Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o vigésimo sétimo estudo de cinco fragmentos editados e ampliados da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

Cinco Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

Todas as coisas existentes em a Natureza podem ser caracterizadas por um conjunto distinto de vibrações. No Universo, tudo vibra; tudo está em movimento. A ausência de movimento vibrátil é uma impossibilidade cósmica.

 

 

Vibração Molecular
(Animação pictórica)

 

 

Pensamentos são coisas; aquilo que visualizamos se converte em realidade. Por conseguinte, devemos aprender a imaginar o nosso mundo exatamente como pretendemos que ele seja; do contrário, nosso mundo desenvolve-se a esmo, tornando-se inteiramente diferente daquilo que desejamos.

 

 

 

 

O Eu é um Princípio Cósmico ativo, do qual somos uma parte e um produto. O Eu é sempre ativo, sendo o centro da ação. O Eu é o músico, e o cérebro o seu instrumento.

 

 

 

 

Sem a poesia da experiência, sem o poder da observação analógica e sem o espírito perquiridor, o nascimento criativo do nosso Eu mais profundo não possui o veículo nem a semente capazes de gerar um novo crescimento e uma nova vitalidade. Tal qual um cristal, o crescimento do ser-no-mundo precisa e merece intensa concentração, dedicada contemplação e concertada meditação... De um modo simbólico, o crescimento dos cristais ilustra a natureza organizada dos processos de crescimento e desenvolvimento de todos os tipos. Sim, surgem hiatos no crescimento da nossa mente e das nossas relações humanas, tal como ocorre no crescimento dos cristais, em que o desenvolvimento e/ou a evolução nem sempre ocorrem de modo compassado, ordenado, cadenciado e harmonizado. Estes hiatos podem ser considerados como uma falta (ou não-integralidade), que em nós evoca um intenso desejo de conforto, de harmonia e de unificação. Enfim, assim como ocorre com os cristais, este desejo (de conforto, de harmonia e de unificação) pode ser a fonte de força vital criativa para a consecução de uma nova evolução de forma e de caráter.

 

 

Cristal de Neve

 

 

Estrutura de um Cristal de Água

 

 

Em termos de evolução, quando uma legião de moléculas agrupadas sofre uma mutação inicial em direção àquilo que em geral é considerado vida, esta mutação aparece, inicialmente, como uma intensificação da atração (ou viscosidade) – uma qualidade familiar da estabilidade.

 

 

Colisão Elástica em um Gás Ideal

 

 

Espiral Evolutiva


 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.atmo.arizona.edu/

http://cybervida.com.br/cristais-de-neve-uma
-das-obras-mais-bonitas-da-natureza

http://scienceray.com/technology/engineering/
house-of-cards-an-engineering-marvel/

http://bugman123.com/Fractals/Fractals.html

http://commons.wikimedia.org/
wiki/File:Gaz_molecules.gif

http://www.photon.t.u-tokyo.ac.jp/
~maruyama/agallery/agallery.html

 

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm