JORGE ADOUM
(Exercícios Místicos, Parte II)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

O escritor e médico naturista Jorge Elias Adoum (Mago Jefa) – Jefa composto das iniciais do nome de seu pai Jorge Enrique Francisco Adoum – nasceu em 10 de março de 1897 na propriedade agrícola de seu pai, em Karf-Shbeil, próximo de Biblos, Líbano, e fez sua Grande Iniciação em Petrópolis, Rio de Janeiro, em 4 de maio de 1958. Para ler uma pequena coletânea dos seus pensamentos, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
jorgeadoum/jorgeadoum.htm

 

Na continuação deste estudo, continuei a recolher alguns exercícios místicos propostos por Jorge Adoum na obra A Magia do Verbo ou O Poder das Letras, tradução de Romulo Durand da Motta e aprovada pela Comissão Divulgadora Jorge Adoum, para os quais também preparei algumas animações elucidativas e facilitadoras em flash. Como na primeira parte deste estudo, não usarei letras inclinadas para indicar que o pensamento não é de minha autoria, simplesmente porque tudo, sem exceção, o que será apresentado a seguir continua não sendo de minha autoria. Repito: estou apenas reproduzindo, com pequenas edições e ligeiros acréscimos, o que Jorge Adoum ofereceu a todos nós, para que possamos sair um pouquinho do buraco. Só isto. Na verdade, ao inverso de Rodolfo Domenico Pizzinga, lá em cima, como autor do estudo, deveria estar escrito Jorge Elias Adoum. Seja como for, com isto bem explicadinho, espero que ninguém pense ou admita que estou me apropriando do que não é de minha autoria. Claro; não estou!

 

Para ler a primeira parte deste estudo, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
adoumjorge/adoumjorge.htm

 

Os fundamentos dos exercícios que serão apresentados em seguida, baseiam-se, segundo Jorge Adoum, nas seguintes premissas: 1ª) todo corpo tem a propriedade de gerar e reproduzir freqüências que se harmonizam com o seu próprio sistema vibratório; 2ª) todo som atua com suas vibrações sobre os demais corpos; 3ª) o som afeta o ordenamento molecular; 4ª) o som influi nos processos físico-químicos; 5ª) o som modela as formas geométricas; 6ª) o som provoca fenômenos de atração e repulsão; e 7ª) o som influi na coesão orgânica da matéria.

 

 

 

 

As letras isoladamente podem ser interpretadas mediante três elementos, que são: um número, uma figura e um som. Quando o homem chega a decifrar os três elementos das letras do seu idioma, ele se transforma em Sacerdote e Mago do Verbo. Cada letra é uma força potente e responde a um certo sinal e a uma posição do corpo. Não percebemos sua vibração, embora ela exista e se manifeste quando falada ou pronunciada mentalmente. Então, se cada letra é uma força, da combinação das letras nascem forças secundárias que criam um determinado fim. Mas, para realizar e manifestar o poder da letra, do Nome (Mantram), deve-se unir o pensamento ao som e à forma. As vogais são a alma da linguagem, isto é, são o molde em que se esvaziam os elementos materiais do som. As consoantes são o corpo da linguagem. As vogais relacionam-se com o Plano Mental, as consoantes com o Plano Físico e os pensamentos com o Plano Espiritual. O pensamento é o primeiro elemento do Íntimo; é sua potência criadora. É o pai criador do céu e da Terra. A vogal é o pensamento que chegou a ser uma idéia fixa e definitiva na mente do homem, que converte em força ativa e se cristaliza no mundo físico. A consoante é o corpo ou mundo físico, onde se manifestam o pensamento e o Verbo. Como patenteou Jorge Adoum, toda vida é ação e toda ação é vida.

 



 

 

 

Exercício: A letra I (IOD) representa o dedo do homem executando um gesto de ordem, um comando. É a imagem da manifestação potencial, da duração espiritual e da eternidade do tempo. É o membro viril do homem. Simboliza o princípio do Verbo plasmado; a ordem e a necessidade da sua existência. Representa a causa de todos os efeitos; a Lei de Compensação. A letra I é a periodicidade infinita; é denominada de Roda Divina, de Lei do Carma, de Causa e Efeito e de Ordem Imperecível.

O Valor Externo da letra I é 10; o Valor Pleno poderá ser 14 ou 20; o Valor Oculto poderá ser 4 ou 10; e o Valor AThBaSh é 40, equivalente ao Valor Externo da letra M (MeM). Com sua ressonância, a letra I vibra da cabeça aos pés.

No Plano Espiritual, a letra I representa a Lei de Compensação, a Lei da Causa e do Efeito e a alternativa existente entre a sucessão do espiritual e do material. No Plano Mental, representa a indução e a dedução. É a projeção ilimitada do pensamento em seus distintos aspectos. No Plano Físico, representa a ação e a reação; a aplicação da moralidade no plano material.

A Letra I é um fogo que consome certas coisas e cria outras. É a volição e a idéia; a inteligência que formula e compreende o saber.

Significa: 1º) reflexo da vontade; a necessidade (o carma); 2º) reflexo do poder e da realização; a potência mágica da vontade; e 3º) reflexo da Alma Universal; a Força em potência de manifestação.

A letra I, quando corretamente vocalizada, vibra em todo o corpo do homem. Por meio desta vibração, o homem se comunica e entra em contato com as forças divinas e terrestres. IE cura as enfermidades da laringe e fortifica as cordas vocais para manifestar o poder do Verbo. IA cura as enfermidades dos pulmões e da cabeça. IO alivia e cura o coração. IU mostra-se eficaz para tonificar o estômago.

Exercício:

Levantar os braços verticalmente para formar a letra I, enquanto se aspira o alento pelo nariz, lentamente. Reter o alento e vocalizar I... E... A... O... U...

Se, porém, desejamos fortalecer um órgão, especialmente o coração, deve-se vocalizar IIIIII OOOOOO.

Se desejamos atingir a cabeça, deveremos vocalizar IIIIII AAAAAA.

Resta-nos falar da letra sagrada Y – que é a verdadeira letra do EU SOU. O exercício referente ao Y consiste em levantar os braços, adotando a postura que a própria letra indica. Inspirar, reter e aspirar vocalizando: EU SOU. Em Magia, é preciso praticar os quatro verbos para aproveitar e adquirir o Grande Poder. Esses quatro verbos são: Saber, Querer, Ousar e Calar. Eles encerram todos os atributos do Íntimo:

1. O Poder Equilibrante.

2. A Sabedoria Equilibrada.

3. A Inteligência Ativa.

4. A Misericórdia.

5. O rigor necessário à Sabedoria e à Bondade.

6. A Beleza como princípio mediador do equilíbrio entre o Criador e a Criação.

7. O triunfo da Inteligência e da Justiça.

8. A Vitória do Espírito sobre a matéria.

9. O Absoluto como base de toda verdade.

10. A Razão Suprema e Absoluta do Universo.

 

 

 

 

 

 

 

 

10º Exercício: A letra K (KaF) simboliza o princípio dos atos reflexos; o esforço do ânimo em seu trabalho criador. É a expressão da energia e a manifestação do Poder. É o conceito de força. A letra K é força operante.

No Plano Espiritual, a letra K representa o poder da persuasão; o poder espiritual que domina a matéria e consegue convencer aos outros. No Plano Mental, representa a força moral e a força do intelecto; a faculdade de criar e de dominar por meio do conhecimento da Verdade. No Plano Físico, é o domínio da parte animal ou das baixas paixões existentes em nós mesmos, através da moralidade e da conservação de nossa integridade.

O K promete força para dominar os elementos, além de decisão, vitalidade e rejuvenescimento. Significa: 1º) reflexo da Inteligência: a Liberdade; 2º) reflexo da Fé: a Coragem (o Ousar); 3º) reflexo da Vida Universal: a vida passageira. A letra K é o grande agente mágico da Luz Astral ou Alma do Mundo, que precisa ser dominada e utilizada.

Exercício:

Colocar o corpo em forma de K. Ereto sobre o pé esquerdo, levantar a mão direita e o pé direito. Aspirar e reter o ar como ficou indicado para outras letras. Vocalizar durante a expiração:

KA – gera o desejo de saber e de explorar.

KE – induz à dignidade e ao comportamento atento.

Kl – alegria e saúde.

KO – valor e ousadia.

KU – serenidade e prudência.

De passagem, diremos que a palavra KIT pronunciada rapidamente e de um modo brusco, depois de o alento haver sido retido, por várias vezes, retira o sangue de certos lugares para enviá-lo, rapidamente, a todos os órgãos do corpo. Em Magia, a força é adquirida pela fé e pelo domínio das fraquezas do coração. Estudar o dever, que é a regra do Direito, e praticar a justiça por amor a ela. Este é o poder da Magia Real. O que for operado nos mundos moral e intelectual acontece com maior razão no mundo físico. Por este motivo, deve-se eliminar o temor da morte, porque se crê facilmente naquilo que se teme ou naquilo que se deseja, pois o desejo e o temor dão à imaginação um poder realizador cujos efeitos são incalculáveis. E para adquirir a força que domina o agente astral é preciso amar sem desejar.

 

 

 

 

 

 

 

11º Exercício: A letra L (LaMeD) simboliza o sacrifício voluntário, o movimento expansivo, a consumação das coisas, o altruísmo. É o desdobramento dos braços e das asas. Esta letra dá origem a todas as idéias de extensão e é a imagem do poder que advém da elevação.

No Plano Espiritual, a letra L representa o apostolado, o sacrifício do superior para a dignificação do inferior. No Plano Mental, significa o antagonismo das criações mentais e a circunspecção no decidir, além do que há de penoso no trabalhar. No Plano Físico, representa a consumação das coisas e a insipidez material produzida pelo predomínio do aspecto moral.

Exercício:

Posição: ajoelhado. Levantar os braços e mãos verticalmente por cima da cabeça e uni-las. Aspirar e bradar AAALLLAAA.

Em Magia, o sacrifício representa o caminho em direção ao Poder. Hermes ensinou a operação da Grande Obra: Separarás a Terra do Fogo, o sutil do espesso, com grande industria. Ou seja: devemos livrar a alma de todo preconceito e de todo vício.

O aspirante deverá estar sempre exposto à crucificação, à dor e à morte, mas deverá sempre aceitar, com dignidade e resignação, a sua dor, perdoando os seus mais cruéis inimigos.

 

 

 

 

 

 

 

 

12º Exercício: A letra M (MeM) simboliza o princípio de concepção e de criação, a imortalidade, a renovação, o renascimento, a transmutação. Também indica a mulher como mãe e companheira; tudo que é fecundo e capaz de criar. M é um sinal material e feminino que representa ação passiva. É a letra à qual corresponde a destruição do que foi criado, ou seja, a transformação ou morte concebida como um passo de um mundo a outro. O M significa a água maternal de tudo que foi criado; a Água Primordial. Esta letra está associada ao signo zodiacal de Virgem, à cor escarlate-claro, à nota musical Fá bemol e ao sentido do paladar. É o princípio pelo qual os elementos se transformam em outros e o homem prolonga a si mesmo em sua criação.

No Plano Espiritual, a letra M gera a renovação da vida por meio da transmutação, isto é, a imortalidade da essência. É a cópula do Cosmos. No Plano Mental, representa a ação, a reação e a transformação. No Plano Físico, gera a letargia, o sonambulismo, o que altera ou destrói para fazer renascer.

Representa: 1º) Deus em Seu aspecto passivo ou feminino; o princípio transformador; 2º) a morte, no humano; e 3º) A Luz Astral no material como força plástica universal.

Em Magia, a letra M representa a Grande Obra. A letra M junto com o A gera passividade e doçura. Junto ao E, generosidade. Junto ao I, bondade. Já as letras O e U, em sânscrito, tendem a se antepor ao M. AUM, por exemplo, com as notas musicais Dó, Mi e Sol, constitui poderosa invocação da Trindade.

Recordando: AUM MANI-PADME HUM (OH!, Deus meu que estás em mim!)

 

 

 

 

Exercício:

O corpo pode estar ajoelhado, com as mãos afastadas do corpo como as pernas do M. A seguir, fazer o exercício respiratório já descrito, vocalizando: MMMaaaammm... MMMeeeemmm... MMMiiiimmm... ou a palavra sânscrita AUM (OM).

Em Magia, a Morte é considerada como o princípio do Nascimento em uma outra vida. Por outro lado, o Universo reabsorve, sem cessar, o que saiu de seu seio e não se espiritualizou.

O Segundo Nascimento (ou Morte Espiritual) consiste na morte dos instintos materiais pela livre vontade e pela adesão da alma às Leis Divinas (Cósmicas). Quando nascer o Segundo Homem dentro do primeiro, terá início a Verdadeira Imortalidade. O homem que viveu bem na Terra apresenta um cadáver astral que se evapora como as nuvens de incenso puro, elevando-se às regiões superiores. Se, porém, o homem viveu criminosamente, dominado pelas baixas paixões, negando-se a morrer em vida, seu cadáver astral fica prisioneiro, buscando as coisas que o aprisionam, e deseja readquirir a vida, consumindo-se em dolorosos esforços para construir para si órgãos materiais vivos. Os antigos vícios, porém, aparecem-lhe sob a forma de figuras monstruosas, que o atacam e devoram... O infeliz perde, sucessivamente, todos os membros que serviram às suas iniqüidades, por meio do Fogo Astral, e acaba por sofrer a Segunda Morte. A vocalização do M produz certas vibrações que cortam o fio prateado do cadáver astral.

 

 

 

 

 

 

 

 

13º Exercício: A letra N (NUN) simboliza o Filho e, em geral, qualquer ser criado ou refletido. É o signo da existência individual, o princípio divino que une o antagonismo de dois pólos num só. A letra N representa, em si, a Idéia e o Verbo.

No Plano Espiritual, a letra N representa a atividade eterna da vida; a afinidade das coisas opostas. É o Sacerdócio em que estão vinculadas as vidas interna e externa do indivíduo. No Plano Mental, representa a solidariedade das emoções, a associação das idéias, a reciprocidade nos afetos e a virtude que serve de ponte entre os vícios. No Piano Físico, equilibra a relação dos sexos e equilibra a força vital, a castidade e o que tempera emoções e paixões.

A invocação com a letra N afasta os contratempos e suaviza a compensação oriunda do erro. A letra N representa o poder do matrimônio que forma as Correntes Divinas pelo acoplamento de dois pólos e simboliza o Amor Universal Divino. A prática da vocalização da letra N abre em nosso interior uma Porta que nos põe em comunicação com nosso passado remoto, o que nos permite ver as vidas passadas.

Exercício:

De pé, com o corpo em forma de N, a mão direita afastada do corpo indicando a terra e a esquerda levantada indicando o céu, aspirar lentamente pelo nariz e reter a respiração tanto quanto possível, soltando, então, o alento retido, clamando ou cantando:

Eeeennnnnnnnnnnnnn.

Em seguida:

Iiiinnnnnnnnnnnnnn.
Aaaannnnnnnnnnnnnn.
Oooonnnnnnnnnnnnnn.
Uuuunnnnnnnnnnnnnn.

A letra N introduz a vibração das vogais em nosso interior, abrindo Portas ou Selos.

Em Magia, a temperança é a virtude que deve transformar e destruir os obstáculos para podermos alcançar a meta. Esta virtude tem poder sobre o Corpo Sideral ou Astral, que é a alma intermediária entre o espírito e o físico. O Corpo Astral, enquanto o físico se encontra adormecido, permanece acordado, transporta os pensamentos e se materializa neles em qualquer lugar onde esteja trabalhando sob a imantação universal. Segundo os pensamentos, o Corpo Astral toma-lhes a forma para trabalhar no corpo físico. Por tal motivo, vemos muitos seres que se assemelham a animais. O Corpo Astral se afasta, aumentando o fio simpático que o une ao coração e ao cérebro, sem, contudo, rompê-lo. Desta forma, o Mago pode ser visto em dois lugares ao mesmo tempo.

 

 

 

 

 

 

 

 

14º Exercício: A letra S (SaMeK) simboliza o princípio da Luz Astral em circulação, a vontade individual, a atração irresistível exercida pelo Mistério. É a serpente das revoluções cíclicas. Está associada ao signo de Escorpião, à cor rosa, à nota musical Lá bemol, à ciência das cores e à função humana da reprodução. Representa o Destino, o Fogo Criador, a paixão que nos faz imortais. Representa também o princípio da geração, mistério que ensina que as substâncias e as virtudes têm a propriedade de se fundir umas nas outras, criando em conjunto o que cada uma não contém em si mesma.

 

 

 

 

No Plano Espiritual, a letra S gera a vontade individual e o princípio que nos induz a descobrir os mistérios desconhecidos. No Plano Mental, produz a força do desejo, a cadeia das paixões, a chama que queima e calcina o que há de excessivo em nós. No Plano Físico, tende para os processos da geração e provoca desejos intensos e ânsias insatisfeitas. Confere ânimo e gera fogo.

Significa: 1º) o destino criado pelo próprio homem; 2º) a elevação ou a queda, segundo o poder da vontade; e 3º) o fluido astral ou o Terror do Umbral que impede a entrada no Éden.

Exercício:

Imitar a letra S com o corpo, estendendo as mãos unidas à frente da cabeça e ligeira genuflexão para frente, podendo-se apoiar os joelhos sobre uma cadeira pequena ou outro objeto. A seguir, proceder ao exercício respiratório já ensinado. Ao exalar o ar, deve-se articular: IIIISSSSS AAAA RRRR. É um chamamento da energia criadora sobre a cabeça. Em seguida, IISSSSS IIM. É a descida da energia pela espinha dorsal até a região sacra e sua distribuição pelo organismo. Logo após, HII SSSSSSSS AAAA, que faz elevar da energia até o cérebro.

Em Magia, toda vontade verdadeira se manifesta por atos; mas aquilo que for feito deve ser análogo à vontade. O feitiço voluntário constitui um dos mais terríveis perigos da vida humana. A simpatia passional submete o mais ardente desejo à mais forte vontade. O mais forte absorve o mais fraco. Certos alunos absorvem a inteligência de outros e, sempre, num círculo, um homem se apodera da vontade dos demais. A Luz Astral é o receptáculo deste poder. Evocada pela razão, Luz Astral se produz com harmonia. O poder adquirido deve ser transformado em bem para os demais. O Mago tem de exilar do seu reino tudo que seja arbitrário. As vontades autocratas serão sempre deslocadas pela Sabedoria Divina.



 

 


 

 

Continua...

 

 

Fundo musical:

Sagrado Nome do Buddha Amitabha

Fonte:

http://www.sintoniasaintgermain.com.br/
contemsaber.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://wallpapers.free-review.net/
12__Black_Magic.htm

http://www.psychealth.org/toc.htm