OS TRABALHOS DE HÉRCULES
(8ª Parte)

 

 

 

 

 

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

 

Informação Preliminar

 

 

 

 

Esta coletânea de excertos se constitui da 8ª parte de um estudo que fiz sobre a obra Os Trabalhos de Hércules, tema transmitido telepaticamente pelo Mestre Ascensionado Tibetano Djwhal Khul – um Iniciado da Sabedoria Eterna – à Alice Ann Bailey, que o publicou. Enfim, como tenho requestado, vou requestar mais uma vez: se você gostar deste estudo e achá-lo útil, peço que o divulgue aos quatro ventos (bem como os outros textos de Alice Bailey), pois, isto foi uma solicitação manifestada pelo próprio Djwhal Khul. Finalmente, informo que atualizei a tradução dos excertos, quando considerei necessário, coisa que venho fazendo nestas obras publicadas por Alice Bailey.

 

 

 

 

Excertos

 

 

 

 

10º Trabalho: (Capricórnio, 23 de dezembro a 20 de janeiro) – Matando Cérbero, um monstruoso cão de três cabeças, guardião da entrada do Hades (mundo inferior), onde as sombras e os cascões dos mortos por ali deambulavam.

 

 

Cérbero

 

O Mestre, gentilmente, tocou a fronte de Hércules. Ante o seu Olho Interior emergiu uma visão...

 

 

 

 

Oh!, Hércules! Deves ser o Salvador de Prometeu [símbolo da Humanidade] e libertá-lo do seu sofrimento, para que a LLuz possa brilhar e Illuminar as trevas da meia-noite! Depois, poderás descansar um pouco.

 

Capricórnio – às vezes, chamado de a "Assinatura de Deus" é o mais misterioso de todos os Signos. Mas, quem somos nós para interpretar a "assinatura de Deus"?

 

 

Capricórnio

Capricórnio

 

Dizem-nos que, humilde, o capricorniano oferece seu Coração, sua Vida e sua [personalidade-]alma. Isto simboliza e significa que só então ao auto-iniciado poderão ser confiados os Segredos da Vida e dos Poderes Superiores.

 

Capricórnio é o Portal de entrada para o Reino Espiritual. Capricórnio é o Portal que nós, finalmente, um Bendito Dia, atravessaremos. Mas, isto só poderá acontecer quando nos desidratarmos do aspecto forma da existência [miragens + ilusões], e, passarmos a viver exclusivamente identificados com o Espírito. [Capricórnio é a Ponte para a Liberdade!]

 

Ando buscando Capricórnio,
mas, não O tenho encontrado.
Não bufo, pois, sei o porquê:
eu ainda não desidratei o !

Como muitos, ao tomar banho,
eu não lavo atrás das orelhas.
Dias domem... Noites acordam...
Continuo no time dos balhelhas!

 

 

Como muitos, ainda não desidratei o Quadrado!

 

Todo aspirante (ou postulante) deve ter muito cuidado para não se deixar abater por um sentimento de inferioridade, achando que tudo é difícil ou mesmo impossível, ou ter uma idéia exagerada e desproporcional da sua própria importância.1

 

Nunca conheceremos um Verdadeiro Iniciado que esteja disposto a admitir que é um Iniciado. Nunca. A marca de pureza de um Verdadeiro Iniciado é o silêncio.

 

Ouça: fuja dos falastrões,
como o diabo foge da cruz.

que azinhavrarão sua cruz!

Arrede dos prometedores
– cultivadores de bazófias.
Escape dos
adivinhadores
– anunciantes de embófias.

Só há mesmo uma Senda:
a que leva ao Deus Interior.
Considere esta admonenda,
para que fulgure a sua Flor!

 

 

                   

 

 

Capricórnio é um Signo triste – o Signo do sofrimento intenso e da solidão pois, estes também são sinais do Iniciado.2

 

O Amor Impessoal não tem nada a ver com sentimentalismo. É ver as pessoas como elas realmente são com seus defeitos, suas falhas e suas limitações e, ainda assim, amá-las da mesma maneira. Nas Regras do Caminho está escrito: Cada um conhece a vilania de cada um. E, sem embargo, não há, com esta grande revelação, negação ou rejeição mútua. Esta é a condição que deverá ser alcançada em Capricórnio.3

 

Se fôssemos absolutamente impessoais seríamos absolutamente justos.

 

A Senda que cada Discípulo percorre é necessariamente solitária. A Senda de um Iniciado é ainda mais solitária. E a Senda de um Salvador do Mundo é a mais solitária de todas.

 

Hoje, a solidão grupal está se tornando mais aguda do que a solidão individual.

 

Precisamos deixar de viver polarizados no Plexo Solar e enfocar nossas vidas no Coração (Chakra Cardíaco).

 

Precisamos nos sentar "Trono Entre as Sobrancelhas", o Centro Ajna (ou glândula pituitária) como os hindus O chamam.

 

Precisamos trabalhar para que todos os nossos desejos, todos os nossos gostos e todas as nossas emoções sejam elevados ao "Céu".

 

Purificação: livrança da irritabilidade e do egoísmo.

 

É uma Regra do Ocultismo que, na Escala de Iniciação, não se pode viver exclusivamente no interior do nosso próprio círculo, pois, não seremos úteis nem no céu nem no inferno.4

 

 

 

 

Precisamos conhecer o nosso inferno pessoal antes de podermos conhecer o inferno universal. Isto quer dizer que se aprende a natureza do global pela experiência do pessoal.

 

Para um Iniciado, o Serviço está sempre em primeiro lugar.

 

As três cabeças do monstruoso cão guarda-costas da entrada do Hades (mundo inferior) simbolizam as sensações, os desejos e as boas intenções não levadas a cabo. A cauda do vil cachorrão formada de serpentes representa todas as ilusões e a inércia que impedem o progresso da Vida Espiritual.

 

Todos os Deuses Solares nascem no Signo de Capricórnio.

 

11º Trabalho: (Aquário, 21 de janeiro a 19 de fevereiro) – Como Servidor do Mundo, Hércules limpou, em um dia, os Estábulos do Rei Aúgias, sem pagamento ou recompensa. Anticlímax!

 

Limpar os estábulos simboliza purificar o mundo pela aplicação concertada das Forças da Vida.

 

A Chama Única deve alumbrar as outras Quarenta e Nove.

 

As ovelhas permanecerão na Terra até que deixem de ser ovelhas, até que aprendam a ter pensamento individual, até que se transformem em cabras, escalem a Montanha e se tornem buscadores conscientes. Não são as ovelhas que irão para o céu e as cabras para o inferno; é exatamente o contrário.5

 

O peixe nadando na matéria simboliza o ser humano encarnado.

 

Aquário  —›  Água  —›  Purificação  —›  Enfoque no Quinto Reino da Natureza, o Reino Espiritual. Isto acontecerá, progressivamente, nos próximos 2.500 anos, aproximadamente.

 

Em nossa Peregrinação, há um ponto que não poderemos mais voltar atrás! Caminhamos todos para a Montanha, em Capricórnio, e passaremos pela Transfiguração.

 

 

 

 

Em Aquário, se nos esforçarmos, nos tornaremos Mestres Servidores. Isto significa que nos tornaremos Mestres porque estamos aprendendo a Servir, e Serviremos à Humanidade porque nos tornamos Mestres. Tudo depende de nós, de cada um de nós!

 

O Regente do Primeiro Decanato de Aquário é Saturno. Saturno dá a disciplina. Saturno abre a porta da oportunidade. Saturno fortalece nossos músculos espirituais e nos permite sair das trevas em direção à LLuz.

 

Características marcantes de todo Verdadeiro Iniciado: 1ª) Serviço Desinteressado, porque a consciência do Iniciado não é ou não está mais autocentrada, e Ele está envolvido espiritualmente com as aflições dos seus irmãos; 2ª) Trabalho Grupal; e 3ª) Auto-sacrifício.

 

Ao final da Era de Aquário [daqui a ± 2.446 anos, ou seja, mais ou menos em 4.462], o materialismo egoísta e os estados-nações, tal como hoje os conhecemos, terão desaparecido completamente da Terra, e toda a vida será interpretada e manejada em termos de energia. Aquário é como se fosse um Signo de "João, o Batista”, um Signo de preparação para o que a próxima Era nos trará.6

 

 

 

Aquário  —›  Água  —›  Purificação  —›  Rio da Vida + Rio do Amor.

 

Em Aquário, paulatinamente, os tesouros da Terra serão substituídos pelos Tesouros do Céu [in Corde]. Em Aquário, gradualmente, o materialismo, o autoritarismo e o personalismo serão substituídos pela Espiritualidade, pela Intuição e pela Consciência Universal.

 

 

 

Em Aquário, se manifestará Eu-sou-a-consciência-de-grupo. A individualidade não será mais importante, o ego será considerado apenas um mecanismo e a consciência será uma e una com tudo o que é.7

 

Mas, antes que a Humanidade, como um todo, possa passar a Capricórnio, o Amor Fraternal Desinteressado e Inclusivo deverá se manifestar. O interesse-'per-se' e o interesse-por-si deverão desaparecer.

 

A Lei Aquariana está ancorada na Illuminação Espiritual, na Percepção Intuitiva e no Amor Fraternal, e isto significa a identificação de cada forma com todas as formas em todos os Reinos da Natureza.

 

 

Illuminação Espiritual + Percepção Intuitiva + Amor Fraternal

 

 

O grande problema, para todos nós, é que ainda temos mentalidade e corpos piscianos e estamos tentando vibrar na Era de Aquário. Nós ainda não somos verdadeiramente aquarianos; ainda não estamos aquarianamente equipados. Mas, com o tempo, tudo se fundirá sob a nova influência aquariana.

 

Uma definição de Amor é a fria e clara Luz da Razão.

 

A grande preocupação existencial de todas as pessoas [religiosas ou atéias, gnósticas ou agnósticas, físicas ou metafísicas, minholetas ou borbonhocas etc.] é: o que ou quem é Deus? Independente do fato de que no Coração de todos nós há um Deus 'in potentia', Deus simboliza a Vida Imanente em todas as formas, e, coincidente e simultaneamente, também é transcendente.

 

 

Agora, veja que coisa interessante: os Estábulos do Rei Aúgias não eram limpos por 30 anos, e a fedentina era insuportável. 30 = 3 x 10. 3 simboliza o ego, e 10 é o Número da Consumação.

 

O patriotismo, freqüentemente, é o cultivo de ódio.

 

 

A grande dificuldade em derrubar barreiras é que o desenvolvimento é lento e grandemente emocional. [As pessoas não abrem mão das suas manias lemurianas e dos seus preconceitos atlantes assim de uma hora para a outra.]

 

Reconhecimento? Elogios? Buscar reconhecimento? Buscar Elogios? Isto é fútil; ninguém consegue! E, quando consegue, adianta o quê? Muda o quê? Em qualquer campo do pensamento, a difícil tarefa de um pioneiro é sempre a falta de reconhecimento, e, às vezes, é pior! E basta um exemplo: João, o Batista, que acabou degolado!

 

Antes de tentarmos nos tornar sobre-humanos, deveremos nos tornar humanos, inofensivos, compreensivos, tolerantes e não-separatistas. Deveremos lutar para ser tão justos e tão fraternos quanto possamos ser, com a Luz que tivermos, [para, no final, não lamentarmos, como lamentou Oskar Shindler (Svitavy, 28 de Abril de 1908 – Hildesheim, 9 de Outubro de 1974), ao dizer no final da Segunda Grande Guerra: — Eu poderia ter salvo mais pessoas... Mas, não salvei!]

 

 

 

Continua...

 

 

______

Notas:

1. Se eu tivesse que escolher ou que apontar a maior desgraça na Via Prestigiosa da Iniciação, eu diria que é a Vaidade Espiritual, em que o cara se acha a maravilha das maravilhas, mas, não passa de uma cagalheta vermiculosa muito da mixuruca!

2. Recentemente, publiquei um textinho – Tipos de Tristeza. Basicamente, penso que haja quatro tipos de tristeza ou melancolia, a saber: 1º) Tristeza Comum (acomete todas as pessoas) – geralmente, é decorrente de decepções-frustrações e de perdas variadas; 2º) Tristeza Episódica (acomete algumas pessoas) – geralmente, é decorrente de fatos que acontecem localizada e inesperadamente: 3º) Tristeza Pessoal Desoxirribonucleico-acachapante (acomete poucas pessoas) – geralmente, é decorrente da constatação de certas incapacidades, insuficiências, nulidades, incompetências ou inaptidões temporárias de natureza mística ou espiritual; e 4º) Tristeza Metafísica (acomete raríssimas pessoas) – geralmente, é decorrente de um tipo de Saudade que transcende a natureza física das coisas. Esta última é particularmente a que mora no Coração dos Iniciados, gerando sofrimento intenso e solidão, como disse Djwhal Khul.

3. Seria interessante conferir a biografia do Apóstolo Paulo (Saulo de Tarso), que, de perseguidor dos primeiros seguidores e discípulos de Jesus na região de Jerusalém, acabou sendo batizado e curado por Ananias de uma cegueira temporária e, juntamente com Simão Pedro e Tiago, o Justo, se tornou um dos mais proeminentes líderes do nascente Cristianismo. Infelizmentíssimamente, o Cristianismo acabou se transformando em zilhões de catolicismos, cada um mais adulterado e desfigurado do que o outro. Uma grande mudança deste imbróglio embrulhador já está em curso. O fato é que, como disse o Tibetano, o Cristianismo não falhou; Ele nunca foi de fato testado.

4. Nesta vida, há pessoas das quais, lamentavelmente, por diferentes motivos, fui obrigado a me afastar. Mas, como sempre digo e cumpro: a qualquer hora e em qualquer lugar, todas as pessoas que precisarem de mim poderão me chamar, porque eu irei, faça Sol ou faça chuva, faça ventania ou faça ozostomia, faça tempestade ou faça ventosidade, fique o Cunha ou saia o Cunha, fique a Dilma ou saia a Dilma. Agora, não me peçam para comprar e dar de presente pente para careca, chapéu para mula-sem-cabeça, patinete para saci-cererê, torá para o Dalai Lama ou rosário para muslim. Coisas como estas eu não faço, nem que o Bento Carneiro – o vampiro brasileiro – ameace chupar o meu sangue!

5. Só deixando de ser pobres de Espírito e buscando o Espírito nos libertaremos.

6. Na verdade, cada Signo Zodiacal, em um certo sentido, é meio que um Signo "João, o Batista”, porque todo antecedente é sempre um degrau preparatório que condiciona o surgimento necessário de uma ocorrência subseqüente, em uma sucessão temporal estabelecida através de um vínculo de causalidade, pois, tudo o que é causal produz um efeito.

7. Como isto será possível e como acontecerá? Pela Iniciação. Os Mistérios da Antigüidade serão reapresentados à Humanidade atualizados.

8. Eu resumiria tudo isto dizendo: à medida que a imanência de Deus vai se manifestando conscientemente em nós, paralelamente, ipso facto, vai se absolutizando a nossa transcendência. Veja bem: isto não é um mero jogo da palavras; é como a coisa efetivamente acontece. Mas, para a compreendermos, precisaremos realizá-la. Talvez, a maior dificuldade esteja no fato de sempre complicarmos as coisas, quando, na realidade, no Universo, por mais paradoxal que possa parecer, tudo é extremamente simples. H(aver)á coisa mais simples do que o Teorema de Pitágoras? Pois é, mas, tudo o que diz respeito ao Universo está Nele substanciado. Enfim, a vida não é como uma caixa de bombons em que nunca se sabe o que se vai encontrar, como dizia mãe de Forrest Gump.

 

Páginas da Internet consultadas:

http://smoloko.com/?p=9156

https://pt.wikiquote.org/wiki/Forrest_Gump

https://www.google.com.br/

http://giphy.com/search/iron-man

https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_de_Tarso

http://photobucket.com/images/

http://gretachristina.typepad.com/

http://emoticons-hangulatjelek.blogspot.com.br/
p/animated-flowers.html

http://www.animation-station.com/skulls/index.php?page=5

http://www.joaobidu.com.br/jb/horoscopo/
signos/previsao-capricornio/

http://graphics.csie.ncku.edu.tw/jendon/PM/Demo.htm

https://ortodoxogrego.wordpress.com/tag/bencao/

http://www.sabiduriarcana.org/prelim-libros-esp.htm

 

Música de fundo:

Victory!
Compositores: Alan Menken & David Zippel

Fonte:

http://www.hamienet.com/Animation/Disney/Hercules/

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.