OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(25ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 25ª parte (a última e a mais extensa de todas) de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Depois da Terceira Iniciação, os ganhos auferidos, digamos assim, não se limitam apenas ao Iniciado, mas, podem e devem ser transmitidos à Humanidade.1

 

Em nosso Planeta, não há nenhuma Energia de igual potência à do Segundo Raio de Amor-Sabedoria – Energia que, principalmente, controla a Hierarquia e à qual o Iniciado é diretamente submetido na Sétima Iniciação.

 

A partir da Terceira Iniciação, todas as Iniciações subseqüentes são presididas diretamente pelo nosso Logos Planetário – Sanat Kumara.

 

Repetindo: Considerando que a mente é a diretriz de tudo e para tudo, a energia segue o pensamento.2

 

Há três palavras orientadoras e diretoras para o Discípulo ao manipular a sua vida, o meio ambiente e as circunstâncias, que são: Integração, Gestão e Ciência. Não poderá haver Serviço efetivo, se estas palavras não nortearem a vida do Discípulo. O principal serviço ashrâmico de um Discípulo se resume a: correta compreensão do conhecimento oculto e científico para absorver, transmutar e distribuir a Energia recebida. Então, o Plano Mental se torna o campo do seu principal esforço como um Servidor.

 

O Processo Iniciático se resume a árduo trabalho, esforço constante e vida mental e espiritual permanente e diligente.3

 

A Quarta Iniciação – Grande Renúncia ou Crucificação (conscientemente aceita, enfrentada e implementada) – nada tem a ver com agonia, morte ou tortura, como é geralmente compreendida. Nesta Iniciação (que só ocorre depois que o Antahkarana tenha sido exitosamente completado), simbólica e figurativamente, o Discípulo se traslada da Cruz Fixa ou Cruz da Transmutação (Crise da Reorientação) para a Cruz Cardinal ou Cruz da Transcendência [Fundamental] (Crise da Iniciação), pois, já renunciou à Cruz Comum, Cruz Mutável ou Cruz da Experiência Mutável e Adquirida (Crise da Encarnação). Tenha em consideração que estas Três Cruzes são simplesmente símbolos de experiências progressivas em relação com o Discípulo individual.

 

A Cruz Mutável ou Cruz da Experiência Mutável e Adquirida rege os três mundos e o Plano Astral em particular. Sobre esta Cruz, o homem comum é "crucificado" até adquirir a experiência necessária e conscientemente se reorientar para outra fase de desenvolvimento.

 

A Cruz Fixa ou Cruz da Transmutação rege os cinco mundos do desenvolvimento humano, e condiciona as experiências de todos os Discípulos. Através da disciplina e das experiências assim obtidas, enquanto está sobre esta Cruz, o Discípulo passa de uma renúncia a outra, até atingir a completa alforria e liberação.

 

A Cruz Cardinal ou Cruz da Transcendência governa o Mestre, quando passa pelas restantes Cinco Iniciações. A Quarta Iniciação, curiosamente, não é regido nem pela Cruz Fixa nem pela Cruz Cardinal.

 

As Três Primeiras Iniciações testam o Discípulo; a Quarta Iniciação é uma Iniciação de transição; e nas Cinco Iniciações restantes (5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª) o Mestre as vivencia na Cruz Cardinal (Consciência Universal —› Consciência Cósmica).

 

Para todos nós, tudo se encaminha para desembocar em uma relação direta com a Mônada.

 

Atenção: Na Nona Iniciação Planetária final, o Mestre é confrontado com o que poderia ser chamado de mal cósmico – com esse depósito de mal que, ciclicamente, inunda o mundo – e com os Mestres da Grande Loja Negra, recusando-se a reconhecê-los.

 

Depois da Quarta Iniciação – a Grande Renúncia (que significa o fim da vida da [personalidade-]alma durante muitas encarnações – no futuro, o contato do Discípulo com os três mundos será puramente voluntário e para fins de serviço. Resumindo: a vida da [personalidade-]alma finaliza com a crucificação.

 

É interessante que saibamos que enquanto o Mestre Jesus passou pela Iniciação da Renúncia (para A qual todo o Seu passado foi uma preparação), ao mesmo tempo, o Cristo foi elevado à Sétima Iniciação da Ressurreição.

 

Um momento importantíssimo na vida de todos os Mestres é a Sexta Iniciação da Decisão), pois, Nela, ou o Mestre se recusa a fazer contato com o Plano Físico Cósmico em seus sete níveis de percepção ou escolhe o Caminho do Serviço Mundial.

 

Quarto Nível de Percepção ou de Sensibilidade Espiritual = Intuição + Razão Pura.

 

Aquele que passa pela Quarta e pela Quinta Iniciações (resultado de vidas de sofrimento, de renúncias menores e de experiências conscientes) recebe o título de Mestre da Sabedoria ou de Senhor da Compaixão.

 

Em nosso Planeta, nada é conseguido sem luta e sem conflito, sempre associados à dor e ao sofrimento, mas, que desaparecem após a Quarta Iniciação.

 

Descer ao Inferno Descer ao Inferno do Materialismo. Isto foi o que o Grande Mestre, o Cristo, fez quando tratou de servir à Humanidade.

 

Para todos nós, a Iniciação da Renúncia só será possível, se praticarmos o desapego todos os dias.

 

 

Eu não renuncio a nada!
Nem eu!

 

Socorrer a Humanidade é a marca do serviço da Hierarquia.

 

A ênfase sobre o desapego foi o trabalho que Buddha desempenhou ao preparar o caminho para a Iniciação da Renúncia ou da Crucificação.

 

Quinta Iniciação (Ressurreição): a Cegueira conduz à Revelação, a Vontade produz a Síntese e o Propósito se exterioriza por meio do Plano —› Ascensão do oceano da matéria à LLuz Clara do Dia.

 

Para meditar: A Ascensão não tem existência real nem deve ser chamada de Iniciação.

 

Seqüência relacionada com a Quarta e a Quinta Iniciações: Renúncia (que produz a Crucificação) —› Elevação —› Revelação.

 

Escalar o Cimo da Montanha Ascender ao Plano Búdico.

 

De maneira geral, para se manifestarem, é comum que os Mestres conservem o antigo corpo que possuíam no momento em que receberam a Quinta Iniciação, que foi, particularmente, o que aconteceu com os Mestres Djwhal Khul e Kut Hu Mi. [Segundo declaração do próprio Mestre Djwhal Khul, pelo menos até a época em que este livro foi escrito (primeira metade do século XX, provavelmente, em 1949), ele, até então, só havia recebido a Quinta Iniciação e escalado o Monte da Ascensão, não tendo, portanto, recebido a Revelação completa. Afirmou o Mestre Djwhal Khul: No que concerne às Iniciações Superiores, não possuo nenhuma experiência.]

 

A Iniciação da Decisão (a Sexta) implica em escolha correta, compreensão correta, percepção correta, disposição correta e visão correta ou revelação.

 

Qualquer que seja a Revelação, a categoria ou a Iniciação que enfrentará o Discípulo, três Energias entram sempre em atividade, e são: 1ª) a Energia gerada pelo próprio Discípulo; 2ª) a Energia proveniente da Tríade Espiritual; 3ª) a Energia do Ashram ao qual está afiliado.

 

 

Mais do que reconhecer a existência de Energias Espirituais através dos seus efeitos, o Discípulo deve aprender a lidar com Elas, deixando que afluam Nele e através Dele, através do Antahkarana, direcionando-as, em seguida, para o objetivo imediato do Plano Divino.

 

O caminho do desenvolvimento humano normal acabará sendo substituído pelo Caminho da Evolução Superior. Isto acontece a partir do momento que três Energias principais começam a fazer impacto em nossa mente inferior. São elas: 1ª) a Energia Impulsora das Idéias (mediante esta Energia, a Hierarquia, no Plano Búdico, leva adiante a Humanidade); 2ª) a Energia da Intuição4; e 3ª) a Energia Dinâmica da Vontade (decorrente do aperfeiçoamento do Antahkarana).

 

O conhecimento da natureza da Vontade, no seu verdadeiro sentido, só ocorre depois da Terceira Iniciação. A partir deste momento, o Iniciado expressa acrescentada e firmemente o Primeiro Aspecto Divino – a Vontade – e o emprego correto do Poder.

 

Precisamos ter a clareza de compreender que apenas Sanat Kumara e seu Conselho, em Shamballa, em nosso Planeta, sabem exatamente a natureza do Propósito Divino. No que concerne ao Iniciado, o Propósito é revelado lentamente, muito lentamente, e isto só é possível após a Iniciação da Renúncia. (Este é o significado oculto e esotérico da sentença: Pai, seja feita a Tua Vontade, não a minha. A partir deste momento, o Iniciado, muito lentamente, começa a vislumbrar o Propósito do Logos Planetário.)5

 

O que se pode concluir até aqui? Que o Amor de Deus deve se expressar, com crescente plenitude, como a Vontade de Deus.

 

Cada vez que a Energia proveniente de Shamballa (Agente da Revelação do Propósito Divino) atinge a consciência humana, aparece um aspecto mais completo do Plano Divino. As últimas duas vezes em que a Humanidade sofreu este impacto shambállico foram em 1975 e em 2000. Em termos concretos, no passado, um dos resultados do impacto desta Energia foi a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial.

 

Para nós, o cerne da questão é a interpretação correta da Revelação (ou Visão). E assim, que a nossa vontade individual [fiat voluntas mea] possa ser transmutada em Vontade Divina [Fiat Voluntas Tua].

 

 

 

 

Três conceitos para meditar: Desapego (Renúncia), Divina Indiferença (Progresso) e Percepção Espiritual (Revelação).

 

A Sexta Iniciação da Decisão é preparatória para a verdadeira Iniciação da Ressurreição, a Sétima, que só poderá ser recebida quando o Mestre está totalmente fundido com o Logos Planetário.

 

O desenvolvimento da Sensibilidade Superior conduz inevitavelmente à Percepção Cósmica (submersão em um estado realizado do Ser).

 

Uma outra definição de Iniciação: Seqüência progressiva de impactos dirigidos de Energia, regidos pela Lei da Causa e do Efeito.

 

Para todos nós, em nossas caminhadas, após a Nona Iniciação, o Plano Físico ficará eternamente para trás.

 

O Amor-Sabedoria é a qualidade básica de todo o nosso Sistema Solar. Deus é Amor, na verdade, constitui a nossa nota-chave planetária.

 

A Meta de toda as experiências pelas quais todos nós passamos, estamos passando e passaremos é a Revelação, e cada Revelação, progressivamente, acerca o Iniciado do Coração do Sol Central Espiritual (com O qual nosso Planeta tem uma excepcional relação), onde todas as coisas são conhecidas e sentidas, e, por seu intermédio, todas as formas, todas as coisas e todos os seres podem ser alagados pelo e no Amor.

 

O futuro, para a pessoa e para um Discípulo comum, está contido dentro do seu passado e complementado no e pelo presente. Isto não acontece com o Iniciado da Sexta Iniciação. Ele está totalmente liberado do seu passado, e a Lei do Karma já não o retém nem o obriga (pois se libertou completamente da Grande Heresia da Separatividade). Ele pode decidir livremente o seu futuro, não com base na inevitabilidade ou no que possa proporcionar um campo onde esgotar o karma, mas, sobre a exclusiva base de estar qualificado para prestar serviço. Na realidade, após a Sexta Iniciação, só prevalecem na consciência do Iniciado Amor, Unidade, Identificação Espiritual e Percepção Universal.

 

Todas as ações do nosso Logos Planetário são inspiradas pelo Logos Solar.

 

Precisamos compreender definitivamente que, há dois mil anos, Cristo não se levantou do petroso sepulcro nem, muito menos, retornou ao corpo que havia descartado. Ele passou pela Grande Sétima Iniciação e conheceu o Segredo da Vida, da qual a imortalidade é apenas um de seus muitos atributos.

 

Uma coisa que precisamos modificar: deixar de nos ocuparmos tanto dos efeitos e passarmos a considerar as causas.

 

A Ressurreição Verdadeira é o retorno ao estado original de Ser (plena consciência da Vida Universal, mais do que a simples consciência da imortalidade).

 

Sucessivamente, muitas mortes vêm acontecendo no ciclo milenar de vida de todos nós, e, particularmente, na vida de um Iniciado:

• morte familiar constantemente repetida do Corpo Físico, encarnação após encarnação;

• morte dos veículos astral e mental, quando a [personalidade-]alma, que não morre, os descarta, vida após vida, criando novos, até alcançar maestria e virtuosidade;

• em seguida, como resultado das encarnaçõs e dos seus efeitos evolutivos, sobrevém a morte dos desejos, sendo substituídos por uma aspiração espiritual crescente;

• então, pelo o uso correto da mente, chega o momento da morte do ego, ou melhor, o momento do repúdio e da renúncia a todas as coisas materiais; e

• a isto se segue a morte ou destruição do corpo causal ou [personalidade-]alma, durante a Grande Iniciação da Renúncia. Este processo de morte e ressurreição ocorre incessantemente em todos os domínios da Natureza. Cada morte abre caminho para uma maior experiência-vivência e uma maior manifestação do Amor, e cada morte, neste sentido, é o prefácio para a Ressurreição em qualquer das formas, até que aconteça a Ressurreição Final —› Realização Final. [Disto, o que se conclui? Conclui-se que não há morte!] O resumo disto tudo é: constantes mortes —› constantes Ressurreições.

 

Mas, por que os homens temem a morte? Temem-na porque detestam perder contato com o aspecto forma da Natureza.

 

Todavia, dizer eu sou uma [personalidade-]alma imortal não é propriamente verdade. Ainda que seja apenas parte de uma Verdade Maior, é mais correto dizer: eu sou a própria Vida, portanto, sou imortal.

 

Eu-sou a Vida;
a Vida está em mim.
Vida jamais dividida,
sem começo nem fim!

 

Um outro motivo para temermos tanto a morte é porque pomos ênfase sobre a morte [estarmos vivos] e não sobre a Vida [estarmos real e efetivamente Vivos]. A vida na forma é, em realidade, a morte! Mas, a Vida mais abundante – a Vida de Deus Desconhecido da qual falou Cristo, só um Iniciado do Sétimo Grau [Ressurrecto no Plano Logóico] pode conhecer.

 

Meu querido diário:

Estava vivo, e encarnei;
morri, mas, ressurgirei!

 

Só poderemos entrar e sair livremente dos Átrios de Shamballa depois de recebermos a Sétima Iniciação, segundo ditar o Trabalho e importantizar o Serviço.

 

Tenhamos absoluta certeza: em um determinado momento, o mal cósmico será ejetado e já não terá mais lugar na Terra. Quando? Quando a carga espiritual e elétrica dos três grandes centros do Planeta – Shamballa, a Hierarquia e a Humanidade tiverem alcançado a um elevado grau de efetividade receptiva.

 

O último contato que o Iniciado faz com o mal cósmico planetário acontece na Nona Iniciação (Grande Negação).

 

Iniciação    Relação.

 

Reinos Inferiores —› Reino Humano —› Reino de Deus.

 

O que muitos não sabem é que a Guerra Mundial de 1914 a 1945, depois que terminou na Terra, foi transferida, em grande parte, para o Plano Mental. O espírito reacionário e materialista, que contamina todos os setores da vida humana, e as igrejas não são exceção, precisa ser eliminado, para que a tão esperada Vinda de Cristo possa, então, acontecer. [Que assim seja!]

 

A Liberdade jamais poderá ser conferida por métodos ou esquemas totalitários.

 

 

 

 

Os 5 (+ 2) acontecimentos espirituais em que, consciente ou inconscientemente, todos nós estamos envolvidos e dos quais todos nós participamos são:

1º) a crise das ideologias;

2º) o firme despertar dos homens, em todos os lugares, para uma melhor compreensão;

3º) o aumento da boa vontade mundial à medida que revela as separações;

4º) o cerramento parcial da porta onde se acha o mal;

5º) a Grande Invocação (que relaciona a Vontade de Shamballa, o Amor da Hierarquia e o Serviço da Humanidade em um Triângulo de Energias, divulgada à Humanidade pelo Mestre Djwhal Khul, tal como é empregada pela própria Hierarquia, e de acordo com as instruções de Cristo);

...................................................................

6º) a aproximação da Hierarquia; e

7º) o retorno iminente de Cristo.

 

 

 

 

O problema das ideologias é que quando uma idéia é automaticamente considerada como verdadeira, as outras são tidas como falsas e errôneas. As plataformas das principais ideologias não são necessariamente erradas ou más; a imposição pela força e pelo estado policial de uma ideologia e seu uso por homens ou grupos poderosos para seu próprio benefício, além da sujeição do povo à cega ignorância, que não permite que ele escolha livremente, isto, sim, é fundamentalmente mau e maligno. Veja bem: se os princípios democráticos fossem impostos no mundo ou em qualquer parte dele por um regime totalitário seria igualmente errado. Por outro lado, curiosamente, a maioria das pessoas que combate o Comunismo é incapaz de, sucintamente, dizer quais são os seus princípios norteadores.6

 

O verdadeiro aprisionamento do espírito humano é o enclausuramento das nações dentro dos limites dos seus próprios territórios, a ação desumana do estado policial, a existência limitada do livre-comércio e a redução dos homens e das mulheres ao automatismo.

 

 

Automatismo

(Charles Spencer Chaplin – Modern Times – Tempos Modernos)

 

 

Enclausuramento Dentro das Próprias Fronteiras

(República Popular Democrática da Coréia)

 

 

Estado Policial

(Benito Amilcare Andrea Il Duce Mussolini)7

 

 

Livre-comércio

(Existência Limitada)

 

 

O Verdadeiro Comunismo (no sentido espiritual da palavra e do conceito8) tomará o lugar da atual maldade política mundial. Há um mal generalizado que se espalhou por todas as Democracias, que está a exigir uma faxina total.

 

E será o fim da mais-valia!
E será o começo da Alegria!
E será o fim da ignoração!
E será o começo da Compreensão!
E será o fim da escravização!
E será o começo da Libertação!
E será o fim da separatividade!
E será o começo da Unicidade!
E será o fim da desirmandade!
E será o começo da Fraternidade!

 

A Revelação que virá será planetária, e portanto, será compartida pelos homens de todas as partes.

 

A Ressurreição advirá da boa vontade (não só com os outros, mas, consigo mesmo). Haverá coisa mais medonha do que a Grande Heresia da Separatividade?

 

É necessário que cultivemos uma atitude espiritual e nos dediquemos, em todos os momentos e de todas as maneiras possíveis, a expressar uma permanente vontade ao bem.

 

Tenhamos presente que a boa vontade é contagiosa!

 

Saibamos que o Grande Avatar do Primeiro Raio (o Avatar de Síntese) está mais perto da Terra do que nunca, e a LLuz da Sua Presença já está disponível!

 

A verdadeira natureza do mal cósmico encontra a sua principal expressão nos pensamentos errôneos, nos falsos valores, no supremo mal do egoísmo materialista e no sentimento de isolamento separatista. Tudo isto, no século passado, desaguou na Guerra Mundial de 1914 a 1945 e nas suas correspondentes calamidades.

 

A Palestina, hoje, por causa da ignorância e da maldade humanas, não deve mais ser considerada uma Terra Santa; seus lugares sagrados são apenas relíquias do passado.

 

Três acontecimentos que estão próximos de acontecer: 1º) afluxo de Amor e de LLuz sobre a Humanidade, a partir de Shamballa; 2º) reaparição do Cristo; e 3º) estabelecimento, na Terra, do Plano Divino, a ser realizado voluntariamente pela Humanidade.

 

Nada que (ainda) está oculto deixará de ser revelado!

 

Aquele em Quem vivemos, nos movemos e temos o nosso ser permanecerá conosco até o fim da era, até que o último cansado peregrino tenha encontrado o seu Caminho de retorno ao Lar.

 

Só àquele cuja mente está sujeita e vê o mundo como um espelho pode ser confiado com segurança com o sentido interno.

 

O Fogo deve passar através do Coração e ser conduzido à Cabeça.

 

O Dia Mundial da Invocação foi inaugurado em junho de 1952, e, atualmente, é celebrado na Lua Cheia de Gêmeos.

 

O Poder só poderá ser alcançado por meio da Vontade Consciente.

 

Só adquiriremos efetivamente o Direito de Servir quando o copo do karma estiver vazio. O copo vazio, a mão firme e o esforço constante e forte levam a um momento de agonia, e daí à Vida Radiante.

 

 

 

 

No tom rítmico da Música das Esferas reside a Secreta Revelação.

 

No Caminho, há Sete Portais9. Depois de ser atravessado o Primeiro Portal, em ciclos periódicos, os outros Seis serão descobertos. Todavia, tão-só o sentido oculto de unicidade-compaixão guiará o Peregrino em direção ao Primeiro Portal.

 

Unicidade-compaixão —› A Palavra —› Crescimento.

 

A cor amarela desenvolve e protege.

 

A cor violeta produz saúde e alívio magnético.

 

Oh!, Peregrino! Nada retenhas, nada possuas, salvo um forte desejo [em direção à LLuz Maior!]

 

Contempla o Lugar de Deus! Oh!, Peregrino! Segue adiante!

 

No Coração, está a Chave!

 

Na Cruz, está oculta a LLuz!

 

Evolução: quando o Ponto se converte na Linha e a linha na Cruz.

 

Nada permanecerá, exceto a Abstração Divina.

 

O Segredo dos Cinco está oculto no Coração!

 

Seis vezes... Mas, na Sétima...

 

Oh!, Peregrino! Segue adiante, com firme perseverança!

 

Contempla! Um Deus está aqui!

 

 

 

______

Notas:

1. Aqui, pergunto de novo: de que servem os conhecimentos adquiridos, se nós os colocamos em uma caixinha e os trancamos a sete chaves?

2. Então, se a coisa é assim, não pecamos propriamente quando falamos ou quando agimos; pecamos, sim, quando pensamos o que não presta.

 

 

 

 

3. O Processo Iniciático é inteiramente incompatível com ficar sentado em um pudim! Por isto, os fracos desistem!

4. Você já reparou como a Intuição é importantíssima na Via Iniciática que escolhemos?

5. Então, todas as afirmações feitas pelos teólogos das mais diversas religiões nada mais são do que histerias fideístico-esquizofrênicas. Uma dessas besteiradas alucinatórias é a referente aos sinais que estão demonstrando que o tal do Armagedom está para pipocar rapidinho. Armagedom é o caramba!

6. Há alguns anos, publiquei o texto Comentários Tardios de um Místico Sobre o Manifesto do Partido Comunista. Se você tiver interesse em dar uma espiada, o endereço eletrônico é:

http://paxprofundis.org/livros/comunismo/manifestocomunista.html

7. Esse duce de merda ousou afirmar: La libertà è un cadavere putrefatto. A liberdade é um cadáver putrefato. Era um duce de merda ou não era? Era!

8. Um exemplo de Comunismo Espiritual está em Mateus XIX, 21: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois, vem, e segue-me. Ora, há muitos e muitos séculos, a Igreja Católica esqueceu isto, pois, sempre se preocupou em gananciosamente arrecadar, desmedidamente enricar e em sedia gestatoria (trono portátil usado para carregar os Papas) se sentar. Quem já visitou o Vaticano sabe direitinho o que estou dizendo. Mas, o Papa Francisco é vinho de outra pipa!

 

 

Papa Pio XII

Papa Pio XII usando a sedia gestatoria, em 1939
(Isto tem cabimento onde? Nem aqui nem na casa do caramba!)

 

9. Creio que estes Sete Portais fazem referência às Sete Iniciações Maiores.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sede_gestat%C3%B3ria

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/19

https://blogsjc.wordpress.com/2011/06/14/canadian-munici
palities-threatened-by-the-canada-eu-free-trade-agreement/

https://pt.wikiquote.org/wiki/Benito_Mussolini

http://giphy.com/gifs/mussolini-hablemos
-asesinato-vKIG1DTRx4BEI

https://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Animated-Flag-North-Korea.gif

http://www.ideafixa.com/robos-do-dia-a-dia/

http://www.crossed-flag-pins.com/
animated-flag-gif/flags-USSR.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Organiza%C3%A7%
C3%A3o_das_Na%C3%A7%C3%B5es_Unidas

http://pt.depositphotos.com/13982885/stock-
illustration-cartoon-business-tug-of-war.html

http://painfulburning.blogspot.com.br/2014/06/
interview-warren-shit-urban-blight.html

http://shoshoniproject.utah.edu/2013/11/
shoshoni-word-of-the-day-pampi-head/

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.