MIRAGEM – UM PROBLEMA MUNDIAL
(Parte VI)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 6ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Miragem – Um Problema Mundial, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – a Alice Ann Bailey, que o publicou. Enfim, como tenho solicitado, se você gostar deste estudo, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi um pedido do próprio Djwhal Khul.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

Técnica da Presença: através desta Técnica, a [personalidade-]alma assume o controle do ego integrado e das suas relações horizontal e vertical. Esta Técnica envolve a abertura da Flor da Intuição, que dissipa a ilusão, revela o Anjo, indica a Presença e abre ao Discípulo o mundo das idéias e a Porta das Iniciações Superiores. Quando o Discípulo apreende e aplica estas Idéias Divinas ou pensamentos-semente, torna-se um Iniciado, sendo possível, então, que a Terceira Iniciação se torne um objetivo imediato. Intuição significa aplicar o Poder da Transfiguração. Esta Técnica está relacionada com a Técnica pouco conhecido da Yoga do Fogo ou Agni Yoga. Sempre deverá ser utilizada a Técnica da Presença antes de outras técnicas, pois, ela põe em atividade a Intuição, sendo revelado o mundo dos significados (que está por trás do mundo dos fenômenos), dissipando, assim, ilusão.

Técnica da LLuz: através desta Técnica, a Mente Illuminada assume o controle do corpo astral ou emocional, e dissipa as miragens. Quando a LLuz aflui, as miragens desaparecem. A Illuminação domina a visão e a Realidade pode ser vista. Esta Técnica está relacionada com a Raja Yoga, e sua meta é a Segunda Iniciação, permitindo trilhar a Senda do Discipulado e capacitando o homem a viver uma vida Illuminada pela Divindade. A Illuminação significa aplicar o Poder da Transformação.

Técnica da Indiferença: através desta Técnica, mâyâ é eliminada, uma vez que o controle do veículo astral purificado é consciente e tecnicamente posto em atividade, liberando as energias do corpo etérico do controle da matéria ou força-substância, e conduzindo muitos seres à Senda Probatória. Onde há Indiferença Divina ao apelo ou atração da matéria, a Inspiração se torna possível. Esta Técnica, na sua forma mais prática, está relacionada com o Karma Yoga e o emprego da matéria de maneira totalmente impessoal. O objetivo desta Técnica é destinado a conduzir à Primeira Iniciação, o que permite ao homem viver uma vida inspirada por Deus. Inspiração significa aplicação do Poder de Transmissão.

Mente ou Intelecto: Chegar a Ser —› Intuição —› Função do Ser.

Mundo fenomênico —› conhecimento da coisas. Reino da [personalidade-]alma —› Sabedoria [ShOPhIa].

Intuição    Revelação Imposta (impressões vitais subjetivas) —› Unicidade da Vida, expressada em forma hilozoísta.1

Individualização (mente inferior): aperfeiçoamento gradual da mente (percepção + aquisição + análise + interpretação); Iniciação (Mente Superior): (valores espirituais + ser unificado + captação intuitiva —› transferência do enfoque individual do mundo fenomênico ao mundo da realidade universal).

Ilusão = Interpretação Errônea + Inexata Aplicação de uma Verdade Percebida.

 

 

Ilusão de Óptica
(Paradoxo do Quadrado Perdido)
2

 

Sou teimoso;

pare já com o cacarejo!

Sou baldoso;

só acredito no que vejo!

 

Não insista;

gosto à beça de ser iludido!

Ora, desista;

o sentido é não ter sentido!

 

Desta forma,

vou vivendo e saçaricando!

Minha norma:

todos os dias prazerando!

 

E vosmecê,

o que tem com tudo isso?

Bem, de você,

eu não preciso permisso!

 

Somos zilhões

que não sabemos o porquê!

Nossos grilhões

são contas de não-sei-quê!

 

É preciso ter muita atenção, porque uma ilusão poderá ser levada ao mundo do sentimento e se converter em miragem. Quando isto ocorre, o poder da miragem se torna desmedidamente grande, porque uma forma mental se tornou uma entidade que possui poder vital, e à fria forma do pensamento foi adicionado o poder magnético do sentimento.3

O Grupo ou Agente Revelador tem uma tríplice tarefa:

1ª) apreciar o desenvolvimento da consciência humana e responder ao seu constante apelo e sua demanda permanente por mais LLuz e mais Sabedoria;

2ª) Decidir qual será a próxima Revelação necessária, que forma poderá tomar, através de que meios poderá emergir e onde e quando deverá aparecer; e

3ª) Assegurar que obstruções, impedimentos e idéias preconcebidas não estorvarão nem frustrarão a nova Revelação.

Deus [em nós] imanente luta diuturnamente para ser reconhecido

O Anjo da Presença é o Gérmen e o Agente Causador da Consciência.

Quando uma Revelação é mal interpretada – seja de forma bem-intencionada, seja de forma mal-intencionada se transforma em uma doutrina deformada, desvirtuada e distorcida.4

Cego guiando outro cego —› Referência feita por Cristo aos teólogos de seu tempo.

A ilusão (etapa necessária de prova e treinamento que conduz ao poder de discriminar) se baseia na capacidade da mente inferior para construir formas mentais [equivocadas]. A arte está em extrair a medula de qualquer representação percebida.

Meta para todos nós —› Fundir o eu inferior com a [personalidade-]alma, que custodia o acesso à Senda da Evolução Superior.

Meta para todos nós —› Esforço para ver – na Luz do Anjo que Irradia (Sol Radiante da [personalidade-]alma) o Ponto de Luz por trás de todas as aparências fenomênicas,5 constituindo, portanto, a transferência da visão mística para níveis mais elevados de consciência.

Meta para todos nós —› Identificação com o Propósito.

Meta para todos nós —› Nos colocarmos sob a influência e vivermos sob a autoridade-força da Tripla LLuz da Intuição (LLuz formada pela fusão da Luz do eu pessoal centrada na mente + Luz da [personalidade-]alma centrada no Anjo + Luz Universal emitida pela Presença).6

 

 

 

A Intuição nunca está associada com as inquietudes ou com os problemas individuais, como tantos aspirantes autocentrados acreditam, mas, é puramente impessoal e aplicável apenas à Humanidade, em sentido sintético.

 

 

 

Etapas que antecedem a Revelação: Renúncia para seguir o Caminho Superior —› Retorno ao Anjo ou refocalização na [personalidade-]alma —› Pausa ou intervalo para que o pensamento construtivo seja influenciado pelo Anjo —› Aplicação da mente na formulação de formas-pensamento que devem corporificar a Revelação —› Pausa que precede a apresentação.

Terceira Iniciação    Transfiguração (a Glória é vista, a Voz da Presença é ouvida e a união passado–presente–futuro é alcançada).

Você já parou para pensar em quanto os Intuitivos do mundo [como, por exemplo, Maria Madalena, Helena Petrovna Blavatsky, Alice Ann Bailey, Alexandra David Neel, Mâ Ananda Moyî, Albert Einstein, Meister Eckhart, Mahatma Gandhi, Max Heindel e Sâr Alden, entre tantos outros], penetrantes e sensíveis, têm nos ajudado? Um sentimento de gratidão a todos eles seria... A dissipação das miragens e das ilusões e a ascensão da Humanidade residem no desenvolvimento dos Intuitivos e no seu treinamento consciente. Mas, é necessário que haja um desenvolvimento progressivo da mente humana, para que possa captar e compreender o que é projetado [senão cairemos na velha estória das pérolas e dos porcos].

Hierarquia —› Custódia da Revelação Secundária; Shamballa —› Custódia da Revelação Primária).

Nenhuma Revelação é definitiva, imutável ou insubstituível. Se isto fosse verdade, então, as Revelações Evolutivas [Verdades Relativas] teriam terminado, e a situação da Humanidade seria verdadeiramente dolorosa e caótica. Entretanto, o fato é que toda Revelação, traduzida em palavras e frases, perde algo da sua Divina Claridade. Na atualidade, os simples pronunciamentos-ensinamentos de Cristo e de Buddha estão profundamente adulterados e cobertos por um grande manto de ilusão, derivado, particularmente, do elastecimento desmedido e progressivo do poder temporal-autoritário. De maneira geral, todos os pronunciamentos-ensinamentos de Cristo e de Buddha estão distorcidos e tergiversados para satisfazer as demandas humanas! Por outro lado, acreditar simplesmente que Deus é Amor não basta. Quem pode dizer que a afirmação Deus é Amor vale mais do que a afirmação tudo é energia?7

 

 

 

 

Precisamos vencer e ultrapassar as tramas ortodoxas antigas e caducas [conformidade absoluta com um certo padrão, norma ou dogma].

As causas básicas de todos os sofrimentos humanos são o desejo e o egoísmo. Desistir do desejo e vencer o egoísmo é se tornar livre. De que serve ao homem conquistar o mundo inteiro e perder a sua [personalidade-]alma? Cada ser humano é um filho de Deus! Amor, Renúncia e Sacrifício!

 

 

 

Há menos ilusões a respeito das Revelações da Ciência do que as Revelações que a Humanidade denomina mais definidamente de Verdades Espirituais.8

 

 

 

 

 

Na Luz da [personalidade-]alma veremos a LLuz!

 

Três Estados ou Aspectos da Luz Una (que correspondem ao Sol Físico, ao Coração do Sol e ao Sol Central Espiritual):

 

Luz do Conhecimento —› Luz da Sabedoria —› Luz da Intuição.

ou

Luz do Conhecimento + Luz da Sabedoria —› Luz da Intuição.9

 

Os Mestres só empregam a Mente para duas atividades ou finalidades: chegar à mente dos Seus Discípulos e criar formas mentais em níveis concretos que possam corporificar as Idéias Divinas.

Meta para todos nós —› Dissipar e fazer desaparecer o plano astral.

Definição Esotérica: A LLuz é a Substância das coisas esperadas e a evidência das coisas que não são ordinariamente vistas.

Chave da Fusão e da Unificação: LLuz–Substância[personalidade-]alma.

A Intuição nada tem a ver com os três mundos da experiência humana, mas, tão-somente, com as percepções da Tríade Espiritual e o Mundo das Idéias. A intuição é para o Mundo dos Significados o que a mente é para os três mundos de experiência. Produz Compreensão, assim como a Luz da [personalidade-]alma produz conhecimento, através dessa experiência. O conhecimento não é uma reação puramente mental, mas, algo que é encontrado em todos os níveis, sendo, de alguma forma, intuitivo em todos os Reinos. Isto é axiomático. Os cinco sentidos oferecem o conhecimento do plano físico; a sensibilidade psíquica traz o conhecimento do plano astral; a mente disponibiliza a percepção intelectual, porém, todos os três são aspectos da Luz do Conhecimento (que vem da [personalidade-]alma), à medida que vai formando seus veículos de expressão, no vasto triplo meio ambiente – escolhido como prisão com o propósito precípuo de evoluir.

 

 

 

 

Vida Iniciática    Vida de Percepção Intuitiva.

Todas as diferenciações [percepções diferenciadas] são parte da Grande Ilusão.

 

 

 

Os homens só se tornarão conscientes da Realidade [Atualidade Cósmica] quando tiverem destruído o que eles mesmos criaram (natureza dos desejos e aspirações humanas equivocadas).

Brihadaranyaka Upanishad 1: 3, 28: Conduze-nos – Oh!, Senhor! da escuridão para a LLuz (Transfiguração do ego), do irreal (miragens do plano astral) para o Real (reconhecimento da natureza da Realidade) da morte para a Imortalidade.

Da mesma forma que a natureza da alma é Luz, em cada átomo do corpo há um Ponto de Luz!

 

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Hilozoísmo (do grego hyle, matéria, e zoe, vida): doutrina filosófica, freqüentemente atribuída à física pré-socrática ou ao Estoicismo, segundo a qual toda a matéria do Universo é viva, sendo o próprio Cosmos um organismo material integrado, possuindo características tais como animação, sensibilidade e consciência. Os hilozoístas consideram que toda a realidade, inclusive a inerte, está dotada de sensibilidade e, portanto, é animada por um Princípio Ativo.

2. Para compreender o porquê da ilusão de óptica do quadrado perdido, por favor, consulte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_do_quadrado_perdido

3. Rapidinho: esta é, por exemplo, a doença-ruim dos fanáticos, delirantes e furiosos (políticos, religiosos, idolátricos, individualistas, anti-semitas, antiislamitas, neonazistas, neofascistas, orientofóbicos, ocidentofóbicos, russófobos, americanófobos, ateu(s)ófobos, ultramontanos, maniqueístas, secularistas, antimaçônicos, futebolistas etc.) – todos, de uma forma ou de outra, preconceituosos e intolerantistas! Isto, para dizer o mínimo, porque todos são pestilenciosos e têm ozostomia crônica (fedem à merda pela boca). Seja como for, concordo com o teólogo, lógico e filósofo escolástico francês Pedro Abelardo (1079 – 1142), que afirmou: Prima Sapientiæ clavis definitur, assidua scilicet seu frequens interrogation... Dubitando enim ad inquisitionem venimus; inquirendo Veritatem percipimus. Questionamento constante e freqüente é a primeira chave para a Sabedoria... Através do duvidar, somos levados a inquirir, e pelo inquérito percebemos a Verdade. Não sei se pelo inquérito percebemos [ou perceberemos] a Verdade, mas, pelo menos, Dela, certamente, nos aproxima(re)mos. Penso que, de verdade relativa em verdade relativa, parabolicamente, vamos nos aprochegando da Verdade. Por isto, patientia et humilitas; sempre humilitas et patientia!

 

 

Pedro Abelardo

Escultura de Abelardo (Palais du Louvre)


 

 

 

4. É por isto que, por exemplo, ora inventa limbo, ora demole limbo, ora condena Galileo Galilei, ora absolve Galileo Galilei, ora a bola da vez é o Geocentrismo, ora a bola da vez é o Heliocentrismo, ora a reencarnação é admitida, ora a reencarnação é execrada e simplesmente é abolida por bula, ora Santa vira prostituta, ora prostituta vira Santa, ora a missa é celebrada em latim, ora a missa é celebrada na língua pátria, ora volta a ser permitido celebrar missa em latim, ora não pode pôr a mão na hóstia, ora todo mundo recebe, se quiser, a hóstia na mão, ora não pode mulher com calça* na igreja, ora pode, ora verdade teológica, ora verdade histórica, ora verdade-inverdade, ora pecado venial é mortal, ora pecado mortal é venial, ora umas coisas nem mais pecados são, ora outras passam a ser pecados, ora intolerância religiosa, ora condescendência religiosa, ora a salvação é concedida por indulgências plenárias, ora essa coisa de indulgência plenária sai de moda e não vale mais nem sequer um tostão cheio quanto mais um tostão furado, ora concordata, ora discordata, ora para trás mija a burra, ora para frente é que se anda, ora é respaldada a ascensão política de Mussolini, ora o Fascismo é condenado e fascista vai para o inferno, ora os casos de pedofilia são encobertos, ora os casos de pedofilia são condenados, ora ditaduras são apoiadas, ora ditaduras são desaprovadas, ora fudehouse de cagalhufas, ora fudelhufas de cagahouse... Isto é de deixar qualquer exegeta biruta e perdidinho da silva! E olha que está faltando muita coisa nestes exemplos! É por isto que, como os impérios, sejam eles quais forem, as religiões, sejam elas quais forem, são criadas, crescem, florescem, murcham, definham e morrem. E isto, inevitavelmente, continuará a acontecer, até que o homem não honre nem exalte mais impérios, não precise nem dependa mais de religiões, não mate nem esfole mais em defesa da pátria ou da lei e não torture nem assassine mais em nome de deus(es)! Coloquei deus(es) no plural porque, como todo mundo sabe, cada um tortura e assassina em nome do deus que acredita. Todavia, isto só vigorará quando, in Corde, realizarmos a Imanência de Deus, o que equivale a dizer, quando nós e nosso Deus Interior formos Um e os Deuses de todos os Corações conformarem uma Unidade. Eu me arrepio todo só em pensar nisto!

* Calça comprida.

 

 

 

 

5. Estas aparências fenomênicas é que constituem a soma das miragens + ilusões + mâyâs. À esta altura do estudo, você já deve ter percebido que tudo o que deriva do eu inferior (ego) é contrário à Atualidade Universal, desacertado e frustrante. Permanecer sob a influência do eu inferior é, de certa forma, uma doença que precisa ser curada. E o melhor remédio para isto é a meditação, que não precisa ser nem exaustiva nem massacrante. Às vezes, mesmo de olho aberto, em alguns segundos, de repente, recebemos internamente insights que, se não estivermos atentos, deixamos a coisa passar em branco. Este é o outro lado do sentido bíblico do vigiai, porque vigiar é estar permanentemente alerta para estes telegramas interiores que nos chegam cotidianamente.

 

 

 

 

6. Você sabe o que costuma obstaculizar a realizaçação deste desideratum? A vaidade. Individualmente, sem podermos nada, achamos que podemos tudo! Bem, na verdade, podemos tudo, sim; mas, não da forma que pensamos que podemos. Aí é que está o busílis!

7. Há muitos anos, escrevi e divulguei um textinho denominado Uma Aventura Rosacruz Fora do Corpo – Depoimento: Androginia Mística. Por mais que eu tenha me esforçado para relatar esta experiência que tive, sei que as palavras que usei não reproduziram fidedignamente aquele momento invulgar que vivenciei. Mas, hoje, se eu tivesse que definir o que escrevi naquela época, usaria um único substantivo composto: Saudade-metafísica!

 

 

Aurora Consurgens

 

8. E por que isto costuma ser assim? Simplesmente, porque as Revelações da Ciência são, de maneira geral, pão, pão, queijo, queijo; e as Revelações das Verdades Espirituais, às vezes, têm queijo, às vezes, não. E o cara fica esperando pão quentinho com queijo, e acaba comendo pão velho, duro, mofado e sem queijo! Isto é mesmo uma lástima.

9. Eis a magna questão: quem tem coragem de largar tudo para seguir a Voz Interior do Cristo Interno? Ora, a maioria das pessoas não quer nem ouvir falar deste assunto!

 

Música de fundo:

Tocando em Frente
Composição: Almir Sater & Renato Teixeira
Interpretação: Almir Sater

Fonte:

http://minhateca.com.br/aprf01/Musicas/Lado+a/Cl*c3*a1ssicos+
MPB/Almir+Sater+-+Tocando+em+Frente,42276562.mp3(audio)

 

Páginas da Internet consultadas:

http://haam.org/2015/04/24/taste-of-torah-rich-man-poor-man/

http://wifflegif.com/tags/276803-magnetism-gifs

http://www.quatrocantos.com/lendas/
340_telegrama_correios_banload.htm

http://www.fatosdesconhecidos.com.br/como-surgiu-a-vida-na-te
rra-cientistas-acreditam-que-encontraram-a-resposta-definitiva/

http://gartic.com.br/morenaunai/desenho-jogo/chave-canhao-2

http://imgkid.com/money-tree-animated-gif.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%A
Dticas_%C3%A0_Igreja_Cat%C3%B3lica

http://pt.wikipedia.org/wiki/Abelardo

http://pt.wikiquote.org/wiki/Pedro_Abelardo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fanatismo

http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_do_quadrado_perdido

https://en.wikipedia.org/wiki/Missing_square_puzzle

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hilozo%C3%ADsmo

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

 

Informação importante:

Todos os textos deste Website poderão ser acessados e lidos no Website paxprofundis.net, que são idênticos. O endereço eletrônico é:

http://www.paxprofundis.net

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.