SECRETÁRIO ÍNTIMO
(Parte II)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução e Objetivo Deste Estudo

 

 

 

Este estudo se constitui da segunda parte de uma coletânea de fragmentos da obra Secretário Íntimo (Preboste ou Juiz ou Mestre Irlandês – Intendente dos Edifícios ou Mestre em Israel – 6º Grau – 7º Grau – 8º Grau – Esta é a Maçonaria), de autoria de Jorge Elias Adoum (Mago Jefa), escritor e médico naturista – Iniciado da Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA) e da Maçonaria.

 

 

Jorge Elias Adoum

Jorge Elias Adoum

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

O Corpo Astral vive e se alimenta por meio da respiração.

 

A mente é o veículo do Eu. É como o espelho que reflete as imagens dos objetos. Não conhecemos as coisas em si mesmas, senão, apenas, pelo efeito que produzem em nossa consciência.

 

Consciência é o conhecimento de nossa individualidade – do Eu-Sou distinguindo-o dos demais seres e das coisas existentes no mundo exterior. Tudo quanto fazemos na vida diária, em estado de vigília, temos consciência de que somos nós que o fazemos sob o domínio da consciência.

 

Subconsciência é o conjunto de atos e funções tais como a digestão, a circulação do sangue, a respiração e outras operações que se efetuam ordinariamente sem que tenhamos consciência direta delas, ainda que se admita a possibilidade de que a consciência foi o incentivo destes fatores e que chegue mesmo a reger a subconsciência.

 

Superconsciência é a consciência do Eu-Sou em estado superior ao da consciência ordinária e, por isto, é chamada também de Consciência Superior (Eu Sublimado).

 

Toda enfermidade que não foi ocasionada por uma queda ou por um acidente externo tem certamente por causa um defeito das funções da digestão e da respiração (porque o homem adoece pela boca e pelo nariz) ou, ainda, em conseqüência de pensamentos ou de perturbações sinistras da mente e do ânimo.

 

 

 

 

 

INSTRUÇÕES DE MEDICINA
PSÍQUICA E UNIVERSAL

 

a) Conservar a saúde ou recuperá-la por meio da auto-educação e da sugestão consciente consiste em adquirir a convicção e contrair o hábito saudável de beber durante o dia de dois a três litros de água fresca provinda de manancial de pureza indiscutível.1

b) O pensamento posto nos efeitos saudáveis da água estabelecerá uma corrente de energia mental que influirá nas células.

c) Dar graças à mesa, por meio da oração, é um costume que tem por fim concentrar o pensamento positivo nos alimentos, a fim de que sejam reparadores, saudáveis e proveitosos ao corpo.

d) Afirmar que a comida nos trará proveito, dar-nos-á boa digestão e boa assimilação.

e) Comer com medo de sofrer um dano, mesmo que o alimento seja bom e puro, é o mesmo que comer algo prejudicial e afirmar que não nos irá fazer mal. Ambas as atitudes são erradas, mesmo que, às vezes, a auto-sugestão prevaleça contra as más condições do alimento.

f) A magnetização da água, empregando a palavra durante a magnetização, produz efeitos surpreendentes. Por exemplo, estender as duas mãos sobre o recipiente de água é dizer: certamente esta água lavará meu corpo, favorecendo a ação dos rins para purificar o sangue e aumentar a secreção dos sucos digestivos para favorecer a digestão.

g) Fazer regularmente exercícios respiratórios, pensando no saudável efeito do oxigênio de ar na purificação do sangue.

h) Nunca se deve queixar de doença, para não aumentar o sofrimento. O povo diz: quanto mais se faz caso da dor, mais ela aumenta. E é verdade, porque fazer caso da dor significa pensar nela. Não fazer caso da dor é dirigir o pensamento a outro ponto, e a dor é aliviada.

i) Finalmente, para recuperar e conservar a saúde, é indispensável ter presente a recíproca dependência entre o corpo, a mente e a [personalidade-]alma, que constituem a trindade humana à imagem e semelhança de Deus.


 

O Espírito é o princípio do progresso; a Matéria é o princípio da conservação. A conservação é a base do progresso, porque conservar o que existe é assegurar um ponto de partida para chegar a fazer o que ainda não está manifestado. A conservação é o ponto conhecido de onde se pode chegar ao progresso desconhecido. A conservação deve ser como a Matéria, sempre em transformação; do contrário, será inércia – negação do movimento e do progresso. A conservação é um estacionamento em um lugar determinado; dura o tempo necessário até preparar os elementos para chegar a um novo progresso. Cada feito de progresso fica como base, até que outro venha ultrapassá-lo e ocupar o seu lugar, aí ficando imóvel, para servir ao progresso que virá depois, e assim sucessivamente. Logo, o progresso se eleva sobre a conservação. Assim, a conservação é uma escala; sobre seu grau inferior se apóia o progresso para chegar a um grau superior, e, desta forma, até chegar à Perfeição Infinita. Quando o progresso abandona um grau inferior, este se introduz na História e deixa de existir para o mesmo progresso que ascendeu a um grau superior. O progresso é um melhoramento moral, que deve se manifestar em melhoramento material; de outra maneira, não poderia ser apreciado nem cairia debaixo dos nossos sentidos. Todo progresso é, então, o resultado de uma conservação, e toda a conservação é o meio de um novo progresso, cuja finalidade é a Perfeição Infinita. A conservação não pode existir senão onde existir o progresso, e o progresso se detêm se não encontra a conservação como auxiliar. Assim como a Matéria está subordinada ao Espírito, a conservação o está ao progresso.2

 

 

 

 

Fora dos dois ilimitados – Espírito e Matéria nada poderá existir. Desta forma, todos os fenômenos morais e materiais que se manifestam no Universo estão igualmente em germe [potência3] no Espírito e na Matéria. Todo efeito tem sua causa; o efeito é o resultado da ação comum do Espírito e da Matéria, ou seja, a causa.

 

O que rege o Todo rege também as partes.

 

Liberdade —› Lei que rege o Espírito e todos os seus efeitos morais. Faculdade que tem o Espírito ativo de operar nos limites de sua natureza. A Lei da Liberdade dá nascimento a duas Leis de ordem inferior: o direito e o dever.

 

Fatalidade, ou Lei Natural —› Lei que rege a Matéria e seus efeitos físicos.

 

Liberdade é a faculdade de fazer o bem como obrigação moral de fazer o bem. Se a faculdade de fazer o bem é direito e a obrigação de fazer o bem é dever, então, a liberdade é o direito e o dever de fazer o bem. Direito e dever são duas Leis do Espírito, e aplicáveis a todas as consciências morais. O direito não existe senão em favor do progresso. E o dever não existe senão em favor do direito. O direito sem o dever é loucura. O dever sem o direito é a escravidão. Fora da liberdade não há direito nem dever.

 

 

 

O Espírito emana atividade –› a atividade produz o poder –› o poder tem liberdade –› a liberdade possui o direito –› o direito engendra o dever. Mas, o dever tem autoridade.

 

O progresso se manifesta pela ação de Espírito sobre a Matéria.

 

Para que o Espírito possa operar sobre a Matéria, com vistas ao progresso, ele precisa se unir com ela para poder fecundá-la. A linha de união entre os dois para haver colaboração para um objetivo comum – que é o progresso e conservando cada qual seu papel, é a supremacia do Espírito-esposo sobre a Matéria-esposa, e a obediência desta ao Espírito. Esta linha de união entre os dois é a autoridade. A autoridade é o direito absoluto que usa o Espírito sobre a Matéria para que haja progresso. A autoridade provém do dever. Somente um Ser Superior poderá exercer sua autoridade sobre um ser inferior; assim, a autoridade é o exercício do poder.

 

Da autoridade do Espírito sobre a Matéria, resultou a organização do Universo. Para chegar a este primeiro feito, que não é mais senão o primeiro passo no caminho do progresso, o Espírito pôs em movimento sua atividade.

 

Espírito e Matéria caminharão para o progresso ilimitado, por meio de uma série de progressos limitados, ou seja, por meio de uma série de ações determinadas, que produzem feitos cada vez mais elevados. Então, o Espírito e a Matéria devem partir do ilimitado para chegar ao limitado. E para que o Espírito e a Matéria partam do ilimitado, é necessário que o Espírito integral opere sobre a Matéria integral. Mas, para chegar ao limitado, é mister que o Espírito se divida ao dividir a Matéria.

 

 

 

 

O Espírito não pode se dividir sem dividir igualmente seu correlativo, o Tempo [que ainda não tempo], em uma infinidade de durações ou partes finitas de tempo [tempo objetivo]. A Matéria também não pode se dividir sem dividir o seu correlativo, o espaço, em uma infinidade de extensões ou partes limitadas do espaço. Ao Espírito dividido se chamará feitos morais; à Matéria dividida se chamará feitos físicos; ao tempo dividido se chamará durações; e ao espaço dividido se chamará extensões. O Espírito, a Matéria, o Tempo e o espaço não existirão mais como um só bloco, mas, eles não serão menos ilimitados, porque o número dos seus feitos morais, físicos, durações e extensões serão sempre ilimitados. Desta maneira, o Espírito e a Matéria partem do ilimitado para chegar ao limitado, e do limitado para chegar ao ilimitado. Assim é que o primeiro objetivo do Espírito é dividir em partes o que é um todo, começando por si mesmo.

 

Um feito moral é o derivado do Espírito. Um feito físico é o derivado da Matéria. A duração é o derivado do Tempo. A extensão é o derivado do espaço. Os derivados são a transição do ilimitado ao limitado, mas, passando do ilimitado, ao limitado. Não mudam de natureza. Cada derivado conserva todas as propriedades primitivas menos a de ilimitado, que ele deve perder.4

 

Os derivados têm um princípio e um fim, por isto deixam de ser ilimitados. Eles têm limites no espaço e no tempo; nascem e morrem como aglomeração, como corpo ou como parte, mas, como substância material ou moral são eternos.

 

A primeira ação do Espírito sobre a Matéria foi uma ação integral sobre a Matéria integral. A segunda ação do Espírito sobre a Matéria foi a operação do Espírito parcelado sobre a Matéria parcelada. É o átomo do Espírito que atua sobre o átomo da Matéria e a ação do limitado sobre o limitado, em vista do ilimitado.

 

Se nada foi começado, nada poderá ser terminado. Tudo o que existe é, então, ilimitado no tempo e no espaço.

 

O progresso é ilimitado como a fonte de onde emana.

 

O Espírito e a Matéria passam do ilimitado ao feito limitado, para chegarem ao progresso ilimitado.

 

 

 

A coisa se passa mais ou menos assim.

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Não me custa repetir, e o faço com prazer, que o Triângulo da Saúde é: bons pensamentos (pensamentos amenos, calmos, bonançosos, fraternos, solidários, favoráveis, recatados, compostos, moderados, harmoniosos), alegria e água. Se um destes lados do Triângulo da Saúde, de alguma forma, estiver comprometido, o resultado fatal será a enfermidade, que poderá desembocar em uma morte prematura. Agora, a boa saúde não tem por objetivo fazer o indivíduo viver 120 anos para apenas gozar a vida, mas, basicamente, permitir que ele possa concertadamente receber as inspirações do Deus de seu Coração e compartilhá-las com a Humanidade. Não há nada pior para o Eu e não há nada que achaque mais a personalidade-alma do que o amor exagerado aos próprios valores e interesses a despeito dos de outrem, isto é, o exclusivismo que leva uma pessoa a se tomar como referência a tudo, cujos alicerces são: a vaidade, a pretensão, o orgulho e a presunção. Em uma palavra: egoísmo.

2. Quanto a este tema, o filósofo, cientista, matemático, diplomata e bibliotecário alemão Gottfried Wilhelm Leibniz (Leipzig, 1º de julho de 1646 – Hannover, 14 de novembro de 1716) concebeu o Universo como um plenum contínuo, tendo por base dois princípios fundamentais: o Princípio da Razão Suficiente e o Princípio de Perfeição. O primeiro, relacionado com o Princípio de Não-contradição – (formulado por Aristóteles, diz que uma proposição verdadeira não pode ser falsa e uma proposição falsa não pode ser verdadeira, ou seja, nenhuma proposição pode ser falsa e verdadeira ao mesmo tempo), aplica-se às essências possíveis, e explica o porquê de só os possíveis não-contraditórios (compossíveis ou compatíveis) poderem de fato existir, já que, segundo ele, todo possível se caracteriza por sua aspiração a existir. O segundo explica porque o atual mundo existente é o melhor de todos os mundos possíveis e o mais perfeito. Por outro lado, Leibniz admitia que não havendo em a Natureza dois seres perfeitamente idênticos, as mônadas diferem entre si. A mônada só pode se modificar por um princípio interno, mas, respeitado o fato de que sempre alguma coisa muda e outra permanece.

3. Na Filosofia Aristotélica, entelequia ou enteléquia (do grego, , por transliteração entelékheia, en = dentro + telos = finalidade), é a realização plena e completa de uma tendência, potencialidade ou finalidade natural, concluindo um processo transformativo de todo e qualquer ser animado ou inanimado do Universo. É o ser em ato, isto é, plenamente realizado, em oposição ao ser em potência. Para Aristóteles, a enteléquia é a tensão de um organismo para se realizar segundo leis próprias, passando da potência ao ato.

4. Estas explicações minudenciosas justificam o asserto do conceito: Tudo é Um.

 

 

 

 

Música de fundo:

Too Much Love Will Kill You
Composição: Brian May, Frank Musker & Elizabeth Lamers
Interpretação: Queen (Freddie Mercury) & Luciano Pavarotti

Fonte:

http://www.index-of-mp3s.com/download/mp3/lagu/id/f0
dfd335/freddie-mercury-pavarotti-queen-too-much-love/

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.mathwire.com/seasonal/100day.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_
da_n%C3%A3o_contradi%C3%A7%C3%A3o

http://mediamatters.org/research/2009/09/30/beck
-guru-skousens-story-of-slavery-suggests-sl/155203

http://pt.wikipedia.org/wiki/Entelequia#cite_note-1

http://paxprofundis.org/livros/leibniz/leibniz.htm

http://ollr.createaforum.com/technical-tips-
questions/bonnet-mounted-spare-4918/

http://zaazu.com/339-thinking-idea
-animated-animation-wordpress.html

http://www.lumini.xpg.com.br/LUMINI_Biografia_
Ocultistas/LUMINI_Jorge_Adoum_Mago_Jefa.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.