Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o vigésimo segundo estudo de cinco fragmentos editados, ampliados e, em alguns casos, comentados da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

Cinco Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

Na tradição mística, a consciência humana origina-se na Consciência Cósmica, passando por um processo paulatino de individualização e de amadurecimento. Neste processo, a consciência humana tem o potencial e o privilégio de (re)alcançar a Unicidade com a Consciência Cósmica. Alcançada esta Unicidade, a individualidade, por assim dizer, deixa de ter a finalidade educativa com a qual foi conquistada a auto-realização... Por conveniência, pode-se considerar que o curso de individuação e de amadurecimento consista de quatro fazes: 1ª) identidade do Eu como objeto (domínio das sensações e das motivações físicas; 2ª) desenvolvimento desta identidade como entidade social (refinamento das relações com outros seres humanos e com outras criaturas); 3ª) identidade com o Universo (desenvolvimento da consciência das dimensões ampliadas da realidade pessoal no contexto tempo-espaço; e 4ª) identidade do Eu como fonte (experiência de identificação e de identidade com o Cósmico).

Observação 1: Fica a pergunta: como alguém que está, por hipótese, na fase três pode criminalizar, julgar e condenar um ser que esteja ainda transitando na fase um? Isto também serve para explicar a ignorância (mal ou bem-intencionada) de alguém que ainda se encontre na fase dois, e que quer porque quer que alguém que está em vias de realizar a fase quatro pense, aja e reaja segundo seus (pre)conceitos. Temos que considerar que muito do que nos foi ensinado por nossos pais não serve para nossos filhos, ainda que, em termos, o passado seja a base sustentante do futuro. Por outro lado, eu, por exemplo, aprendi que Deus é um espírito perfeitíssimo criador do céu e da Terra. Como eu poderia ensinar isto aos meus filhos? Isto não é base sustentante de nada. Enfim, seja como for, em 1973, a Motorola exibiu um protótipo do primeiro telefone portátil do mundo. O aparelho, que media mais de 30 centímetros, pesava quase uma tonelada e custava cerca de 4 mil dólares, começou a ser vendido a partir de 1983. Conhecido como Motorola DynaTAC 8000X, sua bateria permitia uma hora de conversação e a memória armazenava 30 números de telefones. Hoje, já há miniaparelhos celulares levinhos e sem teclado; em lugar do velho teclado, há uma uma tela sensível ao toque. iPhone... LG KM900 Arena... Nokia N82... Blackberry Storm... HTC Touch HD... Sony Ericsson XPERIA X1... Palm Pré... Samsung i900 Omnia... Nokia N95... Motorola RIZR Z10...

 

 

 

 

 

 

 

Haveremos de compreender efetivamente que tudo é uma questão de vibrações. Mas este conceito não é a última palavra nem a visão derradeira do cume da montanha, por uma simples razão: cada nova descoberta, na ocasião, parece ser a chave dos mistérios; com o tempo, porém, a nova descoberta deverá dar a vez a descobertas ainda mais novas e mais concertadas. Não há uma última palavra em nada e para nada. Mas, é preciso cuidado. Como escreveu o filósofo, poeta lírico e satírico romano Quintus Horatius Flaccus, (Venúsia, 8 de dezembro de 65 a.C. – Roma, 27 de novembro de 8 a.C.), em Satiræ 1. 1. 106, 'est modus in rebus, sunt certi denique fines, quos ultra citraque nequit consistere rectum'. Em todas as coisas, há um meio termo; existem, afinal, limites definidos, além ou aquém dos quais não se pode manter o bem.

 

 

 

 

 

 

 

O processo de aprendizagem não pára nunca. E assim, quando não estamos em um ambiente completamente saturado daquilo que desejamos ou necessitamos aprender, devemos nos esforçar e focalizar nossa consciência, e – pela concentração, pela meditação e pela aplicação prática e sistemática daquilo que aprendemos obter gradualmente as habilidades que almejamos alcançar.

 

 

 


O processo de ensino e aprendizagem precisa sofrer modificações, pois se o homem for educado desde a mais tenra infância a respeito dos 'mistérios da vida', como ainda são chamados, então, descobrirá que as Leis da Natureza não têm mistérios. É a nossa ignorância que paga o preço do mistério, da dor e da separatividade. Portanto, quando o homem alcançar o autodomínio ele se abrirá à solidariedade e ao amor sem condições. Ele descobrirá a Unidade da Vida e não se sentirá mais separado do desde sempre Todo-sempre-um, movimentando-se sempre da escuridão para a Luz da LLuz.

 

 

 

 

Lista (incompleta) de soluções viáveis para os problemas do comportamento humano nos dias de hoje:

Amor (O amor é fragrante como um ramo de rosas; quando se ama, são possuídas todas as primaveras. Citação de Juana de Ibarbourou. Minha religião é o amor. Citação de Tenzin Gyatso, Sua Santidade o 14º Dalai Lama).

Iniciação Mística (Antes que o Poder Místico possa fazer de ti um Deus deves ter adquirido a faculdade de matar à vontade a tua forma lunar. Citação de Helena Petrovna Blavatsky).

Desprendimento (Os bens materiais nos servem, têm a sua utilidade enquanto se está encarnado, mas atrasam a caminhada de quem a eles se apega excessivamente. Citação editada de Rita Foelker).

Temperança (Não se pode possuir maior governo, nem menor, do que o governo de si mesmo. Citação editada de Leonardo da Vinci).

Paciência (Só aqueles que têm paciência para fazer coisas simples com perfeição é que irão adquirir habilidade para fazer coisas difíceis com facilidade. Citação de Johan Christoph Von Schiller).

Não-julgamento (Luta com os teus pensamentos impuros antes que te dominem. Citação de Helena Petrovna Blavatsky).

Magnanimidade (A magnanimidade é capaz de dissolver a frieza do ódio, assim como o Sol da primavera derrete a neve do inverno. Citação de Hsing Yün).

Amizade

 

 

Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre o Amor e a Amizade.
Ele me ensinou esta verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande
e querida companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem como um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu Coração.

 

William Shakespeare

 

 

Justiça (Freqüentemente, a justiça inflexível é a maior das injustiças. Citação de Terêncio).

Tolerância (A tolerância está intimamente ligada à paciência. Ambas se combinam na ação e se apóiam no respeito e na consideração ao proceder alheio. Citação de Carlos Bernardo González Pecotche).

Compaixão (Meu apelo por uma revolução espiritual não é um apelo por uma revolução religiosa. Considero que a espiritualidade esteja relacionada com aquelas qualidades do espírito humano – tais como amor e compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia – que trazem felicidade tanto para a própria pessoa quanto para os outros. É por isto que, às vezes, digo que talvez se possa dispensar a religião. O que não se pode dispensar são essas qualidades espirituais básicas. Citação de Tenzin Gyatso, Sua Santidade o 14º Dalai Lama).

Busca da alegria e da felicidade (Acredito que o objetivo da nossa vida seja a busca da felicidade. Isto está claro. Quer se acredite em religião ou não, quer se acredite nesta religião ou naquela, todos nós buscamos algo melhor na vida. Portanto, acho que a motivação da nossa vida é a felicidade. Citação de Tenzin Gyatso, Sua Santidade o 14º Dalai Lama).

Desenvolvimento espiritual (Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos. Citação de Oscar Wilde. Se eu estender um lençol entre nós dois, você não poderá me ver, apesar de continuar a seu lado. Da mesma forma, embora Deus nos seja mais próximo do que qualquer outra pessoa, o véu do egoísmo nos impede de vê-Lo. Citação de Ramakrishna). O egoísmo social é um começo de sepulcro. Citação de Victor Hugo).

Lealdade (Um grama de lealdade vale um quilo de inteligência. Citação de Elbert Hubbard. É uma perfeição absoluta, como que divina, sabermos desfrutar lealmente do nosso ser. Citação de Michel de Montaigne).

Conhecer e respeitar a si mesmo (Auto-respeito é o fruto da disciplina. O senso de dignidade cresce com a capacidade de dizer para si: não. Citação de Abraham Joshua Heschel).

Conhecer e respeitar o outro (Temos de respeitar mutuamente o direito do outro, e este é o começo do direito, da justiça. Citação de Hughes Felicité Robert de Lamennais).

Participação (Para a realização da cidadania, o princípio democrático torna indispensável a participação popular nas tomadas de decisão. Citação de Cristiane Rozicki).

Solidariedade (A sociedade é mantida coesa por duas forças de unidade. Uma em relação a pontos de vista semelhantes compartilhados pelas pessoas, por exemplo, valores e crenças religiosas – a solidariedade mecânica. A outra é representada pela divisão do trabalho em profissões especializadas – a solidariedade orgânica. Citação de Émile Durkheim. A solidariedade converte em direito o que a caridade dá como favor. Citação de José Ingenieros).

Voluntariado (Trabalho voluntário é uma experiência aberta a todos. Não é só quem é 'especialista' em alguma coisa que pode ser voluntário. Muito pelo contrário: todos podem contribuir, a partir da idéia de que o que cada um faz bem, pode fazer bem a alguém... Voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntário doa sua energia, tempo e talento, mas ganha muitas coisas em troca: contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil... O voluntário é uma pessoa criativa, decidida, solidária. No trabalho voluntário, não há cartórios nem monopólios. Não há hierarquia de prioridades. Não é preciso pedir licença a alguém, antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz... No voluntariado é assim: não há fórmulas nem receitas a serem seguidas... Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Fragmentos editados do texto Dez Dicas Sobre Voluntariado, de autoria de Miguel Darcy de Oliveira).

Respeito e amor aos animais (O erro da Ética, até o momento, tem sido a crença de que só se deva aplicá-la em relação aos homens. Citação de Albert Schweitzer).

Respeito ao meio ambiente

 

 

 

 

Fraternidade (Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e de consciência e devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Declaração Universal dos Direitos do Homem).

Educação (A educação é para a alma o que a escultura é para um bloco de mármore. Citação de Joseph Addison).

Probidade (Aquele que perde a sua honestidade já não tem mais nada a perder. Citação de John Lyly. Embelezai vossas línguas com veracidade, ó povo, e adornai vossas almas com o ornamento da honestidade. Guardai-vos, ó povo, de tratar qualquer um de modo traiçoeiro. Citação de Mírzá Husayn-'Alí).

Sinceridade

 

 

 

Uma Fábula de Esopo

 

Um dia, dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro, sabendo que não ia conseguir vencer sozinho o urso, se jogou no chão e fingiu-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar sua orelha, mas, convencido de que estava morto, foi embora. O amigo começou a descer da árvore e perguntou:

— O que o urso estava cochichando em seu ouvido?

— Ora, ele só me disse para pensar duas vezes antes de sair por aí viajando com gente que abandona os amigos na hora do perigo.

 

Moral da história: A desgraça põe à prova a sinceridade e a amizade.

 

 

Humildade (Humilibus Deus dat Gratiam. É aos humildes que Deus dá Sua Graça).

Caridade (Deus caritas est. Vulgata, I João 4. 8; 4. 16).

Viver sem medo (Evitar a felicidade com medo que ela acabe é o melhor meio de ser infeliz. Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo. Citação de Mark Twain, pseudônimo de Samuel Longhorne Clemens).

Ânimo (Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. Citação de Roberto Shinyashiki).

Comedimento (O sucesso e o fracasso dependem de nossas escolhas. Saber escolher concertadamente entre A e B ou entre C e D denomina-se comedimento).

Mansidão (Já se disse que as grandes idéias vêm ao mundo mansamente, como pombas. Talvez, então, se ouvirmos com atenção, escutaremos, em meio ao estrépito de impérios e nações, um discreto bater de asas, o suave acordar da vida e da esperança. Alguns dirão que tal esperança jaz numa nação; outros, num homem. Eu creio, ao contrário, que ela é despertada, revivificada e alimentada por milhões de indivíduos solitários, cujos atos e trabalho, diariamente, negam as fronteiras e as implicações mais cruas da história. Como resultado, brilha por um breve momento a verdade sempre ameaçada de que cada e todo homem, sobre a base dos seus próprios sofrimentos e alegrias, constrói para todos. Citação de Albert Camus).

Disponibilidade interna (O primeiro passo da disponibilidade interior é tentar transformar todas as formas causadoras de entropia – medida da variação ou desordem em um sistema, medida da energia não disponível para a realização de trabalho, e que, em comunicação, está associada à desordem ou à imprevisibilidade da informação em neguentropia, conceito que significa, na Biologia, função que representa o grau de ordem e de previsibilidade existente em um sistema. O elemento neguentrópico significa aquele que contribui para o equilíbrio e para o desenvolvimento.)

Compreensão (A compreensão de outrem somente progredirá com a partilha de alegrias e sofrimentos. Citação de Albert Einstein. Se compreendêssemos, nunca mais poderíamos julgar. Citação de André Malraux. Não rir, nem lamentar-se, nem odiar mas compreender. Citação de Baruch Spinoza).

Autodisciplina

Comunicação

Unidade entre os Governos mundiais

Respeito às decisões da ONU

Pensamento positivo

Laços familiares fortalecidos

Ausência de inveja

Ausência de ciúme

Prudência

'Satyagraha' gandhista (não-agressão, não-violência)

Observação 1: Gandhi descreveu e comentou o termo 'satyagraha' da seguinte forma: Tenho também chamado a 'satyagraha' de força do amor ou força da alma. Eu descobri a 'satyagraha', pela primeira vez, no início da minha busca pela verdade, que não admitia o uso da violência contra um adversário, pois o mesmo deve ser desarmado dos seus erros com paciência e compaixão. E paciência significa auto-sofrimento. Assim, a doutrina passou a significar a reivindicação da verdade, não pela inflição de sofrimento sobre o adversário, mas sobre si mesmo... A distinção entre a resistência passiva, como é entendida e praticada no ocidente, da 'satyagraha' é que eu a desenvolvi como uma doutrina lógica e espiritual. É uma metáfora para a não-violência. Eu, freqüentemente usava, a expressão resistência passiva e 'satyagraha' como conceitos sinônimos; mas, com o desenvolvimento da doutrina da 'satyagraha', a expressão resistência passiva deixou de ser sinônimo, pois a resistência passiva pode fazer uso da violência, como no caso dos sufragistas. Além disto, a resistência passiva não envolve necessariamente a adesão à verdade completa em todas as circunstâncias. Portanto, a resistência passiva é diferente da 'satyagraha' – que é a arma dos fortes e não admite o uso da violência sob qualquer circunstância; e a 'satyagraha' sempre insiste em defender a verdade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.ciberduvidas.com/
pergunta.php?id=19437

http://www.pensador.info/
tag/sinceridade/

http://www.espacoacademico.com.br/
003/03col_cris.htm

http://www.pensador.info/
tag/amizade/

http://www.zashi.com.br/
zashi_budismo/387.php

http://www.ger.org.br/
desprendimento.htm

http://www.permanencia.org.br/
revista/teologia/garrigou28.htm

http://www.netanimations.net/
gears.htm

http://ceticismo.wordpress.com/

 

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm