MEDITAÇÃO OCULTISTA
(Parte IV)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 4ª e última parte (a mais longa) de um estudo que fiz sobre a obra Cartas Sobre Meditação Ocultista, transmitidas telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – a Alice Ann Bailey, que as publicou. A obra é meio intrincada, e, por isto, procurei facilitar ao máximo a compreensão do assunto, visando mais o leitor que não conhece tão profundamente este tema. Para um especialista ou um conhecedor, este estudo será (quase) inútil.

 

 

 

Fragmentos

 

 

Meditação é a expressão da inteligência que vincula o Superior ao inferior, a Vida à forma, o Eu ao não-Eu.

 

 

 

 

As cores expressam força ou qualidade. Elas ocultam ou velam as qualidades abstratas do Logos, as quais se refletem nos três mundos do microcosmo como virtudes ou faculdades. Conseqüentemente, como as sete cores ocultam qualidades do Logos, também estas virtudes se manifestam na vida do eu inferior e vêm à objetividade através da prática da meditação, assim como cada vida corresponde à uma cor.

Reinos da Natureza: mineral, vegetal, animal, humano e espiritual ou sobre-humano.

No microcosmo, a cor está sujeita aos seguintes fatores: o Raio do Eu Superior, o Raio do eu inferior e o Grau de evolução. Em nós, a Transmutação das cores depende apenas de nós.

Meta: Aula de Aprendizagem (Homem Tridimensional) —› Refinamento dos Veículos —› Aula de Sabedoria (----).

Estimulando a imaginação será desenvolvida, em parte, a Intuição.

Corpo Físico Puro + Corpo Etérico Refinado = Mudança de Cor da Aura pela transmutação dos vícios em virtudes.

 

 

 

 

O que é um vício? Um vício é o predomínio de uma qualidade involutiva da mesma força que, em um período posterior, se manifestará como uma virtude.

O que uma pessoa comum denomina qualidade de caráter, o clarividente vê como cor.

Atualmente, muitas entidades que se encontram no mundo celestial e no nível causal esperam a oportunidade para se manifestar, pois, estão impedidas de encarnar devido à baixa vibração planetária e à conseqüente densidade de cor da maior parte da raça humana.

Aplicações da cor: na meditação, na cura e no trabalho construtivo.

Sempre o Macrocosmo afeta o microcosmo.

 

 

 

7  —›  3  —›  1

 

Na Senda de Retorno – que conduz à Sabedoria [ShOPhIa] a regra é a renúncia, os véus são descartados um a um e as envolturas são abandonadas e substituídas.

 

 

Sempre: as formas desaparecem, mas, a Vida permanece.

Compreensão —› Libertação —› Ascensão = Vida Subjetiva de Meditação Ocultista + Vida Objetiva de Serviço (Renúncia).

Meditação Ocultista Retirar-se conscientemente do eu inferior (atrofiamento do eu inferior).

Nos trabalhos de cura, os curadores (clarividentes) devem, primeiro, sempre procurar entender as causas originantes das doenças dos pacientes – Quais são as linhas básicas dos seus pensamentos? Quais são as formas mentais que o rodeiam principalmente? Qual é a tonalidade predominante de seu corpo emocional? Qual é o seu grau de vibração? Quais são as desordens do seu corpo emocional? Quais são seus temas comuns de conversa? Em que está principalmente interessado? Que literatura estuda? Quais são suas atividades favoritas? Qual é a condição dos Centros do seu corpo? Quais Centros são despertados? Existe algum Centro que gire em ordem quadridimensional? Qual é o Centro principal? Em que condições está o corpo etérico? Manifesta sintomas de desvitalização ou de congestão? Falta vitalidade? Qual é o valor de sua atividade magnética sobre outras pessoas? – para depois se ocuparem dos efeitos manifestados no corpo físico ou no corpo etérico, prestando particular atenção à coluna vertebral e ao estado em que se encontra o Fogo Interior. Todavia, dependendo do caso, nunca deverão ser descartados ou preteridos os métodos científicos comuns mais avançados do plano físico. Seja como for, a colaboração ativa do paciente é sempre indispensável. Enfim, precisamos nos conscientizar de que o vínculo entre o corpo emocional e o corpo físico é o corpo etérico.

 

 

 

 

A Lei da Vibração e o efeito de uma vibração sobre outra encerram a chave para estabelecer melhores condições de vida e ter corpos mais saudáveis em todos os planos.

 

 

 

 

Nos trabalhos de cura, as cores poderão ser aplicadas de duas maneiras: 1ª) nos planos sutis, pelo poder do pensamento (cores esotéricas); e 2ª) por meio de luzes coloridas, aplicadas ao corpo físico (cores exotéricas).

Certas cores afetam definidamente certas doenças, curam determinadas doenças nervosas, desenraízam certas tendências nervosas, tendem a construir novos tecidos e calcinam tecidos que se deterioraram. A cor alaranjada estimula a atividade do corpo etérico, elimina a congestão e aumenta o fluxo de prana. A cor rosa atua sobre o sistema nervoso e tende a energizar, eliminando a depressão e os sintomas de enfraquecimento, e aumentando a vontade de viver. A cor verde, por ser a cor da nota da Natureza, produz um efeito curativo geral.

Ciência dos Números    Ciência da Cor    Ciência do Som.1

Por meio do som, os lemurianos e os primitivos atlantes conseguiam levantar grandes massas sólidas, pois, sabiam como criar uma espécie de vácuo através do som.2

 

 

Será que foi assim?

 

 

A cor pode destruir assim como curar; o som pode desintegrar assim como produzir coesão.

Ao longo do tempo, todo o trabalho construtivo será expresso em números, cores e sons.

Unicamente pisoteando as envolturas exteriores e tendo dominado todas as formas, que velam e ocultam o Centro Interior, alcançaremos o objetivo de encontrar o Mestre que buscamos. Então, conheceremos como somos conhecidos, como disse um Grande Iniciado. Nisto reside a esperança[-certeza] de aquele que estuda a meditação.

 

 

 

Só pelo Amor conheceremos a Senda da LLuz e do Conhecimento. Quando se alcança essa vibração semelhante ao Raio de Amor-Sabedoria (o Raio Divino), se faz contato com os Senhores do Amor, se conhece os Mestres da Compaixão e há a capacidade-possibilidade de penetrar na consciência dos Grandes Seres, os nossos Irmãos Maiores. Isto não é uma promessa; é uma Realidade Esotérica. O Mestre, os seus Condiscípulos e os Iniciados Avançados esperam por todos nós. Finalmente, o Peregrino faz contato com o Iniciador Único, é admitido no Lugar Secreto e conhece o Mistério que subjaz na própria Consciência. [Que assim seja para todos nós!]

 

Que assim seja para todos nós!
Mas, primeiro —› desatar os nós.
Não prevalece nenhum privilégio.
Não sobreleva nenhum sortilégio.

 

 

Mestre da Sabedoria é aquele que passou pela Quinta Iniciação.

Mestre da Sabedoria é aquele que transferiu a polarização dos Três Átomos do Eu Superior – incluídos no corpo causal para os Três Átomos da Tríade Espiritual.

Mestre da Sabedoria é aquele que não só encontrou o Acorde do Eu Superior, mas, também o Pleno Acorde da Mônada, e pode, portanto, pulsar à vontade as variações de todas as notas, desde a mais baixa até as do Plano Monádico.

Mestre da Sabedoria é aquele que pode aplicar a Lei nos três mundos e dominar tudo o que evolui nesses planos.

Mestre da Sabedoria é aquele que passou da Aula de Aprendizagem para a Aula da Sabedoria. Completou os cinco graus, transmutou a mente inferior em Mente Pura e Imaculada e o desejo em Intuição, inundando Sua Consciência com a LLuz do Espírito Puro.

Mestre da Sabedoria é aquele que, pelo conhecimento adquirido através dos cinco sentidos, aprendeu que há uma síntese, e fundiu os cinco sentidos nos dois sintéticos, que marcam o ponto de realização no Sistema Solar.

Mestre da Sabedoria é aquele que sabe o significado da Consciência, da Vida e do Espírito...

Mestre da Sabedoria é aquele que se transformou a Si-mesmo: de quíntuplo em triplo e de triplo em dual. Um Mestre da Sabedoria se tornou uma Estrela de Cinco Pontas.

Mestre da Sabedoria é aquele que decidiu se limitar a Si-mesmo e permanecer neste Planeta para ajudar seus semelhantes.

Mestre da Sabedoria é aquele que recebeu a Primeira Iniciação que o vincula com a Grande Fraternidade de Sirius, e é um Iniciado do Primeiro Grau nesta Grande Loja.

Mestre da Sabedoria é aquele que atua conscientemente como parte do Homem Celestial, a cujo Corpo pode pertencer.

Mestre da Sabedoria é aquele a quem foram confiadas, em virtude do trabalho realizado, certas Palavras de Poder.

Mestre da Sabedoria é aquele que obteve o Direito, por similitude de vibração, de trabalhar com os Guias da Hierarquia deste Planeta, juntamente com os de outros planetas conectados com a nossa Cadeia.

Cada Iniciação lograda apenas revela outras mais elevadas a atingir, de modo que nunca chega o ponto no qual o aspirante (seja um homem comum, seja um Iniciado, seja um Mestre, seja um Chohan, seja um Buddha) poderá permanecer [para sempre] em condição estática, incapaz de progredir. Até mesmo o próprio Logos aspira progredir, e ainda Aquele a Quem o Logos tem como objetivo, por sua vez, pretende chegar a outro superior a Ele.3

Os quatro graus relativos à relações internas entre Mestre e Discípulo (regidos por similitude de vibração e karma) são:

1º Grau: O aspirante se encontra em provação;

2º Grau: O aspirante se torna um Discípulo aceito – o Grau mais difícil em toda a sucessão de vidas de um ser humano, porque é muito difícil sustentar um padrão vibratório elevado;

3º Grau: O Discípulo se torna íntimo do Mestre ou, segundo se diz esotericamente, se torna "Filho do Mestre" – quando se torna conscientemente e em todo momento parte da Consciência do Mestre (interfusão); e

4º Grau: O Discípulo recebe Três Iniciações, sendo reconhecido como um com o Mestre. Sua condição é a de "Eleito do Mestre".

O contato com o Mestre, como resultado da meditação, depende de o Discípulo se polarizar no corpo causal e de conseguir ascender do seu plano (inferior) para o Plano do Mestre e Seu Grupo (Superior). Isto só é conseguido através da meditação, e não há outros meios para atingir este objetivo. Todavia, o contato com o Mestre e Seu Grupo será impossível até que o Aspirante tenha algo para oferecer, algo para aumentar a beleza do Grupo, algo para ajudar a Humanidade. Quem só pensa em receber nada conseguirá. Na verdade, o aspirante deverá ser (ou se tornar) um Benfeitor e um Servidor (ter capacidade para dar e doar) para poder merecer este sublime contato, ao invés de cobiçar e de tentar obter algo para si mesmo.

 

 

 

O homem avança na medida que Serve.

 

 

Para Tudo: Vida Santificada, Meditação Ocultista e Serviço.

Oportunamente, o Fogo circulante deverá progredir geometricamante desde a base da coluna vertebral para o Centro Coronário.

Oportunamente, atuaremos em outras esferas e em em planos mais sutis, ademais da esfera terrestre.

Apenas quando estiver concertadamente estabelecido o alinhamento dos três veículos inferiores, o Mestre poderá trabalhar com os corpos do Discípulo.

Atenção: sempre é um risco para o Mestre admitir um aspirante dentro da periferia de Sua própria Aura e admiti-lo como um Discípulo Aceito.4

Quando o Progresso-Trabalho-Serviço do Discípulo o justifica, o Mestre o "atrai para o Seu Coração".

A Vida de Serviço objetivo deve andar a par com o crescimento subjetivo.

 

 

Auxílios Durante a Meditação = Santa Palavra Sagrada + Cor + Som.

Mistério do Contato com (o Silêncio d) os Lugares Elevados [Sagrados] = Condições Adequadas + Sujeição às Regras Estabelecidas + Regularidade + Calma + Concentração Interior —› Alcançamento de Realizações Definidas e Consistentes + Reconhecimento Externo de Resultados Internos + Garantia de que se está na Senda Correta. Mas, tudo isto depende do Serviço dedicado ao mundo e à Humanidade (Serviço Santificado + Amor através da Sabedoria + Aplicação Intelectual).

O Amor sem o desenvolvimento mental e sem a discriminação que outorga a mente é propenso a desequilíbrios e à imprudências.5

Meta: integrar a meditação na vida cotidiana e chegar a manter uma atitude meditativa durante todo o dia.6

A Meditação (Raja Yoga) é o único meio para se fazer contato com a Consciência Superior.

Geralmente, o mau karma é relativamente esgotado mediante corpos inadequados.

Exercício: visualizar-se e a seu Mestre, juntos, no interior da circunferência do Coração Etérico (Centro Cardíaco). Um dia, a visualização se tornará realidade! Pela vinculação do Centro Cardíaco com sua contraparte no Centro Coronário virá a Illuminação.

 

 

Cada Mestre tem a Sua própria Vibração, que a transmite especificamente aos seus Discípulos, e que, freqüentemente, acontece associada a um perfume peculiar.

Inevitavelmente, a Lei sempre se cumpre.

A Santa Palavra Sagrada, quando é concertadamente emitida pelo homem em uma certa clave, pode provocar uma resposta musical no Eu Superior e uma perfeita proteção.

A resposta ao esforço dependerá: do zelo no trabalho (adesão inteligente às instruções prescritas), da dedicação ao serviço e das dívidas kármicas [ainda não compensadas].7

Tudo desembocará no Poder do nosso Deus Interior em manifestação.

O subjetivo é a verdadeira realidade e o inferior é apenas o trampolim para o Superior.

 

 

 

 

A Escola Básica de Ocultismo tem as suas raízes no Centro Sagrado do Planeta – Shamballa (Loja dos Adeptos do Himalaia) – no qual tudo se desenvolve de acordo com a Lei e a Ordem.

 

 

 

O Mestre Rakoczy (Mestre R), um determinado Mestre Inglês e o Mestre Hilarion estão trabalhando para desenvolver no Ocidente um ramo (escola) da Fraternidade-Escola da Loja situada na Ásia Central, na Cordilheira Trans-Himalaia.

Um primeiro ensaio deste desenvolvimento já está em curso na Grã-Bretanha, na América e na Austrália, e, em breve, será lançado na Suécia. São diminutas réplicas, no plano físico, do Protótipo Oculto.

Luta, Fogueira do Esforço, Disciplina e Serviço —› Conhece-te a ti mesmo.8

Todos os fracassos ensinam lições. Desesperos vãos e recriminações inúteis não adiantam nada. Na verdade, só prejudicam e retardam. O êxito final, para todos nós, será inevitável.

Todo aspirante deverá encontrar, por si mesmo (em seu interior, pelo desenvolvimento da Intuição, através da meditação), o Conhecimento que necessita.

 

 

Intuição Místico-Iniciática

 

 

A verdadeira formação esotérica implica em equipar o estudante astral e mentalmente.

À medida que o aspirante progride e se aproxima da Primeira Iniciação, vai se tornando esotericamente autodidata, isto é, praticamente trabalha por si mesmo para encontrar o Caminho para o Portal da Iniciação. Este aspirante deverá ter mais de 21 anos e menos de 42 anos. Basicamente, tudo gira em torno da sua compreensão interior, do seu entendimento ocultista, do brilho da sua luz interna e da sua capacidade de Serviço.

Todo estudante de Ocultismo deve servir à sua época e à sua geração, transmitindo à Humanidade o Conhecimento Superior que está adquirindo em sua gestação silenciosa – durante a qual sua [personalidade-]alma se expande no Silêncio.

Meta —› Mago Branco —› Tornar os poderes inerentes à [personalidade-]alma em poderes conscientes. Disponibilizar seu Poder e Conhecimento a serviço da Humanidade.

Meta —› O aspirante deverá pôr termo em tudo o que estiver relacionado à sua vida pessoal. Só deverão restar a Vida do Espírito e a entrega voluntária de sua vida objetiva para ajudar o mundo.

Condição vital: uso abundante de água, tanto interna quanto externamente.

Todo aspirante ao Discipulado deverá ser (ou se tornar) vegetariano. É suficiente ser ovolactovegetariano. Agora, devemos comer o suficiente; hoje, a raça humana costuma comer quatro vezes mais do que o necessário!9

Luz solar: o Sol mata os germes, livra das enfermidades e, particularmente, vitaliza o corpo etérico.

Em cada nova encarnação, adquiriremos um corpo da mesma qualidade [mesmo padrão vibratório] daquele que foi abandonado ao morrermos na encarnação anterior.

O apaziguamento da natureza emocional (medo, preocupações, desejos de qualquer tipo, amor pessoal a alguém ou a algo, desalento, sensibilidade excessiva à opinião pública etc.) é o passo preliminar para o aquietamento da natureza mental.10

As cores violeta e dourada (ouro) facilitam e estimulam a sintonização do Centro Laríngeo com o Centro mais elevado da cabeça.

Quem não pensa com claridade e possui um corpo mental incipiente vive confuso, e um homem confuso é um cego que guia cegos.

 

 

Führer Achtzehn: o Pitosga que Guiou Pitosgas

 

 

A Força Eletromagnética aplicada em cada Iniciação produz um efeito estabilizador. Faz com que os resultados alcançados pelo discípulo sejam indeléveis. Cada Iniciação marca um novo ciclo de esforço.

Triunfo Iniciático Perseverança.

Misticamente, nada pode se opor à Lei da Atração.

Precisamos ter sempre em mente que a aquisição de qualquer Conhecimento para benefício exclusivo [egocêntrico] produzirá estagnação, obstrução, indigestão e dor. Todas as aquisições devem ser transmitidas aos outros com discriminação inteligente. [Discriminação Inteligente Mérito + Possibilidade (kármica) + Oportunidade]. Ou a vida vivida é de Serviço Altruísta ou nada feito.

 

 

Nada é mais importante na Peregrinação do que a faculdade de discriminação (Viveka).

A Sabedoria [ShOPhIa] deve(rá) substituir o conhecimento, ainda que o conhecimento seja o passo preliminar.

A quietude negativa do corpo emocional o torna receptivo às impressões superiores. A quietude positiva do corpo mental o conduz à inspiração superior.

Devemos obrar (lealmente e da melhor forma que pudermos) e prosseguir, sem nos preocuparmos com os resultados! Devemos obrar (lealmente e da melhor forma que pudermos) e prosseguir, sem soberba pelo que foi feito, sem desencorajamento com o que não foi realizado. A Regra é: seguir em frente lealmente, serenamente, categoricamente e persistentemente. Sempre! Em resumo: devemos sacrificar o eu persoal pelo bem do Eu-Uno.

Karma (bom ou mau) Ação física. Metafisicamente, Lei da Compensação (ou da Retribuição), Lei da Causa e do Efeito ou Lei de Causação Ética.

Os Sete Raios:

Raios de Aspecto

1º Raio de Vontade ou Poder.
2º. Raio de Amor-Sabedoria.
3º Raio de Atividade ou de Adaptabilidade.

Raios de Atributo

4º Raio de Harmonia, de Beleza, de Arte ou de Unidade.
5º Raio de Conhecimento Concreto ou da Ciência.
6º Raio de Idealismo Abstrato ou de Devoção.
7º Raio de Magia Cerimonial

A meditação é o único meio de transcender todo o sentimento de separação e de compreender esotericamente a Unidade com nossos semelhantes.

O caminho da Ressurreição pressupõe Crucificação e Morte.

Quando o Momento chegar... E ele chegará... Para todos!

 

 

 

A Título de Remate
Um Poeminha Final

 

 

 

Quando o Momento chegar...

E Ele chegará...

Para todos!

Sem exceção!

Está selado!

 

Quando o tormento findar...

E ele findará...

Para todos!

Sem exceção!

Está selado!

 

Quando a Alquimia libertar...

E Ela libertará...

A nós todos!

Sem exceção!

Está selado!

 

Quando a Palavra soar...

E Ela soará...

Para todos!

Sem exceção!

Está selado!

 

Quando a Santa LLuz brilhar...

E Ela brilhará...

Para todos!

Sem exceção!

Está selado!

 

Quando nosso Deus falar...

E Ele falará...

Em nós todos!

Sem exceção!

Está selado!

 

A Reintegração irá coroar...

E Ela coroará...

A nós todos!

Sem exceção!

Está selado!

 

 

 

 

 

 

_____

Nota:

1. Aqui, recomendo um estudo sobre o Arqueômetro, de Saint-Yves D’Alveydre. Eu mesmo já tive a oportunidade de publicar um estudo sobre esta obra – Introdução ao Estudo do Arqueômetro – que poderá ser consultado no endereço eletrônico:

http://paxprofundis.org/livros/arqueometro/arqueometro.html

2. Em Física, o gráviton é uma partícula elementar hipotética que seria a responsável pela transmissão da força da gravidade na maioria dos modelos da Teoria Quântica de Campos. A Teoria postula que os grávitons sempre são atrativos (gravidade nunca repele), atuando além de qualquer distância (gravidade é universal) e vêm de um ilimitado número de objetos. Portanto, se o gráviton existir, deve ser um bóson de spin par e igual a dois, e deve ter uma massa de repouso zero, segundo a Mecânica Quântica. Como ainda estamos na fase do se, então, direi: se os lemurianos e os primitivos atlantes conseguiam levantar grandes massas sólidas, como afirmou Djwhal Khul, isto só seria possível se eles conhecessem e dominassem a técnica de anular temporariamente a gravidade, e se conhecessem e dominassem, portanto, o funcionamento do antigráviton – a antipartícula simétrico-hipotética do hipotético gráviton. Conceitua-se antipartícula como uma partícula que apresenta a mesma massa, spin e paridade de uma partícula, porém, sua carga elétrica, seu número bariônico, seu número leptônico, seus números quânticos de estranheza e sua força trifônica são opostos. Uma antipartícula seria, digamos assim uma espécie de não-Eu de uma partícula. Sempre que uma antipartícula colide com a sua respectiva partícula ocorre o aniquilamento das duas entidades. Um exemplo disto é o aniquilamento pósitron(e+)–elétron(e-), com rendimento de 100%:

 

 

Mutatis mutandis, é isto o que todos nós deveríamos fazer com os nossos vícios (disposição natural para praticar o mal e cometer ações contra a moral), com os nossos preconceitos (qualquer opinião ou sentimento, quer favorável quer desfavorável, concebido sem exame crítico) e com as nossas manias (hábito extravagante, costume nocivo e prejudicial): aniquilá-los pela raiz, entretanto, sem nos aniquilarmos, a não ser que tenhamos vocação para pósitron, o que é um horror!

3. Isto é como tanto tenho dito e tanto tenho insistido: a Escada Cósmica é ilimitada.

4. Não há onisciência que possa prever como se comportará um ser humano. A História está repleta de traidores! E quem trai um Mestre...

5. As discussões recentes na Câmara dos Deputados sobre a inclusão do porte de armas brancas na Lei Penal, depois da morte, por esfaqueamento, durante assalto, do médico Jaime Gold, na Lagoa, no Rio de Janeiro, quando andava de bicicleta na altura da Curva do Calombo, em 20 de maio de 2.015, é simplesmente inútil: é como desarquivar um projeto para produzir máquina de enxugar gelo ou de amolar vento. Um dia, haveremos de não permitir mais a produção de qualquer tipo de arma, até porque ladrão psicopata não respeita qualquer lei. Os bilhões de dólares que são gastos na produção de armas (brancas, negras, cinzentas e sem cor) resolveriam todos os problemas da Humanidade. Ora, eu não estou dizendo nada de novo; todo mundo sabe isto. Mas, queiramos ou não, um dia, já não não haverá mais mar, e o mar tempestuoso e passional será substituído pelo Mar de Cristal, que refletirá diretamente a Intuição Superior e A reproduzirá com perfeita exatidão, como disse Djwhal Khul.

6. Isto quer dizer usar a Razão Superior permanentemente – por meio do Amor Racional que discrimina, pois, vê com perfeita clareza as deficiências inerentes à todas as formas, e ajuda as vidas encarnadas a se libertar dos seus grilhões – e Servir perduravelmente. Amor Sabedoria.

7. Precisamos ter em mente, com humildade, que as maiores dificuldades em nossos esforços para progredir e ascensionar são devidas ao nosso karma pessoal ainda não compensado. E que ninguém espere resolver tudo em uma só encarnação, pois, se tentássemos, poderíamos enlouquecer ou até implodir. Já disse e repetirei: se, ao final de uma encarnação, tivermos dominado e resolvido uma só imperfeição de caráter, teremos vencido este combate parcial. E, quando dominamos e resolvemos uma só imperfeição de caráter, todas as outras imperfeições, de certa forma, são atenuadas. É aquela idéia cosagrada: uma coisa puxa outra. Isto também está ancorado no fato de que, quando ultrapassamos uma claudicância, nos sentimos melhor, mais livres, e, como decorrência, começamos a lutar para vencer outras claudicâncias. Enfim, perder tempo lamentando a falta de respostas é perder tempo. O que temos de fazer é meter a cara e trabalhar.

 

 

Atenuação: uma coisa puxa outra

 

 

8. Conhece-te a ti mesmo. Esta é uma das máximas de Delfos e foi inscrita no pronaos (pátio) do Templo de Apolo, em Delfos, de acordo com o escritor Pausanias (cerca de 115 – 180 d.C.). Em latim, o aforismo é geralmente conhecido como Nosce te ipsum.

 

 

Ruínas do Templo de Delfos

Ruínas do Templo de Delfos

 

9. Como já comentei este tema, apenas direi que ninguém deve forçar a mão e se tornar vegetariano no peito e na raça. Na hora própria, o desejo pela carne se dissipará ou, pelo menos, diminuirá sensivelmente. Vegetarianismo é como celibato: Est modus in rebus, sunt certi denique fines, quos ultra citraque nequit consistere rectum. [Horácio, Satiræ: 1.1.106]. Em todas as coisas há um meio termo; existem, afinal, limites definidos, além ou aquém dos quais não se pode manter o bem. Bolas! Será que alguém pensa que irá para o céu por ser vegetariano ou celibatário? Alguém me disse que o inferno está cheio de vegetarianos-obcecados e de celibatários-maníacos!

 

 

O Dão-dão do Pantagruelão
– Vegetariano por Disfunção

 

 

10. Na atualidade, reconheço, isto é muito difícil de ser conseguido, porque a televisão se incumbe de nos envenenar diariamente e a todo instante. Preciso dar exemplos?

 

Música de fundo:

Credo In Unum Deum
Compositor: Johann Sebastian Bach

Fonte:

http://www.cyberbass.com/Major_Works/
Bach_J_S/bach_js_b_minor_mass.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://kabul3.persiangig.com/image/

http://unstrap.blogspot.com.br/2011_11_01_archive.html

http://www.howardforums.com/showthread.php/
533360-Post-you-animated-GIF-files-VXXX

https://charliezeroquatro.wordpress.com/2012/
06/07/famosos-em-versao-minimalista/

http://www.netanimations.net/

http://gifsoup.com/view/1072566/vegetarian-sandwhich-arm.html

http://www.hkocher.info/minha_pagina/dicionario/e04.htm

http://s12.photobucket.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conhece-te_a_ti_mesmo

http://giphy.com/gifs/animation-animated-eyes-bKzLGF39tAnsc

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-05/morte-de-cic
lista-abre-debate-sobre-inclusao-do-porte-de-armas-na-lei-penal

http://www.stayillinois.com/members
_news_detail.cfm?articleID=335

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Cadeia_pr%C3%B3ton-pr%C3%B3ton

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antipart%C3%ADcula

https://celminha30.wordpress.com/o-deserto/

http://crystalconnectioncenter.com/aura/

http://www.laetusinpraesens.org/docs10s/inaction.php

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

http://www.enlataberna.com/libros/abailey/ab.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.