Tempo
virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação
vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como
hoje se julga o assassínio de um homem.
Quando
descreveres alguns quadrúpedes, coloca entre eles alguns homens.
Todo
o nosso conhecimento se inicia com sentimentos.
Se
comer sem vontade dana a saúde, aprender sem querer arruína
a memória.
Quando
ouvimos o sino, ouvimos aquilo que já trazemos em nós mesmos
como modelo. Sou da opinião que não se deverá desprezar
aquele que olhar atentamente para as manchas da parede, para os carvões
sobre a grelha, para as nuvens, ou para a correnteza da água, descobrindo,
assim, coisas maravilhosas. O gênio do pintor há de se apossar
de todas essas coisas para criar composições diversas: luta
de homens e de animais, paisagens, monstros, demônios e outras coisas
fantásticas. Tudo, enfim, servirá para engrandecer o artista.
O ferro enferruja pela falta de uso
e a água estagnada perde a sua pureza e no frio fica congelada. Do
mesmo modo, a ociosidade exaure a vitalidade da mente.
O
casamento é como enfiar a mão num saco de serpentes na esperança
de apanhar uma enguia.
Há três tipos de pessoas:
as que vêem, as que vêem quando lhes é mostrado, e as
que não vêem.
Prazer
e dor são representados com traços gêmeos formando como
que uma unidade, pois um não vem nunca sem o outro; e são
colocados um de costas para o outro porque se opõem um ao outro.
Se escolheres o prazer, conscientiza-te
que atrás dele há alguém que só te trará
atribulações e arrependimento.
O
prazer e a dor saem de um tronco único porque têm uma
só e a mesma base, eis que cansaço e dor são a base
do prazer e os prazeres vãos e lascivos estão na base da dor.
São
fúteis e cheias de erros as ciências que não nasceram
da experimentação – mãe de todo conhecimento.
Não
prever é já lamentar.
Para
observar a Natureza dos planetas, abra o telhado e traga a imagem de um
único planeta sobre a base de um espelho côncavo. A imagem
refletida pela base mostrará a superfície do planeta que muito
aumentou.
Simplicidade
é a sofisticação máxima.
Toda
ação natural se realiza pelo caminho mais curto.
Quando
eu pensar que aprendi a viver terei aprendido a morrer.
Censura
o amigo à parte e louva-o perante outrem.
A
lei suprema da arte é a representação do belo.
A
sabedoria é filha da experiência.
Assim
como todo reino dividido é desfeito, toda inteligência dividida
em diversos estudos se confunde e enfraquece.
A
Natureza benigna providenciou de modo que, em qualquer parte, você
encontre algo para aprender.
A
Natureza nunca quebra suas próprias leis.
O
olho – do qual se diz ser a janela da alma –
é
o principal meio pelo qual o senso pode ver abundantemente as obras da Natureza.
O
olhar de quem odeia é mais penetrante do que o olhar de quem ama.
Nada
há que nos engane mais do que nossa opinião.
A
experiência nunca falha. Apenas as nossas opiniões falham
ao esperar da experiência aquilo que ela não é capaz
de oferecer.
Quem
pouco pensa muito erra.
A
paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra
o frio, pois, se vestires mais roupas conforme o inverno aumenta, tal frio
não te poderá afetar. De modo semelhante, a paciência
deve crescer em relação às grandes ofensas, e, assim,
as injúrias não poderão afetar a tua mente.
A
necessidade é a melhor mestra e guia da Natureza. A necessidade
é terna e inventora – é o eterno freio e lei da Natureza.
O
pintor que não duvida pouco consegue. Quando a obra supera o julgamento
do autor, o artista nada aprende. Quando o julgamento supera a obra, ela
vai ficando cada vez mais perfeita, se a avareza não o impedir.
Nunca
o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação
da Natureza. A necessidade divina, pelas suas leis, compele o efeito a derivar
da causa pelo caminho mais curto.
Estudos
Anatômicos
O
ódio revela muita coisa que permanece oculta ao amor. Lembra-te
disto e não desprezes a censura dos inimigos.
Não
é a experiência – a mãe de todas as artes e de
todas as ciências
–
que
engana as pessoas, mas, sim, a imaginação que lhes promete
o que a experiência não lhes pode dar. A experiência
é inocente; os nossos desejos vãos e insanos é que
são criminosos. Distinguindo a mentira da verdade, a experiência
nos ensina a perseverar em direção do que é possível,
e não esperar, pela ignorância, atingir o que é inatingível,
a fim de que não sejamos compelidos, vendo a nossa esperança
por terra, a entregar-nos ao desespero.
Não
há conselho mais leal do que o que é dado em um navio em perigo.
Deixa
que tua alma seja semelhante a um espelho, refletindo todos os objetos,
todos os movimentos, todas as cores, permanecendo imóvel e límpido.
O
amor é filho da compreensão. O amor é tanto mais veemente
quanto mais a compreensão é exata.
Que
o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça.
Que
o teu orgulho e objetivo consistam em pôr no teu trabalho algo que
se assemelhe a um milagre.
A
arte diz o indizível, exprime o inexprimível, traduz
o intraduzível.
Mona
Lisa1
A
necessidade é a melhor mestra e guia da Natureza. A necessidade
é tema e inventora –
o eterno freio e lei da Natureza.
A
mais nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da
beleza, em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação.
A
água que você toca dos rios é a última daquela
que se foi e a primeira daquela que vem. Assim é o tempo presente.
O
amor à virtude te desvia das coisas vis e tristes e te faz contemplar
as coisas virtuosas e honestas. Tem tua pátria nos nobres céus,
à maneira dos pássaros nos verdes bosques, sobre os ramos
floridos; e este amor se mostra melhor na adversidade, como a luz, que brilha
mais quando está nas trevas.
A
beleza adorna a virtude. ('Virtutem Forma Decorat').
Jamais
o Sol vê a sombra.
Aprender
é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo
e nunca se arrepende.
O
conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe,
pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.
A
fênix, esperando sua ressurreição, suporta as ardentes
chamas que a consomem.
Pintor:
deve haver tal poder de emoção na fisionomia das criaturas
que pintas, que o teu quadro pareça, ao observador, capaz de fazer
os mortos rir e chorar.
Chegará
o dia em que todo homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste
dia, um crime cometido contra um animal será considerado um crime
cometido
contra
a própria Humanidade.
Quando
você tiver provado a sensação de voar, andará
na Terra com os olhos voltados para o céu, onde esteve e para onde
desejará voltar.
O
tempo dura bastante para aqueles que sabem aproveitá-lo.
Quem
não ama a vida não a merece.
Tudo
o que está no plano da realidade já foi sonho um dia.
Quem
não castiga o mal ordena que ele se faça.
As
mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.
Pouco
conhecimento faz que as criaturas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento,
que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem
desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias
as baixam para a Terra – sua mãe.
Aqueles
que se enamoram somente da prática sem cuidar da teoria – ou
melhor, desprezando a ciência –
são
como o piloto que embarca sem timão nem bússola. A prática
deve alicerçar-se sobre uma boa teoria, à qual serve de guia
à perspectiva; ao não se entrar por esta porta, nunca se poderá
fazer coisa perfeita nem na pintura nem em nenhuma outra profissão.
Nunca
imites ninguém. Que a tua produção seja como um novo
fenômeno da Natureza.
Quanto
mais se conhece mais se aprecia.
A
felicidade está na atividade.
Estudar
as manifestações da Natureza é trabalho que agrada
a Deus. É o mesmo que orar.
A
Última Ceia
Todo
homem deseja ganhar dinheiro para dá-lo aos médicos –
destruidores de vidas. Devem, portanto, ser ricos.
Se
não consegues encontrar a solução, procura outro problema.
A
vida bem preenchida torna-se longa.
O
conselho é muito mal recebido pelos que dele mais necessitam –
os ignorantes.
Quem
discute alegando autoridade não usa a inteligência, mas a memória.
O
que Deus uniu o homem não separa.
Quem
quer ficar rico em um dia estará enforcado em um ano.
Se
for possível, devemos fazer rir até os mortos.
O
conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe,
pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã.
A
mesma alma governa dois corpos.2
Desde
uma idade tenra eu abdiquei da carne, e chegará um tempo em que os
homens como eu olharão para o assassinato de animais como hoje eles
olham para o assassinato de homens.
Não
se pode possuir nem menor nem maior
governo do que o governo de si mesmo.
Lastimável
é o discípulo que não ultrapassa seu mestre.
Assim
como um dia bem aproveitado proporciona um bom sono, uma vida bem vivida
proporciona uma boa morte.
Para
estar junto não é preciso estar perto, e, sim, do lado de
dentro.
O
mais nobre dos prazeres é o júbilo de quem compreende.
Não
há domínio ao mesmo tempo maior e mais humilde do que o que
exercemos sobre nós próprios.
Por
que a vista vê as
coisas mais claramente em sonhos do que a imaginação quando
acordada?3
A
pintura contém, em si mesma, todas as formas da Natureza.4
Poderíamos
dizer que a Terra possui uma força vital de crescimento. Por analogia,
sua carne é o solo, seus ossos são os músculos, sua
cartilagem são as rochas porosas e seu sangue são os cursos
de água. O lago de sangue que se estende em volta do coração
é o oceano e sua respiração é o aumento e a
diminuição do sangue na pulsação, assim como
na Terra há o fluxo e refluxo dos mares.
Apesar
da engenhosidade humana em várias dimensões, usando diferentes
instrumentos para um mesmo fim, ela nunca encontrará uma invenção
mais bonita, mais fácil ou mais econômica do que a da Natureza,
pois em sua constituição nada falta, nada é supérfluo.
Rei
dos animais – é como o humano descreve a si mesmo. Eu te chamaria
Rei das Bestas, sendo tu a maior de todas, porque as ajudas só para
que elas te dêem seus filhos, para o bem da tua goela, a qual transformaste
em um túmulo para todos os animais.
O Batismo de Cristo
______
Notas:
1. Mona
Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francês, La
Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo) é a mais notável
e conhecida obra de Leonardo da Vinci. O nome Mona Lisa foi-lhe atribuído
por Giorgio Vasari, em 1550, trinta e um anos após a morte de Leonardo.
O nome La Gioconda foi atribuído por Cassiano del Piombo em 1625,
por pensar que fosse o retrato de Lisa (ou Elisa) Gherardini, mulher de
Francesco Bartolomeo del Giocondo, um comerciante abastado de Florença.
O historiador Maike Vogt-Lüerssen, de Adelaide, sugeriu, após
ter pesquisado o assunto por 17 anos, que a mulher por trás do sorriso
famoso é Isabel de Aragão, Duquesa de Milão, para quem
Leonardo da Vinci trabalhou como pintor da corte durante 11 anos. O padrão
do vestido verde escuro de Mona Lisa indica, segundo este estudioso, que
é um modelo membro da casa de Visconti-Sforza. O retrato de Mona
Lisa terá sido o primeiro retrato oficial da nova Duquesa de Milão
e pintado no inverno ou verão 1489 (e não em 1503). O autor
compara cerca de 50 retratos de Isabel de Aragão, representada como
a Virgem ou Santa Catarina de Alexandria (nos quais só a própria
duquesa poderia servir de modelo), e conclui que a semelhança com
a Mona Lisa é evidente. A animação em flash
abaixo foi produzida e editada a partir de um GIF animado disponibilizado
em:
http://media.photobucket.com/image/%2522
monalisa.gif%2522/GavinCorder/monalisa.gif
2.
Sobre inteligência fetal, sugerindo que o que a mãe faz e sente
influencia na formação do bebê.
3. Leonardo
não fez esta pergunta diretamente a mim, mas vou respondê-la:
a
vista (visão mística)
vê
as
coisas mais claramente em sonhos do que a imaginação quando
acordada simplesmente
porque a imaginação (objetiva ou subjetiva), geralmente, interfere
com a visão mística.
Este é o grande problema de muitos religiosos e de muitos místicos:
imaginam e querem porque querem que a coisa aconteça exatamente da
forma como imaginaram. Como os caminhos do Cósmico nem sempre estão
acordes com a imaginação do imaginador, a coisa imaginada,
variadas vezes, dá em água de barrela. Para que a coisa aconteça,
é preciso desenhar e soltar. Agora, cada qual é responsável
pelo desenho que pintar.
4.
Como avalia e explica Dirceu Benincá, esta
frase é a chave para entendermos a ciência de Leonardo, que
enfatiza a conexão íntima entre representação
artística das formas naturais e conhecimento intelectual da sua natureza
e dos seus princípios.
Páginas
da Internet consultadas:
http://media.photobucket.com/image/%2522
monalisa.gif%2522/GavinCorder/monalisa.gif
http://pt.wikipedia.org/
wiki/Leonardo_da_Vinci#cite_note-pintura-57
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa
http://www.ronaud.com/frases-
pensamentos-citacoes-de/leonardo-da-vinci
http://amigos.mdig.com.br/
index.php?itemid=5380
http://en.wikipedia.org/
wiki/Leonardo_da_Vinci
http://www.fotodicas.com/biografias/
leonardo_da_vince_o_genio.html
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/
PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=78
http://projetocova.forumeiros.com/
http://bocaberta.org/2007/06/
leonardo-da-vinci-um-italiano-versatil.html
http://www.frazz.com.br/
autor.html/Leonardo_da_Vinci
http://www.espacoacademico.com.br/
091/91beninca.htm
http://www.portalsaofrancisco.com.br/
alfa/leonardo-da-vinci/leonardo-da-vinci-1.php
http://www.netsaber.com.br/
biografias/ver_biografia_c_1153.html
http://www.pitoresco.com.br/
universal/davinci/davinci.htm
http://www.pensador.info/
autor/Leonardo_da_Vinci/
http://www.pensador.info/
autor/Leonardo_da_Vinci/2/
http://www.pensador.info/
autor/Leonardo_da_Vinci/3/
http://www.suapesquisa.com/leonardo/
http://www.girafamania.com.br/
artistas/personalidade_leonardo.html
http://pt.wikiquote.org/
wiki/Leonardo_da_Vinci
Fundo
musical:
Voi
che le mie vicende
Compositor: Leonardo da Vinci
Fonte:
http://www.free-scores.com/
download-sheet-music.php?pdf=9169