Pistis Sophia (5)
(Fragmentos e Comentários)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

 

Pistis Sophia é um importante texto gnóstico. As cinco cópias remanescentes, que os estudiosos datam de c. 250 – 300 A.D., relatam os ensinamentos gnósticos do Jesus transfigurado aos apóstolos (incluindo Maria de Magdala, Maria, mãe de Jesus e Marta), quando o Cristo elevado havia cumprido onze anos falando com seus discípulos. Nele as estruturas complexas e as hierarquias celestes familiares nos ensinamentos gnósticos são reveladas. Para ler a primeira parte deste estudo, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/pisthia1/pisthia1.htm

 

 

 

Fragmentos Comentados

 

 

 

A Luz foi o meu Salvador... não esqueças todos os poderes da Luz que te foram concedidos.

Comentário: Não há esquerdização maior ou menor; a maior esquerdização é a que está sendo cometida no momento do cometimento. Portanto, a ingratidão no momento em que está a ser cometida é a maior esquerdização. Seja como for, como disse o romancista, dramaturgo, contista, jornalista, cronista e teatrólogo brasileiro Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 – Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908), a ingratidão é um direito do qual não se deve fazer uso.

 

 

 

 

Como saberei que a Porta se abriu? Quando a Porta se abrir, aqueles que estão em todos os Aeons sabê-lo-ão porque a Grande Luz prevalecerá em todas as Suas Regiões.

 

Cântico que Pistis Sophia entoou no meio dos Vinte e Quatro Invisíveis, desejando que eles soubessem que Eu fui ao mundo dos homens e lhes comuniquei os Mistérios das Alturas:

1 — Eu dar-Te-ei Graças – Oh!, Luz! – porque és Salvadora, Tu és Libertadora, para sempre.

2 — Entoarei este Cântico à Luz porque me salvou e me libertou das mãos dos Regentes, meus inimigos.

3 — E Tu me protegeste em todas as Regiões, salvaste-me das amarras e das profundezas do Caos e, fora dos Aeons, dos Regentes da Esfera.

4 — E quando eu saí das Alturas e percorri as Regiões em que não há Luz e não podia regressar ao Décimo Terceiro Aeon, a minha morada.

5 — Porque não havia em mim Luz nem Poder. O meu Poder tinha se debilitado completamente.

6 — E a Luz me salvou de todas as minhas aflições. Eu entoei louvores à Luz e Ela me escutou quando estava limitada.

7 — Guiou-me na criação dos Aeons para me levar ao Décimo Terceiro Aeon – a minha morada.

8 — E eu dar-Te-ei Graças – Oh!, Luz! – porque me salvaste e pelos Teus grandiosos trabalhos entre a raça dos homens.

9 — Quando me faltou a minha Força, Tu ma deste e quando me faltou a Luz, Tu me inundaste com Luz Purificada.

10 — Eu estava nas trevas e na sombra do Caos, prisioneira das terríveis cadeias do Caos, e não tinha nenhuma Luz.

11 — Porque eu provoquei quem comanda a Luz e transgredi. Encolerizei quem comanda a Luz porque saí da minha Região.

12 — Quando desci, perdi a minha Luz; fiquei, então, sem Ela e ninguém me ajudava.

13 — E na minha aflição entoei louvores à Luz que me salvou desta aflição.

14 — E também rompeu as amarras e me retirou das trevas e da aflição do Caos.

15 — E dar-Te-ei Graças – Oh!, Luz! – porque me salvaste e pelos maravilhosos trabalhos que levaste a efeito na raça dos homens.

16 — E Tu quebraste as grades superiores das trevas e os dardos do Caos.

17 — E me permitiste partir da região em que eu havia transgredido e me tinham retirado a Luz porque havia transgredido.

18 — Eu terminei com os meus Mistérios e desci às portas do Caos.

19 — E, quando fui constrangida, entoei louvores à Luz que me salvou de todas as minhas aflições.

20 — Tu enviaste a Tua corrente que me deu forças e me salvou de todas as minhas aflições.

21 — Eu dar-Te-ei Graças – Oh!, Luz! – porque me salvaste e pelos Teus maravilhosos trabalhos na raça dos homens.

 

O que procura encontra e ao que chama abre-se-lhe. Porque aquele que procura encontrará e a todo aquele que chama abrir-se-lhe-á.

Comentário: Isto é e não é assim. Se sempre fosse assim, tudo seria muito fácil. Às vezes, procuramos e não encontramos. Por quê? Porque falta o mérito e a compreensão seria inócua. Às vezes, chamamos e clamamos, mas não somos ouvidos. Por quê? Porque falta o mérito e a compreensão seria inócua. Entretanto, no transcurso das encarnações, chegará o dia que, por mérito, não precisaremos mais nem procurar, nem chamar, nem clamar, porque em nós terá se efetivado a compreensão. Mas isto não acontecerá por decurso de prazo, com o passar do tempo. Ora et Labora. Solve et Coagula. .'. Ad Rosam per Crucem .'. Ad Crucem per Rosam .'.

 

Não existe Luz neste mundo que sobressaia mais do que a Luz do Sol. Amém, Amém, vos digo: os Vinte e Quatro Invisíveis brilham dez mil vezes mais do que a Luz do Sol que está neste mundo. Porque a Luz do Sol, na sua verdadeira forma, não está neste mundo, uma vez que a sua Luz penetra através de muitos véus e regiões. Mas esta Luz do Sol, na sua verdadeira forma, que está na Região da Virgem de Luz, brilha dez mil vezes mais do que os Vinte e Quatro Invisíveis e o Grande Invisível Antepassado e também o grande Deus Tríplice-Poder... não há forma neste mundo, nem Luz, nem figura que seja comparável aos Vinte e Quatro Invisíveis e que se possa assemelhar a eles.

Comentário: A Luz do Sol que não está neste mundo é a LLuz do Grande Sol Central – o centro do Kosmos, o Princípio e o Fim do Princípio que nunca teve princípio e do Fim que nunca terá fim, o ALeF e o TaV, o ponto de integração, o Principio Universal de cuja essência tudo emana e para onde tudo volta.

Em nós, mutatis mutandis, por assim dizer, há uma minúscula réplica deste Grande Sol Central no átomo-semente que se localiza no ventrículo esquerdo, em nosso coração físico, perto do ápice, onde reside o assento da consciência, representativo da vida indiferenciada do Deus de nossos Corações e onde estão inscritas todas as experiências do Ego em suas vidas anteriores. Max Heindel diz no Conceito Rosacruz do Cosmos: Ainda que todos os átomos do corpo denso [físico] se renovem de vez em quando, este átomo-semente permanente tem subsistido. E tem feito parte de todos os corpos densos utilizados por um determinado Ego.

 

E se Eu vos conduzir à Região dos Regentes do Destino, vereis, então, a Glória na qual se encontram e devido à sua predominante Glória. Vós, então, considerareis este mundo como a Treva das Trevas, e vereis todo o mundo dos homens como uma mancha de escombros, devido à enorme distância a que dele (o Destino) está e devido à grande linhagem, que é consideravelmente maior do que Ele.

Comentário: Ou vencemos nossas ilusões e nos reerguemos de nossos escombros ou corremos o risco de...

 

 

 

 

Cada um será Rei segundo a sua glória, sua grandeza e sua pequenez.

Comentário: Cada um de nós é o que é porque quer ser o que é; mas poderá ser (e será) maior e melhor do que é, se merecer receber o primeiro mistério do Primeiro Mistério nas Heranças da LLuz.

 

 

 

 

Nós não somos compassivos só conosco próprios, mas também com todas as raças dos homens, para que eles se libertem dos violentos regentes das trevas e sejam salvos das mãos dos violentos receptores das Trevas mais profundas.

 

Onde o vosso Coração estiver, estará o vosso Tesouro. Quer dizer: cada um estará de acordo com a Região em que recebeu os seus Mistérios.

Comentário: Por isto, se cada um est[ar]á de acordo com a Região em que recebeu os seus Mistérios, é preciso ter muito cuidado ao falar e ao explicar. Uma explicação dada a alguém que ainda não pode compreender algumas ou todas as coisas, como é o meu caso, poderá, no limite, ser fatal. Quem discursa e não respeita este princípio, na verdade, pensando que sabe, nada sabe, e pensando que está auxiliando poderá estar lesando e atrapalhando. Com ajustes e exceções, o ditado é: quem não sabe fala, quem sabe cala. Daí, o Axioma Zoroastriano: SABER, QUERER, OUSAR, CALAR.

 

O Mistério do Inefável (uma e única Palavra que existe no Verbo do Inefável) é de todo aquele que renunciar a todas as coisas deste mundo e a toda a matéria que nele está, e que renuncie também a todos os pensamentos perversos e a todas as preocupações deste Aeon. Para aquele que renuncie ao mundo e a tudo o que nele há e se submeta a si próprio à Divindade, este Mistério estará mais próximo do que todos os Mistérios do Reino da Luz, e entendê-lo-á mais rapidamente e mais facilmente do que todos os outros. O que alcance a Gnose deste Mistério renunciará a este mundo e às coisas que nele há.

 

 

 

 

 

O que receber o Mistério do Inefável e o realizar em todos os seus tipos e formas é um Homem no mundo, e sobressairá mais do que todos os Anjos, mais do que todos os Arcanjos, mais do que todos os Tiranos, mais do que todos os Amos, mais do que todos os Deuses, mais do que todos os Veedores de Luz, mais do que todos os Santos, mais do que todos Poderes-Triplos, mais do que todos os Órfãos de Pai, mais do que todos os Invisíveis, mais do que o Grande Invisível Órfão de Pai, mais do que todos os do Meio, mais do que as Emanações do Tesouro da Luz, mais do que a Mescla, mais do que toda a Região do Tesouro, e erguer-se-á, por si próprio, sobre todos eles, como Rei na Luz, porém, não será deste mundo. Este Mistério é Jesus, o Cristo; e Jesus, o Cristo é este Mistério. E todos aqueles que receberem o Mistério do Inefável reinarão com Jesus, o Cristo como Reis-Companheiros. Eu sou eles e eles sou Eu.

 

E todos os Homens que conheçam essa Palavra, conhecerão a Gnose de todos estes Ensinamentos que vos tenho dado. Os Ensinamentos que estão em baixo e os que estão em cima; os que se estendem para diante e para os lados. Em uma palavra: todo o Homem conhecerá a Gnose de todos estes Ensinamentos que vos dei e dos que ainda não vos falei mas de que vos falarei, Região por Região e Ordem por Ordem, na expansão do Universo.

 

A expansão do Universo é a sua Gnose.

 

 


Continua...

 

Páginas da Internet consultadas:

http://piquiri.blogspot.com/
2009_05_12_archive.html

http://www.fraternidaderosacruz.org/
mh_podsec_cap21.htm

http://centro-rosacruz.com/crcmh1_023.htm

http://www.grandefraternidadebranca.com.br/
sol_central.htm

http://www.clxv.org/_livros/
PT_Pistis_Sophia_Desvelada.doc

http://pt.wikipedia.org/wiki/Theosis

http://webcache.googleusercontent.com/

http://old.thirdmill.org/files/portuguese/
13874~9_19_01_10-42-34_AM~heber1.htm

http://vartzlife.wordpress.com/
2009/08/13/terra-do-sempre/

http://s332.photobucket.com/

http://www.research.att.com/
~njas/sequences/A000396

http://pt.wikipedia.org/wiki/
N%C3%BAmero_perfeito

http://www.sophia.bem-vindo.net/

http://www.blavatsky.net/portuguese/
PEpitome1.htm

http://www.rdesignonline.com/
design/2009/07/

http://panspipebomb.blogspot.com/
2008/01/yuk.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pistis_Sophia

http://www.jesusfreak.com.br/
apocrifos/pistis-sophia/view

http://books.google.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kundalini

http://gnose-gnosis.blogspot.com/
2009/10/o-arcano.html

http://www.galeon.com/magiatodos/
mantras.html

 

Música de fundo:

The Look of Love
Composição: Burt Bacharach, Hal David & Dusty Springfield
Interpretação: Diana Krall

Fonte:

http://www.charles50tao.com.br/
diversas_internacionais_II.htm