Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

 

Breve Biografia

 

 

Paramahansa Yogananda (Mukunda Lal Ghosh) nasceu em 5 de janeiro de 1893, em Gorakhpur, Índia, no seio de uma devota família Bengali. Desde cedo, manifestou extrema inclinação para o misticismo e, aos 17 anos, tornou-se discípulo de Swami Sri Yukteswar Giri, um homem santo (anacoreta indiano) que o Iniciou nos segredos da Yoga. Yogananda começou suas atividades de Illuminador em 1917, com uma escola para jovens, na qual ensinava as técnicas destinadas à elevação da consciência através do domínio da mente. Em 1920, ele foi convidado a representar a Índia no Congresso Internacional de Líderes Religiosos realizado em Boston, Estados Unidos. Paramahansa Yogananda foi o grande divulgador da autêntica Yoga no ocidente, e seu livro mais conhecido, pelo qual se imortalizou como Místico, é Autobiografia de um Yogue. Seus estudos – e seus ensinamentos – são profundos, e para os estudantes mais sérios ele reservou a transmissão das técnicas da Kriya Yoga, Ciência Espiritual Sagrada ou Método de Realização em Deus, originada há milênios na Índia, que havia sido ocultada na Idade das Trevas, e reapareceu na modernidade, iluminada pelos Mestres.

 

Paramahansa Yogananda foi o primeiro Grande Mestre da Índia a viver no Ocidente por um longo período (mais de trinta anos). Ele foi o último de uma sucessão de três Grandes Mestres indianos (Mahavatar Babaji, Lahiri Mahasaya e Swami Sri Yukteswar), tendo a missão de trazer para o Ocidente a redentora mensagem e a técnica do Kriya Yoga através da Self-Realization Fellowship. Excepcional autodidata, Yogananda explica com clareza em seu livro, Autobiografia de um Iogue, as leis sutis, mas definidas, pelas quais os verdadeiros iogues realizam milagres e atingem o autodomínio.

 

Foi em 1910, com a idade de 17 anos, que ele se tornou discípulo do reverenciado Swami Sri Yukteswar Giri. No eremitério desse Grande Mestre, ele passou a melhor parte dos próximos dez anos recebendo uma disciplina rígida, porém amorosa, de Sri Yukteswar. Após se formar na Universidade de Calcutá, em 1915, fez os votos formais e entrou na venerável Ordem Monástica dos Swamis, ocasião em que recebeu o nome Yogananda (que significa bem-aventurança, ananda, através da união divina, yoga). O seu ardente desejo por consagrar sua vida ao amor e serviço a Deus havia sido realizado.

 

Yogananda enfatizou a unidade subjacente das grandes religiões e ensinou métodos universalmente aplicáveis para se atingir uma experiência direta e pessoal com Deus. Para os estudantes sérios, independentemente de serem ou não religiosos, ele, como já foi dito, reintroduziu as técnicas libertadoras da Kriya Yoga, revivificada nos tempos modernos através de uma linhagem de Mestres Illuminados, da qual o próprio Yogananda é um deles.

 

Durante a década de 1930, Paramahansa Yogananda foi gradualmente se retirando das extenuantes atividades públicas para se dedicar aos seus escritos, que iriam preservar seus ensinamentos para as gerações futuras, bem como erguer em firmes alicerces o trabalho humanitário e espiritual da Self-Realization Fellowship (conhecida na Índia como Yogoda Satsanga Society).

 

Em 7 de março de 1952, Paramahansa Yogananda entrou em Mahasamadhi, que é a saída final e consciente do corpo realizada por um Mestre Illuminado na hora da morte física. Sua passagem foi marcada por um fenômeno extraordinário. Uma carta assinada e certificada em tabelião por Harry T. Lowe, Diretor do Cemitério Forest Lawn Memorial-Park, EEUU, testemunhou: A ausência de qualquer sinal visível de decomposição no corpo de Paramahansa Yogananda constitui o caso mais extraordinário de nossa experiência... Vinte dias após seu falecimento, não se percebia em seu corpo desintegração física alguma... Nenhum indício de mofo se observava em sua pele, nem existia dessecação visível em seus tecidos... Este estado de perfeita conservação de um corpo é, até onde podemos coligir nos anais do cemitério, um caso sem precedentes... Quando recebemos o corpo de Yogananda no cemitério, nosso pessoal esperava observar, através da tampa de vidro do caixão, as manifestações habituais da decomposição física progressiva. Entretanto, nosso assombro foi crescendo, à medida que os dias transcorreram, sem que se produzisse qualquer mudança visível no corpo sob observação... O corpo de Yogananda se encontrava aparentemente em estado de imutabilidade... Nunca emanou odor algum de decomposição... O aspecto físico de Yogananda, instantes antes de ser colocada a tampa de bronze de seu caixão, em 27 de março, era exatamente igual ao que apresentava no dia 7 do mesmo mês, na noite de seu falecimento; estava tão viçoso e incorrupto como então. Não existia razão alguma para afirmar, em 27 de março, que seu corpo houvesse sofrido a menor desintegração aparente. Por estes motivos, manifestamos novamente que o caso de Paramahansa Yogananda é único em nossa experiência.1

 

A vida e os ensinamentos de Yogananda continuam a ser, neste Terceiro Milênio, fonte de luz e de inspiração para os povos de todas as raças, credos e culturas.

 

 

 

 

Objetivo do Estudo

 

 

 

Este é mais um trabalho no qual procurei garimpar, aqui e ali, o melhor de um pensador místico – nesta oportunidade, de Paramahansa Yogananda. Como suas reflexões e seus pensamentos são universais, servem como inspiração a qualquer pesquisador, independentemente se este mesmo pesquisador é ou não é um religioso. Logo, se você não for um religioso (como eu, que não sou um religioso formal, mas que, em um certo sentido e sem qualquer vaidade, sou um religioso consagrado à Paz, ao Bem e à Beleza universais), nos fragmentos que serão apresentados a seguir, se for substituída a palavra Deus por Minha Vontade Interior ou por Aquele Algo Superior Que Reconheço Em Mim, não fará a menor diferença. Importa, isto sim, a compreensão da idéia. E se o que importa é a compreensão da idéia exposta, você pode muito bem apreender o conteúdo do fragmento não substituindo Deus por qualquer conceito.

 

E como este estudo é, basicamente, uma coletânea de fragmentos das obras de Yogananda, mais uma vez informo que tive que fazer alguns ajustes e edições; mas não interpolei o pensamento do autor. As Páginas da Internet e os Websites consultados, bem como a bibliografia utilizada para elaboração deste despretensioso estudo, estão citados no final.

 

 

 

Paramahansa Yogananda
(Pensamentos, Reflexões, Poemas e Orações)

 

 

 

A verdadeira base da religião não é a fé, mas a experiência intuitiva. A intuição é a força da alma no conhecimento de Deus. Para conhecer profundamente a religião é necessário conhecer Deus.

 

Quando vires um lindo pôr do Sol, pensa contigo mesmo: é Deus pintando o céu. Ao fitar o rosto de cada pessoa que encontrares, pensa interiormente: é Deus que assumiu esta forma. Aplica esta linha de pensamento a todas as experiências: O sangue no meu corpo é Deus, a razão na minha mente é Deus, o amor em meu coração é Deus, tudo o que existe é Deus.

 

Se não aplicarmos métodos científicos definidos na prática da religião, esta será pouco mais do que um lenitivo para nossa consciência.

 

A sua verdadeira personalidade começará a se desenvolver quando você for capaz de sentir, através da intuição profunda, que não é este corpo sólido, mas, sim, a divina e eterna corrente de Vida e Consciência que flui dentro do corpo.

 

A auto-realização é o conhecimento de todas as partes do corpo, da mente e da alma, que agora estão em sua posse, mas que são do Reino de Deus. Você não tem que orar para que a auto-realização venha até você. A onipresença de Deus é a sua onipresença. Tudo o que você precisa fazer é aumentar seu conhecimento.

 

A auto-realização não é algo que se aprende em livros; alcança-se apenas pela experiência pessoal. O que toda religião deveria dar a seus seguidores é a percepção da Verdade – a experiência de Deus – e não meros dogmas. O que Jesus Cristo percebeu, nós também devemos experimentar. Ele não ensinou que deveríamos adorá-Lo como uma personalidade, mas, sim, experimentar o que Ele vivenciou em Sua união com Deus. Isto só pode ser alcançado pela meditação e pela obediência às Leis de Deus. Adorar a Jesus porque é Jesus não basta. Temos que abraçar os ideais universais que Ele pregou e lutar para sermos iguais a Ele.

 

A melhor coisa que você pode fazer para cultivar a verdadeira Sabedoria é praticar a consciência de que o mundo é um sonho.

 

A cura do temor está na consciência da coragem; a cura da ira, na consciência da paz; a cura da fraqueza, na consciência da força; a cura da doença, na consciência da saúde.

 

Doenças físicas ou mentais renitentes têm sempre uma raiz profunda no subconsciente. A doença poderá ser curada ao se arrancar as suas raízes escondidas. É por isto que todas as afirmações da mente consciente devem ser suficientemente impressivas para permear o subconsciente, o qual, de volta, automaticamente, influencia a mente consciente. As fortes afirmações conscientes têm, assim, uma reação sobre a mente e o corpo através do agente do subconsciente. As afirmações ainda mais fortes alcançam, não somente o subconsciente, mas também a mente superconsciente – o depósito mágico dos poderes miraculosos.

 

Obedeça as Leis de Deus sobre higiene. A higiene mental que conserva a mente pura é superior à higiene física, mas esta última é importante e não deverá ser negligenciada. Mas não viva de modo tão rígido que, ao precisar sair dos seus hábitos costumeiros, você fique abalado. [Não custa nada lembrar aqui o velho ditado: Tudo o que é demais é moléstia.]

 

A mente é o comandante que governa o corpo. Devemos sempre evitar sugerir à mente pensamentos de limitações humanas, como doença, velhice e morte. Mais do que isto, a mente deverá ser alimentada constantemente com esta verdade: Eu sou o infinito, que se tornou um corpo. O corpo, como manifestação do Espírito, é o Espírito sempre cheio de juventude.

 

Prece

 

Ó Espírito: ensina-nos a curar o corpo, revitalizando-o com a Tua Energia Cósmica; ensina-nos a curar a mente com concentração e alegria; ensina-nos a curar a doença da ignorância da alma com o bálsamo divino da meditação em Ti.

 

O Oceano do Espírito transformou-se na pequena bolha da minha alma. Seja flutuando no nascimento ou desaparecendo na morte, a pequena bolha da minha alma não pode morrer no oceano da percepção cósmica. Eu sou uma consciência indestrutível e protegida no seio imortal do Espírito.

 

Enquanto estivermos imersos na consciência do corpo seremos como estranhos em um país desconhecido. Nossa terra natal é a onipresença.

 

Palavras saturadas de sinceridade, convicção, intuição e fé são como bombas vibratórias, altamente explosivas, que, quando acionadas, fragmentam as rochas das dificuldades e propiciam a desejada mudança.

 

Amado Pai: quaisquer que sejam as provações que eu tenha que enfrentar, sei que representam o próximo degrau no meu desenvolvimento. Aceitarei de bom grado todos os testes, porque sei que tenho dentro de mim a inteligência para entender e a capacidade para vencer.

 

Se Deus me dissesse hoje — Volte para casa! — sem qualquer hesitação eu deixaria todas as minhas tarefas aqui – organização, construções, metas pessoais – e me apressaria em obedecer. Tomar conta do mundo é responsabilidade de Deus. Ele é o fazedor, não você nem eu.

 

O alegre cumprimento dos deveres mundanos, juntamente com a meditação diária, é o melhor caminho para se concentrar profundamente no Espírito.

 

Meditar profundamente é o melhor caminho para encontrar a verdadeira liberdade.

 

A Humanidade está engajada em uma eterna busca porque ela acredita que alguma coisa além lhe trará felicidade, preenchimento e eternidade. Para aquelas almas que procuraram e acharam Deus, a busca terminou: Ele é aquela Alguma Coisa Além!

 

Deus! Deus! Deus!

 

Das profundezas do sono,
Ao subir a escada em espiral do despertar,
Murmuro:
Deus! Deus! Deus!

És o alimento, e ao romper o jejum
da separação noturna entre nós,
Sinto o teu sabor e digo mentalmente:
Deus! Deus! Deus!

Não importa aonde eu vá,
O farol de minha mente
Sempre se volta sobre Ti,
E no fragor da batalha da atividade
meu silencioso grito de guerra é sempre:
Deus! Deus! Deus!

Se ruidosas tormentas de provas gritam
E a inquietação uiva junto a mim,
Abafo seus ruídos cantando em voz alta:
Deus! Deus! Deus!

Quando a mente tece sonhos
Com os fios da memória,
Nesse tecido mágico faço estampar:
Deus! Deus! Deus!

Todas as noites, quando o sono é mais profundo,
Minha paz em sonhos chama:
Alegria! Alegria! Alegria!
E a alegria vem cantando sempre:
Deus! Deus! Deus!

Despertando, comendo, trabalhando,
Sonhando, dormindo, servindo,
Meditando, cantando, amando divinamente,
Minha alma sussurra o tempo todo,
Sem que ninguém ouça:
Deus! Deus! Deus!

 

Seja honesto consigo mesmo. O mundo não é honesto com você. O mundo adora a hipocrisia. Quando for honesto consigo mesmo, você encontrará o caminho para a paz interior.

 

A eternidade estende-se à minha volta, embaixo, acima, à esquerda, à direita, à frente, atrás, dentro e fora. De olhos abertos, vejo-me como um pequeno corpo. De olhos fechados, percebo-me como o centro cósmico ao redor do qual gira a esfera da eternidade, da bem-aventurança do onisciente espaço vivente.

 

Tudo é Deus. Tanto esta sala quanto todo o Universo estão flutuando como em um filme na tela da minha consciência... Eu olho para esta sala e vejo nada mais do que Espírito puro, Luz pura, Alegria pura. A figura do meu corpo e dos vossos corpos – e de todas as coisas deste mundo – são apenas raios de luz provenientes daquela única Luz Sagrada. Olhando esta Luz, não vejo nada além do Espírito Puro.

 

Cada minuto é uma eternidade porque a eternidade pode ser experimentada em cada minuto. Cada dia, hora ou minuto é uma janela através da qual você pode ver a eternidade. A vida é breve e, entretanto, sem fim. A alma é eterna, mas na curta estação desta vida você deve colher o máximo da imortalidade.

 

Com a união entre esperma e óvulo – o que principia a formação de um novo corpo humano – um lampejo de Luz aparece no Mundo Astral, o lar paradisíaco das almas entre encarnações. Esta Luz transmite uma configuração específica que atrairá uma alma conforme o 'karma' daquela alma – isto é, as influências autogeradas a partir das ações de vidas passadas. Em cada encarnação, o 'karma' se configura, em parte, através de forças hereditárias; a alma de uma criança é atraída para uma família na qual a hereditariedade está em conformidade com o 'karma' passado desta criança. Muitas almas competem para entrar nesta nova célula de vida; mas apenas uma será vitoriosa.

 

O Conquistador de Corações deseja apenas o seu amor sincero. Ele é como uma criança. Alguém pode oferecer a Ele toda a sua riqueza e Ele não aceitar. Outro chora a Ele, 'Oh Senhor, eu Te amo!' e para o Coração de tal devoto Ele vai correndo. Não busque Deus com segundas intenções, mas ore a Ele com devoção – devoção incondicional, orientada, firme [categórica]. Quando seu amor por Ele for tão grande quanto o seu apego ao seu corpo mortal, Ele virá a você.

 

Você lutará melhor amanhã contra os maus hábitos do que hoje? Por que adicionar os erros de hoje aos de ontem? Inevitavelmente, você vai ter que se voltar para Deus alguma hora. Então, não seria melhor fazê-lo agora? Apenas se entregue a Ele e diga: — Senhor, sendo mau ou bom, eu sou Seu filho. Você deve cuidar de mim. Se você continuar tentando, você fará progressos. Um Santo é um pecador que nunca desistiu. [Um bom exemplo disto é o que nos legou Santo Agostinho (354 – 430) em suas Confissões, quando declarou que, em certo momento de sua vida terrena, exclamou: — Senhor, dai-me a castidade e a continência... Mas não agora! Talvez eu vá, agora, escrever uma heresia ou, no mínimo, um contra-senso – e peço perdão por isto! – mas, sinceramente, penso que a Santidade Mística ou a Illuminação Espiritual, obrigatoriamente, derivem do pecado, por Transmutação Mística. Não há Santo pré-fabricado que, a priori, tenha sido escolhido por Deus para ser Santo. O que estou querendo afirmar com isto? Simplesmente que só quando conhece(r)mos e domina(r)mos nossos equívocos e nossas misérias é que poderemos – meritoriamente – conquistar a Chave que abre a Primeira Porta da Illuminação ou da Santidade Mística. E ilimitadas são as Chaves... E ilimitadas são as Portas... Realmente: Um Santo é um pecador que nunca desistiu. Por isto, Yogananda advertiu: Não deixe que ninguém o chame de pecador.]

 

Não deixe que ninguém o chame de pecador. Que importância tem o que você foi ontem? Você é filho de Deus. Agora! Sempre!

 

 

Transmutação Mística

 

 

A questão do consumo da carne e do vegetarianismo é assunto muito complicado e controverso... e acredito que nunca poderá ser dada uma visão absoluta, que seja boa para todos os tempos e para todas as pessoas.

 

Depois que eu tiver deixado este corpo, muitos 'médiuns' vão dizer que estão em contato comigo e que estão recebendo minhas 'mensagens' para o mundo. Todas essas afirmações serão falsas. A mensagem que eu tinha para o mundo já foi dada nas minhas conferências, nas aulas e nos trabalhos escritos. Não se deixem enganar por pessoas que, depois do desaparecimento de minha forma física na Terra, venham a afirmar que estão recebendo de mim novos ensinamentos. Aos buscadores sinceros que, por meio de preces, pedirem minha ajuda, eu a darei sempre, alegre e silenciosamente.

 

Não procure por uma flor no seu jardim espiritual todo dia. Plante a semente, regue-a com preces e com o empenho correto. Quando ela brotar, cuide da planta, arrancando as ervas daninhas da dúvida, da indecisão e da indiferença que possam crescer em volta. Então, numa manhã, você verá surgir, repentinamente, a sua tão esperada Flor Espiritual da Realização.

 

 

 



 

 

Quando Eu For
Somente Um Sonho

 

Venho para falar Dele a todos,
De como guardá-Lo no peito
E da disciplina que atrai Sua graça.
A ti, que me pediste.

Guiar-te à presença do meu Bem-amado,
Com minha silenciosa mente te advertirei,
Ou falarei contigo,
Através de um doce e expressivo olhar,
Sussurrarei baixinho com a voz do meu amor,
Ou te alertarei em voz alta quando te afastares Dele.

Mas quando eu me tornar apenas uma lembrança,
Ou imagem mental, ou voz silenciosa,
Quando nenhum apelo terrestre revelar
Meu paradeiro no espaço insondável,
Quando nenhuma leve súplica ou ordem severa
Trouxer de mim uma resposta,
Sorrirei na tua mente quando estiveres certo,
E quando errares, chorarei através de meus olhos,
Fitando-te veladamente na escuridão.

E chorarei através de teus olhos, talvez;
E murmurarei através de tua consciência,
E raciocinarei contigo usando tua razão,
E amarei todos através do teu amor.

Quando não mais puderes me falar,
Lê meus 'Sussurros da Eternidade';
Por meio deles, falarei contigo eternamente.

Incógnito, andarei a teu lado
Protegendo-te com braços invisíveis.
E assim que conheceres o meu Bem-amado
E ouvires a Sua voz no Silêncio,
Reconhecer-me-ás novamente, mais tangível
Do que me conheceste na Terra.

Mas quando eu for somente um sonho para ti,
Voltarei para te lembrar que também não passas
De um sonho do meu Bem-amado Celestial.

E quando souberes que és um sonho,
como agora eu sei,
Estaremos despertos Nele para sempre.

 

Deus é alegria sempre nova. Ele é inesgotável. Se você continuar a meditar durante anos, Ele o seduzirá com infinita habilidade. Devotos como você, que já encontraram o caminho para Deus, jamais sonharão em trocá-Lo por qualquer outra felicidade. Ele é mais sedutor do que qualquer pensamento de comparação. [Como disse Lao Tsé (cerca de 604 a.C), a jornada de um quilômetro começa com um passo.]

 

Assim como você não pode transmitir uma mensagem através de um microfone danificado, também não poderá enviar preces ao Pai Celestial através de um microfone mental que esteja desarmonizado pela inquietação. É através da profunda tranqüilidade que você pode consertar o seu microfone mental, aumentando a receptividade da sua intuição. Aí, então, você será capaz de, efetivamente, irradiar para Ele e receber as Suas respostas.

 

Quando nos tornarmos impregnados com a alegria de fazer os outros felizes, ofertando-lhes a Paz Divina, saberemos, então, que Deus está se expressando através de nós.

 

Quando você tiver paz em todos os movimentos do seu corpo, paz nos seus pensamentos e na sua força de vontade, paz no seu amor, paz nas suas ambições, aprenda e se lembre se sempre: você conectou Deus à sua vida!

 

A Paz [Profunda] só poderá ser encontrada se e quando nos rendermos ao [Sumo] Bem através da devoção [Oração e Serviço]. As pessoas que são amáveis, que praticam a quietude interior [ausência de rancores, de desejos e de pretensões] e que se deleitam com a Meditação e com as [impessoais] boas ações são realmente pacíficas [e aspergem Paz por onde passam]. A Paz é o altar de Deus – a condição única na qual a Felicidade [ultramundana, mas mundanamente conseguível] existe.

 

Um Exercício Místico

 

Concentre a sua mente interiormente no ponto entre as sobrancelhas (como na meditação), no ilimitado lago de paz. Sinta o eterno círculo de paz ondulante à sua volta. Quanto mais você observar atentamente, mais sentirá as ondulações de paz se expandindo das sobrancelhas para a testa, da testa para o coração e do coração para cada célula do seu corpo. Agora as águas de paz transbordam as margens do seu corpo e inundam o vasto território da sua mente. A torrente de paz flui além dos limites da sua mente e se move em infinitas direções.

 

Tristeza, doença e fracasso são conseqüências naturais das transgressões das Leis de Deus. A sabedoria consiste em evitar tais violações e encontrar paz e felicidade em si mesmo, através de pensamentos e ações que estejam em harmonia com o seu verdadeiro Ser. Controle a sua mente com sabedoria, direcionando-a para os aspectos positivos da vida. Não se satisfaça com as gotas de sabedoria das escassas fontes terrenas; antes, procure a Sabedoria desmedida das mãos de Deus, tão generosas e que tudo possuem.

 

Uma Oração Infantil
Tu És meu Senhor do Bem-querer



Q
uerido Pai Celestial, quando eu durmo, Tu vens a mim como Paz. Quando eu acordo, chegas como Alegria. Quando procuro meus amiguinhos, vens a mim como Carinho.

Quando eu corro, Tu corres comigo. Quando eu brinco, Tu também Te divertes. Quando eu penso, Tu pensas comigo. Quando tomo uma decisão, Tu me dás força de vontade.

Ensina-me a brincar bem, a pensar bem, a desejar bem e a comportar-me bem. Quero que Tu estejas contente comigo, porque Tu estás dentro de mim. Gosto de ser guiado por Ti, porque Tu És meu Grande Senhor de
Bem-querer.

 

Onde quer que vás,
Tu, milionário de sorrisos,
Dispersa teus sorrisos dourados
de graça, livremente, por toda parte.

 

Todos os verdadeiros gurus estão vivos, quer estejam em um corpo físico ou não. A consciência deles está sintonizada com seus discípulos, estejam todos vivendo ou não no mesmo plano. Uma das qualidades essenciais – a manifestação de um verdadeiro guru – é a onipresença.

 

O lugar mais amado por Deus é o templo interior de silêncio e paz de Seus devotos. Sempre que você entrar aqui, neste lindo templo, deixe a inquietude e as preocupações para trás. Se não se despojar delas, Deus não poderá vir a você.

 

Você deve transferir sua atenção do fracasso ao sucesso, da preocupação à calma, da agitação mental à concentração, da inquietude à paz, e da paz à divina felicidade interior. Quando você alcançar esse estado de auto-realização, o propósito da sua vida terá sido gloriosamente cumprido. [Aqui vale a pena lembrar uma frase de Thomas Alva Edison (1847 – 1931): Não fracassei duas mil vezes antes de inventar a lâmpada elétrica. Aprendi, na verdade, duas mil maneiras de como não fazê-la.]

 

A unidade das várias religiões só poderá se concretizar quando seus praticantes se tornarem realmente conscientes de Deus dentro de si mesmos. Teremos, então, uma verdadeira fraternidade de homens sob a Paternidade de Deus.

 

Não é pela concentração em dogmas que poderemos alcançar Deus, e, sim, pelo verdadeiro conhecimento da alma... Para mim, não existem judeus, cristãos ou hindus; todos são meus irmãos. Eu presto adoração em qualquer templo, pois todos foram construídos em honra de meu Pai.

 

Precisamos das 'colméias' das igrejas, mas necessitamos também encher as igrejas com o 'mel' da nossa auto-realização... Freqüentar a igreja é bom, mas a meditação diária é ainda melhor.

 

O que toda religião deveria dar a seus seguidores é a percepção da Verdade, a experiência de Deus – e não meros dogmas.

 

Quem não dedica tempo à sua religião não pode esperar conhecer, de uma hora para outra, tudo sobre Deus e o além. Geralmente, as pessoas não se esforçam ou, se o fazem, o esforço não é bastante profundo e sincero... Lembre-se: se você não encontra Deus é porque não está se empenhando bastante na meditação.

 

A verdadeira prática da religião consiste em sentar-se quieto, em meditação, e conversar com Deus... A maioria dos freqüentadores de igrejas não consegue ficar sentada quieta por uma hora, a não ser que alguma atividade esteja ocorrendo o tempo todo, para distrair suas mentes.

 

Os que pensam em Deus brilham pouco, mas não são capazes de dar luz ao mundo. Pessoas religiosas comuns são como estrelas, emitindo apenas uma débil luz.

 

Quem não está disposto a renunciar a tudo o que possui para encontrar Deus não O conhecerá. Quem pretende conhecer Deus deve ser capaz de abandonar tudo o mais por Ele.

 

Não há forma de serviço maior do que falar de Deus. Se você convencer alguém de que o caminho do erro leva ao vale da morte, e que o caminho da meditação leva à Vida Eterna, terá dado algo mais valioso do que um milhão de dólares. O dinheiro é perecível, mas a Realização Divina nos acompanhará além dos portais do túmulo.

 

Para quem se comporta mal, o Ser é um inimigo. Ajude o Ser e Ele o salvará. Não há outro salvador, além do seu Ser.

 

Ser iogue é meditar. Assim que acorda, de manhã, o iogue não pensa primeiro em alimentar o corpo; ele nutre a alma com a ambrósia da Comunhão com Deus. Saciado com a inspiração que sua mente encontrou, ao mergulhar profundamente na meditação, está apto para cumprir com êxito todos os deveres do dia.

 

Ao analisar o que você é, tenha o firme desejo de eliminar suas fraquezas, isto é, de se transformar no que você deveria [e pode] ser. Não se permita desanimar com imperfeições que são comumente reveladas através de uma auto-análise sincera.

 

Que o homem eleve o eu pelo Eu; que o Eu não se degrade. Para aquele cujo Eu foi conquistado pelo Ser, o Ser é o amigo do Eu; mas, em verdade, o Ser se comporta de maneira hostil, como um inimigo, para com o eu que não foi subjugado.

 

Prece

 

Possa Teu amor brilhar para sempre no santuário de minha devoção, e que eu seja capaz de despertar o Teu amor em todos os Corações.

 

Sempre se lembre de que você não pertence a ninguém e ninguém lhe pertence. Reflita que, algum dia, você terá que, de repente, abandonar tudo neste mundo. Assim, trave agora conhecimento com Deus. Prepare-se, agora, para a futura viagem astral da morte viajando diariamente no balão da percepção de Deus. Pela ilusão, você se percebe como um amontoado de carne e ossos, que, na melhor hipótese, é um ninho de problemas. Medite incessantemente para que você possa rapidamente se saber sendo a Essência Infinita, livre de qualquer forma de miséria. Deixe de ser prisioneiro do corpo. Usando a chave secreta da 'Kriya' aprenda a fugir para o Espírito.

 

Você pode comandar o elefante;
Pode fechar a boca do urso e do tigre;
Pode cavalgar o leão e brincar com a naja;
Pode, pela Alquimia, ganhar o seu sustento e prolongar a vida;
Pode vagar incógnito pelo Universo;
Pode, dos deuses, fazer vassalos, e conservar-se eternamente jovem;
Pode andar sobre a água e viver no fogo.
Mas, controlar a mente é melhor e muito mais difícil.
[Thayyumanavar (1706 – 1744), apud Yogananda.]

 

A mente é como um elástico. Quanto mais você puxa, mais ela estica. A mente elástica nunca arrebenta. Sempre que você sinta que sofre limitações, feche os olhos e diga a si próprio: 'Eu sou o Infinito', e verá o poder que você tem.

 

Quando você compreende a si próprio como sendo um filho de Deus, que 'karma' pode ter? Deus não tem 'karma'. E você também não terá quando tiver consciência de que é filho de Dele. Você deveria afirmar todos os dias: 'Não sou um ser mortal. Não sou o corpo. Sou um filho de Deus'. Isso é praticar a presença de Deus. Deus está livre de 'karma'. Você é feito à Sua imagem. Você também é livre de 'karma'.

 

Você agora está limitado. Quando, porém, pela meditação diária e profunda, puder transferir sua consciência do finito para o Infinito, será livre. Você não se destina a ser prisioneiro do corpo. Você é filho de Deus e deve viver à altura dessa herança divina.

 

Prece

 

Pai Celestial: eu raciocinarei, eu quererei, eu agirei. Mas guia Tu minha razão, minha vontade e minha atividade para a coisa certa que eu deva fazer.

 

Mude seus pensamentos, se desejar mudar as circunstâncias da sua vida. Uma vez que é o único responsável por seus pensamentos, somente você poderá mudá-los. Você vai querer fazê-lo quando compreender que cada pensamento cria as coisas de acordo com a sua própria natureza. Lembre-se de que essa lei atua sempre, e que o que você exibe está sempre de acordo com a espécie de pensamentos que tem habitualmente. Portanto, comece agora a ter apenas os pensamentos que lhe trarão saúde e felicidade.

 

As pessoas mundanas buscam as dádivas de Deus, mas o sábio busca o próprio Doador.

 

Nosso empenho deve ser não apenas em adquirir segurança financeira e boa saúde, mas procurar o significado da Vida. De que se trata a Vida? Quando pensamos com suficiente profundidade, encontramos uma resposta em nosso interior. Esta é uma forma de prece atendida.

 

A tentação não é nossa própria criação; ela pertence ao mundo de 'maya', e todos os homens estão sujeitos a ela. Mas para poder nos tornarmos livres, Deus nos deu a razão, a consciência e a força de vontade.

 

Espaço e tempo fazem parte da ilusão de 'maya', que, para a percepção dos mortais, divide e mede o infinito.

 

O Homem é como um fantoche. Os cordéis de seus hábitos, emoções, paixões e sentidos comandam a dança e amarram sua alma.

 

Dar graças e louvar abrem em sua consciência o caminho para que o crescimento e o alimento espiritual venham até você. O Espírito manifesta-Se em forma visível, tão logo um canal seja aberto por onde Ele possa fluir. Você deve ser grato por tudo o tempo todo. Perceba que todo o poder de pensar, de falar e de agir vem de Deus, e que Ele está com você agora, guiando-o e inspirando-o.

 

A Ciência Yogue fundamenta-se no exame empírico de todos os tipos de exercícios de concentração e de meditação. O Yoga habilita o devoto a desligar, e a voltar a ligar, voluntariamente, a corrente vital aos cinco ‘telefones’ sensoriais: visão, audição, olfato, paladar e tato. Alcançando este poder de desligar os sentidos, é simples para o yogue unir sua mente com os reinos divinos ou com o mundo da matéria, à vontade. Ele não é mais trazido pela força vital, contra sua vontade, à esfera mundana de sensações desordenadas e de inquietos pensamentos. A vida de um 'Kriya Yogue' adiantado depende não dos efeitos das ações anteriores, mas apenas das diretrizes de sua alma. O devoto evita assim os monitores lentos e evolutivos das ações egoístas, boas ou más, da vida comum – lerdos e enfadonhos como lesmas para os corações de águia. Pelo método superior de viver em sua alma, o yogue se alforria, emergindo da prisão do ego, e respira o ar profundo da onipresença.

 

Um segredo para o progresso é a auto-análise. A introspecção é um espelho no qual se vê os recônditos da mente que, de outra forma, permaneceriam ocultos. Faça o diagnóstico de suas falhas e separe as suas boas e más tendências. Analise o que você é, o que deseja se tornar e quais são as fraquezas que estão obstruindo o seu progresso.

 

 

'Samadhi'

 

Levantados os véus de luz e sombra,
Evaporada toda a bruma de tristeza,
Singrado para longe
todo o amanhecer de alegria transitória,
Desvanecida a turva miragem dos sentidos.

Amor, ódio, saúde, doença, vida, morte:
Extinguiram-se estas sombras falsas
na tela da dualidade.

A tempestade de 'maya' serenou
Com a varinha mágica da intuição profunda.

Presente, passado e futuro
Já não existem para mim,
Somente o Eu sempiterno, onifluente
– Eu, em toda parte.

Planetas, estrelas, poeira de constelações, Terra,
Erupções vulcânicas de cataclismos do juízo final,
A fornalha modeladora da criação,
Geleiras de silenciosos raios X,
Dilúvios de elétrons ardentes,
Pensamentos de todos os homens,
Pretéritos, presentes, futuros,
Toda folhinha de grama, eu mesmo, a Humanidade,
Cada partícula da poeira universal,
Raiva, ambição, bem, mal, salvação, luxúria,
Tudo assimilei, tudo transmutei
No vasto oceano de sangue
Do meu próprio Ser indiviso.

Júbilo em brasa,
Freqüentemente abanado pela meditação,
Cegando meus olhos marejados,
Explodiu em labaredas imortais
De bem-aventurança,
Consumiu minhas lágrimas, meus limites, meu todo.

Tu és Eu, Eu sou Tu,
O Conhecer, o Conhecedor, o Conhecido
– Unificados!

Palpitação tranqüila, ininterrupta,
Paz sempre nova,
Eternamente viva.

Deleite transcendente
A todas as expectativas da imaginação,
Beatitude do 'Samadhi'!

Nem estado inconsciente,
Nem clorofórmio mental sem regresso voluntário,
'Samadhi' amplia meu reino consciente
Para além dos limites de minha moldura mortal
Até a mais longínqua fronteira da eternidade,
Onde Eu – o Mar Cósmico –
Observo o pequeno ego flutuando em mim.

Ouvem-se, dos átomos, murmúrios móveis;
A Terra escura, montanhas,
Vales são líquidos em fusão!

Mares fluidos convertem-se
Em vapores de nebulosas!

'OM' sopra sobre os vapores,
Descortinando prodígios.

Mais além,
Oceanos desdobram-se revelados,
Elétrons cintilantes,
Até que ao último som do tambor cósmico,
Transfundem-se as luzes mais densas
Em raios eternos
De bem-aventurança que em tudo se infiltra.

Da Alegria eu vim,
para a Alegria eu vivo,
na Sagrada Alegria,
Dissolvo-me.

Oceano da mente;
Bebo todas as ondas da criação.

Os quatro véus
Do sólido, do líquido, do gasoso e do luminoso,
Levantados.

Eu, em tudo, penetro no Grande Eu.

Extintas, para sempre,
As vacilantes, tremeluzentes sombras,
Das lembranças mortais:
Imaculado é meu céu mental
– abaixo, à frente e bem acima;
Eternidade e Eu, um só raio unido.

Pequenina bolha de riso, eu,
Converti-me no próprio Mar da Alegria.

 

Na ausência de alegria interior os homens se voltam para o mal. A meditação no Deus da Bem-aventurança permeia-nos de bondade.

 

Ao arar a terra para o cultivo, precisamos de paciência para arrancar todas as ervas daninhas imprestáveis, e esperar, mesmo que o solo pareça estéril, até que as boas sementes escondidas possam germinar e se transformar em plantas. Precisamos de mais paciência ainda para limpar o campo de nossa consciência, coberto com as ervas daninhas dos apegos inúteis aos prazeres sensoriais, que são muito difíceis de ser erradicados. Porém, quando o campo da consciência estiver limpo e semeado com as sementes das boas qualidades, as plantas das nobres atividades brotarão, produzindo abundantemente os frutos da verdadeira felicidade. Acima de tudo, tenha paciência para buscar a comunhão com Deus através da meditação profunda e tornar-se consciente da sua alma indestrutível, escondida no seu perecível corpo físico.

 

Há uma grande diferença entre imaginação e auto-realização. Através da imaginação, você pode ter diariamente sonhos subconscientes e visões do Cristo. Mas essas experiências não significam que você está verdadeiramente em contato com Ele. A verdadeira visita de Jesus é a Comunhão com a Consciência Crística. Se você está em sintonia com esse Cristo, toda a sua vida mudará.

 

Lembre-se de que, como um filho de Deus, você está dotado de uma grande força, maior do que jamais precisará para superar todas as provas que Deus lhe enviar. [Aqui, penso que Deus não envie provas a ninguém. Até porque este Deus egregórico imaginado não existe; mas, em certo sentido, existe tão-somente como criação mental. Então, a linguagem usada por Yogananda, sim, foi metafórica; e indica e adverte que, à medida que compreendemos, maiores serão as dificuldades que teremos que enfrentar. Não há mágico neste mundo (ou em qualquer outro) que possa fazer um omelete sem quebrar os ovos. Em outras palavras: para se multiplicar ou dividir é necessário que se saiba somar e subtrair. E pilotar um ultraleve não é a mesma coisa que pilotar um avião a jato. Ou, enfim, como disse o próprio Yogananda: Quem não tem dificuldades não cresce.]

 

Deus não o forçará a desejá-Lo acima de tudo, porque Ele quer que o seu amor seja oferecido livremente sem nenhuma espécie de coação. Eis todo o segredo do jogo deste Universo. Aquele que nos criou anseia pelo nosso amor. E quer que o ofereçamos espontaneamente, sem que Ele peça. Nosso amor é a única coisa que Deus não possui, a menos nós o ofereçamos. Assim – veja você até o Senhor tem algo para conquistar: o nosso amor. E jamais seremos felizes enquanto não o dermos.

 

Para amar a Deus, é preciso conhecê-Lo. Então, a Paz de Deus entrará em seu Coração.

 

A sabedoria da Bhagavad Gita não é para que intelectuais estéreis realizem ginásticas mentais com suas palavras para o entretenimento de dogmáticos; ao contrário, é para mostrar a um homem ou a uma mulher vivendo no mundo, a um chefe de família ou a um renunciante, como viver uma vida equilibrada que inclua o contato real com Deus, seguindo os métodos, passo a passo, do yoga.

 

A mensagem atemporal da Bhagavad Gita não se refere apenas a uma batalha histórica, mas ao conflito cósmico entre o bem e o mal: a vida como uma série de batalhas entre o Espírito e a matéria, a Alma e o corpo, a Vida e a morte, o Conhecimento e a ignorância, a Saúde e a doença, a Imutabilidade e a transitoriedade, o Autocontrole e as tentações, a Discriminação e a mente sensorial cega.

 

Encare o medo de frente e ele deixará de perturbá-lo. [Ou como disse Jiddu Krishnamurti (1895 – 1986): Ao pensar no objeto do nosso medo, atribuímos ao medo continuidade. Se nos encontrarmos face a face o objeto do nosso medo, ele deixará de existir.]

 

O apego cega; empresta um halo imaginário de atração ao objeto desejado.

 

Esqueça o passado. As vidas de todos os homens acham-se obscurecidas por muitas ações vergonhosas. A conduta humana é sempre falível enquanto não está ancorada no Divino. Tudo melhorará no futuro se na atualidade você fizer um esforço espiritual.

 

O corpo é um amigo traiçoeiro. Dê-lhe o que é devido; nada mais. Dor e prazer são transitórios; suporte todas as dualidades com calma. A imaginação é a porta pela qual penetram tanto a enfermidade quanto a cura. Não acredite na realidade da doença, mesmo quando estiver doente; um visitante inadmitido baterá em retirada!

 

Ao currículo convencional faltam os valores morais e espirituais sem os quais o homem não poderá alcançar a felicidade.

 

Enquanto você respirar o ar livre da Terra, estará obrigado a prestar serviço agradecido. Só quem dominou completamente o estado sem respiração ('samadhi') se libertou de imperativos cósmicos.

 

Você é uma centelha da Chama Eterna. Você pode ocultar a centelha, mas jamais poderá destruí-La.

 

Não leve as experiências da vida tão a sério. Não deixe, principalmente, que elas o magoem, pois, na realidade, nada mais são do que experiências de sonho... Se as circunstâncias forem ruins e você precisar suportá-las, não faça delas uma parte de você mesmo. Desempenhe o seu papel no palco da vida, mas nunca esqueça de que se trata apenas de um papel. O que você perder no mundo não será uma perda para sua alma. Confie em Deus e destrua o medo, que paralisa todos os esforços para ser bem sucedido e atrai exatamente aquilo que você receia.

 

A matéria não existe como a concebemos habitualmente, mas, sim, na forma de uma ilusão cósmica; e, para dissipar esta ilusão se necessita um método definido. Assim como é impossível curar um homem adepto aos estupefacientes em um só instante, também a consciência material, que domina o homem através da lei da ilusão, não pode ser superada senão por meio da aprendizagem e da aplicação da lei oposta, isto é, a lei da verdade. Através de uma série de processos de condensação, o Espírito se transformou em matéria; assim, a matéria procede do Espírito, e não pode, portanto, diferir de sua origem. A matéria é uma expressão parcial do Espírito, na qual o Infinito se manifesta como finito, o Ilimitado como limitado. Porém, como a matéria não é senão uma manifestação ilusória do Espírito, esta não existe de per si. No começo da criação, o Espírito – imanifestado, até então – projetou-se na forma de duas naturezas diferentes: consciência e matéria. Estas são as duas expressões vibratórias do único Espírito transcendental, sendo a Consciência uma vibração mais sutil e a matéria uma vibração mais grosseira Dele. A Consciência é a vibração do aspecto subjetivo do Espírito, e a matéria é a vibração de seu aspecto objetivo. O Espírito, como Consciência Cósmica, é potencialmente imanente na matéria vibratória objetiva; e, em seu aspecto subjetivo, manifesta-se como a Consciência presente em todas as formas criadas, alcançando sua máxima expressão na mente humana e nas inumeráveis ramificações dos processos reflexivos, emotivos, volitivos e imaginativos desta. A diferença entre Espírito e matéria está na qualidade das vibrações de ambos; quer dizer, trata-se de uma diferença de grau, mas não de espécie. O exemplo seguinte ilustrará melhor este fato: ainda que todas as vibrações sejam qualitativamente semelhantes, o ouvido humano é somente capaz de perceber as vibrações mais grosseiras, aquelas que oscilam entre os limites de dezesseis [infra-sons] e vinte mil ciclos por segundo [ultra-sons]; vibrações de menos de dezesseis e mais de vinte mil ciclos por segundo são geralmente inaudíveis. Não existe qualquer diferença essencial entre as vibrações audíveis e inaudíveis, mas, sim, uma diferença relativa de grau entre elas. Pelo poder de 'maya' – a ilusão cósmica – o Criador faz com que as manifestações se apresentem tão claramente diferenciadas e individualizadas ante a mente humana, que esta não as associa de forma alguma com o Espírito. Contida na rude vibração do corpo físico, encontra-se a vibração mais sutil da corrente cósmica, a Energia Vital; e, inundando tanto o corpo como a própria Energia Vital, encontra-se a vibração mais refinada da Consciência. As vibrações da Consciência são tão sutis que não é possível detectá-las mediante qualquer instrumento físico; somente a consciência pode apreender a Consciência. Os seres humanos captam as miríades de vibrações emitidas pelas consciências de outros seres humanos, expressas por palavras, ações, olhares, gestos, silêncios, atitudes etc. Todo homem leva estampada em si a marca vibratória de seu próprio estado de consciência e emite uma influência característica tanto sobre as pessoas como sobre os objetos. Por exemplo, a casa onde mora um homem determinado, está impregnada das vibrações de seus pensamentos. Toda pessoa dotada de um certo grau de sensibilidade será capaz de perceber nitidamente essas vibrações. O ego humano – ou seu sentido de 'Eudade', a imagem distorcida da alma imortal – apreende a Consciência de forma direta e a matéria (o corpo humano e todas as demais formas da criação) de forma indireta, através de processos mentais e de percepções sensoriais. O ego está, pois, sempre consciente de sua própria consciência, mas não está da matéria – nem mesmo do corpo que ele mesmo habita – a não ser quando fixa sua atenção nela. É assim, que um homem que se encontra profundamente concentrado em um determinado tema, está consciente de sua mente, mas não o está de seu corpo. (Grifo meu).

 

A mente é a criadora de tudo. Portanto, você deve guiá-la para criar apenas o bem. Se você se apega a um certo pensamento com força de vontade dinâmica, este finalmente adquire uma forma exterior tangível. Quando você é capaz de empregar sua vontade sempre para propósitos construtivos torna-se o controlador de seu destino.

 

O poder do Espírito está dentro de cada um de nós...

 

Primeiro, muda a ti mesmo. Reforma a ti mesmo e reformarás dez mil.

 

O principal objetivo da vida é encontrar Deus.

 

Ó meu Rei do Infinito, eu Te vejo em 'Samadhi'!

Em Tua Luz há Alegria, cada vez mais Alegria!

 

Oh!, Deus de compaixão! Ensina-me a derramar lágrimas de amor por todos os seres. Que eu possa contemplá-los como diferentes expressões do meu próprio ser.

 

 

 

 

Reflexões Finais

 

 

 

Para concluir este estudo, apresentarei uma paráfrase mística da Oração das Sete Súplicas ou Oração Universal do Pai Nosso e reapresentarei três rubais (que escrevi há algum tempo e que editei ligeiramente para transcrevê-las nestas reflexões finais).

 

 

Paráfrase da Oração Universal do Pai Nosso

 


Oh!, Deus do meu Coração!
Oh!, Deus de todos os Corações!

 

Que todos possam conhecer e sacralizar,
no Silêncio inviolável do Coração,
o Verbvm Dimissvm et Ineffabile.

Que todos possam,
pelo Trabalho e por Mérito,
conhecer o Regnvm Vervm.

Que o fiat volvntas mea,
hoje e ad æternvm,
seja transmutado em Fiat Volvntas Tva.

 

Oh!, Deus do meu Coração!
Oh!, Deus de todos os Corações!

 

Que o Sagrado Pão,
que saciou (e sacia) a fome de alguns,
possa saciar a fome de todos.

Que as ofensas cometidas
possam ensejar compreensão e aprendizado,
quer para os ofensores, quer para os ofendidos.

Que todas as tentações
possam ser um alerta permanente
para as ilusões da impermanência do mundo.

Que a presença do Svmmvm Bonvm,
sempre e onde quer que seja,
seja inibidora da prática do mal.

 

Está Selado.
AMeN.

 

 

Minhas Rubais

 

Consolado, a cabeça em torvelinho,

agora, em Silêncio, tomarei meu Vinho,

que Aquece, Illumina e Embriaga,

pois aprendi que não estou sozinho.

 

No seio da Rosa+Cruz

encontrei o Portal da LLUZ.

Compreendi o segredo da morte:

a Rosa pregada na Cruz.

 

De Iniciação em Iniciação,

foi-se abrindo meu Coração.

Aprendi a reconhecer

em cada ser um Irmão.

 

 

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Há algum tempo, publiquei um texto cujo título é: Os Corpos Incorruptos. Para lê-lo, por favor dirija-se a um dos endereços abaixo citados:

http://svmmvmbonvm.org/corpincorrupt.htm

http://paxprofundis.org/livros/
corposincorruptos/corposincorruptos.html

 

Bibliografia:

YOGANANDA, Paramahansa. Autobiografia de um iogue. Traduzido por Antonio Olinto e Lucia Sweet-Lima. Rio de Janeiro: Lótus do Saber, 2007.

_____. Afirmações científicas de cura. Traduzido por Edmundo Pimentel, Lucia Sweet-Lima e Tomaz Lima. Rio de Janeiro: Lótus do Saber, 2008.

 

Páginas da Internet e Websites consultados:

http://dahnuia3.blogs.sapo.pt/2007/06/

http://www.arnatureza.org.br/

http://www.gita.ddns.com.br/
santos/yogananda.php

http://oblogdozeamaral.blogspot.com/2008/04/
palavras-de-paramahansa-yogananda.html

http://moonshinept.hi5.com/
friend/60713031--Ricardo--Profile-html

http://www.yogananda-srfbh.org/yogananda.htm

http://www.juliosantanna.com/

http://www.acasadoaprendiz.com/
meditar_01_07.htm

http://www.srfsaopaulo.com.br/
yogananda/Yogananda.htm

http://www.almasdivinas.com.br/
vida/seres_iluminados.htm

http://www.pensador.info/
autor/Paramahansa_Yogananda/

http://artedartes.blogspot.com/
2007/02/yogananda-avatar-do-amor.html

http://anandaxavier.com.sapo.pt/
paramahansa_yogananda.htm

http://yoga-metafisica.blogspot.com/
2008/02/bhagavad-gita-segundo-yogananda.html

http://www.cuidardoser.com.br/
frases-yogananda.htm

http://teosofia.wordpress.com/
category/yogananda/

http://www.yogananda.com.br/
detalhes.asp?Codigo_Menu=5

http://www.yogananda.com.br/index.asp

http://www.poetseers.org/spiritual_and_devotional
_poets/india/ind/paramahansa_yogananda/

http://www.yogananda-srf.org/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Paramahansa_Yogananda

 

Fundo musical:

Epona (Enya)

Fonte:

http://www.angelfire.com/
ny5/davesworld56/EnyaMidis.html