Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o oitavo estudo de alguns fragmentos editados, ampliados e, em alguns casos, comentados da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

Cinco Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

A Alma é um princípio genérico universal. Para os Rosacruzes, só há uma Alma no Universo: a vivente e vital [in]consciência do Cósmico. Da mesma forma que a eletricidade que flui em uma série de lâmpadas não está separada da corrente elétrica total que flui por todas as lâmpadas do circuito, a expressão da Alma – ou personalidade-alma – no homem jamais deixa de ser uma parte da Alma Universal.

Observação 1: No homem, a Alma do Universo, lentamente, vai adquirindo autoconsciência.

 

 

 

 

Os centros psíquicos do homem representam um veículo para a criação de uma conciliação conhecida pelo nome de 'harmonium', e parecem operar como uma pequena orquestra sinfônica. No corpo, cada centro psíquico está associado a uma glândula, a um centro nervoso e a um princípio ou força organizadora de consciência.

 

Os Nove Planos da Harmonização Psíquica (resumido):

 

Plano
Música
Psique
Corpo
9
Música das Esferas
Atualidade Cósmica
Harmonia Universal
8
Idéias musicais
Forças arquetípicas
Harmonia humana
7
Compositor
Compreensões diversas
Criação da imagem-corpo
6
Regente
Interpretações diversas
Interpretação subconsciente
5
Expressão artística
Refino da personalidade
Refinamento
4
Ação e ritmo
Integração de papéis
Ritmo do corpo
3
Organização
Papéis psicológicos
Sistemas orgânicos
2
Padrão de vibrações
Processos racionais
Sistemas de tecidos
1
Geração de vibrações
Idéias básicas
Células

 

No corpo, nenhum centro psíquico é mais importante do que outro porque todos compõem a harmonia da personalidade-alma. Para crescermos, para compreendermos e para nos libertarmos devemos fazer crescer a Energia de Espírito de baixo para cima, mas também devemos atrair a Força Vital, deixando-a fluir de cima para baixo, para nos mantermos integrados, saudáveis e em relação harmoniosa com o Cósmico.

 

 

 

 

Todas as impressões – sejam sensoriais, sejam psíquicas – são percebidas e compreendidas na imaginação. As vibrações que ocorrem no espectro sensorial do homem são recebidas pelos órgãos dos sentidos e transmitidas ao cérebro na forma de impulsos nervosos. A mente integra esses impulsos e, na imaginação, uma representação tridimensional da informação sensorial é realizada. O mesmo mecanismo é usado para o processamento de impressões psíquicas. Na imaginação, as impressões psíquicas também são compreendidas como representações tridimensionais de informação extra-sensorial. Em outras palavras: o cérebro, a mente e a Alma do homem empregam o mesmo mecanismo para criar imagens, sejam elas iniciadas por vibrações externas, sejam elas geradas no íntimo da psique.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm