pulmões devem repetir, ritmicamente, este nome para conseguir a cura desse mal.), MICHAEL, VEHUEL, MEHAIAH, POIEL, NEMAMIAH, JEIALOL, HAZAEL, MIZRAEL, UMEBEL, JAHHEL, ANANEL, MEHIEL, DAMABIAH, MANAKEL, EJAEL, MAHAHEL, HARIEL, DANIEL, HAHASIAH, HAKAMIAH, LANOIAH, CALIEL, VASANIAH, JOMIAH, LAHAIAH, CHAVAKIAH, MENADEL, NANAEL, NITBAEL, NABUJAH, ROCHEL, JABAMIAH, JAYAEL, NIUMIAH.

UUUUUUMMMMMM para dores no estômago.

IIIIIIIUUUUUUMMMM permite a expansão do Centro Magnético Esplênico, facilitando a comunicação com os Seres pertencentes aos Mundos Superiores, e constitui garantia contra o erro e a instabilidade, porque, ao ser pronunciado, propicia a harmonia do corpo, da alma e do espírito.

AAAAAAAUUUUUUUMMMMMMM elimina o rancor, a inveja, o receio, a vaidade e a ociosidade.

OOOOOOMMMMYYYOOO-SSSOOOYYY estimula o Centro Cardíaco, e com o desenvolvimento deste Centro, o Iniciado impera sobre os Elementos do Ar. Concede Sabedoria Divina, humildade, modéstia e intuição. Auxilia e estimula o controle do pensamento, a estabilidade, a perseverança, a paciência, a fé, a confiança e o equilíbrio ante o prazer e a dor, ante a felicidade e a desgraça.

EEEHHHYYYEEEHHH, com H aspirado, faz despertar no homem, pelo desenvolvimento das Oito Pétalas, Oito faculdades latentes, que são: o desprezo pelas coisas ilógicas, a resolução, a veracidade no falar, o trabalho correto, a harmonia de viver, o esforço para a superação, o aproveitamento da experiência e o poder de ouvir a Voz Interna.

Com toda a pureza possível, fazer sete exercícios respiratórios. Pensar, então, que, entre as sobrancelhas, onde está localizado o Centro Frontal, encontra-se desenhada, em luz, a Estrela Microcósmica e, no centro dela, uma Cruz. É fundamental, no entanto, visualizar a Estrela Microcósmica sempre com a ponta voltada para cima. Este exercício desperta a inteligência, o discernimento, os atributos da clarividência, as idéias de dignidade, de grandeza, de veneração e sentimentos delicados. O despertamento do Centro Frontal confere evolução espiritual, domínio do espírito sobre a matéria e capacita o Iniciado a ver com seu olho interno os seres invisíveis.

 

 

 

 

 

III... EEE...... OOO... UUU... AAA...

EU SOU DEUS EM AÇÃO.

 

Não esqueçamos, como adverte Jorge Adoum, que o Céu está na cabeça do homem e que o Inferno repousa na parte inferior de seu ventre, onde pululam os desejos de baixa vibração e onde mora o Inimigo Secreto.

 

 

 

Pai Nosso que estás nos Céus: somos todos Teus filhos. Do mais alto, puro e divino local de nosso corpo, em nosso Centro Coronário, mil Luzes irradiam Tua Divindade – Luzes de Amor, de Beleza e de Bem.

Santificado seja o Teu Nome em nosso Centro Frontal e, assim, Teu Selo Divino e Tua LLuz Inefável emanarão de nossa testa para podermos manifestar e revelar nossa santidade.

Venha a nós o Teu Reino – venha a nós o Reino do Teu Verbo ao nosso Centro Laríngeo, para que sejamos criadores de tudo o que é sublime e de tudo o que é elevado por meio da Santa Palavra.

Faça-se a Tua Vontade, tanto na Terra como no Céu, ou seja, em nosso Coração, que une os três Centros Superiores com os três Centros Inferiores. E que a Vontade do Íntimo guie meus pensamentos e meu Coração, para que eu execute a Tua Obra.

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje, ou seja, dá-nos o poder energético que alimenta nosso Plexo Solar, para podermos servir e Te servir na Santa Obra.

Perdoa nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores, porque nosso Plexo Esplênico é o depósito de nossos erros. Deste Plexo, fazemos emanar ódio e rancor, cólera e inveja. Mas, perdoamos os erros cometidos por nossos irmãos contra nós, pois sabemos que o perdão é como a água que limpa toda sujeira e toda impureza...

Illumina-nos no Caminho do Bem e ajuda-nos a triunfar sobre todas as tentações e sobre o Inimigo Secreto, para que estejamos livres de todo Mal.

Porque Teu é o Reino, Teu é o Poder e Tua é a Glória. Por mim mesmo, nada posso fazer; é o Pai que está em mim – o Eu Sou que está em mim – que tudo pode e tudo faz.

AMeN. AMeN. AMeN.


 




 

 

 


Fundo musical:

Offerta dell'Incenso

Fonte:

http://www.sintoniasaintgermain.com.br/incenso.html

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.masonic.com.br/trabalho/inri.htm

http://www.gnosisonline.org/Teologia_
Gnostica/poder_renovador_de_inri.shtml

http://wallpapers.free-review.net/
12__Black_Magic.htm

http://www.psychealth.org/toc.htm