OS RAIOS E AS INICIAÇÕES
(16ª Parte)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 16ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Raios e as Iniciações, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Mais uma vez, como tenho requestado, vou requestar novamente: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey. Isto se justifica por que as obras do Mestre DK telepatizadas para Alice Bailey foram divulgadas na primeira metade do século XX, e já estamos em 2016.

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

Significado da 13ª Regra: Para Aspirantes: O Aspirante deverá aprender e compreender quatro coisas antes de lhe ser revelado o Mistério Mais Profundo: 1º) as Leis que regem Aquilo que irradia; 2º) os cinco significados da magnetização; 3º) a Transmutação ou o Segredo Perdido da Alquimia; e 4º) a Primeira Letra da Palavra [Perdida] Comunicada ou o Oculto Nome Egóico. Para Discípulos e Iniciados: Que o grupo esteja disposto a desvelar o Mistério Oculto. Que o grupo demonstre o significado superior das lições aprendidas, embora 4 1. Que o grupo entenda a Lei da Síntese, da Unidade e da Fusão. Que o triplo método de trabalhar com o dinâmico leve o grupo aos Três Superiores onde reina a Vontade de Deus. Que a Transfiguração siga a Transformação e que a Transmutação desapareça. Que o O.M. seja ouvido no centro do próprio grupo, proclamando que Deus é Tudo.

 

4 1 + 2 + 3 + 4 = 10 1 + 0 = 1

 

As Leis que regem Aquilo que irradia... Aquilo que irradia é regido por suas próprias Leis, diferentes das que produzem a irradiação.

 

Os cinco significados da magnetização... Isto se refere aos cinco métodos com os quais atua a Lei da Magnetização, outro nome dado à Lei da Atração.

 

A Transmutação ou o Segredo Perdido da Alquimia... Tanto o Segredo da Transmutação (método para transmutar ou mudar Força em Energia) quanto a Palavra estão perdidos. No que concerne ao Estudante, isto significa a transmutar, mudar ou acelerar a transformação da Força do Ego em Energia Egóica.

 

A Primeira Letra da Palavra [Perdida] Comunicada ou o Oculto Nome Egóico... Atenção: Nesta Regra, a Palavra não se refere à Palavra Sagrada, mas, ao Nome do Logos Planetário, o Nome Oculto de Sanat Kumara, que é a Alma do Mundo em todas as suas fases, o Ego manifestado Logos no Plano Mental Cósmico. Mas, só aos Dignos que recebem a Quarta Iniciação é permitido pronunciar a Primeira Letra do Nome Inefável.

 

Que o grupo entenda a Lei da Síntese, da Unidade e da Fusão. Esta Lei rege o pensamento de Aquelas Grandes Vidas que formam o Conselho de Sanat Kumara em Shamballa.

 

Explicar detalhadamente estas 14 Regras – seja por piedade, seja pelo desejo fraterno de estimular o interesse pelos Mistérios é uma impossibilidade. O fato é que todas as significações esotéricas deverão ser compreendidas pela experiência direta, pessoal e intransferível. Portanto, precisamos compreender que há um limite para o que pode ser ensinado e transferido.

 

Ensinei um Mistério a um porco,1
e ele grunhiu e vomitou em mim.
Ele continuou preferindo o orco
e as encantações do coisa-ruim.

 

A construção do Antahkarana é o primeiro passo para obtermos a Consciência Monádica e para nos habilitarmos a trilhar o Caminho da Evolução Superior.

 

 

Primeiro Passo

 

 

O rápido desenvolvimento da mente e o acrescentamento [crescimento] do Princípio do Livre-arbítrio implicaram em uma nova atitude dos Mestres para com Seus Discípulos. O que isto significa? Significa que: a menos que as Escolas Esotéricas, que baseiam seus métodos em antigas técnicas, mudem substantivamente a abordagem dos seus ensinamentos, haverão de desaparecer [tanto quanto desaparecerão todas as religiões dogmáticas e suas certezas absolutas].

 

Enfim, o que é a Hierarquia? Definitivamente, a Hierarquia é o Ashram de Sanat Kumara em séptupla forma – vinculador da Vontade com o Amor.

 

 

Hierarquia

 

 

Meditação não é concentração. É o processo que envolve, concomitante e concertadamente, visualização e imaginação criadora.

 

 

 

É preciso ter muitíssimo cuidado com aquilo que poderia ser denominado de 'relação pessoal' entre Discípulo e Mestre, bem como em tudo o que concerna a uma realização espiritual individual, para que ambas não degenerem em uma espécie de egoísmo e separatividade espirituais.

 

Na elaboração de um horóscopo, é necessário, pelo menos, levar em conta se a pessoa é um ser-no-mundo evoluído, um Discípulo ou um Iniciado, pois, por exemplo, não adianta nada usar Planetas Esotéricos em relação com o homem comum. É claro que a feitura do horóscopo depende também da fase de desenvolvimento de quem o produz. Se estes cuidados preambulares não forem considerados, o horóscopo será inteiramente inexato.

 

O Novo Grupo de Servidores do Mundo é o intermediário entre a Hierarquia e a Humanidade.

 

 

 

Você sabia que a fé muçulmana está intimamente vinculada à fé cristã, porque personifica o trabalho feito por Jesus, quando influenciou e inspirou um dos Seus Discípulos um Iniciado muito avançado – o Profeta Muhammad [Maomé]?

 

 

 

 

Tantas contendas! Tanto ódio!
Ninguém vence; não há pódio!
Nunca haverá um 1º colocado!
Só extrapolando o antiquado!

Todos os seres são germanos!
Cairão as tiranias e os tiranos!
Aquário está aí para transmutar!
Será: ou cambiar ou entropizar!

 

 

Os Ensinamentos programados pela Hierarquia para que precedam e condicionem a Nova Era de Aquário são de três categorias:

1ª) Preparatórios: dados entre 1875 e 1890 – escritos por Helena Petrovna Blavatsky;

2ª) Intermediários: dados entre 1919 e 1949 escritos por Alice Ann Bailey; e

3ª) Reveladores: a partir de 1975 estão sendo dados em ampla escala.

 

Neste Terceiro Milênio...

• o santuário no qual vive o homem será reedificado;

• a maneira pela qual vive a Humanidade será reestruturada;

• a nova civilização será reconstruída sobre as fundações da antiga;

• as estruturas do pensamento e da política mundiais serão reorganizadas; e

• os recursos no mundo serão redistribuídos fraternalmente de acordo com o Propósito Divino.

 

Que o grupo esteja disposto a desvelar o Mistério Oculto. Está em processo, para todos, o recebimento da Iniciação.

 

Atenção: A Câmara do Conselho de Shamballa não é uma localidade ou um lugar, mas, um estado de consciência [um Nível ou Plano Vibratório de freqüências elevadíssimas] no seio da Vida Universal.2

 

Oitavas
Freqüências (Hz)
Estados de Consciência
??????????
??????????
Shamballa
..........
..........
 
7
128
 
6
64
 
5
32
 
4
16
 
3
8
 
2
4
 
1
2
 

 

Nas regiões da glândula pineal, do corpo pituitário e da glândula carótida estão localizados, como você sabe, o Centro Coronário, o Centro Ajna e o Centro Alta Maior. A desejada perfeição [relativa] será alcançada quando estes três pontos na cabeça se inter-relacionarem, e o Amor, a Vontade e a Inteligência atuarem como síntese. E tudo depende da construção do Antahkarana individual. Quem sabe, um Dia, possamos caminhar humildemente (capacidade-habilidade de observar a Vida com um senso de Proporção Divina, do ponto de vista da Matemática Espiritual) lado a lado como o nosso Deus Interior e nos tornemos todos membros da Hierarquia! [Depois... O que interessa o depois, se, ainda, não realizamos o antes e desconhecemos a Matemática Espiritual?]

 

As Três Qualidades Divinas são: Amor, Vontade e Inteligência.

 

Pressentir  —›  Conhecer  —›  Revelar.

 

Todos os ciclos anteriores foram meramente preparatórios para o advento da Era Aquariana.

 

A [personalidade-]alma, em seu próprio Plano, é uma Iniciada de todos os graus.3

 

Ego Separado  —›  Reajuste Interno  —›  Eu Grupal (Fusão).

 

Nosso Logos Planetário está chegando a uma fase na Escala Cósmica da Evolução (Transformação–›Transmutação–›Transfiguração) que O transformará na Vida Animadora de um Planeta Sagrado. Recordem que nosso Planeta não é Sagrado, embora esta Grande Mudança esteja próxima.

 

Que o grupo demonstre o significado superior das lições aprendidas, embora 4 1. —› Iniciação Grupal —› Radiação, Magnetização, Transmutação (realização, não um processo) e Comunicação —› Síntese + Unidade + Fusão.

 

O.M. é o símbolo da Primeira Letra do Sétuplo Nome do Logos Planetário.

 

 

 

 

Sanat Kumara está levando a cabo Sua Intenção através da Vivência Dirigida.

 

Que o grupo entenda a Lei da Síntese, da Unidade e da Fusão. A Lei da Síntese rege as atividades da Tríade Espiritual e condiciona a Vida Monádica.

 

Recordando a afirmação colossal de Helena Petrovna Blavatsky: A matéria é Espírito na fase inferior da manifestação, e o Espírito é matéria na fase superior da manifestação.

 

A Terceira Iniciação – a Transfiguração é a Primeira Iniciação, do ponto de vista da Hierarquia.4

 

O Trabalho realizado nas três etapas da Senda deve ser intencional e, portanto, conscientemente realizado e inteligentemente planejada, isto é, deve estar respaldado pela Determinação, em seguida, pela Vontade Espiritual e, finalmente, como aspecto complementar do Propósito.

 

Em nossa Peregrinação Iniciática, haverá um ponto no qual não mais prevalecerá o instinto de separação ou de isolação. A isto se poderia denominar de ductilidade espiritual. Neste ponto, o Princípio Inteligência é o controlador e o Princípio Amor é o motivador, e a conseqüência natural é a Unidade.

 

 

Digamos que, simbolicamente,
a ductilidade espiritual seja ± isto.

 

 

Hierarquia = Sete Grupos + Três Setores ou Seções Principais. E todos são Um! Como o Um está nos muitos e os muitos estão no Um!

 

A multiplicidade é necessária, e funciona de acordo com a Lei do Sacrifício. Todavia, tudo tende à síntese.

 

 

Tudo Tende à Síntese

 

 

Que o triplo método de trabalhar com o dinâmico leve o grupo aos Três Superiores onde reina a Vontade de Deus. Os Três Superiores se referem aos Três Buddhas de Atividade (não pertencentes a este Sistema Solar) que ainda colaboram ativamente com o Senhor do Mundo (Sanat Kumara). Atuam como intermediários vinculadores entre o Logos do nosso Sistema Solar e a Vida Animadora da Constelação de Libra.

 

Os Três Buddhas de Atividade são os responsáveis pelo Ato de Individualização, que trouxe o Reino Humano à existência. São também responsáveis pelo Ato de Iniciação, extraindo a Energia necessária a partir das Constelações Capricórnio e de Aquário. São ainda responsáveis pelo Ato de Identificação, durante o qual o Iniciado vê o que reside na Intenção Cósmica, e começa a agir não só como uma unidade planetária, mas, como um ponto focal cósmico.

 

Tudo está inter-relacionado, como estão inter-relacionados o nosso Sistema Solar, o Zodíaco e o Universo, bem como, por outro lado, o nosso Planeta, três dos Sete Planetas Sagrados e seis das Principais Constelações.

 

Precisamos entender que há o Propósito e há o Plano, de tal sorte que este último é instrumento do primeiro.

 

 

Digamos que a coisa seja ± assim.

 

As Três Raças-raízes estritamente humanas são a Terceira (Lemuriana), a Quarta (Atlante) e a atual Quinta Raça-raiz (Ária).

 

O egoísmo é um estágio ou etapa do desenvolvimento, sendo necessário para que a Humanidade conheça [e pague] o preço do auto-interesse e do exclusivismo.

 

 

 

A comprovação da natureza do poder e do êxito também é uma fase imprescindível e precede a fase do despertar.

 

O apelativo Sanat Kumara não é o seu Verdadeiro Nome. A Primeira Letra do Seu Nome só é conhecida pelos Mestres; a Segunda só é conhecida pelos Chohans. Enfim, a Primeira Sílaba do Seu Nome só é conhecida na Câmara do Conselho de Shamballa, porém, o resto do Seu nome permanece no anonimato.

 

O Mistério que não pode ser esclarecido: a Humanidade, ao construir lentamente o Antahkarana, vai estabelecendo uma ligação entre o Centro Coronário de Sanat Kumara e o seu Centro Cardíaco.

 

Os Três Buddhas de Atividade, que formam um Triângulo Profundamente Esotérico, resumem, em um sentido muito peculiar, a Essência Transmutada de um sistema solar anterior, no qual a atividade inteligente constituiu o objetivo, mas, hoje, está motivada pelo amor. Isto culminará em uma importante integração planetária.

 

Triângulo de Luz dentro da cabeça: inter-relação ativa e inquebrantável entre os Centros Alta Maior, Ajna e Brahmarandhra (ou Sahasrara).

 

 

Luz Dentro da Cabeça

Luz Dentro da Cabeça

 

Os Triângulos de Luz e de Boa Vontade são essencialmente invocadores. Eles constituem o abecê da futura Ciência da Invocação. Sua força depende, em um caso, da profundidade do sentimento, e, em outro, da força de vontade com a qual foram criados.

 

Precisamos aprender uma coisa muito interessante: sempre deve(re)mos tentar nos posicionar intermediariamente entre as dificuldades que a vida se nos apresenta e suas simplicidades distorcedoras.

 

 

 

 

O trabalho no campo da boa vontade mundial será bem-sucedido ou não, de acordo (falo a partir da perspectiva do futuro) de acordo com a intensidade do propósito e a profundidade do amor demonstrado.

 

A união dos trabalhadores exotéricos [não-Iniciados] e Esotéricos [Iniciados] em uma só empresa espiritual se originou, realmente, em Shamballa.

 

 

Uma só Empresa Espiritual

 

 

Simultaneidade: Vida Vertical do Espírito + Vida Horizontal das Relações.

 

 

Simultaneidade

 

 

Projeto Divino  —›  Corretas Relações Humanas.

 

Shamballa é um estado de consciência ou uma fase sensível da percepção na qual existe uma aguda e dinâmica resposta ao Propósito Divino.

 

Que a Transfiguração siga a Transformação e que a Transmutação desapareça. A Transfiguração é a etapa na Senda da Iniciação em se que recebe a Terceira Iniciação (Primeira Iniciação Maior). A Transformação está vinculada ao processo evolutivo que se realiza na Senda do Discipulado. A Transmutação é o método através do qual o inferior é absorvido pelo Superior.5

 

Grande Meta  —›  Processo Espiritualizante (interação efetiva do ego com a [personalidade-]alma) que conduz à confluência de todas as Energias nos Três Centros Diretores da cabeça.

 

Dada à importância deste conceito, irei repeti-lo: A matéria é Espírito na fase inferior da manifestação, e o Espírito é matéria na fase superior da manifestação.

 

Do ponto de vista dos Iniciados Superiores, os Planos Monádico e Logóico são os Planos da Transfiguração.

 

O círculo com um ponto no centro simboliza o homem perfeito, cabal e incluinte, tanto vertical (contato com a [personalidade-]alma) quanto horizontalmente (relação humana), todavia, permanecendo no centro de sua consciência e no do seu "Círculo-não-se-Passa" auto-imposto.

 

 

Círculo com um Ponto no Centro

Homem Perfeito, Cabal e Incluinte
(Círculo com um Ponto no Centro)

 

 

Irrompimento através do "Círculo-não-se-Passa" Planetário —› Evolução Superior em outro nível cósmico, porém, dentro da Aura da Vida Una.6

 

A Transformação a que a Regra 13 se refere é à Transformação da Consciência em Identificação.

 

Há, efetivamente, Sete Caminhos conducentes à Evolução Superior, e correspondem aos Sete Ashrams pertencentes aos Raios. Eles estão relacionados com as Sete Iniciações, com os Sete Princípios do homem e com outros numerosos setenários. Isto acabará, digamos assim, conduzindo à perfuração do "Círculo-não-se-Passa" Planetário.

 

Sexta Iniciação —› Iniciação da Ascensão. O Iniciado se torna, então, um Agente Irradiador da Vontade Illuminada.

 

Verdadeira Transfiguração —› Sétima Iniciação. A fraseologia cristã denomina esta etapa de sentar-se à direita de Deus no céu.

 

Que o O.M. seja ouvido no centro do próprio grupo, proclamando que Deus é Tudo. O máximo que pode ser dito a respeito desta última sentença da 13ª Regra é que ela está vinculada à Transmutação do O.M. —› no Som Originante —› produzindo uma certa Transformação básica —› que dá como resultado uma Transfiguração que abarca todo o Planeta, e tem relação com determinada Iniciação Planetária Superior, ainda incompreensível para nós. Apenas alguns Mestres Ascensionados mais avançados têm a compreensão integral do seu significado, pois, com este assunto trabalham diretamente,

 

Como está expresso no Preceito, paulatinamente, regerá a Vontade de Deus.

 

Qual o resumo compreensível de tudo o que estudamos até aqui? Que devemos nos esforçar e nos preparar para, por mérito, podermos receber a 1ª Iniciação, a 2ª Iniciação e a 3ª Iniciação, todas factíveis e ao nosso alcance, marcando, enfim, a nossa Transfiguração. Que assim seja. Está feito. Está selado.

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Aqui, entenda porco como ignorante, incompetente ou inexperiente. A advertência não lanceis pérolas aos porcos, consignada no Evangelho Bíblico de Mateus, quer dizer exatamente isto. Mas, guardar a sete chaves em uma caixinha o que compreendemos é, talvez, o maior dos pecados. Sempre que pudermos, deveremos ensinar, tendo apenas o cuidado de jamais avançar o sinal, para que a emenda não saia pior do que o soneto ou que o conserto fique pior do que o original. Agora, preste atenção e reflita: se somos responsáveis por tudo, seremos também responsáveis por tudo o que dissermos ou ensinarmos aos outros. Antoine Henri Becquerel (Paris, 15 de dezembro de 1852 – Le Croisic, 25 de agosto de 1908), Pierre Curie (Paris, 15 de maio de 1859 – Paris, 19 de abril de 1906) e Marie Sklodowska Curie (Varsóvia, 7 de novembro de 1867 – Passy, Sallanches, 4 de julho de 1934) jamais poderiam imaginar que seus estudos e a descoberta da radioatividade (fenômeno natural ou artificial pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações) acabariam servindo para a produção de bombas nucleares! Disto, o que se pode concluir? Que há determinadas coisas que não podem ser ditas, nem ensinadas, nem divulgadas.

 

 

Esquema de uma Reação em Cadeia de Fissão Nuclear

 

 

2. Aqui, cabe o seguinte breve comentário: os possíveis, mas, ainda muito difíceis, contatos com os Mestres da Hierarquia e com os Membros da Câmara do Conselho de Shamballa dependem muito mais (ou só dependem) do estado vibratório consciencial dos seres humanos do que, propriamente, da (Boa) Vontade destes Ilustres Illuminados. Imagine que você esteja de olhos fechados, e, de repente, ao abri-los, está defronte a um holofote militar/canhão de luz aceso. O que acontecerá? Da mesma forma, mais do que simplesmente merecermos, pois, o mérito, apenas, é insuficiente, precisamos estar psíquica e espiritualmente preparados, digamos assim, para podermos, um dia, ficar frente a frente com os Mestres da Hierarquia e com os Membros da Câmara do Conselho de Shamballa. Tudo depende de nós. Enfim, só mais um exemplo-explicação relativo a este tema: as Grandes Vidas dos Três Buddhas de Atividade – os Três Superiores têm necessariamente que atuar através de grupos maiores, pois, Sua Potência é de tal magnitude que, de outra maneira, seria destruidora.

 

 

Não é assim, mas, simbolicamente, é.

 

 

3. Isto pode ser difícil de ser compreendido, mas, não é. Ora, se a personalidade-alma é uma fração da Alma Cósmica e com Ela está indissoluvelmente amalgamada, toda a Sabedoria (ShOPhIa) da Alma Cósmica, ipso facto, está ininterrompida presente na personalidade-alma. Simples assim. Por isto, somos todos Deuses-em-potência ou Deuses-sem-saber-que-somos-Deuses. Então, quando o nosso demônio interior compreender e se libertar do inferno que ele mesmo criou... Para poder estruturar e consolidar a sua autoridade, a Grande Heresia do Catolicismo foi ter autoritária e estupidamente aceito, adotado e mantido as maluquices da dupla bizantina de pirilampos das arábias Justiniano-Theodora, que, em 553 d.C, obrigou o Segundo Concílio de Constantinopla a rejeitar todo o pensamento de Orígenes de Alexandria, um dos Pais esquecidos da Igreja, mandando o origenismo pelo ralo. O erro não se torna verdade por se multiplicar na crença de muitos, nem a verdade de torna erro por ninguém a ver. (Mahatma Gandhi). Então, de duas uma: ou o Catolicismo sofre uma reestruturação profunda ou será destruído ou substituído. O que de fato terá exatamente querido dizer o Papa Bom João XXIII com a sua profecia são vinte séculos mais a Idade do Salvador? Se considerarmos aceitável aproximarmos o tempo de vida pública de Aquele que foi o Avatar da Era de Pisces – a Rosa de Sharon para 34 anos, duas equivalências se apresentam simultaneamente:

1ª) 1962 + 72 = 2034; e

2ª) 2000 + 34 = 2034.

 

 

Justiniano
Theodora

Mosaico com imagem de Justiniano
na Basílica de São Vital, em Ravena
Mosaico com imagem de Theodora
na Basílica de São Vital, em Ravena

 

 

4. E por que isto é assim? Porque 2 depende de 1 (ou 1 conduz a 2) e 3 depende de 2 e de 1 (ou 1 e 2 conduzem a 3), logo, 1 + 2 + 3 1. A.'.U.'.M.'.

5. Observe que, realmente, a Transmutação, em um determinado ponto, deve mesmo desaparecer, pois, simbolicamente, quando o chumbo (número atômico 82, número de massa variável) se transmuta em Ouro (número atômico 79, número de massa 197), este não volta a ser chumbo. O fator complicador é que, no caso, o chumbo tem 4 isótopos naturais estáveis, com números de massa (soma do número de prótons e de nêutrons contidos nos seus núcleos) distintos: Pb-204, Pb-206, Pb-207 e Pb-208. Isto envolve e obriga a decréscimos distintos de nêutrons no processo transmutativo.

Pb-204 –› Au-197: 122 nêutrons –› 118 nêutrons (Variação: 4 nêutrons)

Pb-206 –› Au-197: 124 nêutrons –› 118 nêutrons (Variação: 6 nêutrons)

Pb-207 –› Au-197: 125 nêutrons –› 118 nêutrons (Variação: 7 nêutrons)

Pb-208 –› Au-197: 126 nêutrons –› 118 nêutrons (Variação: 8 nêutrons)

 

Irreversibilidade: Vários Chumbos –› Um só Ouro!

 

Esta nota é inteiramente simbólica, mas... Seja como for, como ensina DK, para um Iniciado, a Transmutação não tem qualquer significação, porque não há nada Nele que requeira ser transmutado nos três planos inferiores da vida e da evolução humanas. Em outras palavras: o que precisava ter sido feito foi concertadamente feito. E isto, simbolicamente, digamos, pode ser interpretado mais ou menos como na animação abaixo, porque Transmutação nada mais é do que harmonizar, conformizar ou concertar definitivamente o que está desequilibrado, desproporcionalizado ou desacordado, seja para mais, seja para menos:

 

 

Conclusão do Processo Transmutativo

 

 

6. Aliás, evidentemente, nada se passa ou poderá se passar fora da Aura da Vida Una. Se o inferno existisse, como é preconizado pelas religiões em geral, ele também se circunscreveria à Aura da Vida Una.

 

Páginas da Internet consultadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chumbo#Is.C3.B3topos

http://www.towardsoneworld.eu/toow
EHI2_HeadBeingTriangle.php

https://books.google.com.br/

http://www.dreamstime.com/stock-
photography-tug-war-image10217492

http://papeldeparededigital.com.br/papeis-de-parede/
poa/papel-de-parede-bolinhas-coloridas-sobre-branco/

http://www.celebrating-halloween.com/
pumpkincarving/om-pattern.shtml

http://paxprofundis.org/livros/
aondeiremosparar/aondeiremosparar.html

http://www.aeradoespirito.net/ArtigosPN/
REENC_NO_CONC_DE_CONST_PN.html

http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/
religiao/porque-a-reencarnacao.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Justiniano

https://pt.wikipedia.org/wiki/Teodora_(esposa_de_Justiniano)

http://www.picgifs.com/job-graphics/clown/

http://www.shutterstock.com/s/searchlight/
search-vectors.html

http://fraterluz.blogspot.com.br/2015/03/
escala-de-vibracoes-de-camille.html

http://www.vivenciasespiritualismo.net/
meditacao/apostila1.htm

http://wikiciencias.casadasciencias.org/
wiki/index.php/Fiss%c3%a3o_nuclear

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Tempo di Borea
Compositor: Johann Sebastian Bach
Seqüência: David J. Grossman

Fonte:

http://www.jsbach.net/midi/midi_solo_violin.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.