JORGE ADOUM
(Exercícios Místicos, Parte I)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

O escritor e médico naturista Jorge Elias Adoum (Mago Jefa) – Jefa composto das iniciais do nome de seu pai Jorge Enrique Francisco Adoum – nasceu em 10 de março de 1897 na propriedade agrícola de seu pai, em Karf-Shbeil, próximo de Biblos, Líbano, e fez sua Grande Iniciação em Petrópolis, Rio de Janeiro, em 4 de maio de 1958. Para ler uma pequena coletânea dos seus pensamentos, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
jorgeadoum/jorgeadoum.htm

 

Este estudo pretendeu recolher alguns exercícios místicos propostos por Jorge Adoum na obra A Magia do Verbo ou O Poder das Letras, tradução de Romulo Durand da Motta e aprovada pela Comissão Divulgadora Jorge Adoum, para os quais preparei algumas animações elucidativas e facilitadoras em flash. Neste estudo, não usarei letras inclinadas para indicar que o pensamento não é de minha autoria, simplesmente porque tudo o que se seguirá não é de minha autoria. Estou apenas reproduzindo, com pequenas edições e ligeiros acréscimos, o que Jorge Adoum ofereceu a todos nós, para que possamos sair um pouquinho do buraco. Só isto. Na verdade, ao inverso de Rodolfo Domenico Pizzinga, lá em cima, como autor do estudo, deveria estar escrito Jorge Elias Adoum. Seja como for, com isto bem explicadinho, espero que ninguém pense ou admita que estou me apropriando do que não é de minha autoria. Claro; não estou!

 

Os fundamentos dos exercícios que serão apresentados em seguida, baseiam-se, segundo Jorge Adoum, nas seguintes premissas: 1ª) todo corpo tem a propriedade de gerar e reproduzir freqüências que se harmonizam com o seu próprio sistema vibratório; 2ª) todo som atua com suas vibrações sobre os demais corpos; 3ª) o som afeta o ordenamento molecular; 4ª) o som influi nos processos físico-químicos; 5ª) o som modela as formas geométricas; 6ª) o som provoca fenômenos de atração e repulsão; e 7ª) o som influi na coesão orgânica da matéria.

 

 

 

 

As letras isoladamente podem ser interpretadas mediante três elementos, que são: um número, uma figura e um som. Quando o homem chega a decifrar os três elementos das letras do seu idioma, ele se transforma em Sacerdote e Mago do Verbo. Cada letra é uma força potente e responde a um certo sinal e a uma posição do corpo. Não percebemos sua vibração, embora ela exista e se manifeste quando falada ou pronunciada mentalmente. Então, se cada letra é uma força, da combinação das letras nascem forças secundárias que criam um determinado fim. Mas, para realizar e manifestar o poder da letra, do Nome (Mantram), deve-se unir o pensamento ao som e à forma. As vogais são a alma da linguagem, isto é, são o molde em que se esvaziam os elementos materiais do som. As consoantes são o corpo da linguagem. As vogais relacionam-se com o Plano Mental, as consoantes com o Plano Físico e os pensamentos com o Plano Espiritual. O pensamento é o primeiro elemento do Íntimo; é sua potência criadora. É o pai criador do céu e da Terra. A vogal é o pensamento que chegou a ser uma idéia fixa e definitiva na mente do homem, que converte em força ativa e se cristaliza no mundo físico. A consoante é o corpo ou mundo físico, onde se manifestam o pensamento e o Verbo. Como patenteou Jorge Adoum, toda vida é ação e toda ação é vida.

 



 

 

 

Exercício: A letra A (ALeF) é o primeiro som articulado pelo ser humano e a primeira letra do alfabeto. É o princípio da Vida. Hieroglificamente significa o homem, a idéia de Unidade, o princípio, o Ser, o Espírito, o Mago. Mas, o que é um Mago? O Mago é como Deus: trabalha sem cessar na razão inversa de seu interesse material. Mago é aquele que tem um Coração sem paixões. O Mago é impassível, sóbrio, casto, desinteressado, impenetrável, inacessível e está sempre preparado para toda aflição e traição. Firme vontade e fé em si mesmo, guiadas pela razão e pelo amor da Justiça, conduzem-no ao fim colimado, preservando-o dos perigos do Caminho. Sua Lei é: Ama sem querer e trabalha sem temor. O Mago é doce e digno de todos. Pois bem, a vontade firme e a aspiração podem conduzir o neófito ao Trono da Magia, por meio do Verbo e da vocalização das letras.

No Plano Espiritual, a letra A é a letra da transmutação, o compêndio de todas as diferenças, a Iniciação nos Mistérios, assim como o poder de decifrá-los e de servir-se deles. No Plano Mental, é a transmutação e a coordenação. Confere poder para considerar e resolver os problemas, despertar e dominar as paixões. Ajuda a meditação, a reflexão e a iniciativa. No Plano Físico, ordena os elementos naturais e domina as forças em movimento. Confere aptidão para adquirir e dispor, criar e modelar, assim como dar impulsos. A letra A simboliza o Homem-deus ou o Super-homem que, por meio da sua vontade, adquire todo o poder e toda a força de fecundação nos três mundos. Os raios-X demonstram que ao vocalizarmos o A, depois de respirar profundamente, o sangue vai aos pulmões, aliviando e curando enfermidades. A letra A representa o poder energético que ordena – é o instrumento do EU SOU.

Precisamos, no entanto, representar com o corpo a letra A latina para obter os benefícios enumerados anteriormente, por meio de sua vocalização e de seus sons. A postura deverá ser sempre a seguinte: colocar-se de frente para o Oriente, de pé, com as pernas abertas em ângulo de 25 graus, ambas as mãos postas sobre o Plexo Solar, situado sobre a boca do estômago. Nesta postura, a prática deve ser começada e ela consiste no seguinte:

1. Aspirar lentamente pelo nariz durante 8 segundos.

2. Pensar, durante a inalação, que a energia vital está entrando pelo nariz para encher os pulmões.

3. Reter o alento durante 4 segundos, pensando que a energia está penetrando o corpo todo.

4. Exalar, durante 8 segundos, cantando com a boca bem aberta: AAAAAAAA. Ou dizer, em egípcio: ARARITA.

Se possível, será preferível ajustar o som da nota Dó à letra A emitida.


 

 

 

 

 

Exercício: A letra B (BET) simboliza a Substância Divina, a mãe, a imaginação. Unida à letra A, a letra B expressa todas as idéias de progresso e adiantamento gradual, a passagem de um estado a outro: o movimento.

No Plano Espiritual, a letra B indica o pensamento-matriz no qual se moldam as imagens; a fonte da criação que manifesta o eterno. No Plano Mental, dá a compreensão do sentido dos opostos e dos ensinamentos ocultos. Ê a inteligência que manifesta a Sabedoria. No Plano Físico, é o despertar da parte feminina (matriz) no corpo do homem para realizar o equilíbrio mágico, assim como representa a mulher que se une ao homem para realizar um destino igual. A letra B significa nascer-morrer e morrer-nascer. Ela tem de estar acompanhado de uma vogal para que produza efeito positivo e benéfico.

Para obter seus benefícios deve-se executar o mesmo exercício indicado para a vogal A. A postura é corpo ereto, mão esquerda na última costela e o pé esquerdo sobre o joelho direito em forma de ângulo. Quando, porém, o ar for exalado dos pulmões, exclamar: AAAAA BBAAAA!

ABA, o Pai, tem seu assento em um átomo denominado Átomo do Pai, situado em um impenetrável ponto da região colocada entre as sobrancelhas, e seu Reino está nos céus da cabeça, refletindo-se no fígado, centro da emoção.

 

 

 

 

 

 

Exercício: A letra G (GiMeL), a letra sagrada da Maçonaria Iniciática, é a matriz universal no ato de dar à luz.

No Plano Espiritual, a letra G é o conhecimento do Oculto e do Manifesto; o que está Presente e vinculado ao Passado ou ao Porvir. É a imaginação feita ato. Ê o poder de expressão. No Plano Mental, é a trindade que representa o espiritual, o mental e o físico; o positivo, o negativo e o neutro. No Plano Físico, é a manifestação, a geração dos desejos, das idéias e dos atos que expressam o gozo do exercício de nossos atributos.

O exercício consiste no seguinte:

1. Deitar-se de costas.

2. Pensar, de antemão, que a letra G é uma consoante que se combina com todas as vogais, e que cada vogai a dota de uma virtude ou faculdade, a saber: com a vogal A confere confiança em si mesmo; com a vogal E, atenção; com a vogal O, sensibilidade para captar e compreender os ensinamentos ocultos; com a vogal U, desenvolvimento das previsões, clariaudiência e psicometria; e com a vogal o I, opinião reta, verbo que manifesta a humanização de Deus e a divinização do Homem. A consoante G nunca deverá ter o som de J, mas deve sempre soar como GUE. Colocar os dedos da mão esquerda na garganta como se fôssemos colher alguma coisa e levantar a mão direita em direção ao céu, como se dali fôssemos receber algo. Praticar, nesta postura, o exercício respiratório indicado e, ao exalar o ar dos pulmões, vocalizar: Ga... Gue... Gui... Go... Gu...

 

 

 

 

 

 

Exercício: A letra HE é a mais sagrada do Alfabeto. É o Espírito sobre os elementos que acorrenta os demônios do Ar, os espíritos do Fogo, os espectros da Água e os fantasmas da Terra. A letra HE é o alento divino soprando sobre o nariz do homem que se transformou em alma vivente. Há que saber, contudo, pronunciar a letra HE sem vocalizá-la como E. A letra HE é o alento que sai junto com o som, isto é, como o H aspirado pronunciado pelos franceses. Dirigindo-se o alento quente da letra HE sobre a dor, ele faz com que ela desapareça como por milagre.

No Plano Espiritual, a letra HE representa a Lei Universal, a unidade do Todo, a quintessência das coisas, o magnetismo cósmico, o sentido místico. A letra HE é o princípio andrógino; o fogo vivente criador no homem. É o homem em forma de pentagrama ou estrela microcósmica. É o Justo que não admite disputa, é a religião universal – a Providência.

 

 

 


No Plano Mental, representa a Lei e a Liberdade, o ensinamento e o conhecimento, o domínio das paixões, o controle dos impulsos e a identificação com nós mesmos e os demais. No Plano Físico, representa a liberdade disciplinada dentro da Lei; direção e controle das forças naturais, dos processos orgânicos e das criações físicas e mentais.

A letra HE é o princípio que une o corpo material ao Espírito Divino. É o homem, pela Natureza, unindo-se ao Deus de seu Coração, nos fazendo sentir que somos Deuses.

O exercício consiste no seguinte:

Devemos pensar, com muita devoção, que nosso alento é criador e vivificador. Em seguida, deve-se formar com o corpo a estrela microcósmica, ou seja, abrir as pernas o mais possível, estender os braços em forma de cruz e aspirar pelo nariz lentamente, retendo o ar e clamar HA.

Repetir a aspiração como explicado anteriormente e vocalizar o HE, e assim, sucessivamente, da terceira vez clamando Hl, da quarta HO e da quinta HU.

Há, contudo, que recordar sempre que a respiração do H deve ser expulsa do peito com um alento forte, como um suspiro. O HE acompanhado de A limpa os pulmões, de E fortifica as cordas vocais e a garganta, de I mobiliza o sangue, de O fortifica o coração e de U fortalece o estômago.

 

 

 

 

 

 

Exercício: O mais formidável dos poderes, segundo Jorge Adoum, é o sinal da Estrela Microcósmica, que deve ser começado sempre de cima para baixo, e ao final, selado com uma Cruz ao centro, conforme mostra a animação abaixo.

 

 

 

 

Esta Estrela Microcósmica (ou Pentagrama) exerce uma influência incalculável sobre os espíritos desprendidos do envoltório natural. É o império da vontade sobre a Luz Astral, que é a alma física dos quatro elementos. Os elementos obedecem ao aspirante e estão submetidos a este Pentagrama quando ele é empregado com Inteligência. O Pentagrama em apreço cura as enfermidades próximas ou à distância, e pode, até, ser traçado sobre um objeto do próprio doente. Não esqueça de que após traçar a Estrela Microcósmica e de exercer sua vontade comandando mentalmente o pensamento, é preciso selá-la com uma Cruz ao centro. Ao final deste exercício, diga: Está Selado.

Voltando às vogais, todas as vogais pronunciadas representam um esforço de insuflação. Se tal esforço for feito por meio de uma Vontade Inteligente, na qual a imaginação (criação mental) tem papel fundamental, ela se transforma numa projeção de fluido, ou de luz humana ou de magnetismo. Este magnetismo é que é o instrumento da vida. Simboliza a causa operante que dirige nossas determinações. Representa o princípio do Verbo em cada ser.

 

 

 

 

 

 

Exercício: Corresponde à letra VAV (O/U). A nota musical correspondente ao O é o Dó e as que correspondem ao U são o Ré sustenido e Mi bemol. Suas cores são o azul e o verde, também associadas aos processos da geração, às emanações do corpo astral do ser humano e à ciência cabalística. É, enfim, o conhecimento do Bem e do Mal. Esta letra é a imagem do Mistério mais profundo; a imagem do ponto que separa o ser do não-ser.

No Plano Espiritual, a letra VAV assinala o conhecimento instintivo da transcendência dos atos, isto é, do bom e do mau. O Homem ou Mago do Tarô está de pé em uma encruzilhada entre duas mulheres que representam a necessidade e a liberdade, o vício e a virtude. No Plano Mental, representa o dever e o direito. Inspira as idéias que nos forçam a escolher, em cada caso, segundo a lição que nos compete aprender. No Plano Físico, é a determinação do comportamento, a abstenção das inclinações do apetite ou o usufruto do gozo. Promete privilégios nas relações amorosas, obtenção de coisas materiais, possessão daquilo que se quer e cumprimento de ardentes desejos.

A letra O repercute no coração e cura suas enfermidades. Ele tem os seguintes sentidos: No Divino: equilíbrio da Vontade e da Inteligência; a Beleza. No Humano: equilíbrio do Poder e da Autoridade; o Amor. No Natural: equilíbrio da Alma Universal e da Vida Universal; a Atração Universal. A letra O é a letra da realização, concedendo mentalidade desperta, favorecendo os acontecimentos aprazíveis e conferindo poder para convencer.

Exercício:

Respiração indicada. Juntar ambas as mãos com as palmas sobre o coração. Pensar sempre que o alento de vida penetra ao aspirar, e que, ao exalar, ele vai ao coração, quando se vocaliza OOOOOO.

A letra U tem o mesmo poder da letra O, porém de maneira expressiva.

A letra O é a letra da realização interna, enquanto a letra U é a letra da realização externa. A letra U é um A invertido. Esta deverá ser vocalizada com a boca bem aberta, enquanto aquela é com a boca quase fechada.

AU é a combinação do mantra AUM. A pronúncia desta palavra sagrada varia segundo o caso: é AUM trindade; é OOOO MMMM dualidade e é OM unidade.

O U cura as enfermidades do estômago e dos intestinos. O exercício é igual, só que as mãos devem estar sobre o ventre, fazendo-se seguir da vocalização seguinte:

UUUU... EEEE... IIII... AAAA... OOOO... UUUU...

Em Magia, representa e outorga a beleza austera da virtude. Com tal poder, o aspirante avança sempre, sem vacilar, e seu lema é: Desprender da vontada todo servilismo e exercer domínio sobre ele.

 

Exercício: A letra Z (ZaIN) expressa, hieroglificamente, a espada flamejante e a flecha. Simboliza a arma que ajuda o homem a adquirir o poder e o propósito que permite sua realização. Representa a Luz Astral, o que emana e mana, o que é em si mesmo uma difusão luminosa que confere luz e calor. É a idéia e o fato.

 

 

 

A letra Z tem muitos poderes, mas sua pronúncia deve ser como soa em francês e não como o C do espanhol. É a força motriz do ato operacional, o espírito feito forma. Representa o tempo e o espaço. Seu poder outorga: 1º) retidão de propósitos; 2º) tolerância nas opiniões; 3º) inteligência para discutir; 4º) clemência para julgar; 5º) verdade no falar; 6º) graça para se expressar; e 7) paz no Coração.

No Plano Espiritual, a letra Z representa o domínio do espírito sobre a matéria, o conhecimento dos 7 princípios que dirigem os atos criadores e a posse das 7 virtudes necessárias ao domínio de nós mesmos. No Plano Mental, representa a certeza daquilo que se sabe, o trabalho e a vitalização de nosso ser por meio do magnetismo mental. No Plano Físico, representa o desejo de superação. Promete poder magnético, intelectualidade acertada e obtenção do desejado. Sua prática anuncia justiças, satisfações e honras.

A letra Z é, também, a letra da força sexual do homem, que confere o triunfo. Ê o selo universal ou força que abre caminho como o raio representado pelo Z.

Exercício:

Ajoelhar-se. Manter o tronco reto e as mãos estendidas no nível dos ombros formando a letra Z.

Aspirar, reter o ar e exalá-lo, exclamando:

Za: outorga emoções.

Ze: outorga utilidades inesperadas.

Zi: outorga fervor de sentimentos.

Zo: outorga confiança em si mesmo e nos demais.

Zu: outorga iluminação interna.

Após esses exercícios, ficar de pé e repeti-los de igual forma, pensando sempre que em cada vocalização aquilo que se deseja é obtido. Cada vocalização ocupa uma aspiração. O domínio, em Magia, pertence àqueles que possuem a soberania do espírito sobre todos os inimigos, que são os defeitos e as paixões. A prática das 7 virtudes confere ao aspirante o poder encerrado na Magia do Verbo. Estas virtudes são: Fé, Esperança, Amor, Fortaleza, Temperança, Justiça e Prudência.

 

Exercício: H (HeT) é a oitava letra, que é pronunciada como um sibilo em tom suave. É de difícil pronúncia para o ocidental. No alfabeto latino, encontra-se representado pelo H mudo. Simboliza o equilíbrio e a justiça que se encontram em cada coisa, a fim de que cada coisa seja ela mesma. A letra HeT é o Plasma-Mater em cujo seio dormita a vida. Ê a consciência humana que possui o conhecimento do Bem e do Mal, da Justiça, do Equilíbrio, da divisão em iguais proporções.

No Plano Espiritual, HeT representa a justiça, a razão pura, a compreensão e a eqüidade. No Plano Mental, representa o Direito, a obtenção da paz, a sorte como fruto da moderação. No Plano Físico, representa a Lei do Equilíbrio, a evolução e a involução. Promete temperança, recompensa, gratidão e raciocínio.

No exercício da letra H, procede-se da seguinte maneira:

Ficar de pé, em posição ereta, respirar e levantar os braços lentamente até o nível dos ombros, reter o alento, juntar as mãos estendidas em frente ao rosto e imediatamente procurar estendê-las para trás rapidamente, juntando-as e separando-as várias vezes com o alento retido, mas sem causar cansaço. Abrir, em seguida, a boca e soprar o alento de uma só vez com o som HAH, como quem tenha algo preso na garganta ou como um suspiro.

Este exercício cura enfermidades da laringe e da garganta e ajuda o desenvolvimento da clariaudiência.

Em Magia, indica que o domínio dos obstáculos e a obtenção da Vitória consistem em um trabalho muito simples da vida humana. Para consegui-los, é preciso estabelecer o equilíbrio entre as forças que são postas em movimento. Toda causa produz um efeito. Compreendendo a Deus como um homem infinito, o homem diz a si mesmo: Eu sou o homem finito. O pensamento realiza-se em palavras, as palavras em atos, em gestos, em sinais e em letras. A vontade equilibrada tempera e anula os golpes e os choques da força contrária.



Æquilibrium

 



Continua...

 

 

Fundo musical:

Mantra de Avalokiteshvara

Fonte:

http://www.sintoniasaintgermain.com.br/
Avalokiteshvara.html

 

Página da Internet consultada:

http://www.psychealth.org/toc.htm