OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(6ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 6ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Significado da 4ª Regra: Para Aspirantes: Que o Aspirante se ocupe em evocar o Fogo, nutrir as vidas menores e, assim, manter a Roda girando. Para Discípulos e Iniciados: Que o grupo se ocupe em apagar os 18 fogos, e que as vidas menores retornem ao Depósito da Vida. Isto deve ser realizado pela evocação da Vontade. As rodas menores nunca devem girar nem no tempo nem no espaço. Apenas a Roda Maior deve Girar e Avançar Esta Regra está diretamente ligada com a 1ª e a 2ª Iniciações, uma vez que o homem (individual e coletivamente) alcançou um elevado senso de proporção, reconheceu os demais, cresceu em responsabilidade, aumentou o seu poder de sofrer pelo bem, pelo belo e pelo verdadeiro, tornou-se mais intensa sua apropriação da Visão e ultrapassou um ponto específico no seu estágio evolutivo.

 

Inexorabilidade: vitória da Vida sobre a forma e do Espírito sobre a matéria.

 

Não esqueçamos de que os Três Grandes Centros Planetários são: Shamballa, a Hierarquia e a Humanidade.

 

O principal Agente Vinculador do Universo é a Energia do Amor-Sabedoria. O Amor relaciona a Hierarquia com a Humanidade, e a Sabedoria relaciona a Hierarquia com Shamballa.

 

 

 

 

Precisamos estar conscientes de que chegou o momento de a Humanidade poder e ser capaz de entrar em contato com Shamballa e de evocar a Sua Energia. Isto é uma decorrência da atividade do Buddha durante a Lua Cheia de Maio e da atividade do Cristo durante a seguinte Lua Cheia de Junho.

 

Cristo permanece entre nós como Preservador.

 

Evocar o Fogo Evocar o Fogo Elétrico de Shamballa – a Energia da Vontade Divina —› Vida mais abundante.

 

 

 

 

Primeira Resposta do Cristo à Energia de Shamballa: Templo de Jerusalém, quando criança. Segunda Resposta do Cristo à Energia de Shamballa: Jardim do Getsêmani, como homem maduro. Terceira Resposta do Cristo à Energia de Shamballa: da Lua Cheia de Julho 1936 até a Lua Cheia de Junho 1945. Tendo relacionado a Humanidade com a Hierarquia, agora, com a ajuda de Buddha, tenta relacionar mais intimamente a Hierarquia com Shamballa – o Amor com a Vontade, o Fogo Elétrico com Fogo Solar.

 

Nutrir as vidas menores. Isto se refere à obra de Cristo, que continua, dia após dia, "cuidando dos Pequeninos". Isto diz respeito à Sua atividade como Iniciador e à sua responsabilidade como Guia da Hierarquia. Enfim, nutrir as vidas menores, se refere, principalmente, à Sua tarefa como Instrutor Mundial e à sua responsabilidade de guiar a Humanidade em direção à Luz, com o auxílio de todos os Mestres, cada um trabalhando em seu próprio ashram.

 

Manter a Roda girando Isto se refere à Grande Roda do Renascimento, pela qual as [personalidades-]alma descem à encarnação.

 

 

Zodíaco

 

 

Mediante o girar da Roda, os seres humanos vão aprendendo as lições necessárias, e criam, ciclicamente, seus veículos de expressão (mecanismo de resposta da [personalidade-]alma nos três mundos). Guiados pela [personalidade-]alma e auxiliados pela Hierarquia e suas escolas de instrução atingem a perfeição [relativa]. Todo este processo é controlado pelo Cristo com o auxílio do Manu e do Senhor da Civilização. Estes Três Grandes Senhores representam os Três Aspectos Divinos da Hierarquia. Eles, com os Quatro Senhores do Carma, formam os Sete que controlam todo o processo da encarnação.

 

1 + 2 + 4 = 7

 

Alinhamento  —›  Som Evocador Extraplanetário  —›  Vinda do Avatar. Quando? Entre outros fatores, depende da demanda inaudível! Mas, que o Avatar virá, isto é certo. Mas, seu precursor será o Cristo.

 

Os filhos dos homens ainda não sabem que são Filhos de Deus, mas, saberão! Então, a Vontade ao Bem florescerá como Compreensão, e a Compreensão frutificará como Boa Vontade entre os homens!

 

Como decorrência do trabalho do Cristo, no futuro, a percepção intuitiva será generalizada. Já pelo trabalho que está sendo amorosamente realizado por Shamballa e pela Hierarquia, a Humanidade tenderá a desenvolver a consciência grupal, o que levará à Iniciação Grupal da família humana, permitindo que certos aspectos da Vontade floresçam corretamente e com segurança.

 

Esta 4ª Regra, se for corretamente compreendida e regularmente seguida, revelará a natureza do Quarto Plano ou quarto estado de consciência – Buddhi ou Razão Pura Intuitiva.

 

 

Inter-relações Intuitivas

 

 

Compreensões a serem Iniciaticamente realizadas:

1ª) a Mônada relaciona o Iniciado com a Vontade de Deus, com o Conselho de Shamballa, com as forças ativas do Planeta Plutão e de outro Planeta que deve permanecer inominado e com o Sol Espiritual Central;

2ª) a [personalidade-]alma relaciona o Iniciado com o Amor de Deus, com o Aspecto Consciência da Divindade, com toda a Hierarquia, na qual penetra através do Ashram do Mestre que o ajudou a receber a Iniciação, com os Planetas Vênus e Mercúrio, com o Sol Sirius e com o Coração do Sol; e

3ª) o ego relaciona o Iniciado com a Mente de Deus, com o Princípio Inteligência da Vida Planetária, com toda a Humanidade, com os Planetas Saturno e Marte e com o Sol Físico, através do Aspecto Prânico.

 

Que o grupo se ocupe em apagar os 18 fogos, e que as vidas menores retornem ao Depósito da Vida. Estas palavras se referem à personalidade grupal, que é composta pelas personalidades dos seus membros. O dilema de qualquer Discípulo é fazer com que a natureza da sua vida fortaleça o propósito grupal, aumente a força grupal e elimine qualquer coisa que possa dificultar a utilidade grupal, trabalhando para que seja efetivado o objetivo para o qual o grupo foi formado – levar a bom termo os planos do Mestre.

 

No que concerne ao grupo que o compõe, o efeito sobre a vida do Ashram, independentemente da própria potência do Mestre, pode ser descrito como se segue:

• a vida do ego vai se debilitando paulatinamente, até perder o seu domínio sobre a [personalidade-]alma. Em um sentido muito real, a [personalidade-]alma começa a dominar;

• a necessidade de reencarnar diminui significativamente;

• a Vontade da Mônada começa a ser sentida;

• o Aspecto Vontade se fusiona com o Aspecto Amor, fazendo com que o Aspecto Inteligência seja frutífero e efetivo; e

• a totalidade passa a ter maior importância do que a parte.

 

A morte é inevitável, mas, haverá de, conscientemente, ser traduzida como Alegria, Beleza, Espírito em ação e consumação de todo o Bem. [Morrer é aprender a Viver!].

 

A Vida deve ser encarada do ponto de vista do Observador, e não a partir do ângulo limitado do participante no experimento e na experiência nos três mundos. Este Observador é diferente de aquele que se encontra no Caminho Probatório.

 

Depósito da Vida Lugar da morte.

 

18 fogos (18 graus da substância, 18 grupos vibratórios de átomos, 18 conglomerados de vida que formam os corpos dos Senhores Lunares, como são denominados na Doutrina Secreta) 18 estados da matéria que constituem o ego = 7 estados físicos + 7 estados emocionais + 4 estados da matéria (7 + 7 + 4). [Observe que 18 9, porque 18 1 + 8 = 9.)

 

Desapego Segunda Morte.

 

A Quarta Iniciação só será possível quando o ego tiver sido dissolvido e todo karma tiver sido esgotado. Após a Quarta Iniciação, já não há mais [personalidade-]alma nem Corpo Causal. Tudo o que resta é a Mônada e o Fio – o Antahkarana tecido durante o transcurso das idades.

 

Um Mestre não possui ego nem desejos; tudo o que possui é Sua Natureza Divina.

 

Preste atenção: O ordenado processo de desprendimento (desapego), que a vida grupal torna efetivo no caso de um indivíduo, é um dos argumentos mais contundentes em favor da realidade da continuidade e da identificável sobrevivência individual.

 

 

Cristal de NaCl
(Continuidade e Identificável
Sobrevivência Individual)

 

São necessárias vivência e convivência grupais para que possa haver a transferência de compreensão da forma e da consciência a Vontade e o Aspecto do Princípio Vida.

 

Somente na Quarta Iniciação será compreendido que a morte [que não existe como interrupção definitiva da Vida] é apenas a ruptura do fio que liga o indivíduo com o "Círculo Não se Passa", o qual, volitivamente, ele construiu, e no qual, por ignorância, decidiu se restringir.

 

 

Círculo Não se Passa
(Animação meramente pictórica)

 

A grande diferença: Os homens comuns vivem e têm suas experiências no mundo dos significados; os Iniciados e os Mestres têm seus enfoques no Mundo do Ser inabalável, imutável e, desde sempre e para sempre, vivente e que não é isto nem é aquilo.

 

Até aqui, tudo se resume no seguinte: A vontade de ser se encontrou a si-mesma através da Vontade-ao-Bem.

 

Evocação da Vontade Perfeição, que, finalmente, culmina na Quarta Iniciação.

 

A apropriação da forma e a experiência nos três mundos, um dia, terminará, ao finalizar o Grande Ciclo de aprimoramento de vida da [personalidade-]alma, e, com plena compreensão, a morte o tão temido inimigo da existência será dominada.

 

 

 

As rodas menores nunca devem girar nem no tempo nem no espaço. Apenas a Roda Maior deve Girar e Avançar Somente aqueles que receberam a Terceira Iniciação irão interpretar esta frase corretamente, pois, é necessário que se entenda concertadamente que o tempo se manifesta e é de natureza cíclica e que o espaço (que é sinônimo de substância ou seja, é o conjunto de vidas atômicas das quais são feitas todas as formas) é uma entidade.

 

Depois da Quarta Iniciação, a única coisa que resta e que realmente permanece é um Ponto de Luz, [relativamente] consciente e [relativamente] imutável, percebendo os extremos da Expressão Divina, isto é, o sentido de identidade individual e o senso de universalidade.

 

Eu sei que Eu-sou
e sei que sou todos.
Desativei o não-sou
e todos os engodos.

 

 

 

 

Depois da Quarta Iniciação, ambos (o sentido de identidade individual e o senso de universalidade) se fundem e se amalgamam com o Um, do qual o Divino Andrógino é o símbolo concreto a União dos pares de opostos, positivo e negativo, masculino e feminino.1

 

No Estado Monádico, nenhuma diferença é percebida entre os pares de opostos, porque não existe uma identidade separada da universalidade.

 

A Divina Vontade que existe em forma perfeita no Logos Solar tem seu modo de expressão através dos Logos Planetários, atuando, portanto, de sete maneiras distintas através das qualidades viventes dos Sete Logos Planetários, que, por sua vez, se expressam através dos Sete Planetas Sagrados, de tal sorte que, em cada um destes Sete Planetas Sagrados, predomina um aspecto da Vontade Divina.2

 

Significado do Espaço: campo onde os Estados do Ser são levados à fase ou etapa de reconhecimento.

 

O Tempo está relacionado com o Aspecto Vontade (ou o Pai), e depende de Vida Dinâmica autodirigida, que, mediante a aparição periódica ou cíclica, produz e demonstra a persistência do enfoque dinâmico da Intenção.3

 

Esotericamente, os Planos Físico, Emocional e Mental são considerados como não-Vida.

 

Somente depois de desenvolvermos nossa mente começaremos a nos conhecer como [personalidade-]alma.

 

Na verdade, mais do que uma [personalidade-]alma, somos um ponto da Divina Vontade Dinâmica enfocada em nossa [personalidade-]alma, alcançando a Consciência do Ser pelo emprego da forma.

 

A Vontade rege o Tempo, e, com o Tempo, organiza o Espaço. E assim, a pequena vontade de uma pequena vida deverá se fundir com a Vontade Maior do Todo.

 

Meta —› Realizarmos e manifestarmos o Propósito Divino da Vida Omnienvolvente.

 

Os giros da Grande Roda da Vida fazem girar as rodas menores, no tempo e no espaço.

 

 

Zodíaco

 

 

Esgotadas todas as metas tangíveis, a Vida Interna obriga o homem a ir rumo ao Intangível, e a qualidade da sua vontade começa a mudar.

 

fiat voluntas mea       Fiat Voluntas Tua

 

Era Aquariana = Interação + Idealismo + Consciência Grupal —› Vontade ao Bem (Aspecto Pai) + Boa Vontade (Aspecto Mãe).

 

O Quarto Reino da Natureza [Hominal] está destinado a ser o Agente da Vontade para os Três Reinos Sub-humanos [Mineral + Vegetal + Animal].

 

A Vontade ao Bem (Aspecto Pai) dos conhecedores do mundo é a semente magnética do futuro.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Na Sentença Sexagésima Primeira do Evangelho de Tomé, está escrito que Jesus ensinou: — Se alguém é inteiro, ficará cheio de Luz, mas, se alguém é dividido, ficará cheio de treva. E na Sentença Sexagésima Sétima deste mesmo Evangelho, segundo o Dídimo Judas Tomé, Jesus disse: — Quem conhece tudo, mas, está desprovido em si, está absolutamente desprovido. Enfim, como afirmou o escritor, ocultista e mago cerimonialista francês Éliphas Lèvi (8 de fevereiro de 1810 – 31 de maio de 1875), o homem primitivo era andrógino.

 

 

Androginia

 

 

Sei que sou cosmicamente andrógino.
Sei que tudo e todos são andróginos.
Mas, esta saudosa Androginia
não pode se manifestar agora,
conforme aconteceu outrora.
Daí, essa casual agonia,
que sinto nos endógenos
– porque sou e não sou andrógino.

Porque sou e não sou andrógino
sinto nos endógenos
uma estranha agonia;
porém, conforme aconteceu outrora,
não pode ainda se manifestar agora
esta Santa e Bendita Androginia.
Mas, eu sei que tudo e todos são andróginos,
como eu sou um ser cosmicamente andrógino!

 

2. Os Sete Planetas Sagrados são: Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, e Vulcano, ainda não descoberto. Os cinco planetas não-sagrados são Sol (encobrindo um planeta oculto), Lua (encobrindo um planeta oculto), Terra, Marte e Plutão. Entretanto, a Terra está em processo para se tornar um Planeta Sagrado.

3. Por isto, eu tanto tenho insistido que o tempo não é o Tempo. Agora, pense no seguinte: em Física, a equivalência massa-energia é o conceito de que qualquer massa possui uma energia associada e vice-versa. Na Relatividade Especial, esta relação é expressa pela fórmula de equivalência massa-energia (que une os conceitos de conservação da massa e de conservação da energia) E = mc2, em que

E = energia
m = massa
c = velocidade da luz no vácuo ( 300.000 km/s)

Bem, isto foi deduzido para a Terceira Dimensão com o suporte das Leis que regem a Terceira Dimensão. A pergunta é: será que isto é válido para todas as Dimensões, ou seja, para o Universo inteiro? E também, será que o coeficiente de celeritas (palavra latina que significa velocidade ou rapidez, e é expresso pela letra c), em outras Dimensões, será também 2 ou tende a ? Uma coisa é certa: à medida que progredimos nas diversas Dimensões Cósmicas, duas coisas acontecem simultaneamente – a energia e a massa . É por isto que esses nefelibatas que dizem canalizar mensagens dos Mestres Ascensos e de Sanat Kumara só dizem nefelibatices – coisa particularmente própria de quem vive no mundo miraginal e ilusório da Lua. Televisão em preto e branco não mostra imagens coloridas nem a pau nem os Mestres Ascensos e Sanat Kumara andam dando autógrafos por aí!

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.depositphotos.com/42737405/
stock-illustration-zodiac-signs.html

https://books.google.com.br/books?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Astrologia_esot%C3%A9rica

http://www.teosofico.com/artigo/introdu
%C3%A7%C3%A3o-aos-sete-raios

http://macmcalv.blogspot.com.br/2013/05/a-pedra-filosofal.html

http://paxprofundis.org/livros/tome/tome.html

https://vk.com/topic-73679981_31982633?offset=20

https://haroldobarros.wordpress.com/
2013/05/08/venus-entra-em-gemeos/

http://imagenesytextosselectos.blogspot.com.br/
2011/10/el-androgino-es-un-criatura-prodigiosa.html

http://www.espiritismomaringa.com/
2014/04/descanse-em-paz.html

http://cliparts.co/clipart/2476938

http://chemistry.tutorvista.com/
inorganic-chemistry/ionic-crystals.html

http://www.manet-routing.org/

http://www.dreamstime.com/illustration/zodiac.html

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.