A
publicação dos 'Philosophiæ
Naturalis Principia Mathematica' foi um
dos acontecimentos mais importantes de toda a história da Física.
Este livro pode ser considerado o ponto culminante de milhares de anos de
esforços para compreender a dinâmica do Universo, os princípios
da força e do movimento e a física dos corpos em movimento
em meios diversos (I.
B. Cohen).
Tudo
o que foi feito antes de Newton era apenas uma introdução.
(E. J. Dijksterhuis).
Newton
se esforçou para decifrar o que ele considerava que eram conhecimentos
secretos, conhecimentos codificados nas escrituras sagradas de culturas
antigas e de outros arquivos históricos. (Yamima Ben
Menahem).
Nele,
a profissão da ciência e a prática da fé se harmonizavam
e se equilibravam perfeitamente. (Ruy Carlos de Camargo Vieira).
A
Natureza era para ele um livro aberto, cujas letras ele podia ler sem esforço.
(Albert Einstein).
O
mérito
diferenciado de Newton está no fato de ter construído uma
formulação teórica de leis e definições
bem estruturada, que contemplava todos os aspectos do movimento então
conhecidos, onde quer que ocorressem. Ao introduzir o cálculo diferencial
na descrição de fenômenos físicos, foi possível
a descrição quantitativa dos fenômenos e a previsão
de outros com grande precisão, causando um grande impacto na cultura
científica. (Gil da Costa Marques e Maria José
Bechara).
No
túmulo de Newton, em Westminster, o poeta Alexander Pope escreveu:
A Natureza e as Leis da Natureza
estavam escondidas na noite. Então Deus disse: — 'Faça-se
Newton'. E tudo foi iluminado.
Pensamentos
de Newton
Quatro
Regras Metodológicas do Raciocínio Filosófico:
1ª
(Princípio de Parcimônia no Uso das Hipóteses) –
Não devemos admitir
mais causas para as coisas naturais do que aquelas que são tanto
verdadeiras como suficientes para explicar as suas aparências.
2ª
(Primeiro Princípio Ontológico de Uniformidade da Natureza)
– Tanto quanto possível,
aos mesmos efeitos devemos atribuir as mesmas causas.
3ª
(Segundo Princípio Ontológico de Uniformidade da Natureza)
– As qualidades dos
corpos que não admitem aumento nem diminuição de grau
e que se descobre pertencerem a todos os corpos no interior do âmbito
de nossos experimentos devem ser consideradas qualidades universais de todos
os corpos.
4ª
(Método Indutivo) – Na
Filosofia experimental, as proposições inferidas por indução
geral dos fenômenos devem ser consideradas como estritamente verdadeiras
ou como muito próximas da verdade, apesar das hipóteses contrárias
que possam ser imaginadas, até quando se verifiquem outros fenômenos
pelos quais se tornem mais exatas ou então sejam submetidas a exceções.
Os
dois Pilares Metafísicos que sustentavam a metodologia de Newton
são: A Natureza é
simples e uniforme.
A
Ordem do Universo revela o projeto de um Ser inteligente
e poderoso.
O
verdadeiro Deus é um Ser vivo, inteligente e poderoso; e, em virtude
de suas outras perfeições, segue-se que Ele é supremo
e perfeitíssimo. Ele é eterno e infinito, onipotente e onisciente.
[Quando
escrevi o trabalho, O
Messianismo de Sampaio Bruno,
argumentei o que a seguir foi ligeiramente editado: o que é onipotente
é tudo, inclusive onisciente. E o que é onipotente não
pôde, não pode e não poderá ser menos do que
onipotente (isto se, realmente, existir um Ser onipotente). E se se chega
ao limite de admitir o Absoluto como sendo Onipotente, na onipotência
(onipoderosidade) estão inclusas a onissapiência, a oniparência,
a onipresença e a onividência. Isto, mais ou menos, é
como dizer que alguém é bom, misericordioso, indulgente, magnânimo
e caridoso; ora, a bondade inclui a misericórdia, a indulgência,
a magnanimidade e a caridade. Mais do que simples sinônimos, estas
categorias se resumem a uma: bondade (benevolência ou benignidade).
De passagem: não se pode, jamais, deixar de ter em mente, que ao
conjeturar sobre a (presumida) Divindade e seus modos de expressão,
o homem utiliza categorias e avaliações meramente humanas,
que são apenas reflexos ilusórios e/ou distorcidos dessa mesma
(presumida) Divindade, relativamente à qual o próprio homem
ainda se encontra em um estágio placentário de compreensão,
de realização, de ascensão e de reintegração.
Assim, especulativamente, se se valorar com o número 1 (um) cada
um dos atributos mencionados, a soma, só por equívoco ou desatenção,
pode ser interpretada como igual a 5 (cinco). Onipotência + onissapiência
+ oniparência + onipresença + onividência são
iguais a UM, ou seja, ONIPOTÊNCIA (1 + 1 + 1 + 1
+ 1 = 1). Pode-se usar a própria Trindade teológica católica
para, comparativamente, reforçar e melhor esclarecer a asserção
anterior, ou seja: Pai + Filho + Espírito Santo = Absoluto. Não
que o Absoluto dependa de cada parte em si, ou de cada uma das Pessoas que
constituem a própria Trindade, segundo a Teologia, para ser e permanecer
absoluto. Poder-se-ia especular que, em realidade, o Absoluto é Uno
porque é Trino e é Trino porque é Uno. Esta última
afirmação pode, aparentemente, estar em contradição
com a anterior, mas se se trocar o conceito de dependência por interdependência,
então, neste caso, talvez se possa compreender melhor a Lei Mística
do Triângulo. Neste lineamento especulativo, pode-se entender que
Pai + Filho + Espírito Santo = UM, ou seja, 1 + 1 + 1 = 1, ou que
Pai = Filho = Espírito Santo = ABSOLUTO. Entretanto, repito: o homem
utiliza categorias e avaliações humanas para se entender e
para entender as Leis Universais. É preciso, portanto, ter muito
cuidado com todas as especulações metafísicas que nos
propomos a fazer. O fato é que, a única limitada possibilidade
de compreensão parcial do funcionamento do Teclado Universal é
pela Via Transnoética. Possibilidade limitadíssima, pois o
ente, nesta Ronda, ainda não completou sequer a integralidade consciente
de seus Sete Membros ou Princípios constitutivos (os Sete Princípios
do Homem, segundo a Teosofia, são: Sthula Sharira ou Corpo
Denso, Linga Sharira ou Corpo Astral, Prâna ou Corpo
Vital, Kâma Rupa ou Corpo de Desejos, Manas ou Alma
Humana ou Mente Divina, Buddhi ou Alma Divina e Athma
ou Raio do Absoluto ou nossa Essência Divina. A tríade Athma-Budhi-Manas
é a parte superior e imortal do homem, sendo os restantes quatro
Princípios chamados de Princípios Inferiores ou Quaternário
Inferior.). É preciso ainda ser compreendido que o ser decodifica
– quando decodifica – as impressões transnoéticas
acessadas de acordo com sua capacidade de apreensão. Logo, ainda
que a Lei (com suas diversas sub e infraleis) seja uma e única, cada
ente a realiza de forma pessoal (e, às vezes ou na maioria das vezes,
de forma desvirtuada), sendo, ipso facto, esta realização
intransferível em sua totalidade (talvez, nem em parte) para outro
ente. Esta argumentação não se esgota aqui, e eu nem
sei se está totalmente correta. Tudo é sempre um começar
de novo de e em uma ilimitada espiral-peregrinação!]
Como
nós só conhecemos as qualidades dos corpos através
dos experimentos, devemos considerar universais todas aquelas qualidades
que universalmente se revelam concordantes nos experimentos e que não
podem ser diminuídas nem retiradas. Certamente, não devemos
abandonar a evidência dos experimentos por amor aos sonhos e às
vãs fantasias da nossa especulação, mas também
não devemos abandonar a analogia da Natureza, que é simples
e conforme consigo mesma.
Se
eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes. [Haverá
humildade científica maior do que esta?]
Devemos
acreditar que há um só Deus ou Monarca Supremo a quem devemos
temer, guardar as suas leis e dar-Lhe honra e glória. Devemos acreditar
que Ele é o Pantokrátor [o
Todo-poderoso, o Regente Universal], Senhor de tudo, com poder
e domínio irresistíveis e ilimitados, do qual não temos
esperança de escapar se nos rebelarmos e seguirmos a outros deuses,
ou se transgredirmos às leis de Sua soberania, e de quem podemos
esperar grandes recompensas se fizermos a Sua vontade. Devemos acreditar
que Ele é o Deus dos judeus, que criou os Céus e a Terra e
tudo o que neles existe, como o expressam os Dez Mandamentos, de modo a
que possamos Lhe agradecer pela nossa existência e por todas as bênçãos
desta vida, e evitar o uso do Seu nome em vão ou adorar imagens ou
outros deuses.
Eu
mantenho o tema dos meus estudos sempre diante de mim, e espero até
o amanhecer iniciar gradualmente, pouco a pouco, em uma luz clara e completa.
[Paciência... Paciência...
Paciência...]
O
que sabemos é uma gota; o que ignoramos é
um oceano.
O
fato de que as partículas dos corpos, divisas, mas contíguas,
podem ser separadas umas das outras é uma questão de observação.
E nas partículas que permanecem indivisas, a nossa mente está
em condições de distinguir partes ainda menores, como pode
ser demonstrado em Matemática. Mas não é possível
determinar com certeza se as partes assim distintas, mas não ainda
divisas, podem ser efetivamente divididas e separadas umas das outras por
meio de poderes da Natureza. Entretanto, se mesmo com um único experimento
tivéssemos a prova de que uma partícula qualquer indivisa,
rompendo um corpo sólido e duro, sofre divisão, nós
poderemos concluir, em virtude desta regra, que as partículas indivisas,
como as divisas, podem ser divididas e efetivamente separadas ao infinito.
Aquele
que por ninguém é estimado, em geral não estima a ninguém.
Um
homem pode imaginar coisas que são falsas; mas ele pode somente compreender
coisas que são verdadeiras, pois se as coisas forem falsas, a noção
delas não é compreensível.
A mulher é o mais belo defeito
da Natureza. [Eu, se fosse
Newton – se ele disse mesmo isto –
teria dito: A mulher é
o mais belo enfeite da Natureza! Então:
Em
o Universo-natureza,
a
mulher é o mais
belo
enfeite.
Delicadeza!
Singeleza! Beleza!
Amor!
Graça! Deleite!]
Eu
não sei como eu posso parecer ao mundo, mas para mim, eu pareço
ser apenas como uma criança brincando na beira do mar, divertindo-me
e encontrando um seixo mais liso ou uma concha mais bonita do que o ordinário,
enquanto o grande oceano da verdade permanece todo indescoberto diante de
mim.
Tato é a arte de provar seu
ponto de vista sem fazer um inimigo.
Um
corpo em repouso tende a ficar em repouso.
Virtude
sem caridade não passa de nome. [Aproveito
este fragmento para citar o
filósofo e escritor brasileiro Matias
Aires Ramos da Silva de Eça (1705 – 1763): Que
se enfureça o mar, que o Universo trema e que as nuvens chovam raios,
nada atemoriza a uma consciência justa: a virtude leva consigo a tranqüilidade.]
Considero
as escrituras Sagradas a filosofia mais sublime.
Há
mais indícios seguros de autenticidade da Bíblia do que em
qualquer história profana.
Rationem
vero harum gravitatis proprietatum ex phænomenis nondum potui deducere,
et hypotheses non fingo. [Isaac
Newton, Leges Motus, Scholium Generale]. O fato é que eu
ainda não pude deduzir dos fenômenos a razão dessas
propriedades da gravidade, e eu não invento hipóteses.
Eu
não invento hipóteses. Com efeito, tudo aquilo que se deduz
dos fenômenos deve ser chamado hipótese. E as hipóteses,
tanto metafísicas como físicas, seja de qualidades ocultas,
seja de mecânicas, não encontram qualquer lugar na filosofia
experimental.
A
necessidade metafísica cega, que certamente é a mesma sempre
e em todos os lugares, não poderia produzir nenhuma variedade de
coisas. Toda aquela diversidade das coisas naturais que encontramos adaptadas
a tempos e lugares não se poderia se originar de nada, a não
ser das idéias e da vontade de um Ser necessariamente existente.
Todas
as descobertas humanas parecem ter sido feita com o único propósito
de confirmar, cada vez mais fortemente, as verdades contidas nas Sagradas
Escrituras.
É
o peso, não a quantidade de experiências que tem de ser observado.
Dez
mil dificuldades não constituem uma dúvida.
Natura nihil agit frustra. [Regulæ
Philosophandi].
A Natureza não faz nada em vão.
Postulado
da Simplicidade da Natureza: A Natureza não faz nada em
vão, ao passo que, com muitas coisas, faz-se em vão aquilo
que se pode fazer com poucas. Com efeito, a Natureza ama a simplicidade
e não superabunda em causas supérfluas.
A
luz das estrelas fixas é da mesma natureza que a luz do Sol.
Eu
consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura
das pessoas.
Nenhuma grande descoberta foi feita
jamais sem um palpite ousado. [Friedrich
August Kekulé (7 de setembro de 1829 - 13 de julho de 1896) foi um
químico alemão. Inovou o emprego de fórmulas desenvolvidas
em Química orgânica; criou em 1857, a Teoria da Tetra[co]valência
do carbono; concebeu a hipótese das ligações múltiplas;
e propôs, em 1865, após um sonho que
teve, a fórmula hexagonal do benzeno.]
O tempo é uma ilusão
produzida pelos nossos estados de consciência, à medida que
caminhamos através da duração eterna. [Escreveu
Santo Agostinho (354 – 430) em suas Confissões: É
impróprio afirmar que os tempos são três: passado, presente
e futuro. Mas, talvez, fosse próprio dizer que os tempos são
três: o presente das coisas passadas..., o presente das coisas presentes...
e o presente das coisas futuras... Existem, pois, na minha mente, três
tempos que não vejo em outra parte: lembrança presente das
coisas passadas, visão presente das coisas presentes e esperança
presente das coisas futuras. Afinal, existe ou não existe
tempo? Sim e não. Tempo objetivo que é tempo; e tempo universal
que não é tempo. Na Relatividade Especial e na Relatividade
Geral, o tempo e o espaço tridimensional são concebidos, em
conjunto, como uma única variedade de quatro dimensões a que
se dá o nome de espaço-tempo. Um ponto, no espaço-tempo,
pode ser designado como um acontecimento ou um evento
(acontecimento de um evento). Pontos no espaço-tempo são definidos
por quatro números, por exemplo, (x, y, z, t), onde c é a
velocidade da luz e pode ser considerada como a velocidade que um observador
se move em direção ao futuro. Isto é, eventos separados
no tempo por apenas 1 segundo estão a 300.000 km um do outro no espaço-tempo.
Como as coordenadas x, y, z de um ponto dependem dos eixos utilizados para
o localizar, também as distâncias e os intervalos temporais,
invariantes na Física Newtoniana, dependem do referencial no qual
se situa cada observador, na Física Relativista (tudo depende do
referencial). A pesquisa científica atual centra-se na natureza do
espaço-tempo no nível da escala de Planck. A Gravidade quântica
em loop, a Teoria das Cordas, e a Termodinâmica dos buracos
negros predizem um espaço-tempo quantizado sempre com a mesma ordem
de grandeza. A Gravidade quântica em loop chega mesmo a fazer
previsões precisas sobre a geometria do espaço-tempo na escala
de Planck.]
Construímos
muros demais e pontes de menos. A unidade é a variedade, e a variedade
na unidade é a lei suprema do universo.
Se fiz descobertas valiosas, foi
mais por ter paciência do que por qualquer outro talento. [Paciência...
Paciência... Paciência...]
A verdadeira filosofia nada mais
é que o estudo da morte.
A unidade é a variedade; e
a variedade na unidade é a lei suprema do Universo.
Deve-se aprender sempre, até
mesmo com um inimigo. [Em
certas ocasiões, nosso melhor professor é o nosso inimigo
– que eu prefiro denominar de adversário temporário.]
A gravidade explica os movimentos
dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento.
Deus governa todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito.
Se
o conhecimento pode criar problemas, não é através
da ignorância que podemos solucioná-los.
Assim
como o cego não tem qualquer idéia das cores, nós também
não temos qualquer idéia do modo como Deus sapientíssimo
percebe e compreende todas as coisas. Ele é completamente privado
de corpo e de figura corpórea, razão pela qual não
pode ser visto, nem ouvido, nem tocado; mas deve Ele ser adorado sob a representação
de algo corporal.
O
que é facilmente adquirido é facilmente desprezado.
[Oh!, quão tolo é
o estudante de esoterismo que pensa que presumidamente pode alcançar
o que pensa que possa ser alcançado em uma encarnação!
Menos tolo um pouquinho é aquele que admite poder alcançar
o
que pensa que possa ser alcançado em mil encarnações!]
A
gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar
quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe
tudo que é ou que pode ser feito.
Pensar,
mas não agir, é o que gera o medo.
O
mundo deve acabar por volta do ano de 2060. Ele pode acabar além
desta data, mas não há razão para acabar antes. [A
fotografia digital abaixo reproduz um manuscrito de Isaac Newton no qual
afirma que o mundo acabará no ano de 2060.]
Do
meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilhosa disposição
e a harmonia do Universo só podem ter tido origem segundo o plano
de um Ser que tudo sabe e que tudo pode. Isto fica sendo a minha última
e mais elevada descoberta.
Apenas
um Comentário Final
Todos
nós, seres humanos (Homo ± sapiens), sem
exceção, por mais que estudemos e por mais que nos esforcemos,
somos, lá de vez em quando,
meio que mais ou menos, contraditórios;
mais para mais ou
mais para menos dependendo de diversos fatores e de diversas injunções.
Como poderia ter sido diferente com Newton?
Por
mais que eu me esforce, não posso entender como pode ser possível
ser afirmado, por um lado, que Deus é o Pantokrátor,
que Deus governa
todas as coisas e sabe tudo que é ou que pode ser feito, e
que a maravilhosa disposição e a harmonia do Universo
só podem ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe
e que tudo pode, e, por outro,
que o mundo deve acabar por volta
do ano de 2060. E mais:
Ele pode acabar além desta data, mas não há razão
para acabar antes. Ora, para
não ir longe demais nesta especulação, apresentarei
três perguntas e não responderei a nenhuma delas: 1ª)
Acabar
por volta de?
2ª) Acabar
além de? 3ª)
Não
há razão para acabar antes
de?
Só
direi uma coisa: isto não casa com a Harmonia Preestabelecida
de Leibniz! Direi outra: se o inexistente Nada nada pôde, pode ou
poderá gerar ou criar, nada pôde, pode ou poderá se
transformar em nada que seja nada – porque nada tem existência
como nada –
e muito menos sumir nesse inexistente
e impossível Nada Primordial
(que se existisse como Nada-Pantokrátor,
seria o Deus teológico-criacionista das diversas religiões).
E uma terceira: o que é, é. Criação, não;
transformação-evolução-compreensão, sim.
E ainda uma quarta: contingência, não; necessidade, sim. E
uma última: se eu acreditasse em um Deus-egregórico ou em
um Deus prêmio-punição, como é vendido por aí,
e se Ele resolvesse acabar com o mundo comigo vivo por aqui, eu-mistura
de sangue português-italiano-espanhol haveria de ficar muito abichornado
com esse Deus em quem acreditei e ao qual empenhei e entreguei toda a minha
fé!
Enfim,
o próprio Newton, apesar de ter escorregado, lucidamente afirmou:
...
não devemos abandonar a evidência dos experimentos por amor
aos sonhos e às vãs fantasias da nossa especulação...
_____
Notas:
1.
Algumas fontes indicam seu nascimento em 4 de janeiro enquanto outras apresentam
a data de 25 de dezembro. De fato ele nasceu em 25 de dezembro no calendário
juliano, que corresponde a 4 de janeiro no calendário gregoriano
(o que está em vigor). Embora o calendário gregoriano tenha
entrado em vigor em 1582, a Inglaterra só passou a adotá-lo
muito depois, e na ocasião do nascimento de Newton ainda se adotava
o juliano. Alguns autores consideram que Newton nasceu em 25 de dezembro
de 1642 para coincidir com a data da morte de Galileu, e seus admiradores
por considerarem que ele foi um presente de Natal para a Humanidade.
2. O
primeiro contato de Newton com a Alquimia foi através de Isaac Barrow
e Henry More, intelectuais de Cambridge. Em 1669, escreveu dois trabalhos
sobre a alquimia: Theatrum Chemicum e The Vegetation of Metals.
Newton dedicou muitos de seus esforços aos estudos da Alquimia. Escreveu
muito sobre esse tema, fato que se soube muito tarde, já que a Alquimia
era totalmente ilegal naquela época, e se ele bobeasse, acabaria
na fogueira. Mas, as descobertas de Newton na área da Física
não conflitaram, em momento algum, com os escritos bíblicos,
e, assim, ele não enfrentou nenhum tipo de problema com a Igreja.
Seus antecessores, como Copérnico, Galileu e até mesmo Kepler,
haviam se complicado seriamente com os dogmas teologais vigentes. Eu, se
tivesse nascido naquela época, e se tivesse tido o despautério
descuidoso de divulgar as maluquices que torno públicas, sem dúvida,
teria sido – sem qualquer julgamento – enforcado pelas minhas
singelas gônadas masculinas, de formato ovóide, que descem
para a minha, já meio velhusca, bolsa escrotal. Enforcamento testicular
é o nome.
Bibliografia:
REALE,
Giovanni e ANTISERI, Dario. História da Filosofia (Do humanismo
a Kant, vol. II; do Romantismo até nossos dias, vol. III). São
Paulo: Paulinas, 1990.
Principais
Páginas da Internet e Websites consultados:
http://ancestral.zip.net/arch
2007-10-21_2007-10-27.html
http://people.tribe.net/adamapollo/photos/
57c1078e-d7a6-41a3-b4a5-374846658b05
http://www.coladaweb.com/
fisica/gravitacao.htm
http://www.planetaeducacao.com.br/
novo/artigo.asp?artigo=354
http://pt.wikipedia.org/
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http://www.pucsp.br/
http://www.cepa.if.usp.br/OLD/e-fisica/
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http://www.wielkaencyklopedia.com/pt/wiki/Philosophiae
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http://www.fisicareal.com/newton.html
http://www.fisica.unifei.edu.br/
fis161/2003/equipe2/obras/obras.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%
C3%A7%C3%A3o_cient%C3%ADfica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sete_princ%
C3%ADpios_do_homem_%28teosofia%29
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atman
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia
/ult306u305205.shtml
http://www.portalevangelico.pt/
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http://pt.wikipedia.org/wiki/
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http://www.hkocher.info/
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http://www.hkocher.info/
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http://br.geocities.com/
maximacaritas/sacra-frases.html
http://www.frasesfamosas.com.br/
de/isaac-newton.html
http://www.pensador.info/autor/Isaac_Newton/
http://pt.wikiquote.org/
wiki/Isaac_Newton
Fundo
musical:
Kosmos
Fonte:
http://www.midi.com.tw/midiweb/k/