O LIVRO DOS SÁBIOS

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

 

 

Introdução e Objetivo do Estudo

 

 

 

É com imenso prazer que estou divulgando este estudo, que tem por finalidade apresentar para reflexão alguns fragmentos e alguns aforismos garimpados na obra O Livro dos Sábios, de autoria de Éliphas Lèvy (8 de fevereiro de 1810 – 31 de maio de 1875) e concluído em 20 de dezembro de 1870 – verdadeira síntese de toda a sua realização místico-espiritual – e que não tem lhufas de bulhufas a ver com o Dr. Gregory mal-humorado House, um personagem fictício protagonista da série americana House, interpretado por Hugh Laurie, e que deveria se chamar Gregory Shanty.

 

Se, segundo alguns mal-humorados, em suas obras, Éliphas divulgou demais, é bom lembrar o que o médico, escritor, ocultista, Rosacruz, KaBaLista, Maçom e fundador do Martinismo moderno Gérard Anaclet Vincent Encausse (13 de julho de 1865 – 25 de outubro de 1916), mais conhecido pelo pseudônimo de Papus, disse sobre isto: Sempre se pode dizer tudo, porque somente compreenderá quem deve [pode] compreender. Basicamente, eu concordo com isto, mas meto um quase antes do tudo, porque há certas coisas que, realmente, não podem ser vulgarizadas, sob pena de mais se prejudicar do que ajudar, de mais prender com grilhões do que libertar. Mas, quanto às obras de Éliphas, que viveu e morreu preocupado com a Justiça e com a Verdade, estou convencido de que ele instruiu a todos nós na medida certa. Espero, sinceramente, que os fragmentos que se seguirão possam esclarecer algumas dúvidas que ainda estejam pendentes.

 

 

 

O Livro dos Sábios
(
Fragmentos e Aforismos da Obra)

 

 

 

A Bíblia é um livro hierático, ou seja, sagrado; está escrita em estilo sacerdotal, misturado com histórias e alegorias.1

Católico quer dizer universal. O progresso [reintegração] se cumprirá, e todos os homens se reunirão na fé [confiança] das verdades fundamentais.

 

 

 

A essência da Maçonaria é a tolerância à todos os cultos.

Todos os supersticiosos são ímpios.

Não há mais do que uma Religião – Católica ou Universal. E esta Religião é a Caridade. O símbolo da caridade é a Comunhão; e o oposto da comunhão é excomunhão. Comungar é evocar a Deus; excomungar é evocar ao diabo.

'Nada é mais perigoso do que um amigo imprudente; mais vale um inimigo sábio.' (La Fontaine, apud Éliphas Lèvy).

Fé [confiança] é a afirmação do que deve ser e aspiração confiante no que é bom esperar.

Os Dogmas de todos os povos e de todos os tempos se encontram na Religião Única.

Existem duas espécies de absurdos: uns são aparentes, ou seja, são aqueles que vêm de uma falha da nossa inteligência; outros são evidentes, ou seja, são as afirmações contrárias às verdades demonstradas.

 

 

 

Não tenho interesses pessoais; não quero ter outros, a não ser os da Verdade.

Sem a [confiança] a ciência não leva senão à dúvida absoluta e ao desgosto por todas as coisas. Sem a [confiança] a vida não é senão um sonho, que terminará, sem o despertar, no nada. Sem a [confiança] os afetos são vazios, a honra não é mais do que engano, a virtude é mentira e a moral é decepção. Sem a [confiança] a ciência não é mais do que o despotismo das riquezas. Sem a [confiança] a eqüidade é impossível e a fraternidade não existe. A força inteligente é o espírito e o progresso é a imortalidade.

O nosso Universo é fatal. É, por conseqüência, cego e surdo como a fatalidade. Como, pois, poderá nos dar a inteligência que não possui?

 

 

 

Tudo é de Deus, com certeza; porém, tudo não é Deus. Se tudo fosse Deus, o homem não seria responsável por nada e a moral seria uma quimera.

 

 

Fazer bem é triunfar; e, aquele que não triunfa é, mais ou menos, responsável por sua torpeza.

O mal não pode ter um êxito real e durável. O bem, apesar de todas as demoras e de todos os obstáculos, chega sempre a seu fim.

A Religião é santa; os homens é que são maus.

Ordem Verdade; Desordem Mentira.

Grande equívoco: confundir a causa com o efeito.2

Creio na liberdade do homem e, por conseguinte, na sua moralidade.

Liquido os erros do Catolicismo para defender suas verdades com maior energia.

A Divindade é única, imutável e espiritual. Não pode ser confundida com as criaturas.3

O Dogma não começa com Jesus, o Cristo; Ele está contido completamente nos Mistérios da KaBaLa [mas, é desde-sempre existente].

Logos Razão manifestada pelo Verbum.

A Tradição é o Zohar.

Os homens devem ser levados à fé pela razão.

As Ciências Ocultas têm como ponto de partida uma Teologia Secreta que é a KaBaLa.

Liberdade sem lei é a mesma coisa que razão sem autoridade – rival impotente da autoridade sem razão.

A Bíblia tem um sentido oculto, cuja Ciência Tradicional chama-se KaBaLa.

A controvérsia jamais converte a ninguém.4

Quando se Sabe, deixa-se de crer.

Muitos confundem superstição e fanatismo com religião.

As divisões e subdivisões religiosas têm sido os resultados do espírito de análise, necessário à crítica; o espírito de síntese, pelo contrário, tem como tendência reunir tudo e coordenar tudo.

 

 

 

 

A Humanidade, um dia, formulará o seu dogma, e dirá: "Aqueles que me alimentaram quando eu tinha fome e que me socorreram quando eu sofria são os benditos; e, aqueles que, pelo contrário, me oprimiram e me tornaram miserável são os malditos." É por isto que os publicanos e as prostitutas entrarão antes dos fariseus no reino de Deus.

É pela solidariedade que a caridade se explica. Pois bem, solidariedade é Socialismo – última palavra do Catolicismo. É a propriedade de cada um para todos e de todos para cada um. Então, não se definirá mais a propriedade como o direito de usar e de abusar, e se abaterá, frente à razão e à moral, esta concepção monstruosa do direito do abuso. Esta revolução se cumprirá porque já está realizada no Mundo da Inteligência e do Progresso, que é também o da Ciência e da Fé.

As Ciências Ocultas são uma Religião, e não deve jamais se confundir com a Filosofia.

O fim da Igreja Romana será o começo da catolicidade universal.5

Quando os cegos se tornam condutores dos cegos, caem todos no precipício!

Veni, Creator Spiritus. [Vem, Espírito Criador.]

A Harmonia resulta da analogia dos contrários. Toda luz que manifesta uma forma deve necessariamente projetar uma sombra. Creio na sombra porque creio na luz.

 

 

 

A absurdidade aparente é a própria essência de qualquer Dogma.

Se o Apocalipse e as visões de Ezequiel houvessem sido compreendidos, teriam causado revoluções no mundo, e, como conseqüência, eles teriam sido suprimidos.

Aqueles que Adivinham [Sabem] devem se calar e ocultar dos invejosos que eles se tornaram Reis e Sacerdotes.

A razão sem fé não aconselha a abnegação e não admite o sacrifício.

Não temo a morte porque a minha esperança está cheia de imortalidade.

Devemos nos desprender das sombras das letras e invocar a Luz do Espírito.

O paraíso da [personalidade-]alma é a razão satisfeita; seu inferno é a loucura irritada.

O mal não é mais do que o aborto do bem.

O diabo é a loucura atribuída a Deus.

O milagre é a loucura atribuída à Natureza. A Natureza não poderia infringir a menor das suas Leis sem cair toda ela na demência. Se um só grão de pó pudesse se mover contrariamente às leis da atração e da gravidade, a cadeia da Harmonia Universal se quebraria e nada do mundo subsistiria mais.

 

 

 

 

Deus é o Grande Silêncio do Ilimitado.

Todos os males da alma humana vêm do medo e do desejo.

As promessas e as ameaças são os grandes meios de corromper e de embrutecer os seres-aí-no-mundo. O dogma que anuncia um privilégio ou que ameaça com um castigo exorbitantemente monstruoso e sem fim às multidões ignorantes não tem nada divino, nem de humano, nem de razoável, nem de civilizado.

A razão sem a fé é a morte do Coração. A fé sem a razão é a loucura criadora do inferno, é o aniquilamento do espírito.

A Árvore da Vida não tem mais do que uma Raiz e um Galho.

Fora da Matemática Pura, nada é verdadeiro senão proporcionalmente, relativamente e progressivamente.

 

 

 

 

A vida é eterna. A morte – que é a negação da vida não pode ser, pois, senão aparente e transitória.

Uma sociedade que, para se conservar, se vê obrigada a cortar um dos seus membros é uma sociedade gangrenada. Todavia, a Humanidade, que é imortal, não admite mutilações.

A catolicidade verdadeiramente universal é razão e verdade. O Catolicismo exclusivamente romano é absurdo e mentiroso.

A Natureza é inconsciente de si-mesma.6

A matéria obedece ao Espírito com uma resistência proporcional debilidade da ação.

O progresso ilimitado é a falta [incompletude] se corrigindo eternamente.

Todo ser imperfeito morre em decorrência da sua imperfeição, o que atesta a necessidade imperiosa e fatal de uma perfeição maior [e progressiva].

Os feiticeiros fazem verdadeiros milagres quando estão ajudados pela credulidade dos imbecis.7

Os charlatães gostam de se exibir; os Verdadeiros Adeptos se ocultam.

Todas as religiões humanas têm um lado verdadeiro e outro falso. É pelo seu lado falso somente que inspiram o fanatismo.

 

 

 

 

Para fazer os homens aceitarem uma Nova Verdade há que envolvê-la com novas mentiras. Estes véus sucessivos são as chamadas revelações. As revelações sucessivas são e devem ser uma sucessão de mentiras, já que a Verdade não muda. Dizer que Deus se fez judeu com Moisés, depois cristão com Jesus Cristo e, enfim, muçulmano com Muhammad não é falar seriamente.

O magnetismo do mal opera mais rapidamente e mais violentamente do que o magnetismo do bem; porém, quebra-se por sua própria violência, e o bem sempre triunfa. O bem é conservador e reparador, o mal é perturbador e destruidor.

O que se irradia de nós sob o império da nossa Vontade, volta a nós sob o império da fatalidade. Se é Luz de Vida, nos imortalizará; se é o fósforo da morte, nos fará morrer... talvez, para sempre.8

Nossas almas são como uma música da qual nossos corpos são os instrumentos. A música subsiste sem o instrumento; porém, não pode se fazer ouvir. Sem um mediador material, o som é inconcebível e inapreensível.

Das suas existências passadas, o homem guarda as predisposições particulares da existência presente.9

A Lembrança Eterna não conserva mais do que as coisas imperecíveis.

A essência da personalidade independente é a liberdade ilimitada.

O diabo dogmático é o ateísmo personificado. O diabo filósofo é o ideal exagerado da liberdade humana. O diabo real ou físico é o magnetismo do mal. O diabo vulgar é o compadre de Polichinelo.

 

 

 

Aos homens da Luz, as palavras claras; aos homens das trevas, as palavras escuras; e aos intermediários, a eterna discussão das palavras duvidosas.

Não se pode falar a todos os homens da mesma forma. É necessário dizer a verdade para os sábios, a dúvida para os arrazoadores e a fábula para os loucos e as crianças. Contai uma fábula a um sábio e ele a verá como uma verdade. Falai uma verdade a um raciocinador e ele a revogará como dúvida. Dizei uma verdade a um louco e ele a tomará como uma fábula.

A melhor religião, ou seja, a mais apropriada às necessidades da estupidez humana, deve ser a mais obscura e a mais absurda de todas, e é isto o que faz o Catolicismo Romano.

As opiniões humanas buscam em vão aniquilar o que a Natureza conserva.10

Buscando Deus no absurdo, se encontra o diabo; porém, procurando o diabo, não se encontra a razão. Analisai o Deus e o diabo do vulgo: encontrareis no Deus o ideal poetizado do diabo e no diabo a caricatura de Deus.

Certo dia, uma mulher apareceu em uma praça de Alexandria. Em uma mão portava uma tocha acesa e na outra uma vasilha com água. — Com esta tocha exclamou quero incendiar o céu; com esta água quero extinguir o inferno, para dissipar todos os fantasmas que ocultam meu Deus, e não crer mais do que Nele só.

O que se pode dizer, quando tentamos falar de Deus, senão incoerências e absurdos?

Comunhões! Não mais excomunhões!

Aquele que excomunga se excomunga. Aquele que maldiz se maldiz. Aquele que reprova se reprova. Toda condenação é condenadora.11

Viva Deus no Alcorão! Viva Deus no Evangelho! Viva Deus no Sepher Torah! Mas, por cima de tudo, viva Deus no Coração dos justos!

Chorarei com os que choram, rirei com os que riem, cantarei com os que cantam.

Não há outra infalibilidade que o amor supremo unido à absoluta razão.

O objeto da Fé Verdadeira é o supremo postulado da Ciência.

A hierarquia é a Lei Natural da Natureza.

O Belo é o Esplendor do Verdadeiro. (Platão, apud Éliphas Lèvy).

As Ciências Ocultas são o protestantismo da falsa ortodoxia.

A Ciência não vê mais que fenômenos onde a ignorância não vê senão milagres.

 

 

 

Dogma da Trindade: Poder, Sabedoria e Amor.

A religião do futuro não será o Catolicismo; será, sim, a Catolicidade.

Se, até o presente, no mundo, os maus parecem ser mais fortes do que os bons, é porque os maus sabem fazer o mal e os bons não sabem fazer o bem. Os maus observam e operam; já os bons se contentam em acreditar e rogar.

A morte não existe. A Eternidade não lembra senão da vida.

A matéria é o que os Sábios querem que seja. Assim se explica o Mistério da Transubstanciação.

O ideal de redenção pelo sacrifício produziu a inquisição.

Não existe verdadeiro sacrifício sem liberdade nem liberdade verdadeira sem sacrifício.

Os débeis falam e não acionam; os fortes acionam e se calam.

Religião Magia Autorizada; Magia Religião Proibida.

Quente ou frio, sim; morno, não.

Mesmo os atos aparentemente indiferentes, dirigidos por uma intenção e repetidos com persistência, fazem triunfar a intenção.

A maior Sabedoria do homem é escolher bem a sua Loucura.

Escolher mal obriga a escolher novamente.

A Religião Católica é a Magia regularizada e vulgarizada.

Para que os contrários se afirmem – seja simultaneamente, seja separadamente, seja alternativamente é absolutamente necessário que não sejam contraditórios.

 

 

 

 

A igreja coxeia do lado da razão, e a Filosofia coxeia do lado da fé.

Impor crenças à razão é pedir à fé demonstrações científicas; isto é paralisar uma pela outra.

Conciliar a fé [confiança] com a razão é crer [saber] que o Dogma Universal, sob suas diversas formas, é a expressão progressiva das aspirações humanas em direção à [auto]Divindade.

Todos os sofrimentos de nossa alma provêm do extravio dos nossos desejos e da nossa obstinação em dar curso às mentiras.

Todos os sofrimentos de nosso Coração provêm de que amamos para receber e não para dar, para possuir e não para melhorar, para absorver e não para imortalizar.

Felicidade [relativa] Ausência de cobiças + Ausência de desejos + Ausência de paixões. É necessário estar em harmonia com a Lei Universal, obrar o Bem e defender a Justiça.

Por que se surpreender ao ver flores que murcham, caem, morrem e se transformam?

Não murmuremos jamais!

A obstinação é inimiga da verdade e da paz.

A morte é apenas uma mudança de traje.

Cada um é o outro e outro é cada um.

Quem possuísse o poder de esquecer não teria jamais penas morais.

Não há distância nem vazio entre os Corações.

 

 

 

 

A vida é um combate e a inocência não é uma vitória.

A Alta Iniciação ensina que a identificação do ser-aí-no-mundo com o Deus de seu Coração é a consumação da Sabedoria [ShOPhIa] e do Amor.

O sacerdócio [com a letra s minúscula] é o verdadeiro bicho roedor da árvore das Verdades Universais. O sacerdócio como casta, o sacerdócio como profissão lucrativa, o sacerdócio autocrata das consciências, o sacerdócio usurpador das coisas temporais, eis o que o Cristianismo [Gnóstico e Iniciático] deveria ter destruído; mas, foi exatamente o que os homens (r)estabeleceram descaradamente em seu nome. Inutilmente tentou Jesus expulsar os mercadores do Templo; não teve êxito. Crucificou-se o perturbador, e a antiga ordem foi restabelecida.

Emanuel! Deus está conosco!

Vivi pobre e morrerei pobre, segundo o mundo; e, não obstante, sinto que estou rico de verdades, de independência e de razão. Piedade para aquele que se orgulha de algo! Eu creio na onipotência do Deus Vivo, para sempre em meu Coração.

 

 

 

Oração ao Deus Vivente
em Todos os Corações!

 

 

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo da intolerância.

Liberte-nos do absurdo da impedância.

Liberte-nos do absurdo da arrogância.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo dos teologastros.

Liberte-nos do absurdo dos pulhastros.

Liberte-nos do absurdo dos medicastros.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo das más escolhas.

Liberte-nos do absurdo das falsas bolhas.

Liberte-nos do absurdo das podres rolhas.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo da insolência.

Liberte-nos do absurdo da amência.

Liberte-nos do absurdo da absência.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo da misantropia.

Liberte-nos do absurdo da xenofobia.

Liberte-nos do absurdo da androfobia.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo da perversidade.

Liberte-nos do absurdo da abnormidade.

Liberte-nos do absurdo da abstrusidade.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo do deixapralá.

Liberte-nos do absurdo do bla-bla-blá.

Liberte-nos do absurdo do nãovejolá.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo da Pasárgada.

Liberte-nos do absurdo da açougada.

Liberte-nos do absurdo da cafangada.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo das promessas.

Liberte-nos do absurdo das travessas.

Liberte-nos do absurdo das revessas.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo de gambelar.

Liberte-nos do absurdo de shylockar.

Liberte-nos do absurdo de maisvaliar.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo do abomínio.

Liberte-nos do absurdo do semdomínio.

Liberte-nos do absurdo do irraciocínio.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo da anarquização.

Liberte-nos do absurdo da amortização.

Liberte-nos do absurdo da entropização.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Liberte-nos do absurdo dos absurdos.

Liberte-nos do absurdo dos churdos.

Liberte-nos do absurdo dos surdos.

 

eus Vivente em todos os Corações!

Ajude-nos! Queremos nos descativar!

Ajude-nos! Queremos nos transmutar!

Ajude-nos! Queremos nos divinizar!

 

eus Vivente em todos os Corações!

Ajude-nos! Queremos Poder Ver e Ouvir!

Ajude-nos! Queremos Decretar e Intervir!

Ajude-nos! Queremos ShOPhIar e Servir!

 

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Tirante as seculares adulterações escabrosas e os interesseiros erros de tradução, para se entender o que sobra de útil na Bíblia é necessário possuir a Chave Interpretativa, porque ler a Bíblia ao pé da letra produz de dois monstrengos um ou os dois: 1º) ou o leitor se torna um fanático boçal e insuportável; e 2º) ou o leitor se torna preconceituoso e intolerante com relação a tudo que não esteja, presumidamente, de acordo com o Livro. Bem, isto não vale só para a Bíblia, mas, para qualquer obra tida com sagrada e inspirada. Darei um exemplo do que acabo de comentar: a pesca milagrosa dos 153 grandes peixes (Evangelho de João, XXI). Aqui, duas operações matemáticas podem ser feitas para explicar a mesma coisa:

1ª – 153 1 + 5 + 3 = 9, que é o apogeu, a culminação ou o ponto máximo de 3, isto é: 3 x 3 (3²). Isto quer significar que 3 representa a Manifestação Perfeita, os Sagrados Sephiroth Superiores (KeTheR, ChoKMaH e BINaH) e as Três Matrizes do alfabeto hebraico (ALeF, MeM e ShIN). E assim, 9 é o Horizonte, pois, limita todos os outros números. 9 corresponde à terceira volta completa em torno do Triângulo. Observe também que 396 é o Número representativo da Sabedoria Cósmica (SheMAH-IM), latente em todos os seres. 396 3 + 9 + 6 = 18 1 + 8 = 9. Por outro lado, 9 é o Grande Algarismo Divino, oculto em 144 (1 + 4 + 4).

2ª – Se aplicarmos a fórmula que permite calcular o Valor Secreto de um Número – VSN = N(N + 1) ÷ 2 – concluiremos que 153 é o Valor Secreto de 17, isto é, 153 equivale à soma de todos os números inteiros de 1 a 17. O Número 17 está associado à Palavra IAO (10 + 1 + 6), e, segundo Heinrich Arnold Krumm-Heller (1876 – 1946), Mestre Huiracocha, IAO repreesenta o Nome de Deus entre os Gnósticos, a Encarnação Suprema do Logos => O –› Deus, o Círculo Envolvente; I –› o Eu; A –› o Ponto de Apoio.

 

IIIIIII... AAAAAAA... OOOOOOO...

 

E assim, tudo na Bíblia está escondido, e, como eu disse, é necessário possuir a Chave Interpretativa para lê-La concertadamente. Por isto, 666 tanto pode estar associado às trevas (déspotas e seus magos negros) quanto à Sabedoria (ShOPhIa), porque este Número tanto pode significar o ser (ainda) enquanto besta ou seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro, pois 666 6 + 6 + 6 = 18 1 + 8 = 9.

2. Ainda que todo efeito acabe por se transformar em uma nova causa.

 

 

3. Fato: todas a criaturas, sem exceção, são Divindades em potência. Contrafato: os seres-sem-alma, que porventura tenham sido ou que vierem a ser entropizados, não são propriamente criaturas, pois se deformaram como criaturas por seus pensamentos, por suas palavras e, principalmente, por seus atos. Todavia, é importante que não se admita a entropização de uma personalidade-alma como uma punição ou um castigo, mas, sim, como uma conseqüência, semelhante à sublimação – que tem efeito purificador. Mas, repito mais uma vez: o arrependimento sincero suspende a sentença cósmica de morte eterna (entropização). E por que suspende e não anula? Porque a Divinização é um processo permanente; não é uma conquista ad sæcula sæculorum. O santo de hoje, se der moleza e pisar na bola, poderá se tornar o demônio de amanhã.

 

 

Entropização

 

 

4. Aliás, ninguém converte ninguém. A única conversão possível é interior, pelo entendimento, isto é, pela realização pessoal da Coisa. Mesmo um milagre, se fosse possível, não adiantaria nada. Como disse Éliphas, as convicções se apóiam em si-mesmas ou mudam, à medida que a razão cresce e que a Luz se faz.

 

 

Teorema de Pitágoras

 

 

5. O que exatamente Angelo Giuseppe Roncalli (Sotto Il Monte, 25 de novembro de 1881 – Vaticano, 3 de junho de 1963), entronizado Papa em 4 de novembro de 1958 como Ioannes PP. XXIII (João XXIII), que escolheu como lema papal Obœdientia et Pax (Obediência e Paz), quis dizer exatamente com são vinte séculos mais a idade do Salvador? Teremos que esperar 2034 (1962 + 72) para saber! Uma coisa é certa: os desmandos (desregramentos morais, dissolução de costumes e devassidão), de qualquer ordem, seja onde for, de uma forma ou de outra, precisam ter um fim. Não há imunidade espiritual nem para corrupto nem para canalhocrata. Nem tendo comungado em nove primeiras sextas-feiras seguidas de cada mês ou tendo recebido indulgência plenária! A Lei da Compensação (Retribuição) se fará cumprir. No caso particular dos protestos de rua – que têm agitado nomeadamente o Rio de Janeiro e São Paulo (também conhecidos como Jornadas de Junho, e que tiveram início em 2013) – não adianta nada proibir as máscaras e permitir a corrupção atrevida, petulante, descarada e sem-vergonha. Ainda que eu não tolere, e que, portanto, não apóie o vandalismo e a destruição de monumentos ou de quaisquer bens públicos ou particulares, em um certo sentido, esse treco de proibição pura e simples de máscaras nos protestos de rua é hipocrisia, porque não há máscara mais protetiva do que diploma de político profissional. Seja como for, isto não é coisa só do nosso Brasil Patropi; acontece no mundo inteiro, em Marte e em Alpha Centauri.

6. Isto, como tenho dito, é equivalente a dizer que o Universo e a Consciência Cósmica são inconscientes de si-mesmos. E por que isto é e deve permanecer assim? Porque, se em ambos houvesse consciência, tanto o Universo quanto a Consciência Cósmica fariam escolhas, e, se fizessem escolhas, todos os seres existentes estariam ferrados e mal pagados, pois, a primeira coisa que seria abalada seria o livre-arbítrio.

7. E não são feiticeiros todos esses religiosos eletrônicos que tomaram conta da televisão? Ora, toda aquela milagraria que estupefaz os ignorantes não é mais nem menos do que histeria coletiva tantalizante. E o pior: as pessoas acabam passando necessidade para sustentar esses vampiros, achando que estão fazendo um grande negócio com Deus, pois, dão 1 esperançando vir a ganhar 10. Sei lá, mas a fé-crendeirice cega, ignorante e absurdante talvez seja a pior doença que possa acometer o ser-aí-no-mundo. Mas, a desgraceira maior não é a do esbulhado, e, sim, a do esbulhador, que, na hora própria, adequada, haverá de comer o pão enxofrado que o diabo amassou.

8. O talvez para sempre é exatamente o que acontece com os homens e as mulheres-sem-alma, conforme aludi na nota 3.

9. Somos muito mais o que fomos do que o que realmente somos. Como já expliquei em um trabalho anterior, somos a síntese de nossas subpersonalidades ou personalidades secundárias ou personalidades alternativas, podendo cada uma atuar ou se manifestar espontânea e independentemente ou não, podendo ou não haver dissociação e cisão da parte central do self – o que é incomum. O psicólogo e neurologista francês Pierre-Marie-Félix Janet, conhecido simplesmente como Pierre Janet, (Paris, 30 de maio de 1859 – Paris, 24 de fevereiro de 1947), afirmou: Muitas atividades mentais ocorrem independentemente de nossa consciência. Além disto, existem muitas personalidades secundárias reais vivendo ocultas na personalidade cotidiana ou alternando com esta. Conforme nossos estados emocionais, as personalidades secundárias poderão assomar com maior ou menor freqüência e com maior ou menor intensidade, sem que isto chegue a produzir propriamente uma desordem dissociativa, isto é, um estado agudo de descompensação mental. Ora, se a Lei da Reencarnação é um fato – e é – somos hoje o que fomos no passado (próximo + remoto), sendo que a nossa última encarnação é a preponderante em nossa personalidade. Por isto, ninguém consegue se livrar de suas manias, de seus transtornos obsessivo-compulsivos (TOCs), de seus desdouros, de suas interpretações e representações equivocadas da vida etc. em apenas uma só existência. Precisamos nascer e morrer quantas vezes forem necessárias para corrigir nossos defeitos e nossas ambigüidades. É neste sentido que somos nossos próprios descendentes e nossos próprios ascendentes. Nossos pais são tão-somente os veículos. Benditos veículos!

10. Não é tão em vão assim! Basta ver o que o raio do aquecimento global – causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa e amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial em efeitos que se auto-reforçam em realimentação positiva – está fazendo com o clima e com os diversos ecossistemas terrestres. Se bobear, em não sei quando, os ursos-polares não terão mais friozinho para viver, porque os gelos de montanha, em todo o Planeta, estão em recuo acelerado, e a Praia de Copacabana, talvez, esteja aqui na minha porta, na Tijuca, no Rio de Janeiro. Ainda bem que eu sei nadar!

11. Vou aproveitar a deixa, e repetir: aquele que assassina se suicida, e aquele que se suicida assassina.

 

Música de fundo:

Amitabha

Fonte:

http://www.sinc.sunysb.edu/Clubs/
buddhism/music/music.html

 

Páginas da Internet consultadas:

http://womenhijab.com/images/at-the-image
-d-une-attestation-de-s-curit-sociale.html

http://alebrito.spaceblog.com.br/
2442639/Palavras-de-sabedoria/

http://wordincarnate.wordpress.com/2011/10/17/hearts/

http://www.isaacnewtonsoldschool.org/page11.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Aquecimento_global

http://www.b-positive.gr/index.php?/i
llustration/character-series-1/

http://paxprofundis.org/livros/jjjmemento/mori.htm

http://www.brasilescola.com/geografia/as-relacoes
-entre-atos-extremos-os-atentados-terroristas.htm

http://democratizandoosaber.blogspot.com.br/
2010/12/o-fanatismo-religioso.html

http://natransversaldotempo.wordpress.com/
2012/07/05/ter-fe-e-anatema/

http://realidadesdaguerraa.blogspot.com.br/
2011/03/fanatismo-religioso.html

http://ofanatismoreligioso.blogspot.com.br/

http://classroomclipart.com/clipart-view/Animations/
Mathematics/difference6_3_gif.htm

http://www.netanimations.net/Fairies-Tinkerbell-
Fairy-And-Fantasy-Gif-Animations.htm

http://adao-ilustracoes.blog.uol.com.br/publicidade/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Jo%C3%A3o_XXIII

http://thewebthought.blogspot.com/2012/05/web
-design-collection-of-progress-bars.html

http://www.scriptaetveritas.com.br/maconaria/livros/
esoterico/Eliphas_Levi-O_Livro_dos_Sabios.pdf

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.