O AMOR QUE NOS FORTALECE

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Pensamentos de Iraqi

 

 

 

Iraqi

Iraqi

 

 

 

Tu és o mundo,
mas, como Tu podes ser visto?
Não és também a alma?
Todavia, como podes Te esconder?
Como podes Te manifestar,
se estás sempre oculto?
Mas, como podes estar sempre oculto,
se és eternamente visto?
Oculto, manifesto,
ambos a um só tempo...
Não és isto, nem aquilo,
mas, és ambas as coisas.
Se Tu és tudo,
então, quem são todas estas pessoas?
E se eu não sou nada,
por que tanta agitação?
1

 

Estive em Meca, no círculo da Kaaba, mas, eles impediram minha entrada, dizendo: 'Fora daqui! Que mérito ganhaste aí fora para te admitíssemos aqui dentro?' Então, na noite passada, eu bati na Porta da Taverna.2 De dentro, falou uma Voz: 'Iraqi! Entra! Pois tu és um dos Escolhidos!'

 

Quando, por Decreto, este mundo foi criado, o trabalho não foi feito depois da falta de Adão; mas, do destino naquele Dia assinalado ninguém escapará, nem jamais escapou.

 

La ilaha illa'l-'ishq Não há Deus senão o Amor.

 

Remoto está o Amor acima das aspirações humanas, muito acima das lendas de união e separação, pois, o que transcende a imaginação escapa à toda metáfora e à toda explicação.

 

A Manhã da Manifestação suspirou, a brisa da Graça soprou gentilmente, ondas se agitaram no mar da Generosidade... O amante, então, saciado com a Água da Vida,3 despertou do sono da não-existência, vestiu a roupa do Ser e atou em volta de sua testa o Turbante da Contemplação. Cingiu o cinturão do desejo em seu flanco e caminhou com os pés da sinceridade sobre a Senda da Busca.

 

Onde está o Amado? Quem sou eu?

 

Raiz e ramos são uma só coisa.

 

Sou tudo, sem dúvida; mas, através d'Ele.

 

Os seres são atos do Divino.

 

Amar outra coisa que não o Divino não é um caso de certo ou errado, mas, uma impossibilidade.4

 

Se os véus da manifestação fossem meramente atributos humanos, seriam destruídos até virarem nada... Mas, de fato, isto jamais acontece; a visão jamais os destrói, tampouco eles deixam de bloquear nossa visão. Assim, estes véus não devem ser humanos, mas, sim, Divinos – Nomes e Atributos de Deus. Luminosos como a manifestação, a benevolência e a Beleza; tenebrosos como a não-manifestação, o domínio absoluto e Majestade... Mas, a Teofania da Essência age Ela-mesma por detrás do véu dos Atributos e Nomes... Por fim, o Divino é Seu próprio véu, pois Ele se oculta pela própria intensidade de Sua manifestação e Se vela pela própria potência de Sua Luz.

 

A Unidade é uma esfera: onde quer que coloquemos nosso dedo, ali estará seu centro.


 

 

Nossas tintas e cores são apenas opinião e fantasia.

 

De modo algum o desespero é obrigatório.

 

Não há deus além de Deus – a união final entre amante e Amado dissolve a ambos, e só permanece a Deidade.

 

Quando o amante contempla a beleza do Amado em forma de espelho, nascem a dor e o prazer, manifestam-se a tristeza e a alegria, surgem juntos o medo e a esperança, e a contração e a expansão se alternam. Mas, quando nos despimos das vestes da forma e mergulhamos da Unidade do Oceano Todo-abrangente, já não sabemos nada de tormentos ou de beatitude, de expectativa ou de preocupação, de medo ou de esperança; pois, estas coisas dependem do passado e do futuro, mas, agora, nos afogamos em um mar onde o Tempo é abolido, onde tudo é Agora sobre Agora.

 

 

 

 

 

______

Notas:

1. Para quem almejar conhecer verdadeiramente, o filósofo neoplatônico Plotino (205 – 270) declarou que a percepção interior, a razão e a experiência deverão se harmonizar.

2. A Porta da Taverna significa (simboliza) o umbral da Câmara do Coração onde está oculto o Vinho da Sabedoria (ShOPhIa). Por isto, em seu Rubaiyat, o poeta, matemático e astrônomo iraniano Omar Khayyam (1048 – 1131), escreveu: Apanha um grande copo cheio de Vinho, senta-te ao luar e pensa... No copo de Vinho está gravado um texto de adorável Sabedoria... Quero o Vinho que me dá calor... Não cuido da minha salvação: tomo o Vinho... Confio no Vinho, não em promessas... Bebe Vinho; ele te devolverá a mocidade... Bebe o Vinho, e contempla a Lua... O nosso melhor amigo é o Vinho... Sei apenas que o Vinho apaga as angústias... Vinho, bálsamo para o meu Coração doente... Vinho da cor das rosas, vinho perfumado... Vinho vermelho... Nunca procurei saber onde encontrar o manto da mentira e do ardil, mas sempre andei à procura do melhor Vinho... Tens os dias contados; toma Vinho... O Vinho te dá o Calor que não tens...

3. Particularmente, no Cristianismo, o termo Água da Vida é utilizado no contexto de Água Viva, nomeadamente nas passagens do Apocalipse XXI: 6 (Disse-me ainda: Tudo está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. Àquele que tem sede, eu lhe darei a beber gratuitamente da fonte da Água da Vida.) e Apocalipse XXII: 1 (Mostrou-me um rio da Água da Vida, resplandecente como cristal, saindo do trono de Deus e do Cordeiro.), assim como no Evangelho de João VII: 37 (Se alguém tiver sede, venha a Mim e beba.) Nestas passagens, Água da Vida se refere ao Espírito Santo. No Sufismo, a Água da Vida evoca o Verdadeiro Conhecimento (Ma'rifa, em árabe); já a escuridão é a mãe da ignorância. A Água da Vida confere Nova Consciência, Compreensão e Conhecimento Divino – o Saber proveniente de Deus – e o homem que se eleva neste Conhecimento se torna semelhante a Chidr (Espírito Divino, o Nome Secreto de Deus).

 

 

Dervixe

 

 

4. Ainda que o Amor seja um e somente um, ele, nos seres em geral, costuma se manifestar em oitavas muito baixas, o que gera o desejo (derrame), o ciúme e a insegurança. O fato é que o Amor Universal jamais poderá ser expresso com palavras mortais, uma vez que não pode ser percebido, compreendido e distinguido com os sentidos físicos. Como é possível perceber, compreender e distinguir o programa que está passando no canal 40, se a televisão estiver ligada no canal 19? Por isto, Iraqi perguntou: Como pode o Significado ser imprensado na caixa da forma?

 

 

 

Observação:

Fakhr al-din Ibrahim ‘Iraqi (1213 – 1289) foi um Iniciado Persa Sufi, poeta, escritor e Instrutor da Humanidade.

 

 

 

 

O amor que nos enfraquece

é o amor da ilusão.

O Amor que nos fortalece

é o Amor do Coração.

 

Pela ilusão, baralhamos

esquerda com direita.

Pelo Coração, divisamos

a Senda Escorreita.

 

Só temos que apre(e)nder

a ouvir a Voz do Coração.

Então, deixaremos de morrer,

 

A encarnação é necessária,

mas, não é obrigatória.

Enquanto a alma for limária,

 

 

 

Repeteco da História

 

 

 

Música de Fundo:

Peshrev Ajam Ashiran

Fonte:

http://www.arafolk.net/composic.php

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.alfredo-braga.pro.br/
poesia/rubaiyat.html

http://anubysp.blogspot.com.br/
2012_04_01_archive.html

http://anubysp.blogspot.com.br/2012/04/
sufi-o-encontro-do-homem-com-o-espirito.html

http://pt.wikipedia.org/
wiki/%C3%81gua_da_Vida

http://www.astexhibits.com/
earth-day-4222013-is-almost-here/

http://create-bake-play.com/
Pin-the-Nose-on-the-Clown.htm

http://www.betterworldbooks.com/

http://www.innertranquillity.com.au/human
-emotions-vibrational-frequency-ranges

http://en.wikipedia.org/wiki/Fakhr-al-Din_Iraqi

http://www.teosofia.levir.com.br/inst-035.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Plotino

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.