Rodolfo Domenico Pizzinga

 

 

 

Este é o décimo terceiro estudo de apenas um fragmento comentado da coleção O Homem (Alfa e Ômega da Criação), uma publicação em quatro volumes da Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa da Antiga e Mística Ordem Rosæ Crucis, AMORC. Para ler o ensaio que deu origem à esta série, por favor, dirija-se a:

http://paxprofundis.org/livros/
halfaomega1/halfaomega1.htm

 

 

 

Um Fragmento Para Reflexão

 

 

 

 

 

 

Os sonhos sempre foram motivo de fascinação, e Sócrates (469 – 399 a.C.), por exemplo, considerava os sonhos como representativos da Voz da Consciência. O Dr. Fincher, do Centro de Pesquisas Sobre o Sonho, da Universidade de Rochester, diz: 'Muito simplificada, a Teoria Geral Sobre os Sonhos vê os seres humanos como processadores de informações equipados com duas capacidades de lidar com um mundo extremamente complicado. A primeira, que envolve a metade esquerda do cérebro, é a que usamos durante as horas de vigília. Ela lida com o contínuo fluxo de fatos que devem ser classificados como significativos ou descartados como desnecessários. A segunda, que envolve a metade direita do cérebro, está mais ligada ao sentimento do que ao fato objetivo, e parece ser o que ocorre na mente em estado de sonho'. Os sonhos representam 25% do nosso período de sono. Logo, a idéia popular de o sono ser um mero descanso deixa de existir. Em vez disto, o sono deve ser visto como uma árdua tarefa mental e psicológica. Os pesquisadores dos sonhos verificaram que sonhar demais, como sonhar de menos, é nocivo. Uma pessoa que, por exemplo, durma doze horas acordará cansada. Isto ocorre porque quanto mais dormimos mais sonhamos, e sonhar é exaustivo. Mas, por que sonhamos? Provavelmente, porque o ato de sonhar nos ajuda a lidar com nossos problemas, ou seja, em estado de sonho a mente (a metade direita do cérebro) tem a capacidade de apresentar soluções para problemas difíceis da vida. Um exemplo clássico disto foi o que ocorreu a Friedrich August Kekulé (1829 – 1896), que, em um sonho, viu uma cobra ondulada dentro de um círculo, associando este sonho à fórmula hexagonal do benzeno uma das descobertas mais importantes da Química Orgânica. Enfim, Allan Rechstschaffen, Diretor do Laboratório do Sono da Universidade de Chicago, afirmou: 'Se sonhar não serve a nenhuma função vital, então é o maior engano já cometido pelo processo evolucionário'.

Observação 1: Se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura, o sonho é uma experiência que possui significados distintos. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Recentemente, descobriu-se que até os bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, não se sabe com o quê. Em diversas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência. Seja como for, como bem disse Helena Petrovna Blavatsky (1831 – 1891), o homem faz de si a imagem dos seus sonhos. Agora, por exemplo, ver em sonho morrer alguém que já está morto não significa que se ganhará uma questão pendente ou uma aposta; ver a si mesmo morto longe está de significar riqueza; e sonhar com uma morte qualquer nada tem a ver com saúde ou com doença. Como é possível que alguém possa acreditar que sonhar com montes e mais montes de abacates possa estar ligado a um amor sem esperança? Como é possível que sonhar com carneiro signifique prosperidade e fortuna rápida? Como é possível que sonhar com chocolate signifique casamento e sucesso? Como é possível que sonhar com cigarro apagado signifique obstáculos na vida social? Como é possível que sonhar com vinho seja um sinal de saúde e vida longa? Ora, penso que as pessoas que acreditam nessas baboseiras inconscientemente acabem criando (por visualização) as condições para que estas coisas aconteçam. Tudo isto é meio que como os milagres, que não existem; às vezes, eles acontecem porque as pessoas põem em funcionamento Leis Cósmicas que desconhecem, e a coisa se manifesta com aparência de milagre. O triste disto é que, como a coisa foi mentalmente mal elaborada, o acreditado milagre é passageiro, e a pessoa acaba pensado que não teve fé suficiente ou que, por algum motivo, perdeu as boas graças do seu Deus. Não é nada disto. Ou sabemos – porque aprendemos como fazer as coisas acontecerem efetiva e concertadamente ou seremos joguetes, meio que paus-mandados, nas mãos de um destino que nós próprios criamos e alimentamos. A sorte e o azar são o resultado de nossos pensamentos, palavras e atos. Agora, dê uma espiada nas animações em flash abaixo, todas associadas com estes temas.

 

 

 

Destino que nós Próprios Criamos e Alimentamos

 

 

 

O Sonho Infantil de Abastança

 

 

 

O Sonho Benzênico de Kekulé

 

 

 

Benzeno


 

 

 

 

 

 

Páginas da Internet consultadas:

http://media.photobucket.com/

http://outrapolitica.wordpress.com

http://www.voyantes.net/blog/?paged=3

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sonho

http://commons.wikimedia.org/

http://www.chemistryrules.me.uk/
candrands/arenes.htm

 

Fundo musical:

Impossible Dream (Man of La Mancha)
Compositores: Joe Darion & Mitch Leigh

Fonte:

http://www.nena.com.br/midis/americanas.htm