O REI DO MUNDO – 2ª Parte

 

 

 

René Guénon

René Guénon

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Não se deve deixar de criticar; o que se deve, porém, é saber criticar.

Um Iniciado

 

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este estudo se compõe da 2ª parte de uma coletânea de fragmentos garimpados na obra O Rei do Mundo, de autoria do autor universalista, metafísico, esoterista e crítico social francês René Guénon (Blois, 15 de novembro de 1886 – Cairo, 7 de janeiro de 1951), traduzida e comentada por Henrique José de Souza. Segundo Walter Shewring, René Guénon sustentava a primazia da pura Metafísica sobre todas as outras formas de conhecimento. Para René Guénon, as diversas tradições religiosas mundiais têm um fundamento metafísico-espiritual convergente. Este estudo também contempla alguns fragmentos retirados dos comentários do tradutor e comentador da obra.

 

 

 

Fragmentos da Obra

 

 

 

Os Senhores de Vênus não são outros senão aqueles que deram o sexo e o mental aos seres da Terceira Raça. E é, portanto, a razão de se dizer que foi aí, neste momento sublime da evolução da Mônada, que a Humanidade começou a ter direito a possuir tal nome (primeiros lampejos da inteligência).

 

Infelizmente, a inteligência humana ainda é mais propensa aos crimes, aos erros e a toda espécie de malignidade, embora os homens mais evoluídos a apliquem em favor do mundo: são os beneméritos, os sábios, os bons médicos e todos os que procuram amenizar as dores físicas, porque, na parte moral, os sacerdotes, pouco importa a religião a que pertençam, mal sabem distinguir o falso do verdadeiro, o ilusório do real.1

Hierarquia Oculta Excelsa Fraternidade dos Adeptos Homens Perfeitos.

A e a 7ª Raças-raízes ou últimos estados de consciência são as etapas finais que a mônada terá que percorrer, a fim de alcançar a sua redenção total na Terra, que demorará ainda algumas eternidades, através de quedas e elevações, como ao Homem da Dor aconteceu, a caminho do Gólgota.2

Resultado do andrógino separado: união sexual.

 

 

 

 

Arcano IX O Eremita O Adepto O Homem Perfeito —› Símbolo da Illuminação e da Sabedoria [ShOPhIa].

 

 

O Eremita

Torre de Babel: 'Bab-el' quer dizer Porta do Céu, e não confusão, balbúrdia, tumulto.

Fomos Deuses, mas, nos esquecemos. [Deuses voltaremos a ser].

Esotericamente, Mãe e Filho são uma só e a mesma coisa.

O verdadeiro mês é de 28 dias, na razão de 4 fases lunares, cada uma delas com duração de 7 dias.

'Facilis descensus Averni:
Noctes atque dies patet atri ianua Ditis.
Sed revocare gradium superasque evadere ad auras.
Hoc opus, hic labor est.'
[Publius Vergilius Maro (15 de outubro de 70 a.C. – 21 de setembro de 19 a.C.), in: Eneida].

É fácil descer ao inferno:
Suas portas estão sempre abertas.
Mas, voltar, e ver a luz do dia –
Aí está a tarefa, aí o trabalho.

Só se conhecermos o Universo será possível conhecer integralmente o homem.

Antigo Egito Herdeiro mais próximo da Civilização Atlante.

A [Verdadeira] Sabedoria Iniciática das Idades só é transmitida àqueles que, por seus méritos e valores espirituais, não são capazes de a empregar em detrimento do próximo.3

Todos os chamados Redentores do mundo não passam de formas parciais do Redentor-síntese – o Verdadeiro e Único Messias por ser o Manu Primordial ou Planetário da Ronda.

PAX Comunhão Mental com o Centro Espiritual Supremo.

Inferno "In-fera" Lugares Inferiores.

Mão —› Cinco dedos, cinco sentidos, cinco 'Tattvas'...

111: Primeira Raça-raiz.
222: Segunda Raça-raiz.

333: Terceira Raça-raiz.
444: Quarta Raça-raiz.
555: Quinta Raça-raiz.
666: Sexta Raça-raiz (estado de consciência Búdico).
777:
Sétima Raça-raiz (estado de consciência Átmico).
888: Cristo ou 'AThMa' Universal.

O ser-aí-no-mundo tem que evoluir (vencer o Dragão do seu cármico passado) até que [por esforço e mérito] possa se equiparar à Divindade, ou seja, se tornar um Adepto ou Homem Perfeito. E, então, compreenderá sem necessidade da objetivação das coisas; enxergará sem necessidade dos olhos físicos; ouvirá sem necessidade de emissão dos sons.

Exercício: inspirar pela narina esquerda e expirar pela narina direita. Todavia, nenhum exercício produzirá qualquer efeito se a moral e a inteligência não caminharem de mãos dadas, ou melhor, devidamente equilibradas.

 

 

 

Os fenômenos psíquicos, ainda do agrado de muitos, coadunavam-se ao estado de consciência das raças primitivas, mas, hoje, o que nos deve interessar é o domínio do mental, para alcançarmos de modo inteligente a Sabedoria Perfeita.

Signos Zodiacais Hierarquias Criadoras.

Dæmon est Deus inversus.

Desequilíbrio: período centrífugo; fenômeno equilibrante: período centrípeto. (Santo Agostinho: 'Viemos da Divindade e para Ela haveremos de voltar' – o que equivale ao verdadeiro sentido da Parábola do Filho Pródigo, que volta à Casa Paterna.)

 

 

 

 

Tal como o diamante bruto precisa passar pelas garras aduncas da lapidação, a fim de se tornar luminoso, e, portanto, possuir o valor que se dá ao brilhante, a Mônada tem que passar por Sete Estados de Consciência diferentes, para alcançar a LLuminosidade exigida pela própria Evolução.

No Homem Perfeito, os dois lados devem estar em equilíbrio com o centro – nem vagotônico nem simpático-tônico; nem excitado nem deprimido.

O maior de todos os absurdos apregoados pela Igreja: Adão e Eva = os únicos seres da criação.

Palavras de Orfeu a um dos seus discípulos mais adiantados: 'Dobra-te sobre ti mesmo para te elevares aos Princípios das Coisas – à Grande Tríade que flameja no Éter Imaculado (das Causas Eternas).'

Tocando a Taça Embriagadora – a Taça da Vida todos os seres esquecem a Morada Divina e descem ao abismo doloroso das gerações.

Os retardatários são os que não procuram o Sol Radioso da Verdade, deixando-se levar pela forma sombria ou lunar da ignorância e da mentira, se torcendo e se retorcendo através de milhares de existências.4

Os Iniciados são os Salvadores das almas – os Hermes dos homens. Trazem no Coração as lágrimas de todos os seres para transformá-las em sorrisos.

Não há dois santuários; o Santuário é um e o mesmo, onde tremeluz e Mágico Triângulo da Iniciação.

'Eskato Bebeloi!' Fora daqui, profanos!

O mundo tudo nos tira e nada nos oferece, a não ser, como única e espiritual grandeza, a Evolução [Reintegração].

Krishna, Buddha, Cristo, Apolônio de Tiana, Pitágoras, Confúcio, Lao-Tsé... foram Homens sem Pátria [Cidadãos do Universo], sem filiação, sem qualquer fraqueza humana ou terrena.

'Em um País muito distante, oculto por trás de solitários e secretos caminhos, existe uma cidade chamada Montsalvat. Possui ela um santuário onde se guarda um dos maiores tesouros da Terra, ou seja, um Cálice possuidor de maravilhosa virtude, pois, todo aquele que puder admirá-lo, ficará limpo de todos os seus pecados. Este Cálice foi trazido ao mundo pelos anjos. E cada ano, uma Pomba Branca desce do céu para renovar o precioso dom que o mesmo possui. Ele se chama: Santo Graal. E nós, que somos os seus Cavaleiros, temos o dever de servi-Lo com a maior fidelidade possível. Meu pai é o chefe de todos eles. Seu nome é Parsifal. E eu sou Lohengrin. Reparar as injustiças, amparar os fracos, instruir os ignorantes e combater os perversos, esta é a Missão a que os Cavaleiros do Santo Graal juraram dedicar as suas vidas. Entretanto, ninguém deve conhecer o verdadeiro nome do Cavaleiro que pratica o benefício, porque, se revelado for o segredo, o Graal não mais exercerá sobre ele a sua benéfica influência. E então, é seu dever voltar imediatamente à sua Pátria, prostrando-se novamente diante da Santa Relíquia.' (Wilhelm Richard Wagner, in: Lohengrin). 'Ego sum qui sum...' O meu Reino não é deste mundo!

Chefe Supremo da AGARTHA: BRAHMATMA (Senhor dos Três Mundos – Aquele que vê imediatamente todos os efeitos em suas causas) – apoio das almas no Espírito de Deus (Aquele que pode falar a Deus face a face). Seus dois assistentes são o MAHATMA – representando a Alma Universal (conhecedor todos os acontecimentos futuros, o Poder Sacerdotal) – e o MAHANGA (dirigente das causas de todos os acontecimentos futuros, o Poder Real) – símbolo de toda a organização material do Cosmos. Trata-se da divisão hierárquica que as doutrinas ocidentais representam pelo ternário corpo, alma e espírito, e que aqui se aplica de acordo com a analogia constitutiva do Macrocosmo e do Microcosmo.5

OM [AUM]6: Palavra Sagrada com a qual são começadas todas as preces. OM é o nome de um antigo santo que viveu há mais ou menos trezentos mil anos.

Os Três Reis Magos [Melkior, Baltazar e Gaspar] vieram de AGARTHA. (Segundo Alexandre Saint-Yves d'Alveydre). Os Três Reis Magos representavam os Três Chefes da AGARTHA.

Sol Justitiæ [Sol de Justiça] Atributos de Melki-Tsedeq.

Todas as tradições particulares não são mais do que adaptações da Grande Tradição Primordial.

Em cada 'Yuga' se manifesta um Avatar – o Espírito de Verdade.

'As Bacias do Amazonas e do Prata, com o decorrer dos tempos, selarão nas suas ribeiras os destinos do mundo.' [afirmação de Mario Roso de Luna].

No século XIX, o surto do Espiritismo (ainda que baseado em fenômenos apenas de ordem puramente psíquica ou astral) teve a missão de provar insofismavelmente que a vida não acaba com a morte – 'a maior das mentiras' segundo São Paulo.

Todas as desarmonias e todas e quaisquer doenças não são senão contravenções às Leis da Natureza.7

Cristo Interno Pai que existe em segredo Tríade Suprema (Atma-Buddhi-Manas).

Graus de Tratamento Mental: Simples, Metafísico e Espiritual.

No Tratamento Mental, além de requerer um treinamento rigoroso e constante, não deve ser oferecido aquilo que, de certo modo, para si-mesmo deve ser conservado, para que o curador não venha a adoecer ele-mesmo. 'Quem dá o que tem a pedir vem.'

Suprimido o erro mental original [transgressão], a implicação material [desarmonia, doença] desaparecerá. (Conceito defendido por Parkhurst Phineas Quimby).

Somos, hoje, aquilo que temos pensado, aquilo que temos desejado e aquilo que temos obrado em nossas vidas anteriores. Cada vez que a [personalidade-]alma se reveste de um Corpo Visível [Físico], atrai para seu ambiente (ovo áurico) tudo quanto é próprio ou afim com as suas tendências e, portanto, de ser fielmente reproduzido sob a aparência material.

'Toda idéia encerra em si mesma um começo de realização; toda idéia é um começo de ação. (Conceito defendido por Paul-Emile Lévy). Toda idéia é um ato em estado nascente.8

Pureza de vida = renúncia aos bens materiais + alimentação puramente vegetariana + vida exclusivamente consagrada aos semelhantes.

O Grande Todo, sendo indivisível, não pode deixar de ser único. 'Brahma9 é a Verdade: o mundo é o erro. A Alma é Brahma e nada mais.' (Conceito defendido por Friedrich Max Müller).

O Grande Todo, em termos KaBaLísticos e Teosóficos, ao se manifestar, toma aspectos numerais da Sua Essência, ao mesmo tempo Una e Trina, através do Setenário Divino.

 

 

 

 

137: o mais KaBaLístico de todos os números. 1 = Unidade Origem de todas as coisas. 3 = Ternário Manifestação. 7 = Setenário Evolução [para Reintegração].10

Fora da Unidade, tudo é ilusão.11

Desejos + Cobiças + Paixões Desequilíbrios + Desarmonias + Doenças.

'Spes messis in semine.' A esperança da colheita reside na semente.12

7 x 111 = 777.

7 x 7 x 7 = 343.

Licor Sagrado Ambrosia dos Deuses.

Soma dos Hindus Haoma dos Persas Bebida da Imortalidade.

Graal Vaso Sagrado que contém o Sangue do Cristo Bebida da Imortalidade.

Busca da Palavra Perdida [Verbum Dimissum] Busca do Graal.

A perda [ocultação] do Graal significa a perda [ocultação] da Tradição com tudo aquilo que Ela comporta e representa.

A restauração do Estado Primordial (ou Estado Edênico) constituiu o primeiro estágio da Verdadeira Iniciação.13

40 = Número que tem um sentido de Reconciliação ou de Retorno ao Princípio.14

Um símbolo sempre deverá ser examinado e interpretado no sentido adequado e para o fim ao qual se destina. Graal, por exemplo, está associado aos conceitos de Estado Primordial e de Tradição Primordial. Então, Graal-vaso designa manifestamente a Tradição; e Graal-livro está coligado ao que diz respeito mais diretamente ao Estado Graálico em si-mesmo.

Rei do Mundo = Justiça + Paz.

SALÉM AGARTHA.

Bênção Verdadeira Comunicação de uma Influência Espiritual.

Equilíbrio Balança; Potência Espada.

Maat = Justiça + Verdade.

 

 

Deusa Egípcia Maat

Deusa Egípcia Maat

 

 

108: um dos números cíclicos fundamentais.

Todos os Centros Espirituais Secundários são imagens do Centro Supremo.

Nem Mal nem Bem: Justus et Perfectus.

Tudo, absolutamente tudo, sem exceção, está vinculado e é dependente do mérito cármico de cada um.15

 

 

 

 

Sete Passos' Sete Regiões do Espaço Quatro Pontos Cardeais + Zênite + Nadir + o Centro.

O Santo Palácio ou o Palácio Interior está no centro das seis direções, que formam, com ele, o Setenário.

 

 

 

 

O que está no alto é igual ao que está em baixo, porém, em sentido inverso.

A LLuz é imperecível; no ser humano, é o Caroço da Imortalidade.16

 

 

 

 

Kundalini, ao atingir, finalmente, a coroa da cabeça, assinala a conquista efetiva do estado superiore do ser.

VITRIOLUM Visita Interiora17 Terræ Rectificando Invenies Occultum Lapidem, Veram Medicinam. [Visita o Interior da Terra, e, por Retificações Sucessivas, Encontrarás a Pedra Oculta – a Verdadeira Medicina].

Término do 'Kali-Yuga' —› Retorno da Humanidade terrestre ao Estado Primordial.

Todos nós trazemos em nosso Coração a saudade de 'Napamakou', a Terra Prometida, o País de LLuz e Paz.

Diante dos ciclos sombrios, é necessário se esconder18 e esperar.

A Morte, para um Iniciado, é o seu Iniciático Triunfo.

Quarta Dimensão, Quinta Dimensão e Sexta Dimensão Mundo Astral, Mundo Mental e Mundo Espiritual.

Despertamento, no homem, das suas Forças Latentes Subida da LLuz de Kundalini.

Vida-energia Transmutação —› Vida-consciência Corpo Físico + Duplo Etérico + Corpo Astral + Corpo Mental + Manas + Buddhi + Atma = Unidade. Os que, de alguma forma, desistirem... Cone Sombrio da Lua.

Em AGARTHA (a Terra Santa que jamais foi profanada) não há trevas, mas, Eterna LLuz.

Saudação de Hórus a Osíris no momento em que entra em Sua Mansão no Mundo Inferior: 'Salve Osíris, Príncipe do Amenti, Senhor de Abidos, Rei da Eternidade, Deus Misterioso do Re-staú. Eis-me aqui. Glorificado Senhor dos Deuses, Tu, o único, vivendo pela Verdade da Palavra!' (O Livro dos Mortos, dos sacerdotes egípcios, cujo título original era Saída para a Luz do Dia).

'Os que falam do Paraíso e do Inferno não mentem senão quando os situam fora da Terra.' (Ensinamento de Gautama, o Senhor Buddha).

AGARTHA (o Coração do Mundo, a Mansão Suprema) está oculta, protegida, mas, não definitivamente perdida, pois, alguns ainda A possuem integralmente. E, sendo assim, outros tantos [por esforço e mérito] também poderão encontrá-La de novo, contanto que A busquem convenientemente...19 (Afirmação de Alexandre Saint-Yves d'Alveydre, que conhecia muito mais do que divulgou).

O acervo do Conhecimento Iniciático Efetivo voltou para o Ocidente. Ex Occidente Lux [A Luz vem do Ocidente] substituiu Ex Oriente Lux! [A Luz vem do Oriente].

Em oposição aos Nirmânâkâyas Brancos há os Nirmânâkâyas Negros. [Em oposição aos Irmãos da LLuz há os Irmãos das Trevas. Em oposição aos Irmãos da Mão Direita há os Irmãos da Mão Esquerda. Em oposição à Grande Loja Branca há a Grande Loja Negra].

A Swastika não é uma imagem do mundo, mas, sim, da ação do Princípio a respeito do mundo.

A Ordem Espiritual é análoga à material, mas, em sentido inverso.

As Três Cores Herméticas: Verde, Branca e Vermelha.

Para se alcançar o Monte da Saúde, o Santuário da Paz, é preciso ter atravessado o mar das paixões (a corrente das formas, o domínio das águas inferiores) [dos desejos e das cobiças].20

OM MANI PADME HUM!

OM TAT SAT!

OM SANCTI, SANCTI, SANCTI!

ADI-BUDDHA VAHAM BUDDHA!

Pax in Terra hominibus bonæ voluntatis. [Paz na Terra aos homens de boa vontade].

 

 

 

Karma Alumiante
(
Oh!, Domine, non sum dignus!)

 

 

 

Premindo, mas, Allumiando,

nosso karma vai desbastando.

(Re)nascendo e (re)morrendo,

todos estamos apre(e)ndendo.

Oh!, Domine, non sum dignus!

Oh!, Senhor, eu não sou digno!

 

Mas, o apre(e)nder tem limite;

há uma duração para ficar quite.

Lá um dia, vence a promissória,

e aí, bem distinta será a história.

Oh!, Domine, non sum dignus!

Oh!, Senhor, eu não sou digno!

 

Não adianta ajoelhar nem rogar;

Amanhã, talvez, possa ser tarde;

o Kosmos devora quem é covarde.

Oh!, Domine, non sum dignus!

Oh!, Senhor, eu não sou digno!

 

O que pôde ser dito já foi dito;

o que pôde ser escrito foi escrito.

Nada há para ser acrescentado;

Oh!, Domine, non sum dignus!

Oh!, Senhor, eu não sou digno!

 

Esperar um Segundo Advento

ou um irrealizável Arrebatamento

é como tencionar que o Dumbo

voe por aí a batucar um bumbo.

Oh!, Domine, non sum dignus!

Oh!, Senhor, eu não sou digno!

 

Tristemente, há quem acredite

em argumento-baculino-palpite,

Oh!, Domine, non sum dignus!

Oh!, Senhor, eu não sou digno!

 

 

......................................................

 

 

É necessário mudar já, agora!

É necessário transmutar a hora!

É necessário se reapossar do M!

É necessário endireitar o Leme!

Oh!, Domine, non sum dignus!

Oh!, Senhor, eu não sou digno!

 

 

......................................................

 

 

Nosso Coração é 'SheKINaH'!

Em nosso Coração... 'AThMa'!

Gradalis Sanctum da Alegria!

Gradalis Sanctum da Alforria!

Oh!, Domine, non sum dignus!

Oh!, Senhor, eu não sou digno!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Para confirmar isto, basta ter um pouco de paciência e, tomando um suquinho de maracujá, assistir aos programas religiosos de todas as confissões que pululam nas redes de televisão do mundo inteiro. Não há negócio mais lucrativo do que falar do que não se sabe para quem nada sabe, e é exatamente isto, nem mais nem menos, o que fazem estes rabugentos falsos abnegados – autonomeados gurus, mediadores, missionários, apóstolos, bispos, babaloxás et cetera e tal aproveitando-se das fragilidades humanas e das suas incertezas e dores para arrancar dos seres-aí-no-mundo tudo o que puderem. Inflicção de medo e de castigos post-mortem sempre renderam barrigudos dividendos. Nestas pirotecnias religiosas via telinha acontece de tudo: é um verdadeiro circo dos horrores no qual os domadores grunhem e os crédulos necessitados e anestesiados regougam. E, a personalidade-alma continua nua e crua... E, a ignorância não atenua... E, a crucificação (sexo-desejos-cobiças-paixões) continua... E, ao invés do Sol, a Lua...

2. Observe que são 14 (7 + 7) as estações da Via Crucis (Via-sacra ou Caminho da Cruz), que vai do Pretório de Pilatos até o Calvário, e 3 são as quedas de Jesus, o Cristo:

1ª Estação: Jesus é condenado à morte;
2ª Estação: Jesus carrega a Cruz às costas;
3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez;
4ª Estação: Jesus encontra a sua Mãe;
5ª Estação: Simão Cirineu ajuda Jesus;
6ª Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus;
7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez;
8ª Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém;
9ª Estação: Jesus cai pela terceira vez;
10ª Estação: Jesus é despojado de suas vestes;
11ª Estação: Jesus é pregado na cruz;
12ª Estação: Jesus morre na cruz (fim da Sua Missão objetiva na Terra, mas, não morte);
13ª .Estação: Jesus é descido da cruz; e
14ª Estação: Jesus é Sepultado (mas, não morto).

3. Assim, o que é ensinado nas Fraternidades Místicas e Iniciáticas é apenas a ante-sala do Salão. A [Verdadeira] Sabedoria Iniciática das Idades é transmitida de outra forma e por outros meios. Ou será que alguém imagina que a Perpétua ShOPhIa poderá ser propagada a bangu, para qualquer um, mesmo que seja um presumido Iniciado, ainda que probo, augusto e sincero? Basta você pesquisar na Internet, por exemplo, e, lamentavelmente, constatará a montanha de desleais que traíram as Fraternidades às quais pertenceram, que divulgaram o que juraram manter sob sigilo. Só que esses infelizes traíram o que, digamos assim, podia ser traído, porque o que não pode ser traído eles não tiveram acesso. E, mesmo assim, o que foi traído não faz a menor diferença, pois, as Egrégoras (Força Espiritual criada a partir da soma de energias coletivas) das Fraternidades Místicas e Iniciáticas são mais fortes e mais poderosas do que qualquer traição. Os traidores passam; as Fraternidades Místicas e Iniciáticas ficam e continuam o Trabalho para o qual foram instaladas, geralmente sob a supervisão de um Mahatma da Grande Loja Branca.

 

 

Egrégora Rosacruz (AMORC) – Sanctum Celestial


 

4. São estes que são dominados, açaimados, explorados e reduzidos a menos do que sombras pelos autonomeados gurus, mediadores, missionários, apóstolos, bispos, babaloxás et cetera e tal, que se aproveitam das fragilidades humanas e das suas incertezas e dores para deles arrancar tudo o que puderem. (Por favor, releia a nota 1). Maledicti sunt; caterva de malditos estes autonomeados.

5. Antoni Ferdynand Ossendowski (27 de maio de 1876 – 3 de janeiro de 1945) faz referência a estes seres como sendo Brahytma, Mahytma e Maynga.

6. Em sânscrito, a vogal O é formada pela união de A e U. Os três elementos constitutivos do monossílabo sagrado OM simbolizam, respectivamente, os três mundos, ou seja, os três termos do TRIBHUVANA: a Terra (BHU), a Atmosfera (BHUVAS) e o Céu (SWAR).

7. Na realidade, as desarmonias e as doenças derivam de três vertentes básicas: 1ª) transgressões antigas; 2ª) transgressões presentes; e 3ª) transgressões antigas + transgressões presentes. Como os arquivos não podem ser deletados, as compensações, geralmente, acontecem quando são mais úteis ao processo educativo do ser-aí-no-mundo. Entre a Dor, o Amor e a Compreensão se acha karma, que necessariamente precisa ser educativamente compensado. Só a Compreensão liberta.

8. Toda idéia é um ato em potência.

9. Brahma é o Primeiro Deus da Trimurti – a Trindade do Hinduísmo (Tripla Divindade Suprema). Os outros Deuses são Vishnu e Shiva.

10. Observe que a adição teosófica de 137 (1 + 3 + 7) = 11. O Triângulo Mágico ABRACADABRA contém 11 letras e é equivalente à soma do Denário Pitagórico (1 + 2 + 3 + 4 = 10) à Unidade do Iniciado (10 + 1 = 11).

 

 

 

 

11. Na verdade, no que concerne à Unidade – Todo-tudo-um, desde sempre e para sempre Um – não há nem fora nem dentro, nem alto nem baixo, nem ontem nem amanhã, nem isto nem aquilo. Um é Um; como bola de gude que é bola de gude. O que há, por parte do ser-aí-no-mundo, é percepção ou impercepção desta mesma Unidade. A ignorância é uma espécie de buraco negro, resultado de uma deformação na compreensão (se houver algum tipo de compreensão, porque, muitas vezes, a incompreensão é total) das Leis Universais, que chupa e se alimenta de ignorâncias afins, porque, no próprio âmbito da incompreensibilidade, o que o ser-aí-no-mundo não atina, para ele, não existe ou não tem qualquer valor como coisa. Portanto, como um buraco negro, ele só poderá chupar e se alimentar de ignorâncias afins, como, por exemplo, acreditar que santinho de barro pode chorar sangue por ele mesmo ou que sei lá quem pode perdoar pecados. E assim, para alguém que não saiba Geometria, por exemplo, serve para quê alguém lhe dizer que a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer vale 180º? Isto, de certa forma, é equivalente ao fato de todo mundo tampar a panela quando coloca água para ferver, mas, 99,99% das pessoas não sabem o porquê de a água ferver mais rápido, se a panela estiver tampada. Enfim, não há diferença nem separação entre a LLuz e o ser-aí-no-mundo. O que há é desconhecimento da LLuz, o que acarreta a ilusória diferença.

 

 

12. Na realidade, a colheita não pode esperar nada da semente que já não exista na própria semente (in potentia). Se plantarmos ventos, colheremos tempestades; se plantarmos tempestades, colheremos furacões; se plantarmos furacões, colheremos o inferno na Terra. Também não poderemos plantar sementes de Prunus armeniaca e ficar torcendo para que nasça Phœnix dactylifera. E é preciso regar constantemente o que se planta, porque o que é plantado e não é regado acaba secando.

13. Consciência de si-mesmo —› Consciência do Todo-desde-sempre-um. (Restauração Ilimitada).

14. Princípio deve ser entendido como preexistência sempre-existente na Eterna-Existência, porque nenhum princípio, como o lexema princípio propriamente dito está dicionarizado (primeiro momento da existência de algo), pôde, pode ou poderá vir a existir ou ter um primeiro momento como existência-existente diferenciada da Eterna-Existência. Simbolicamente, princípio e fim são a mesma coisa, fazem parte do mesmo círculo (a távola – mesa – construída pelo Rei Arthur era circular – redonda). Mutatis mutandis, no processo dialético, cada tese, através de uma nova antítese, produz uma síntese mais concertada. ... – Antítese-síntese 1 –› Período de Saturno – Antítese-síntese 2 –› Período Solar – Antítese-síntese 3 –› Período Lunar – Antítese-síntese 4 –› Período Terrestre – Antítese-síntese 5 –› ...

 

 

 

 

 

 

 

15. Aqui, cabe lembrar o famoso verso que se encontra no início do Canto III do Inferno, da Divina Commedia, a obra-prima de Dante Alighieri (Florença, 25 de maio de 1265 – Ravena, 13 ou 14 de setembro de 1321): Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate. Deixai qualquer esperança, vós que entrais.

16. Em princípio, nada é imortal. Não existe imortalidade como simples imortalidade, assim como um sei-lá-o-quê; ela precisa ser construída (e mantida) por todos nós. Quem não a construir e quem não a mantiver não se imortalizará. Simples assim.

17. Escreve-se, às vezes, Inferiora em lugar de Interiora, mas, o sentido geral não é modificado, pois, há sempre a mesma alusão evidente ao Mundo Subterrâneo (Interior).

18. Esconder-se no sentido de se precautelar (dos Irmãos da Sobras) e de não ceder (aos desejos, às cobiças e às paixões). Nada é mais fácil do que não resistir; nada é mais difícil do que se rearmonizar. Nada é mais fácil do que cair; nada é mais difícil do que se reaprumar.

19. Esta afirmação vale igualmente para o Verbum Dimissum, Sempiternum et Inenarrabile, que não deve ser procurado aqui, no Tibete, em São Lourenço, na Serra da Mantiqueira, ali ou acolá, mas, em nosso Coração.

20. Este é o verdadeiro sentido da 'Jihad' (Guerra Santa) da Doutrina Islâmica, não de terrorismo, de assassinato ou de destruição do Estado Judeu e a constituição de um Estado Islâmico na Palestina. A constituição de um Estado Islâmico na Palestina é uma justiça que todos nós estamos devendo ao povo árabe, todavia, a verdadeira 'Jihad' é interior, in Corde, não exterior.

 

Música de fundo:

Sat Patim Dehi Parameshwara
Interpretação: Henry Marshall, Rickie Moore & Satguru Sant Keshavadas

 

Páginas da Internet consultadas:

http://giphy.com/gifs/URZcG7uLd9h4s

http://www.mat.uc.pt/~mat1042/
trabalho4/solidosplatonicos.html

http://technutaro.blogspot.com.br/2013/02/
maquina-do-tempo-astrologica.html

http://www.ebooksbrasil.org/
adobeebook/ladivinacommedia.pdf

http://pt.wikisource.org/wiki/Dicion%C3%
A1rio_de_Cultura_B%C3%A1sica/Dante

http://www.netanimations.net/Spinning-turning-
revolving-gears-and-cog-wheel-animated-gif-images.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Maat

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brama

http://venitism.blogspot.com.br/2013/12/
putins-balls-should-be-cut.html

http://www.cleonis.nl/physics/
phys256/angular_momentum.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Egr%C3%A9gora

http://pt.wikiquote.org/wiki/Virg%C3%ADlio

http://pt.wikipedia.org/wiki/Via_Cr%C3%BAcis

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.