MEDITAÇÃO OCULTISTA
(Parte I)

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

 

Este conjunto de fragmentos se constitui da 1ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Cartas Sobre Meditação Ocultista, transmitidas telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – a Alice Ann Bailey, que as publicou. A obra é meio intrincada, e, por isto, procurei facilitar ao máximo a compreensão do assunto, visando mais o leitor que não conhece tão profundamente este tema. Para um especialista ou um conhecedor, este estudo será (quase) inútil.

 

 

 

Fragmentos

 

 

 

 

 

A Glândula Pineal e o Corpo Pituitário estão em processo de desenvolvimento, mas, só após a Terceira Iniciação passam a funcionar em forma correlativa, o que permite ao Centro Alta Maior intensificar sua vibração, que até então é moderada.

Após a Quinta Iniciação, a interação entre os três centros é aperfeiçoada e o alinhamento dos corpos é geometricamente retificado, surgindo o Perfeito Quíntuplo Super-homem.

A prática da meditação facilita a aquisição da consciência abstrata.

A luta de qualquer aspirante deve ser no sentido de purificar e de disciplinar o corpo físico e de subjugar o emocional.

O verdadeiro pensamento abstrato só é possível quando o eu inferior e o Eu Superior, em recíproca vibração, estão suficientemente alinhados [harmonizados –› mescla das cores primárias do Eu Superior com os matizes secundários do eu inferior] para formar um canal quase livre de obstruções. Como decorrência disto, em intervalos, raros no início, mas, mais freqüentes depois, idéias abstratas começam a se infiltrar, que serão seguidas, no devido tempo, de flashes de intuição ou de Illuminação, provenientes da Tríade Espiritual (ou Verdadeiro Tríplice Eu).

 

 

O objetivo [ou meta] da evolução do homem nos três mundos (plano físico, plano emocional e plano mental) é alinhar seu triplo eu inferior com a [personalidade-]alma, até chegar a obter uma linha reta e o homem se tornar uma Unidade [Consciente].

Um Mestre é aquele que fundiu as linhas do quíntuplo desenvolvimento: primeiro, em três, depois, em um. A estrela de seis pontas se transforma na estrela de cinco pontas; o cubo é transformado no triângulo e o triângulo no Um, e o Um, no final do grande ciclo, se converte em um ponto dentro do círculo de manifestação.1

 

 

Superior + Inferior = Linha Reta. São necessárias muitas vidas de paciente esforço antes que o corpo emocional possa ser aquietado e o corpo mental possa atuar como um filtro e não como um impedimento (Consciência Superior).

O alinhamento do nosso Sistema Solar com o Sistema de Sirius é, ainda, um objetivo remoto, mas, encerra o segredo do ciclo maior.

Meditação = Ajuda o Alinhamento + Permite Contato com o Eu Superior.

Imperativo o Eu Superior deve dominar o eu inferior.

 

Convergência

 

Quatro coisas, entre outras, que poderão ser realizadas através da meditação: 1ª) contato com o Eu Superior e alinhamento dos três corpos inferiores; 2ª) aquisição de equilíbrio e (no futuro, depois da Quarta Iniciação) polarização com a Consciência Espiritual; 3ª) estabilização das vibrações inferiores nos subplanos emocional e mental, permitindo que o homem se torne fisicamente perfeito, emocionalmente vibrante e mentalmente colossal;2 e 4ª) ajuda a transferir a polarização de um dos átomos permanentes do ego para o átomo correspondente da Tríade Espiritual.

Um dia, o homem se dedicará concertadamente à meditação e à aspiração mística, consagrando, finalmente, toda uma vida à elas, o que assinala o zênite da aspiração emocional através do corpo mental, independentemente da aplicação científica da Lei.3

Todas as culminações são simples degraus [de uma Escada Ilimitada].

 

Culminações

No processo meditativo, que não deve ser o mesmo para todos, o ideal é que cada um utilize uma prática que contenha certos atributos específicos, que façam com que a meditação aconteça através da linha de menor resistência entre o cérebro físico e o corpo causal. Isto envolve discernimento, experiência e perseverança.

Toda a meditação é a união com o Divino [em nós].

Na Quarta Iniciação, o Corpo Causal (por ter se tornado desnecessário) é finalmente desintegrado —› Emancipação pela Compreensão.

Meta (esforço) do atual Sistema Solar —› Desenvolvimento do Amor-Sabedoria.

Pela Vontade —› Perfeição [relativa] mediante a realização do Superior (desapego do inferior).

 

 

 

Em um determinado ponto da Peregrinação [rumo à Reintegração], a unidade reencarnante atinge um estágio no qual pode escolher conscientemente o seu modo de expressão... decidindo que nota fundamentará a vibração do seu futuro ego.

 

 

Quanto mais sabemos, menos julgamos. Ainda que não se tenha desenvolvido a visão interior, que vê a cor, ou o ouvido interno, que permite reconhecer a nota, a melhor atitude é nos abstermos de opinar [julgar].4

O verdadeiro objetivo da meditação é separar, desintegrar e dispersar gradualmente o corpo egóico.

Karma    Tempo.

Através da meditação, a relação entre o Eu Superior o Triplo Homem Inferior é incrementada e estabilizada.

Evolução Quíntupla do Homem:

1ª) Etapa: Homem Animal —› Entidade Pensante (Época Lemuriana e primeiros dias da Raça Atlante). Este período é semelhante à infância – de um a sete anos.

2ª) Etapa: A polarização está centrada, em grande parte, no corpo emocional, e está sendo desenvolvida a mente inferior dos desejos. Os últimos dias da Atlântida são uma analogia para este período. O homem sofre por seus extremismos. Esta fase é semelhante à idade dos sete aos catorze anos.

3ª) Etapa: A mente é desenvolvida e a vida polarizada é transferida para a unidade mental. Este longo intervalo de aprendizado corresponde à idade que vai dos catorze aos vinte e oito anos.

4ª) Etapa: Completa-se a coordenação do ego. Transladação consciente da vida do ego para a vida do Eu Superior. Tem início a Transmutação. Isto corresponde ao período que vai dos vinte e oito aos trinta e cinco anos.

5ª) Etapa: Período da Senda da Iniciação. A polarização cambia completamente do ego ao Eu Superior, se convertendo em Mental Superior e chegando a ser Espiritual. Idade simbólica: quarenta e dois anos –› ponto de perfeita maturidade no Sistema Solar.

................................

Etapa Posterior: corresponde à idade entre quarenta e dois e quarenta e nove anos, quando é possível receber a Sexta e a Sétima Iniciações, mas, este período não concerne a nenhum de nós que estamos estudando estas cartas.

A Humanidade é uma Unidade, cujos átomos permanentes formam as moléculas do correspondente Átomo Cósmico.

 

Não adianta querer excluir ou alijar o Volta-do-ó e Cia.;
o Volta-do-ó e Cia. também são gente e nossos irmãos.

 

Trajetória ascensional: aspiração pelas coisas da mente —› aspiração pelas coisas mais abstratas e sintéticas.

Concreto  —›  Abstrato.

O que é o homem? O homem é o ser em quem o Espírito Mais Elevado e a matéria mais inferior estão unidos pela inteligência.

 

 

 

Em a Natureza, tudo é interdependente.

 

 

A acumulação lenta e gradual do bem levado a efeito em cada vida conforma o conteúdo do corpo causal.

Corpo Causal  ‹—›  Ego.

Através da prática constante da meditação ocultista e da quietação gradual da mente inferior... a relação do corpo causal com o ego se torna cada vez mais próxima e o canal que os conecta se torna mais preciso e adequado.

O Eu Superior, em seu próprio plano, não está entorpecido pelo fator espaço-tempo.

Efetivamente, o progresso se alcança em forma grupal.

 

 

Para o Buscador sincero, pelo serviço prestado à Humanidade, a meta ansiada será alcançada e a visão se tornará uma realidade: o anelo se converterá em satisfação e a aspiração em visão. Enfim, o Fogo Purificador se torna a LLuz que Illumina, e, na Terceira Iniciação, a Mônada se torna consciente do Eu Superior.

A efetividade [eficiência + eficácia] da meditação depende de o trabalho ser realizado em forma ocultista e de que concorde com a Lei.

Cada Raio persegue o mesmo objetivo, mas, por caminhos diferentes; logo, cada Raio necessita de um tipo específico de meditação.

Nem todos os ciclos têm a mesma importância fundamental. Os períodos de importância real em um ciclo são os terminais e aqueles onde ocorrem sobreposição e fusão. Estes se manifestam no plano físico sob a forma de grandes revoluções, cataclismos gigantescos e transtornos fundamentais em todos os três setores da Hierarquia – o do Instrutor do Mundo, o do Guia da Raça-raiz e o do Regente da Civilização ou da Força.

 

Ciclos (ou Eras)
(Terminalidade, Sobreposição-Fusão e Inicialidade)
5

 

A Segunda Guerra Mundial foi um exemplo da força em ação do Sexto Raio, e manifestou o ponto culminante da luta, no plano físico, entre dois ideais opostos. À medida que este Raio for desaparecendo, gradativamente, cessarão os choques e predominarão a organização, a regulamentação e a ordem, devido ao impulso da força entrante do Raio do Mestre R [Rakoczi]. Da presente turbulência surgirá a forma ordenada e organizada do novo mundo. O novo ritmo se imporá progressivamente sobre as comunidades desorganizadas dos homens, e, em vez do caos social atual, haverá regra social e ordem social. Em vez de diferenças religiosas e das inúmeras seitas chamadas de religiões, se moldará uma expressão religiosa concertada, e tudo será regido pela Lei. Em vez de tensões políticas e econômicas, o sistema funcionará harmoniosamente, de acordo com certas fórmulas fundamentais. Em tudo predominará o cerimonial e os resultados internos perseguidos pela Hierarquia, gradualmente, irão tomando forma.

Em conformidade com a Lei, o Senhor Supremo [o Cristo] se aproxima, e nada poderá deter Seu acercamento.

Servir desinteressadamente [categoricamente] todos os dias, sem pensar nem calcular para o futuro, conduz o homem ao estado de Servidor Perfeito.

 

 

 

Toda preocupação e toda ansiedade têm por ancoragem principal um motivo egoísta [egocêntrico + quimérico]. Só se alcança a meta pela Senda da Renúncia. Enfim, o objetivo do Discípulo deverá ser conquistar a Visão, alcançar o anelo puro, atingir o propósito consagrado e ter os ouvidos surdos para todos os ruídos da Terra.6

 

 

Águas de Bacalhau Imaginações Infrutíferas + Especulações Febris + Expectativas Ansiosas.

O homem encarnado deve considerar que o seu grupo é composto por quatro tipos de pessoas: 1º) o grande grupo nacional ao qual pertence, cujo karma (devido ao grande número de pessoas que o forma) é tão forte que ele não pode escapar dos seus efeitos, mesmo que queira; 2º) o grupo familiar, que compreende a herança e as características especiais da família; 3º) o grupo de servidores ao qual possa estar afiliado; e 4º) o grupo ao qual pertence o homem no Plano Interno.

Alguns ocidentais tendem a imitar os orientais e a forçar suas vibrações para acompanhar o mesmo ritmo. Ocasionalmente, isto poderá produzir sérios distúrbios nos seus veículos.7

O cérebro físico e a conformação da cabeça desempenham um papel importante no processo meditativo, e, no futuro, não deverão ser passados por alto, como sucede atualmente.

Na meditação, o que tem valor é o desapego interior e a capacidade de dissociar o Eu Superior do meio ambiente, e não o isolamento no plano físico.8

O serviço abnegado e altruísta é o alicerce da vida do ocultista; quando ele não existe, o perigo espreita, e a meditação ocultista é uma verdadeira ameaça.

Na verdade, toda meditação deverá ampliar a capacidade de Servir.9

Sete Postulados:

Postulado: Tudo o que existe está baseado no Som ou na Palavra Sagrada.

Postulado: O resultado do Som ou da Palavra Sagrada (construção do desejável e refinado ou destruição do pernicioso e grosseiro de vibração inferior) é a diferenciação.

Postulado: A Palavra Sagrada tem um efeito diferente em cada plano.

Postulado: De acordo com a Nota da Palavra Sagrada ou com a Vibração do Som, assim será o trabalho de construção ou de modelagem.

5º, 6 º e 7º Postulados: emergirão durante as três próximas Rondas.

A Tríplice Palavra Sagrada [A.'. U.'. M.'.] tem Sete Chaves, e estas têm seus próprios subtons.

A Nota FA é a Nota Básica do Sistema atual e da Natureza manifestada.

Tal como acontece nos diversos planos do Sistema Solar, do mesmo modo sucede no microcosmo.

Primeiro Sistema Corpo Físico. Segundo Sistema Corpo Emocional. Terceiro Sistema Corpo Mental.

Todos os mundos existentes são um efeito do Som. O Som (a relação entre) é o fator coesivo, o impulso propulsor e o meio atrativo, ou seja, é o intermediário criador ou o terceiro fator vinculador no processo de manifestação – o Akasha.10

 

Causa: Som —› Efeito: Mundos

 

Uma idéia mais clara e simples é considerar o Som como um Agente Operativo da Lei de Atração e de Repulsão. [Por isto, ai de aquele que conhecer a Palavra Sagrada e, desgraçadamente, A usar indevidamente.].

 

A.'. U.'. M.'.

 

Os Sete Grandes Alentos do Logos, em sua Sétupla Plenitude, ao enunciar a Palavra Sagrada, para criar o Sistema Solar foram:

Grande Alento: Reunião da matéria necessária para a manifestação e impulso evolutivo;

Grande Alento: Diferenciação;

Grande Alento: Atividade;

Grande Alento: Resposta das Hierarquias e dos Grandes Construtores (especialmente aplicável à evolução humana: Vontade –› Amor –› Adaptabilidade –› Grito do Homem);

Grande Alento: Alento de Fogo.

Grande Alento: Atração dos Senhores do Misterioso Pentáculo.

Grande Alento: Cristalização e absoluta conformidade com a Lei do Acercamento.

O microcosmo sempre repeter o trabalho do Macrocosmo.

Ego Reflexo da Mônada no ponto mais denso da evolução está vinculado à Mônada pela força atrativa da Palavra Sagrada.

Quando a matéria é dominada, ocorre a libertação do Espírito.

Meditação Com Semente: construção das representações ao se fazer descender aos níveis concretos do plano mental as idéias abstratas e as intuições.

Meditação Sem Semente: alinhamento do Eu e criação de uma espécie de vacuidade entre o cérebro físico e o Eu, que dá por resultado a Afluência Divina, a conseqüente destruição das formas e a subseqüente libertação. Em um determinado ponto da Peregrinação, a Meditação Com Semente e a Meditação Som Semente se fundem e se tornam uma.

A Meditação sempre objetiva receber Illuminação dos níveis mais elevados.

SABER. QUERER. OUSAR. CALAR.

Somente o que é obtido pelo próprio esforço – em árdua luta e em amarga experiência (os fracassos, as horas dolorosas que seguem as derrotas, os êxitos e as vitórias obtidas com dificuldade) tem valor permanente e duradouro.

Só o que conhecemos por nós mesmos se converte em faculdade inerente.11

A Palavra Sagrada tem um triplo efeito: purifica, estabiliza e centraliza –› Inspiração Superior.

Com relação ao que quer que seja, jamais existirá qualquer perigo quando houver sinceridade de propósito.12

É um fato observável que, à medida que o tempo passa, o mundo vai se tornando mais mental.

 

 

 

O mundo inteiro está se movendo rapidamente em direção à uma crise de reconstrução, embora ao observador desavisado e inexperto pareça ser destrutiva.

 

 

 

 

Continua...

 

 

 

______

Notas:

1. Dentre tantas, vou escolher uma palavra para definir este processo: Humildade!

2. O físico teórico alemão, radicado nos Estados Unidos em 1933, Albert Einstein (Ulm, 14 de março de 1879 – Princeton, 18 de abril de 1955) foi um exemplo disto. Em 1917, Einstein aplicou a sua Teoria da Relatividade Geral para modelar a estrutura do Universo como um todo.

 

Einstein em 1947

 

3. Isto não precisa, necessariamente, ser de olhos fechados.

4. Sempre que emitimos um juízo de valor (e todo o resto que fazemos em nossa vida), nós o fazemos de acordo com a nossa experiência, com a nossa cultura e com as nossas peculiaridades e idiossincrasias pessoais, não com a experiência, com a cultura e com as peculiaridades e idiossincrasias do(s) outro(s). E isto, que é mais claro do que a luz do Sol, é tanto crudelíssimo quanto estupidérrimo, porque, na Escada Ascensional Ilimitada, digamos assim, cada um de nós está em um degrau específico. Julgar é sempre uma merda, que poderá desaguar em compensações duríssimas. Como disse William Shakespeare: Não julgueis; somos todos pecadores. E Madre Teresa de Calcutá: Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las. E Guimarães Rosa: Quem sabe direito o que uma pessoa é? O julgamento é sempre defeituoso, porque o que a gente julga é o passado. E Paulo Coelho: Uma coisa é você achar que está no caminho certo, outra é achar que o seu caminho é o único. Nunca podemos julgar a vida dos outros, porque cada um sabe da sua própria dor e renúncia. E Hipócrates: A vida é breve, a ocasião fugaz, a experiência é vacilante e o julgamento é ineficaz. Enfim, o fato é que sempre que julgamos, estamos julgando a nós mesmos na pessoa do outro. E isto, muitas vezes, decorre do desejo de fazer alguma coisa, que a falta de coragem obstaculiza ou obstaculizou.

 

Escada Ascensional Ilimitada

 

5. As interferências vibratórias interciclos ou intereras não se resumem ao que está apresentado na animação. Todavia, o fato irrecusável é que as manifestações mais catastróficas e mais cataclísmicas, digamos assim, ocorrem, geralmente, entre 72 anos antes do final de um ciclo (ou era) e 72 anos depois do começo de outro ciclo (ou era), pois, neste intervalo, a sobreposição-fusão é mais ampla e mais intensa, ainda que, na Terra, ciclicamente, sempre tenha havido (e continuará a haver) ecocatástrofes, ecodesastres e ecomudanças bruscas e radicais. Resumindo apocopicamente, pois, não é só isto: a coisa toda deriva da soma karma planetário + karma coletivo + karma individual. Portanto, não devemos estranhar nem nos irresignar, se, mais ou menos até 2034, houver uma agudização na inclemência dos ditos desastres-reajustes naturais terrestres. Por favor, confira e coteje, historicamente, a veridicidade (ou não) destas informações. Seja como for, não esqueça que 2.160 anos pode ser entendido como um ciclo formado por um triângulo eqüilátero cujos lados são constituídos de 720 anos cada um. E 12 x 2.160 anos = 25.920 anos é conhecido como o Grande Ano de Platão.

 

Catástrofes e Cataclismos

 

6. Para muitos, Matemática é difícil. Para outros, fritar um ovo sem espatifar a gema é tão ou mais difícil que Matemática. Mas, nada é mais difícil do que trilhar a Senda da Iniciação! Por isto (repetindo mais uma vez), Raymond Bernard (19 de maio de 1923 – 10 de janeiro de 2006) afirmou: Na Via Iniciática prestigiosa que seguimos, as tentações são numerosas, as quedas ocasionais e a dúvida periódica. Mas, quem não desistir conquistará.

7. Um exemplo elementar disto é o que concerne à alimentação. Um segundo exemplo está vinculado às práticas de Yoga. Tudo, sem exceção, deve estar adaptado às diferentes nacionalidades [estado ou qualidade de uma pessoa que pertença a ou se identifique com um povo ou com um grupo, em que a cultura e/ou as tradições são compartidas] e aos diferentes temperamentos nacionais.

8. Por isto, não é impossível que até fazendo cocô você possa ter um insight (clareza súbita na mente) importante. Essa coisa de achar que certas coisas naturais são feias ou sujas é uma grande bobagem. Então, por que perder tempo ao se fazer cocô? Eu, particularmente, estou em meditação permanente. Só não medito e só não vasculho mentalmente as coisas quando não posso. E, quanto a isto, posso afirmar com exatidão: costumo ter os mais variados insights nos lugares mais esquisitos.

9. A coisa é assim:

Nesta Árdua e Insigne Estrada,
não quero absolutamente nada.
Meu propósito-trabalho é Servir,
para que seja mitigado o devenir.

Mas, alívio pela Compreensão
– pela Voz que ensina no Coração.
Pela LLuz da Intelecção Iniciática
– atual, transmutativa e cromática.

 

Árdua e Insigne Estrada

 

10. Não há quem não saiba o poder coesivo, propulsor e atrativo que têm as palavras Eu Te Amo!

11. Por isto, somos nós que devemos fazer o dever de casa. Quem espera por milagres deveria comprar um mocho, para poder esperar sentado por toda a eternidade.

12. Mas, mesmo havendo sinceridade de propósito, se o propósito for equivocado, será criado um karma, que deverá ser devidamente compensado. E isto acontece, por exemplo, quando cismamos de interferir indevidamente na vida alheia. Precisamos aprender que não há transferência de experiência interior nem supressão a bangu de aprendizado cósmico-educativo. O karma sempre é educativo e libertador. Um segundo exemplo disto são as interferências e as modificações que impomos à Natureza. Mais hoje, mais amanhã, a Natureza dará o troco. O aquecimento global (aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa – CO2, N2O, CH4, SF6, Clorofluorcarbonetos, Hidrofluorcarbonetos e Perfluorcarbonetos – amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial, em efeitos que se auto-reforçam em realimentação positiva) produzirá (na verdade, já vem produzindo) repostas e conseqüências devastadoras, que serão duramente vividas e experimentadas por todos nós. Se quisermos brincar com a Natureza, teremos que aprender a brincar direito ou o pau haverá de cantar feio na casa de Don Fuderowisky Cannelloni da Silveira Sobrinho. Mas, como a concupiscência é grande e a avarícia é maior ainda, acho que estamos todos meio jodidos y mal pagados.

 

Gelo Flutuante do Ártico
(Declínio entre 1979 e 2010)

 

Música de fundo:

Credo In Unum Deum
Compositor: Johann Sebastian Bach

Fonte:

http://www.cyberbass.com/Major_Works/
Bach_J_S/bach_js_b_minor_mass.htm

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.amazing-animations.com/animated-aliens.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global

http://commons.wikimedia.org/wiki/
File:Horn_loudspeaker_animation.gif

http://retsamys.deviantart.com/art/
Night-Road-animated-GIF-327923629

http://paxprofundis.org/livros/contas/contas.html

http://wiki.deldebbio.com.br/index.php?title=Raymond_Bernard

http://www.wilsoninfo.com/peopleclipart-1.shtml

http://www.tanosite.com/?pgn=noticias&id=12486

http://animationsa2z.com/elderly3.php

http://www.netanimations.net/Dancing_
Girls_Ballerinas_People_Dancing.htm

http://animationsa2z.com/laugh.php

http://animationsa2z.com/laugh2.php

http://pensador.uol.com.br/julgamento/2/

http://pensador.uol.com.br/julgamento/

http://www.citador.pt/frases/citacoes/t/julgamento

http://www.frog-life-cycle.com/9-animated-frog.html

http://www.davidicke.com/forum/showthread.php?t=202912

http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein

http://www.laetusinpraesens.org/docs10s/inaction.php

http://www.tibetano.narod.ru/alice_bailey.html

http://www.enlataberna.com/libros/abailey/ab.html

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.