Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o terceiro estudo de alguns fragmentos editados, ampliados e, em alguns casos, comentados da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

 

Introdução

 

 

 

Por volta de 430 a.C., caminhando pelas areias próximas ao mar Egeu, o filósofo grego Leucipo disse a seu discípulo Demócrito:

Esta areia, vista de longe, parece ser um material contínuo; mas, de perto, é formada de grãos, sendo um material descontínuo. Assim, sem exceção, ocorre com todos os materiais do Universo.

Mas, mestre — interrompeu Demócrito — como posso acreditar nisso, se a água que vemos aqui aparenta continuidade, tanto de longe como de perto?

Muitos vêem e não enxergam — respondeu calmamente Leucipo. Use os 'olhos da mente', pois estes nunca o deixarão na escuridão do desconhecimento. Em verdade, lhe digo: todos os materiais são feitos de partículas com espaços vazios entre elas. Estas partículas são tão pequenas que, mesmo de perto, não podem ser vistas. Muitos séculos passarão até que esta verdade seja aceita. Chegará o dia em que estas partículas poderão até ser 'vistas' pelo homem. Ide e ensinai isto a todos. Aqueles que acreditarem encontrarão respostas para as suas perguntas sobre o Universo.


 

 

 

Dez Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

 

A interconversibilidade próton ‹—› nêutron sugere que uma diferença essencial entre estas duas partículas pode envolver um equilíbrio no número de pósitrons e elétrons que podem estar presentes no núcleo de um átomo. O elétron, a unidade fundamental que torna a Química possível, pode compreender as mesmas partículas fundamentais das quais são compostos os nêutrons, os prótons e os antiprótons. Na verdade, os componentes básicos particulados do átomo podem ser os elétrons positivo, negativo e neutro. O próprio elétron pode ser composto de energia não-particulada.

Observação 1: Tanto o pósitron (que tem a mesma massa do elétron, mas possui carga elétrica positiva) como o elétron (partícula beta) podem ser formados por desintegração do próton e do nêutron, respectivamente. Um nêutron pode se transformar em um próton e emitir um elétron e um antineutrino; o próton, por sua vez, pode se transformar em um nêutron e emitir um pósitron e um neutrino.

 

 

A Energia é comprovadamente o ventre criador e o túmulo do elétron. A matéria é verdadeiramente uma manifestação da Energia. Tudo é vibração! Nada no Universo está parado.

 

 

 

 

No mundo do Eu, da Mente ou do Cósmico operam certos princípios chamados arquétipos. O termo arquétipo foi usado por filósofos neoplatônicos, como Plotino (205 270), para designar as idéias como modelos de todas as coisas existentes, segundo a concepção de Platão (428/427 – Atenas, 348/347 a.C.), o primeiro a discutir mais pormenorizadamente este tema. Nas filosofias teístas, o termo indica as idéias presentes na mente de Deus. Pela confluência entre o Neoplatonismo e o Cristianismo, o termo arquétipo chegou à teologia cristã, sendo difundido por Agostinho (354 430), provavelmente por influência dos escritos de Porfírio (232 304), discípulo de Plotino. Os arquétipos são experimentados pelo homem como princípios eternos, sendo ilimitado o seu modo de expressão. Como conseqüência da eterna presença dos arquétipos por trás de cada pensamento e cada ação do homem, é possível reconhecer as correspondências harmônicas entre mitos e lendas do homem antigo e as teorias e paradigmas da ciência moderna. Seja como for, 'o Ser é e se mantém sempre luminoso na irradiação de Sua energia, causada por seus ininterruptos esforços para existir'.

 

 

Ininterruptos esforços...

 

 

A entoação do OM, de RA, de MA e de outros sons vocálicos, em freqüências específicas, estão em ressonância com as freqüências vibratórias de certas glândulas e de certos centros psíquicos, dando início a marcantes efeitos relativos ao desenvolvimento destas mesmas glândulas e destes mesmos centros psíquicos. A reação galvânica da pele, demonstrada em laboratório, comprova experimentalmente que, por exemplo, a entoação de RA estimula a divisão simpática do Sistema Nervoso Autônomo, que, por sua vez, estimula órgãos, glândulas, e centros psíquicos do corpo. Na entoação de RA, há um forte estímulo no Simpático na enunciação do RRR e um sutil efeito relaxante na enunciação do AAA... Experimentos com a fotografia Kirlian indicaram que há uma intensificação da aura durante e logo após a entoação de RA, e uma perda gradual de intensidade durante e logo após a entoação de MA... O som RA é positivo, masculino, excitante, estimulante e pode ser associado ao vermelho (cor do sangue), ao fogo e às emoções repentinas, e está associado ao Sistema Nervoso Simpático. O som MA suscita a paz interior, relaxa e conforta, e pode estar associado ao azul, à cor do mar e do céu, à altura e à profundidade, ao frescor e ao pensamento, e está vinculado ao Sistema Nervoso Parassimpático. Disto, o que se pode concluir? Simplesmente que em todas as visualizações psíquicas o som poderá desempenhar um papel substancial nestas mesmas visualizações, emprestando-lhes poder e significação.

Observação 2: Fotografia Kirlian, kirliangrafia ou, mais modernamente, bioeletrografia, é o método de fotografia descoberto pelo padre católico e inventor brasileiro Roberto Landell de Moura (Porto Alegre, 21 de janeiro de 1861 – Porto Alegre, 30 de junho de 1928), em 1904. Sob a designação de perianto, ele descrevia minuciosamente os efeitos eletroluminescentes do que se conhece como a aura humana. O padre não pôde seguir adiante em sua pesquisa, encerrando-a em 1912 por questões doutrinárias da Igreja Católica, já que a técnica poderia revelar que o perianto era semelhante ao perispírito, conceito usado pelos espíritas. O perispírito, termo cunhado por Allan Kardec (1804 – 1869) e segundo a Doutrina Espírita, é o invólucro fluido que serve de ligação entre corpo e espírito, e a Igreja Católica não tolera nem suporta ceder um milímetro a qualquer coisa que se aproxime do Espiritismo. Aliás, não suporta nem tolera ceder nada de nada; Galileu Galilei (1564 – 1642) que o diga. Em 1939, na ex-União Soviética, a técnica viria a ser conhecida sob a denominação de efeito Kirlian, em homenagem ao cientista, pesquisador e inventor russo Semyon Davidovich Kirlian (20 de fevereiro de 1898 – 4 de abril, de 1978), redescobridor da mesma. O método consiste em fotografar um objeto com uma chapa fotográfica, submetida a campos elétricos de alta-voltagem e alta-freqüência, porém com baixa intensidade de corrente. O resultado é o aparecimento de um halo luminoso em torno dos objetos, sejam eles quais forem, independentemente de serem orgânicos ou inorgânicos.

Há alguns anos, fiz um curso sobre aura, e, na última aula, os participantes que estivessem interessados poderiam 'kirliangrafar' um dedo como lembrança. Isto era pago, claro. Eu, como sempre delirantemente exageradíssimo, pedi (e paguei!) para que fossem tiradas duas fotografias Kirlians das minhas duas mãos em tamanho natural. Um dedo era muito pouco para mim! Eu queria ver se havia alguma diferença mesmo ou se tudo não passava de um tremendo papo furado. Ou confirmo as coisas pessoalmente ou não as engulo de jeito algum. Ofereço a todos estas fotografias (em tamanho natural) para que observem suas respectivas diferenças, e para que tirem suas próprias conclusões. Última informação: eu sou manidestro.

 

 

Kirliangrafia (mão esquerda)
Kirliangrafia (mão direita)
Kirliangrafia (mão esquerda)
Kirliangrafia (mão direita)

 

 

Observação 3: O Sistema Nervoso Simpático é o responsável por estimular ações que permitam ao organismo responder a situações de estresse (seja o eustresse ou estresse positivo, seja o distresse ou estresse negativo), como as reações de lutar ou de fugir, de odiar ou de amar, de se movimentar ou de se quietar. Estas ações são: aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, aumento da adrenalina e concentração de açúcar no sangue. Pela ativação do metabolismo geral do corpo, estas ações se processam de forma automática, ou seja, independentemente da nossa vontade.

Observação 4: Chama-se Sistema Nervoso Parassimpático a parte do Sistema Nervoso Autônomo cujos neurônios se localizam no tronco cerebral ou na medula sacral, segmentos S2, S3 e S4. É o responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de calma, como fazer yoga ou dormir. Essas ações são: desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, diminuição da adrenalina e diminuição do açúcar no sangue.

 

Biorritmos são modificações regulares e periódicas de ordem química, celular ou comportamental que ocorrem nos organismos vivos, ou seja, são ritmos ou ciclos intrínsecos característicos com que determinados processos biológicos ocorrem em um indivíduo ou nos organismos de uma espécie... Os sábios antigos devem ter emprestado considerável importância a estes ciclos. A edificação de Stonehenge, por exemplo, e outras estruturas megalíticas podem ter sido usadas para computar ciclos da vida e da Natureza, e por meio destes gigantescos computadores as atividades do homem eram, possivelmente, harmonizadas com os ciclos do Ritmo Cósmico.

Observação 5: Stonehenge é um monumento megalítico da Idade do Bronze. Localiza-se na planície de Salisbury, próximo a Amesbury, no condado de Wiltshire, no Sul da Inglaterra.

 

 

 

 

O nascimento é a transição de um estado de dependência a outro de relativa independência. Seja psíquico ou físico, o nascimento representa o emergir de um reino de escuridão interior para outro de maior luminosidade, sendo sempre acompanhado de maior vitalidade. Esta maior vitalidade que acompanha o nascimento físico é uma manifestação da Força Vital associada com a personalidade-alma, que entra no corpo físico com a primeira respiração. Do ponto de vista Rosacruz, a primeira inspiração marca a transição entre o feto e a criança. O Sopro da Vida – que é dual, sendo composto de constituintes materiais e não-materiais (eletromagnéticos) – transforma o recém-nascido em uma expressão vivente da Alma Universal.

Observação 6: Segundo o Manual Rosacruz, a personalidade-alma é o Eu – uma expressão da Alma Universal no interior do corpo físico do homem. A Alma Universal se esforça para manifestar sua Natureza Divina e suas Qualidades Cósmicas através da consciência objetiva do homem. Em suma: a personalidade-alma é a manifestação objetiva da reação do indivíduo ao segmento inseparável da Alma Universal com que o homem está infundido. Tudo é Um.

 

Por meio da respiração, a personalidade-alma estabelece uma ligação entre os aspectos finitos [limitados] e infinitos [ilimitados] do ser do homem. Através desta conexão, o homem experimenta o seu Eu. O Sopro da Vida está, portanto, intimamente associado com a consciência humana. Neste sentido, o corpo nada mais é do que um crisol, representando um padrão eletromagnético no qual a percepção do Eu é forjada e nutrida através daquele estado ser que compreendemos como matéria.

 

A grande variedade de cores que percebemos ao nosso redor – a beleza das flores, o pôr do Sol, o arco-íris etc. – são produtos existentes dentro da nossa mente subjetiva. É o nosso Eu Subjetivo que projeta cores para o mundo que nos cerca. É a nossa Mente Psíquica que cria um mundo de beleza (ou de feiúme). É o nosso Eu Interior que projeta para o mundo exterior a cor que existe em nossa própria consciência. Disto, mais uma vez, se conclui: somos responsáveis por tudo.

 

 

O Eu Subconsciente pode, muitas vezes, perceber vibrações físicas que o Eu Consciente ignora. Qual é a importância disto? À medida que nos tornamos mais conscientes das mensagens de nosso Eu Interior [da Voz Silente do Deus de nossos Corações], referentes ao nosso próprio corpo e ao Universo, aprendemos a reconhecer nossa própria harmonização com as energias vibratórias que preenchem o Kosmos e que, normalmente, se encontram além do alcance da sensação consciente.

Um experimento simples: Relaxe, faça três inspirações lentas e ritmadas e pergunte qualquer coisa ao seu Eu Interior. Sem esforço e sem tentar interferir na resposta, suavemente direcione sua consciência para o centro da cabeça. Mantenha-se relaxado. Se você tiver sucesso, a resposta virá; se não tiver, não desespere nem desista. Em outra hora, em um outro dia, repita o experimento. Afirmo categoricamente que, de repente, um dia, você obterá sucesso. Daí em diante, você não perderá mais este contato. Este contato, na verdade, marcará o início de sua deificação consciente.

 

 

 

 

 

Nos laboratórios de pesquisas do Parque Rosacruz, estudos realizados com a água muito purificada têm demonstrado maiores níveis de energia depois que ela é psiquicamente carregada ou quando é sujeita a campos eletromagnéticos ou, também, quando é interiormente submetida à energia de uma pirâmide. A água natural magnetizada – seja carregada psiquicamente, seja carregada no interior de um campo eletromagnético adequado – é maravilhosamente é benéfica e restauradora da saúde.

Observação 7: Nossas mãos tanto matam como curam!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.ismabrasil.com.br/tpls/147.
asp?idPagina=10&idPg=415&mAb=n

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stonehenge

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia_Kirlian

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Sistema_nervoso_parassimp%C3%A1tico

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Sistema_nervoso_simp%C3%A1tico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arqu%C3%A9tipo

http://www.nowgasm.com/

http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/
artigos/nuclear/introducao.html

http://www2.uepa.br/gpc/capitulo6_
decaimento_nuclear_fisica_nuclear2009.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81tomo

 

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm