Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o décimo quarto estudo de três fragmentos editados, ampliados e, em alguns casos, comentados da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

Três Fragmentos Para Reflexão

 

 

 

A afirmativa mais controvertida sobre os processos de visualização e de meditação é a de que eles podem aumentar a criatividade e a inteligência inata. Naturalmente, o místico e o espiritualista não estão simplesmente interessados no incremento da capacidade de produzir objetos criativos ou de elevar o índice do QI (Quociente de Inteligência). O místico está interessado, sim, em realçar em si mesmo uma percepção mais universal do mundo e das pessoas e promover melhores opções para as suas atividades.

 

Três testes rápidos de QI (as respostas estão no final, logo abaixo do fundo musical):

 

1º) Qual dos cinco faz a melhor comparação?

 

2º) Qual dos cinco desenhos é menos similar aos outros quatro?

 

3º) Qual dos cinco desenhos é menos similar aos outros quatro?

 

Os estados germinativos da criatividade são intensificados pela meditação. Mas se a meditação for praticada em excesso, sem o desenvolvimento paralelo do pensamento racional, poderá reduzir as oportunidades do místico de produzir e de manifestar um produto reconhecível, útil e criativo. Entretanto, se exercícios concretos e gradativos forem realizados paulatinamente, a consciência se desenvolverá de forma integrada. O resultado será um poder cerebral combinado, ao qual os antigos Alquimistas Rosacruzes denominavam de Casamento Místico.

Observação 1: Tudo que é demais é moléstia. Precisamos compreender que se tudo é um, nós, particularmente, somos um com e no UM. Portanto a coisa – qualquer coisa – poderá ocorrer em uma fração de segundo. Mas, não esqueçamos: o fator regularizador é o mérito.

 

 

 

 

 

As pessoas criativas e independentes freqüentemente revelam sensações de bem-estar, harmonia e saúde interiores. Elas percebem que o mundo é mutável e transitório, e facilmente ajustam suas atitudes e realidades às novas situações. Aceitar as mudanças e usar o privilégio de escolher livremente as possibilidades mais positivas, dentro de uma multiplicidade de opções, é o trabalho permanente dos místicos em geral, e, em particular, dos Rosacruzes. Alcançar estes propósitos representa alcançar autodomínio, harmonia, tranqüilidade e autoconfiança... Corpo e Alma são o mundo exterior e interior nos quais todos nós experimentamos, aprendemos e manifestamos nosso potencial criativo, e aprendemos a nos conhecer como co-autores do Universo [Homo est Deus]. Quando tomamos consciência deste Centro em nosso ser, tomamos ciência de nossa personalidade-alma e das forças psíquicas latentes em nosso interior. E assim, dualidades como mente e corpo passam a ser encarados como os dois lados de uma mesma moeda – uma moeda que possui profundidade e força entre as faces opostas. Seja como for, precisamos ter o espírito da aventura para sermos capazes de (tentar) galgar continuamente a montanha, subindo cada degrau, e, quem sabe, alcançando até mesmo um plano desconhecido de percepção da consciência. Cada vez que conseguimos deixar um apego (ou um querer) para trás, tornamo-nos um pouco mais livres para escolher novos cursos de ação.

 

 

Observação 2: Enquanto prevalecerem tipos inconciliáveis de razão (razão filosófica, razão científica, razão alquímica, presumida razão teológica etc.), qualquer análise acabará por produzir sempre um absurdo – uma razão irracional – porque qualquer razão isolada, estanque, é incompleta e insubsistente. A Princesa Adormecida, entretanto, está acordando. E o Príncipe, que já a está a beijar, encontra-se nu e sem adornos. As mais belas jóias e os mais sagrados selos de sua autenticidade ele os traz em seu Coração. Em sua mão direita há um pergaminho com uma espiral no centro da qual, em letras douradas, está inscrita a frase: Eu Sou a LLuz. E, quando Príncipe e Princesa compreenderem e realizarem a Unidade, Illuminados perceberão que o ser representa, neste Plano Terra, o Centrum & Miraculum Mundi, e que a Santa Vida escolheu o melhor para sua manifestação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://www.eb23-cmdt-conceicao-
silva.rcts.pt/janela_problemas.htm

http://www.caiuaficha.com.br/
testeqi/testeqi.htmlFundo musical

 

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm

 

Resposta do 1º teste de QI: A resposta é C. Um círculo que é dividido em duas partes pode ser comparado a um quadrado que é dividido em duas partes também.

Resposta do 2º teste de QI: A resposta é D. Os outros todos são feitos com linhas retas. Um círculo é uma linha curva.

Resposta do 3º teste de QI: A resposta é E. Esta é a única opção em que a figura geométrica externa é igual à figura geométrica interna.

 

 

 

 

E agora, para concluir, quantos triângulos existem na figura abaixo? (A solução está logo abaixo).

 

 

 

 

 

 

 

Solução:

Triângulos simples (pequenos) = 16

Triângulos formados por 4 triângulos simples = 7

Triângulos formados por 9 triângulos simples = 3

Triângulo formado por todos os triângulos simples = 1
___________________________________________

Total: 27 triângulos