Pistis Sophia (6)
(Fragmentos e Comentários)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

 

Pistis Sophia é um importante texto gnóstico. As cinco cópias remanescentes, que os estudiosos datam de c. 250 – 300 A.D., relatam os ensinamentos gnósticos do Jesus transfigurado aos apóstolos (incluindo Maria de Magdala, Maria, mãe de Jesus e Marta), quando o Cristo elevado havia cumprido onze anos falando com seus discípulos. Nele as estruturas complexas e as hierarquias celestes familiares nos ensinamentos gnósticos são reveladas. Para ler a primeira parte deste estudo, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/pisthia1/pisthia1.htm

 

 

 

 

Fragmentos Comentados

 

 

 

Outro é o Mistério do Inefável e outra é a Palavra de toda a Gnose. Cada um que receba um Mistério do Reino da Luz herdará e irá até à Região na qual recebeu este Mistério. Contudo, não conhecerá a Gnose do Universo e porque tudo isto surgiu, a menos que conheça a Una e Única Palavra do Inefável – que é a Gnose do Universo. Entretanto, é impossível conhecer a Una e Única Palavra da Gnose, a menos que, primeiro, se receba o Mistério do Inefável.

 

O que receber um Mistério Menor herdará um Mistério Menor; o que receber um Mistério Maior herdará as Regiões Mais Altas... E cada um terá Poder sobre as Ordens que estão abaixo, mas não terá o Poder de ir às Ordens que estão acima.

 

Para aquele que recebeu o Primeiro Mistério do Primeiro Mistério (e no momento em que sai do corpo se encontra de matéria dos Arcontes), os Receptores-Retributivos virão logo em seguida e conduzirão a sua Alma para fora do corpo. E esta Alma se converterá em uma grande corrente de Luz nas mãos dos Receptores-Retributivos. E tais Receptores terão temor à Luz desta Alma. Esta Alma irá para cima e passará através de todas as Regiões dos Arcontes e de todas as Regiões das Emanações da Luz. E não dará soluções, nem justificações, nem sinais em nenhuma Região da Luz, nem em qualquer Região dos Arcontes. Contudo, passará por todas as Regiões e cruzá-las-á, de modo a que chegue e governe sobre todas as Regiões do Primeiro Salvador. De igual forma, o que receber o Segundo Mistério do Primeiro Mistério e o Terceiro e o Quarto até receber o Décimo Segundo Mistério do Primeiro Mistério, se está no momento de sair do corpo da matéria dos Arcontes, os Receptores-Retributivos chegarão em seguida e conduzirão a sua Alma para fora do corpo de matéria. E estas Almas se converterão em grandes correntes de Luz nas mãos dos Receptores-Retributivos. Mas estes Receptores terão temor à Luz destas Almas; sentir-se-ão impotentes e cairão. E assim, sucessivamente, Mistério por Mistério...

 

Um Dia da Luz equivale a mil anos do mundo físico, pelo que trinta e seis miríades e meia de anos do mundo físico equivalem a um só Ano da Luz.

 

Todo aquele que receber o Mistério do Inefável morará à Minha Direita e à Minha Esquerda, sendo Rei comigo, no Meu Reino... Assim, os que receberem os maiores Mistérios morarão nas Regiões mais elevadas, e os que receberem os Mistérios menores morarão nas Regiões menores, sendo Reis na Luz do Meu Reino.

 

Por quanto tempo terei de te suportar? Por quanto tempo terei de ser indulgente contigo? Então, não entendeste e permaneces na ignorância? Não compreendeste ainda que vós e todos os Anjos, e todos os Arcanjos, e todos os Deuses, e todos os Senhores, e todos os da Região Completa da Direita e todos os Grandes das Emanações da Luz e toda a sua Glória, são todos Um com Outro, de uma e a mesma textura, da mesma matéria e da mesma substância, e que todos vós sois da mesma Mescla?

 

Buscai os Mistérios da Luz que purificam o corpo de matéria e o convertem em luz depurada, sumamente purificada... O homem são não necessita do médico, apenas o enfermo. Quer dizer: aqueles que moram na Luz não necessitam dos Mistérios porque são Luzes Purificadas; todavia, a Raça Humana, sim, necessita deles, por ser resíduo.

 

Divulgai a todos, dizendo que não desanimem, procurando dia e noite até encontrar os Mistérios que Purificam; que renunciem às coisas do Mundo e ao que nele há. Porque o que compra e vende neste mundo, e o que come e bebe da sua matéria, e o que vive dos seus interesses e das suas associações acumula outras coisas ao resto da sua matéria, já que todo este mundo, e tudo o que nele há e todas as suas associações são resíduos materiais, que serão investigados sobre a sua pureza... Renunciai às coisas deste mundo e ao que existe nele para que não acumuleis outras coisas além das que já possuís. Apregoai a toda a Raça Humana, dizendo que renunciem a tudo no mundo e às suas associações, para que não acumulem outras coisas além das que já têm. E acrescentai que não cessem de buscar, dia e noite, os Mistérios que Purificam, e não se apresentem até os terem encontrado, já que estes Mistérios os purificarão e os levarão até à Luz Depurada, para que cheguem à Altura e herdem a Luz do Meu Reino.

 

Cada um existe de acordo com a dignidade da sua Glória. A Cabeça de acordo com a dignidade da cabeça; os Olhos de acordo com a dignidade dos olhos; os Ouvidos de acordo com a dignidade dos ouvidos; e o resto dos membros do corpo (de igual modo) para que a matéria seja manifestada. Há, pois, uma multidão de membros, porém, um só corpo. (Grifo meu).

 

Renunciai ao mundo e à matéria que nele há, a todos os interesses, a todos os pecados, a todas as associações que há nele... Renunciai à murmuração, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai a escutar as conversações alheias, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à vossa inclinação ao litígio, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à calúnia para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai aos falsos testemunhos, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai ao orgulho e à arrogância, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à gula, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à indiscrição, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à astúcia, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à avareza, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai ao amor terreno, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à pilhagem, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à maledicência, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à iniqüidade, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à imisericórdia, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à cólera, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai às maldições, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai ao furto, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai ao roubo, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à luta e à rivalidade, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à ignorância, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai ao mal, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à negligência, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai ao adultério, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai ao assassinato, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai ao ateísmo, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai às poções mágicas, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai à blasfêmia, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai às falsas doutrinas, para que sejais dignos dos Mistérios da Luz... Renunciai a tudo, para que recebais os Mistérios da Luz e vos eleveis ao Reino da Luz.

 

Sede pacientes para que possais receber os Mistérios da Luz e vos elevar ao Reino da Luz.

 

... o homem que tiver pecado – uma, duas ou três vezes – será devolvido ao mundo de acordo com os tipos de pecados que tiver cometido...

 

É impossível trazer Almas à Luz sem os Mistérios do Reino da Luz.

 

Perdoai muitas vezes sete vezes... E assim, perdoai não somente sete vezes, mas setenta vezes sete.

Comentário: Quem é quem para julgar quem?

 

Amém! Amém vos digo: aquele que se conserva na Vida e que salvou uma só Alma, além da Dignidade que possui no Reino da Luz, receberá outra Dignidade pela Alma que salvou. Já aquele que salvou muitas Almas, além da Dignidade que possui na Luz, receberá muitas outras Dignidades pelas Almas que salvou.

Comentário: Provérbio judeu: Aquele que salva uma vida salva todo o mundo.

 

Não oculteis os Mistérios porque, se o ocultais, podereis vos tornar culpados de uma grande condenação.

 

Na casa em que entreis e sejais recebidos, dizei: a Paz esteja convosco. Se os que lá estão a merecerem, deixai que a vossa Paz esteja com eles. Se não a merecerem, deixai que ela regresse a vós.

 

Todo aquele que consiga realizar o Primeiro Mistério do Primeiro Mistério do Inefável, que o pratique e que o realize em todas as Suas formas, em todos os Seus tipos e todos os Seus estádios, ao realizá-lo, não sairá do corpo senão depois de o ter logrado em todas as Suas formas e em todos os Seus tipos. Só então, quando evocar o Seu Nome, se salvará a si próprio de tudo o que lhe tenham destinado os Arcontes do Destino. E, neste momento, sairá do corpo de matéria dos Arcontes e a sua Alma se converterá em uma grande corrente de Luz, elevar-se-á de novo às Alturas e penetrará em todas as Regiões dos Arcontes e em todas as Regiões da Luz, até conseguir alcançar a Região do seu Reino. E em nenhuma Região dará respostas nem justificações porque estará sem sinais.

 

A criança nasce e nela é débil a Força, é débil a Alma e também nela é débil o Espírito Falso. Em uma palavra: os Três juntos são débeis. Contudo, sem nenhum deles a criança nada perceberia, do bom ou do mau, devido ao peso do esquecimento, que é muito grave. O corpo também é débil, e a criança se alimenta das delícias do mundo dos Arcontes. A Força atrai para si mesma uma porção da Força que está nas delícias; a Alma atrai para si mesma uma porção da Alma que está nas delícias; e o Falso Espírito atrai para si mesmo uma porção do maligno que está nas delícias e nas suas cobiças. E, por outro lado, o corpo atrai para si mesmo a matéria que não percebe, que está nas delícias... E, pouco a pouco, a Força, a Alma e o Espírito Falso crescem, e, de acordo com a sua natureza, cada um percebe. A Força intui no sentido de obter a Luz da Altura. A Alma, por seu lado, aspira procurar a Região da Retidão que está misturada, a qual é a Região da Mescla. E o Espírito Falso, por seu turno, procura todas as perversidades, cobiças e pecados. O corpo, pelo contrário, não percebe nada, a menos que obtenha força da matéria.

Comentário: Esta passagem pode ser resumida em duas palavras: esquecimento + ignorância.

 

E três dias depois...

 

Dai tributo a quem tributo merece, temor a quem temor merece, homenagem a quem homenagem merece, honra a quem honra merece, louvor a quem louvor merece, e nada devas a ninguém...

 

Os inimigos do homem são os que moram na sua própria casa, quer dizer, os que moram na sua Alma.

 

Reconciliai-vos com o vosso inimigo, enquanto estais com ele no caminho. Sendo vosso inimigo, talvez vos entregue ao Juiz; talvez este vos entregue ao servo; e talvez este vos encerre no cárcere; e talvez não saiais dessa região até que tenhais pago o último centavo.

 

Cada Alma que abandona o corpo e viaja pelo caminho com o Espírito Falso sem encontrar o Mistério da anulação de todos os selos e vínculos, a fim de que se liberte, por si própria, do Espírito Falso que a ela está atado... será vertida na esfera dos Aeons, e não sairá das mudanças do corpo antes de terminar a última volta que lhe foi destinada.

 

Aquele que recebeu o Mistério do Batismo converte o Mistério, nele próprio, em um Fogo Sábio sumamente violento e grandioso que desintegra os pecados, penetra secretamente na Alma e consome todos os pecados que o Espírito Falso nela produziu. E quando o Mistério do Batismo concluiu a purificação dos pecados que o Espírito Falso criou na Alma, penetra secretamente no corpo, dá caça a todos os perseguidores e separa-os para o lado do corpo. Acossa o Espírito Falso e o Destino, separando-os da Força e da Alma e coloca-os no lado do corpo, de modo que sejam separados. O Espírito Falso, o Destino e o corpo para um lado; a Alma e a Força para outro.

 

Ainda que aquele que receber os Mistérios do Primeiro Mistério os profane doze vezes e doze vezes se arrependa implorando pelo Mistério do Primeiro Mistério será perdoado. Todavia, se depois das doze vezes, novamente os profana e volta a profaná-los, nunca será perdoado, mas retornará por si mesmo a qualquer Mistério do seu Mistério. Este homem não tem arrependimento, a menos que haja recebido os Mistérios do Inefável, que tem sempre misericórdia e perdoa sempre.

 

Amém! Amém vos digo: o que tenha recebido Mistérios no Primeiro Mistério, tendo-os profanado a primeira, a segunda e a terceira vez, se desencarna antes de se arrepender, o seu juízo é mais penoso do que todos os juízos, porque a sua morada estará no meio das mandíbulas do Dragão das Trevas exteriores e, no fim de tudo, será congelado nos castigos e perecerá para sempre porque ele recebeu o Dom do Primeiro Mistério e nele não permaneceu.

 

Amém! Amém vos digo: todo aquele que haja recebido os Mistérios do Inefável será perdoado não só uma vez, quando peque e se arrependa, mas todas as vezes que o faça. E, se ainda vivo, volta a violar os Mistérios e se arrepende com sinceridade e implora por qualquer dos seus Mistérios, também será perdoado, porque recebeu o Dom dos Mistérios do Inefável, e esses Mistérios são misericordiosos e concedem sempre o perdão.

 

Amém! Amém vos digo: todos aqueles que tenham recebido os Mistérios do Inefável — verdadeiramente benditas são as Almas que receberam estes Mistérios — se se desviam e os profanam e desencarnam antes de se arrependerem, o seu juízo é mais penoso do que todos os juízos e sumamente violento, mesmo que sejam novas estas Almas e estejam pela primeira vez no mundo. Elas não regressarão às mudanças de corpo a partir deste momento, e não poderão fazer nada. Serão arrojadas às trevas exteriores a fim de perecerem, sem terem existência para sempre.

 

O Sal é bom, porém, se se torna estéril, como salgará? Não é adequado para o paladar nem para a Terra, apenas para ser deitado fora. Quer dizer: Bem-aventurados são aqueles que receberam os Mistérios do Inefável. Contudo, uma vez que os profanem, não são dignos de regressar sucessivamente ao corpo, a partir desse momento, qualquer que seja o motivo. Serão arrojados às Trevas exteriores para perecerem nessa região.

 

Todo aquele que receber os Mistérios, se conhece a hora da sua desencarnação, poderá cuidar de si próprio para não pecar, e assim herdar o Reino da Luz. Para sempre.

Comentário: Eis o Mistério das Três Palavras!

 

Cuidai de vós mesmos e não pequeis mais. Se acumulais maldade atrás de maldade e desencarnais sem vos terdes arrependido, converter-vos-eis em estranhos ao Reino da Luz. Para sempre.

 

Todo o homem que recebeu Mistérios no Segundo ou no Terceiro Espaço e não os profanou, mas permaneceu na sua fé com retidão e sinceridade, é lícito, para ele, receber Mistérios no Espaço que lhe aprouver, desde o primeiro até ao último porque não os profanou.

 

Amém! Amém vos digo: o homem que conheceu a Divindade e que recebeu os Mistérios da Luz e os profana sem se arrepender sofrerá... grandes amarguras e juízo em mais alto grau do que os ímpios e os transgressores da Lei que não conheceram a Divindade... O escravo que conhece a vontade do seu amo e não a cumpre receberá grandes reveses. Contudo, o que não a conhece e não a cumpre merecerá menos reveses e em mais baixo grau. Porque a quem mais se confia mais se pede, e a quem mais se dá mais se exige... O que tenha conhecido a Divindade, que tenha encontrado os Mistérios da Luz e que os tenha profanado será castigado com um maior castigo do que aquele que não os conheceu.

 

Esforçai-vos por receber os Mistérios da Luz neste tempo de aflição, para entrar no Reino da Luz. Não acumuleis um dia com outro ou uma volta com outra esperando receber, em uma volta posterior, os Mistérios.

Comentário: Por que amanhã? É agora; é já.

 

Esforçai-vos por renunciar ao mundo e às coisas que nele há, para que recebais os Mistérios da Luz antes do número das Almas Perfeitas ser consumado, a fim de que não vos possam deter ante as Portas da Luz nem vos enviar para as Trevas exteriores.

 

Na dissolução do Universo, quer dizer, na Ascensão do Universo, certas Almas perecerão... deixando de existir para sempre.

Comentário: Eventualmente tenho falado sobre este tema e denominado esta desgraça de entropização.

 

Se um pecador merece ser arrojado às Trevas exteriores e pecou de acordo com os castigos do resto dos castigos e não se arrependeu ou um pecador que tenha completado o seu número de retornos de acordo com as mudanças de corpo e não se arrependeu, tais pecadores, se saem dos seus corpos e são conduzidos às Trevas exteriores e vós desejais salvá-los dos castigos das Trevas exteriores e de todos os Juízos, de modo a que sejam depositados em corpos capazes para que possam encontrar os Mistérios da Luz e consigam ascender e herdar o Reino da Luz, executai o próprio Mistério do Inefável, o qual perdoa sempre os pecados. Quando acabardes de realizar este Mistério, dizei então: Que a Alma deste homem, que eu estimo, se estiver na região dos castigos das masmorras das Trevas exteriores ou se estiver em qualquer dos outros castigos das masmorras das Trevas exteriores ou no resto dos castigos do Dragão seja retirada de todos eles. E se completou o seu número de retornos de acordo com as mudanças de corpo, que sua Alma seja levada ante a Virgem da Luz para que Esta a sele com o Selo do Inefável e possa ser depositada, num tempo qualquer, em corpo apto, que lhe permita encontrar os Mistérios da Luz, ser digna, ascender e herdar o Reino da Luz. Amém vos digo: se a Alma pela qual orais, na verdade, está no Dragão das Trevas exteriores, este retirará a cauda da sua boca e a deixará sair.

 

O que receber os Mistérios, quando ainda estiver com vida e depois sair do seu corpo, converter-se-á em Torrente de Luz e em Raio de Luz e atravessará todas as Regiões até alcançar a Região da sua Herança.

 

Deveis abandonar os vossos pais – os Arcontes do Destino – para que Eu possa vos converter em Filhos do Primeiro Mistério. Eternamente.

 

Devido aos pecados... a Alma não poderá ascender à Luz, mas deverá retornar às mudanças de corpo.

 

Sem os Mistérios, ninguém entrará no Reino da Luz, seja ele justo ou pecador. Sem os Mistérios, à Luz ninguém poderá ser levado... O que procura, encontra. Batei e abrir-se-vos-á; porque o que procura a Verdade encontrá-la-á, e ao que bate abrir-se-lhe-á... Buscai os Mistérios do Reino da Luz que vos purificarão, aperfeiçoarão e conduzirão até à Luz.

 

Todos estão debaixo do domínio do pecado e necessitam do Dom dos Mistérios... Por conseguinte, que receba os Mistérios e penetre na Luz aquele que os mereça.

 

Meu Pai, Pai de toda a Paternidade, Luz Infinita, escutai-Me: AEEIOUO IAO AOI OIA PSINOTHER THERNOPS NOPSITHER SAGOURE PAGOURE NETHMOMAOTH NEPSIOMAOTH MARACHACHTHA THOBARRABAU THARNACHACHAN ZOROKOTHORA IEOU JEÚ SABAOTH.

 

IAO... IAO... IAO... IOTA porque o Pleroma surgiu. ALFA porque novamente regressará a si próprio. OMEGA porque a consumação de toda a integridade se realizará.

 

IAPHTHA MOUNAER MOUNAER ERMANOUER ERMANOUR. Oh!, Pai de todas as Paternidades de todos os Infinitos! Escutai-Me, por amor aos Meus discípulos a quem conduzi até Ti, para que possam ter fé em todas as palavras da Verdade que Te pertence! Concede-Me todas as coisas pelas quais Te invoco, pois, na verdade, Eu conheço o Nome do Pai do Tesouro da Luz... Que todos os Mistérios dos Arcontes, todas as Potestades, todos os Anjos, todos os Arcanjos, todos os Poderes e todas as Obras do Deus Invisível Agrammachamarei e de Barbelo se aproximem de Bdella por um lado e se retirem pela direita.

 

Estes são os Incorruptíveis Nomes dos Cinco Grandes Arcontes: Orimouth que corresponde a Kronos; Mounichounafor que corresponde a Ares; Tarpetanouf que corresponde a Hermes; Chosi que corresponde a Afrodite; e Chonbal que corresponde a Zeus.

 

Vim derramar Fogo sobre a Terra. Vim purificar os pecados do mundo inteiro por meio do Fogo.

 

Trazei-Me fogo e ramos de videira. Jesus dispôs, então, a Oferenda e colocou duas vasilhas de vinho, uma à direita e outra à esquerda. Diante deles, arrumou-as e colocou uma taça com água diante da vasilha de vinho do lado direito e uma taça com vinho diante da vasilha de vinho do lado esquerdo. Dispôs fogaças de pão cozido de acordo com o número dos Seus discípulos no meio dos copos, e pôs um copo de água por trás das fogaças de pão. E Jesus deteve-se ante a Oferenda, com os Seus discípulos por trás, todos eles vestidos com túnicas de linho e, nas suas mãos, a Chave do Homem do Pai do Tesouro da Luz. Em seguida, fez uma Invocação, dizendo assim: Escuta-Me, oh!, Pai! Pai de toda a Paternidade, Luz Ilimitada: IAO IOUO IAO AOI OIA PSINOTHER THEROPSIN OPSITHER NEPTHOMAOTH NEPHIOMAOTH MARACHACHTHA MARMARACHTHA IEANA MENAMAN AMANEI ISRAI AMÉM AMÉM SASARSARTOU AMÉM AMÉM KOURKIAMIN MIAI AMÉM AMÉM IAI IAI TOUAP AMÉM AMÉM AMÉM MAIN MARI MARIE MAREL AMÉM AMÉM AMÉM. Escuta-Me, oh!, Pai! Pai de toda a Paternidade! Eu vos invoco a Vós Purificadores de pecados, a Vós Purificadores de iniqüidades. Perdoai os pecados das Almas destes discípulos que Me têm seguido e purificai as suas iniqüidades e tornai-os merecedores de ser admitidos no Reino de Meu Pai, o Pai do Tesouro da Luz, porque eles Me seguiram e guardaram os Meus Mandamentos. Assim, pois – Oh!, Pai! – Pai de toda a Paternidade, permite que os Purificadores de pecados venham até nós. Estes são os seus nomes: Siphirepsnichieu, Zenei, Berimou, Sochabricher, Euthari, Na, Nai, (tem misericórdia de Mim), Dieisbalmerich, Meunipos, Chirie, Entair, Mounthiour, Smour, Peucher, Oouschous, Minionor e Isochobortha. Escutai-Me. Vos invoco. Perdoai os pecados destas Almas e apagai as suas iniqüidades. Permiti que se tornem merecedores de ser admitidos no Reino de Meu Pai – o Pai do Tesouro da Luz. Eu conheço os Teus Poderes Supremos e os invoco: AUER BEBRO ATHRONI OUREPH ONE SOUPHEN KNITOUSOCHREOPH MAUONBI MNEUOR SOUONI CHOCHETEOPH CHOCHE ETEOPH MEMOCH ANEMPH. Perdoai os pecados destas Almas, apagai as iniqüidades que cometeram consciente ou inconscientemente. As que tenham cometido por fornicação e por adultério até este dia. Perdoai-lhes e tornai-os merecedores de ser admitidos no Reino de Meu Pai, para que sejam merecedores de receber esta Oferenda, oh!, Pai Santificado! Oh!, Meu Pai! Se Me escutaste e perdoaste os pecados destas Almas, se apagaste as suas iniqüidades e os fizeste merecedores de ser admitidos no Teu Reino, dá-Me um sinal nesta Oferenda. E o sinal que Jesus implorou se realizou! Este é o Mistério do Batismo daqueles cujos pecados são perdoados e cujas iniqüidades são apagadas. Este é o Batismo da Primeira Oferenda que mostra o Caminho para a Região da Verdade e para a Região da Luz.

 

Aquele que conhecer o Nome, quando sair do corpo de matéria, não poderá ser detido por nenhum fumo, nem obscuridade, nem autoridade, nem Arconte da Esfera do Destino, nem Anjo, nem Potestade. Pelo contrário; se sai do mundo e pronuncia este Nome ao Fogo, este se apaga e as Trevas se retiram. E se este Nome for pronunciado aos demônios e aos Receptores das Trevas exteriores, aos seus Arcontes, às suas autoridades e às suas Potestades, todos cairão e a sua chama se extinguirá.

 

E Tomé perguntou: temos ouvido dizer que existem na Terra algumas pessoas que misturam a semente do homem com a menstruação da mulher compondo uma beberagem, e que a tomam dizendo: Temos fé em Esaú e Jacob. Está isto correto ou não? Jesus, nesse momento, irritou-se, e disse a Tomé: — Amém vos digo: este pecado é mais atroz do que todos os pecados e iniqüidades do mundo. Tais homens serão imediatamente lançados às trevas exteriores e não regressarão novamente à Esfera. Pelo contrário, perecerão e serão destruídos nas trevas exteriores – a região onde não existe piedade, nem luz, mas apenas o pranto e o ranger de dentes. E todas as Almas que forem levadas às Trevas exteriores não serão de novo vertidas em corpos, mas destruídas e dissolvidas.

 

O homem que tenha cometido todos os pecados e iniqüidades e encontre os Mistérios da Luz, os pratique, os cumpra e cesse de pecar, herdará o Tesouro da Luz.

Comentário: A primeira chave, para tudo, é o arrependimento sincero. Se a Illuminação virá agora ou mais tarde, isto é secundário; mas, certamente, sem arrependimento Ela não virá jamais.

 

 

 

Minha Oração
(por mim e por todos)

 

 

 

Que haja arrependimento,

que sempre haja aumentação;

para que todo sofrimento

possa ser dissolvido, então!

 

 

 


 

Páginas da Internet consultadas:

http://piquiri.blogspot.com/
2009_05_12_archive.html

http://www.fraternidaderosacruz.org/
mh_podsec_cap21.htm

http://centro-rosacruz.com/crcmh1_023.htm

http://www.grandefraternidadebranca.com.br/
sol_central.htm

http://www.clxv.org/_livros/
PT_Pistis_Sophia_Desvelada.doc

http://pt.wikipedia.org/wiki/Theosis

http://webcache.googleusercontent.com/

http://old.thirdmill.org/files/portuguese/
13874~9_19_01_10-42-34_AM~heber1.htm

http://vartzlife.wordpress.com/
2009/08/13/terra-do-sempre/

http://s332.photobucket.com/

http://www.research.att.com/
~njas/sequences/A000396

http://pt.wikipedia.org/wiki/
N%C3%BAmero_perfeito

http://www.sophia.bem-vindo.net/

http://www.blavatsky.net/portuguese/
PEpitome1.htm

http://www.rdesignonline.com/
design/2009/07/

http://panspipebomb.blogspot.com/
2008/01/yuk.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pistis_Sophia

http://www.jesusfreak.com.br/
apocrifos/pistis-sophia/view

http://books.google.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kundalini

http://gnose-gnosis.blogspot.com/
2009/10/o-arcano.html

http://www.galeon.com/magiatodos/
mantras.html

 

Música de fundo:

Composição: My Love is Where You Are
Interpretação: Diana Krall

Fonte:

http://www.boemio.com.br/internacionais.php?letra=D