TIPOS DE TRISTEZA

 

 

Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Todos nós chegaremos lá!

 

 

 

Segundo o psicólogo estadunidense pioneiro no estudo das emoções e das expressões faciais Paul Ekman (15 de fevereiro de 1934), junto com a felicidade, a raiva, a surpresa, o medo e o nojo, a tristeza é uma das seis emoções básicas do ser humano. Esta madrugada, antes de dormir, fiquei pensando nas diversas formas de tristeza (do latim, tristitìa) que devastam a Humanidade. Hoje, logo depois que acordei, resolvi resumir o que pensei e apresentar a vocês, para que reflitam sobre o assunto. Basicamente, penso que haja quatro tipos de tristeza ou melancolia, a saber:

 

1º Tipo: Tristeza Comum (acomete todas as pessoas) – geralmente, é decorrente de decepções-frustrações e de perdas variadas.

 

Amei, mas, não houve reciprocidade.

Tristeza. Desespero. Acerbidade.

Perdi o chão; tudo virou uma buraqueira!

Meu chapa, foi a maior pedreira!

 

2º Tipo: Tristeza Episódica (acomete algumas pessoas) – geralmente, é decorrente de fatos que acontecem localizada e inesperadamente.

 

Lama em Mariana; tsunami no Japão!

Ontem, mensalão; hoje, petrolão!

E, o ser-aí-no-mundo vai peregrinando...

Uns, entristando; outros, bifando!

 

3º Tipo: Tristeza Pessoal Desoxirribonucleico-acachapante (acomete poucas pessoas) – geralmente, é decorrente da constatação de certas incapacidades, insuficiências, nulidades, incompetências ou inaptidões temporárias de natureza mística ou espiritual.

 

 

4º Tipo: Tristeza Metafísica (acomete raríssimas pessoas) – geralmente, é decorrente de um tipo de Saudade que transcende a natureza física das coisas.

 

Oh!, eu sinto Saudade de um tempo

sem dor, sem espaço-tempo.

De um Santo Lugar em não-sei-onde...

Lá, não viceja o 'demi-monde'!

 

Enfim, por que escrevi este texto? Por que penso que à medida que vamos nos conhecendo melhor, à medida que a nossa Rosa vai descobrindo e desbravando o Caminho que permite achar a saída do labirinto, menos doídas são as tristezas e mais suave se torna a travessia (ainda que fácil nunca seja mesmo). Uma coisa é certa: somos responsáveis por tudo. Ora, se somos responsáveis por tudo, somos responsáveis também pelas transmudanças que podem ocorrer em nossas vidas. Tudo depende de nós, e nós podemos ser e fazer a diferença entre, como pombocas, ser arrastados pelas pororocas da vida ou limpar a sebentice, tomando uma banhoca, acabando com essa coisa arrastada de ser minhoca dorminhoca enganada pelas engenhocas. Tudo é uma questão de compreensão e de compromisso. Só a compreensão liberta! Em um sentido espiritual, precisamos alcançar o estado descrito na música In a Sentimental Mood, de Duke Ellington: I'm within a world so heavenly (Estou dentro de um mundo tão celestial). (Na animação abaixo, com o som do seu computador ligado, aponte o mouse para o Papai Noel tomando uma banhoca.)

 

 

 

Papai Noel tomando uma banhoca

 

 

 

 

Rio de Janeiro, 28 de dezembro de 2.015

 

 

 

Música de fundo:

In a Sentimental Mood
Compositor:
Duke Ellington
Intérpretes: Duke Ellington & John Coltrane

Fonte:

https://rappages.bandcamp.com/track/
duke-ellington-john-coltrane-in-a-sentimental-mood

 

Páginas da Internet consultadas:

https://genomevolution.org/wiki/index.php?title
=File:DNA_orbit_animated_small-side.gif&limit=50

http://soundfxcenter.com/

http://www.cjarboe.com/xmasim24.html

http://www.1papacaio.com.br/

https://en.wikipedia.org/wiki/Paul_Ekman

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tristeza

 

Direitos autorais:

As animações, as fotografias digitais e as mídias digitais que reproduzo (por empréstimo) neste texto têm exclusivamente a finalidade de ilustrar e embelezar o trabalho. Neste sentido, os direitos de copyright são exclusivos de seus autores. Entretanto, como nem sempre sei a quem me dirigir para pedir autorização para utilizá-las, se você encontrar algo aqui postado que lhe pertença e desejar que seja removido, por favor, entre em contato e me avise, que retirarei do ar imediatamente.