Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o décimo nono estudo de dois fragmentos editados, ampliados e comentados da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

Dez Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

O pesquisador Faber Birren (1900 – 1988) escreveu: 'A pesquisa dos aspectos psicológicos da cor é difícil pela simples razão de que as emoções humanas não são estáveis e o quadro psíquico dos seres humanos varia de pessoa a pessoa.' Já os estudos Rosacruzes ensinam que as cores podem ter três efeitos básicos em nossa consciência: 1º) excitar e despertar; 2º) acalmar e aquietar; e 3º) reprimir e abrandar. As cores que excitam são o vermelho, o laranja, o amarelo e o vermelho-azulado. As cores que acalmam são o azul, o amarelo-esverdeado e o azul-esverdeado. As cores que reprimem ou abrandam são o azul, o violeta e o magenta (tintura feita de anilina de cor carmesim brilhante). Enfim, cores de grande intensidade afetam profundamente a consciência, enquanto cores de pouca intensidade causam efeitos mais suaves ou sutis.

Observação 1: As paredes do quarto em que durmo são pintadas de azul-claro. A Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis. Os adeptos da cromoterapia entendem que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica. O cientista alemão Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, 28 de agosto de 1749 – Weimar, 22 de março de 1832), no século XVIII, pesquisou a influência das cores durante cerca de 40 anos e descobriu que, no organismo, o vermelho tem propriedade estimulante, o azul acalma, o amarelo provoca sensações de alegria e o verde é repousante. Estes efeitos são mais ou menos intensos, dependendo da tonalidade usada. A Cromoterapia do século XXI é baseada nas sete cores do espectro solar. Um pequeno bastão, do tamanho de um lápis e com uma lâmpada de 25 watts, é utilizado no tratamento. Ele é colocado a 5 centímetros da pele, e ali permanece por aproximadamente 3 minutos.

Observação editada da fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromoterapia

 

 

 

 

 

Em uma pesquisa realizada no Departamento de Pesquisas da Universidade Rose-Croix, San Jose, California, USA, tornou-se evidente o fato de que a cor pode ser um instrumento natural para o estudo da subjetividade. Os experimentos revelaram que a cor promove respostas e sensações subjetivas. E mais: sob condições adequadas e controladas, foi verificado que podem sobrevir também ocorrências telepáticas de natureza subjetiva.

 

 

 

Observação 2:

OM MANI PADME HUM (ou AUM MANI PADME HUM) é a sabedoria compassiva de todos os Buddhas na forma de som. Helena Petrovna Blavatsky explica no volume VI de sua Doutrina Secreta que este sagrado mantra provocará, consciente ou inconscientemente, resultados inevitáveis. Se for pronunciado por um Iniciado, poderá orientar uma corrente benéfica ou protetora, e, deste modo, fazer o bem a indivíduos e até a nações inteiras, e ajudá-los. Se for pronunciado por um ser humano bom e bem-intencionado, mas não-Iniciado, embora sem o perceber, este bom ser humano passará a ser um escudo que dará proteção a todos os que estiverem a seu lado. Este Sagrado Mantra jamais poderá ser empregado em momentos de cólera ou para produzir o mal. Primeiro, não funcionará; segundo, exporá o vocalizador a perigos inimagináveis, e aquele que insistir e assim o fizer será a primeira vítima de sua própria maldade. Seja como for, a individualidade egoística é a raiz de todos os males, e, conseqüentemente, a vertente de todas as aflições humanas. Ao pronunciarmos o mantra AUM MANI PADME HUM deve-se produzir mentalmente a cor amarela.

 

OM = Dissolve o intelecto e a individualidade. Ele é o alto de uma pirâmide, a própria Consciência, a LLuz, o Som da Illuminação.

 

 

 

MANI = É o Som da Transformação. Representa o voto do Bodhisatwa – um ser que escolheu o caminho para auxiliar todos os seres vivos. MA é dirigida à palavra dos Buddhas e purifica a palavra; NI é dirigida à mente dos Buddhas e purifica a mente.

 

PADME = Representa a Flor de Lótus que nasce. PAD é dirigida à qualidade dos Buddhas e purifica as emoções; ME é dirigida à atividade dos Buddhas e purifica as condições latentes.

 

HUM = Significa o espírito livre para voar – a libertação de tudo aquilo que não faz parte da nossa própria alma. O HUM é universal, total; a descida da eternidade para o nosso Coração. O OM simboliza o infinito e o HUM representa o finito. Enfim, HUM reúne a graça (bênção) do corpo, a palavra, a mente, a qualidade e a atividade dos Buddhas.

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm