PENSAMENTOS PARA REFLEXÃO

+ VICENTE VELADO (FRC)
(19 de Julho de 1941)

 

Volume II

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

(Por favor, aguarde carregar as imagens e as animações. Todas elas complementam didaticamente as máximas selecionadas. As imagens e as animações são de minha única e inteira responsabilidade. Elas, salvo uma exceção, não constam da obra do autor.)

 

 

 

 

 AD   ROSAM   PER   CRUCEM    .'.    AD   CRUCEM   PER   ROSAM.  

 

Música de fundo: Pot-pourri — Cartola
Fonte:

http://www.cifrantiga.hpg.ig.com.br/Crono3/midis.htm

 

 

Este trabalho é a continuação de um estudo sistemático que venho realizando sobre o pensamento vivo do Frater +Vicente Velado FRC e Abade Especial da Ordo Svmmvm Bonvm para o Terceiro Mundo. Penso que seja conveniente examinar preliminarmente o volume I que está disponibilizado em:

A animação abaixo que abre este livro digital pretende, simbolicamente, mostrar quatro momentos da vida deste Ilustre Rosacruz, que tem trabalhado infatigavelmente para a difusão do Rosacrucianismo e da Paz no Mundo. O número 4 (quatro) patenteia, entre outras possibilidades, a Estabilidade. Por isso, concordo inteiramente com o pensamento de +Velado quando diz algo mais ou menos assim: A Illuminação é difícil de ser conquistada: mais difícil ainda é mantê-la.

 

 

Eu tive o privilégio de conhecer pessoalmente o Frater +Velado e com ele já estive algumas vezes. Posso afirmar e declarar que este Místico é e vive o que pensa e o que escreve em seus textos que estão disponibilizados na Web. Simboliza, de maneira viva, a Ética e os Ideais Rosacruzes. Uma das características fantásticas do Frater +Velado é a de não perder um segundo com inutilidades. Quando conversamos (para mim sempre uma rica aula a mais sobre Rosacrucianismo, a vida em si e os temas mundias), ele não divaga sobre lateralidades supérfluas. Em suas exposições predominam a densidade, a linearidade e a coerência, tudo isso sob o suporte dos mais elevados Princípios Rosacruzes. Por outro lado, o Frater +Velado tem naturalmente um senso de humor muito apurado, que é encaixado nos momentos adequados. Ao digitar esta última frase lembrei-me de Sâr Alden: ele adorava passear pelo Parque Rosacruz, na Califórnia, tomando sorvete.

Para definir inteiramente o Frater +Velado, reproduzirei suas próprias palavras escritas no 5º capítulo do Livro Digital, inclusive disponível para download, Abrindo a Mente (Livro para a Nova Era) incluso na Biblioteca Digital da Ordo Svmmvm Bonvm em:

http://svmmvmbonvm.org/livrariaos+b/index.htm.

Escreveu +Vicente Velado: Sou um homem com 63 anos de idade em 2004, Cristão no sentido do Cristo Cósmico, eremita desde 1995, estudante de Rosacrucianismo, a serviço de meus ideais mais caros, como Ética e Paz, para a consecução da Grande Obra. O Frater +Velado não me passou nenhuma procuração, mas eu confirmo esse depoimento.

Como tive a oportunidade de dizer no volume I, o Frater +Velado se dedica intensamente ao estudo do Rosacrucianismo, e, adicionalmente, determinou-se a cumprir, integralmente e com superlativa dignidade, a Sagrada Missão que lhe foi confiada por sua esposa — Iolanda Therezinha Marcier (Mestre Apis – Ankh Udja Seneb) — pouco antes de passar pela Grande Iniciação: introduzir o autêntico Rosacrucianismo nesta Nova Era (mental) no início do Terceiro Milênio. Isto está sendo feito com absoluta maestria e produzindo frutos incontestáveis. Eu sou um exemplo vivo deste fato, pois tenho aprimorado meus conhecimentos místicos estudando os diversos e-books disponibilizados nas distintas divisões da Ordo Svmmvm Bonvm.

A Ordo Svmmvm Bonvm apresenta a biografia oficial do Frater +Velado da qual, nesta oportunidade, colhi em acréscimo o seguinte excerto que reproduzirei: O eremita Rosacruz C. A. Vicente Velado R. Marcier (Macarlo) viveu 8 anos sem ter contato com o mundo exterior a não ser pela Internet, na qual trabalha como analista de sistemas, guru de computação e desenvolvedor de 'software' para manter o eremitério. Foi instruído pela Grande Fraternidade Branca para criar a Interface Web do Rosacrucianismo da Nova Era e nomeado Abade da Ordo Svmmvm Bonvm Para o Terceiro Mundo. Iniciado do Sétimo Grau do Faraó (Iniciação Especial conferida a uns poucos membros da AMORC pelo Imperator Ralph M. Lewis), recebeu do Mestre da GFB Sar Alden (Harvey Spencer Lewis) a Palheta Mística Veritas Vincit, com a qual criou a Frater Velado's Art Gallery, que apresenta cerca de 700 quadros sobre temas Rosacruzes e sobre o drama humano. É autor de centenas de ensaios e de numerosos livros sobre Metafísica Rosacruz, membro da Ordem de Maat e da United Communities of Spirit (UCS) – a maior comunidade metafísica da Internet, que reúne místicos, religiosos, não-religiosos e ateus. Participou de um projeto, em nível mundial, para o estudo do comportamento humano e sua expressão pela Internet. É estudante dos Planos (Graus Superiores do Sistema Antigo) da Ordem Rosacruz AMORC, da qual é membro vitalício. Desenvolveu uma teoria segundo a qual a Criação é um círculo em expansão multidimensional que produz universos tubulares voltados sobre si mesmos, em uma espiral infinita, a qual pode ser influenciada pela criatura humana. Músico de jazz (trompetista), estudou com Miles Davis e teve a carreira interrompida por uma hérnia. O link direto para ler a biografia integral é:

 

http://macarlo.com/novaera/biovel.htm

 

 

O Irmão Leigo da Ordem Rosacruz
+Vicente Velado

http://macarlo.com/
novaera/galleryvel1.htm

 

 

Por último, desejo tornar público que o nome-título deste website — que no momento está sob a minha responsabilidade (PAX PROFUNDIS) — foi uma escolha pessoal do Frater +Velado. No mesmo dia em que ele me sugeriu este título a mudança foi feita. Como não me sinto dono de nada, e, como ele, a meu modo e em um patamar inteiramente diferente e muito mais modesto do que o dele, dedico tudo o que faço, em primacial lugar, à Humanidade. Repito, então: peço perdão pelos eventuais equívocos que possam estar embutidos nos ensaios e rascunhos que tenho divulgado. Contudo, quando soar a hora, alguém continuará este trabalho. Espero que seja mais profícuo do que o que estou realizando hoje. Mas, não posso deixar de proclamar: Tudo em honra e glória da Ordo Rosæ Crucis Autêntica, Perpétua, Verdadeira e Invisível, que auxilia a todos nós, sem exceção, nesta Santa Peregrinação rumo à Eterna LLUZ. Assim seja!

 


ETERNAL LIGHT

Tela disponibilizada na
Frater Velado's Art Gallery
http://macarlo.com
/novaera/galleryvel1.htm

 

Fiat Nobis — .'. Sacrosancta Ordo RosæCrvcis .'. Secvndum Verbvm Tvvm Per Omnia Sæcvla Sæcvlorvm.  AMeN.

 

FRACTAL  DA  CRUZ

 


(+Vicente Velado)


O fractal da cruz é sobremaneira interessante e demonstra como o símbolo da interseção da dualidade – duas linhas que se cortam ao meio (exatamente ou não) – se desdobra criando uma egrégora. Na primeira figura à esquerda (Fig. 1) é vista a cruz simples propriamente dita, a inicial e mais elementar – a originadora. Na figura seguinte (Fig. 2) a Lei do Fractal se exerceu, e agora o que se vê é um emblema sagrado, usado pela cristandade. Note-se que neste emblema cada ponta da cruz inicial se desdobrou em três, perfazendo um total de 12: tem-se aí o arcabouço da cruz lobulada Rosacruz, e mais: os 12 Graus do Templo que conduzem aos Planos. Na terceira figura (Fig. 3), o emblema sagrado, em nova fractalização, tornou-se o sinete do poder esotérico. Finalmente, na quarta figura (Fig. 4), sempre pela Lei do Fractal, eis a Egrégora da Cruz.
(
+Vicente Velado). [A animação abaixo é uma mera reprodução das quatro etapas progressivas dos Fractais da Cruz examinados neste sintético resumo de autoria do Frater +Velado.).

 

EGRÉGORA  DA  CRUZ

 

 

ORDO  SVMMVM  BONVM


 

 

 

    .'.  AD  ROSAM  PER  CRUCEM  .'.  AD  CRUCEM  PER  ROSAM .'.  AD  ÆTERNUM  .'.    

 

 

258. Deus é o mais importante símbolo criado pela consciência humana, na tentativa de vislumbrar estágios superiores de percepção.

259. A Grande Fraternidade Branca funciona no contexto cósmico como uma espécie de Federação — um conclave permanente de mentes impessoais — às quais se poderá chamar, se assim se quiser, de Mestres sem Rosto.

260. Os Mestres da Grande Fraternidade Branca jamais se dão a conhecer ao público e tampouco têm nomes. Jamais enviam mensagens através de ‘canalizações’ individuais, principalmente se assinadas por algum ‘receptor’.

261. Pessoalmente, não considero essencial que um artista obtenha sucesso para que sua obra possa ter valor, porque o valor não é comercial, e lembro que Pietr Mondrian morreu de fome, ele que foi um dos maiores pintores da Modernidade. [Mondrian (1872-1944) é hoje unanimente considerado um dos grandes pintores do século XX.]

 

Pietr Mondrian
Pietr Mondrian
Amersfoort, 1872–New York, 1944
Aponte o mouse para Mondrian
para ver uma de suas telas.

 

262. A Arte é uma expressão do Misticismo e o Misticismo é a Arte da Vida. [Ofereço a tentativa abaixo, inspirada em Mondrian, ao meu Irmão Vicente Velado.].

 

PEREGRINAÇÃO
RJ, 5 de Março de 2005

 

263. Uma coisa é fora de dúvida: todas as Iniciações autênticas são realmente eficazes e irreversíveis. Isto quer dizer que um Iniciado jamais voltará a ser o que era antes antes da Iniciação, porque terá realmente avançado no contexto de uma evolução que se processa contínua e perenemente.

264. A Iniciação é, antes de mais nada, um processo de alto impacto psíquico, que franqueia as portas mentais do postulante para um patamar inteiramente novo de compreensão e entendimento em termos cósmicos e universais.

265. Iniciação é uma abertura de porta pela qual a mente humana se torna capaz de perceber o que antes lhe estava velado.

266. A Iniciação é, antes de tudo, extraordinariamente propiciatória de elevação...

267. A Iniciação pode, inclusive, conferir condições de interação interplanetária.

268. O verdadeiro Iniciado é aquele ser cuja consciência se ampliou através da Iniciação, tendo sido unicamente ela e o entendimento subliminar de sua ação e seu significado mais amplo os vetores dessa abertura mental.

269. Não existe qualquer incompatibilidade entre as egrégoras da Ordem Rosacruz - AMORC e da Ordem de São Bento. [Penso que posso acrescentar que não existe mesmo qualquer incompatibilidade entre quaisquer egrégoras que trabalhem em prol do Bem e da Eterna LLUZ.].

270. A Internet veio a afetar as ordens iniciáticas, mas somente nos círculos externos, porque os internos são imunes.

271. Pergunta: O que pode um membro da AMORC fazer de concreto pelo Brasil? — Pode dar um bom exemplo e realizar experimentos em favor do País. Como exemplo, deve ser trabalhador, respeitador e honesto, prezando a Ética acima de tudo, e exercendo a caridade e a tolerância; ante as dificuldades, deve continuar sendo otimista; ante os abusos, pode se indignar, mas não se revoltar. Como experimento, pode criar um que considere adequado, ou rezar antes de se deitar e ao acordar...

272. Pergunta: O que o senhor diria a um estudante que está entrando hoje na AMORC? — Que estude com persistência, metodicamente e ritualisticamente, para [entre outras recomendações] se tornar seu próprio Mestre e assumir o controle do seu destino.

273. Ousar é a chave para o sucesso esotérico, mas lembrem-se: calar é preciso, pois o sigilo é fundamental.

274. Nós, da Sancta Ordo Exorcista, acredtamos que só existem um Deus e uma Religião, e que fora disto tudo é Satanismo.

275. A Grande Fraternidade Branca é, antes de mais nada, uma espécie de Federação de Escolas de Luz, que congrega os verdadeiros dirigentes de Ordens, Fraternidades, Religiões e outras instituições voltadas para a ascensão da consciência humana através do exercício da ética e da prática das virtudes como a caridade, a tolerância, a compreensão, o perdão e, também, através da difusão de ensinamentos capazes de elevar o espírito e promover o bem-estar no Plano Físico mediante a geração de justiça social, equilíbrio político e preservação do meio-ambiente.

276. No âmbito da Grande Fraternidade Branca, apesar de manterem sua individualidade, esses Mestres Cósmicos não têm rosto nem nome humano, pois fazem parte de um todo, no qual todos são um e ao mesmo tempo cada um é cada um.

277. Ninguém, portanto, está autorizado a falar em nome dos Mestres da Grande Fraternidade Branca na condição de porta-voz ou de agente, e nenhum Mestre da Grande Fraternidade Branca encarnado como criatura humana neste Plano se apresenta como tal dizendo que é Mestre da GFB.

278. A Luz é Una e contém tudo, enquanto as Trevas são múltiplas por sua própria natureza, independentemente de gradação.

279. O Nada Absoluto – do qual o Nirvana é um nível de compreensão – é a própria natureza da Luz Eterna, e é a potencialidade de um Triângulo que a Grande Fraternidade Branca chama de o Sacro Tríduo Unificado: Luz Incriada, Silêncio Condutor e Amor Transcendental.

280. A Energia é um movimento do Nada Absoluto, que cria o Espaço para preenchê-lo — e o faz com Matéria e Antimatéria — gerando, conseqüentemente, o Tempo e seu atributo entrópico, constituindo-se esse todo no 'Magnificat' da Criação.

281. O Plano Físico como o Plano Espiritual são estratos da manifestação cósmica constituídos da mesma matéria, que vem a ser a Energia em movimento. A diferença entre um e outro está na particularidade da variação da freqüência vibratória: o Plano Físico constitui-se de matéria formada por vibrações mais 'baixas', segundo um ponto referencial meramente hipotético, enquanto o Plano Espiritual é constituído de manifestações produzidas por matéria de 'alta freqüência. Ambos os Planos estão projetados na Dualidade, sendo, portanto, perecíveis e totalmente renováveis dentro de ciclos de manifestação e abstenção de existência. [A animação abaixo ilustra esta sentença. Observe a primeira animação e, depois, aponte o mouse para ela para ver a segunda.].

 

 

282. A Não-Existência seria o Zero e a Existência seria o número 1 saindo de dentro do Zero.

283. Qualquer místico ou ocultista autêntico da era moderna não pode de maneira alguma permanecer indiferente aos eventos adversos do mundo fenomênico, que vergastam seres e populações inteiras, como o holocausto dos judeus, as hecatombes atômicas de Hiroshima e Nagasaki, o massacre de civis no Iraque e no Sudão e, mais recentemente, o cataclisma dos tsunamis no Oceano Índico no qual mais de 300 mil criaturas humanas pereceram e mais de 5 milhões ficaram em estado lastimável. A finalidade do Misticismo e do Ocultismo é propiciar aos seres mais compreensão e mais Poder, para que possam viver melhor em todos os sentidos, com cada qual se satisfazendo plenamente sem interferir ou sequer tentar influenciar a órbita alheia, de modo que essa condição se generalize cada vez mais, aumentando a harmonização e aparando as arestas dos desentendimentos. [Se você, caro leitor, concorda com esta sentença, não fique indiferente! Depois de observar a primeira animação abaixo, aponte o mouse para ela, na qual, em uma segunda animação, está reproduzido um núcleo de um isótopo radioativo (radioisótopo). Há uma demonstração de como funcionam os malditos artefatos nucleares em um processo artificial de fissão nuclear].

 

UM  MÍSTICO  NÃO  PODE  SER  INDIFERENTE...

 

284. O verdadeiro esoterista tem uma função social profilática e instrutiva que suplanta em importância a atuação de personagens políticos que pretendem exercer o governo oculto do mundo.

285. No Plano da Dualidade tudo é dual e, por esta forma, há dois governos ocultos do mundo: um político e outro esotérico. Esses dois governos distintos formam as duas pontas de um Triângulo de existência cósmica que resultam em uma terceira, a qual é o Verdadeiro Governo Oculto do Mundo. Por este Governo pretende-se que a evolução das consciências se alicerce na justiça social e na igualdade de direitos para todos os seres — e a isso se poderia chamar de uma tentativa, sob controle, de estar em harmonização com as Leis Cósmicas e com a própria Espiral Sagrada da manifestação da existência em todos os níveis.

286. O Ocultista tenta obter aquilo que o Místico dá. O Místico se harmoniza com o Cósmico e enuncia o contorno de instrumentos que o Ocultista transforma em ferramentas de ação para conseguir determinado efeito. [Grifo meu.].

287. Os Avatares são seres iluminados que trazem uma mensagem penetrante e tão autêntica, que não pode ser eliminada pelos donos do Poder temporal nem pelos esoteristas. Não pode ser simplesmente abolida.

288. Você não precisa ser sepultado!

289. Está havendo uma evolução geral, e a tendência é que as criaturas se tornem cada vez mais autônomas e capazes de decidir por si próprias, tornando-se, conseqüentemente, menos passíveis de manipulação.

290. No amanhã que estamos construindo hoje, Ciência e Misticismo estarão tão entrosados que serão uma coisa só: conhecimento adquirido e conhecimento revelado vão se justapor em perfeita complementação — harmonicamente.

291. Em sua última encarnação, como ser humano, AUM-RAH foi Ralph Maxwell Lewis. [Ralph Maxwell Lewis foi o 2º Imperator da AMORC para este Ciclo Iniciático.].

 

AUM-RAH
AUM-RAH
Ralph M. Lewis
Sâr Validivar

 

292. Considero que os fins não podem justificar os meios — o terrorismo é moralmente inaceitável.

293. O terrorismo, sob todos os seus aspectos, é, hoje, uma das mais poderosas expressões da Grande Loja Negra na face da Terra, e todos nós devemos nos unir para deter a sua marcha...

 

WTC
WTC — 11.09.2001

 

294. Os Estados Unidos da América representam hoje a reencarnação do Império Romano.

295. É importante que os esoteristas não façam do esoterismo um ‘hobby’.

296. Khem (o Antigo Egito) tem origens extraterrestres, e seres muito avançados — espiritual e tecnologicamente — influíram na evolução humana.

297. O ‘Fim dos Tempos’ não existe de uma maneira absoluta, sendo, na verdade, algo relativo a um ciclo. (Grifo meu).

 

CICLO  1 CICLO  2
CICLOS

 

298. Os místicos de hoje sabem que nunca houve uma ‘Criação’ única e definitiva — com início, trajeto e fim — e que tudo é um ciclo interminável, absolutamente contínuo, que funciona como uma espiral em permanente ascensão.

299. Não existe Rosacrucianismo sem Deus, sem Homem e sem Cristo.

300. O Deus dos Rosacruzes é uma forma abstrata totalmente isenta de predicados humanos, à qual a individualidade do adepto humano se adapta, no processo de santificação da mente, pelo Antigo Método.

301. Jesus é a manifestação antropomórfica da Rosa+Cruz Eterna na Terra. (A animação abaixo é meramente pictórica).

302. Rasgado o véu do mistério (Crístico) o cetro do Poder perde sua força, com sério abalo no 'status' da casta sacerdotal e severos prejuízos aos detentores do poder temporal.

303. É preciso morrer ritualisticamente para poder nascer de novo.

304. A Ordem Rosacruz é o Colégio do Espírito Santo na qual seus membros são treinados e iniciados no místico processo da assunção de uma Forma-Deus totalmente conquistada pelo serviço — conscientemente.

 

 

305. O Pai CRC (Christian Rosenkreutz) foi Hiram Abiff, Tomás de Kempis, Conde de Saint Germain e, mais recentemente, Max Heindel.

306. Mestres da Ordo Svmmvm Bonvm = Os DOZE são TREZE, e os TREZE são apenas UM.

307. O Pai CRC existiu, existe e sempre existirá, sendo realmente o Fundador e o Mantenedor da Ordem Rosacruz.

 

R+C

 

308. Cada ação isolada interfere no todo, e vice-versa.

309. A fé deve ser uma certeza intuitiva — vindo de dentro para fora — e nunca algo adquirido mediante algum método, ou importado de alguma fonte externa.

310. A Vida Latente é a existência manifestada pelos corpos siderais, como planetas e estrelas.

311. Pensamentos, palavras e atos tornam-se capazes de gerar mutações e produzir cenários excelsos ou lamentáveis...

312. A Vida Inconsciente é o tipo de existir manifestado pelas pedras, pelo ar, pela água e pelo fogo, que não possuem personalidade em suas manifestações mínimas, mas a adquirem quando formam uma congregação de vulto, como montanhas, lagos, rios e mares; furacões, tornados e brisas; faíscas elétricas, raios e grandes labaredas em incêndios.

313. QUATRO PILARES —› Paz Mental - Harmonia - Saúde - prosperidade = Alegria de Viver.

314. A Vida Interativa se constitui de todas as expressões de Vida dotadas de consciência cósmica, como é o caso dos seres humanos e dos demais animais, e das plantas.

315. A mente de cada ser é interligada com as demais na grande rede cósmica da Vida.

316. Paz Profunda é a condição em que vivem os Mestre Ascensionados da Ordem Rosacruz Verdadeira e Invisível — a Ordem Rosacruz Eterna...

317. Paz Profunda é o maior bem que pode ser alcançado por um místico na vida dentro do corpo físico ou na vida fora do corpo.

318. Paz Profunda é a sensação nítida e inequívoca, é a certeza absoluta de se estar uno com o Todo...

319. Paz Profunda... é onde começa a Vida em todos os sentidos...

320. Paz Profunda é o estado da Pomba Mística — a portadora da Pax.

321. ZERO ABSOLUTO = Temperatura cósmica ('temperatura espiritual') que abarca matéria, antimatéria e o próprio tempo, na qual ocorrem as manifestações de congregação da Grande Fraternidade Branca como Loja Mental de Mestres Cósmicos.

322. CRISTO CÓSMICO = CRESTOS SOLAR = Emanação contínua do Grande Sol Central que produz todos os tipos de Luz com seus contínuos esforços para existir.

323. A galáxia na qual a Terra se insere é chamada pelos místicos de Galáxia CHISTUS REX, devido ao fato de ser fortemente atuada pelo Cristo Cósmico, que também produz um Triângulo: Instrução, Sabedoria (Instrução utilizada para ação) e Ascensão...

324. REDENÇÃO DO ORBE TERRESTRE = Princípio Rosacruz de fazer florescer na cruz da dualidade a Rosa Mística da personalidae-alma, transcendendo a transitoriedade para ganhar a Vida Eterna.

 

 

325. MISTICISMO = Atividade que produz hoje, por intuição e osmose, aquilo que no amanhã será conhecido como Ciência.

326. Misticismo, Ciência e Futurologia são atividades profundamente entrelaçadas.

327. FÉ = Certeza interior para os Místicos; aceitação cega para os religiosos.

328. TRIÂNGULO CONTEMPORÂNEO: 1ª Ponta — CIÊNCIA = Intuição para fazer novas constatações e criar algo totalmente novo; 2ª Ponta — MISTICISMO = Aplicação de processos altamente científicos para produzir eventos de Magia ou de Alquimia; 3ª Ponta — FUTUROLOGIA. [Recomendo a leitura do texto Discurso Sobre a Lei do Triângulo, que está disponibilizado no endereço:

http://svmmvmbonvm.org/leitri.htm]

329. Tanto o Plano Físico como o Plano Espiritual são extratos da manifestação cósmica constituídos da mesma matéria, que vem a ser a energia em movimento.

330. Nenhum Mestre Cósmico está à disposição de quem quer que seja. O estudante ou aprendiz é quem deve ir construindo pouco-a-pouco — com suas mãos mentais e sua engenharia metafísica — seu próprio Mestre Cósmico.

331. CONSCIÊNCIA = Triângulo gerado no Plano da Expressão (a Criação) pela oposição daquelas forças contrárias, absorvido pela Mente e abstraído pela Vacuidade, à qual os budistas chamam de Nirvana.

332. 'SPIRA LEGIS' (ESPIRAL DA LEI) = Espiral descrita pelo Logos (formada no Espaço) através da expansão multidimensional de um Círculo Sagradocircunferência que o Ser descreve continuamente em torno de si próprio em seus ininterruptos esforços para existir. [Abaixo uma animação meramente pictórica da Spira Legis.].

333. A consciência do corpo humano não é apenas cerebral, mas, sim, é a soma das consciências de todas as células que compõem esse organismo vivo.

334. PERCEPÇÃO DA DUALIDADE = Consciência Macro + Consciência Micro.

335. CRIAÇÃO, MENTE e CONSCIÊNCIA são eventos e qualidades produzidas, e isso afasta a possibilidade de panteísmo como ideação definitiva para o que existe e para 'quem' o tornou existente. (Grifo meu).

336. Basicamente, a idéia de Deus é a forma que o universo criatural encontra para explicar, de modo inteligível, aquilo que não consegue entender mentalmente, por estar em um nível acima de sua compreensão.

337. PAZ MENTAL = Sensação de absoluto bem-estar simbolizada pelo SORRISO PURO, ou seja, ESTADO DE GRAÇA. (Maiúsculas e grifo meus).

338. A morte de Tim Lopes foi a mais brutal tentativa de silenciar a Imprensa já feita neste Planeta pelo crime organizado, uma instituição que está, hoje, infiltrada em todos os escalões da sociedade. [O Frater +Velado trabalhou com Tim Lopes no Jornal O Globo].

 

Tim Lopes
Tim Lopes

 

339. O místico é aquele que acredita em um Plano Superior e tenta estabelecer uma ligação com esse Plano por pensamentos, palavras e atos. O Tim Lopes fazia isso, não de uma forma religiosa ou esotérica, mas de uma maneira comum e espontânea, que, por isso mesmo, era mística: ele gostava de ajudar o próximo.

340. Tim Lopes NÃO MORREU: foi para a Vida Eterna como um símbolo vivo de dignidade e de decência, dando com a sua vida um exemplo que ficará para sempre. (Maiúsculas minhas).

341. É PRECISO LUTAR PARA TRANSFORMAR A VIDA EM UMA COISA DECENTE. (Maiúsculas minhas).

342. Que o Amor Universal realmente se faça presente mediante extrema tolerância e sincera caridade.

343. WTC — o mais pavoroso atentado terrorista da história da Humanidade.

344. Deus Dinheiro = principal ícone da Religião Consumista que promove o ritual da guerra para a geração de divisas.

345. Pode uma árvore plantada em um amontoado de inverdades produzir bons frutos, perenes e imunes à deterioração?

346. A mensagem de Jesus, como Cristo, é a mensagem do Cristo Cósmico para a Humanidade, emanada pela Grande Fraternidade Branca para este Plano, através de religiões e organizações não-religiosas como ordens e fraternidades iniciáticas – principalmente a Ordem Rosacruz através de todas as suas manifestações externas.

347. A mensagem de Jesus é intemporal e dá ao homem três certezas: a certeza do Amor, a certeza da Vida Eterna e a certeza de que se pode criar, aqui e agora, na Terra, um mundo melhor para todos.

 

The Ascension  of the Adept
The Ascension
of the Adept

+Vicente Velado

 

348. Neste novo período dos Ciclos Cósmicos, medido pelo referencial da Humanidade, Deus deve ser entendido como o Mestre Interior de manifestação da Vida, e não mais como O Ente Protetor, o Pai das criaturas.

349. Deus é uma concepção pessoal, uma percepção muito íntima, uma experiência mística limitada ao âmbito de cada indivíduo, e ao mesmo tempo capaz de transcender essa restrição, difundindo-se para a união de mentes em um conclave cujo consenso só pode ser o que chamaríamos de a Ética Divina. [As categorias enunciadas na animação abaixo são de +Vicente Velado].

 

 

350. AMOR = Elo de ligação com o Cristo Cósmico.

351. É preciso mudar o conceito de Deus para que a religião não possa mais ser usada como instrumento de guerra.

352. Parece-me que a criatura humana, como de resto os demais seres animados, é um evento aleatório em um processo totalmente mecânico, cíclico e repetitivo, o qual, justamente por tais características, cria o Tempo.

353. O verdadeiro misticismo não está em grandes tratados e em rebuscados símbolos e diagramas, mas nas coisas simples e diretas.

354. Quando a religião é usada para a guerra, o Deus dessa religião é o Demônio.

355. A linha de pensamento Rosacruz é antes de tudo Cósmica, voltada para um Cristo Cósmico. Portanto, é interestelar.

356. A observação da Vida mostra claramente que ela é contínua como um todo e finita enquanto partículas – que seriam os seres.

357. Concebo o Todo Existente como uma infinitude de Universos, cada qual se expressando em um círculo tridimensional, na verdade um tubo que se fecha cosmicamente sobre si mesmo, com verso e anverso, produzindo uma multitude de gradações da Vida 'dentro' e 'fora'. Tais 'tubos cósmicos', para mim, envolvem uns aos outros em uma infinitamente imensa 'superfície circular' que se movimenta, em rotação e translação, tal qual um planeta em volta de sua estrela-mater – e isso gera uma 'esfera total'. No centro simbólico, o Grande Sol Central.

358. Conforme os mitos bíblicos vão caindo ante as evidências científicas a idéia ocidental de Deus vai sendo abalada. Vide o confronto entre a historinha clássica de Papai do Céu tirando Eva de uma costela de Adão para armar a grande sacanagem na qual a Serpente (Satã) vai promover a danação da Humanidade e a constatação da Ciência de que o default do ser humano é... fêmea! – podendo o feto tornar-se macho se a competente e requerida chave genética for ligada.

359. É provável, até, que em estágio mais avançado da evolução das espécies no planeta Terra surjam andróginos, e estes venham a prescindir, futuramente, de corpo físico. Sabem o que isso significaria? Praticamente a imortalidade das expressões individuais da Vida – não mais promovida pelo sonhado Elixir da Juventude, mas simplesmente decretada pelo evoluir natural dos seres.

360. O experimento esotérico é uma preparação para a Iniciação Mística – quando parte do véu de mistério que encobre o Oculto é descerrado para o iniciando.

361. Não, não houve queda; o que está havendo é precisamente o contrário — é uma ascensão. A ameba — que no distante ontem primordial repetia dentro de si mesma o mantram Eu Sou, sem se aperceber do seu significado mais amplo — começa hoje a vislumbrá-lo, no alvorecer da autoconsciência humanóide. [Recomendo a leitura do e-book, inclusive disponível para download, Abrindo a Mente (Livro para a Nova Era) disponível na Biblioteca Digital da Ordo Svmmvm Bonvm em:

http://svmmvmbonvm.org/livrariaos+b/index.htm]

362. Este atual Planeta é uma escola e também um teatro de operações no qual a evolução se processa de várias formas, das quais citarei duas: 1) Evolução do código genético no sentido de processar a otimização das formas em função das atualidades; e 2) Evolução das consciências visando à ampliação do poder de compreensão das relações seres/Universo e da capacidade de avaliação das possibilidades de evolução pelos próprios seres em evolução – através do autoconhecimento e da experiência interativa.

363. Uma pessoa em estado de insatisfação torna-se uma usina de negatividade, e passa a irradiar mal-estar para todos os lados, atraindo, conseqüentemente, novos e mais pesados infortúnios, como perdas, constrangimentos etc. etc.

364. A luz interior é algo que nasce com todas as pessoas, é o seu Grande Sol Central particular, que, no entanto, não é perene como o do Cristo Cósmico. Esse Logos Solar pessoal tem de ser cultivado com bons pensamentos, boas palavras e boas ações...

365. O pior pecado: Roubar de alguém a alegria de viver. Este é o pior crime perante as Leis Cósmicas que regem a Vida manifesta nos seres animados. [Grifo meu].

366. Ao reconhecer a Comunhão dos Santos, a Igreja mostra-se a mais perfeita Instituição mística a serviço da evolução da Humanidade, pois admite que um homem se torne Santo.

367. HARMONIUM: O Cósmico não é uma Criação, mas um Processo, no qual os seres e tudo que demais exista são eventos autônomos e ao mesmo tempo interligados em um esquema de interação e responsabilidade mútua.

368. A oração eleva o ego ao Plano Seráfico, onde ele se despe das veleidades e se compraz na verdade, tornando-se uno com o Todo Universal. Quando falo em elevar o ego ao Plano Seráfico não estou me referindo a um mundo angelical específico, como o judaico, o cristão ou o muçulmano, mas a um estrato da consciência cósmica em que as mentes, consciente ou inconscientemente, podem coexistir, em perfeita harmonia, por breves instantes, por longos períodos medidos em tempo terrestre, ou até fora do Tempo.

369. Especialmente aos membros da Ordem Rosacruz cabe orar todos os dias, pelo menos três vezes, como uma pequena contribuição para a melhoria das condições vibratórias da aura do Planeta.

370. Toda vez que uma oração é feita em um esquema de troca, como um negócio comercial com algum Deus, uma espécie de toma-lá-dá-cá, sua eficácia fica limitada a esse esquema.

371. A oração é essencialmente um ato de harmonização em que um ser mortal torna-se infinito e, em tal condição, consegue influir na ação de Leis Cósmicas, que aparentemente são mecânicas, mas que em realidade são moldáveis a intenções mentais bem definidas.

372. "Deus" deve ser entendido como um Santo Espírito, a mais excelsa, pura e magnificente concepção da Luz Eterna, que no interior do homem, no âmago do seu psíquico, assume a forma de "Deus do meu coração, Deus da minha compreensão.

373. Um avatar é um homem comum, voltado mais para seu povo do que para si mesmo, e que acaba se voltando para toda a Humanidade. Isto acontece porque se trata de um ser que se harmoniza com a chamada Consciência Cósmica e, conseqüentemente, é, por assim dizer, "instruído" mediante osmose pelas próprias Leis Cósmicas – que também são seres viventes, dotados de poder de regência, criatividade, persuasão e manifestação.

374. O Deus de um povo é nada mais nada menos do que a egrégora desse povo elevada aos seus aspectos mais sublimes, com vistas à onipotência e à imortalidade.

375. Deus é uma experiência pessoal.

376. Ninguém, sob qualquer alegação ou circunstância, tem o direito de ceifar vidas em nome de algum Deus.

377. Deus é o Summum Bonum, existindo a sua antítise. O Summum Bonum é formado pela congregação das mentes puras, destituídas de toda a maldade, enquanto o inverso é a congregação das mentes dos seres que se comprazem no exercício da perversidade.

378. A paz é um estado que pode ser definido como linguagem universal entre todas as criaturas. A paz é uma vibração totalmente neutra, na qual os efeitos da Dualidade se diluem (em termos do Universo Visível) e na qual as mentes podem se fundir momentaneamente, para a compreensão mútua, propiciando o perfeito entendimento entre seres das mais diversas espécies, uns dotados de corpo físico, outros prescindindo de tal veículo para a manifestação da individualidade.

 

PAZ

 

379. A iniciação é uma cerimônia ou evento com efeito psíquico, que proposital ou aleatoriamente exerce mudanças na mente do iniciado. A iniciação é uma alavanca dentro do processo natural da evolução das consciências individuais para o alargamento da sua faixa de sintonia com a Mente Cósmica, ou seja, uma autêntica ampliação na capacidade de compreensão do 'totum' mental do Universo no qual a criatura em questão se acha manifestada.

 

EVOLUÇÃO
Evolução da Consciência

 

380. A iniciação em si não é exclusividade de escolas de mistérios e também não depende da chamada tradição para se processar; é, na verdade e antes de tudo, um fenômeno absolutamente natural, no qual pode haver a interação de seres de diversos planetas físicos (da Terceira Dimensão) e "espirituais", como os planetas da Quarta Dimensão.

381. O que caracteriza o verdadeiro Iniciado é a ampliação de compreensão que ele tenha obtido através da iniciação a que se submeteu (ou à qual foi submetido pela própria vida, que é essencialmente iniciática, sendo a iniciação ao mesmo tempo determinante e atributo da evolução).

382. EXPERIMENTO: Caro leitor, faça a seguinte experiência, sentado ou em pé, tanto faz: descreva círculos com seu pé direito, no sentido dos ponteiros do relógio, e tente, ao mesmo tempo, desenhar no ar o número 6, com sua mão direita. A menos que você seja um real Iniciado de um alto grau na escala da ascensão consciencial, você simplesmente não conseguirá realizar essas duas tarefas ao mesmo tempo! O sucesso nesse experimento, em si, não se constitui no objetivo da evolução da consciência, mas representa apenas um sinal de que o domínio da mente foi de alguma forma atingido.

383. O "sucesso" na iniciação é antes uma decorrência natural de harmonização com o Cósmico pela sinceridade de propósitos, pela falta de pressa e pela perseverança no bom sentido.

384. Uma coisa é fora de dúvida: todas as Iniciações autênticas são realmente eficazes e irreversíveis. Isto quer dizer que um Iniciado jamais voltará a ser o que era antes da Iniciação, porque terá realmente avançado no contexto de uma evolução que se processa continua e perenemente.

385. Iniciação é uma abertura de porta pela qual a mente humana se torna capaz de perceber o que antes lhe estava velado.

386. A Iniciação é uma ferramenta para a integração cósmica dos seres.

387. A Iniciação não é apenas psíquica, como muitos supõem: ela é Cósmica, no sentido lato do termo, e se adapta a cada caso, adequando-se ao nível de compreensão do iniciando.

388. A Iniciação pode, inclusive, conferir condições de interação interplanetária.

389. A prestação do Serviço dá-se de várias formas e a mais comum delas é levar a Luz obtida aos que ainda não a têm. (Grifo meu).

390. O Rosacrucianismo é o Coração do Misticismo.

391. O planeta Terra, como todos os seres siderais, é uma criatura viva, consciente e autoconsciente, de certa forma pensante, que reage instintivamente a todos os eventos nela provocados por seus habitantes, como os primatas humanos, que desenvolveram grande capacidade de matar e destruir.

392. A energia, no Plano Dual, assume dois estados distintos - um vivo e o outro morto. Em estado latente, a energia é considerada energia morta; em estado ativo a energia é considerada viva, porque, com sua vibração, anima seres individuais que expressam a Existência, tal como animais planetários do tipo da Terra e animais de carne e sangue como os da fauna que a cobre. A alternância entre esses dois estados da energia é que cria os ciclos de existência e não-existência dos mundos no Plano Dual. E é assim que a energia morta, comprimida como antimatéria, "abre espaço" para a expansão de novos universos. Segue-se a contração e tudo se repete, pulsando em ciclos.

Em termos planetários, de uma esfera celestial em

Energia "Morta" Energia "Viva"
Energia "Morta"
Energia "Viva"


393. A força mental e a força nuclear, em última análise, são exatamente a mesma coisa. Na verdade, são expressões diferenciadas de uma mesma Força.

394. Toda vez que alguém – ou um grupo – desencadeia a geração de energia morta pela extinção súbita e repentina de seres animados, o que costuma ser feito por meios bélicos altamente destrutivos e cruéis, o equilíbrio entre energia viva e energia morta existente no Planeta se altera, e as próprias condições vibratórias da esfera celestial, como ente animado que também é, são afetadas. Produz-se automaticamente um compensação em termos cósmicos, ou seja, segundo o pensamento da massa sideral autoconsciente.

Violência   gera   violência.   Esta   é   a   Lei.    (+Vicente Velado).

 

395. Os Adeptos fazem mais do que meramente exercer a verdadeira Magia: eles simplesmente vivem pela Alquimia, eles são o seu agente.

396. A paz não é algo permanente, mas, sim, um ideal que deve ser cultivado ritualisticamente, para que possa ser mantido ativo pelo maior período de tempo possível. A paz não pode ser imposta pela guerra – o único meio de se chegar a ela é o meio que foi usado pelo Mahatma Gandhi – líder mundial eterno – e que deve ser seguido por todos os místicos e ocultistas realmente sinceros.

397. Da mesma forma que um ser humano é um complexo conjunto de células – cada qual com a sua consciência própria, individual e característica – constituindo-se em um sofisticado complexo de memórias, emoções e vontades, uma comunidade humana, de outros animais ou de seres de outros planetas também forma um ser complexo, e isso vale igualmente para as formações estelares e galácticas.

398. Quando alguém efetua uma ação, todo o conjunto é atingido, de uma forma ou de outra, em maior ou menor escala, havendo conseqüências gerais e individuais.

399. A consciência não é, como muitos acreditam, atributo exclusivo dos primatas humanos, inclusive no que se refere à faculdade autopercepção, denominada autoconsciência: o ser humano tem consciência de ser humano, uma planta tem consciência de planta, uma pedra tem consciência de pedra.

400. O Universo inteiro — no qual o Sistema Solar se movimenta — forma um imenso tubo circular que se fecha sobre si mesmo, com verso e reverso repletos de Vida, e que interage com outros Universos iguais, em Planos visíveis e invisíveis à percepção humana.

401. O imenso conjunto dos Todos Universais constitui, por sua vez, esferas de ação que gravitam em torno do Grande Sol Central, que emite continuamente o Logos Vivificador.

 

GRAVITAÇÃO  EM  TORNO  DO  GRANDE  SOL  CENTRAL

 

402. Nada é estático e tudo evolui. O próprio trajeto dos seres individuais entre o nascimento e a morte constitui uma ação evolutiva. É muito natural, pois, e não pode ser encarada como algo "fantástico", a visita de seres de um planeta a outro.

403. Globalização Universal = Interação dos mundos como parte de um plano universal em permanente andamento, que tanto aciona a Lei da Evolução como funciona sob os seus ditames e efeitos, em uma ação interativa. A Globalização Universal pode ser definida, a grosso modo, como adensamento das várias camadas de consciência da Mente Cósmica, compreendendo, inclusive, os vários tipos de consciência infusos e difusos na Energia Escura. Esse processo é antes um andamento, um 'continuum' energético.

404. O planeta Terra tem sido visitado por seres de outros planetas físicos, que utilizam naves físicas, e por seres de planetas espirituais, que usam naves de energia pura ou simplesmente se congregam em uma, fazendo de seus corpos individuais mentais as partes de uma vasta nave mental que praticamente não conhece limites para viajar no Tempo e no Espaço.

405. Os místicos e os ocultistas são cientistas muito à frente da Ciência convencional de seu tempo.

406. O EXPERIMENTOS DA ESFERA criado por +Vicente Velado.

Sente-se, em posição confortável e descontraída, em uma cadeira de madeira, frente a uma pequena mesa, em um ambiente com iluminação suave, com ou sem fundo musical (à sua escolha) e, se quiser, acenda uma vareta de incenso com aroma de sândalo ou de jasmin. Ingira um copo de água fresca e inspire e expire profundamente quantas vezes achar necessário, até que se sinta com o corpo envolto em uma espécie de aura muito fria, quase gelada (isso geralmente acontecerá a despeito de qualquer calor em que o ambiente possa estar imerso). Coloque as mãos, erguidas, em forma de concha, com as palmas voltadas uma para a outra, como se estivesse segurando uma bola imaginária. Exerça, então, a sua vontade, no sentido de que uma real esfera de luz se forme entre suas mãos. Quando tiver conseguido criar essa esfera de forma bem consistente, projete nela uma paisagem de suas recordações. Para entender melhor o que está sendo proposto olhe a figura abaixo e, depois, posicione o ponteiro do mouse sobre ela. Com este experimento terá sido criada mentalmente uma forma-pensamento futura contendo elementos do passado. Um Mago (Alto Iniciado) pode utilizar este simples experimento para moldar o percurso de acontecimentos (esta parte não será aqui explicada). Um grande número de esoteristas que tentam esse experimento terá sucesso rapidamente e sem dificuldades, mas muitos acharão extremamente difícil obter o resultado esperado; contudo, poderão ter êxito em uma segunda ou terceira tentativa e saberão que são capazes de produzir criações mentais sob controle.

 

 

407. Ousar é a chave para o sucesso esotérico, mas lembrem-se: calar é preciso, pois o sigilo é fundamental.

408. A Grande Fraternidade Branca não é uma organização esotérica e/ou iniciática à qual alguém, individualmente, possa requerer afiliação ou pretender ser ascensionado. Tampouco os Mestres da Grande Fraternidade Branca podem ser invocados para contato por quem quer que seja, como também não mandam mensagens através das chamadas "canalizações". Esses Mestres não atuam como "guias" de espiritismo: não incorporam em mediuns, não atuam sobre paranormais para gerar textos psicografados, não fazem previsões e muito menos dão "consultas" ou influem na tomada de decisões diante de várias opções que se apresentem a alguém no palco da Vida.

409. Como místicos é importante que não nos atenhamos aos fatos por eles mesmos, pois todos os eventos do mundo fenomênico são apenas símbolos representativos de certos efeitos do entrelaçamento das vibrações de várias faixas da Mente Cósmica.

410. Devemos entender a Ética como como uma diretriz cósmica de respeito mútuo entre os seres, para evitar as colisões e as interferências de um na órbita do outro, e vice-versa.

411. Paz Profunda é o estado desejado por todos os estudantes de Rosacrucianismo...

412. Vim a este Planeta com uma missão, que sempre foi pressentida, mas somente me foi revelada após os 50 anos. Preparei-me para cumpri-la sendo eremita durante oito anos e estudando na Ordem Rosacruz, AMORC, durante três décadas. Aos 63 anos (número místico que harmoniza três triângulos, pois sua soma é 9), li a autobiografia de meu pai, o pintor Emeric Marcier. Nesse livro ('Deportado para a Vida'), de mais de 400 páginas, pude ver o que eu era, e vendo no que agora me tornei, assumidamente, tenho de agradecer à AMORC. Também naquele livro encontrei a confirmação da minha origem 'sobrenatural', que hoje conheço claramente: meu pai relata que no primeiro Natal que passamos juntos (ele, minha mãe e eu) a Árvore de Natal se incendiou na minha frente. Na verdade, somente eu conheço o significado desse fenômeno, que outras vezes se repetiu em minha vida, embora não mais com uma Árvore de Natal. Verdadeiramente, eu sofri uma transformação, algo muito mais forte que uma simples evolução, graças aos estudos Rosacruzes. É por isso que posso recomendá-los aos buscadores sinceros com a mais absoluta sinceridade.

 

A  Ética  é  uma  diretriz  cósmica  de  respeito  mútuo  entre  os  seres.    (+Vicente  Velado).

 

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO

 

Como não consegui concluir este estudo, pretendo até dezembro de 2005 preparar um último volume com uma espécie de síntese do pensamento vivo de +Vicente Velado. Neste último volume também acrescentarei pensamentos novos do autor que não foram contemplados nestes dois volumes iniciais.

 

BIBLIOGRAFIA

 

VELADO, Vicente. Abrindo a mente (Experimentos abertos). E-book disponibilizado oficialmente pela Ordo Svmmvm Bonvm em:

http://svmmvmbonvm.org/livrariaos+b/
<Acesso em 17 de Março de 2005>

VELADO, Frater. Doutrina da fé. Rio de Janeiro: Sancta Ordo Exorcista e Editora Artesão, 1996.

_______. Exorcismus (Ritus exorcizandi obsessos a dæmonio - secundum rituale romanum). Rio de Janeiro: Editora Artesão, 1996.

_______. Orações rosacruzes. 2ª edição revista e ampliada pelo autor. Rio de Janeiro: Editora Artesão, 1997.

_______. Meus últimos dias: diálogos com o Mestre (como vencer o diabo e obter a iluminação). 4ª edição. Rio de Janeiro: Editora Artesão, 1997.

 

WEBSITES CONSULTADOS

 

OUTROS WEBSITES CONSULTADOS