Pistis Sophia (4)
(Fragmentos e Comentários)

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Introdução

 

 

 

 

Pistis Sophia é um importante texto gnóstico. As cinco cópias remanescentes, que os estudiosos datam de c. 250 – 300 A.D., relatam os ensinamentos gnósticos do Jesus transfigurado aos apóstolos (incluindo Maria de Magdala, Maria, mãe de Jesus e Marta), quando o Cristo elevado havia cumprido onze anos falando com seus discípulos. Nele as estruturas complexas e as hierarquias celestes familiares nos ensinamentos gnósticos são reveladas. Para ler a primeira parte deste estudo, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/pisthia1/pisthia1.htm

 

 

 

Fragmentos Comentados

 

 

E a purificação da Luz Pura que em Pistis Sophia havia, deu força à Luz do meu Poder-Luz que se tinha convertido em auréola ao redor da sua cabeça.

Comentário: Todos nós, em essência, somos Luz da e na Santa LLuz porque Dela derivamos e a Ela haveremos de retornar. Ora, se é assim, tanto o bem quanto o mal que praticarmos, por omissão ou em comissão, de certa forma e em certa medida, interferirão com e na harmonia universal. Por isto, tenho dito há muito tempo: somos responsáveis por tudo, porque, no Universo, nada está morto, nada é estático; tudo vive, tudo está vibracionalmente em permanente movimento e tudo está relacionado. Temos que meter na cabeça que somos responsáveis por tudo, pois, quanto a este tema, não há transferência de responsabilidade nem milagre que perdoe ou que apague nossos pensamentos, nossas palavras e nossas ações. Compensaremos tudo; tintim por tintim.

 

 

 

 

Louvação de Pistis Sophia ao Poder-Luz:

1 — A Luz converteu-se na Auréola ao redor da minha cabeça e já não me separarei dela; assim, as emanações do Obstinado não a roubarão de mim.

2 — E mesmo quando todas as matérias forem sacudidas, eu não o serei.

3 — E mesmo quando todas as minhas matérias pereçam e permaneçam no Caos — essas emanações que o Obstinado vê — eu não perecerei.

4 — Pois a Tua Luz está em mim e eu estou com a Luz.

 

Tu, Maria, recebeste d’Aquele que está em Barbelo de acordo com a matéria e recebeste semelhança com a Virgem da Luz segundo a Luz; tu e a outra Maria, a Bendita. E por ti a obscuridade foi levantada e de ti proveio o corpo material em que estou — o qual purifiquei e refinei... Amém! Amém! Eu te digo: proclamar-te-ão Bendita desde um confim ao outro da Terra, pois a Promessa do Primeiro Mistério (que teve lugar desde o Princípio) se mantém contigo e, através dessa Promessa, tudo aquilo proveniente da Terra e da Altura será salvo, e essa Promessa é o princípio e o fim.

 

A Graça (o Espírito Divino) e a Verdade (o Poder) beijaram-se uma à outra.

 

A Virtude é o Poder que olhou da Altura a que dará os Mistérios da Luz à raça humana, para que os homens se tornem virtuosos, bons e herdem o Reino da Luz.

 

João (filho de Isabel) e Jesus (filho de Maria) são a Virtude e a Paz que se beijaram uma à outra.

 

Este é o Nome do Imortal: A A A, O O O. E este é o Nome da Voz pela qual o Homem Perfeito se pôs em movimento: I I I. E estas são as interpretações dos Nomes destes Mistérios: do primeiro (Nome) que é A A A, a sua interpretação é F F F; do segundo, cujo Nome é M M M, ou melhor O O O, a sua interpretação é A A A; do terceiro, que é Ps Ps Ps, a sua interpretação é O O O; do quarto, que é F F F, a sua interpretação é N N N; do quinto, que é D D D, a sua interpretação é A A A. Aquele que está no Trono é A A A. Esta é a interpretação do segundo: A A A A, A A A A, A A A A. Esta é a interpretação do Nome Completo.

 

... tornaram a ser o que haviam sido e cresceram de novo no sentido da Luz. Todos os Poderes se conheceram a si próprios no Senhor, isto é: todos os Poderes de Pistis Sophia se conheceram uns aos outros através do Raio de Luz.

Comentário: Não se sobe sem descer; para que haja exaltação é necessário que haja humildação. Nossos demônios, em meio aos demônios, entre triângulos, esquadros e octógonos, só serão transmutados pela nossa Vontade Transmutatória. Iniciaticamente, é necessário Morrer para que ocorra Ressurreição; quem não Morre não será Ressuscitado. E esta Ressurreição só poderá ocorrer em Santo Silêncio. Somos responsáveis por tudo e por todos. Sim, para subir, é preciso descer, tal qual a descida de Pistis Sophia ao Caos, que simboliza a entrada do homem no ciclo de (re)encarnações. Não há, portanto, Illuminação Iniciática em meio à LLuz; a Illuminação só ocorre em meio às trevas – por mérito e por Mérito. Quanto ao período imediatamente após a transição, são conhecidas as expressões: descendit ad inferna (desceu aos infernos/Hades), que se encontra no Credo Apostólico, mas não faz parte das suas formas mais antigas; e descendit ad inferos (desceu às regiões inferiores), que se encontra no Credo de Atanásio. Seja como for, não há aquele que não venha a conhecer e a se defrontar com o seu inferno pessoal. Fabricar um inferno não é preciso; mas descer ao inferno pessoal é preciso e inexorável.

 

Aqueles que estavam na areia seca beberam, isto é: tudo aquilo em Pistis Sophia, cuja Luz fora anteriormente arrebatada, obteve Luz. A sua sede foi saciada e mitigada, quer dizer: os seus Poderes cessaram de carecer da Luz porque a sua Luz, que tinha sido arrebatada, foi-lhes dada de novo.

 

Apelo de Pistis Sophia ao Poder-Luz:

1 — Oh!, Luz! Tu que me tens ajudado, deixa que a Tua Luz venha até mim.

2 — Pois és o meu protetor e eu venho até Ti, oh!, Luz! Com a minha fé em Ti, oh!, Luz!

3 — Pois és o meu Salvador das emanações do Obstinado e de Adamas – o Tirano – e Tu hás de me salvar das suas violentas ameaças.

 

... o Primeiro Mistério, que vê o interior...

 

 

 

 

E o grande Raio de Luz rodeou Pistis Sophia por toda a parte – pela direita, pela esquerda e por todos os lados – convertendo-se em uma auréola de Luz ao redor da sua cabeça... A Luz não cessou de rodeá-la, e ela não mais temeu as emanações do Obstinado, dos habitantes do Caos e nem do novo poder que o Obstinado havia lançado ao Caos como seta voadora, nem tremeu mais de medo ante o poder de Adamas, proveniente dos Aeons... E todas as emanações do Obstinado... não foram capazes de se aproximar de Pistis Sophia, por causa da sua grande Luz... e porque ela havia confiado na Luz.

 

E Eu, o Primeiro Mistério, ... fiz perecer toda a sua matéria para que dela não ficasse semente alguma que pudesse surgir.

Comentário: Mutatis mutandis, é também isto que todos nós deve(ría)mos fazer: lutar com afinco para nos livrarmos integralmente de todos os desejos, de todas as cobiças, de todas as paixões, de todas as heresias e de todas as sementes de desejos, cobiças, paixões e heresias, pois, enquanto houver um resquício de qualquer uma destas desvirtudes, sem dúvida, por fraqueza, reincidiremos; basta haver oportunidade. Cansados, todos nós necessitamos descansar e dormir; mas nossos demônios não descansam nem dormem.

 

 

 

 

Quando Pistis Sophia foi conduzida para fora do Caos e foi libertada das amarras do Caos, exclamou este cântico:

1 — Estou a salvo do Caos e livre das ataduras da obscuridade. Cheguei a Ti, oh!, Luz!

2 — Pois Tu foste a Luz que me envolveu, salvando-me e ajudando-me.

3 — As emanações do Obstinado, contra as quais lutara, foram obstruídas com a Tua Luz e não puderam se aproximar, pois a Tua Luz estava em mim e me salvou e mediante o seu Raio Luminoso.

4 — Porque as emanações do Obstinado me constrangeram, arrebataram o meu Poder e me arrojaram ao Caos sem a minha Luz. Assim, pois, me converti em uma pesada matéria, em comparação com elas.

5 — Todavia, imediatamente veio a mim um Raio de Luz, através de Ti, que me salvou. Brilhava à minha esquerda e à minha direita e me envolvia por todos os lados, de tal modo que não havia parte de mim sem Luz.

6 — E Tu me cobriste com a Luz do Teu Raio e retiraste de mim todas as más matérias, e eu serei perdoada de todas elas pela Tua Luz.

7 — E foi o Teu Raio de Luz que me elevou e que retirou de mim as emanações do Obstinado que me constrangiam.

8 — E me converti na Tua Luz e em Luz Purificada no Teu Raio.

9 — E as emanações do Obstinado, que me constrangiam, retiraram-se de mim. E eu brilho no Teu grande Poder, pois me salvaste para sempre.

Comentário: A passagem 8 E me converti na Tua Luz... – esclarece o que tenho escrito e insistido em trabalhos anteriores: primeiro devemos construir nosso Mestre-Deus interior (ou reconhecer Sua existência em nós subsistente; mas, na maioria de nós, ainda em potência); depois, com Ele devemos nos fundir e nos tornar uma só manifestação, que é o estágio final denominado Theosis Gnóstico-iniciática – união consciente e sacramental com o Deus de nosso Coração. Isto não é completado em uma única encarnação; mas, por que não começar agora? E que ninguém se esqueça: à medida que a Obra vai ficando pronta, os acabamentos são mais demorados e refinados!

 

 

 

 

Katharsis = Purificação.
Theoria = Illuminação.
Theosis (Theiosis, Theopoiesis) = União consciente e sacramental com o Deus de nosso Coração.

Homo est Deus, só que o ser-no-mundo não sabe ou não quer reconhecer este fato. Simplificadamente, um átomo é composto, basicamente, de uma camada periférica (eletrônica) e de um núcleo. Logo, sem a existência de um núcleo não há átomo; e um átomo com, por exemplo, mais ou menos um elétron é um íon, isto é, um átomo eletricamente carregado (positiva ou negativamente).

 

 

 

 

Outro cântico de Pistis Sophia:

1 — Canto para Ti um cântico. Através do Teu Mandato, levaste-me por baixo do mais alto Aeon, que está em cima, e me conduziste até às regiões que estão em baixo.

2 — E novamente, através do Teu Mandato, salvaste-me das regiões inferiores e, através de Ti, colocaste aí a matéria dos meus Poderes-Luz e eu a vi.

3 — E dissipaste em mim as emanações do Obstinado que me constrangiam e me eram hostis, e me conferiste poder para me libertar das amarras das emanações de Adamas.

4 — E Tu aniquilaste o Basilisco de sete cabeças arremessando-o com as Tuas mãos e me puseste sobre a sua matéria. Destruíste-o para que a sua semente não torne a surgir.

5 — E estiveste comigo, dando-me forças em tudo isto, e a Tua Luz rodeou-me por todos os lados e através de Ti tornaste impotentes todas as emanações do Obstinado.

6 — Pois Tu tomaste deles o Poder da sua Luz e desobstruíste o meu caminho para me conduzir para fora do Caos.

7 — E me retiraste das obscuridades materiais e tomaste delas os meus Poderes, aos quais haviam arrebatado a Luz.

8 — Puseste neles Luz Purificada e em todos os meus membros, nos quais não havia Luz; puseste Luz Purificada da Luz da Altura.

9 — E desobstruíste o caminho deles (os meus membros) e a Luz do Teu Rosto se tornou indestrutível na minha vida.

10 — Conduziste-me acima do Caos – região do Caos, região de caos e extermínio – a fim de que todas as matérias que nessa região há fossem libertados, e que todos os meus Poderes fossem renovados na Tua Luz, e que a Tua Luz em todos estivesse.

 

 

 

 

 

 

Continua...

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.clxv.org/_livros/
PT_Pistis_Sophia_Desvelada.doc

http://pt.wikipedia.org/wiki/Theosis

http://webcache.googleusercontent.com/

http://old.thirdmill.org/files/portuguese/
13874~9_19_01_10-42-34_AM~heber1.htm

http://vartzlife.wordpress.com/
2009/08/13/terra-do-sempre/

http://s332.photobucket.com/

http://www.research.att.com/
~njas/sequences/A000396

http://pt.wikipedia.org/wiki/
N%C3%BAmero_perfeito

http://www.sophia.bem-vindo.net/

http://www.blavatsky.net/portuguese/
PEpitome1.htm

http://www.rdesignonline.com/
design/2009/07/

http://panspipebomb.blogspot.com/
2008/01/yuk.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pistis_Sophia

http://www.jesusfreak.com.br/
apocrifos/pistis-sophia/view

http://books.google.com.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kundalini

http://gnose-gnosis.blogspot.com/
2009/10/o-arcano.html

http://www.galeon.com/magiatodos/
mantras.html

 

Música de fundo:

I Remember You
Composição: Victor Schertzinger & Johnny Mercer

Interpretação: Diana Krall

Fonte:

http://www.charles50tao.com.br/
diversas_internacionais_II.htm