MEDITAÇÃO OCULTISTA
(Parte II)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 2ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Cartas Sobre Meditação Ocultista, transmitidas telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – a Alice Ann Bailey, que as publicou. A obra é meio intrincada, e, por isto, procurei facilitar ao máximo a compreensão do assunto, visando mais o leitor que não conhece tão profundamente este tema. Para um especialista ou um conhecedor, este estudo será (quase) inútil.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

A Palavra Sagrada, enunciada adequadamente, atua sobre os diversos corpos, pela mediação dos centros e das suas contrapartes astral e mental.

 

 

 

Mais uma vez, é necessário enfaticamente advertir: tentar desenvolver imprudentemente [e a bangu] os Centros é extremamente perigoso, [principalmente o Centro localizado na Base da Coluna Vertebral]. Quem busca este tipo de desenvolvimento desordenado poderá acabar se tornando um especialista inescrupuloso na auto-expressão desapiedada ou até um Mestre nas Artes Negras. Ninguém se tornará um Mestre da Compaixão e um dispensador do Amor Universal desta maneira.

 

 

Do ponto de vista do homem médio – polarizado em seu corpo emocional e que vive a vida normal do homem mundano os três Centros fundamentais e de vital importância são: a Base da Coluna Vertebral, o Plexo Solar e o Cardíaco.

Para o indivíduo que se aproxima da Senda Probatória e para quem aspira viver uma vida altruísta, depois de haver experimentado as atrações dos três mundos, os três principais Centros são: a Base da Coluna Vertebral, o Cardíaco e o Laríngeo.

Os três principais Centros para o homem que já se encontra na Senda, em sua dupla divisão, são: o Cardíaco, o Laríngeo e o Coronário.

Considerando o desenvolvimento de cada Centro, em relação com os Cinco Períodos Básicos ou Principais, tem-se:

1º Período (de um a sete anos): O Centro da Base da Coluna Vertebral está mais ativo, no sentido estritamente rotativo e não quadridimensional.

2º Período (dos sete aos catorze anos): Prevalece a atividade do Plexo Solar.

3º Período: (dos catorze aos vinte e oito anos): Prevalece a atividade do Centro Cardíaco.

4º Período: (dos vinte e oito aos trinta e cinco anos): Prevalece a atividade do Centro Laríngeo. O Som do homem vai à frente dele.

5º Período: (idade simbólica: quarenta e dois anos): Passa a prevalecer a atividade dos Centros de cabeça. Na cabeça, há Sete Centros: três maiores e quatro menores.1

O despertar dos Centros e sua ordem particular dependem dos seguintes fatores: o Raio do Espírito ou da Mônada, o Raio do Eu Superior, a raça e a nacionalidade, o tipo especial de trabalho a ser realizado e a dedicação do estudante.

Como regra, devemos evitar a concentração em um Centro específico, porque há risco de ele ser superestimulado. A manipulação ignorante das diversas formas de energia poderá causar enfermidades mentais e até demência. Se o aspirante só quer alcançar desenvolvimento espiritual, sinceridade de propósito e altruísmo compassivo, e se, com devotamento sereno, ele se dedica a subjugar o corpo emocional e a expandir o mental, cultivando o hábito de pensar abstratamente, ocorrerá paulatinamente o desejado desenvolvimento dos Centros, sem qualquer perigo.2

Centros:

Centro da Base da Coluna Vertebral: 4 pétalas dispostas em cruz; cor alaranjada.

Centro do Plexo Solar: 10 pétalas; cor rosada com mistura de verde.

Centro Cardíaco: 12 pétalas; cor de ouro brilhante.

Centro Laríngeo: 16 pétalas; cor azul-prateada com predominância do azul.

Centros da Cabeça: a) entre as sobrancelhas – 96 pétalas; metade do lótus tem cor rosa e amarelo e a outra metade tem cor azul e púrpura; e b) na parte superior da cabeça 12 pétalas principais de cor branco-dourada e 960 pétalas secundárias dispostas em torno das 12 pétalas centrais. Isto perfaz um total de 1068 pétalas (96 + 12 + 960) nos dois centros da cabeça ou 356 triplicidades (1068 ÷ 3). Todos estes números têm um significado oculto. E mais: 4 + 10 + 12 + 16 + 1068 = 1110 (1000 + 100 + 10) – Número que representa a perfeição do microcosmo, de tal sorte que 10 é o número que simboliza a personalidade perfeita, 100 é o número que simboliza a perfeição causal e 1000 é o número que simboliza a realização espiritual.3

A conexão entre os Centros, o corpo causal e a meditação está oculta na seguinte indicação: a desintegração do corpo causal é efetuada pela rápida rotação e pela interação destes centros e a intensificação da sua força através da meditação ocultista ordenada.

Com o tempo, o corpo egóico desaparece. O Fogo consume o Templo de Salomão, os Átomos Permanentes são destruídas e tudo é reabsorvido pela Tríade.

Em todo trabalho verdadeiramente ocultista os efeitos esperados sempre chegam muito lentamente. [Por isto, em Ocultismo, o segredo-chave é Paciência(Paciência) – Paciência elevada à Paciência]. Quando um indivíduo progride de forma espetacular em uma encarnação específica, é porque ele está revelando algo adquirido anteriormente (manifestação de faculdades inatas obtidas em encarnações anteriores), e está se preparando para um novo período de esforço lento, renovado, cuidadoso, laborioso e meticuloso.

Crescimento Espiritual: ... Construção ... Destruição ... Reorganização ... Desorganização ... Reconstrução ... Sempre o antigo ritmo deverá ceder lugar a um novo ritmo.4

 

 

 

A transferência de polarização do emocional ao mental, deste ao causal e, mais tarde, ao Triplo Espírito, implica, necessariamente, tanto internamente quanto em relação ao meio ambiente, em um período de grandes dificuldades, de violentos conflitos, de sofrimento intenso, de aparente escuridão e de sensação de desintegração. Tudo isto caracteriza a vida do aspirante ou do Discípulo.

Choque entre o antigo ritmo e o novo ritmo —› Estabilização da nova vibração —› Desaparecimento e repetição do processo. Tudo isto acontece de acordo com a Lei.

O uso correto da Palavra Sagrada é um dos Segredos da Iniciação.

 

 

Com o tempo, inevitavelmente, o estudante sincero será conduzido à presença do Mestre. Enquanto isto não acontece, ao meditar, devemos focalizar a atenção no Centro Cardíaco, imaginando-o como um lótus dourado e cerrado. Em seguida, em atitude de paz e calma perfeitas, devemos formar ali a imagem do Mestre, em matéria etérica, emocional e mental. Finalmente, por um esforço de vontade, devemos nos retrair mais internamente e nos vincularmos com o Centro de Doze Pétalas, na cabeça – o Centro da Consciência Causal.

 

 

Meta: a Intuição Pura e a Perfeita Compreensão, através do Amor, constituirão o Poder Motivador e a Faculdade de Raciocinar.

 

Outro dia, estive pensando:
andei e persevero andando.
Coxeando e perpeniqueando,
(re)morrendo e regressando,
escabeceando e acordando,
reeerrando e compensando,
comutando e ascensionando,
gerundiando, eu vou levando.
E aprendi, de olhar olhando:
mesmo o coxo vai galgando!
5

O homem avançado é aquele que une os dois Centros Maiores – Coronário e Cardíaco em um instrumento sintético, e cujo Centro Laríngeo vibra no mesmo ritmo. É aquele em que a vontade e o amor se fundiram em serviço harmonioso, e a atividade do físico inferior foi transmutada em idealismo + altruísmo.

Atualmente, não é possível, generalizadamente, se transmitir certos Segredos Iniciáticos nem determinados Poderes Específicos aos seres humanos, pois, a maioria da Humanidade ainda está motivada apenas por desejos egoístas, e usaria estes Segredos e estes Poderes para seus próprios propósitos. Por isto, os Sábios Instrutores da raça consideram os perigos resultantes do conhecimento limitado muito menores do que os de conhecimento excessivo.

Uma das coisas a ser alcançada pela meditação, quando praticada regularmente e de acordo com a instrução correta, é a transferência da consciência do eu inferior para o Eu Superior. Por isto, o estudante deve se esforçar para alcançar pureza física, estabilidade emocional e equilíbrio mental. Isto pode ser resumido nas seguintes obviedades: só na medida em que abrir o canal da intuição e fechar a natureza animal poderá um homem prosseguir sabiamente com o seu trabalho místico e ocultista; só na medida em que o Coração aumentar sua capacidade de sofrer a par de tudo o que respira, de amar tudo com o que entra em contato e de compreender e simpatizar com a menos harmônica das criaturas de Deus, poderá o estudante levar adiante seu trabalho como é desejável. Enquanto houver o menor sentimento de egoísmo-separatividade [justificado ou injustificável] a Illuminação será impossível.

Riscos e perigos contra os quais o estudante deve se precatar ao entrar em meditação: 1º) inerentes à personalidade (físicos, emocionais e mentais); 2º) provenientes do karma (da vida presente pessoal) e do seu meio ambiente (herança nacional e grupos exotéricos ou esotéricos aos quais esteja afiliado); e 3º) derivados de entidades forâneas (magos negros, irmãos tenebrosos, seres humanos desencarnados e habitantes não-humanos de outros planos).6

Atenção: aspiração, concentração e determinação são virtudes necessárias, mas, se forem empregadas indiscriminadamente e sem o sentido de tempo, durante a evolução, poderão provocar a desintegração do veículo físico, o que retardaria o progresso em uma determinada vida. Em tudo e para tudo deverá prevalecer a proporção.

Recomendações ao meditador ocultista:

• Conhece-te a ti mesmo.

• Avança lentamente e com precaução.

• O que é construído lentamente é duradouro.

• Persegue a regularidade.

• Convence-te de que os verdadeiros efeitos espirituais devem ser observados e tornados efetivos na vida exotérica de Serviço.

• Fenômenos psíquicos manifestos não indicam que a meditação esteja sendo praticada com êxito.

O Antahkarana é o canal de comunicação entre a mente inferior e a Mente Superior, sendo o cérebro físico simplesmente o receptor passivo do que é transmitido pelo Eu Superior, e mais tarde, pelo Espírito Triplo – a Tríade.

Atenção: simplesmente aquietar o corpo mental pela inibição ou supressão de todo movimento poderá produzir efeitos de natureza muito grave, derivados da intromissão de unidades geométricas estranhas.

Atenção: polarizar-se extremadamente no plano mental poderá levar ao rompimento da sua ligação com os dois veículos inferiores (corpo emocional e corpo físico denso). Buscar o equilíbrio é sinônimo de procurar encontrar o concertamento.

 

 

Sonhadores (cujos sonhos nunca se materializam), elaboradores (que armazenam material que nunca utilizam) e visionários (cujas visões não servem nem aos deuses nem aos homens) são obstruções no sistema universal. Estão todos em perigo iminente de se atrofiar.

A meditação tem que ter como efeito o controle total do Eu Superior sobre os três corpos, e deve proporcionar coordenação, alinhamento e um total e simétrico desenvolvimento, para que o homem chegue a ser de real utilidade para os Grandes Seres.

 

Quem obra só para si,
como chegará a ser Si?
Egotismo + eremitismo
= esterilidade +
cousismo.7

 

Sou Dó, e como Dó pifarei!
(Esterilidade + Cousismo)

 

Enfim, só através de uma coordenação inteligente de todas as nossas forças o nosso Deus Interior se manifestará, e só assim poderemos ajudar o mundo.

Antes de o Espírito poder atuar através das formas do Quinto Reino ou Espiritual, deverá ser eliminada a vibração do desejo e transmutada a tendência egoísta em Aspiração Espiritual.

As obsessões, às vezes, são divinas, mas, freqüentemente, são o contrário. Contra as obsessões malignas e perversas —› pensamentos puros + aspirações espirituais + conduta fraternal e altruísta.

Vigiai e orai, disse o Senhor quando, por Amor, esteve na Terra, expressando-se em termos ocultistas, que ainda não foram devidamente compreendidos nem bem interpretados. Mas, o que deveremos vigiar?

• Devemos vigiar a atitude do corpo ovóide emocional e seu controle positivo-negativo.

• Devemos vigiar a estabilidade da matéria emocional e a sua receptividade consciente.

• Devemos vigiar o alinhamento do corpo ovóide emocional com os corpos mental e causal. Entre outras coisas, o desalinhamento ou um alinhamento imperfeito poderão provocar o desvio da pureza sexual em pessoas de tendências aparentemente espirituais.

Quando o Fogo Interno do plano mental e o Fogo Latente nos veículos inferiores se fundem com o Fogo Sagrado da Tríade, o trabalho está terminado. Deste momento em diante, o homem é um Adepto.

 

 

Fragmento de um Fragmento Antigo: O Segredo do Fogo está oculto na Segunda Letra da Palavra Sagrada [U.'.]. O Mistério da Vida está oculto no Coração. Quando o Ponto Inferior vibra, quando o Triângulo Sagrado resplandece, quando o Ponto, o Centro Médio e o Ápice se unem e circula o Fogo, quando, enfim, arde o Triplo Ápice, então, os Dois Triângulos - o Maior e o Menor - se fundem em Uma Só Chama... que tudo consome.

 

 

 

Perigos inerentes à prática incorretamente executada da meditação no que concerne ao corpo físico: 1º) perigo relativo ao cérebro (que poderá levar a danos permanentes e causar imbecilidade, e, às vezes, até mesmo à morte); 2º) perigo relativo ao sistema nervoso (insônia, excitação, irritabilidade, depressão, diminuição da vitalidade, inquietação etc.); e 3º) perigo relativo aos órgãos sexuais. Regra: em tudo e para tudo paciência e parcimônia.

Cada ser humano entra na vida equipado com um corpo físico e um corpo etérico de certos componentes, produto de uma encarnação anterior, que reproduzem, virtualmente e com toda precisão, o corpo que o homem abandonou quando a morte o separou da existência no plano físico em sua última encarnação. A tarefa de cada um é tomar este corpo, conhecer suas deficiências e necessidades e, em seguida, deliberadamente, construir um novo corpo mais adequado para atender às necessidades do Espírito Interno [Eu Interior]. Esta é uma tarefa difícil, e requer tempo, disciplina rigorosa, abnegação e critério.

No Universo, o Fogo é a base de tudo. O Eu é Fogo, o intelecto é uma fase do Fogo e latente nos veículos físicos microcósmicos se acha oculto um Fogo Verdadeiro, que tanto pode ser uma força destrutiva quanto um fator vivificador, que atua como agente estimulador e ativante.8

Atenção: quando a meditação é forçada e praticada muito violentamente, sem que antes tenha sido efetuado o alinhamento entre os corpos superior e inferior, via corpo emocional, o Fogo poderá atuar sobre o Fogo Latente na base da coluna vertebral (Kundalini), e fazê-lo circular prematuramente. Se isto acontecer, poderá causar desorganização e destruição, em vez de vivificação e estimulação dos Centros Superiores.

Quando a meditação começar a fatigar deverá ser suspensa imediatamente. Precipitação, exercícios de respiração, forçação do despertar e insistência só causam desgraças.

Sistema Solar Anterior‹—›Sistema Solar Atual‹—›Sistema Solar Futuro. Tudo está interligado, inter-relacionado.

Perseguir um propósito determinado, ainda que seja nobre e altruísta, não significa que todos os objetivos serão possíveis de ser realizados em uma só encarnação, [e, talvez, nem em muitas!] Paciência! Paciência! Paciência!

 

 

 

 

Com relação ao que quer que seja, cada [personalidade-]alma deve viver suas próprias experiências (individuais e coletivamente) e descobrir as coisas (os fatos básicos da vida) por si, de forma a, progressivamente, enriquecer o caudal do seu corpo mental, e aplicar, praticamente, no plano físico, o conhecimento adquirido. Todavia, se a oportunidade for desperdiçada, haverá muito sofrimento, e, na próxima vida, serão necessários um cenário semelhante, um estímulo mais forte e um Anel Não Passarás mais estreito, até que a vontade do Eu Superior seja cumprida. Para quem se encontra em tais condições, a meditação não oferece nenhuma ajuda, mas, na realidade, é um inconveniente, pois, neste caso, se constitui de perda de tempo, intensifica vibrações fora de proporção com o ritmo de outras vibrações e, de maneira geral, proporciona construções desiguais e incompletas, que, necessariamente, deverão ser reconstruídas em outras vidas.

Atenção: quando houver uma doença definida – mal-estar congênito, debilidade mental ou desconforto de qualquer tipo a meditação não é recomendada, porque só intensificará o transtorno.

Na verdade, no futuro, com relação à meditação, dois fatores serão considerados: 1º) as características (sub-)raciais do homem; e 2º) o seu tipo de corpo – oriental ou ocidental. Isto se deve ao fato de que cada raça tem como característica predominante uma qualidade fundamental no corpo emocional. Obviamente, os distintos temperamentos carregam seus próprios perigos, e, mediante a prática imprudente de uma meditação inadequada, poderão ser desenvolvidas virtudes, a tal ponto que se aproximem dos vícios, intensificadas fraquezas de temperamento, até o ponto de se converterem em ameaças, e causar conseqüente desequilíbrio, em vez de equilíbrio. A verdadeira meditação ocultista tem por finalidade equilibrar, e não desequilibrar.

Na Era Atlante, a meditação tendia a superestimular as emoções, e a Magia Sexual,9 capitaneada pelos Adeptos da Senda Negra, predominava generalizadamente, claro, com resultados deploráveis. Agora, os perigos são outros. O desenvolvimento da mente, muitas vezes, envolve o egoísmo, o orgulho e a negligência total do Eu Superior. Hoje, os Adeptos da Senda Negra são mais perigosos ainda, pois, seu domínio está muito mais difundido.

Oriente    Coração – Centro Cardíaco (Pensamento Dialético, Abstrato e Metafísico). Ocidente     Cérebro ou Atividade Mental – Centro Coronário (Pensamento Concreto, Investigador e Crítico). Seja como for, ainda que o método possa diferir (e, necessariamente, diferirá) no Oriente e no Ocidente, a meta perseguida é a mesma. Portanto, uma técnica meditativa que possa ajudar a desenvolver um oriental poderá ser perigosa e desastrosa para seu irmão ocidental, e vice-versa. Entretanto, seja qual for a técnica meditativa utilizada, os resultados serão idênticos. Não há, pois, técnica meditativa melhor nem técnica meditativa pior. Técnica meditativa é técnica meditativa. Todos acabarão sendo admitidos no SantuÁrio Interno.

O que conquistarmos pela luta árdua e pelo trabalho ardido será nosso para sempre e não cairá no esquecimento, como as idéias que entram pelos olhos, a partir das páginas impressas ou do que ouvimos dos lábios de um Instrutor, não importa o quão digno seja Ele de nossa veneração.

Para cada um de nós, a coisa não se resume em completar nosso próprio desenvolvimento, mas, nos capacitarmos para servir à Humanidade.10

Orgulho    Primeiro passo no caminho para a esquerda.

Inevitavelmente, acontecerá que, em uma determinada encarnação, a esfera de serviço do homem será o mundo mesmo, e, desta forma, ajudará multidões.

 

Oh!, multidões! Eu já não desejo!
Oh!, Corações! Eu já nada almejo!
Para vocês, Eu-sou tão-só Serviço!
Para vocês, Eu-sou compromisso!

Filhos dos homens: Eu-sou vocês!
Filhos dos homens: estou em vocês!
Ultrapassei a pérfida separatividade!
Hoje, sou irmandade-solidariedade!

Se tiver que sofrer, será por Amor!
Se tiver que ceder, será por Amor!
Se tiver que viver, será por Amor!
Se tiver que morrer, será por Amor!

 

Ao Iniciado, só lhe será confiado o Poder, se houver demonstrado, na Prova do Fogo, que não tem outro pensamento senão o bem de todos – Amor ativo e inteligentemente aplicado.

A obsessão poderá ser de natureza temporária (por alguns minutos ou por um período mais longo) ou poderá ser permanente, e durar toda uma vida. Tudo isto deriva de atitudes negativas e ignorantes ao se praticar uma meditação inadequada, tornando o eu inferior inconscientemente receptivo às forças negras (ainda que a colaboração do meditador seja positiva). A obsessão é uma forma de demência, e pode existir nos três corpos. A do corpo físico é a menos prejudicial; já a mais durável e mais difícil de curar é a do corpo mental (manifestando-se, principalmente, na infância), afetando, normalmente, aqueles que, durante muitas encarnações, seguiram o caminho da crueldade egoísta, usando sua inteligência para satisfazer fins egocentrados, fazendo o mal intencionalmente e sabendo que estavam agindo de forma errada.

 

 

Alguns tipos de entidades obsessoras:

• Entidades desencarnadas de grau inferior;

• Suicidas ansiosos;

• Espíritos bons e maus ligados à Terra;

• Irmãos Negros [da G.'. L.'. N.'.];

• Elementais e entidades sub-humanas de caráter maligno;

• Devas de natureza inferior, inofensivos, porém, travessos; e

• Visitantes ocasionais de outros planetas.

À medida que o corpo físico vai sendo fortalecido, os ataques obsessivos serão menos freqüentes, até que cessarão completamente.

No caso de falta de coordenação entre os veículos físico e emocional, o método de cura adequado é o exorcismo, com a ajuda de mantras e de determinadas cerimônias esotéricas.11

Forçar certos estados de consciência por meio da meditação só gera resultados desastrosos. Não se brinca com o Fogo!

Unicamente aquele que possuir um corpo físico robusto e refinado, um corpo emocional estável, controlado e equilibrado e um corpo mental devidamente requintado poderá penetrar nos planos mais sutis, e, literalmente, trabalhar com Fohat, pois, é precisamente isto o que faz o Ocultista. Por isto, a Senda de Purificação deverá sempre preceder a Senda da Illuminação. A ordem de desenvolvimento é: faculdade espiritual —› faculdade psíquica.12

 

 

 

Continua...

 

 

 

_____

Nota:

1. Se o desenvolvimento dos Centros acontece da baixo para cima (da base da coluna vertebral –› cabeça), um bom exercício místico (ensinado pela AMORC nos graus preliminares) é concentrar a mente, de forma ascensional, lenta e progressivamente, da planta dos pés ao alto da cabeça. Este exercício poderá durar, talvez, aproximadamente, três minutos, e não deverá ser feito mais do que uma vez por dia. O que é demais, é moléstia. Ninguém resolverá em uma única vida o que deixou de resolver em sei-lá-quantas vidas anteriores. E mais: os Centros não são músculos, que podem ser desenvolvidos pelo uso de esteróides anabolizantes (substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos que promovem um aumento da massa muscular, com conseqüente desenvolvimento de caracteres masculinizantes) ou bombas, como também são chamados, e são tomados oralmente em cápsulas/tabletes ou injetados no músculo para desenvolvimento muscular rápido e melhora de performance, mas, que poderão produzir danos irreversíveis. Anadrol, Oxandrin e Nandrolona, mais conhecida como Deca-Durabolin, são alguns exemplos destes esteróides. Hoje, este problema já está sendo visto como um caso de saúde pública, pois, quem toma estas substâncias poderá desenvolver problemas no fígado (inclusive câncer), redução da função sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento (com incremento de agressividade e de nervosismo) e aparecimento de acne. Ao todo, já foram documentados 69 efeitos colaterais, e várias pessoas já bateram as botas por causa do uso indiscriminado dos anabolizantes. Agora, imagine um maluco se auto-aplicando uma injeção-de-bomba na Glândula Pineal (Bomba Epifisária)! Nem o Boris Karloff ou o Zé do Caixão seriam capazes de bolar um treco tão horripilante como este! Convido você a ler estes dois pequenos artigos Anabolizantes: Cuidado com Eles e Anabolizantes: Cuidado com o Consumo, disponibilizados nas Páginas:

http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/
4019/-1/anabolizantes-cuidado-com-eles.html

http://www.einstein.br/blog/paginas/post.aspx?post=1442

 

 

Maluco-feiúra e a Bomba Epifisária*
(Observe que o êmbolo entra até o talo)

 

 

* Isto dá um bom título para filme de terror, particularmente se for dirigido por Brian Russell De Palma ou por George Andrew Romero!

2. Vou dizer uma coisinha óbvia e bem pequenininha, mas, vou dizer assim mesmo: com Ocultismo não se brinca! Não existe esse negócio de fazer do Ocultismo um de marré, marré, marré. Acrescentando: se você é membro de uma Fraternidade Iniciática autêntica, faça apenas os exercícios por ela recomendados. Não misture sarrabulho com gorgulho nem sarapatel com moscatel; o resultado poderá ser catastrófico e irremediável. Quanto aos exercícios que eventualmente tenho ensinado e sugerido, todos eles são inteiramente inofensivos e não prejudicam em nada.

3. Observe que, teosoficamente:

12 1 + 2 = 3.

96 9 + 6 = 15 1 + 5 = 6.

960 9 + 6 + 0 = 15 1 + 5 = 6.

1068 1 + 0 + 6 + 8 = 15 1 + 5 = 6.

Mas, 6 é Valor Secreto de 3 (1 + 2 + 3). Então, podemos admitir que 6 3. Por sua vez, 3 1.

 

 

4. E por que isto sempre foi assim, é assim e sempre será assim (... Construção ... Destruição ... Reorganização ... Desorganização ... Reconstrução ...)? Porque, basicamente, o Universo mantém sua regularidade invariável e sua harmonia irrevogável ancorado em duas qualidades ou propriedades fundamentais: mudamento e movimento. No Universo, nada é ou será para sempre nem há estaticidade. Você poderia me perguntar: — Mas, Rodolfo, como é que você sabe que a coisa é assim? E eu responderia: Da mesma forma que a inteligência está para a opinião, a ciência está para a crença, como afirmou Platão. Então, eu sei que a coisa é assim por Analogia Intuitivo-Iniciática. Se não houvesse mudança e movimentação permanentes em todo o Universo, prevaleceria a estagnação, e estagnação pode ser entendida como sendo sinônimo de nada. Mas, o nada não existe, pois, nada pode vir do nada e nada pode se transformar em nada. Logo, as duas qualidades ou propriedades fundamentais do Universo são mudamento e movimento. Sempre há uma causa em ação; sempre há um efeito substituindo outro. Todavia, como a maioria dos seres humanos desconhece as causas generatrizes, reclama dos efeitos produzidos!

5. ... mesmo aqueles que coxeiam não andam para trás. Gibran Khalil Gibran, in: O Profeta.

6. Quanto a isto, com toda convicção, direi o seguinte: não há prevenção maior nem escudo espiritual mais efetivo contra estas obstaculizações indesejáveis e dantescas e estas condições ameaçadoras do que a pureza absoluta e categórica do Coração. Não se esqueça de que assim como um homem pensa em seu Coração, assim ele é. É impossível que uma força negra se aproxime de um Coração bondoso que atue de acordo, e só de acordo, com a Lei Universal. E, se eventualmente se aproximar, apenas dará um espiadinha no que está acontecendo, e rapidinho dará o pira. O Bem não faz liga nem sistema com o mal. Ponto final. Agora, como nem sempre conhecemos tudo o que se oculta nos meandros dos nossos Corações... Por este motivo, antes de encetarmos uma meditação, deveremos sempre nos preparar convenientemente. À esta altura, creio que todos sabem como proceder apropriadamente. E lembre-se: o medo é uma porta aberta para que os Irmãos das Sombras entrem e façam a festa.

 

Coração Categórico e Intimorato

 

Por isto, acho que não custa nada relembrar as três enunciações relativas aos Imperativos Categóricos Kantianos:

1ª): Age como se a máxima da tua ação devesse se tornar, através da tua vontade, uma Lei Universal. Variante: Age como se a máxima da tua ação fosse para ser transformada, através da tua vontade, em uma Lei Universal da Natureza.

2ª): Age de tal forma que uses a Humanidade, tanto na tua pessoa, como na pessoa de qualquer outro, sempre e ao mesmo tempo, como fim, e nunca simplesmente como meio [de nada e para nada].

3ª): Age de tal maneira que tua vontade possa encarar a si mesma, ao mesmo tempo, como um legislador universal através de suas máximas. Variante: Age como se fosses, através de suas máximas, sempre um membro legislador no reino universal dos fins.

Isto é difícil? É; mas, devemos nos esforçar para que assim seja. Sempre! O fato é que ou nos esforçamos ou encarnaremos, vida após vida, meio que fútil e inutilmente.

7. O mal, ao cabo de contas, é o cousismo do pensamento, das ações, das palavras e do sentimento, ou como lembra Pinharanda Gomes, o mal é a necessidade, a carência, a deficiência. Parafraseando Leonardo Coimbra, creio que a Verdadeira Liberdade, inclusive e principalmente, para unificar as oposições de forma sistemática, coerente e ascensional, só poderá acontecer, quando todos os resquícios de cousismo forem vencidos e quando todos os limites materiais e solicitações inferiores forem ultrapassados. Antes que isto ocorra, a Sagrada Iniciação Cósmica não poderá acontecer, e a Tríplice e Santa Palavra permanecerá oculta (perdida). Quando muito (ou se tanto), nos lembraremos do Seu Eco: A.'. ... U.'. ... M.'. ...

8. Este é mais um argumento místico-ocultista em favor do fato de que, no Universo, tudo está em contínuo mudamento e em perpétuo movimento. Você já viu fogo parado? Pense nisto, pois, aqui, há uma chave para reflexão.

9. Com relação a isto, devo comentar e alertar, sem citar exemplos, que, contemporaneamente, em pleno século XXI, por mais incrível que possa parecer, há diversas irmandades estabelecidas que dão prevalência à Magia Sexual nos seus ensinamentos, particularmente em seus graus superiores ou terminais, fazendo com que seus confrades – que, no fundo, estão mais por fora das coisas do que umbigo de vedete – retrocedam ao invés de avançar. Então, rapidamente, direi: Casamento (Branco) Místico-Alquímico-Iniciático é uma coisa; Magia (Negra) Sexual é outra completamente diferente. Esses filmes de sexo explícito, que são mostrados nas madrugadas televisivas, e que os voyeurs adoram assistir (para imitar e para namorar consigo mesmos), nada mais são do que catalisadores infernais para a prática dessa fedorenta Magia (Negra) Sexual.

10. É por isto que, para muitos, o Mestre não aparece (pelo menos de forma sensível). Estar pronto significa muito mais do que simplesmente achar que se está pronto. E isto – radical, fundamental e maximamente – implica em nada querer para si. E se, meio de má vontade, eu tiver que usar o verbo querer, direi que só um cabimento há: querer Servir à Humanidade. Qualquer coisa diferente disto é mistura de conversa-fiada com papo-furado.

11. Posso estar sendo meio romântico, poético e arrebatado, mas, creio que a base de tudo para se evitar qualquer tipo de obsessão, seja o cultivo benfazejo e permanente de bons pensamentos. Não há intruso ou intrujão que possa resistir à uma aura de Bondade, de Beleza, de Harmonia e de Paz. Isto, como está consignado em uma das Cartas que estamos estudando, se resume no seguinte: Quem se ajusta [cumpre] à Lei, não corre perigo. Enfim, o Bom Peregrino, que aceita o convite, que se põe a caminho, que cinge suas espáduas com uma faixa vermelho-sangue sobre o avental branco e que coloca quatro rosas vermelhas no chapéu, como, simbolicamente, disse Johann Valentin Andreä, jamais será obsedado ou importunado. Obsessor não suporta benevolência nem magnanimidade!

12. E assim, quem tentar pôr a carroça na frente dos bois, ou seja, quem atropelar a ordem das coisas e não tiver paciência para esperar quebrará a cara.

 

Música de fundo:

Credo In Unum Deum
Compositor: Johann Sebastian Bach

Fonte:

http://www.cyberbass.com/Major_Works/
Bach_J_S/bach_js_b_minor_mass.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.achando.info/significado/72717
/Por-a-carroca-na-frente-dos-bois.html

http://paxprofundis.org/livros/cura/cura.htm

http://www.maya-art-books.org/Jhtml/skullanim4.html

http://www.thewire.com/technology/2012/06/
25-year-history-animated-gif-gif-format/53608/

http://paxprofundis.org/livros/filosofiaportuguesa5/
filosofiaportuguesa5.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Imperativo_categ%C3%B3rico

http://www.filosofia.art.br/download/filosofia/
o-profeta-de-gibran-khalil-gibran.pdf

http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:
Animations_of_vibrations_and_waves

http://giphy.com/gifs/horror-sci-fi-halloween-Y9OVJx14K4saA

http://www.laetusinpraesens.org/docs10s/inaction.php

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

http://www.enlataberna.com/libros/abailey/ab.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.