Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o sétimo estudo de seis fragmentos editados, ampliados e, em alguns casos, comentados da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

Seis Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

Por que não conseguimos ver clara, definida e ilimitadamente o futuro? Porque, talvez, limitemos nossa imaginação a simples reproduções daquilo que já conhecemos. A verdadeira imaginação é um Dom Divino e o sonho interior da Alma; é o espelho do Poeta no qual se reflete o Cósmico. Fazendo uso da imaginação, Benjamin Franklin inventou os óculos bifocais, Albert Einstein descobriu a relatividade e Fernando Pessoa poetizou O Encoberto!

 

 

 

 

 

De acordo com a tradição Rosacruz, a imaginação é o supremo fator de ação no interior da Mente Subconsciente. Ela permite ultrapassar os limites do espaço e do tempo. A imaginação ilimitada usa um vasto depósito subconsciente de memórias – memória completa ou Registros Akashicos. A imaginação criativa ocorre quando a memória Akashica se combina com a intuição para reunir elementos não-relacionados, porém conhecidos, de um modo novo, surpreendente e ilimitadamente criativo.

Observação 1: O Akasha é o princípio original, o espaço cósmico, o éter dos antigos, o quinto elemento cósmico (quintessência), a quinta ponta do pentagrama. É o substrato espiritual primordial, aquele que pode se diferenciar. Segundo a Teosofia, relaciona-se com uma força chamada Kundalini (poder espiritual primordial ou energia cósmica que jaz adormecida no Múládhára Chakra, o centro de força situado próximo à base da coluna e aos órgãos genitais). Éliphas Lèvi o denominou de Luz Astral.

 

 

 

 

A direção da vontade no interior do corpo é denominada de auto-regulagem; a direção fora do corpo é denominada de psicocinesia (ou psicocinese), cura metafísica ou projeção do pensamento. A auto-regulagem oferece a oportunidade de harmonização com as forças que motivam a força de vontade, ou seja, é um sentimento interior daquela Força sutil do desejo mental que precede a aplicação da vontade. O desejo, temperado pela razão, permite que se estabeleça a imagem do objetivo que se procura alcançar. A imagem, vividamente experimentada em consciência, sugere a possibilidade da grande satisfação ou do prazer que poderá advir de sua realização. Isto aumenta automaticamente o desejo mental, que, por sua vez, motiva a vontade.

 

 

 

 

 

 

A palavra Iniciação expressa fascinação e curiosidade porque a verdadeira Iniciação é altamente evocativa. Por sua natureza, a Iniciação oferece mais do que uma simples introdução ao desconhecido, seja este desconhecido um fato físico, seja este desconhecido uma expansão da consciência. A verdadeira Iniciação permite dar o primeiro passo em direção à Porta que se abre para profundos e universais 'insights' que têm o poder de transmutar nossas realidades.

Observação 2: Por isto, tenho insistido: fora = ilusão; dentro = [re]estruturação. Logo, é de se presumir que a verdadeira Iniciação só possa acontecer in Corde, ainda que a decodificação da Experiência Iniciática seja cerebral. A animação abaixo mostra isto pictoricamente.

 

 

 

 

A pesquisa sobre a divisão do cérebro indica que os dois hemisférios cerebrais – direito e esquerdo correspondem, por assim dizer, a duas mentes potencialmente independentes. Nos laboratórios do Departamento de Pesquisas da Universidade Rose-Croix, estudos preliminares indicaram que o Processo Iniciático uma nova experiência pode ser inicialmente processada no hemisfério cerebral direito. O que hoje se sabe é que o cérebro esquerdo é verbal, lógico e seqüencial, e o cérebro direito é visual, atemporal e intuitivo. Estes dois tipos de consciência ou percepção existem em cada um de nós e podem funcionar de modo complementar e dinâmico. O que cada um de nós deve fazer é se esforçar para desenvolver e incorporar estes dois tipos de consciência em sua vida diária.

 

 

 

 

Talvez, a coisa mais significativa e mais interessante sobre a Experiência Iniciática genuína é que para recebermos o símbolo do discernimento ou as imagens simbólicas através da faculdade intuitiva no cérebro direito, é necessário que estejamos submergidos na 'nova experiência'. A isto os Rosacruzes denominam de 'estado de assunção', ou seja, troca de lugares, troca de pessoas e troca de poderes. Assumimos a idéia de termos mudado de lugar com outra pessoa, isto é, assumimos sua personalidade. Na Assunção Divina, conforme explica o Manual Rosacruz, imaginamos que estamos substituindo nossa limitada autoconsciência pela Consciência de Deus – do Deus, ainda em potência, de nossos Corações. Após o período Iniciático de Assunção, o cérebro direito pode, então, 'ver' o significado da nova percepção simbólica, enquanto que ao relembrar e analisar a experiência simbólica, o hemisfério esquerdo leva a uma compreensão e aplicação maiores e mais concertadas. Enfim, com a expansão da nossa consciência, muitos obstáculos, ao longo de nossa Peregrinação, vão sendo transmutados; torna-se, assim, natural, para nós, aceitar a total responsabilidade por nossos pensamentos, por nossas palavras e por nossas ações, tanto do passado quanto do presente.

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Akasha

http://pt.wikipedia.org/wiki/Kundalini

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm