Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o décimo quinto estudo de oito fragmentos editados, ampliados e, em alguns casos, comentados da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

Oito Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

O processo criativo é dual em natureza. Ele abrange o 'fazer' e o 'não-fazer'. O 'fazer' exige concentração, estudo e análise. O 'não-fazer' pede o relaxamento da mente objetiva e a liberação dos poderes do Eu Interior. Em um nível subconsciente, pensamentos desconexos se deslocam e se realinham, e, então, surge espontaneamente uma solução ou uma inspiração.

 

 

 

 

O discernimento intuitivo – uma forma de Illuminação – é o resultado de uma unificação de todos os processos de pensamento, inclusive os estágios ativos e passivos da concentração, da contemplação (reflexão) e da meditação. O discernimento interior pode ser intensificado pelo estudo regular e pela aplicação sistemática dos princípios e técnicas apresentados nas monografias rosacruzes, cuja meta basilar é o desenvolvimento do autodomínio, para que as forças da Natureza possam ser bem aproveitadas e bem dirigidas, em prol do próprio estudante e da Humanidade.

 

 

 

 

A mente humana é parte do ilimitado reservatório da Mente Cósmica e dele se alimenta. Com preparação, estudo, perseverança, espírito de Serviço e mérito, poderá surgir das profundezas do subconsciente um Fogo que Illumina o intelecto e que eleva as emoções a um ponto de Êxtase Místico. Os místicos denominam esta experiência singular de Dom da Illuminação. Embora a experiência básica da Illuminação possa ocorrer somente uma vez na vida, seus efeitos são sentidos de vida em vida, ao longo da eternidade. Os indícios exteriores da Illuminação constituem o resultado final de muitas experiências noéticas [noese, do grego nóesis, é a captação do objeto pela consciência na operação do pensamento]. A Illuminação inicial, com a consciência modificada que ela acarreta, é chamada de Consciência Cósmica, e permite ao indivíduo participar conscientemente da totalidade do Cósmico. Através da consciência transpessoal, o Illuminado perde a sensação do 'Eu exterior'. Ele recebe um fluxo contínuo dos princípios ativos manifestos pelo Cósmico, que permite uma compreensão acurada do significado do destino humano. Enfim, como disse Arthur Schopenhauer (1788 – 1860), 'em nosso Eu mais interior, estamos secretamente cônscios de estarmos participando da inexaurível fonte da eternidade'. Já William James (1842 – 1910) refletiu: 'Vivemos imersos em um continuum de Consciência Cósmica que goteja e se infiltra na mente humana individual'.

 

 

 

Alguns excertos do pensamento schopenhaueriano:

 

 

 

Arthur Schopenhauer

Arthur Schopenhauer

 

 

O mundo é minha representação.

O homem é um animal metafísico.

Entre os desejos e as realizações destes transcorre toda a vida humana.

As causas não determinam o caráter da pessoa, mas apenas a manifestação desse caráter, ou seja, as ações.

A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum.

Só se dedicará a um assunto com toda a seriedade alguém que esteja envolvido de modo imediato e que se ocupe dele com amor. É sempre de tais pessoas, e não dos assalariados, que vêm as grandes descobertas.

Tudo o que se realiza em função de outra coisa é feito apenas de maneira parcial. A verdadeira excelência só pode ser alcançada, em obras de todos os gêneros, quando elas foram produzidas em função de si mesmas, e não como meios para fins ulteriores.

Em geral, estudantes e estudiosos de todos os tipos e de qualquer idade têm em mira apenas a 'informação', não a 'instrução'. Sua honra é baseada no fato de terem informações sobre tudo, sobre todas as pedras, ou plantas, ou batalhas, ou experiências, sobre o resumo e o conjunto de todos os livros. Não ocorre a eles que a informação é um mero 'meio' para instrução, tendo pouco ou nenhum valor por si mesma. No entanto, é o pensar e a maneira de pensar que caracterizam uma cabeça filosófica.

Cada morte é um despertar.

A soledadeé a sorte de todos os espíritos excepcionais.

Qualquer verdade passa por três estágios: primeiro, é ridicularizada; segundo, é violentamente combatida; e terceiro, é aceita como óbvia e evidente.

A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem.

Se é certo que um deus fez este mundo, não queria eu ser esse deus. As dores do mundo dilacerariam meu Coração.

O bom humor é a única qualidade divina do homem.

Vá bater nos túmulos e perguntar aos mortos se querem ressuscitar: eles sacudirão a cabeça em um movimento de recusa.

Os homens se assemelham a relógios a que se dá corda e trabalham sem saber a razão. E sempre que um homem vem a este mundo, o relógio da vida humana recebe corda novamente, para repetir, mais uma vez, o velho e gasto refrão da eterna caixa de música, frase por frase, com variações imperceptíveis.

É uma verdade incrível como a existência da maior parte dos homens é insignificante e destituída de interesse, vista exteriormente; e como é surda e obscura sentida interiormente. Consta apenas de tormentos e de aspirações impossíveis; é o andar cambaleante de um homem que sonha através das quatro épocas da vida, até à morte, com um cortejo de pensamentos triviais.

A glória deve ser conquistada; a honra, por sua vez, basta que não seja perdida.

A Beleza é uma carta aberta de recomendação que nos predispõe bem o coração antecipadamente.

Toda vez que a alegria se apresentar devemos lhe abrir o portão, pois ela nunca é inoportuna.

As religiões são como vaga-lumes: para brilhar precisam das trevas.

O médico vê o homem em toda a sua fraqueza; o jurista o vê em toda a sua maldade; o teólogo, em toda a sua imbecilidade.

Em geral, chamamos de destino as asneiras que cometemos.

A descoberta da verdade é impedida de forma mais efetiva não pela aparência falsa das coisas que iludem e induzem ao erro, nem diretamente pela fraqueza dos poderes de raciocínio, mas pela opinião preconcebida e pelo preconceito.

O Homem é livre para fazer o que quer, mas não é livre para querer o que quer.

 

 

 

 

Alguns excertos do pensamento de William James:

 

 

 

William James

William James

 

 

A maior descoberta da minha geração é que podemos modificar a situação em que estamos mudando nossa atitude mental.

O exercício do silêncio é tão importante quanto a prática da palavra.

Não existe mentira pior que uma verdade mal-interpretada pelos que a ouvem.

Seria difícil conceber castigo mais demoníaco, pudesse uma tal coisa ser posta em prática, do que abandonar uma pessoa à deriva na sociedade por forma a passar despercebida a todos os seus membros. Se ninguém se voltasse para nós ao ver-nos entrar em casa, se ninguém nos respondesse quando nós falássemos, ou se preocupasse com o que nós fizéssemos, mas se toda a gente que conhecêssemos nos «desligasse do mundo» e agisse como se fôssemos entidades inexistentes, não tardaríamos a ser tomados de uma espécie de desespero, de raiva e de impotência, de que a mais cruel das torturas corporais seria um alívio.

Quando um intelecto superior se une a um temperamento psicopático, criam-se condições para aquele tipo de genialidade que entra para os livros de história.

A arte de ser sábio é a arte de saber o que tolerar.

É impossível acendermos a luz rápido o suficiente para vermos a escuridão.

A maior arma contra o estresse é nossa habilidade de escolher um pensamento ao invés de outro.

O poder para mudar o mundo está na mente subconsciente.

 

 

A ignição límbica é um efeito secundário que poderá significar a bênção da consecução mística ou poderá ser o produto infeliz da impaciência e da avidez. O intuito obsceno de roubar o Fogo Sagrado tão-só produz dor e infelicidade. Por outro lado, a 'Columba' presente em cada Coração usa a Chama Eterna para acender a Illuminação no interior do Templo Sagrado da nossa Vida.

 

 

 

 

 

 

É insubstituivelmente necessário validar aquilo que é imaginado ou visualizado para que a realidade simbólica seja interpretada e compreendida concertadamente.

 

Os sons vocálicos ativos (mantras) – como, por exemplo, RA – só ocasionam uma reação de excitação nas primeiras três ou quatro vezes em que são usados em seqüência. Em outras palavras: as vogais ativas são mais efetivas (eficientes + eficazes) quando são emitidas apenas três ou quatro vezes.

 

 

 

 

Todas as doenças têm uma causa mental, tanto quanto física.

 

O Princípio (ou Lei) da Assunção pode ser usado com qualquer símbolo – inclusive símbolos de vidas passadas – para solucionar problemas e alcançar discernimentos interiores intuitivos criativos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.ronaud.com/
frases-pensamentos-citacoes-de/william-james

http://pt.wikiquote.org/wiki/William_James

http://pt.wikiquote.org/wiki/Arthur_Schopenhauer

 

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm