Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o vigésimo oitavo e último estudo de alguns fragmentos editados e ampliados da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

Alguns Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

Para os místicos, o ar que respiramos contém, além de oxigênio (e nitrogênio, argônio, dióxido de carbono, neônio, hélio, monóxido de nitrogênio, criptônio, ozônio, vapor de enxofre, vapor d'água, partículas sólidas de impurezas e radônio), a fase positiva de Nous – a Força Vital – que entra no corpo com a primeira respiração do recém-nascido. Basicamente, as células vermelhas do sangue têm carga negativa, enquanto a Força Vital é positiva. Pela Lei das Polaridades, a partícula carregada negativamente tem uma afinidade irresistível pela força positivamente carregada. Assim, a Força Vital do ar que enche nossos pulmões passa destes para as hemácias que circulam pelos vasos sangüíneos. Enfim, como é admitido pelos místicos, cada célula do nosso corpo é uma entidade única e distinta, contendo uma parte física e outra psíquica. E assim, enquanto o oxigênio revigora a parte física, a Força Vital vitaliza a parte psíquica de cada célula. E é a hemácia, a célula vermelha do sangue, que tem a incumbência de coordenar o suprimento de oxigênio e de Força Vital aos tecidos.

Comentário: Em A Ciência Secreta, Henri Durville explica: Primeiramente, o que é a Força Vital? É a Força que anima o corpo, faz mover os nossos membros, regulariza as funções segundo o seu ritmo pessoal. É ela que, sem um só ato voluntário de nossa parte, faz palpitar o nosso coração, dilatar os nossos pulmões, viver, em uma palavra, todas as nossas vísceras. Quando essa Força Vital é abundante e bem distribuída em todos os pontos da nossa economia, o equilíbrio é perfeito e estável: é a saúde. Mas, se essa Força é insuficiente ou se ela é excessiva em um ponto para faltar em outro, a harmonia da vida é destruída; é o desequilíbrio das forças, a moléstia. A Força Vital é a própria essência de toda a vida orgânica do ser. É nas nossas funções orgânicas o que o pensamento é para o nosso espírito. É uma polarização particular da Energia Universal. Esta Força Vital é encontrada em a Natureza por toda parte. É ela que o nosso corpo toma no ar que respira, nos alimentos que ingere e nas radiações do Sol – que é o verdadeiro coração do mundo. Como a matéria é uma sob tantas aparências diversas, esta Força é uma nas suas diversas modalidades; somente está, aqui ou ali, sob uma polarização particular, um aspecto diverso. Mas, no fundo, é sempre a mesma energia, universalmente espalhada, faça ela girar os mundos nas suas órbitas eternas, presida às mares, faça crescer as plantas ou desenvolver os seres animados, seguindo sempre as mesmas leis sob a variedade dos aspectos. Esta Força Cósmica, esta Energia Universal, esse magnetismo misterioso, essa potência sutil, por toda parte ativa e presente, é a base de toda vida humana. Hipócrates assim a definiu: 'Os corpos dos homens e de todos os animais se nutrem de três espécies de coisas: de alimentos, de bebidas e de Força Vital. A Força Vital se denomina Sopro Vital nos corpos e fora dos corpos. É a mais poderosa força de coesão e de ação de tudo o que existe. Entretanto, é invisível a olho nu; só o raciocínio pode concebê-la. Não está ausente de coisa alguma; acha-se em tudo. O intervalo imenso que separa a Terra do céu é preenchido pela Energia Vital Etérea. É ela que anima e faz mover o Sol, a Lua e os astros. É ela o alimento do fogo. A água do mar também a contém, porque sem ela os animais aquáticos não poderiam viver.

 

 

 

 

No Universo, toda a ação progressiva se manifesta em padrões cíclicos. Como acertadamente disse Harvey Spencer Lewis: 'Com toda a lógica de que dispomos, podemos excluir do domínio das possibilidades tudo o que possa ser denominado de explicação teórica do ritmo cósmico que produz os vários ciclos da vida; mas, com a mesma lógica e racionalidade, não podemos negar os fatos que têm sido constatados.'

Comentário: E por que muitos negam a priori? Negam, principalmente, por vaidade. Não atinam que a vaidade é egolátrica; daí derivando o total esquecimento do outro. Disto decorre o completo desinteresse de poder haver uma possibilidade de que o que negam a priori pode não corresponder efetivamente à manifestação da coisa negada. Albert Einstein (Ulm, 14 de março de 1879 – Princeton, 18 de abril de 1955), que tinha todos os motivos de ser vaidoso, disse: O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego. E assim, muitos nascem em total ignorância, vivem em total ignorância vaidosa e morrem em total ignorância lastimosa.

 

 

 

 

Humildade! Humildade! Humildade! Do ponto de vista químico, as plantas e os animais não poderiam sobreviver um sem o outro. Até mesmo os minerais sofreriam violentas transformações sem estes dois reinos da Natureza. E a dança vida continua inabalável de mundo a mundo, do microcosmo ao macrocosmo, do elétron ao cosmo. De onde nos encontramos, testemunhamos o muito pequeno e o muito grande, a dança dos elétrons e a música das esferas. Tudo está interligado; somos todos UM.

 

 

 

 

O medo é um estado condicionado da mente, logo é uma realidade, não uma atualidade ou realidade verdadeira da Mente Cósmica. Na verdade, na Mente Cósmica não há trevas nem medo; apenas a presença de LLuz, Vida e Amor. Na atualidade cósmica não há morte, apenas vida em eterna transformação em seu incessante esforço de ser. Portanto, o que é atual (verdadeiramente real) em nosso interior não pode ser perdido ou destruído.

 

 

 

 

O estresse psicológico desempenha um papel importante na geração de morte repentina. Além disso, o estresse psicológico pode ser importante causa do surgimento de estados de doença crônica subjacente, como o mal das coronárias, caso em que a morte cardíaca repentina é mais provável. Por outro lado, a prática da relaxação pode oferecer proteção, sob certas circunstâncias, não só contra a morte cardíaca súbita, mas, também, contra estados crônicos. Ao aplicarmos as estratégias de relaxação em nossa vida, permitindo que nossas atitudes e perspectivas evoluam e cresçam, podemos ter o corpo sadio que desejamos e manter o estado de equilíbrio e de harmonia necessário à manutenção da saúde e do bem-estar geral.

 

 

 

 

A causa básica de todas as doenças reside na estrutura vibratória do Corpo Psíquico, que deve ser remediada antes que se torne possível a cura permanente. A chave de ouro do tratamento que leva à harmonia é modificar a freqüência vibratória da energia, trazendo de volta o 'Sopro da Vida' ao Corpo Físico.

Comentário: Se isto é assim, precisamos ter o mais absoluto cuidado com os nossos pensamentos, pois os pensamentos são as sementes formadoras de todo o bem e de todo o mal que se manisfesta[rá] em nós e no mundo.

 

 

 

 

É possível que existam algumas seqüências musicais em nossa mensagem genética, e o que mais surpreende é que, ao ouvirmos isto, parece-nos ouvir música e não uma seqüência de notas ao acaso. (David W. Deamer). Os Rosacruzes sabem que a música está em cada uma de nossas células. No futuro, compreenderemos mais acuradamente o alcance se sua influência em nossa vida e aprenderemos a utilizar melhor os seus poderes.

 

Quando percebermos que a vida é nossa amiga e que é uma aventura compartilhada, então realizaremos todas as condições e oportunidades que promovem crescimento, transformação e evolução.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://learners.in.th/file/itim047/view/96275

http://afonsotrabalhos.blogspot.com/
2009/07/primeiramente-que-e-forca-vital.html

 

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm