Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o segundo estudo de alguns fragmentos editados, ampliados e, em determinados casos, comentados da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

Dez Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

 

 

 

A respiração correta aumenta a vigilância e a efetividade (eficiência + eficácia), e pode causar uma atitude positiva e uma sensação de tranqüilidade e bem-estar. Devido às funções equilibrantes e harmonizadoras do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), os batimentos cardíacos respondem direta e prontamente aos efeitos da respiração. Se o ar é retido por alguns segundos, os batimentos aumentam; se a respiração é rápida, o coração diminui o ritmo. Estas mudanças ocorrem em menor escala a cada esforço respiratório que for feito.

Observação: O Sistema Nervoso Autônomo (SNA) é a parte do Sistema Nervoso que está relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiração, a circulação do sangue, a temperatura e a digestão. No entanto, ele não se restringe a isto. É também o principal responsável pelo controle automático do corpo frente às modificações do ambiente.

 

 

 

 

Um exercício interessante consiste em se fechar os olhos em uma posição confortável (deitado, por exemplo). Inicialmente, deve-se focalizar a consciência nos pés, e, progressivamente, ir subindo até a cabeça, sem tentar influenciar o ritmo respiratório. Ocorrerá, paulatinamente, uma relaxação completa, benéfica, equilibrante e curativa. As experiências laboratoriais demonstram que, em dois ou três minutos, as atividades simpáticas se tornam mais lentas, tais como menor pressão arterial, diminuição do ritmo respiratório e cardíaco, da tensão muscular, da Resistência Galvânica da Pele e dos padrões de ondas cerebrais (EEG). As atividades metabólicas também decrescem em dez minutos e alcançam o máximo em vinte a quarenta minutos.

Observação: A redução na Resistência Galvânica da Pele (MRGP) ou mais conhecida como Galvanic Skin Response (GSR) resulta da diminuição dos níveis de estresse que são acompanhados de reações fisiológicas, como a tensão muscular. Estas reações são normalmente reguladas pelo sistema nervoso autônomo, mas um indivíduo pode aprender a controlá-las através de técnicas de relaxamento, como respiração, meditação, visualização etc. A Eletroencefalografia (EEG) é o estudo do registro gráfico das correntes elétricas desenvolvidas no encéfalo, realizada através de eletrodos aplicados no couro cabeludo, na superfície encefálica ou até mesmo dentro da substância encefálica. A maioria dos sinais cerebrais observados situam-se entre 1 e 20 Hz.

 

Está cientificamente comprovado que as doenças têm uma causa mental, além da física. As estimativas referentes aos fatores psicológicos na ocorrência das desordens físicas variam, segundo uma porcentagem conservadora, de 50% a 70%, podendo, de acordo com outras fontes, chegar a 100%. Uma suposição básica em relação à estimativa de 100% é a de que todas as desordens psicológicas, psicossomáticas [relações existentes entre os processos psíquicos e certos problemas relativamente persistentes de funções orgânicas ou corporais circunscritas] e físicas são causadas ou agravadas por nossa reação individual ao estresse. Assim sendo, toda doença compreende uma interação de fatores psicológicos e físicos.

 

 

 

 

Por oureo lado, precisamos do estresse como experiência e para criar novas realidades. O estresse [controlado, se isto for possível] nos ajuda a sermos criativos. Só não podemos permitir que o estresse, a tensão e a ansiedade nos subjuguem. Na verdade, não devemos autorizar que nada nos submeta. É necessário, portanto, o desenvolvimento de mais elasticidade em relação às flutuações educativas impostas pela vida. Pouco se apre[e]nde no remanso; pouco se apre[e]nde em meio à irritabilidade.

 

 

 

 

Basicamente, saúde é o estado de harmonia entre corpo, mente e alma. A depressão ou melancolia – que é uma desarmonia profunda entre a alma e a mente, com um enorme potencial destruidor para o corpo – é um dos males mais comuns e mais antigos da Humanidade, sendo, também, um dos males mentais que mais seriamente incapacitam o homem. Curtos períodos de tristeza, desânimo ou esmorecimento são experiências normais comuns a todas as pessoas. Tipicamente, são uma reação razoável a uma perda real, como o sentimento de luto pela morte de uma pessoa querida. Na doença mental (transtorno bipolar), entretanto, o estado emocional se torna uma supressão prolongada, aflitiva e constringente da vitalidade, da produtividade e da própria compaixão... Os Rosacruzes reconhecem a importante ligação do mesencéfalo [parte do cérebro que, originada das três vesículas primárias do tubo neural embrionário, consiste nos tubérculos quadrigêmeos e pedúnculos cerebrais] e do sistema nervoso espinal como importantes centros psíquicos e com a consciência mais elevada do homem. Não é de surpreender que ações físicas e químicas nessas partes do sistema nervoso provoquem efeitos profundos nas pessoas. Seja como for, existe a certeza de que, nas profundas trevas da melancolia, permanece o tremeluzir de uma vela acesa e o desejo de ser.

Observação: Qualquer um pode se auto-ajudar e ajudar o outro. Para si e para o outro, a vocalização do mantra OM é quase mágica. Este mantra – o Pai de todos os mantras – tem um poder regenerador ainda desconhecido da ciência, mas conhecido desde a mais longínqua história das Escolas de Mistério. Se entoado com os três dedos da mão direita aplicados sobre a cabeça, sobre o coração etc., seu efeito é multiplicado. (A animação logo abaixo simboliza o OM. Aponte o ratinho do seu computador para ela).

 

 

 

 

 

 

Transtorno Bipolar

 

 

Existe um gradiente negativo geral das extremidades e do lado esquerdo e frontal do corpo. Isto significa que a mão esquerda é negativa em relação à direita, que as duas mãos são negativas em relação à coluna vertebral, e que a parte frontal do corpo é eletricamente negativa em relação à parte de trás... Registros de potencial físico de passagem de estados progressivos de concentração —› contemplação —› meditação indicam que a consciência (percepção) corretamente focalizada se correlaciona a estados de equilíbrio e harmonia.

 

Somos almas viventes. Em virtude do nosso desenvolvimento mais ou menos (ir)responsável em eras passadas, temos, individualmente, no corpo psíquico, certos grupos de centros psíquicos mais desenvolvidos do que outros. A estes pontos de atividade excepcional no corpo psíquico, uma correspondente harmonia ou desarmonia será encontrada na corrente glandular do corpo físico. Nossas glândulas endócrinas são o que são por causa de sua atividade, desenvolvimento e experiências, e não por motivos contrários. Logo, ninguém nasce assim, assado, frito ou ensopado sem motivos pretéritos que justifiquem experiências educativas (mais ou menos dolorosas) em uma dada encarnação. Se isto é um fato, a insurgência, a blasfemação e a malevolência só pioram as coisas, porque o que já está desequilibrado mais desarmônico fica.

 

 

 

 

O timo é um pequeno órgão linfóide, em forma de pirâmide, que, no homem, fica situado logo abaixo do externo, no nível do coração... Na tradição mística, o timo está associado ao primeiro conceito do Eu para o indivíduo... Na tradição egípcia, a sabedoria protetora do subconsciente é exemplificada pela deusa Maat em seu papel de filha do deus-Sol Ra. Maat protege o barco do Sol, o veículo da Ra. Maat destrói os inimigos do barco do Sol, dia e noite. Podemos dizer, por analogia, que o timo protege dia e noite o corpo físico, veículo ou templo da alma vivente, do ataque de seus inimigos – as várias substâncias estranhas. Não seria exagero se considerássemos o timo como o guardião do Templo.

 

 

 

 

As polaridades não funcionam por si mesmas, isoladamente. É um adequado equilíbrio de forças polarizadoras que dá origem ao funcionamento ou função, e, metaforicamente, ao terceiro ponto do triângulo. Todo o cérebro (e seu funcionamento) é o terceiro ponto. A polaridade e a lateralização servem como um modelo que convenientemente descreve os dois atributos opostos do cérebro: análise e síntese... O que devemos nos esforçar para obter, para nós mesmos e para o nosso cérebro, não é o aperfeiçoamento de um hemisfério em detrimento de outro; mas, sim, a união e a harmonia de ambos. Séculos atrás, os Alquimistas Rosacruzes enfatizaram a necessidade de desenvolver as dualidades da mente, para que a harmonia, o equilíbrio e a paz pudessem ser alcançados. A isto eles chamaram de Casamento Alquímico. Enfim, criatividade, relação de pertinência e percepção intuitiva do significado da existência só poderão resultar de uma união harmônica das atividades e dos atributos do cérebro como um todo.

 

 

 

 

Impressões interiores ou subjetivas – recebidas através da harmonização psíquica – devem, obrigatoriamente, ser verificadas pela observação do mundo exterior. Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa! Quem confunde Yoko Ono com Yoko Kanno acaba entrando pelo cano. Agora, quem confunde Sinatra com culatra precisa urgentemente de um ir a um psiquiatra.

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.pyramagicalart.org.uk/Black%
20&%20White%20Shekinah%20Symbol.htm

http://www.cabecadecuia.com/
drops/search/?q=criatividade&pag=2

http://www.senado.gov.br/sf/senado/
portaldoservidor/jornal/jornal101/saude.aspx

http://www2b.biglobe.ne.jp/~neohip/BOMB.gif

http://www.file.org.br/pdfs/portugues/
LynnHughesSimonLaroche.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eletroencefalografia

http://vilial.blogspot.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/
Sistema_nervoso_aut%C3%B4nomo

 

 

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm