UAI

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

O peixe vivo não pode viver fora da água fria!

 

 

 

 

UAI, na Inconfidência1, era:

União, Amor e Independência.

 

UAI, eternamente, será:

Um2, Apessoalidade3, Intermitência.4

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Segundo a história, foi o Presidente Juscelino Kubitschek que incentivou o odontólogo Dr. Silvio Carneiro e a professora Dorália Galesso, a pesquisar a origem da palavra uai. Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do jornal Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou a explicação provavelmente mais confiável. Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se por meio de toques e senhas, para se protegerem da polícia imperial. Como conspiravam em porões, e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos. Lá de dentro, perguntavam: — Quem é? Os de fora respondiam: — UAI. U-A-I eram as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso desta senha a porta seria aberta aos visitantes. Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. Curiosamente, as três letras U, A e I são as três vogais positivas do AEIOU (o fim de um começo ou o começo de um fim, ambos tendentes para o centro); A e O são letras ou vogais negativas. Todas estas vogais fazem parte do Mantra IE–H–OUA, que está relacionado com cinco centros de acumulação de energia espiritual distribuídos pelo corpo ou chacras, a saber: I chacras pituitário e pineal (clarividência); E, chacra tireóideo (clariaudiência); O, chacra cardíaco (intuição); U, chacra ou plexo solar (telepatia); e A, chacras pulmonares (memória pregressa). A letra H, inserida entre as duas partes do mantra, significa uma rápida pausa entre a primeira parte (IE) e a segunda (OUA). Para ler um pouco mais sobre este mantra, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/ieoua/ieoua.htm

2. Um = Unidade = Unicidade.

3. Apessoalidade implica ser-no-mundo; isto é, ser-em-relação ou ser-com-todos. É como o peixe vivo que não pode viver fora da água fria.

4. Intermitência = Mânvântâra + Prâlâya. Ainda que tenhamos vindo de Planos ou de Dimensões distintas, eu, que não vim de nenhum lugar especial, desejo tanto bem à Humanidade, que me arrepio todo quando penso nisto. Mas, não posso ficar falando nestas coisas porque, de uma maneira geral, as pessoas, muito mais do que me fuzilarem com olhares fuziladores e com mil críticas, ficam amarelo-esverdeadas e mal-humoradíssimas. Então, em respeito à elas, evito falar; mas escrevo. Mas, assim mesmo, foda-se; lá de vez em quando, eu falo.

 

Página da Internet consultada:

http://www.stiesporte.com.br/notic_
con.asp?arquivo=27009031501.htm

 

Fundo musical:

Peixe Vivo

Fonte:

http://www.beakauffmann.com/mpb_p/peixe-vivo.html