ste
trabalho, que está sendo publicado agora, está longe de
estar completo ou terminado. Constitui-se de alguns excertos do pensamento
do místico dinamarquês Karl Ludwig von Grasshoff (Dinamarca,
23 de Julho de 1865 – Estados Unidos, 6 de Janeiro
de 1919), e que adotou o Nome Místico e Iniciático de
Max Heindel. Será atualizado sempre que eu tiver acesso a algum
documento que não tive nesta oportunidade e/ou que considere
que seja conveniente e necessário acrescentar um novo excerto.
Como sempre faço quando publico trabalhos como este, informo
que, pela própria natureza do texto, tive que fazer algumas poucas
edições no pensamento deste Illuminatus, sem,
contudo, adulterar seu pensamento original em nenhum aspecto, pois se
assim tivesse procedido seria um heresiarca. Também, para que
o trabalho que me determinei a fazer possa ficar adequado, eu o dividi
em partes, isto porque se eu resumisse tudo em um único arquivo
ele ficaria muito pesado. Esta, portanto, é a parte primeira
de uma coletânea de fragmentos do pensamento de Max Heindel resumido
em três partes.
PARTE
II
PARTE
III
No final do século
XIX e início do século XX, alguns poucos seres excepcionais
foram escolhidos como o Mensageiros dos Irmãos Maiores para transmitir
os ensinamentos Rosacruzes ao Ocidente, isto é: o que antes estava
sob a custódia de poucos, agora, deveria ser comunicado à
Humanidade. Dentre esses seres especiais, o Illuminatus Max
Heindel foi um deles. Na verdade, esses Illuminati não
foram propriamente escolhidos — ao projetarem suas consciências
a este Plano já estavam com suas Missões perfeitamente
estruturadas e definidas. Apenas implementaram-Nas quando a Sagrada
Hora soou.
Em 1908, Max Heindel,
que era de origem dinamarquesa – após ter sido testado
em sinceridade de propósitos (todos são testados, particularmente
os Illuminati) e desejo desinteressado em ajudar seus semelhantes
– foi misticamente convocado para transmitir os ensinamentos Rosacruzes
ao Ocidente, no sentido de preparar a Humanidade para a anunciada Era
de Fraternidade Universal que haveria de ter início na segunda
metade do século passado, e que pode, hoje, ser compreendida
como Nova Era Mental Humana.
Por meio de intensa
auto-disciplina e devoção ao serviço, Heindel conquistou
o status privilegiado de Irmão Leigo (Iniciado) na bem-aventurada
Ordem Rosacruz Verdadeira, Eterna e Invisível. Desta forma, depois
de receber os ensinamentos dos Irmãos Maiores, escreveu e publicou
diversas obras, das quais sobressai o inestimável livro Conceito
Rosacruz do Cosmos, publicação de 1909 (em primeira
edição) que permitiu que fosse estabelecida definitivamente
a Fraternidade Rosacruz como uma Escola Preparatória para a Verdadeira,
Eterna e Invisível Ordem Rosacruz — a Escola de Mistérios
do Mundo Ocidental. Assim, a obra-mestra Conceito Rosacruz do Cosmos
foi a publicação magna de Max Heindel que autorizou
e permitiu que fosse estruturada e implementada definitivamente no próprio
ano de 1909 a Fraternidade Rosacruz. Max Heindel organizou e dirigiu
todos os trabalhos da Fraternidade até 1919, data de sua partida
física deste Plano, sendo competentemente sucedido por sua esposa
– Augusta Foss Heindel – que durante trinta anos dirigiu
a Obra à frente de um Conselho Diretor. As últimas palavras
de Max Heindel foram dirigidas para sua esposa: — I am all
right dear. (Eu estou bem querida.).
A Filosofia Rosacruz
é essencialmente Cristã. De uma maneira
geral, as diversas Ordens Rosa+Cruzes têm se empenhado (como uma
parte dos ensinamentos que divulgam) no sentido de fazer com que o verdadeiro
Cristianismo Esotérico (de certa forma perdido e oculto da imensa
maioria dos seres humanos) seja um fator vivificante e iluminante na
Terra, de tal sorte a conduzir o estudante sincero, pela Via Iniciática,
até a plena realização do Cristo Cósmico
– (realização que depende tão-somente de
cada um) – Tarefa Mística que os verdadeiros buscadores,
normalmente, não conseguem concretizar nem pela via religiosa
e nem pela fé. Há, contudo, exceções.
A Fraternidade Rosacruz
é, portanto, uma Organização de místicos
cristãos formada de homens e de mulheres que estudam a Filosofia
Rosacruz segundo as diretrizes apresentadas no Conceito Rosacruz
do Cosmos, que, segundo o Autor, não é dogmático
nem apela para qualquer autoridade que não seja a própria
razão do estudante. Acrescenta, ainda, Max Heindel: O Conceito
Rosacruz do Cosmos não é uma controvérsia.
Publica-se com a esperança de que possa ajudar a esclarecer algumas
das dificuldades que no passado assediaram a mente dos estudantes das
filosofias profundas. Todavia, a fim de evitar equívocos graves,
deve ser firmemente gravado na mente do estudante que não há,
sobre este complicado assunto, qualquer revelação infalível
que abranja tudo quanto está debaixo ou acima do Sol. Dizer que
esta exposição é infalível, seria o mesmo
que pretender que o autor fosse onisciente, quando até os próprios
Irmãos Maiores nos dizem que eles mesmos às vezes se enganam
nos juízos que fazem. Assim, está fora de qualquer discussão
que este livro queira proferir a última palavra sobre o mistério
do Mundo. É intenção do autor desta obra apresentar
apenas os ensinamentos mais elementares dos Rosacruzes. Esta obra encerra
apenas a compreensão do autor sobre os ensinamentos Rosacruzes
relativos ao mistério do Mundo, revigorados por suas investigações
pessoais nos Mundos internos a respeito dos estados antenatal e 'post-mortem'
do homem etc. O que nesta obra se afirma deve ser aceito ou rejeitado
pelo leitor segundo o seu próprio critério.
Portanto, a Fraternidade
Rosacruz não é uma seita ou uma organização
religiosa dogmática, mas, sim, uma grande Escola de Pensamento,
e a Filosofia que apresenta para reflexão de tantos quantos estejam
interessados e sejam honestos e sinceros – conhecida como os Ensinamentos
da Sabedoria Ocidental – estabelece uma ponte entre a ciência
e a religião, bem como, no transcurso dos estudos, uma ponte
insubstituível entre o estudante devotado e seu Mestre Interior.
Seus dignos estudantes estão espalhados por todo o Planeta, mas
sua Sede Internacional está localizada em Mt. Ecclesia, Oceanside,
California, E.U.A.
Resumidamente, o trabalho
da Fraternidade Rosacruz propõe-se a: (I) Explicar as fontes
ocultas da vida, de tal sorte que, o homem, conhecendo as forças
que operam em seu interior, possa fazer melhor uso de suas qualidades
e de suas potencialidades; (II) Ensinar o objetivo da evolução
– o que habilita o homem para trabalhar em harmonia com o Plano
Divino no sentido de desenvolver suas próprias possibilidades
(ainda desconhecidas para grande parte da Humanidade); e (III) Mostrar
de maneira fundamentada as razões pelas quais o Serviço
amoroso, sincero e desinteressado ao próximo, portanto categórico,
é o melhor, o mais curto e o mais seguro Caminho para a expansão
da consciência espiritual. Afinal, e disso eu não tenho
qualquer dúvida, sabia muito bem Max Heindel que somos todos
um. De uma forma muito particular, o sofrimento de um é o sofrimento
de todos.
Por último, é
necessário que fique absolutamente claro que este despretensioso
trabalho (do qual, hoje, estou apresentando apenas a primeira parte)
se constitui, apenas, mais de um convite ou chamamento à reflexão
e à transrazão. Os excertos escolhidos formam uma unidade,
ainda que cada um de per si se constitua em uma fonte particular de
inspiração. De qualquer forma, não considero que
haja qualquer mérito no que fiz; apenas escolhi alguns fragmentos
do pensamento de Heindel que admito que sejam francamente palatáveis
– particularmente para o não-Iniciado e para quem ainda
desconhece suas reflexões – e os reuni nesta coletânea.
Para aqueles que já as conhecem (suas reflexões místicas)
, revisitá-las também será uma renovada inspiração.
Por isso, também incluí umas poucas animações,
todas de minha única responsabilidade, para fixar alguns conceitos
fundamentais, segundo meu entendimento. Digo fixar, porque só
a experiência solitária e pessoal poderá realmente
elucidar as dúvidas e as dificuldades inevitavelmente existentes
e pertinentes a assuntos tão complexos como os exarados da pena
de Heindel. Logo, seria absurdo imaginar que este estudo possa substituir,
em qualquer sentido, os textos originais. Não pode. Também,
particularmente, devo esclarecer que não sou membro da Fraternidade
Rosacruz, e sim da AMORC, ainda que sinceramente considere que todos
os Rosacruzes de todas as Fraternidades sejam Irmãos em Cristo
e, portanto, em objetivos. Finalmente, para os que ainda não
conhecem as obras de Max Heindel e apreciarem o que se seguirá,
depois deste primeiro contato, poderão acessá-las na Página
da Fraternidade Rosacruz inserida na Divisão Top
Links R+C da
Ordo Svmmvm
Bonvm, de onde colhi os fragmentos, fotografias digitais
e diagramas que compõem este estudo. O link direto é:
http://fraternidaderosacruz.org/
Finalmente, peço
desculpas por eventuais equívocos cometidos. Paz ao Mundo.
FRAGMENTOS MÍSTICOS
DO PENSAMENTO MÍSTICO DE
MAX HEINDEL
(Parte I)
O Espírito Universal veio à todas as igrejas, não
a uma somente.
Só uma coisa importa ser ouvida: que o amor fraternal seja em
todos os corações.
Há um e somente um Caminho: este Caminho é o da
Compaixão e do Amor.
É importante para qualquer místico manter sua mente
no estado fluídico de adaptabilidade. Só a mente aberta
descobre o vínculo da concordância.
A única opinião digna de ser levada em conta precisa
basear-se no conhecimento.
Os Rosacruzes sustentam que nem o Judaísmo nem o Cristianismo
Popular [sobreviverão como religiões mundiais], mas,
sim, o verdadeiro Cristianismo Esotérico será a Religião
Mundial.
Buda, grande e sublime, pode ser a Luz da Ásia;
mas Cristo ainda haverá de ser reconhecido como a Luz
do Mundo.
Atualmente o coração se encontra sujeito ao cérebro
dominador. Mas, algum dia, o coração
adquirirá a força necessária para despedaçar
os grilhões e se converter em um poder maior do que a mente,
pois não pode haver contradição em a natureza,
e assim, coração e mente devem ser capazes de se unir.
Para te tornares sábio deves desejar a sabedoria com a mesma
intensidade com que desejas o ar. Deves lutar por ela e excluir de tua
vida qualquer outro objetivo. Essa e só essa deve ser, dia e
noite, tua única aspiração. Se buscares a sabedoria
com esse fervor, certamente tornar-te-ás sábio. Mas o
motivo supremo para a busca desse conhecimento oculto deve ser um desejo
ardente de beneficiar a Humanidade, esquecendo-te inteiramente de ti
mesmo, a fim de trabalhares para os outros. A não ser por essa
motivação, o estudo do ocultismo é perigoso.
A Verdade não é encontrada de uma vez e para sempre.
A Verdade é eterna, e eterna deve ser a Sua busca. O ocultismo
desconhece qualquer crença transmitida de uma vez
e para sempre, pois não há meio possível
de se chegar a última Verdade.
Para se compreender o Mundo
Físico – que é o Mundo dos efeitos – é
necessário se compreender o Mundo Suprafísico –
que é o Mundo das causas. Os Mundos Superiores são, portanto,
os Mundos das causas – das forças – de forma que
não poderemos compreender bem este Mundo Inferior sem conhecer
os outros e sem compreender as forças e as causas das quais todas
as coisas materiais são meros efeitos.
Nos ensinamentos
Rosacruzes, o Universo divide-se em sete diferentes Mundos ou estados
de matéria, cada um deles servindo a um propósito definido
na economia da Natureza, a saber: 1 - Mundo de Deus (Mundo no qual unicamente
o Deus Trino É); 2 - Mundo dos Espíritos Virginais; 3
- Mundo do Espírito Divino; 4 - Mundo do Espírito de Vida;
5 - Mundo do Pensamento; 6 - Mundo do Desejo; e 7
- Mundo Físico (o mais denso dos sete). Cada Mundo subdivide-se
em sete Regiões ou subdivisões de matéria.
É nosso dever empregar
o conhecimento que tenhamos dos Mundos Superiores para aprender o melhor
possível as lições que este mundo material tem
para nos ensinar. [E depois de ter aprendido essas lições,
é também um dever compartilhá-las em tudo o que
puder ser compartilhado.].
Todo acontecimento
deixa depois de si sua imagem indelével no Éter Refletor.
Os pensamentos e atos de todos os homens são gravados indelevelmente
pela Natureza neste Éter Refletor, onde o vidente treinado pode
ler a história de cada um com uma exatidão proporcional
à sua habilidade.
As forças
do Mundo do Desejo, trabalhando no Corpo Denso despertado, impelem-No
a mover-se em tal ou qual direção.
As formas
só evoluem para estágios superiores em razão das
sucessivas exigências do crescimento espiritual.
Embora seja certo que a matéria
do Mundo do Desejo é um grau menos densa do que a matéria
do Mundo Físico, não devemos absolutamente imaginar que
tal matéria seja matéria física sutilizada.
IMPORTANTÍSSIMO:
Nossa linguagem, feita para descrever as coisas materiais,
é completamente inadequada para descrever as condições
dos reinos suprafísicos. Conseqüentemente, tudo o que se
diz sobre esses reinos deve ser tomado mais como semelhança do
que como descrição exata.
Nada é vandálico em
a Natureza. Tudo que assim parece trabalha apenas para o bem. As
formas que se encontram no Mundo do Desejo são criações
demoníacas construídas pelas paixões e pelos desejos
mais brutais dos animais e do homem.
Quando uma
forma criada por um desejo brutal é atraída para outra
da mesma natureza, cada uma exerce sobre a semelhante um efeito desintegrante,
produto da desarmonia existente nas respectivas vibrações.
Assim, em vez de fundir-se mal com mal, mutuamente eles se destroem,
e, deste modo, o mal no mundo conserva-se dentro de limites razoáveis.
Quando compreendemos o efeito destas duas forças gêmeas
em ação, podemos também entender a máxima
ocultista que diz: Uma mentira no Mundo do Desejo é,
ao mesmo tempo, assassina e suicida.
Tudo quanto
sucede no Mundo Físico é refletido em todos os outros
reinos da Natureza.
Se buscarmos
o bem no mal, com o tempo o mal acabará se transformando em bem.
Se a forma que se constrói para diminuir o mal é fraca,
não terá efeito algum [ou terá pouco efeito] e
será destruída pela forma maligna; mas se é forte
e freqüentemente repetida, sua ação desintegrará
o mal e substituí-lo-á pelo bem.
A luta travada
entre as forças gêmeas de Atração e de Repulsão
produz todas as dores e sofrimentos resultantes das ações
errôneas e dos esforços mal orientados, sejam ou não
intencionais.
Se amamos
o bem, resguardaremos e alimentaremos tudo o que é bom em volta
de nós... Se fizermos o contrário, povoaremos nosso caminho
de demônios, todos criados por nós mesmos.
O poder anímico
pode ser empregado durante algum tempo com propósitos maléficos,
assim como pode ser empregado para o bem. Mas, finalmente, a Força
de Repulsão destrói o vício, e sobre as desoladas
ruínas a Força de Atração edifica a virtude.
Todas as coisas, em última análise, trabalham em conjunto
para o BEM.
Toda vida
é una.
Do mesmo modo
que para se ir da América à África é necessário
se ter um barco e poder dirigi-lo, assim também se requer um
veículo apropriado para penetrar ao Mundo do Espírito
de Vida, sob controle consciente, para se poder viajar de um a outro
planeta. De maneira semelhante àquela pela qual o Mundo do Espírito
de Vida nos põe em relação com os outros planetas
do nosso sistema solar, o Mundo do Espírito Divino nos correlaciona
com os outros Sistemas Solares. Para se poder viajar de um sistema solar
a outro é necessária a capacidade de se atuar conscientemente
no mais elevado dos veículos do homem — o Espírito
Divino.
Durante toda
a vida o Corpo Vital é o construtor e o restaurador da forma
densa. Se não fosse pelo Coração Etérico,
o coração denso romper-se-ia rapidamente em conseqüência
da tensão que lhe impomos continuamente. Todos os abusos praticados
com e pelo Corpo Denso são neutralizados pelo Corpo Vital, tanto
quanto é possível, o qual trava uma luta constante contra
a morte do Corpo Denso. O Corpo Vital do homem é feminino
ou negativo, enquanto o da mulher é masculino
ou positivo.
O cientista
ocultista sabe que não há ato algum, grande ou pequeno,
que não seja sentido através do Universo.
A Terra é
um corpo vivo e sensível.
À medida
em que o homem progride na escola da vida, suas experiências ensinam-no,
e seus desejos se tornam melhores, mais puros. Desta forma, gradativamente,
a matéria do Corpo de Desejos passa por uma correspondente modificação.
A matéria mais pura e brilhante das regiões superiores
do Mundo do Desejo substitui as cores sombrias da parte inferior. O
Corpo de Desejos aumenta de tamanho, de modo que o de um santo torna-se
verdadeiramente algo glorioso a ser observado – de transparência
luminosa – e de uma pureza de cores incomparável e impossível
de descrever.
Ninguém é tão
mau que não tenha algo de bom. [E ninguém é tão
bom ou perfeito que não tenha algo que precise ser aprimorado
ou corrigido.]. E assim, e por isso, escreveu Heindel: Por outro lado,
são muito poucos os que são tão bons que não
empreguem alguma matéria das regiões inferiores.
No clarividente
involuntário, desenvolvido no sentido negativo e impróprio,
os vórtices do Corpo de Desejos giram da direita para a esquerda
ou seja, na direção oposta à dos ponteiros de um
relógio. No Corpo de Desejos
do clarividente voluntário, devidamente desenvolvido, giram na
mesma direção dos ponteiros de um relógio, fulguram
esplendorosamente e ultrapassam muito a brilhante luminosidade do Corpo
de Desejos comum. Essa é uma das diferenças fundamentais
entre um médium e um clarividente desenvolvido de modo apropriado.
Nenhum clarividente
genuinamente desenvolvido utiliza-se de sua faculdade de clarividência
por dinheiro ou por qualquer coisa equivalente, nem tampouco para satisfazer
curiosidades, mas só e unicamente para ajudar a Humanidade.
Um homem de
forte moralidade pode despertar uma tendência parecida em outro
de natureza mais débil, da mesma forma que este [mais débil]
pode ser dominado pela influência negativa de caracteres malignos.
Tudo quanto fazemos, dizemos
ou somos, reflete-se em torno de nós.
O homem é
um indivíduo. Os animais, os vegetais e os minerais dividem-se
em espécies. Não estão individualizados no mesmo
sentido em que se encontra o homem. Nos seres humanos há tantas
espécies quantos são os indivíduos. Cada pessoa
é uma lei em si mesma, inteiramente separada e distinta de qualquer
outra. [Ainda que tudo e todos sejam um, isto é, formem uma unidade
cósmica.]. Continua Heindel: Isto resulta de existir em cada
homem um espírito individual, interno, que dita os pensamentos
e as ações de cada ser humano individual, enquanto existe
apenas um "Espírito-Grupo", comum a todos os diferentes
animais ou plantas da mesma espécie. O "Espírito-Grupo"
atua sobre todos eles agindo de fora. Um tigre que perambule nas florestas
da Índia tanto quanto um tigre que esteja encerrado em uma jaula
de um parque zoológico são ambos expressões do
mesmo "Espírito-Grupo". Por isso, explica Heidel: se
um animal é ferido, este sofre, mas não tanto quanto o
"Espírito-Grupo".
Um Místico
(ou um ser evoluído) não cometerá o erro, tão
freqüente em muitas pessoas, de menosprezar o corpo denso ao saber
que existem corpos superiores, dele falando como de coisa "grosseira"
e 'vil" e dirigindo os olhos ao céu ansioso por abandonar
logo este amálgama de barro terreno para voar nos seus "veículos
superiores". O homem sábio é grato pelo seu Corpo
Denso e dele cuida da melhor maneira possível, porque sabe que
é presentemente o mais valioso dos seus instrumentos.
Todos os bois
pastam erva e todos os leões comem carne, mas aquilo que é
alimento para um homem pode ser veneno para outro.
As lições de
discernimento entre o bem e o mal não podem ser aprendidas sem
o exercício da livre escolha do próprio caminho, e sem
que se aprenda a rejeitar o erro como uma verdadeira "matriz de
dor". Se o homem agisse com retidão apenas por não
ter outra alternativa nem oportunidade de agir diferentemente, ele seria
um autômato e não um Deus em evolução.
|
Evolução
O Reino Mineral não está representado
porque,
segundo Heindel, não possui Corpo Vital
individual e, portanto, não pode ser veículo
de correntes que pertençam
aos Reinos Superiores. |
O mais fugaz
sentimento, o mais fugaz pensamento ou a mais fugaz emoção
são transmitidos aos pulmões, de onde são injetados
no sangue. O sangue é um dos produtos mais elevados do corpo
vital, tanto por ser o condutor de alimento para todas as partes do
corpo, quanto por ser o veículo direto do Ego. As imagens nele
contidas imprimem-se nos átomos negativos do corpo vital para
servirem como árbitros do destino do homem no estado post-mortem.
Quanto mais
dispostos estivermos a aprender a reconhecr a Memória Supra-Consciente
e a seguir sua orientação, tanto mais freqüentemente
ela falará, para nosso permanente benefício.
(Grifo meu). [Esta é a Voz Insonora do Coração
a que tenho feito referência em outros textos e que Helena Petrovna
Blavatsky denominou de Voz do Silêncio. Portanto, há
uma superlativa e, de certa forma, inconciliável diferença
entre coração e Coração,
ainda que no ventrículo esquerdo, como ensina Heindel, esteja
localizado o Átomo-Semente.].
A atividade
do espírito no corpo denso, manifestada como reta ação,
promove o crescimento da Alma Consciente.
A Alma Emocional
é o extrato do Corpo de Desejos. Ela aumenta a eficiência
do Espírito Humano, que é a contraparte espiritual do
Corpo de Desejos.
A Alma Intelectual
amplia o poder do Espírito de Vida porque a Alma Intelectual
é extraída do Corpo Vital, que é a contraparte
material do Espírito de Vida.
A Alma Consciente
aumenta a consciência do Espírito Divino, pois (a Alma
Consciente) é o extrato do Corpo Denso, que, por sua vez, é
a contraparte do Espírito Divino.
No Átomo-Semente ficam
impressas as experiências vividas no corpo denso durante a existência,
que, durante a vida, localiza-se no ventrículo esquerdo do coração,
próximo do ápice. Esse Átomo é libertado
após a morte, e despertará somente na aurora de uma outra
vida física para servir novamente como núcleo de mais
um Corpo Denso, a ser usado pelo mesmo Ego. Ao ocorrer a morte, sobe
ao cérebro pelo nervo pneumogástrico, abandonando o Corpo
Denso juntamente com os veículos superiores por entre as comissuras
dos ossos parietal e occipital. É a ruptura do Átomo-Semente
que produz a paralisação do coração.
A cremação
restitui os elementos à sua condição primordial
sem que o cadáver alcance os desagradáveis aspectos inerentes
ao processo da decomposição lenta. Mas, deve-se ter muito
cuidado em não cremar ou embalsamar o corpo antes de decorridos
no mínimo três dias e meio após
a morte, porque enquanto o Corpo Vital e os corpos superiores permanecerem
unidos ao corpo por meio do Cordão Prateado, o homem, em certa
medida, sentirá qualquer exame post-mortem ou ferimento
no Corpo Denso. A cremação deveria ser evitada nos três
primeiros dias e meio depois da morte porque tende a desintegrar o Corpo
Vital, que deve permanecer intacto até que se tenha impresso
no Corpo de Desejos o panorama da vida que passou. A partir do momento
em que o Cordão Prateado se rompe o Corpo Denso fica completamente
morto. [Morte, então é o rompimento do Cordão de
Prata.].
Em princípios de 1906,
o Dr. McDougall fez uma série de experiências no Hospital
Geral de Massachusetts a fim de verificar se algo invisível abandonava
o corpo por ocasião da morte. Com esse propósito, construiu
uma balança capaz de registrar qualquer variação
de massa até um décimo de onça. Uma pessoa agonizante
foi colocada com seu leito em um dos estrados [pratos] desta balança,
e no outro puseram pesos até que se estabelecesse o pleno equilíbrio.
Notou-se que no momento preciso em que a pessoa agonizante exalava o
último suspiro, o estrado contendo os pesos descia subitamente,
elevando-se o estrado que continha o leito e o corpo da pessoa que acabara
de falecer. Demonstrou-se, pois, que alguma coisa invisível,
mas ponderável, tinha abandonado o corpo. Isto aconteceu em todos
os casos em que a experiência foi realizada. As experiências
do Dr. McDougall demonstraram conclusivamente que alguma coisa, invisível
à visão comum, abandonava o corpo na ocasião da
morte, como os clarividentes treinados têm visto e já havia
sido revelado em conferências e livros muitos anos antes da descoberta
do Dr. McDougall. Enfim, essa "alguma coisa invisível"
não é a alma. O que os cientistas pesaram foi o Corpo
Vital, que é formado por quatro éteres que pertencem ao
Mundo Físico. E todos os animais também perdem peso quando
morrem. Um gatinho usado em uma experiência semelhante perdeu
100 miligramas ao agonizar, e quando exalou seu último alento
perdeu mais 60 miligramas. A seguir, foi perdendo peso lentamente, devido
à evaporação.
A passagem
para o além não é tortura. Mas arrastar a alma
de volta ao corpo para que continue sofrendo, isto sim é tortura.
Há casos de mortos que contaram aos investigadores o quanto sofreram
agonizando durante horas por tal motivo, rogando às famílias
que cessassem seu mal-entendido carinho e os deixassem morrer. [Quando
meu pai faleceu, no exato momento em que deu seu último suspiro,
a enfermeira que estava ao seu lado pulou em cima dele para fazer uma
massagem cardíaca para tentar reanimá-lo. Eu imediata
e decididamente a retirei de lá e disse exatamente estas palavras
que nunca esqueci: — Deixe meu pai morrer com dignidade.
E assim sucedeu. Seu crânio havia sido trepanado e parte do seu
cérebro havia sido sugado devido à existência de
um tumor cerebral maligno. Não havia a menor possibilidade de
ele recobrar a consciência.].
Para um suicida, depois
de praticado o suicídio, há um horrível sentimento
de "vazio", que permanece até o tempo em que deveria
ocorrer a morte natural.
Tal como sucede com
muitos de nossos desejos na vida terrestre, depois da morte ou transição,
no Mundo do Desejo todos os desejos morrem por falta de oportunidade
para satisfazê-los. Tudo se passa semelhantemente a um homem em
um barco no meio do oceano: água, água por toda parte,
porém nem sequer uma única gota para beber.
Não há
nenhuma deidade vingativa ou punitiva que tenha criado o purgatório
ou o inferno para nós; mas, sim, somos nós próprios
que os criamos com os nossos maus atos e os
nossos maus hábitos. Portanto,
a infalível Lei dá a cada um aquilo de que necessita para
se purificar de seus maus desejos e maus hábitos. O que o
homem semear, isto também colherá [educativamente].
Fazer o bem aos demais
esperando que eles nô-lo retribuam é essencialmente egoísta
[Imperativo Hipotético]. No devido tempo aprenderemos a fazer
o bem sem considerar como estamos sendo tratados [ou reconhecidos] pelos
outros. [Imperativo Categórico].
O auto-julgamento diário,
preferentemente antes de nos recolhermos à noite, gera aspirações
para o bem, que, no devido tempo, frutificar-se-ão seguramente
em ações retas.
Quando compreendemos
o erro de certos hábitos ou de
certos atos em nossa vida passada
e nos determinamos a eliminá-los ou a desfazer o mal praticado,
expurgamos suas imagens da memória subconsciente, de modo que
depois da morte já não estarão ali para julgar-nos.
Ainda que não possamos dar compensação por um erro
cometido, a sinceridade de nosso arrependimento bastará. A Natureza
não visa desforra nem busca vingança.
PARTE
II
Páginas
Consultados
http://encyclopedie-pt.snyke.com/articles/max_heindel.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Max_Heindel
http://fraternidaderosacruz.org/
http://fraternidaderosacruz.org/CRC1.htm
http://fraternidaderosacruz.org/crc2.htm
http://fraternidaderosacruz.org/crc3.htm
http://fraternidaderosacruz.org/crc4.htm
http://fraternidaderosacruz.org/crc5.htm
http://fraternidaderosacruz.org/crc6.htm
http://fraternidaderosacruz.org/crc7.htm
http://fraternidaderosacruz.org/crc8.htm
http://fraternidaderosacruz.org/crc9.htm
Música
de fundo:
Christ
Fonte:
http://www.aurora.dti.ne.jp/~eggs/midiroom.htm