OS   SEVERINOS

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

Música de fundo: Aquarela do Brasil
Fonte:
http://www.midisite.co.uk/midi_search/brasil.html

 

VEM AÍ A

DOS SEVERINOS

(Arnaldo Jabor)

 

SEVERINO
Esse aí é um severino!

 

Vamos botar a bola no chão: o Severino não é uma verruga maligna surgindo na cara da política nacional. As verrugas são outras. Há dois governos tentando impor ao Brasil uma modernidade que ele não aceita. A era-FHC trouxe um pacote renovador com a crítica-prática às idéias da velha esquerda, com uma visão de “processo” e não de “solução”, e nos mostrou as vinculações da economia-política brasileira com o resto do mundo. Além disso, aceitou o paradoxo de se utilizar do fisiologismo do “atraso”, para extrair dele uma política modernizadora “republicana”. Depois, Lula chega ao poder com seus militantes e pensa em “radicalizar” o trabalho anterior de FHC. O PT (mais que Lula) tenta “esquerdizar” a realidade brasileira, desconfiado da democracia “burguesa”, mas vivendo nela. FHC quis ser realista.

O PT (mais que Lula) quer ser ideológico. FHC criticou as ridículas utopias paralisantes. O PT (mais que Lula) quer realizar utopias em um País de paralíticos. A verdade é que estamos há dez anos tentando pespegar [enganar ou iludir alguém com afirmações falsas] na vida política nacional uma “modernização”, seja ela “petista-moralista-esquerdista” ou “social-democrata-uspiana-chic”.

E, nesses dez anos, esta “modernização” tem sido uma tênue casca sobre uma realidade política que sempre tenta expeli-la, como a rejeição de um implante. Nesses dez anos, todas as armadilhas dispararam contra as reformas, submetendo os presidentes a torturas infamantes, como sofreu FHC com ACM, Sarney e com o próprio PT; exatamente como, agora, sofre o Lula com o “fogo inimigo” dos comunas e com a resistência fisiológica dos conservadores. A Velha Guarda do atraso não agüenta mais continuar no banco dos reservas, aliados inferiores das tais “vanguardas progressistas”, e querem retomar o querido caminho da paralisia histórica.

Os projetos de FHC e de Lula é que têm sido as anormalidades — as verrugas. Abortos foram os oito anos da tentativa tucana de imprimir Weber na política nacional e os dois anos de um sutil “leninismo” e de um secreto “gramscianismo” vulgar nas brechas da informação. Os severinos sempre estiveram aí nas bocas, debaixo do tapete da nacionalidade, mas loucos para voltar à doce escrotidão de um mundo de toupeiras.

Graças a Deus que, assim como FHC aprendeu com o primeiro Lula — que trouxe um espontâneo pragmatismo “social-democrata” para o ABC, inspirando o nascimento do PSDB — Lula também aprendeu a prudência macroeconômica com FHC. O Brasil só não afundou porque a sensatez do governo FHC teve a continuidade do núcleo central do governo Lula, feito de gente competente como Palocci e os ministros técnicos. Os dois se imitam na “realpolitik”. Só que FHC foi mais paciente e respeitou a força da sordidez nacional. Lula, assediado por eternos bolchevistas, respeitou menos. Todos os bodes que perseguem Lula foram sempre oriundos dos delíquios [estado de fraqueza ou torpor; abatimento] babacas dos leninistas. Ignorantes e ambivalentes, nunca entenderam que uma política progressista no Brasil consiste em combater o aparelho patrimonialista-oligárquico-corrupto de 500 anos e não ficar fazendo bravatas sobre lutas de classes, que já foram perdidas desde as capitanias hereditárias. Essa gente não entende que ser “de esquerda” no Brasil é combater o Estado gastador, destroçar a burocracia, o clientelismo, a estrutura política arcaica do País. Nada mais. Mas continuam disfarçados de “democratas”, usando todos os cacoetes da velha tradição “comuna”. Quando Zé Dirceu deixou o trambiqueiro Waldomiro negociar no Congresso, deve ter pensado: “Ah... tudo bem... os fins justificam os meios... trambiqueiro é bom para negociar com trambiqueiro...” Deu no que deu. O exemplo de Dirceu é emblemático porque denota o procedimento geral do PT no poder e seu desprezo pelos severinos, que são a maioria. A aliança do PT com “partidos burgueses” sofre do autoritarismo dos que acham que podem mergulhar na sacanagem sem se sujar, por serem de “outra cepa”. Se antes eram “virgens no bordel”, agora se acham “prostitutas puras”.

Disse-o Dora Kramer com perfeição outro dia: — “O PT construiu estereótipos e, uma vez no governo, passou a agir como acreditava que agissem os poderosos: sem escrúpulos e sem limites, tomando como ponto de partida a premissa de que ao Poder todos se rendem, o Poder a todos corrompe, o Poder tudo pode.”

A superioridade pragmática de Lula não dá conta. Seus articuladores políticos desfazem suas costuras inteligentes com arrogância, impondo ao baixo clero as leis de suas intenções. Enquanto FHC tinha o saco de ouro de seduzi-los, o governo PT despreza-os nas salas de espera e tenta empurrar em suas goelas figuras indigeríveis com o “perfil avançado do companheiro Greenhalgh”, como o definiu Genoíno no doce jargão comuna. O mesmo Greenhalgh, trêmulo e ideológico, que defendeu os seqüestradores de Abílio Diniz com a atenuante de serem “de esquerda”. Pode? Esses “atos falhos” definem bem o pensamento profundo e “genoíno” dos petistas no poder, tratando os aliados e os severinos como se fossem babacas, logo eles, “cobras criadas” muito mais espertas do que os utópicos otários. Deu no que deu. Os severinos saíram de debaixo do tapete verde da Câmara e iniciaram a revolução das toupeiras, para vingar os dez anos de humilhações.

E quem não é severino no Brasil? FHC não era, mas os tucanos que agora votaram nele o são. Lula não é um severino de esquerda, se bem que os há e muitos — Babá, Virgílio, tantos... Costa e Silva era severino. Castello Branco parecia, mas não era. Paes de Andrade é, Itamar é severino. JK não era, mas Dutra era, Jânio... tantos. Collor era um severino de Hermès. Sarney não é severino, mas é ribamar. Garotinho não é severino, mas é uma anomalia pior, é um pós-severino evangélico-populista-ambicioso. Severino é a restauração da estupidez nacional, o maior perigo para a reeleição de Lula.

Severino é o retorno do reprimido, nossa cara antes da plástica que a modernidade parecia ter feito. Severino traz de volta a caricatura nacional que estava oculta pelos ternos Armani dos tucanos e pelos rostos barbudos dos petistas.

Severino é a cara do Brasil.

 

COMENTÁRIOS  RÁPIDOS

 

Recentemente escrevi um texto pequeno – um poema cujo título é Panamá(s) – que, de certa forma, tem qualquer coisa a ver com esse documento que o Jabor escreveu. Talvez seja interessante dar uma espiada nele. O endereço é:

http://paxprofundis.org/livros/panama/panama.html

Admitindo que o texto-poema acima foi consultado e lido, devo esclarecer que não estou fazendo qualquer acusação específica contra qualquer autoridade pública brasileira em especial, mas não há quem não saiba que uma parcela ponderável de políticos é tanto corrupta quanto medíocre. No Brasil e por aí. Reis, rainhas, príncipes, princesas, cortesãos, cortesãs, primeiros-ministros, presidentes, ditadores etc. são sabidamente oportunistas e se locupletam da coisa pública (e da privada, se puderem). A pobre África, por exemplo, que o diga. Uma determinada parte da grana coletada-arrecadada nas exportações de petróleo de determinados países vai direto para as contas bancárias de determinados tiranos-administradores estelionatários de meia-pataca determinadíssimos a enriquecer e não permitir a autodeterminação de seus patrícios. O povo? Ah! O povo dane-se. Que viva e morra à míngua. Lá, aqui e acolá. Por que não levar uma vantagem(zinhinha)? O que são afinal alguns milhões de dólares?

Mas, com relação ao texto do Jabor, quero dizer umas coisinhas, acrescentar outras e mastigar algumas idéias correlatas. Aliás, só vou repetir, com outras palavras e com novos argumentos e exemplos, o que venho escrevendo há algum tempo. Os ventos andam soprando de forma mais acelerada! Então, repetir um pouquinho não é 'pecado', pois não? Como professor, creio ser fundamental. E, por favor: quem estiver lendo este rascunho não confunda catastrofismo (doutrina ou linha de ação ou de raciocínio tendente a ressaltar a iminência de riscos e de perigos catastróficos naturais, individuais ou sociais) com realismo (no caso, atitude daquele que percebe a realidade e a avalia presumidamente com justeza; sentido da realidade). Esses vocábulos terminam em ismo, mas representam conceitos bem diferentes.

Uma parte do Documento Jaborano cita Dora Kramer. Reescrevendo: — ... agir como ... os poderosos: sem escrúpulos e sem limites, tomando como ponto de partida a premissa de que ao Poder todos se rendem, o Poder a todos corrompe, o Poder tudo pode. Sim, tudo pode e tudo corrompe no Plano Terra em termos de relações humanas: interpessoais e intergrupais. Ora, isso acontece porque a corrupção é uma via de mão e de contramão. O corruptor só pode agir, deitar e rolar e a corrupção só pode prosperar se há um corruptível para permitir e aceitar o jabá. Se as pessoas não necessitassem dos tais supérfluos, que são diariamente inventados e especificamente produzidos para escravizar os seres humanos, não se submeteriam — quando se fazem as ocasiões — a se comprometer cosmicamente com envolvimentos fedorentos, purulentos, avarentos, lamacentos, truculentos, odientos e outros entos mais. A própria ilusão de poder é corruptora. Quem não tem desejos não se submete. Quem não precisa de nada não se verga. E quem não teme não se arqueia. Definitivamente estou convencido de que a Sagrada LLUZ é inteiramente incompatível com qualquer tipo de agem (vantagem, sacanagem, besouragem, molecagem, ciumagem, açambarcagem, agiotagem, bilontragem, paparrotagem etc.)

 

CRUCIFICAÇÃO  AO  E  PELO  CAPITAL

 

Uma das questões que estão postas no Mundo contemporâneo é a seguinte: todo mundo deve a todo mundo e as dívidas crescem sem parar. São necessários superavits colossais (e serão necessários superavits progressivamente maiores) para honrar os serviços das dívidas (mal) contraídas por todos os países deste Planeta Azul. No caso dos países dos Terceiro e Quarto Mundos a coisa é muito pior, porque foram maiormente explorados e sangrados. Exemplo: Pabratrosilpi (Brasil Patropi) que começou a se endividar já no Império.

DÍVIDA  CRESCENTE

O maior devedor do mundo é exatamente os Estados Unidos, que gasta uma baba de respeito para fazer guerras. Eles adoram! E o Brasiltropi é patropiproprietário de uma dívida interna-externa que não pagará nunca. Quem não sabe? E o BACEN – Banco Central do Brasil agora (2004/2005) cismou de aumentar os juros em 0,5% todos os meses. Bem, como eles são economisterdas devem saber o que (não) estão fazendo. Interessante isso aí! Uma criança que nasça hoje no Brasil já nasce dona de uma dívida de alguns milhares de dólares. E, enquanto mama para crescer, sua dívida aumenta. É mesmo muito interessante isso aí! Talvez os bebês chorem ao nascer porque sabem que já nascem devendo (uma grana firme e outras coisas). Boa teoria essa que eu inventei agora. Não? Quem sabe eu ganho o Prêmio Nobel de Economia com isso. Quero avisar à Real Academia Sueca: se eu for contemplado, darei tudo para os países necessitados da África.

 

 

Então, os políticos, além de pessoalmente se abarrotarem, têm que inventar toda a sorte de artifícios para que os países que administram não entrem em bancarrota, isto é, têm que impedir que seus países, por impossibilidade financeira, suspendam o pagamento de suas obrigações legais (mas na maioria das vezes ilegítimas) e vencidas. Assim e então, o jeito é aumentar os impostos e os juros, empobrecendo o povo, aumentando os descumprimentos e as inadimplências e minando a sustentabilidade dos respectivos Estados. No caso do Brasiltropi – país onde se praticam os maiores juros reais do Mundo! – o argumento econômico invariável para o aumento escabroso dos juros é para segurar a inflação. Esses monetarismos! Mas, como cá ainda prevalece a idéia de que em se plantando tudo dá... Acho que esse senhor Pero Vaz de Caminha estava mais por fora do que 'bigo' de xavante e deu uma caminhada na maionese.

Ora bolas! Procurar, portanto, em outros escaninhos a explicação para a violência (particularmente a urbana) crescente, a que hoje se assiste em todos os quadrantes da Terra, é boçalmente colocar a culpa aonde culpa não há, e querer resolver essa questão pela via policialesca e pela repressão. A violência não será jamais resolvida assim. Explicando o vovô Vavá viu uma uva voando: quando, por exemplo, em países como o Brasil, o salário-mínimo é da ordem de R$ 300,00 (que não dá para nada e para nada dá), e os parlamentares brasileiros (que muitas vezes são inteiramente analfabetos e descomprometidos com o solidário e insubstituível dever de servir) ganham ± R$ 12.000,00 (e, 'severinamente', ensaiam passar esse salário para vinte e não sei quantos mil), assaltar, se prostituir e vender cocaína é muito mais rentável e mais próximo da ilusão de riqueza e de poder. Então, por outro lado, o abominável, execrável e injustificável terrorismo (que eu não aprovo sob nenhuma alegação) tem lá sua faceta heróica. Isso é duro de ser engolido, mas é a pura verdade! O que acontecerá com um sujeito que tem uma artéria seccionada e não consegue suturá-la? Quem pode se alimentar de brioches (quando há brioches!!!) entra século sai século? Um dia o cara acha que chegou a hora de comer um bifinho! Brioche todos os dias enjoa. Aí o pau canta, todo mundo chora e ninguém segura! Isso tudo é mais do que elementar de ser compreendido. Então, por que as coisas não são fraternalmente corrigidas? Pura e simplesmente por causa daquela incompleta lista de 'agens' que eu citei acima. Só por isso.

 

SANGRAMENTO

 

Para piorar e 'minhocar', os filmes e as novelas (com carrões, mansões, piscinões, iatões, luxo e fausto) metem na cabeça das pessoas essas fantasias milionárias que dificilmente poderão ser realizadas. Uma pobre menina que alugue seu corpo pode, muitas vezes, ganhar mais em um 'dia de trabalho' (SEM QUALQUER PRECONCEITO DE MINHA PARTE) do que em um mês empregada em uma lanchonete. Por que, também, um fogueteiro irá trabalhar de carteira assinada e honestamente, se pode ganhar R$ 300,00 por semana apenas para avisar (soltando rojões) os traficantes quando a polícia e a droga estão chegando? Tudo isso é muito tentador. Uma evidência que todo mundo também sabe: enquanto existirem dependentes, haverá traficantes. Então, quando alguém compra um papelote ou um jererê está alimentando o tráfico. Solução a médio ou longo prazos:

(EDUCAR + EDUCAR + EDUCAR)m+n

(REPETIR + REPETIR + REPETIR)m+n

A Economia mundial está podre em suas bases. Se o nosso Planeta não comercializa com outros planetas, como é possível, por exemplo, que as bolsas oscilem em percentuais tão absurdos? Pergunta idiota? Não, não é não. Como explicar – em termos místico-iniciáticos – que uma ação de uma empresa qualquer hoje valha um dólar e amanhã dois dólares? Pergunta imbecil? Também não é não. Eu sei a resposta: Ma... Mani... Manipu... Manipula... Manipulação. Tchã, tchã, tchã, tchã!!! É óbvio que para que alguém ganhe, alguém terá que perder. E as bolsas de valores não são para amadores. Quem nelas se mete sem compreender seu vampiresco mecanismo, cai duro em pouco tempo. Vampiro quando está com fome chupa até o sangue da mãe! Não vai chuchar o do pacóvio que se meteu aonde não devia? Vai, é claro. E se meter em bolsas de valores (ou quaisquer outras bolsas) é simplesmente compactuar e ser cúmplice da grande putaria mundial. Esse negócio de dizer que o mercado de capitais é a mola propulsora do desenvolvimento é a maior balela inventada pelo Neoliberalismo. Inevitavelmente, para que eu lucre, você terá que perder. — Mas, o que eu vou fazer com o meu dinheiro? Sei lá. Cada um pode e deve fazer o que bem quiser. Só que é responsável pelo que faz. Quem nunca pensou nisso, é bom pensar agora.

 

LUCRO  =  VAMPIRIZAÇÃO

 

O fato é que, com dívida ou sem dívida (que não existe), os países do Primeiro Mundo estão crescendo economicamente (ainda) em uma proporção semelhante à uma progressão geométrica [an = a1.qn-1], e os países dos Segundo, Terceiro e Quarto Mundos crescem (quando crescem) em taxas aritméticas [an = a1+(n–1).r]. Essa coisa, um dia, terá inevitavelmente que explodir. Ou não? Chegaremos à ridícula situação que haverá o que ser vendido, mas haverá poucos que possam comprar. Depois, a continuarem as coisas como estão (e piorando), não haverá o que ser vendido e não haverá nem quem compre. Pode ser, inclusive, que isto se misture de maneira incontrolável, e a coisa toda seja muito pior. De qualquer sorte, a fome e a miséria serão planetárias, e os soldados não terão mais força nos braços para levantar as carabinas da morte. Esse será o lado bom da desgraceira.

 

FOME  E  MISÉRIA

 

Se hoje se invade por causa de petróleo, amanhã se fará a guerra por água e por alimento. E eles já estão de olho na Amazônia! Ora, caramba! Comer e beber são os prerrequisitos fundamentais da vida. Les Misérables!!! Jean Valjean!!! A tristeza é que um baita crash mundial está em curso. Quem viver, verá. E quem pode entender, apenas a título de exemplo, a existência neste nosso micromundo dos George Soros, dos Bill Gates e dos Paul Getty, este último o homem mais rico dos Estados Unidos da América no final da década de 50 e início da década de 60 e, logo em seguida, do mundo, às custas de um império cons(DES)truído na área do petróleo? Sempre o ouro negro! Parece que esse senhor Getty teria dito que o melhor negócio do Mundo é petróleo bem administrado. O segundo melhor é petróleo mal administrado. E o terceiro melhor negócio é petróleo sem administração alguma! Muita gente morreu e continua morrendo de fome por causa de figuras como essas, que escravizam os outros para ficarem cada vez mais rica$$$. No Brasil, muito pilantropo acha que o melhor negócio do pedaço é ter uma universidade ('faulcudade' também serve), para formar, por exemplo, medicastros e chicaneiros. Eles não serão atendidos nem defendidos por eles mesmo! — Então, dane-se a população porque meu nome não é Tião. Tudo pela pilantropia!!!

Ou $acananpilantropiapurulenta!!!

 

PETRÓLEO-COR-DE-SANGUE  QUE  É  SANGUE  MESMO!!!

 

O que acabei de comentar pode dar a falsa impressão de que sou contrário ao empresariado, seja nacional, seja internacional. Em princípio, não sou. Mas, um empresário que crie 100 empregos e fique riquíssimo, poderia criar 1000 e ficar apenas rico, ou 5000 e viver modestamente. É preciso saber, entretanto, quem está (ou estará) disposto a esse tipo de sacrifício! Utopia? A mim não interessa o que as pessoas acham ou não acham. Na verdade, penso que quem usa a inteligência para explorar os outros, não é menos do que um bom filho da puta. Eu penso assim, e sempre procuro agir da forma mais fraterna possível. E, geralmente, penso mais nos outros do que em mim. Quando me comporto a menor, fico com vergonha de mim mesmo e me sinto indigno da Humanidade. Mas, isso foi raríssimo em minha vida. Aconteceu no passado em pouquíssimas ocasiões (em menos vezes do que os cinco dedos de uma mão), mas reconheço que falhei e que fui indigno de ser Rosacruz. Vou parar para chorar um pouquinho... Continuando: por isso, admito que até alcançarmos o Teocientificismo (matéria que já comentei em outro texto), uma etapa insubstituível e intermediária pela qual teremos que passar, será algo semelhante (mas mais gentil e concertado) a uma fraterna social democracia planetária. Não como uma ilusória mediação entre o Capitalismo e o Socialismo, nem como um sistema obrigatoriamente aliado do Imperialismo Neoliberal ou a qualquer outra forma de poder. Uma emenda político-econômico-ideológica assim seria e sairia pior do que o soneto. Mas, essa dupla conspiração fedorenta de lucros exorbitantes com exploração escravocrata terá que acabar um dia. E quando só houver bagaço o recuo será inevitável. Isso é mais fácil de compreender do que as regras de um jogo de pôquer. E, de passagem: como alguém pode cair duro em Vegas, em Atlantic City, em Monte Carlo e em outros cassinos do Mundo? Será que as pessoas não desconfiam que aquelas maquininhas infernais são feitas para tomar o dinheiro dos otários? Roleta, black jack, bacarat idem. Nesse métier não há bonzinho.

 

Royal Straight Flush

 

Mas, não sei porquê, me lembrei de Oscar Schindler (1908-1974)... descrito como um cínico, um explorador ganancioso de escravos durante a 2ª Guerra Mundial, um mercador que fazia comércio no mercado negro, jogador, membro do Partido Nazi eternamente à procura de lucro, um playboy alcoólico, um desavergonhado... Oscar Schindler – que começou a ganhar milhões de marcos alemães através de uma cruel exploração de trabalhadores escravos – acabou por despender até ao seu último cêntimo arriscando a sua própria vida para salvar os seus 1200 'judeus de Schindler'. Por que teria mudado Schindler? Talvez, arrisco supor, porque apesar dos seus inúmeros equívocos, acima de tudo, ele amasse o ser humano. Fala-se que teria gasto 4 milhões de marcos alemães mantendo os 'seus judeus' fora dos campos da morte. Bem, mas poderia ter salvo 2400, 3600... Esse foi o seu desespero ao ser homenageado com um anel no dia em que se despediu dos 'seus judeus' – já libertos, mas sem nada – em maio de 1945, em Brinnlitz, na Checoslováquia. Poldek Pfefferberg, o judeu que ajudava Schindler a arranjar mercadoria no mercado negro para subornar os oficiais nazis durante a guerra, prometeu mais tarde a Schindler contar a sua história: '— O senhor protegeu-nos, salvou-nos, alimentou-nos. Nós sobrevivemos ao Holocausto, à tragédia, à dura batalha, à doença, ao espancamento, às mortes! Nós temos que contar a sua história.' No início dos anos 60, Oscar Schindler foi honrado em Israel e declarado 'Righteous' (Justo) e convidado a plantar uma árvore em Jerusalém. Uma estátua no Parque dos Heróis louva-o como o salvador de mais de 1200 judeus. Oscar Schindler não será esquecido jamais pelo povo judeu.

 

Como  classificar  isto?
Quem salva uma vida,
Salva o mundo inteiro.
http://www.eb23-diogo-cao.rcts.pt/

 

 

 

 

Os jornalistas, os historiadores, os economistas de todas as correntes e as autoridades públicas conhecem todos esses grandes momentos e sabem de todas essas armações que recordei um pouco mais acima. Mas, os políticos preferem 'enchê' o pandulho de cachaça e se 'locupretá', que é 'muito mais mió qui governá'. Se se acrescentar a isso a ignorância e o fanatismo religioso, então, o limite é o inferno.

Só o povão é que não sabe lhufas de bulhufas, mas se mete em múltiplas prestações para parecer igual a eles – os donos do 'poder'. Se o sujeito não possui um celular ou um forno de microondas, se sente humilhado e complexado. Vira e mexe eu ouço a seguinte pergunta: — Por que você não troca o seu celular por um mais novo? Eu respondo sempre: — Ele 'fala' muito bem. Vou trocar por quê? Nessa matéria de celular, já andam fabricando celulares de ouro cravejados de brilhantes. Vai ver que é para o seu (in)feliz possuidor ficar olhando para ele e se masturbar até sangrar. Só pode ser isso. O marketing [estratégia empresarial de otimização maldita de lucros através de uma adequação sórdida da produção e da oferta de mercadorias (inúteis na maioria dos casos) ou de serviços (igualmente supérfluos) às necessidades e preferências quiméricas dos consumidores bobocas (ou babacas), para isso recorrendo a pesquisas induzidas de mercado, designs atrativos de produtos, campanhas publicitárias muito bem boladas, atendimentos pós-venda nos quais o cliente se sente simplesmente o máximo ouvindo os gerundismos gerundiais dos boçais geração-gerúndio etc.] mete isso na cuca das pessoas a toda hora, entra segundo sai segundo, todos os dias. É tudo 'por apenas' não sei o quê vírgula noventa e nove centavos, em não sei quantas vezes no cheque pré ou no cartão de crédito. Parece moleza! Mas, não é. E os juros pagos pelos iludidos e pelos mal informados (e pelos desinformados) e as compras desnecessárias só fazem engordar as contas dos sanguessugas, e empobrecer os bolsos dos compradores e dos tomadores desses empréstimos escorchadores. Depois, CHORO, SERASA e SPC. E, muitas vezes, perda do bem que foi adquirido sem o devido lastro.

 

CHORO, SERASA e SPC.

 

Penso, em outra dimensão, que o fator futuro de desestabilização mundial da Economia, provavelmente, poderá vir da China. Lester R. Brown, no ensaio Lençóis Freáticos em Declínio na China Poderão Brevemente Causar Elevação Mundial nos Preços dos Alimentos, adverte: De hoje a 2010, quando a população da China deverá ter crescido em [torno de] 126 milhões, o Banco Mundial prevê que a demanda urbana de água aumentará de 50 bilhões de metros cúbicos para 80 bilhões, um crescimento de 60%. A demanda industrial, entretanto, está projetada para aumentar de 127 bilhões de metros cúbicos para 206 bilhões, uma expansão de 62%... O Rio Amarelo... está superexplorado. Após fluir ininterruptamente por milhares de anos, este berço da civilização chinesa secou em 1972, deixando de chegar ao mar durante cerca de 15 dias. Nos anos seguintes, secou alternadamente até 1985. Desde então, tem secado durante parte de cada ano. Em 1997, um ano de seca, o Rio Amarelo deixou de alcançar o mar durante 226 dias... A pressão crescente sobre o Rio Amarelo significa que um dia ele não mais chegará à Província de Shandong, privando-a de aproximadamente metade da sua água de irrigação. A perspectiva de importação maciça de grãos e a crescente dependência do grão norte-americano, em particular, causa grande inquietação aos líderes políticos em Beijing... Enquanto isso, com a economia da China se expandindo a uma taxa anual de 7%, sua população crescendo em 12 milhões de pessoas por ano e os chineses comendo mais carne alimentada por grãos, a necessidade nacional de grãos continuará a crescer. Isto, coincidindo com a queda na produção de grãos nas principais regiões produtoras, decorrente da maior escassez de água, poderá transformar a China rapidamente no principal importador mundial de grãos, ultrapassando até mesmo o Japão... A China não está sozinha nesse confronto com a escassez da água. Em outros países também a escassez da água está elevando as importações de grãos, ou ameaçando fazê-lo: Índia, Paquistão, Irã, Egito, México e muitos outros países menores. Porém, apenas a China – com cerca de 1,3 bilhões de habitantes (grifo meu), uma economia em ritmo acelerado e um 'superavit' comercial de mais de US$ 40 bilhões com os Estados Unidos – tem o potencial de perturbar os mercados mundiais de grãos. Em resumo, a queda dos lençóis freáticos na China poderá significar, em breve, a elevação mundial dos preços dos alimentos. E depois, penso eu, o caos. 2034.

 

CAOS

 

Então, ensaio e erro, procedimentos econômicos monetaristas estapafúrdios, despotismo, descompromisso, corrupção crescente, explosão demográfica, esgotamento das reservas naturais (principalmente água) etc. levarão a ajustamentos pesadíssimos. A aquarela ficará cinza-negra. Ari Barroso deve estar muito triste com tudo isso. Eu estou.

 

 

Por último, porque senão eu escrevo um mês sem parar, uma perguntinha pra lá de idiota: Será que os sacanocratas aos quais me referi descobriram uma forma de, ao morrerem, levar para o lado de lá essas fortunas mal adquiridas? Isso eu gostaria muito de saber. Porque, se houver um jeitinho de levar alguma coisa para o lado de lá, eu gostaria por demais de levar os 'meus' CDs do Frank Sinatra e o colchão da minha caminha – que foram adquiridos com o santo suor do meu rosto. Sei lá! Pode ser que não haja cama lá no céu. Pode ser também que lá no céu não fabriquem mais os CDs do Francis. Aparelho de som não me preocupa. Não é possível que São Pedro não goste de música. Se os anjos tocam harpa... Se os severinos descobrirem isso...

 

UM  SEVERINO  SAMBANDO...