Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o quarto estudo de alguns fragmentos editados, ampliados e, em alguns casos, comentados da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Neste estudo, apresentarei apenas quatro excertos. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

Quatro Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

O ginseng é a mais popular e também uma das mais caras ervas do mundo. A parte medicinal da planta é a sua raiz, de crescimento lento, colhida após quatro a seis anos, quando seu teor global de ginsenosídeo – o ingrediente ativo principal do ginseng – atinge o máximo. Existem treze ginsenosídeos ao todo. As três principais espécies são: Panax ginseng (ginseng chinês), Panax quinquefolius (ginseng americano) e Panax japonicus (ginseng paraguaio). Entretanto, os elementos ativos do ginseng são seis glicosídeos – compostos químicos formados pela união de moléculas de glúcido (geralmente monossacarídeo) e um composto não glucídico – denominados panaxosides e seis sapogenins (intimamente relacionados, porém separados dos glicosídeos). Acredita-se que quatro dos sapogenins produzem os seguintes efeitos biológicos:

Panaquilon: excita ligeiramente a atividade endócrina;

Panaxapogenol: excita ligeiramente a atividade metabólica;

Panaxin: excita ligeiramente a circulação do sangue; e

Panacene: excita ligeiramente o processo digestivo;

O ginseng também contém vários outros açúcares, aminoácidos, óleos voláteis, ácidos gordurosos, mucilagem e vitaminas, inclusive ácido pantotênico, biotina, tiamina, riboflavina e vitaminas B1, B2 e B12. Os minerais nele encontrados são: fósforo, ferro, alumínio, cobre, manganês, cobalto, enxofre e silício.

Os cientistas soviéticos formaram a teoria de que o ginseng é um adaptógeno, substância que ajuda o corpo a resistir mais efetivamente à pressão física, fortalecendo todo o corpo, sem, por si mesmo, causar efeitos colaterais indesejáveis.

 

 

Ginseng

Ginseng

 

 

Os Rosa+Cruzes, há muito, vêm repetindo: 'para a vida, nunca houve um começo'. A vida é dual. Ao mesmo tempo, é cheia de energia, é vital, é progressiva e, simultaneamente, é estável e formativa. Todas as formas de vida devem, portanto, refletir esta dualidade. Na verdade, cada vez que o homem se esforça para ser um observador imparcial, ele encontra vida em abundância. Com base nesta experiência, o homem pode declarar, sem erro, que a vida está em toda parte – que a vida é eterna.

 

 

Para o Ser, nunca houve começo;
o Nada não pode originar alguma coisa.

 

'Conhece-te a ti mesmo'. Pela meditação, cada um de nós haverá de descobrir se a criação foi uma ocorrência fortuita, no passado uma espécie de Big Bang, como querem os cientistas contemporâneos – ou se é algo eternamente presente, acontecendo em ciclos manvantáricos e pralaicos sucessivos e ininterruptos, com duração, conforme entendem os Teosofistas, de 311.040.000.000.000 anos cada. E mais: pela meditação, cada um de nós poderá, inclusive, chegar a testemunhar a (eterna) criação. Basta fechar os olhos e 'olhar' para o centro da cabeça.

 

 

 

 

Os Rosa+Cruzes fazem categórica distinção entre realidades e atualidades. As atualidades são definidas como manifestações da lei e da natureza das vibrações. As realidades são coisas reais para o subconsciente e para a nossa percepção subjetiva, a despeito da verdadeira natureza da atualidade.

 

 

Vibração por estiramento
Vibração por dobramento

 

 

 

Uma Reflexão Pessoal

 

 

 

Se para o Eterno Ser nunca houve começo,

ele está sempre manvantarando e pralayando.

Para o ser-no-mundo, é de tropeço em tropeço

que ele se ilustra, entende e vai se transmutando.

 

 

Não há bem nem mal, nem errado nem certo;

há, sim, progressivo entendimento que liberta.

E assim, dia-a-dia, vai ficando cada vez mais perto

a LLuz Interna alforriadora que Illumina e concerta.

 

 

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://poncelet.math.nthu.edu.tw/
chuan/zoo/report/

http://ankaweb.fzk.de/
website.php?page=methods_infrared

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ginseng

 

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm