LEONARDO DA VINCI
(Pensamentos)

 

 

 

Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci
(auto-retrato, 1512-1514)

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Objetivo do Trabalho

 

 

 

Este é mais um trabalho-estudo que engordará a lista dos textos não-originais que já divulguei, pois todo o seu conteúdo foi pesquisado na e retirado da Internet. Garimpei nas páginas citadas ao final todos os dados para estudar um pouco sobre Leonardo e compor e editar o texto, que ora ofereço como um incentivo à reflexão. A única coisa mais ou menos original neste estudo é animação em flash abaixo. Se você observá-la acuradamente, descobrirá uma importante Lei Cósmica.

 

 

 

 

 

 

 

Biografia Leonardesca

 

 

 

Leonardo da Vinci, polímata renascentista italiano, nasceu em 15 de abril 1452. Existem algumas dúvidas sobre a cidade de seu nascimento: para alguns historiadores, seu berço foi em Anchiano; para outros foi em uma cidade situada na margem direita do rio Arno, perto dos montes Albanos, entre as cidades italianas de Florença e Pisa.

 

Leonardo foi um dos mais importantes pintores do Renascimento Cultural. É considerado um gênio, pois se mostrou um excelente anatomista, cientista, matemático, engenheiro, inventor, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico, o que não o impediu de, em certa época, ter sido chef de cozinha e dono de restaurante. Anotações do próprio artista revelam o seu talento na elaboração de receitas exóticas, no domínio de informações sobre propriedades medicinais dos alimentos e nas dicas de etiqueta. É, possivelmente, a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido. Seus trabalhos e projetos científicos quase sempre ficaram escondidos em livros de anotações (muitos escritos em códigos), mas foi como artista que conseguiu o reconhecimento e o prestígio das pessoas de sua época. Para o Imperator da Orden Rosacruz, jurisdição da Espanha (Gran Canarias), Angel Martín Velayos (Sâr Anael), Leonardo – ao lado de Raimundo Lulio, Newton, Miguel Servet, Leibnitz, Descartes, Paracelso, Beethoven e de muitos outros personagens que se destacaram em todos os ramos do saber foi Rosacruz e se orgulhava de sua afiliação Rosacruz.

 

Leonardo fez estágio no estúdio de Verrochio (importante artista da época), na cidade de Florença. Viveu uma época em Milão, onde trabalhou para a corte de Ludovico Sforza. Até 1506, realizou trabalhos principalmente em Florença e tudo indica que nesta época tenha pintado sua obra mais famosa: a bela e enigmática Gioconda. Trabalhou também para o rei Francisco I, da França, onde realizou belos trabalhos.

 

Doente, da Vinci passou o mês de abril de 1519 na cama, cercado por três quadros: a Mona Lisa; Santana, a Virgem e o Menino; e o São João Batista, que, provavelmente, pintou em Roma como sua última obra. No dia 2 de maio de 1519, nos braços do rei Francisco I, morreu o gênio que o mundo reconhece como o Homem do Renascimento. De acordo com o seu desejo, o filho ilegítimo de Piero da Vinci teve sessenta mendigos seguindo seu caixão. Foi enterrado na Capela de São Hubert, no Castelo de Amboise.


 

 


 

Principais características das pinturas de Da Vinci: utilização da técnica artística da perspectiva, uso de cores próximas da realidade, figuras humanas perfeitas, temas religiosos, uso da matemática em cálculos artísticos, imagens principais centralizadas, paisagens de fundo, figuras humanas com expressões de sentimento, detalhismo artístico.

 

Principais trabalhos de Da Vinci:

Trabalhos de pinturas (artes plásticas): Gioconda (Mona Lisa), Leda, Dama do Arminho, Madonna Litta, Anunciação, A Última Ceia, Ginevra de Benci, São Jerônimo, Adoração dos Magos, Madona das Rochas, Retrato de Músico, São João Batista, Madona do Fuso, Leda e o Cisne. Prestando bem a atenção, você irá perceber em várias imagens um efeito característico da pintura de Leonardo: a delicada passagem de luz para a sombra, quando um tom mais claro mergulha em outro mais escuro, como dois belos acordes musicais. Esse procedimento recebe o nome de sfumato (esfumado, em português).

Trabalhos de invenções: máquina voadora, máquina escavadora, isqueiro, pára-quedas, besta gigante sobre rodas, máquina a vapor e submarino.

Trabalhos Científicos: homem de Vitrúvio, anatomia do tronco, estudo de pé e perna, anatomia do olho, estudo da gravidez, estudos e embriões.

Projetos de Arquitetura: Projeto arquitetônico de uma cidade, projeto de um porto e templo centralizado.

 

 

 

 

Sobre Leonardo

 

 

 

Se Leonardo da Vinci terminou a sua carreira como músico, não vejo problemas em acabar a minha como pintor. (Paul McCartney).

 

A profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedente... Sua mente e sua personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante. (Helen Gardner).

 

Na verdade, o grande Leonardo continuou a ser como que uma criança durante toda a sua vida, e em mais de um sentido; diz-se que todos os grandes homens devem conservar alguma parte infantil. Mesmo adulto continuou a brincar, e foi essa a razão porque se mostrou freqüentemente misterioso e incompreensível aos olhos dos seus contemporâneos. (Sigmund Freud).

 

Em conjunto, o seu gênio era tão prodigiosamente inspirado pela graça de Deus, os seus poderes de expressão eram tão fortemente alimentados por uma memória e por uma inteligência sempre prontas e os seus escritos transmitiam as suas idéias com tanta precisão, que os seus argumentos e os seus raciocínios confundiam os críticos mais formidáveis. (Giorgio Vasari).

 

De tempos em tempos, o céu nos envia alguém que não é apenas humano, mas também divino, de modo que através de seu espírito e da superioridade de sua inteligência possamos atingir o céu. (Giorgio Vasari).

 

Os desenhos de Da Vinci são tão perfeitos e retratam tão incansável procura por novos detalhes, com um esforço de imaginação soberbo, que dificilmente os conseguem igualar. (Giorgio Vasari).

 

Descobri que muitos dos desenhos de Leonardo da Vinci não são só obras de arte, mas, também, diagramas científicos. Para pintar a Natureza, ele tinha que estudá-la; e para estudá-la ele precisava desenhá-la. Estabelecia, assim, uma conexão muito íntima entre arte e ciência. (Fritjof Capra).

 

Leonardo da Vinci foi um homem que fez surpreendentes descobertas científicas, mas nunca as publicou. Foi um dos maiores pintores do Renascimento e, no entanto, deixou poucas obras finalizadas. (Martin Kemp).

 

Nunca nasceu no mundo outro homem que soubesse tanto quanto Leonardo, nem tanto [por seus conhecimentos de] pintura, de escultura e de arquitetura, mas por ele ter sido um grande filósofo. (Francisco I, segundo o escultor Benvenuto Cellini).

 

A mera idéia de permitir o sofrimento desnecessário e, mais ainda, de matar os animais era abominável para Leonardo. (Edward McCurdy).

 

 

 

 

Pensamentos de Leonardo

 

 

 

 

O Homem de Vitrúvio

O Homem de Vitrúvio

 

 

 

 

Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem.

 

Quando descreveres alguns quadrúpedes, coloca entre eles alguns homens.

 

Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos.

 

Se comer sem vontade dana a saúde, aprender sem querer arruína a memória.

 

Quando ouvimos o sino, ouvimos aquilo que já trazemos em nós mesmos como modelo. Sou da opinião que não se deverá desprezar aquele que olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões sobre a grelha, para as nuvens, ou para a correnteza da água, descobrindo, assim, coisas maravilhosas. O gênio do pintor há de se apossar de todas essas coisas para criar composições diversas: luta de homens e de animais, paisagens, monstros, demônios e outras coisas fantásticas. Tudo, enfim, servirá para engrandecer o artista.

 

O ferro enferruja pela falta de uso e a água estagnada perde a sua pureza e no frio fica congelada. Do mesmo modo, a ociosidade exaure a vitalidade da mente.

 

O casamento é como enfiar a mão num saco de serpentes na esperança de apanhar uma enguia.

 

Há três tipos de pessoas: as que vêem, as que vêem quando lhes é mostrado, e as que não vêem.

 

Prazer e dor são representados com traços gêmeos formando como que uma unidade, pois um não vem nunca sem o outro; e são colocados um de costas para o outro porque se opõem um ao outro.

 

Se escolheres o prazer, conscientiza-te que atrás dele há alguém que só te trará atribulações e arrependimento.

 

O prazer e a dor saem de um tronco único porque têm uma só e a mesma base, eis que cansaço e dor são a base do prazer e os prazeres vãos e lascivos estão na base da dor.

 

São fúteis e cheias de erros as ciências que não nasceram da experimentação – mãe de todo conhecimento.

 

Não prever é já lamentar.

 

Para observar a Natureza dos planetas, abra o telhado e traga a imagem de um único planeta sobre a base de um espelho côncavo. A imagem refletida pela base mostrará a superfície do planeta que muito aumentou.

 

Simplicidade é a sofisticação máxima.

 

Toda ação natural se realiza pelo caminho mais curto.

 

Quando eu pensar que aprendi a viver terei aprendido a morrer.

 

Censura o amigo à parte e louva-o perante outrem.

 

A lei suprema da arte é a representação do belo.

 

A sabedoria é filha da experiência.

 

Assim como todo reino dividido é desfeito, toda inteligência dividida em diversos estudos se confunde e enfraquece.

 

A Natureza benigna providenciou de modo que, em qualquer parte, você encontre algo para aprender.

 

A Natureza nunca quebra suas próprias leis.

 

O olho – do qual se diz ser a janela da alma é o principal meio pelo qual o senso pode ver abundantemente as obras da Natureza.

 

O olhar de quem odeia é mais penetrante do que o olhar de quem ama.

 

Nada há que nos engane mais do que nossa opinião.

 

A experiência nunca falha. Apenas as nossas opiniões falham ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz de oferecer.

 

Quem pouco pensa muito erra.

 

A paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra o frio, pois, se vestires mais roupas conforme o inverno aumenta, tal frio não te poderá afetar. De modo semelhante, a paciência deve crescer em relação às grandes ofensas, e, assim, as injúrias não poderão afetar a tua mente.

 

A necessidade é a melhor mestra e guia da Natureza. A necessidade é terna e inventora – é o eterno freio e lei da Natureza.

 

O pintor que não duvida pouco consegue. Quando a obra supera o julgamento do autor, o artista nada aprende. Quando o julgamento supera a obra, ela vai ficando cada vez mais perfeita, se a avareza não o impedir.

 

Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da Natureza. A necessidade divina, pelas suas leis, compele o efeito a derivar da causa pelo caminho mais curto.

 

 

 

Estudos Anatômicos

 

Estudos Anatômicos

 

O ódio revela muita coisa que permanece oculta ao amor. Lembra-te disto e não desprezes a censura dos inimigos.

 

Não é a experiência – a mãe de todas as artes e de todas as ciências que engana as pessoas, mas, sim, a imaginação que lhes promete o que a experiência não lhes pode dar. A experiência é inocente; os nossos desejos vãos e insanos é que são criminosos. Distinguindo a mentira da verdade, a experiência nos ensina a perseverar em direção do que é possível, e não esperar, pela ignorância, atingir o que é inatingível, a fim de que não sejamos compelidos, vendo a nossa esperança por terra, a entregar-nos ao desespero.

 

Não há conselho mais leal do que o que é dado em um navio em perigo.

 

Deixa que tua alma seja semelhante a um espelho, refletindo todos os objetos, todos os movimentos, todas as cores, permanecendo imóvel e límpido.

 

O amor é filho da compreensão. O amor é tanto mais veemente quanto mais a compreensão é exata.

 

Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.

 

Que o teu orgulho e objetivo consistam em pôr no teu trabalho algo que se assemelhe a um milagre.

 

A arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz o intraduzível.

 

 

 

Mona Lisa

Mona Lisa1

 

 

A necessidade é a melhor mestra e guia da Natureza. A necessidade é tema e inventora o eterno freio e lei da Natureza.

 

A mais nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da beleza, em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação.

 

A água que você toca dos rios é a última daquela que se foi e a primeira daquela que vem. Assim é o tempo presente.

 

O amor à virtude te desvia das coisas vis e tristes e te faz contemplar as coisas virtuosas e honestas. Tem tua pátria nos nobres céus, à maneira dos pássaros nos verdes bosques, sobre os ramos floridos; e este amor se mostra melhor na adversidade, como a luz, que brilha mais quando está nas trevas.

 

A beleza adorna a virtude. ('Virtutem Forma Decorat').

 

Jamais o Sol vê a sombra.

 

Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende.

 

O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.

 

A fênix, esperando sua ressurreição, suporta as ardentes chamas que a consomem.

 

Pintor: deve haver tal poder de emoção na fisionomia das criaturas que pintas, que o teu quadro pareça, ao observador, capaz de fazer os mortos rir e chorar.

 

Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia, um crime cometido contra um animal será considerado um crime cometido contra a própria Humanidade.

 

Quando você tiver provado a sensação de voar, andará na Terra com os olhos voltados para o céu, onde esteve e para onde desejará voltar.

 

O tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo.

 

Quem não ama a vida não a merece.

 

Tudo o que está no plano da realidade já foi sonho um dia.

 

Quem não castiga o mal ordena que ele se faça.

 

As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

 

Pouco conhecimento faz que as criaturas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a Terra – sua mãe.

 

Aqueles que se enamoram somente da prática sem cuidar da teoria – ou melhor, desprezando a ciência são como o piloto que embarca sem timão nem bússola. A prática deve alicerçar-se sobre uma boa teoria, à qual serve de guia à perspectiva; ao não se entrar por esta porta, nunca se poderá fazer coisa perfeita nem na pintura nem em nenhuma outra profissão.

 

Nunca imites ninguém. Que a tua produção seja como um novo fenômeno da Natureza.

 

Quanto mais se conhece mais se aprecia.

 

A felicidade está na atividade.

 

Estudar as manifestações da Natureza é trabalho que agrada a Deus. É o mesmo que orar.

 

 

 

A Última Ceia

A Última Ceia

 

 

Todo homem deseja ganhar dinheiro para dá-lo aos médicos – destruidores de vidas. Devem, portanto, ser ricos.

 

Se não consegues encontrar a solução, procura outro problema.

 

A vida bem preenchida torna-se longa.

 

O conselho é muito mal recebido pelos que dele mais necessitam – os ignorantes.

 

Quem discute alegando autoridade não usa a inteligência, mas a memória.

 

O que Deus uniu o homem não separa.

 

Quem quer ficar rico em um dia estará enforcado em um ano.

 

Se for possível, devemos fazer rir até os mortos.

 

O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.

 

A mesma alma governa dois corpos.2

 

Desde uma idade tenra eu abdiquei da carne, e chegará um tempo em que os homens como eu olharão para o assassinato de animais como hoje eles olham para o assassinato de homens.

 

Não se pode possuir nem menor nem maior governo do que o governo de si mesmo.

 

Lastimável é o discípulo que não ultrapassa seu mestre.

 

Assim como um dia bem aproveitado proporciona um bom sono, uma vida bem vivida proporciona uma boa morte.

 

Para estar junto não é preciso estar perto, e, sim, do lado de dentro.

 

O mais nobre dos prazeres é o júbilo de quem compreende.

 

Não há domínio ao mesmo tempo maior e mais humilde do que o que exercemos sobre nós próprios.

 

Por que a vista as coisas mais claramente em sonhos do que a imaginação quando acordada?3

 

A pintura contém, em si mesma, todas as formas da Natureza.4

 

Poderíamos dizer que a Terra possui uma força vital de crescimento. Por analogia, sua carne é o solo, seus ossos são os músculos, sua cartilagem são as rochas porosas e seu sangue são os cursos de água. O lago de sangue que se estende em volta do coração é o oceano e sua respiração é o aumento e a diminuição do sangue na pulsação, assim como na Terra há o fluxo e refluxo dos mares.

 

Apesar da engenhosidade humana em várias dimensões, usando diferentes instrumentos para um mesmo fim, ela nunca encontrará uma invenção mais bonita, mais fácil ou mais econômica do que a da Natureza, pois em sua constituição nada falta, nada é supérfluo.

 

Rei dos animais – é como o humano descreve a si mesmo. Eu te chamaria Rei das Bestas, sendo tu a maior de todas, porque as ajudas só para que elas te dêem seus filhos, para o bem da tua goela, a qual transformaste em um túmulo para todos os animais.

 

 

 

O Batismo de Cristo

O Batismo de Cristo

 

 

______

Notas:

1. Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo) é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci. O nome Mona Lisa foi-lhe atribuído por Giorgio Vasari, em 1550, trinta e um anos após a morte de Leonardo. O nome La Gioconda foi atribuído por Cassiano del Piombo em 1625, por pensar que fosse o retrato de Lisa (ou Elisa) Gherardini, mulher de Francesco Bartolomeo del Giocondo, um comerciante abastado de Florença. O historiador Maike Vogt-Lüerssen, de Adelaide, sugeriu, após ter pesquisado o assunto por 17 anos, que a mulher por trás do sorriso famoso é Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para quem Leonardo da Vinci trabalhou como pintor da corte durante 11 anos. O padrão do vestido verde escuro de Mona Lisa indica, segundo este estudioso, que é um modelo membro da casa de Visconti-Sforza. O retrato de Mona Lisa terá sido o primeiro retrato oficial da nova Duquesa de Milão e pintado no inverno ou verão 1489 (e não em 1503). O autor compara cerca de 50 retratos de Isabel de Aragão, representada como a Virgem ou Santa Catarina de Alexandria (nos quais só a própria duquesa poderia servir de modelo), e conclui que a semelhança com a Mona Lisa é evidente. A animação em flash abaixo foi produzida e editada a partir de um GIF animado disponibilizado em:

http://media.photobucket.com/image/%2522
monalisa.gif%2522/GavinCorder/monalisa.gif

 

 

 

2. Sobre inteligência fetal, sugerindo que o que a mãe faz e sente influencia na formação do bebê.

3. Leonardo não fez esta pergunta diretamente a mim, mas vou respondê-la: a vista (visão mística) as coisas mais claramente em sonhos do que a imaginação quando acordada simplesmente porque a imaginação (objetiva ou subjetiva), geralmente, interfere com a visão mística. Este é o grande problema de muitos religiosos e de muitos místicos: imaginam e querem porque querem que a coisa aconteça exatamente da forma como imaginaram. Como os caminhos do Cósmico nem sempre estão acordes com a imaginação do imaginador, a coisa imaginada, variadas vezes, dá em água de barrela. Para que a coisa aconteça, é preciso desenhar e soltar. Agora, cada qual é responsável pelo desenho que pintar.

4. Como avalia e explica Dirceu Benincá, esta frase é a chave para entendermos a ciência de Leonardo, que enfatiza a conexão íntima entre representação artística das formas naturais e conhecimento intelectual da sua natureza e dos seus princípios.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://media.photobucket.com/image/%2522
monalisa.gif%2522/GavinCorder/monalisa.gif

http://pt.wikipedia.org/
wiki/Leonardo_da_Vinci#cite_note-pintura-57

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa

http://www.ronaud.com/frases-
pensamentos-citacoes-de/leonardo-da-vinci

http://amigos.mdig.com.br/
index.php?itemid=5380

http://en.wikipedia.org/
wiki/Leonardo_da_Vinci

http://www.fotodicas.com/biografias/
leonardo_da_vince_o_genio.html

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/
PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=78

http://projetocova.forumeiros.com/

http://bocaberta.org/2007/06/
leonardo-da-vinci-um-italiano-versatil.html

http://www.frazz.com.br/
autor.html/Leonardo_da_Vinci

http://www.espacoacademico.com.br/
091/91beninca.htm

http://www.portalsaofrancisco.com.br/
alfa/leonardo-da-vinci/leonardo-da-vinci-1.php

http://www.netsaber.com.br/
biografias/ver_biografia_c_1153.html

http://www.pitoresco.com.br/
universal/davinci/davinci.htm

http://www.pensador.info/
autor/Leonardo_da_Vinci/

http://www.pensador.info/
autor/Leonardo_da_Vinci/2/

http://www.pensador.info/
autor/Leonardo_da_Vinci/3/

http://www.suapesquisa.com/leonardo/

http://www.girafamania.com.br/
artistas/personalidade_leonardo.html

http://pt.wikiquote.org/
wiki/Leonardo_da_Vinci

 

Fundo musical:

Voi che le mie vicende
Compositor: Leonardo da Vinci

Fonte:

http://www.free-scores.com/
download-sheet-music.php?pdf=9169